• Nenhum resultado encontrado

D i n â m i c a s S ó c i o- c u lturai s d a L u s of o ni a

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "D i n â m i c a s S ó c i o- c u lturai s d a L u s of o ni a"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

GALEGA

D i n â m i c a s S ó c i

o-c u lturai s d a L u s of o ni

a

(2)

T I C O

2 0 1

6/2017

(3)

FACULTADE DE FILOLOXÍA. DEPARTAMENTO DE FILOLOXÍA GALEGA AUTORÍA: M. Carmen Villarino Pardo

Edición electrónica. 2015

ADVERTENCIA LEGAL: Reservados todos os dereitos. Queda prohibida a duplicación total ou parcial desta obra, en calquera forma ou por calquera medio (electrónico, mecánico, gravación, fotocopia ou outros) sen consentimento expreso por escrito dos autores.

(4)

3

Dinâmicas sócio-culturais da Lusofonia 1. Dados descritivos

2. Sentido da cadeira no perfil

3. Objetivos, competências e destrezas 4. Conteúdos e Tipologia de atividades 5. Bibliografia

6. Metodologia de ensino 7. Sistema de avaliação

(5)

1. Dados descritivos da matéria

Nome: Dinâmicas sócio-culturais da Lusofonia Código: G5081461.

Tipo de cadeira: Matéria Ordinária Graduação RD 1393/2007.

Titulação: Línguas e Literaturas Modernas: Língua Portuguesa e Literaturas Lusófonas. Ano: 4º ano.

Número de créditos: 6.

Duração: semestral – 1º semestre.

Língua(s) utilizada(s): Galego/Português. Eventual e ocasionalmente, outros materiais e comunicações poderão ser apresentados noutras línguas (espanhol, francês, inglês, italiano, etc), sempre que o/a docente o considerar oportuno.

 Dados da professora:

Profa. Carmen Villarino Pardo

Lugar: Gabinete 116 (Faculdade de Filologia)  881811781

Correio eletrônico: ca r m e n . vi l l a r i n o @ u s c . e s

O horário de atendimento será oportunamente indicado aos/às alunos/as no primeiro dia das aulas, estará afixado na porta do gabinete e exposto na secretaria virtual.

(6)

5

Dinâmicas sócio-culturais da Lusofonia

2.

SENTIDO DA CADEIRA NO PERFIL

A cadeira de Dinâmicas sócio-culturais da Lusofonia apresenta-se como uma matéria que, situada no segundo ano de formação do Maior Plus de Português, focaliza os fenómenos e fatores fundamentais da atividade cultural na Lusofonia e as suas linhas de força de relacionamento interno e externo. Fá-lo no quadro de uma abordagem mais ampla, ligada ao conhecimento e à análise da cultura, articulando-se juntamente com matérias como Cultura de Portugal, Cultura do Brasil e Cultura dos PALOP e, fundamentalmente, com as outras matérias do Maior Plus, assim oferecendo uma importante competência profissional nestes âmbitos.

Enquanto parte do Maior Plus, integra o Módulo Opcional de especialização en Língua e Literatura Portuguesas (24 ECTS), fortemente virado para os aspetos culturais e de aplicação prática e através do qual se persegue a habilitação para realizar labores de promoção, análise e planificação cultural, com capacitação profissional.

(7)

3.

OBJETIVOS E COMPETÊNCIAS 3.1. Objetivos

Objetivos gerais

✔Compreender e analisar a actividade cultural como um fenómeno social e, em consequência, ser capaz de analisar programas e produtos culturais no quadro inter-sistémico e intra-sistémico. ✔Compreender e analisar as dinâmicas culturais e os factores que as condicionam

✔Compreender e assumir a dimensão profissional da intervenção cultural no plano analítico e planificador

Objetivos específicos

✔Analisar a cultura e as suas flutuações em termos de fenómenos sociais, políticos e económicos. ✔Aproximar-se ao conhecimento dos mecanismos de difusão e legitimação cultural no intersistema lusófono.

3.2. Competências

✔ Visão dos processos culturais de uma forma crítica, atendendo, como profissionais, mais às funções do que aos processos estéticos.

✔ Elaboração de leituras e juízos críticos

✔ Iniciação às ferramentas básicas de exposição e divulgação: elaboração de trabalhos próprios e originais e exposição pública dos trabalhos.

(8)

4.

CONTEÚDOS

Temário:    

I. Conceito de Dinâmica Cultural

II. Dinâmicas dominantes nas relações culturais na Lusofonia.

III. Elementos e espaços estáveis de relacionamento cultural na Lusofonia

IV. Repertórios culturais

Bibliografia Básica

Bárbara, Américo Madeira (2000): “Dinâmicas e tendências da lusofonia”, Janus, 99-00. Acessível em

http://janusonline.pt/1999_2000/1999_2000_3_1_10.html#dados

CPLP: Documentos Cultura CPLP. Acessível em http://www.cplp.org/id-2217.aspx

Even-Zohar, Itamar (2007-2011). Polisistemas de Cultura. Tel Aviv: Universidad de Tel Aviv–

Laboratorio de investigación de la cultura. Acessível em:

http://www.tau.ac.il/~itamarez/works/papers/trabajos/polisistemas_de_cultura.htm.

Hollanda, Heloísa Buarque de (2012). “Usos da Cultura” in Sistemas & Gestão 7, pp 134-142. Acessível em: http://www.revistasg.uff.br/index.php/sg/article/view/V7N2A1.

Melo, J.M. (1999). “Indústria cultural lusófona, as perspectivas do fluxo comunicacional luso-afro-americano” em Globalização e regionalizaçãodas comunicações. São Paulo - São Cristovão: EDUC - UFS. p. 97-114.

Ribeiro, Sónia: “A Lusofonia–Uma Questão Estratégica Fundamental para Portugal”, Relatório

trimestral SaeR, Junho 2006. Acessível em

http://ucp.academia.edu/soniaribeiro/Papers/1265275/A_Lusofonia_-_Uma_Questao_Estrategica_Fundamental_para_Portugal

Bibliografia complementar:

Teixeira Coelho, J.(1986). Usos da cultura. São Paulo: Paz e Terra.

Teixeira Coelho, J. (1997). Dicionário Crítico de Política Cultural, São Paulo:FAPESP/Iluminuras. UNESCO (2004). Informe mundial sobre a cultura, 2000: diversidade cultural, conflito e pluralismo. São Paulo - Brasília: Moderna - Unesco (Tradução de World culture report 2000: cultural diversity,

conflict and pluralism).

UNESCO (2005). Convenção sobre a Protecção e a Promoção da Diversidade das Expressões

Culturais. http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001502/150224por.pdf.

UNESCO (2014). "Como medir la participación cultural". Manual del Marco de Estadisticas

(9)
(10)

Outras referências de interesse:

Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento: http://pascal.iseg.utl.pt Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra: www.ces.uc.pt Centro em Rede de Investigação em Antropologia (ISCTE, Lisboa): http://cria.org.pt Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): http://www.cplp.org/

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa: http://www.ics.ul.pt Instituto Camões: http://cvc.instituto-camoes.pt

Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP): http://www.iilp.org.cv/

Itaú Cultural: http://novo.itaucultural.org.br/conheca/observatorio-itau-cultural/

Observatório de Países de Língua Oficial Portuguesa (OPLOP): http://blog.lusofonias.net/?p=490

Plano Nacional de Cultura (Brasil): http://www.cultura.gov.br/plano-nacional-de-cultura-pnc. E:

http://www2.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2013/02/2%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o-As-Metas-do-Plano-Nacional-de-Cultura-vers%C3%A3o-final-espelhado-para-o-site-19MB.pdf

(11)

A metodologia escolhida exige a presença continuada nas aulas e a participação ativa nelas e e a realização das leituras e dos exercícios marcados. O objetivo é que os e as estudantes aprendam a realizar trabalhos de pesquisa e documentação de forma autónoma e que mediante estes trabalhos ampliem os conteúdos fornecidos através do seguimento do programa. Do mesmo modo, pretende-se desenvolver competências, destrezas e habilidades relativas ao trabalho cooperativo e em equipa, debate e argumentação, comunicação oral e escrita, criatividade, iniciativa e tomada de decisões, solução de problemas,.

Todos os materiais precisos para o seguimento da cadeira serão disponibilizados na aula virtual (ferramenta de comunicação e trabalho) ou, a não ser possível, será indicada a forma de consegui-los.

(12)

6. Método de avaliação:

Sobre um máximo de 10 valores, a qualificação final estará constituída por:

a) Assistência ativa às aulas e realização dos tarefas vinculadas ao desenvolvimento da matéria (incluída a eventual apresentação oral do trabalho proposto no ítem b) : um máximo de 7 valores; b) realização de um trabalho escrito, conforme as indicações dadas polo/a docente: um máximo de 2 valores;

c) Realização de trabalhos voluntários vinculados à matéria: um máximo de 1 valor.

Na prova da Primeira Oportunidade (janeiro/fevereiro), na data oficialmente marcada, a/o estudante poderá recuperar ou melhorar, mediante trabalhos ou uma prova oral e/ou escrita, a parte relativa ao item a) antes referido. Esta prova poderá desenvolver-se contendo a exposição de um tema proposto à/ao estudante e/ou com debate entre vários/as estudantes sobre alguns temas propostos. A docente poderá dar a oportunidade de melhorar o trabalho escrito, com um prazo determinado. Na Segunda Oportunidade (Junho/Julho), na data oficialmente marcada, o sistema será o mesmo que o da Primeira Oportunidade.

A ou o estudante que, por causas de força maior documentalmente justificada, não possa frequentar as aulas terá ao seu dispor um sistema alternativo de trabalho e avaliação, consistente nos itens b) e c) antes referidos, realização dos trabalhos que o/a docente lhe indicar e assistência obrigatória à prova da Primeira Oportunidade -na data oficialmente marcada- e, no seu caso, Segunda Oportunidade -na data oficialmente marcada-, tal como exposto anteriormente.

(13)

Sugestões para o estudo da matéria Matéria de 6 créditos.

Carga horária da disciplina.

-Participação ativa nas aulas.

- Leituras prévias dos materiais indicados.

-Pesquisa voluntária para melhorar o desenvolvimento de conteúdos.

- Utilização do horário de atendimento da docente para resolver possíveis dúvidas.

Observações

No decorrer do semestre, novas informações/textos/referências serão dadas ao alunado (também através de conferências, seminários ou outras atividades) como complemento e atualização de assuntos referentes à disciplina.

Língua(s) utilizada(s): Galego/Português. Eventual e ocasionalmente, outros materiais e comunicações poderão ser apresentados noutras línguas (espanhol, francês, inglês, italiano, etc), sempre que o/a docente o considerar oportuno.

Todos os trabalhos devem ser originais.

Referências

Documentos relacionados

APOSTILAMENTO DO CONTRATO FIRMADO ENTRE A PREFEITURA MUNICIPAL DE GUANAMBI E ALIFARMA PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA., RELATIVO AO FORNECIMENTO ORIUNDO DO CREDENCIAMENTO Nº 003/09

Eu, ...(nome do candidato), portador do RG nº ...e inscrito no CPF sob o nº ..., declaro, sob as penas da lei, para fins de pedido de isenção do pagamento do valor da

Ao ingerirem a mesma quantidade de alimentos fonte de vitamina D e serem expostos à luz solar, os indivíduos obesos apresentam uma menor elevação da quantidade da vitamina

Como os recursos do projeto são descritos semanticamente, agentes podem ser desenvolvidos para auxiliar na interpretação do seu significado e realizar tarefas do projeto

Para estes polos, a mediana de distância entre o município de residência do aluno e o polo é maior que 60 quilômetros, ou seja, pelo menos 50% dos alunos que não residem no

(E) no âmbito dos contratos entre a EBSERH e as instituições de ensino os servidores titulares de cargo efetivo em exercício, que exerçam atividades relacionadas ao objeto

Assim, notamos ao longo da preparação do homem medieval que buscava o “bem morrer” cujo objetivo é ser um “bom cristão”, que firmava a sua fé em uma vida plenamente religiosa

O 1º Nível de desenvolvimento de Qigong corresponde ao desbloqueio da circulação da energia vital nos dois meridianos centrais ou vasos principais denominados