• Nenhum resultado encontrado

Engenharia Espacial e Sensoriamento Remoto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Engenharia Espacial e Sensoriamento Remoto"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

www.amskepler.com

SEGMENTO SOLO

A AMS Kepler trabalha há 15 anos no Programa Espacial Brasileiro. Iniciamos em 1998 no Programa CBERS (China Brazil Earth Resources Satellite). Desde então, já desenvolvemos software para os satélites CBERS 1, 2, 2B, 3 e 4; Landsat 1, 2, 3, 4, 5 e 7;

Aqua e Terra. Atualmente, a empresa está envolvida no desenvolvimento de software

para o satélite brasileiro Amazonia-1 e na integração do Landsat-8.

Estação Gravação, Processamento e Distribuição de imagens (EGP)

Nossa maior capacidade está concentrada nos sistemas de Estações Terrenas de Satélites de Sensoriamento Remoto. Desenvolvemos uma família de produtos

MS³ - Multi-Satellite Station System - que suporta desde a gravação dos dados

transmitidos em banda X até o processamento em ambiente de cluster, geração e distribuição de imagens ortorretificadas e de reflectância de solo.

A família MS³ permite ainda caracterizar sistemas sensores e imagens, cobrindo as características geométricas e radiométricas.

Centro de Rastreio e Controle (CRC) de satélites

Ainda no segmento solo, temos domínio completo das soluções de Centro de Rastreio e Controle de Satélites. Podemos gerenciar um conjunto de diferentes satélites, com análise e visualização em tempo real dos dados de telemetria, com alarme para dados que não atendam às especificações.

Engenharia Espacial

e Sensoriamento Remoto

lâmina 1 FRENTE

MISSÃO DE SATÉLITE DE SENSORIAMENTO REMOTO

Nossa capacidade se estende para sistemas de suporte ao projeto de missão de satélites de sensoriamento remoto, seja um satélite ou uma constelação deles. Baseados em um conjunto de requisitos estabelecidos podemos definir parâmetros orbitais do satélite e auxiliar na definição do sistema de referência das cenas (base-ponto).

As especificações técnicas dos subsistemas podem ser avaliadas e analisadas frente a influência na qualidade das imagens de cada sensor. A partir das especificações dos sistemas de controle de órbita (atitude e efemérides), da geometria de visada de cada banda espectral, do deslocamento temporal na aquisição de pixels homólogos nas diferentes bandas, pode-se definir a precisão geométrica máxima (interna e externa), bem como a precisão do registro das bandas espectrais.

INTEGRAÇÃO E TESTES

A AMS Kepler atua também na fase de testes dos modelos de engenharia e voo, e nos testes de compatibilidade dos satélites com o segmento solo, com sistemas que permitem a verificação e validação do formato dos dados transmitidos. Nossos sistemas são constantemente usados nos testes do programa CBERS.

CBERS 3

(2)

www.amskepler.com

A AMS Kepler desenvolve serviços de mapeamento topográfico (mono e estereoscópico) e temático (ex.: mapa do uso e cobertura do solo) a partir de imagens de satélite, gerando produtos vetoriais (ex.: redes viária e hidrográfica e curvas de nível) e matriciais (modelos digitais de terreno e de superfície), com os respectivos metadados (padrões INDE e OGC).

Cartografia Digital

A AMS Kepler é a única empresa brasileira, latino-americana e do Hemisfério Sul a desenvolver software para processar imagens orbitais. Isto nos garante um conhecimento sem igual sobre a formação das imagens. O trabalho diário de mais de 15 anos no Programa Espacial Brasileiro nos confere uma capacidade ímpar em processamento digital de imagens (PDI).

A AMS Kepler realiza, com alto grau de qualidade, todos os serviços relacionados a PDI, tais como tratamento radiométrico (incluindo correção atmosférica), tratamento geométrico (incluindo georreferenciamento e ortorretificação), construção de mosaicos, classificação de imagens, detecção de mudanças em séries temporais, ente outros.

Processamento Digital de Imagens

Venha nos visitar

A AMS Kepler desenvolve soluções em geoprocessamento, usando softwares comerciais (ERDAS Apollo, ADE, TITAN e IWS - Image Web Server) bem como softwares livres (TerraLib, TerraView, GeoNetwork e MapServer).

Dentro do nosso portfólio encontra-se soluções para infraestrutura de dados espaciais (IDE), tais como geocatálogo e geoportal, e sistemas de suporte às políticas sociais de um município (TerraViewPS).

A AMS Kepler está capacitada para desenvolver sistemas totalmente aderentes às especificações do consórcio internacional Open Geospatial, empregando padrões abertos (OpenGIS).

Geoprocessamento

Av. Armando Lombardi, 800 sl. 206 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro Tel. (21) 3622-3652

(3)

www.amskepler.com

A AMS Kepler tem expertise sem igual em imagens de satélite, fruto de mais de 15 anos trabalhando no Programa Espacial Brasileiro.

Esse conhecimento nos credencia a auxiliá-lo a selecionar a melhor solução em imagem para atender às necessidades do seu projeto, observando o conteúdo informativo, as reso luções espacial (muito alta, alta e média) e espectral (pan, multi e hiperespectral) e a escala de projeto. Antes de adquirir imagens de satélite, fale conosco.

Nossa equipe está preparada para realizar todos os serviços relacionados a proces-samento de imagens, desde a equalização radiométrica até o mosaico ortorretificado.

A AMS Kepler tem uma unidade dedicada à produção de dados geográficos. Toda operação segue rigorosos processos pré-estabelecidos e bem documentados e passa por criterioso controle de qualidade. A experiência em desenvolvimento de Sistemas de Informação Geográfica e de Banco de Dados Espaciais é fundamental para entender a importância da qualidade de dados para a obtenção de resultados úteis e precisos.

A empresa conta ainda com uma excelente infraestrutura de hardware e software para atendê-lo com qualidade e rapidez.

Serviços e Distribuição

de Imagens de Satélite

A AMS Kepler tem vasta experiência em desenvolvimento de sistemas de software, alguns deles críticos. Ao longo dos anos desenvolvemos desde aplicativos desktop até sistemas corporativos, inclusive com a integração a sistemas e base de dados legados. Contamos com uma equipe com perfis variados, que nos capacita a atuar em todas as fases de um projeto de desenvolvimento, desde a concepção até a manutenção. A empresa desenvolve sistemas com diferentes níveis de cerimônia, podendo usar a RUP (Rational Unifed Process) ou metodologias de desenvolvimento ágil de software, como XP (eXtreme Programming) e Scrum, combinada com a linguagem de modelagem UML (Unified Model Language).

Usamos eficientes sistemas de controle de versão, tanto para o código em si, quanto para os documentos gerados sobre os produtos de software. Usamos, ainda, um sistema de controle de chamados online.

Desenvolvimento

de Software

Produção de

Dados Geográficos

Antes de adquirir

imagens de satélite,

fale conosco.

lâmina 2 FRENTE

(4)

www.amskepler.com

www.amskepler.com

Sistema multi satélite para estação terrena

Sistema completo para estação terrena de satélites de Sensoriamento Remoto, o MS³ é um produto robusto de alto desempenho, desenvolvido para uma arquitetura de HW e SW de baixo custo, com máxima eficiência e qualidade nos produtos gerados.

Sempre buscando o estado da arte, o MS³ faz uso de processamento paralelo de alto desempenho através de técnicas de GPGPU (General-Purpose computing on Graphics Processing Units), que utilizam placas gráficas de grande poder computacional e de baixo custo.

O MS³ engloba os subsistemas de Gravação de dados, com programação automática e gerenciamento de conflitos; função de moving window em tempo real, com possibilidade de acesso remoto via Web; de Processamento em cluster, com a geração automática de produtos em diversos níveis, incluindo mosaicos e imagens ortorretificadas e de reflectância; de Catálogo, com as funções de pesquisa e pedido de produtos; e de Controle de Qualidade, com as funções de avaliação das qualidades geométrica e radiométrica das imagens

O MS³ processa dados dos seguintes satélites (sensores):(1)

(1): o desenvolvimento corrente visa a inclusão dos satélites Amazonia-1 (AWFI) e Landsat-8 (OLI e TIRS). CBERS-1 e CBERS-2 (CCD, IRMSS e WFI)

CBERS-2B (CCD, HRC e WFI)

CBERS-3 e CBERS-4 (PANMUX, IRS, MUX e WFI) Landsat -1, Landsat-2 e Landsat-3 (MSS)

Landsat-4 e Landsat-5 (MSS e TM) Landsat-7 (ETM+)

Aqua (MODIS) Terra (MODIS)

(5)

www.amskepler.com

www.amskepler.com

Sistema de Análise de Imagens de Satélite

O MS³Sailfish é um sistema desenvolvido para ir além da avaliação das imagens. Ele foi concebido para trabalhar sob o conceito de cenários, que encerram a definição da órbita do satélite (efe-mérides e atitude), a geometria do sensor (modelo de visada), o tempo de aquisição dos dados de imagem e o modelo de referência para a Terra (elipsóide + MDE). Dessa forma é possível comparar diferentes cenários e buscar soluções para problemas apontados pela avaliação das imagens. Além disso, o MS³Sailfish apresenta funções de suporte ao projeto do satélite e sensores, pois indica a influência de cada subsistema na qualidade geométrica de uma imagem, tomando como base as especificações técnicas dos mesmos.

O MS³Sailfish pode ser usado ainda para analisar os dados auxiliares transmitidos pelos satélites, validar os parâmetros de calibração geométrica e radiométrica, gerar imagens sintéticas e avaliar a qualidade das mesmas.

Sempre buscando o estado da arte, o MS³Sailfish faz uso de processamento paralelo de alto des-empenho através de técnicas de GPGPU (General-Purpose computing on Graphics Processing Units), que utilizam placas gráficas de grande poder computacional e de baixo custo.

Suporte ao projeto de satélites e sensores Análise de imagens de satélite Análise dos dados auxiliares

Validação dos parâmetros de calibração geométrica e radiométrica

Simulação de imagens de satélites

(6)

www.amskepler.com

www.amskepler.com

Sistema de Avaliação de Imagens de Satélite

O MS³Marlin é um sistema desenvolvido para visualização, processamento e avaliação das quali-dades geométrica e radiométrica de imagens de satélites de Sensoriamento Remoto. Ele pode ser usado sem restrição para todos os satélites e sensores disponíveis.

Como diferencial, o MS³Marlin permite a abertura simultânea, numa única janela de visualização, de imagens de diversos sensores de diferentes resoluções espaciais. Isso permite a geração au-tomática de mosaicos georreferenciados desses múltiplos sensores.

As funções de avaliação geométrica e radiométrica também constituem um diferencial em nosso produto, pois não estão disponíveis em nenhum aplicativo no mercado.

Sempre buscando o estado da arte, o MS³Marlin faz uso de processamento paralelo de alto desem-penho através de técnicas de GPGPU (General-Purpose computing on Graphics Processing Units), que utilizam placas gráficas de grande poder computacional e de baixo custo.

Visualização simultânea de imagens de diferentes satélites

Mosaico automático de imagens de diferentes satélites

Avaliação das qualidades geométrica e radiométrica de imagens

Processamento de imagens

(7)

www.amskepler.com

www.amskepler.com

Ortorretificação de Imagens de Satélite

O MS³Swordfish é um aplicativo desenvolvido para ortorretificar imagens de satélites de sensoriamento remoto. Ele trabalha com dois modelos, o polinomial (RPC) e o rigoroso. Ele processa qualquer imagem que tenha um arquivo RPC associado.

O MS³Swordfish, entretanto, vai além, e permite a ortorretificação por modelo rigoroso, baseado nos parâmetros orbitais e na geometria de visada dos sensores. Os parâmetros orbitais (TLE - Two Line

Elements) são recuperados na Web, enquanto a geometria de visada está pré-definida no sistema

para os principais satélites e sensores disponíveis.

Tanto para o modelo rigoroso, quanto para o polinomial, o MS³Swordfish pode ser usado com imagens de muito alta, alta e média resoluções espaciais.

Sempre buscando o estado da arte, o MS³Swordfish faz uso de processamento paralelo de alto desempenho através de técnicas de GPGPU (General-Purpose computing on Graphics Processing

Units), que utilizam placas gráficas de grande poder computacional e de baixo custo.

Ortorretificação por coeficientes

polinomiais racionais (RPC) Ortorretificação por modelo físico rigoroso

Referências

Documentos relacionados

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

Políticas e Práticas de Educação, Saúde e Enfermagem Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem Qualitativo Saúde da Família Saúde da Criança mazzas@ufpr.br 1 início

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Podemos então utilizar critérios tais como área, arredondamento e alongamento para classificar formas aparentadas a dolinas; no processamento digital de imagem, esses critérios

obtidas em cada base, também são registradas, elas são utilizadas para dar volume ao sistema subterrâneo.. Trabalhos sobre levantamentos topográficos em cavernas [1,2] discutem

Visando utilizar este fato como técnica de mapeamento geológico, foi feita a classificação de imagens Landsat baseada na resposta espectral dessas depressões cársticas.Como