• Nenhum resultado encontrado

Manual do Aluno do 2º Ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Aluno do 2º Ano"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Manual do Aluno do

(2)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 2º Ano

1

Superintendência das Atividades dos Educadores da

SEICHO-NO-IE DO BRASIL

DOS VALORES DA SEICHO-NO-IE

AS SETE DECLARAÇÕES ILUMINADORAS DA SEICHO-NO-IE

1. Declaramos transcender todo sectarismo religioso e, reverenciando a Vida, viver em fiel obediência à Lei da Vida. 2. Acreditamos que a lei da manifestação da Vida é o caminho do progredir infinito e acreditamos, também, que é imortal a Vida que se alojada em cada indivíduo. .

3. Estudamos e publicamos a Lei da Criação da Vida para que a humanidade possa seguir o verdadeiro caminho do progredir infinito.

4. Acreditamos que o amor é o alimento da Vida e que a oração, as palavras de amor e o elogio constituem o poder criador da palavra que concretiza o amor.

MISSÃO

Baseados no correto uso do poder da palavra, organizar movimentos educacionais que propaguem o princípio de que todo homem é filho de Deus e possui em seu interior potencialidade infinita, para construir na face da Terra laços de amor mútuo e cooperação.

VISÃO

Ser referência no setor educacional brasileiro, por meio de Propostas Pedagógicas que contribuam para a formação de uma cultura de respeito às múltiplas manifestações da Vida de Deus no planeta Terra e para a consolidação da paz ativa entre os povos.

Manual do Aluno do

(3)

2

5. Acreditamos que, como de filhos de Deus, possuímos, em nosso interior a possibilidade infinita e podemos atingir o estado de absoluta liberdade com o uso controlado do poder da palavra. .

6. Para melhorarmos o destino da humanidade, mediante o poder criador das boas palavras, divulgamos a doutrina em livros, publicações,

seminários, conferências, transmissões em rádio e TV e outros meios culturais.

.

7. Baseados na correta filosofia da vida, no correto modus vivendi e no correto modo de educar, organizamos movimentos concretos que dominam doenças e todas as demais formas de sofrimento humano, para construir, na face da Terra o Reino do Céu de amor mútuo e cooperação.

REVELAÇÃO DIVINA DA MÃE QUE EDUCA O FILHO

“Muitas mães se preocupam demasiadamente com seus filhos, e consequentemente lhes transmitem vibrações mentais negativas, prejudicando-lhes a saúde e o destino. Algumas mães são tão apreensivas que não conseguem deixar seus filhos fora do alcance de sua vista, mesmo por um momento. Elas imaginam cenas em que seus filhos estão tropeçando e caindo, sendo atropelados por um automóvel, afogando-se no mar, etc. Por que não podem proceder de outra maneira? Elas se inquietam dessa maneira porque consideram suas crianças como filhos dos homens em vez de considerá-los filhos de Deus. Os filhos de Deus são criados por Deus, e os filhos dos homens são criados pelo homem. Quem pensa que seus filhos são filhos dos homens terá de viver preocupado a vida toda para criá-los. Porém, quem os considera filhos de Deus respeita-os e cuida deles com zelo, mas sem preocupação alguma, pois sabe que Deus os está protegendo. Se alguém pensa que pode manter seus filhos vivos por meio de sua força humana, tente ficar velando por eles dia e noite sem dormir. Certamente não o conseguirá. É a força de Deus que faz as crianças viverem, mesmo enquanto os pais dormem”.

(4)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 2º Ano

3

OS QUATRO PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA EDUCAÇÃO DA VIDA

1. Conscientizar a Verdade única: o homem é filho de Deus. Isso significa ter o correto conhecimento da natureza verdadeira do ser humano.

2. Persistir no método de educar contemplando e essência divina do ser humano. Segundo esse método, manifesta-se aquilo que contemplamos e, contemplar a essência divina do ser humano, é despertá-lo para a Verdade de que o mundo tridimensional é manifestação da mente.

3. Viver acreditando que existem somente Deus e o bem. O fenômeno é apenas manifestação; parece existir, mas não é existência verdadeira; o mal parece existir mas não é existência verdadeira.

4. Conscientizar o “agora eterno” que transcende o tempo fenomênico. O agora é tudo, não existe outro momento senão o agora.

Kanuma Keiyo, Educação do Filho de Deus, vol. 1, p. 91 - 8ª edição, 200

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Lembramos que o CEEV é um curso livre, que não prepara o aluno para exame para preletores. Portanto, aqueles que se formarem no CEEV e que não sejam preletores ou líderes da Iluminação não estão autorizados a fazer palestra em nome da SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

MUITO OBRIGADO!

(5)

4

CONTEÚDO:

PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DA

“EDUCAÇÃO DA VIDA”

Carga horária: 7 encontros de 80 minutos e 1 encontro de 30 minutos (avaliação)

Ementa da disciplina: Neste ano trabalharemos com os livros do professor Keiyo Kanuma: Educação do Filho de Deus volumes 1 e 2, abordando os aspectos da orientação pessoal. O estudo deverá proporcionar aos cursistas o entendimento de diferentes modos de orientar os pais individualmente ou nas reuniões na escola.

No primeiro encontro o orientador deve utilizar o livro “Comande sua vida com o poder da mente”, Masaharu Taniguchi capítulos 1 e 2, com o propósito de fazer com que os alunos compreendam que a “ação criadora da mente humana e a ação criadora da mente universal não são fatos distintos, mas interligados em sua essência”. ..

Conteúdo:

O conteúdo está baseado no  LivroComande sua vida com o poder da mente:

capítulos 1 e 2, Masaharu Taniguchi

Diário de aprendizagem: Neste ano iremos incluir o “Diário de aprendizagem” para que ocorra uma integração com as três disciplinas: Projetos, Educação da Vida e Doutrina. .

ATENÇÃO: O mesmo será utilizado pelo aluno na última aula de cada encontro. Sendo assim, o encontro nunca deverá terminar com a mesma disciplina, ou seja, haverá um “rodízio” entre as disciplinas: projetos, Educação da Vida e Doutrina.

(6)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 2º Ano

5

2º ao 7º Encontro:

 Livro:

Educação do Filho de Deus vol.1

Antes de abordar o conteúdo propriamente dito observamos, nos livros Educação do Filho de Deus volumes 1 e 2, que o professor Keiyo Kanuma inicia cada capítulo com perguntas. Trata-se de uma metodologia importante para se trabalhar, pois a partir das respostas dadas podemos entender os conceitos e preconceitos dos pais e fazê-los refletir acerca dos mesmos. Shinsokan

Conteúdo:

1.COMO VISUALIZAR A CRIANÇA

 Qual é momento certo para educar? Agora, neste momento, você já está educando. Como? Eis o segredo da mente humana. (pg. 22)

 A educação tem início quando a mente dos pais e a do filho se influenciam mutuamente. Educação é essa intercomunicação entre as mentes. (pg. 22)

 A dualidade da mente. Analisando o mecanismo da mente, percebemos que existe uma dualidade. (pg. 26)

 Os pontos básicos de minha nova visão (“Educação da Vida”) são os seguintes:

1. O comportamento da criança não corresponde exatamente ao que estamos presenciando.

2. Comportamento é fenômeno. Todo fenômeno é mera manifestação.

3. Fenômeno é símbolo, isto é, a mente procura manifestar, por meio de símbolos, os pensamentos nela contidos. * Ler o  Livro: “Diário do Relógio de Sol, professor Masanobu Taniguchi, das páginas 40 a 83. .

(7)

6

Prática do mês:

(1) O professor Keiyo Kanuma sugere uma série de atividades práticas com a finalidade vivenciarmos o que foi exposto no primeiro capítulo, ou seja, “Como visualizar a criança”. Sugerimos que nossos alunos se reúnam em grupos e preparem atividades práticas com o mesmo propósito. 2. EDUCAR COM DISCIPLINA

 Reflitamos, primeiramente, sobre a finalidade da disciplina. (pg. 61/62)

 A finalidade de disciplinar o educando é fazer com que leve uma vida organizada e manifeste amor às pessoas. (pg. 61/62)

 Precisamos compreender claramente que um hábito não se forma repentinamente; na verdade, é consequência de aprendizado e práticas anteriores. (pg. 62) .

Prática do mês:

(1) Estudo sobre a educação na primeira infância. Fazer um levantamento dos seguintes aspectos baseando-se no livro “Guia da Educação no Lar” de autoria do professor Masaharu Taniguchi:

1. A educação pré-natal. 2. O choro.

3. Orientação sobre o aleitamento materno. 4. Orientação sobre as refeições.

5. Orientação sobre o hábito de urinar. 6. Como cultivar a harmonia entre irmãos.

7. A mente dos pais se manifesta nos filhos. . (2) O professor Keiyo Kanuma sugere uma série de atividades práticas com a finalidade vivenciarmos o que foi exposto no primeiro capítulo, ou seja, “Como visualizar a criança”. Sugerimos que nossos alunos reúnam-se em grupos e preparem atividades práticas com o mesmo propósito.

3. A CRIANÇA E OS ESTUDOS

 Fala-se muito em estudar, mas por que se estuda? Para que servem os estudos?

 Qual é o segredo para se criar um filho estudioso?

 Como proceder para descobrir e desenvolver o talento da criança?

 Como uma criança de tenra idade estuda? (pg. 89)

 A “Educação da Vida” não procura resolver os problemas partindo de ramificações, mas começando pela raiz.(pg.90)

(8)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 2º Ano

7

Prática do mês:

(1) O professor Keiyo Kanuma sugere uma série de atividades práticas com a finalidade vivenciarmos o que foi exposto no capítulo, “A criança e os estudos”. Sugerimos que nossos alunos reúnam-se em grupos e preparem atividades práticas com o mesmo propósito.

4. EDUCAÇÃO QUE LIBERTA O EDUCANDO E DESPERTA SUA POTENCIALIDADE

 Neste capítulo, analisaremos o relato de experiência que está na página 160 do livro Educação do Filho de Deus, volume 1. Sabemos que ao libertar o educando naturalmente suas potencialidades se evidenciam. O estudo do relato se justifica pelo fato de analisarmos quais são os tipos de “amarras mentais” que ainda possuímos e como o universo se move para nos orientar, providenciando diversas experiências com a finalidade de mudarmos nossa postura.

Livro: EDUCAÇÃO DO FILHO DE DEUS, vol. II

5. COMO ORIENTAR UMA CRIANÇA TALENTOSA E UMA CRIANÇA PROBLEMÁTICA

 Quando uma criança começa a apresentar algum problema sério - como, por exemplo, rebeldia, cleptomania, aversão ao estudo –, o que você pensa, como tenta solucioná-lo? Como devemos interpretar esse problema do ponto de vista da Educação da Vida?

 A Educação da Vida ensina que devemos, antes de tudo, distinguir a Imagem Verdadeira do aspecto fenomênico. O que é, afinal, Imagem Verdadeira?

 • Mesmo que uma criança esteja manifestando aspecto problemático, a Educação da Vida ensina que não existe criança problemática, que esse aspecto negativo é apenas sombra da mente. O que significa a expressão “sombra”, neste caso? .

Prática do mês:

(1) O professor Keiyo Kanuma sugere uma série de atividades práticas com a finalidade de vivenciarmos o que foi exposto no capítulo, ou seja, “Como orientar uma criança talentosa e uma criança problemática”. Sugerimos que nossos alunos reúnam-se em grupos e preparem atividades práticas com o mesmo propósito. .

(9)

8

6. O DESEJO DOS PAIS E O DOS FILHOS

 Há algumas leis mentais para a concretização dos desejos. Enumere algumas delas.

 O que fazer para descobrir o verdadeiro desejo que vem do funda da alma?

 Como você veio concretizando os seus desejos até agora?

 O que fazer quando os desejos do pai, da mãe e do filho não estão em consonância? .

Prática do mês:

(1) O professor Keiyo Kanuma sugere uma série de atividades práticas com a finalidade vivenciarmos o que foi exposto no capítulo, “O desejo dos pais e o do filho”. Sugerimos que nossos alunos reúnam-se em grupos e preparem atividades práticas com o mesmo propósito.

8º ENCONTRO

AVALIAÇÃO FINAL (30´)

PRINCÍPIOS FILOSÓFICO-

DOUTRINÁRIOS DA SEICHO-NO-

Disciplina: Verdade Vertical e Verdade horizontal Objetivos:

Esta disciplina visa a sistematizar e aprofundar o estudo sobre os princípios fundamentais do ensinamento da Seicho-No-Ie, tendo como focos:

 A visão da Vida,

 Relação entre Deus e o homem,

 Visão de mundo,

 O modo de viver

 Modo de educar.

Estes pontos formam os alicerces para a construção do chamado “Reino dos Céus na Terra”, conforme a sétima das chamadas Declarações Iluminadoras da Seicho-No-Ie. Com isso, o estudo do presente tema tem como objetivos possibilitar uma reflexão sobre a ética, segundo a Seicho-No-Ie. Visa, também, ao aprimoramento da prática da Educação da Vida, no que se refere ao planejamento e a aplicação de ações, para a criação de

(10)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 2º Ano

9

alternativas para atuar em situações concretas e na avaliação da aplicação com base nestes princípios.

1º ENCONTRO

TEMA: APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA VERDADE VERTICAL E

VERDADE HORIZONTAL

Conteúdo:

1) INTRODUCÃO – APRESENTAÇÃO DO TEMA E OBJETIVOS DA AULA 2)A VERDADE VERTICLA E HORIZONTAL:

A) Atividade em grupo - fazer divisão em grupos para os alunos discutirem a respeito das perguntas abaixo:

 O que você sabe sobre Verdade Vertical?

 O que você sabe sobre Verdade Horizontal?

 Quais as implicações deste conhecimento? .

B) Exposição dos grupos

C) O tema apresentado pelo Mestre Masaharu Taniguchi Livro: A Verdade da Vida vol. 17 – página 87 e prefácio

3) SOBRE OS ELEMENTOS CENTRAIS E PERIFERICOS DA VERDADE

Explicar que o estudo da Verdade e os ensinamentos devem sempre observar quais os elementos centrais e periféricos. Quando um texto ou trecho de texto ou palestra é utilizado e interpretado sem se levar em conta os seus contextos, isso pode levar a uma compreensão limitada, e até equivocada. Desses equívocos surge o chamado “fundamentalismo”.

Por contexto, devemos considerar:

O contexto dentro do texto – levar em consideração o que se vem escrito antes e depois, para entender a sequência de raciocínio que levou a uma determinada colocação.

O contexto histórico, social, socioeconômico e cultural – são os contextos de lugar, época e pessoa que influenciam o estilo, a forma e as palavras colocadas em um texto ou palestra.

(11)

10

Contexto literário – O texto pode ser uma palestra, uma conversa coloquial, o que muda é a forma das colocações. Mais ainda, pode ser um texto cientifico filosófico ou ficção. Exemplo: A Verdade da Vida vol. 31 é uma ficção, conforme o seu autor, e deve ser lido como tal e não como um documento com dados históricos.

Livro:

Obs.: O item 3 pode ser estudado na aula subsequente quando não houver tempo.

Preparação para a próxima aula:

Pedir para os alunos lerem o livro A Verdade da Vida vol. 20 cap.

2º ENCONTRO

TEMA: A VERDADE VERTICAL: CONSCIENTIZAÇÃO CENTRAL E

FILOSOFIA DA EXISTÊNCIA ÚNICA DA IMAGEM VERDADEIRA

(YUISHIN JISSO RON)

Conteúdo:

1) HOMEM FILHO DE DEUS – CONSCIENTIZAÇÃO CENTRAL DA SEICHO-NO-IE Livro: A Verdade da Vida vol. 5, cap. 1, primeiro tópico. .

2) HISTORICO SOBRE O DESPERTAR PARA A IMAGEM VERDADEIRA – a Seicho-No-Ie só surge com a revelação “Só existe a Imagem Verdadeira”. Anteriormente o Mestre já havia compreendido a Verdade Horizontal

Livro: A Verdade da Vida vol. 20, cap. 1, primeiro tópico. .

3) FILOSOFIA DA EXISTÊNCIA ÚNICA DA IMAGEM VERDADEIRA (YUISHIN JISSO RON)

Livro: Descoberta e Conscientização da Verdadeira Natureza Humana pg. 98 a 107

Preparação para a próxima aula:

Pedir para os alunos lerem o livro A Verdade da Vida vol. 1 – Interpretação da 1ª Declaração Iluminadora, pgs. 27 e 28

Leitura complementar: Mistérios da Vida cap. 1 .

3º ENCONTRO

TEMA: A VERDADE VERTICAL-CONSIDERAÇÕES SOBRE A VIDA

Conteúdo:

(12)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 2º Ano

11

Livro: A Verdade da Vida vol. 1 – Interpretação da 1ª Declaração Iluminadora, pgs. 27 e 28 .

2) EXISTÊNCIA ÚNICA DA IMAGEM VERDADEIRA É EXISTENCIA ÚNICA DA VIDA Livro: Mistérios da Vida cap. 1

Preparação para a próxima aula:

Pedir para os alunos lerem o livro A Verdade em Orações - Oração para manifestar o ilimitado no limitado – pg. 107

4º ENCONTRO

TEMA: O FENÔMENO SOB A ÓTICA DA IMAGEM VERDADEIRA.

PORQUE É IMPORTANTE ENTENDER A VERDADE HORIZONTAL?

Conteúdo:

1)O SIGNIFICADO DA VIDA FENOMÊNICA –POR QUE A VIDA CRIA O FENÔMENO?

O objetivo é compreender o fenômeno não como algo negativo, mas como um lugar de expressão da Grande Vida. Logo a vida fenomênica (material e espiritual) deve ser vivida com alegria e entusiasmo e não com atitude negativista. A vida fenomênica como arte da Vida.

Livro: A Verdade vol. 10 – Imagem Verdadeira - pg 174 .

2)Leitura e estudo da Verdade em Orações - Oração para Manifestar o ilimitado no limitado-Pg 107

3)A Verdade Vertical E Horizontal- A Importância Da Compreensão Da Imagem Verdadeira (Verdade Vertical) E Dos Princípios Para A Sua EXPRESSÃO (VERDADE VERTICAL)

Livro: A Verdade volume suplementar – Cap. 8 Preparação para a próxima aula:

(13)

12

5º ENCONTRO

TEMA: A VERDADE VERTICAL E HORIZONTAL; VIVER SEGUNDO OS

PRINCÍPIOS DO RELÓGIO DE SOL

Conteúdo:

1)FORMAR GRUPOS OU ESCOLHER ALUNOS PARA A EXPOSIÇÃO DA SEGUINTE AULA:

Tema da aula seguinte: Leis mentais – as leis para a expressão da Vida

 Grupo/tema 1 – Lei mental – Causa e efeito

 Grupo/tema 2 – Lei mental – Semelhantes se atraem

 Grupo/tema 3 – O poder da palavra

 Grupo/tema 4 – A estrutura da mente

Fornecer a bibliografia que consta no Módulo 1 dos Módulos de Estudos da Seicho-No-Ie

Os grupos/expositores devem usar recursos visuais como cartazes ou power point

2) A VERDADE VERTICAL E HORIZONTAL- A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO DA IMAGEM VERDADEIRA (VERDADE VERITICAL) E DOS PRICÍPIOS PARA A SUA EXPRESSÃO (VERDADE HORIZONTAL)

Livros: A Verdade da Vida vol. 36 pgs. 17 a 29

Descoberta e Conscientização da Verdadeira Natureza Humana pg. 133 a 141

3) VIVENDO A VERDADE VERTICAL E HORIZONTAL NA PRÁTICA –PRINCÍPIO DO RELÓGIO DO SOL.

Livro: O Princípio do Relógio de Sol – O orientador deve solicitar para que os alunos tirem duvidas da leitura.

6º ENCONTRO

TEMA: LEIS MENTAIS – AS LEIS PARA A EXPRESSÃO DA VIDA

Conteúdo:

1) FORMAR GRUPOS OU ESCOLHER ALUNOS PARA A EXPOSIÇÃO DA SEGUINTE AULA:

 Tema da aula seguinte: Encobrimentos da Natureza Divina – O Pecado sob a ótica da Verdade Vertical e Horizontal

(14)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 2º Ano

13

 Grupo/tema 2 – Segundo encobrimento

 Grupo/tema 3 – Terceiro encobrimento

 Grupo/tema 4 – Quarto encobrimento Livro texto: A Verdade da Vida vol. 13

Os grupos/expositores devem usar recursos visuais como cartazes ou power point

2) EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS –MINI CONGRESSO: LEIS MENTAIS –AS LEIS PARA A EXPRESSÃO DA VIDA

 Conforme os temas preparados pelos alunos

Livro: Módulos de Estudos da Seicho-No-Ie – módulo 1.

7º ENCONTRO

TEMA: ENCOBRIMENTOS DA NATUREZA DIVINA – O PECADO SOB A

ÓTICA DA VERDADE HORIZONTAL

Conteúdo:

1) EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS –MINI CONGRESSO: ENCOBRIMENTOS DA NATUREZA DIVINA-O PECADO SOB A ÓTICA DA VERDADE HORIZONTAL

Livro: A Verdade da Vida vol. 13

8º ENCONTRO

TEMA: A AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA COM DURAÇÃO DE

30´(TRINTA MINUTOS)

O restante do tempo será utilizado para apresentação das memorias e outras produções.

Conteúdo:

MONTAGEM DE UM MAPA MENTAL EM GRUPO SOBRE O TEMA A VERDADE VERTICAL E A VERDADE HORIZONTAL, APRESENTAÇÃO EM FORMA DE CARTAZES.

OS ALUNOS MONTARÃO CARTAZES QUE SERÃO AFIXADOS PARA QUE OS DEMAIS POSSAM VER E OPINAR.

Exemplos de mapas mentais:

http://www97.intel.com/en/ThinkingTools/SeeingReason/ProjectExamples/Proj ectIdeas/

(15)

14

PROJETOS E PRODUÇÃO EM

“EDUCAÇÃO DA VIDA”

Carga horária: 8 encontros de 80 minutos. EMENTA

O que é pesquisa? Estudo e pesquisa das práticas da Educação da Vida: levantamento bibliográfico na literatura da Seicho-No-Ie, observando as práticas aplicadas na vida pessoal e na escola. O que é projeto? Levantamento de propostas de projetos pessoais, no ambiente familiar e nas instituições escolares. Levantamento das necessidades. Estudos sobre os itens básicos do projeto. Estudo dos procedimentos metodológicos - instrumentos de coleta de dados que serão aplicados. Redação do projeto de pesquisa em Educação da Vida. Acompanhamento da aplicação do projeto em ambiente já definido: prática baseada nos princípios da Ed. da Vida e aplicação dos instrumentos de coleta de dados.

OBJETIVOS Geral

 Reconhecer a Educação da Vida como elemento potencial de transformação do educador;

 Identificar oportunidades para atuar, na vida familiar e em sala de aula, com as práticas da Ed. da Vida;

 Promover o levantamento de necessidades no ambiente já definido: pessoal, familiar ou em uma instituição escolar para uma intervenção fundamentada nos princípios da Ed. Da Vida;

 Incentivar o desenvolvimento de projetos da Educação da Vida nas

instituições escolares;.

CONTATOS:

SUPERINTENDÊNCIA DAS ATIVIDADES DOS EDUCADORES DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Av.: Eng.º. Armando de Arruda Pereira, 1266-Jabaquara 04308-900 – São Paulo – SP.

Telefones: (11)5014-2237 / 5014-2253 / 5014-2281 Endereço eletrônico: educadores@sni.org.br Site: www.sni.org.br/educadores

facebook.com/educadores.sni

Referências

Documentos relacionados

Portanto, a informação genética constitui-se em uma causa suficiente para determinar sobrepeso e obesidade, mas, não sempre necessária, sendo possível reduzir-se a

pontos de transferências modais mais estratégicos e mais importantes. Uma análise que se pretende útil para o planejamento de investimentos ou medidas de controle para mitigar a

Verificar a efetividade da técnica do clareamento dentário caseiro com peróxido de carbamida a 10% através da avaliação da alteração da cor determinada pela comparação com

Este era um estágio para o qual tinha grandes expetativas, não só pelo interesse que desenvolvi ao longo do curso pelas especialidades cirúrgicas por onde

Super identificou e definiu construtos e a respectiva interacção no desenvolvimento da carreira e no processo de tomada de decisão, usando uma série de hipóteses: o trabalho não

To characterize surface’s stiffness and its behaviour for distinct vacuum levels, force vs displacement trials, where a known indenter was pressed against a defined spot

Entendemos, assim, que é oportuna a ideia de institucionalizar, também do Brasil, a figura do paralegal, permitindo a milhares de bacharéis em Direito aperfeiçoar seus

Diante do exposto, esta pesquisa visa investigar de que forma competências requeridas dos aprendizes na atualidade podem ser exploradas no ensino médio no processo de