• Nenhum resultado encontrado

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 5396

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 5396"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Plantas daninhas em área cultivada com alface, sob diferentes adubos orgânicos

e cobertura do solo

Izabel Cristina Pereira Vaz Ferreira1; Thâmara Figueiredo Menezes Cavalcanti3; Altina Lacerda Nascimeto2; Alisson Vinicius de Araujo1; Leonardo David Tuffi Santos3; Cândido Alves da Costa3.

1Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Fitotecnia. Avenida P.H. Rolfs s/n, Centro, 36570-000 –

Viçosa-MG, Brasil.

2Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Programa de Pós–Graduação em Solos

e Nutrição de Plantas. Avenida Pádua Dias, 11, 13418–900, Piracicaba-SP, Brasil.

3Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Agrárias. Avenida Universitária, n° 1000, bairro

Universitário, 39404-006, Montes Claros-MG, Brasil.

izabelcpvf@yahoo.com.br; thamara_fmc@yahoo.com.br; altinalacerda@yahoo.com.br; viniciusnca@yahoo.com.br; candido-costa@ica.ufmg.br; ltuffi@ufmg.br.

RESUMO

O levantamento fitossociológico de plantas daninhas é o primeiro passo para se definir como será realizado o manejo da comunidade infestante. Assim, objetivou-se identificar e caracterizar as populações de plantas daninhas incidentes em áreas cultivadas com alface sob diferentes adubos orgânicos e cobertura morta do solo. Os adubos utilizados foram esterco de galinha de postura e esterco bovino e, para cobertura morta, usou-se capim napier e capim tifton. A espécie Commelina benghalensis foi a mais importante. A cobertura morta com capim tifton e napier e a adubação com esterco de galinha e bovino não alterou a dinâmica das comunidades infestantes nas áreas de cultivo de alface analisadas.

PALAVRAS-CHAVE: Lactuca sativa, Commelina benghalensis, levantamento fitossociológico. ABSTRACT

Weeds in the area cultivated with lettuce under different organic fertilizers and soil cover

The phytosociological survey of weeds is the first step to define as there will be the management of weeds. Thus, the objective was to identify and characterize the incidents weed populations in areas with lettuce grown under different organic fertilizers and mulch. The fertilizers used were manure in posture and cattle manure and mulch used to napier grass and Tifton. The species Commelina benghalensis was the most important in lettuce crops studied. Mulching with napier and tifton grass and fertilization with poultry manure and cattle manure did not change the dynamics of weed communities in the growing of lettuce analyzed.

Keywords: Lactuca sativa, Commelina benghalensis, phytosociological survey

O uso de adubo orgânico e cobertura morta têm sido realizado pelos agricultores orgânicos visando modificar o ambiente em prol do melhor desenvolvimento da cultura de interesse. A adubação orgânica, além de fornecer nutrientes para a cultura, modifica as propriedades físicas do solo, melhorando a agregação das partículas, a capacidade de retenção e infiltração de água e aeração (Silva et al., 1999).

Com a utilização de cobertura morta espera-se que o solo apresente uma menor amplitude térmica, menor evaporação de água, e, principalmente, que ocorra a redução da incidência de plantas daninhas (Oliveira, 2005). Conforme Buzatti (1999) a cobertura do solo pode influência a

(2)

germinação das sementes de plantas daninhas por meio dos seguintes fatores: físico, reduzindo a temperatura na superfície do solo; químico, pela liberação de substâncias aleloquímicas; e biológico, pela presença de microrganismos que podem diminuir a germinação das sementes.

O levantamento fitossociológico de plantas daninhas proporciona a comparação de populações de plantas daninhas em um determinado momento. Para que se consiga estabelecer o manejo adequado dessas plantas é necessário, a priori, identificar e caracterizar a população das espécies incidentes, considerando-se os parâmetros de frequência, densidade e abundância (Oliveira & Freitas, 2008). Após análise da comunidade infestante são, então, estabelecidas as práticas de controle das plantas daninhas.

Diante do exposto, objetivou-se identificar e caracterizar as populações de plantas daninhas incidentes em áreas cultivadas com alface, sob diferentes adubos orgânicos e cobertura morta do solo.

MATERIAL E MÉTODOS

O trabalho foi realizado durante os meses de maio e junho de 2010, em Montes Claros/MG, na área experimental da Universidade Federal de Minas Gerais (latitude 16º43'S, longitude 43º53'W e altitude 650 m), região de clima Aw (tropical de savana, inverno seco e verão chuvoso) pelo sistema Köppen.

Os canteiros, preparados mecanicamente por meio de uma encanteiradora, apresentaram 1,0 m de largura e 0,20 m de altura. Para adubação dos canteiros utilizou-se 12 t ha-1 de esterco de galinha de postura e 50 t ha-1 de esterco bovino e a cobertura morta de capim tifton (Cynodon spp.) e de capim napier (Pennisetum purpureum Schum), que foram espalhadas na superfície do solo no mesmo dia que se realizou o transplantio das mudas de alface. As sementes de Alface, cv. Regina, foram distribuídas em células de bandejas de isopor e as mudas transplantadas aos 20 dias após semeadura para os canteiros, obedecendo um espaçamento de 0,25 x 0,25 m. Os canteiros foram irrigados diariamente e não se efetuou o controle de plantas daninhas.

Os sistemas de cultivos foram distribuídos da seguinte forma: capim napier + esterco de ave; capim napier + esterco bovino; capim napier sem adução; capim tifton + esterco de galinha; capim tifton + esterco bovino; capim tifton sem adubação; adubação com esterco de galinha sem cobertura morta; adubação com esterco bovino sem cobertura morta e um canteiro sem adubação e sem cobertura morta. Cada sistema de cultivo foi manejado em uma área total de 3 m2, contendo 48 plantas de alface.

(3)

Realizaram-se os levantamentos das espécies presentes na comunidade infestante aos 15 e 40 dias após o transplante, respectivamente. Para isso amostrou-se em três pontos de cada sistema por meio de um quadro vazado, com área interna de 0,25 m2, as plantas infestantes de cada sistema. Para análise da estrutura das comunidades de plantas daninhas, efetuaram-se os seguintes cálculos fitossociológicos, sugeridos por Mueller-Dombois & Ellemberg (1974):

RESULTADOS E DISCUSSÃO

No primeiro levantamento da comunidade de plantas infestantes, realizada aos 15 dias após o transplante das mudas, foram contabilizadas 32 espécies em 13 famílias. No segundo levantamento, aos 40 dias após transplante da alface, identificou-se 30 espécies em 14 famílias. De acordo com Carmona (1995) o banco de sementes de plantas daninhas é maior nas áreas mais perturbadas, como normalmente são as áreas destinadas ao cultivo de olerícolas. Práticas baseadas na movimentação das camadas do solo aumentam a distribuição de plantas nas áreas de cultivo e no perfil do solo, permitindo que as sementes permaneçam próximas a superfície (Lacerda et al., 2005), o que favorece a germinação das mesmas (Ball, 1992). Verificou-se a predominância da classe dicotiledônea, em ambos levantamentos, em relação à monocotiledônea. Isso também foi observado por Reghin et al. (2002), em cultivos de alface.

Analisando os dados relativos ao primeiro levantamento percebe-se que, os canteiros que não receberam cobertura morta apresentaram os menores valores de IVI quando adubados com esterco de galinha (Figura 1). Enquanto os canteiros adubados com esterco bovino apresentaram menor IVI quando se aplicou como cobertura morta o capim napier (Figura 1). Nota-se também que o IVI foi influenciado pela menor abundância relativas das espécies nesses canteiros. Dentre os adubos orgânicos avaliados, os canteiros que receberam esterco de galinha e bovino apresentaram maior

(4)

IVI para a maioria das famílias identificadas, no primeiro levantamento, enquanto os canteiros sem adubação obtiveram menor IVI, devido à menor frequência relativa de algumas famílias (Figura 1). No segundo levantamento os canteiros que não receberam cobertura morta apresentaram menor IVI quando adubados com esterco de galinha. Assim como os canteiros que receberam capim napier tiveram menor IVI quando foram adubados com esterco bovino. Já a cobertura morta feita com capim tifton obteve menor IVI, em relação às demais coberturas, quando colocado em canteiro sem adubação (Figura 2). Este resultado foi, provavelmente, em função do teor de nutrientes do esterco de galinha e do esterco bovino, o que pode ter modificado o ambiente de competição para outras plantas daninhas em relação a trapoeraba (Commelina benghalensis). Em média o esterco bovino contém entre 1,8-3,7 de N; 0,9-2,3 de P2O5 e 0,7-3,0 de K2O, enquanto o esterco de galinha

normalmente possui entorno de 2,5-5,4 de N; 3,0-8,1 de P2O5 e 1,8-2,2 de K2O (Ribeiro et al. 1999).

Destaca-se a maior dominância da espécie C. benghalensis em todos os sistemas analisados. Onde esta planta daninha apresentou maior IVI, devido aos maiores valores de densidade relativa e abundância relativa comparada às demais espécies. Este resultado reflete a característica de dominância da trapoeraba frente às outras espécies. Conforme Rodrigues & Pitelli (1994) essa é uma espécie que além de produzir sementes nas partes aéreas e subterrâneas, também pode se propagar por rizoma. Essa característica facilita a permanência e disseminação da espécie por toda a área de cultivo, como pôde ser observado nos dados de abundância relativa deste trabalho (Figura 1 e 2). Segundo Tuffi Santos et al. (2004), essa grande eficiência reprodutiva é um dos aspectos que torna a espécie capaz de sobreviver em ambientes distintos.

Concluindo-se que a Commelina benghalensis é a espécie que estabelece maior competição com as plantas de alface nos cultivos estudados. E a cobertura morta realizada com capim tifton e napier e a adubação feita com esterco de galinha e esterco bovino não alterou a dinâmica das comunidades infestantes nas áreas de cultivo de alface.

AGRADECIMENTOS

À FAPEMIG pelo financiamento do trabalho e ao CNPq pela concessão das bolsas de doutorado.

REFERÊNCIAS

BALL DA. 1992. Weed seedbank response to tillage, herbicides, and crop rotation sequence. Weed Sciense 14:654-659.

BUZATTI WJS. 1999. Controle de plantas daninhas no sistema plantio direto na palha. In: PAULETTI V; SEGANFREDO R. Plantio direto: atualização tecnológica. São Paulo: Fundação

(5)

CARMONA R. 1995. Banco de sementes e estabelecimento de plantas daninhas em agroecossistemas. Planta Daninha 13:3-9.

LACERDA ALS; VICTORIA FILHO R; MENDONCA CG. 2005. Levantamento do banco de sementes em dois sistemas de manejo de solo irrigados por pivô central. Planta daninha 23:1-7 MUELLER-DOMBOIS D; ELLENBERG HA. 1974. Aims and methods of vegetation ecology. New York: Jonh Wiley.

OLIVEIRA FF. 2005. Influência da Cobertura morta com palha de leguminosas e gramíneas no desempenho de alface (Lactuca sativa) sob manejo orgânico. UFRR. 55p. (Dissertação de mestrado).

OLIVEIRA AR; FREITAS SP. 2008. Levantamento fitossociológico de plantas daninhas em área de produção de cana-de-açucar. Planta Daninha 26:33-46.

REGHIN MY; PURISSIMO C; FELTRIM AL; FOLTRAN MA. 2002. Produção de alface utilizando cobertura do solo e proteção das plantas. Scientia Agraria 3:69-77.

RIBEIRO AC; GUIMARÃES PTG; ALVAREZ VVH. (Ed.). 1999. Recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais. 5. aproximação. Viçosa, MG: Comissão de Fertilidade do Solo do Estado de Minas Gerais, 359 p.

RODRIGUES BN; PITELLI RA. 1994. Quebra de dormência em sementes de Commelina benghalensis. Planta Daninha 12:106-110.

SILVA NF; FERREIRA FA; FONTES PCR; SEDIYAMA MAN. 1999. Crescimento e estado nutricional de abóbora híbrida em função de adubação orgânica e mineral. Horticultura Brasileira 17:193-199.

TUFFI SANTOS, LD; MEIRA RMSA; SANTOS IC; FERREIRA FA. 2004 . Efeito do glyphosate sobre a morfoanatomia das folhas e do caule de Commelina diffusa e C. benghalensis. Planta daninha 22:101-107.

(6)
(7)

Figura 1: Frequência relativa (Frr), Densidade relativa (Der), Abundância relativa (Abr) e Índice de

Valor de Importância (IVI) das famílias de plantas daninhas infestantes em cultivos de alface, após 15 dias de transplante. (Relative frequency (Frr), Relative density (Der), Relative abundance (Abr) and Importance Value Index (IVI) of families of weeds in crops of lettuce, 15 days after transplantation). Montes Claros, MG, UFMG, 2010.

(8)
(9)

Figura 2: Frequência relativa (Frr), Densidade relativa (Der), Abundância relativa (Abr) e Índice de

Valor de Importância (IVI) das famílias de plantas daninhas infestantes em cultivos de alface, após 40 dias de transplante. (Relative frequency (Frr), Relative density (Der), Relative abundance (Abr) and Importance Value Index (IVI) of families of weeds in crops of lettuce, 40 days after transplantation). Montes Claros, MG, UFMG, 2010.

Referências

Documentos relacionados

[r]

Recomendam que as teorias usadas para explicar o jornalismo não se restrinjam a um único nível de análise e aconselham os métodos combinados, sempre que possível, no ensino

Em resposta ao proposto pelo representante do INMETRO, o apresentador, destaca que a ANPROTEC já vem estimulando essa troca e experiência com a utilização do mecanismo do

Com 55 gêneros e 1.611 espécies atualmente descritas, o grupo de formigas “Poneromorfas” corresponde globalmente às diferentes subfamílias que, juntas, representavam as

Dadas tais instabilidades nas classificações de Ectatommini e demais tribos de Ponerinae, Bol- ton (2003) desenvolveu um estudo morfológico abrangente e a dividiu em seis

Nos termos da lei só podem ser objecto de proprie- dade horizontal as fracções autónomas que, para além de constituírem «(...) unidades independentes, sejam distintas e isoladas

Para avaliar o método proposto em registros com diversos transitórios utilizou-se um registro de desligamento causado por defeito no disjuntor de interligação do

Assim, a coerção (diluída ou não) constitui a fronteira da dominação burguesa, se inserindo, inclusive nos momentos de predomínio consensual, como barreiras da ordem social,