• Nenhum resultado encontrado

REVISTA SOLDAGEM & INSPEÇÃO ISSN (printed) ISSN (on-line)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REVISTA SOLDAGEM & INSPEÇÃO ISSN (printed) ISSN (on-line)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ISSN 0104-9224 (printed) ISSN 1980-6973 (on-line)

Escopo

A Revista Soldagem & Inspeção é o canal de comunicação científico da Associação Brasileira de Soldagem (ABS), com o objetivo de divulgar artigos originais sobre o desenvolvimento científico e tecnológico das áreas de conhecimento que envolvem a Soldagem, técnicas Afins e Inspeção. Artigos de Revisão ou “Letters” sobre temas atuais e/ou controversos são também publicados pelo Periódico. Os autores podem submeter seus artigos diretamente à redação da revista e artigos originalmente publicados nos Congressos Brasileiro de Soldagem, promovidos pela Associação Brasileira de Soldagem (CONSOLDA - ABS), poderão ser resubmetidos para publicação. Em ambos os casos, todos os artigos candidatos à publicação passam pela avaliação do corpo Editorial, necessitando ter parecer favorável de pelo menos 2 membros. A Revista Soldagem & Inspeção é publicada trimestralmente e aceita artigos em português, castelhano e inglês. A submissão de um artigo implica que o mesmo não tenha sido ainda publicado em outros periódicos e que não esteja submetido para publicação em outro veículo. Ao submeter um artigo, os autores acordam de que os direitos autorais do mesmo, assim que aceito para publicação, são transferidos para a Revista Soldagem & Inspeção, tornando-se de propriedade da Revista seu conteúdo e ilustrações. O conteúdo dos artigos é de total responsabilidade dos autores e não deve apresentar qualquer conflito com os interesses de outros pesquisadores, empregadores e instituições ou empresas financiadoras.

Normas para Submissão de Artigos 1. Organização do Manuscrito

O manuscrito deverá conter (na ordem):

a) Título do Trabalho (na língua original do trabalho e em inglês); b) Autor(es) e instituição(ões) de trabalho;

c) Resumo em português de 100 a 200 palavras; d) Palavras-chave: de três a cinco;

e) Resumo e palavras-chave em inglês; f) Texto principal;

g) Agradecimentos (opcional); h) Referência Bibliográfica.

1.1 Texto principal

O texto principal deverá ser organizado em seções numeradas consecutivamente (exemplo: 1. Introdução).

Cada seção poderá ser organizada em subseções, numeradas de acordo com o sistema decimal (exemplo: 3.1.Caracterização Metalúrgica). Sempre que possível, o texto principal do artigo deverá ter as seguintes seções, cujos títulos aqui são apenas sugestivos: Introdução (em que o autor demonstra o estado da arte e a motivação, ou seja, o embasamento teórico/experimental, o que já se fez sobre o assunto e limitações ainda persistentes, concluindo com o objetivo do trabalho – nunca repetindo o resumo no tocante ao que se fez no trabalho em questão); Materiais e Métodos (em que o autor descreve a(s) metodologia(s) usada(s) para alcançar os objetivos e os insumos e equipamentos utilizados; Resultados e Discussão (em que o autor apresenta os dados e faz a análise dos mesmos confrontando com a literatura, visando suportar as conclusões); Conclusões;

a) Unidades: Unidades do sistema internacional (SI) deverão ser adotadas no texto (ou seja, MPa ao invés de kgf/mm2 ou PSI). No caso de unidades compostas, o uso de frações ou raízes deverá ser evitado, usando-se em seu lugar o expoente correspondente (p. ex. J.mol-1.K-1 ou MPa.m½ ). Frações numéricas deverão ser escritas no modo decimal, à exceção de ½, ¼ e ¾, para os quais existem caracteres ASCII.

b) Citação de referências: As referências podem seguir qualquer um dos sistemas de normas vigentes, sendo assim os autores devem escolher uma norma de citação e segui-la em todo o artigo. Exemplo: (Souza et. al, 2005), se as referências aparecem listadas por ordem alfabética na seção Referências Bibliográficas ou por ordem de citação no texto sendo o artigo citado identificado por um número [1] e neste caso as referências aparecem listadas na seção Referências Bibliográficas na sequencia numérica que são citadas no texto.

(2)

ISSN 0104-9224 (printed) ISSN 1980-6973 (on-line)

c) Figuras, tabelas e equações: Figuras e tabelas são meios de ilustração e informação de dados,

respectivamente, usados para facilitar a compreensão e aumentar a concisão do texto. Em artigos científicos não se repete em tabelas o que pode ser abstraído de uma figura e vice-versa. Ambos elementos devem conter um título, posicionado abaixo (caso da figura) ou acima dos mesmos (caso da tabela), com a sua identificação por números de forma seqüencial (conforme a ordem de aparecimento), seguida da descrição sucinta do seu conteúdo. As equações são formas padronizadas de textualizar relações matemáticas e seu posicionamento deve seguir as regras gramaticais de um texto quanto a parágrafos e pontuação, só que posicionadas à parte. Também devem ser identificadas por números seqüências, conforme ordem de aparecimento. As referências às equações, tabelas e figuras no texto devem ser feitas com as respectivas palavras por extenso, seguida pelo número da mesma, sempre com a primeira letra maiúscula, mesmo que não se esteja iniciando uma frase (são nomes próprios). Exemplos seriam: A Equação 23; conforme Figura 7; etc.. Exceção a esta regra se faz quando se diz das mesmas de forma genérica (exemplo: é mostrado pela Figura 5 e demais tabelas).

1.2 Referências Bibliográficas

Os autores devem adotar uma, e apenas uma, das normas vigentes para listagem e citação das referências bibliográficas. Não são aceitas comunicações orais, apostilas ou livros didáticos como referência bibliográfica. Como sugestão se apresentam alguns exemplos de acordo com a norma ABNT (NBR 6023/2002):

Artigo de revista

AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título da Revista (abreviado ou não), Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano.

SOUZA, K.J.; PINHA, I.; RABELO, B. Artificial Welding, Welding Journal, USA, v.124, n.11, p.980-983, Jun. 1996.

Livro completo

AUTOR DA OBRA. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editor, ano de publicação. Número de páginas ou volume. (Série). Notas.

CANSADO, J.H. et al., Spatter injuries and their treatments. 2.ed. London: S. Paul, 1986. 300 p.

Capítulo de livro

AUTOR DO CAPITULO. Título da parte. In: AUTOR DA OBRA. Título da obra. Número da edição. Local de Publicação: Editor, ano de publicação. Paginação ou capítulo referenciado

WALER, L.; SWARTZ, M.N. Soldagem Plasma. In: SILVA NETO. Soldagem Especiais. 3a, Rio e Janeiro: UFRJ, 1974. p.457-472.

Trabalho publicado em evento

AUTOR. Título do trabalho. In: NOME DO CONGRESSO, número, ano, Cidade onde se realizou o Congresso. Tipo (Anais ou Proceedings ou Resumos)… Local de publicação: Editora, data de publicação. Volume (se houver). Páginas inicial e final do trabalho.

BENGTSSON, S.; SOLLEIM, B.G. Enforcement of data protection, privacy and security in welding informatics. In: WORLD CONGRESS ON WELDING INFORMATICS, 7o, 1992, Geneva. Proceedings... Amsterdam: North Holland, 1992. p.1561-1565.

Tese ou dissertação

AUTOR. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (Grau e área de concentração) - Instituição, local.

SILVA, R.J. Efeito dos parâmetros de soldagem na Formação do Cordão: 1995. 132p. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Mecânica, Universidade Estadual Paulista, Botucatu.

(3)

ISSN 0104-9224 (printed) ISSN 1980-6973 (on-line)

NOME e endereço do depositante, do inventor e do titular. Título da invenção na língua original. Classificação internacional de patentes. Sigla do país e n. do depósito. Data do depósito, data da publicação do pedido de privilégio. Indicação da publicação onde foi publicada a patente. Notas.

ALFRED WERTLI AG. Bertrand Reymont. Dispositivo numa usina de fundição de lingotes para o avanço do lingote fundido. Int CI3B22 D29/00.Den.PI 8002090. 2 abr. 1980, 25 nov. 1980. Revista da Propriedade Industrial, Rio de Janeiro, n. 527, p.17.

Artigos de Periódicos (On-line)

AUTOR. Título do artigo. Título da publicação seriada, local, volume, número, mês ano. Paginação ou indicação de tamanho. Disponível em: <Endereço.>. Acesso em: data.

MALOFF, Joel. A internet e o valor da "internetização". Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, 1997. Disponível em: <http://www.ibict.br/cionline/>. Acesso em: 18 maio 1998.

(4)

ISSN 0104-9224 (printed) ISSN 1980-6973 (on-line)

Publicações eletrônicas

AUTOR. Título. Informações complementares (Coordenação, desenvolvida por, apresenta..., quando houver etc...). Disponível em: <Endereço>. Acesso em: data.

WAGNER, C. D.; PERSSON, P.B. Chaos in Brazing Solidification. Disponível em:<http://www.probe.br/science.html.> Acesso em: 20 jun. 1999.

2. Preparação do Manuscrito e Encaminhamento à Comissão Editorial

Os autores devem enviar o manuscrito por meio eletrônico (e-mail) para a secretaria da revista (http://mc04.manuscriptcentral.com/si-scielo) na forma de arquivos Título do Artigo.doc (word for windows) ou Título do Artigo.rtf ("rich text format"). Em caso de mais de um autor, o responsável pela correspondência deverá ser identificado com uma nota de rodapé com os dizeres: "Autor para quem toda a correspondência deve ser encaminhada". Ao enviar o texto final aprovado (não demandado durante a fase de avaliação do trabalho), as figuras não deverão ser inseridas no texto, mas sim enviadas como arquivos separados, um para cada figura, juntamente com um arquivo contendo os títulos de todas as figuras. Os formatos preferidos são JPEG (usar alta qualidade, ao menos 600dpi) ou TIFF. Os textos constantes das figuras (incluindo as identificações dos eixos nos gráficos e legendas) deverão ter um tamanho suficiente para que a figura seja legível após a redução para o tamanho final de publicação. Figuras correspondentes a macro e micrografias deverão ter alta resolução (ao menos 600 dpi) e deverão conter uma barra de microns para indicar o aumento da fotografia no canto inferior direito da mesma. Reproduções xerográficas não serão aceitas. Se houver ambigüidade na determinação da orientação da foto, o autor deverá indicar qual é a direção vertical no arquivo com a lista de figuras. Como a publicação final é em preto e branco, os autores devem garantir que os gráficos e figuras sejam legíveis e possíveis de interpretar nessas condições.

2.1 Formatação Eletrônica do Texto

Recomenda-se que os autores acessem o arquivo com a formatação padrão para a editoração do seu texto, ou podem adotar as instruções de formatação que se seguem abaixo:

Papel: Formato A4 (297 x 210 mm), com margens de 25 mm (esquerda, direita, superior e inferior). Artigo com

tamanho máximo de 10 páginas.

Texto base: Fonte Times New Roman (Symbol para caracteres gregos), tamanho 10pts. Texto com alinhamento

justificado, com recuo 0,5 cm (6 espaços) no início de cada parágrafo. Separação simples entre linhas e entre parágrafos. Separação com uma linha em branco antes e após títulos e subtítulos, figuras, tabelas e equações. Desabilitar controle de quebra de parágrafo (linhas órfãs e viúvas).

Título do Trabalho: Na primeira linha da página, sendo a primeira letra de cada palavra sempre em maiúsculo

(exceto artigos e preposições), ocupando no máximo 2 linhas. Se a língua original do trabalho não for o inglês, deixar um espaço em branco e repetir, sob o título original, o título em língua inglesa, entre parênteses. Alinhamento centralizado, fonte Times New Roman em negrito (bold), tamanho 11 pts (título em inglês tamanho 10). Separação com duas linhas em branco para a identificação dos autores.

Autores: Listar de forma seqüencial todos autores (nome e sobrenomes), separando-os por vírgula. Colocar uma

numeração crescente (1, 2, 3, ...) em sobrescrito (sem parênteses) após o último sobrenome de cada autor, sem espaço, para relacionar com a instituição de trabalho (repetir o mesmo número se a instituição de trabalho for a mesma para mais de um autor). Fazer a identificação da(s) instituição(coes) de trabalho na(s) linha(s) abaixo. Fonte Times New Roman em itálico, tamanho 10 pts. Alinhamento centralizado e espaçamento de linha simples.

Instituições de trabalho: Descritas pelo nome em extenso da Instituição, seguido pelo Departamento/Setor,

cidade, estado, país (não colocar endereço) e e-mail do(s) autor(es), logo abaixo da(s) linha(s) dos autores. Colocar a numeração correspondente à cada autor, em sobrescrito, sem espaço e sem parênteses, antes do nome de cada Instituição. Colocar uma descrição de Instituição por linha. O e-mail do primeiro autor é obrigatório,

(5)

ISSN 0104-9224 (printed) ISSN 1980-6973 (on-line)

Resumo: Inicia-se com a palavra “Resumo” (sem aspas e só a primeira letra em maiúsculo) em negrito e

centalizada, fonte Times New Roman, tamanho 10 pts. Após um espaço simples, iniciar o texto do resumo em único parágrafo, sem recuo no início, fonte Times New Roman, em itálico, tamanho 10 pts. Alinhamento justificado e espaçamento de linha simples. Máximo de 200 palavras. Separação com uma linha em branco para a lista de palavras-chave.

Palavras-chave: representando o conteúdo do artigo, devem figurar antecedidas da expressão “Palavras-chave”

(sem aspas, em negrito e seguida por dois pontos), separadas entre sí por ponto e finalizadas também por ponto (NBR 6022/2003 da ABNT). Iniciar todas as palavras-chave por letra maiúscula. Máximo 5 palavras, simples ou compostas (por sugestão de especialistas em Documentação e Ciência da Informação, evitar colocar palavras já presentes no título, aumentando a abrangência da busca). Alinhamento pela esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 10 pts, em itálico. Deixar duas linhas branco.

Abstract iniciar com a palavra “Abstract” (sem aspas e só a primeira letra em maiúsculo) em negrito, fonte

Times New Roman, tamanho 10 pts, seguida por dois pontos. Na mesma linha, iniciar o texto do abstract em único parágrafo, fonte Times New Roman, sem negrito e em itálico, tamanho 10 pts. Alinhamento justificado e espaçamento de linha simples. Separação de um espaço para a lista de Key-words. Iniciar com a palavra “Key- words” (sem aspas e em negrito), seguido de dois pontos, e da lista das palavras-chave em inglês (mesmas regras para as palavras-chave). Alinhamento pela esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 10 pt, em itálico. Deixar dois espaços em branco para iniciar com o texto.

Títulos e sub-títulos de itens: Numerado de forma seqüencial, com no máximo um segundo nível de sub-itens,

separado do título/sub-título por um ponto e um espaço (por exemplo, 1. ou 1.1). A primeira letra de cada palavra sempre em maiúsculo (exceto artigos e preposições). Alinhamento pela esquerda. Fonte Times New Roman em negrito (bold), tamanho 10 pts. Separação entre o título e os textos anterior e posterior por uma linha em branco.

Equações: As equações deverão ser editadas usando-se os recursos existentes no editor de texto (p. ex. MS

Equation Editor) e numeradas consecutivamente (os números, sem o uso de palavras, deverão estar contidos entre parênteses e posicionados junto à margem direita). Usar Times New Roman (Symbol para caracteres gregos), tamanho 10pts. Separação com espaço simples entre a equação e o texto anterior e posterior à mesma. Deve-se evitar equações que ocupem mais do que a dois quintos da largura útil de uma página.

Tabelas: As tabelas deverão ser inseridas no texto, na posição que o autor considerar mais conveniente, e

numeradas seqüencialmente, de acordo com a ordem em que forem citadas no texto principal. Toda tabela deverá conter um título, posicionado sempre acima (antes) da tabela (sem espaço), com a descrição sucinta do seu conteúdo. Usar no título e conteúdo fonte Times New Roman (Symbol para caracteres gregos), tamanho 10pts. Os símbolos usados na mesma ou outras notas e esclarecimentos poderão vir logo abaixo da tabela, sem espaço, em itálico. Deve-se evitar tabelas com mais de 8 colunas (devem ocupar pouco menos do que a metade da largura útil de uma página). Separação com espaço simples entre o título/última linha da tabela ou das notas ou simbologias e o parágrafo anterior e posterior à tabela.

Figuras: Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) podem inserir as figuras no texto para facilitar o processo de

revisão, na posição que o autor considerar mais conveniente e numeradas seqüencialmente, de acordo com a ordem em que forem citadas no texto principal. Toda figura deverá conter um título, posicionado sempre abaixo da mesma (sem espaço), com a descrição sucinta do seu conteúdo (fonte Times New Roman e Symbol para caracteres gregos, tamanho 10pts). Separação com espaço simples entre a margem superior/título da figura e os parágrafos anterior e posterior à mesma. Os textos constantes das figuras (incluindo as identificações dos eixos nos gráficos e legendas) deverão ter um tamanho suficiente para que a figura seja legível após a redução para o tamanho final de publicação. Figuras correspondentes a macro ou micrografias deverão ter alta resolução (ao menos 600 dpi) e deverão conter uma escala (µm ou mm) para indicar o aumento da foto no canto inferior direito da mesma.

(6)

ISSN 0104-9224 (printed) ISSN 1980-6973 (on-line)

Lista de Referências Bibliográficas: As referências devem aparecer alinhadas à margem esquerda (sem recuo) e

de forma a se identificar individualmente cada documento referenciado no texto de acordo com a norma utilizada, por ordem alfabética (Exemplo: (Souza et. ol, 2005) ou (Oliveira e Takano, 2010 ) ou pela ordem em que aparecem no texto e neste caso são identificadas pelos mesmos números entre colchetes ([1], ..., [4], etc.). Alinhamento justificado, fonte Times New Roman, tamanho 10 pts, em espaço simples.

3. Seleção, Avaliação e Aprovação de Artigos para Publicação

Membros do corpo Editorial da Revista Soldagen & Inspeção analisarão todos os trabalhos submetidos, quanto a relevância do tema, originalidade, forma de apresentação de resultados, etc e emitirão parecer à redação da revista em formulário próprio, identificando o trabalho e com apenas uma das seguintes recomendações:

Trabalho não recomendado para publicação.

Trabalho recomendado para publicação com restrições. Trabalho recomendado para publicação.

Trabalho não recomendado para publicação: São trabalhos que não foram recomendados por pelo menos dois

membros do Conselho Editorial.Os autores serão devidamente avisados, quando for o caso.

Trabalho recomendado para publicação com restrições: São trabalhos aceitos para publicação condicionados a

alterações indicadas pelo Editor Associado, com base no parecer de pelo menos dois membros do Corpo Editorial. Os autores deverão avaliar as recomendações e enviar o artigo corrigido acompanhado de um arquivo adicional, com a listagem das mudanças feitas e, caso decida não realizar algumas das alterações deve incluir uma justificativa para cada sugestão não acatada. Na sequência o Editor Associado verifica as alterações realizadas e quando aprovado libera o artigo para publicação. Após a aprovação os autores deverão encaminhar as figuras em um arquivo separado juntamente com a Ficha de Direitos Autorais para continuar o processo de publicação.

Trabalho recomendado para publicação sem restrições: São trabalhos aceitos, e que serão inseridos em uma

lista para posterior publicação na revista, sem a necessidade de correções, revisões, etc. Um dos Editores Associado deve consolidar esta posição.

Referências

Documentos relacionados

Em geral, nos espectros Raman de CNTs, a posição da banda G tende a ser a mesma independentemente dos comprimentos de onda laser utilizados na realização dos testes, já que este

19, 20 e 21 de outubro: Mais uma vez a Associação das Cidades Históricas de Minas esteve presente na Feira das Américas - ABAV 2011, no Riocentro, no Rio de Janeiro, em parceria

Com isso pode se afirmar que mesmo reduzindo o teor de ligante das misturas, elas não perderam resistência a tração, o que demonstra que a cal é um fíler ativo, que

Pesquisadores relatam que ao ocluir com maior força sobre protetores bucais a ativação de músculos da cabeça e pescoço serviria para esta- bilizar a cabeça.. Porém, ainda não

No caso do vidrado polido, a fase vítrea do interior do que inicialmente eram as partículas de granilha, é lixiviado com o HCl, deixando um esqueleto de sílica (Fig. A fase vítrea,

As diretrizes serão desenvolvidas e di- vulgadas em conformidade com o Memorando de Entendimento, assinado em 2019 pela FAO e WUWM, e que visa desenvolver ações conjun- tas

Com a finalidade de ampliar essa incorporação do pensar em manutenção, e, portanto, a aceitação do “Pensar Manutenção”, temos desenvolvido trabalhos em parceria com

a) Pré-projeto de tese, que deverá ter entre 15 e 20 páginas, digitadas em espaço 1,5 e fonte Times New Roman, tamanho 12, contendo, minimamente: nome do/a candidato/a,