• Nenhum resultado encontrado

XVII Congresso Eucarístico Nacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XVII Congresso Eucarístico Nacional"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

15 a 21 de agosto de 2016

15 a 21 de agosto de 2016

15 a 21 de agosto de 2016

15 a 21 de agosto de 2016

15 a 21 de agosto de 2016

Arquidiocese de Belém (Pará)

Arquidiocese de Belém (Pará)

Arquidiocese de Belém (Pará)

Arquidiocese de Belém (Pará)

Arquidiocese de Belém (Pará)

Sugestões para a vivência

litúrgica da semana do

XVII Congresso

Eucarístico Nacional

(2)
(3)

Apresentação

Caros Sacerdotes, Diáconos, Seminaristas,

Religiosos, Religiosas, Povo Santo de Deus!

Igreja do Brasil vive um momento muito especial com a preparação e celebração do XVII Congresso Eucarístico Nacional que, neste ano, acontece entre os dias 15 a 21 de Agosto, em Belém – Pará. Refletindo com tema: Eucaristia e partilha na Amazônia missionária – Eles o reconheceram ao partir o pão, somos todos convidados a, a partir da Eucaristia, voltar nosso olhar para a Amazônia, “teste decisivo, banco de prova a Igreja e sociedade brasileiras”. (DGAE, n. 34).

Desde o início, os Congressos Eucarísticos tiveram três características essenci-ais: 1) Aprofundar a doutrina cristã sobre a Eucaristia; 2) Prestar culto público e solene ao Santíssimo Sacramento: adoração e reparação e 3) Manifestar a universa-lidade e unidade da Igreja.

Nossa Igreja Particular de Ribeirão Preto, almejando manifestar seu amor pela Santíssima Eucaristia e ser, desta forma, sinal de unidade com toda a Igreja do Brasil, preparou este pequeno subsidio com sugestões litúrgicas para serem vividas em nossas Paróquias durante o XVII Congresso Eucarístico Nacional. Assim, mes-mo à distância, nossas comunidades podem se sentir participantes deste grande e importante momento.

Nossos agradecimentos à CLARP – Comissão para a Liturgia da Arquidiocese de Ribeirão Preto pelo empenho e dedicação na preparação deste rico material.

É nosso desejo que estas sugestões, na medida do possível, sejam acolhidas e vividas por nossas comunidades, manifestando assim nossa unidade e adesão à nos-sa Igreja do Brasil.

Ribeirão Preto, 29 de junho de 2016

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Dom Moacir Silva

Arcebispo Metropolitano

Pe. Luis Gustavo T. Benzi

Coordenador Arquidiocesano de Pastoral

(4)

Sugestões para as Santas Missas

Obs.: Esta introdução pode ser feita na Recordação da Vida das santas Missas ou antes da Oração do Congresso (antes da bênção Final)

os dias entre 15 e 21 de agosto o Brasil vivencia o XVII Congresso Eucarístico Nacional na cidade de Belém do Pará. O Congresso Eucarístico celebra a grandeza do Mistério da Eucaristia como ápice e fonte da fé da Igreja. Marca também o quarto centenário do início da Evangelização na Amazônia e da fundação da cidade de Santa Maria de Belém do Pará.

Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará, diz na apresentação do Texto-Base: “A estação do Congresso Eucarístico é convocação a todo o Brasil, reunido e peregrino, para viver e testemunhar a voca-ção que é nossa e de toda a Igreja. Nosso tema é ‘Eucaristia e partilha na Amazô-nia Missionária’. Queremos viver juntos o Congresso, para que se realize mais uma vez, aqui em Belém, Portal da Amazônia, o que acontece na Igreja desde seus albores: ‘Eles o reconheceram no partir do pão’ (Lc 24,35) o lema que escolhemos”.

A palavra ‘Belém’ significa ‘Casa do Pão’, este XVII Congresso Eucarístico Nacional é uma grande oportunidade para nos voltar para a Eucaristia, o Pão da Vida, na qual o sacrifício de Cristo se torna presente e atuante na vida da Igreja inteira.

Obs.: A oração do XVII Congresso Eucarístico Nacional pode ser feita antes da Bênção Final das Missas e Celebrações da Palavra de Deus, como também durante a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Jesus Eucaristia, fonte de vida para todos, coração dos corações! Nós te acolhemos presente entre nós.

Ao recebermos teu Corpo e teu Sangue, mostra-nos a força redentora de teu sacrifício.

Tu és partilha de vida e salvação para a vida do mundo.

Abre nossos corações para compartilhar com todos os nossos bens.

Ensina-nos a testemunhar, amar, servir e proteger a vida, aprendendo a lição do Altar.

Oração do XVII Congresso Eucarístico Nacional

N

(5)

Em ti todas as coisas foram criadas e nossas terras amazônicas são obra do amor do Pai.

Reconhecemos estes sinais de amor, presença e providência em nossa história e desejamos irradiar, na comunhão com Deus e com todos, a missão que nos confiaste.

Senhor Jesus, há quatro séculos a Boa Nova do Evangelho aportou em nossas terras, para aqui plantar raízes.

Os teus missionários se alegraram ao verem as sementes do Verbo de Deus, que o Espírito Santo havia espalhado, precedendo seus passos, e anunciaram corajosamente a tua Palavra.

A partir do Forte do Presépio, sob a proteção de Nossa Senhora da Graça, chamando-a Santa Maria de Belém ou Senhora de Nazaré, a Amazônia rece-beu a mensagem da salvação.

Renova hoje, Senhor, com a força da Eucaristia, o vigor missionário em nossos povos e brotem entre nós santas vocações para o serviço do Evangelho. Cristo Senhor, ao reconhecer-te no partir do Pão, faze arder nossos corações para que, do Altar da Eucaristia, nasça um novo ardor missionário em nossa pátria.

Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo sejam dadas, hoje e sempre, toda honra e toda glória! Amém.

Nas Santas Missas durante a semana sugerimos:

- As Missas Votivas da Santíssima Eucaristia ou do Preciosíssimo Sangue de N.S.J.C.;

- Os Prefácios da Santíssima Eucaristia I, II ou III (apenas para as Orações Eucarísticas I, II ou III, pois, as demais têm prefácios próprios e não podem ser mudados);

- As Orações Eucarísticas V (Do Congresso de Manaus) ou a VI-A (A Igreja a caminho da unidade).

(6)

Sugestões para as Preces da Comunidade nas

Missas e Celebrações da Palavra de Deus

1 – Ó Pai que nos enviastes vosso Filho para ser nosso Salvador e nos alimentar

com o Pão do Céu, aumentai a força da vossa Igreja alimentando-a constante-mente com a graça do céu e com a santa Eucaristia. Confiantes, vos pedimos, Senhor!

2 – Concedei-nos amar e adorar a Eucaristia, Pai de amor e misericórdia,

esten-dendo a todas as criaturas do nosso planeta o respeito pela vida e pela liberdade. Confiantes, vos pedimos, Pai do céu!

3 – Vosso amor criou todas as coisas e por este mesmo amor, Pai do céu, nos

destes Jesus, o Pão da Vida, para nos anunciar a Boa Nova do Evangelho. Dai-nos aprimorar a vontade de fazer comunhão convosco através dos irmãos e irmãs de nossa Igreja e de outras denominações religiosas exercitando a tolerância, o respeito mútuo e o verdadeiro amor fraterno. Com esperança, vos pedimos, Se-nhor!

4 – Pai de infinita misericórdia, vosso Filho Jesus formou com Maria e José a

Sagrada Família de Nazaré, dai-nos força e sabedoria para transformar nossos lares, pela força recebida na Eucaristia, em verdadeiras Igrejas Domésticas. Com amor, vos pedimos, Senhor!

5 – Pai santo e amado, Jesus vosso Filho Ressuscitado continua hoje se revelando

pela Sagrada Escritura e pela Eucaristia, permita-nos ser sempre inspirados por vosso Espírito Santo e o reconheçamos ao partir o Pão para nós. Com ternura, vos pedimos, Senhor!

(7)

Sugestões para Adoração ao

Santíssimo Sacramento

Oração introdutória

Senhor da vida e Deus Presente, dai-nos a graça de abrir o coração em oração para acolhê-Lo.

Concedei-nos, Jesus Santo, que assim como Jerusalém se preparou para a Festa da Páscoa, na qual o Senhor se entregou em Sacrifício, nos preparemos também para tê-Lo como Amigo e Mestre.

Neste Sacramento de Amor, o Senhor perpetua sua presença em memória permanente no meio de nós e faz nosso coração arder em transformação e con-versão ao bem. Desta forma aconteceu com os discípulos de Emaús e assim que-remos, Senhor, que aconteça conosco.

No santo Sacrifício da Missa o Senhor atualiza o Mistério da Cruz e da Res-surreição, novamente se dando a nós como vítima perfeita e sem defeito. Ajudai-nos, Jesus amado, a participar deste sublime acontecimento, que é a santa Missa, com fervor, amor e em espírito e verdade.

Quando orarmos na santa Missa, na pessoa e na voz do sacerdote, o “Por Cristo, com Cristo e em Cristo...” nossas vidas, de fato, sejam elevadas ao Pai, por vós Jesus, no Espírito Santo, pois, assim se faz cada vez que celebramos vossa memória.

A nossa santa Comunhão no vosso Corpo e Sangue seja profunda e, de ver-dade, aquilo que significa: comunicação do divino com o humano. Embora seja-mos muitos, Jesus bondoso, formaseja-mos um único Corpo que é a Igreja na comu-nhão de fé e na comucomu-nhão Eucarística.

Cremos firmemente em vossa real e Santa Presença na Eucaristia e queremos, Jesus bondoso, crer ainda mais firmemente. Por isso, assim como caminhou com os discípulos de Emaús e, pacientemente, lhes revelou as santas Escrituras, revelai-nos também hoje vossa santa vontade e dai-revelai-nos a sabedoria do vosso Espírito Santo para guardar e viver vossa Palavra.

Em cada Missa, Jesus amoroso, reconheçamo-Lo claramente presente ao partir o Pão para nós e, na caminhada da nossa Igreja, sempre anunciar a vossa Morte e Ressurreição.

(8)

clareie a nossa fé para convidá-lo a permanecer conosco, Jesus Eucarístico, e não passar como as coisas deste mundo passam. Permanecendo conosco, Senhor, nos será dado o grande Dom da vossa Presença e essa nos resgatará da ignorân-cia espiritual e nos lançará à jornada divina. Também nos permitirá, Jesus amado, celebrar a vida convosco e nunca sem o vosso amor. Anunciá-lo, assim como o Senhor o fez, por nossos gestos e palavras, decisões e desejos, opções e valores vitais como missionários e missionárias dos dias atuais.

Impulsione-nos, Senhor da Vida, a viver este momento profundamente ligados aos irmãos e irmãs que vivenciam o XVII Congresso Eucarístico Nacional em Belém do Pará.

Vós que viveis e reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Orações de agradecimentos e louvores

Senhor Jesus Ressuscitado, presente nesta Santa Eucaristia, agradecemos por todos os dons que nos enviastes pelo Mistério da Santa Cruz. Louvamos pela mãe natureza que providenciastes para a nossa sobrevivência. Bendizemos, Se-nhor, vosso Nome porque, por ele, nossa fé é renovada e iluminada.

Todos: Senhor Jesus, vos adoramos, louvamos e bendizemos.

Agradecemos pela vida que nos destes como dom a cada amanhecer. Nosso coração se enche de alegria, Senhor Ressuscitado, porque nos destes a Nova Belém, Casa do Pão, que hoje comtemplamos e adoramos em espírito e verdade.

Todos: Senhor Jesus, vos adoramos, louvamos e bendizemos.

Bendito sejais, Senhor Jesus, porque assim como vos revelastes aos discípulos de Emaús, hoje nos revelas a bondade e o amor encarnados neste Pão Eterno. Vossa presença real e permanente nesta Eucaristia nos ajuda a refazer as forças para continuar a luta por um mundo melhor.

Todos: Senhor Jesus, vos adoramos, louvamos e bendizemos.

Muito obrigado por todas as crianças que pertencem a nossa Igreja e por aquelas todas que enchem nossos corações de esperança em uma futura sociedade mais justa e fraterna. Assim como o Senhor viveu em família, na cidade de Nazaré, queremos hoje passar para as nossas crianças a experiência do vosso Amor.

(9)

Muitos são os jovens que o adoram presente na Eucaristia. Por isso, Senhor, vos louvamos e bendizemos por corações que vos procuram desde cedo e se pros-tram em adoração entregando suas vidas e seus corações ao vosso Sagrado Co-ração de Amor.

Todos: Senhor Jesus, vos adoramos, louvamos e bendizemos.

O Senhor é fonte e ápice da caridade e, neste Pão do Céu, se comunica doando-se novamente para a vida da Igreja e de cada pessoa que vos procura de coração sincero. Louvado sejas, Senhor Jesus, por este Dom tão grande e valioso para nós.

Todos: Senhor Jesus, vos adoramos, louvamos e bendizemos.

Sabemos que sois a “Alma” da nossa Igreja. “Alma” que movimenta, recria, per-doa e salva a humanidade, por isso nosso louvor se expande por todo o Universo. Obrigado, Senhor Jesus, por nos ter manifestado tão grande Mistério de amor extremo, que nos faz conhecer os verdadeiros valores que produzem vida e sen-tido de tudo.

Todos: Senhor Jesus, vos adoramos, louvamos e bendizemos.

Muito obrigado pela Amazônia, “pulmão do mundo”, que nos permite viver me-lhor e dela receber oxigênio diariamente. Obrigado, Jesus Eucarístico, porque de vosso Coração recebemos a vida a todo instante. Obrigado por todos aqueles e aquelas que lutam pela preservação do meio ambiente e pela dignidade humana nestes lugares de grandes conflitos pelo poder e pela riqueza.

Todos: Senhor Jesus, vos adoramos, louvamos e bendizemos.

Agradecemos pela vida de tantas pessoas que evangelizaram nosso país, sobretu-do aquela de Belém sobretu-do Pará onde acontece o XVII Congresso Eucarístico Naci-onal. Obrigado Jesus, Pão do Céu, pelos missionários e missionárias, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas que, doando-se ao vosso Reino, deram e ainda dão suas vidas por esta causa tão nobre. Vosso nome seja glorificado, Senhor, nos mártires do passado e do presente que tornaram a labuta ainda mais divina.

Todos: Senhor Jesus, vos adoramos, louvamos e bendizemos.

(10)

Orações de Súplicas e intercessões

Em vossas mãos de amor, Jesus Eucarístico, consagramos o XVII Congresso Eucarístico Nacional em Belém do Pará para produzir frutos de amor na Igreja e no mundo.

Todos: Jesus Eucarístico, em vossas mãos tudo entregamos.

Nosso Brasil, Terra de Santa Cruz, seja um país Altar do Senhor para viver no mundo a partilha do amor. Belém do Pará seja hoje um novo “Cenáculo” de renovação da fé e do compromisso com a vida, sobretudo essa dada pelo Senhor, na Eucaristia, e aquela de cada pessoa dada ao Senhor, no coração consagrado e adorador.

Todos: Jesus Eucarístico, em vossas mãos tudo entregamos.

Suplicamos, Senhor Jesus, que cada coração envolvido nesse Congresso Eucarístico seja vosso e receba a inspiração do vosso Santo Espírito. Pedimos, Senhor da Vida, que nossa Igreja de Ribeirão Preto, ao reconhecê-lo na Fração do Pão, seja alimentada com a verdadeira Vida, seja robustecida no Amor, siga um caminho de caridade e luminosidade na fé.

Todos: Jesus Eucarístico, em vossas mãos tudo entregamos.

Pedimos, Jesus Eucarístico, que nos dê capacidade para, sob o vosso exemplo, manter as mãos estendidas aos mais necessitados e pequeninos. Com vosso amor sobre nós sejamos, Senhor, instrumentos de conversão aos que estão longe de vós. Nosso coração seja abraçado pela vossa misericórdia e compaixão.

Todos: Jesus Eucarístico, em vossas mãos tudo entregamos.

Jesus Misericordioso, ouvindo o Papa Bento XVI dizer que “a Família é o eixo da sociedade, e a Eucaristia o centro da Família”, pedimos que derrame fecundas bênçãos sobre nossas famílias. Com essa bênção seja luz a iluminar aquelas famí-lias que vivem na obscuridade da falta de fé, no tormento das drogas, na aflição das perseguições e no veneno da falta de diálogo. Conceda, Jesus Santo, que o coração de cada membro de nossas famílias seja Casa da vossa Palavra, berço de amor e verdadeira Igreja Doméstica.

(11)

O Documento de Aparecida nos ensina, Senhor, que “as crianças são dom e sinal da presença de Deus em nosso mundo por sua capacidade de aceitar com simpli-cidade a mensagem evangélica. Ajudai-nos, Deus de amor, a cumprir nossa tarefa de envolver as crianças numa cultura eucarística e de comunhão convosco e com a Igreja.

Todos: Jesus Eucarístico, em vossas mãos tudo entregamos.

Nossa juventude tão rica de energia e força humana precisa de vós, Jesus manso de coração. Ajudai-a a sentir-se Igreja, experimentando-a como lugar de comu-nhão e participação. Cada jovem, Senhor da vida, torne-se sensível para desco-brir sua vocação de ser vosso amigo e discípulo.

Todos: Jesus Eucarístico, em vossas mãos tudo entregamos.

Por vossa imensa graça, Senhor Jesus, saibamos reconhecer que o Senhor é, na Eucaristia, a fonte e o ápice da caridade, da fé e da esperança. Nossas Santas Missas sejam celebradas com autenticidade, cheias de sentido, acolhedoras e bem participadas, pois, em cada uma delas o vosso Sacrifício de amor se torna atual e atuante no “hoje” de nossa história. Em cada Missa vivenciamos o Mistério Pascal do Senhor, no qual novamente Nasce, Vive, Sofre, Morre e Ressuscita para nos salvar.

Todos: Jesus Eucarístico, em vossas mãos tudo entregamos.

Nossa cruz, Senhor, às vezes se torna tão pesada e cheia de espinhos. Ajudai-nos a abraçar nossa cruz de cada dia e não temê-la. Dai-nos força suficiente para mudar o que podemos; estimular os irmãos e irmãs no caminho certo; e a aceitar, com serenidade, as cruzes que não conseguimos mudar. Em cada sofrimento con-sigamos viver convosco no calvário da vida e nos ajude, Jesus bondoso, a nunca nos sentir sós no sofrimento.

Todos: Jesus Eucarístico, em vossas mãos tudo entregamos.

Concedei-nos olhar e viver o modelo de vossa Santíssima Mãe, Maria de Nazaré que, na pobreza, não temeu vosso nascimento em Belém, mas o acolheu em seus braços de Mãe com amor. Transformai nossos corações, Jesus amado, para vos acolher e amar assim como Maria o fez. Iluminai nossos corações com a mesma luz que iluminou Maria aos pés da cruz. Enviai sobre nós o mesmo Espírito que

(12)

fecundou o seio virginal de Maria e, em Pentecostes, foi derramado sobre ela e sobre os apóstolos.

Todos: Jesus Eucarístico, em vossas mãos tudo entregamos.

Magnificat – Lc 1, 46-55.

Todos:

“A minha alma engrandece ao Senhor

e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador; pois ele viu a pequenez de sua serva,

desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas

e Santo é o seu nome!

Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam; demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos;

derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou;

De bens saciou os famintos, e despediu, sem nada, os ricos. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor,

como havia prometido aos nossos pais,

em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.” Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Segue a bênção com o S.S. como de costume.

Referências

Documentos relacionados

Para um entendimento inicial do conceito, podemos recorrer a Walton (2006). Para o autor, o argumento é um conjunto de proposições, onde umas oferecem razões que ancoram

Sדo elas: a odissיia do Sefer Torב de 400 anos desde Portugal para o Marrocos e do Marrocos para o Brasil, para o rio Amazonas; a histףria das “mulheres polacas”, mulheres

Dado o acontecimento geral e a importância dessa fonte energética para a sociedade, este artigo tem por objetivo fazer um mapeamento tecnológico, com base no número de

Para análise da integridade estrutural em fadiga, levou-se em consideração um cenário extremo no qual a estrutura é submetida a um carregamento cíclico flutuante com

Contemporâneo é, justamente, aquele que sabe ver essa obscuridade, que é capaz de escrever mergulhando a pena nas trevas do presente (2009, p. No fundo da obscuridade do

Já no âmbito da movimentação de cargas, o transporte marítimo evoluiu tanto que foram criadas em- barcações especiais para acondicionar os diversos tipos de carga.. A chamada

ANDRÉ LUIZ DA SILVA SEIXAS – Associação dos Moradores da Vila Mato Grosso e 626. Presidente do CMDCA: Só uma colocação para seguinte

O primeiro assume as novas funções de assistência ao usuário, sem se subordinar ao ge- rente tradicional de processamento de dados (cujas resistências em abrir mão de certos