• Nenhum resultado encontrado

Você pode não acreditar,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Você pode não acreditar,"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista Em Itaberaba

Congregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

No tempo de Deus

V

ocê pode não acredi-tar, mas amanhã já se-rá dia 1º de junho! Sim, estamos no meio do ano! Não se trata apenas de im-pressão de que o tempo es-tá correndo mais rápido; se-gundo algumas teorias cien-tífi cas, o dia, de fato, não tem mais 24 horas, embora consideremos como se ain-da tivesse.

Pois bem, seja por prova científi ca ou mera impressão, percebemos que as coi-sas estão acontecendo numa velocidade diferente. Mas será que estamos con-seguindo acompanhar? Pense em quantas coisas você se propôs a fazer no ano de 2015 e ainda nem começou.

E por que não conseguimos realizar tantas coisas no tempo que desejamos? A resposta talvez seja porque não é o tempo de Deus. Sabemos da importância de termos um planejamento e de tentarmos organizar nossas atividades e de-cidir os alvos que desejamos alcançar. Isso sempre deve estar dentro de uma previsão de tempo: queremos chegar a “determinado lugar” em “tal data”. Até aqui, nada de errado; devemos, sim, nos planejar e nos organizar. Mas será que nossa agenda está em sintonia com a agenda de Deus?

A onisciência é um dos atributos de Deus, ou seja, Ele sabe de todas as coisas. Isso diz respeito ao conhecimento das coisas e também à consciência dos fa-tos passados e futuros. Deus sabe o que vai acontecer no nosso futuro e, por isso, sabe o que é o melhor para nós. Vale destacar que isso não anula o li-vre-arbítrio. Entretanto, Deus sempre propõe para nós a Sua alternativa, que é sempre a melhor, e cabe a nós fazermos a nossa escolha. Essa escolha nos levará a fazer novas escolhas, e lá estará mais uma vez a alternativa de Deus. Por isso, muitas vezes as coisas não acontecem no nosso tempo porque ain-da não é o tempo de Deus e Ele sabe que aquela hora não é a ideal para nós. Mas como saber o tempo de Deus para as coisas? Deus nos deixa livres pa-ra fazermos nossas escolhas e elas vão conduzindo e determinando nossas vi-das. Quando desejamos alcançar um objetivo, seja em que área for da nossa vida, precisamos tomar providências e ter ações que nos levem a esse obje-tivo. Quando fazemos tudo ao nosso alcance e as coisas não acontecem,

(2)

não fluem, e o objetivo não é alcançado, podemos, sim, supor que ainda não é o tempo de Deus.

O que acontece muitas vezes é que, quando as coisas não dão certo, tentamos dar um “jeitinho”, que quase sempre está associado a algo que vai contra os pa-drões de Deus. Abrimos mão dos nossos valores, da nossa fé, da nossa saúde e até mesmo do nosso caráter para alcançarmos o que desejamos no tempo em que achamos melhor. Esse jeitinho, que pode parecer inofensivo em curto pra-zo, traz um grande prejuízo em longo prapra-zo, pois nos afasta da vontade de Deus e, por menor que seja essa distância, já é péssima, pois qualquer lugar que não seja o centro da vontade de Deus é lugar de morte, desesperança e escravidão. Nem sempre é fácil discernir a vontade e o tempo de Deus. Por isso, precisamos buscar intensamente intimidade com Aquele que sabe o que é o melhor para nós, hoje e daqui a 100 anos! Fique atento, pois, se você já fez tudo o que podia e

al-go ainda não aconteceu, isso pode significar que ainda não é o tempo de Deus. Espere e confie, que, na hora certa, na ho-ra d’Ele, as coisas vão acontecer.

Esperando em Deus,

Rev. Tiago Valentin

Vivemos segundo o tempo terreno, enquanto Deus vê sob a perspectiva eterna. Viver num mundo cujo tempo é cronometrado e

esperar pelo tempo de Deus é difícil.

Stormie Omartian, escritora norte-americana Reflexão

A minha graça te basta

“E [o Senhor] me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfei-çoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo” (2 Co 12:9).

Como cristãos, deve-mos lutar pela excelên-cia ao estabelecer nos-sos alvos e objetivos. Se não der certo, pelo me-nos teremos a convicção de ter feito o melhor que podíamos. No entanto, nosso desejo pela exce-lência pode nos levar a ultrapassar uma linha tênue e cair na armadilha do perfeccionismo.

Uma definição de perfeccionismo é “a constante sensação de que nunca se con-segue atingir o padrão desejado”. Se cairmos nessa armadilha, poderemos até passar para os outros uma ideia errada do que é cristianismo. Poderemos tam-bém prejudicar nosso relacionamento com as pessoas, porque elas não se sen-tem à vontade na presença de perfeccionistas, devido à maneira pela qual eles avaliam e julgam o comportamento alheio.

Cuidado com a armadilha do perfe ccionismo!

(3)

Por outro lado, os perfeccionistas não suportam ser criticados. Se erram no tra-balho, no jogo ou numa apresentação, ficam o restante do dia interpretando ne-gativamente os olhares e as palavras dos demais. Assim, o jogo, o trabalho e a participação em qualquer tarefa não são aguardados com alegre expectati-va, mas com medo de errar e não fazer melhor do que em atuações anteriores. Não podem relaxar nos fins de semana porque ali está o verdugo do perfeccio-nismo lembrando que têm de se preparar, porque, se não, a apresentação po-de ser incompleta.

Se você espera ir perfeito para o colégio, ficará sem estudar. Se quiser o empre-go perfeito, vai ter que viver do seguro-desempreempre-go. E, se quiser um par perfei-to, vai ser difícil se casar.

A pessoa com tendência ao perfeccionismo se torna presa fácil da opinião e ava-liação dos outros. Preocupa-se com o que outros vão dizer: “Vou perder minha posição no ranking de cantor, orador, professor etc.”. É a tirania do “você de-ve”, “você precisa”. É a agonia de estar sempre na ponta dos pés, se espichan-do, tentando alcançar e nada. Ah, se eu pudesse ler mais a Bíblia, orar mais! Ah, se eu fosse…

Muitos anos depois do encontro com Cristo, o apóstolo Paulo ainda lutava com suas raízes de farisaísmo e dizia: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja al-cançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás fi-cam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3:13-14)

O teólogo franciscano Brennan Manning, autor de “O Evangelho Maltrapilho”, di-zia: “Estar vivo é estar incompleto; estar incompleto é carecer de graça.” Somente por meio da graça podemos nos tornar mais semelhantes a Jesus.

Por José Maria Barbosa Silva, pastor adventista

O perfeccionismo se torna uma idolatria quando começamos a acreditar que a qualidade daquilo que fazemos

nos torna merecedores do louvor de Deus.

Staci Eastin, escritora norte-americana Meditação

O grande desafio do Mestre da Paciência

“Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração” (Tiago 5:8)

Numa pequena aldeia no interior de um grande e populoso país, vivia um mestre diferente dos de-mais. Ele mantinha uma pequena escola, onde ensinava uma das suas especialidades: a paci-ência. Era conhecido em todo o país como o

(4)

Mes-tre da Paciência, pois tinha a fama de conseguir derrotar qualquer adversário usando apenas essa sua virtude. Isso era motivo de muita curiosidade das pes-soas e, por isso, suas aulas estavam sempre cheias.

Um dia, um grupo de homens maldosos resolveu que iria desmascarar o mestre e tramou uma armadilha contra ele. Escolheram o mais malvado dentre eles, que foi incumbido de ir até o velho professor e destruir sua fama de mestre da paci-ência, usando todos os recursos que achasse necessários.

Numa das tardes em que o mestre estava ensinando uma de suas turmas, aque-le homem maldoso chegou até a porta gritando e dizendo toda sorte de palavras de baixo calão, com a intenção clara de desafiar o mestre.

O velho professor levantou-se calmamente, como de costume, e foi na direção do homem. Todos se levantaram para acompanhar o que o mestre faria. Mas ele chegou perto do outro e parou. Então o homem mau começou a insultá-lo, gri-tando muito e com muitas ofensas. Vendo que o mestre parecia não se sentir atingido, ele começou a jogar pedras na sua direção, enquanto cuspia, tentando acertá-lo, e o ofendia de todas as formas possíveis.

Várias e várias horas se passaram, os insultos continuaram, mas o velho profes-sor permaneceu inalterado, sem esboçar qualquer reação. No final da tarde, o homem que ofendia o mestre, sentindo-se humilhado e bastante cansado, parou com os insultos e as tentativas de violência e retirou-se cabisbaixo.

Impressionados com tudo que presenciaram, os alunos dirigiram-se ao mestre e lhe perguntaram:

– Como o senhor pôde aguentar tamanha provocação? Aquele homem o humi-lhou, xingou, feriu sua dignidade e também agiu com violência contra o senhor! Depois de pensar por alguns segundos, o velho professor respondeu:

– Alunos, quando alguém lhes traz um presente e vocês não o aceitam, esse presente pertence a quem?

– À pessoa que mandou entregá-lo, mestre!

– Assim também acontece com a inveja, com a cobiça, com a raiva, com os in-sultos e com toda e qualquer coisa negativa que as pessoas tentem nos entre-gar, seja com violência ou não. Quando essas coisas não são aceitas, permane-cem pertencendo a quem as carregava consigo. Aquele homem tentou por toda a tarde me entregar ódio, raiva, ira, insultos e violência, mas eu não os recebi e, portanto, ele teve de levá-los de volta!

Assim, os alunos viram na prática mais uma aula do Mestre da Paciência, que con-seguiu vencer uma nova batalha apenas colocando em prática sua maior qualidade.

Fonte: Esboçando Ideias

Avisos

Culto de Oração

Toda a igreja está convidada para esse tempo precioso de intercessão, louvor, ministração e comunhão.

Quando: 6 de junho de 2015 (sábado), às 19h30; Local: Igreja Metodista em Itaberaba;

(5)

Formação em Enfrentamento da Violência contra a Mulher

Como parte do projeto de implantação da Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência, a Igreja Metodista em Itaberaba e a Koinonia-Presença Ecumênica e Serviço oferecerão o curso de formação de agentes para atendimento das mu-lheres vítimas de violência. Todas as pessoas interessadas poderão participar. Quando: 20 de junho de 2015 (sábado), das 9h00 às 17h00;

Local: Igreja Metodista em Itaberaba;

Inscrições: Pelo e-mail fabiomartelozzo@gmail.com.

Aniversariantes

3/6 Eduardo de Barros Silveira;

6/6 Eric Vinícius Amaral Ferreira e Isabella Dias de Souza.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermida-des e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde do Carlos (irmão do Márcio), da Célia, da D. Celina Fonseca (tia da Márcia Lilian), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, da d. Ele-nice (irmã da d. Neusa), do Enemezio (irmão da Ed-na), da d. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do sr. Jar-bas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), do Leonardo (amigo da Beth Estrozi), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Mônica (pro-fessora da Flávia Gonçalves), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosi-meire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José) e do Wanderlei;

Pela Clínica Neemias e pelo tratamento do Leandro;

Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região. Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

(6)

www.metodistaitaberaba.com.br www.facebook.com/ igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853

Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas:

Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira R. Mestras Pias Fillipini, 161

São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin

tivalentin@hotmail.com

Pastora: Laura Valentin

lauraprfcosta@hotmail.com

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves

Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin

Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00) Tarde de Oração (16h30) Novidade de Vida (20h00) Encontros dos PGs Encontros dos Pgs Culto de Libertação (20h00) Reun. de Oração (22h30) Encontros dos Pgs Or. e Intercessão (8h15) Escola Dominical (9h00) Culto solene (19h00) HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12hLaura - Tiago e Laura9h Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura Tiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura13h30 – 17h 13h30 – 17hTiago Tiago e Laura14h - 17h -Noite Tiago e Laura20h Tiago20h Tiago20h Tiago e Laura20h Tiago19h Tiago e Laura19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www. metodistaitaberaba. com. br ou

www.livestream.com/metodistaitaberaba

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (31/5) PRÓX. DOMINGO (7/6) FECHAMENTO DA IGREJA Zé Fenner Weslley GUARDADOR DO CARROS Tiago Cleuton INTERCESSÃO Roberto/Salete Manoel/Marilene MINISTÉRIO INFANTIL Angélica/Carol/Rosa Carol/Mariana/Silvana LOUVOR Geração Nova Aliança OPERADOR DE SOM Tiago Álvaro OPERADORA DO DATASHOW Bia Bel OPERADOR DE CAMERA Almir Guto DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Emerson Pra. Laura/Sem. Lucas PREGADOR Sem. Lucas Pra. Laura

Referências

Documentos relacionados

A cor para as amostras F4 e F5 foi avaliada como mais clara que F2, F3 e F1, confirmando a influência da polpa de banana verde nas características das emulsões, já que

- Se somente o município figura como devedor no título executivo judicial, não pode o ex-prefeito, que não participou do processo de conhecimento, ser parte na execução, não

A vítima de assédio sexual também pode denunciar o ofensor imediatamente, procurando um policial militar mais próximo ou a segurança do local - caso esteja em um ambiente privado ou

O profeta que se dispôs para fugir da presença do Senhor, agora, encurralado por Deus, depois de três dias e três noites no ventre do grande peixe, se entrega a

O homem jamais poderá governar sozinho uma nação, pois toda autoridade é instituída por Deus e todo governo precisa obedecer a quem o instituiu para aquele cargo.. Davi

Conheço o macho muito bem para comprar a leveza e o sorriso, não quando meus próprios sentidos imortais me deixam ver o peso por trás de seu olhar, não importa a que

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas

A ira de Deus se revela contra os nossos pecados, e a Sua perfeita justiça exige a nossa condenação eterna, mas a misericórdia e longanimidade de Deus também