• Nenhum resultado encontrado

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTOÉ VIDA www.cristoevida.com

As confissões doutrinárias da Reforma, tais como a de Westminster (1647), de Savoy (1658) e a confissão Batista de Londres (1689) afirmam, com relação

às Escrituras, que:

“O Antigo Testamento em hebraico (que, nos tempos antigos, foi a língua materna do povo de Deus) e o Novo Testamento em grego (que, no tempo em que foi escrito, era a língua mais conhecida entre as nações), sendo imediatamente inspirados por Deus e por seu singular cuidado e providência, mantiveram-se puros em todas as eras e, portanto, autênticos... (CFW 1:8)”. A Sociedade concorda integralmente com esse pensamento, crendo que isto resume, com precisão, a seguinte doutrina:

Somente as Sagradas Escrituras, auto-interpretantes, são competentes para definirem-se a si próprias. O testemunho das Escrituras sobre si mesmas pode ser resumido brevemente nas seguintes proposições: 1- A Bíblia é a revelação escrita de Deus para a humanidade (Êxodo 24.3,4; Salmo 119.140; Mateus 4.4).

ANO XXIII - Nº 863 • FortaLeZa, 13 DenoVeMBro De 2011

As confissões doutrinárias da Reforma, tais como a de Westminster (1647), de Savoy (1658) e a confissão Batista de Londres (1689) afirmam, com relação

às Escrituras, que:

(2)

 

2 - Através do processo de inspiração (que significa ser “soprado por Deus”), um poder sobrenatural foi exercido pelo Espírito Santo sobre certos homens escolhidos, governando-os e dirigindo-os para escreverem as próprias Palavras de Deus, sem qualquer contaminação de erro (1 Coríntios 2.13, 2 Timóteo 3.16,17; 2 Pedro 1.21). Isso não significa negar que cada um dos escritores bíblicos tivesse um estilo e vocabulário próprios , mas significa afirmar que a superintendência divina era de tal forma que o produto final (sendo de inspiração verbal e plena) foi a própria Palavra de Deus e, como tal, a verdade pura e absoluta (Romanos 3.2; 1 Coríntios 14.37).

3 - O poder sobrenatural envolvido no processo de inspiração e o resultado dessa inspiração foram exercidos somente na produção original dos sessenta e seis livros canônicos da Bíblia (2 Pedro 1:20, 21; 2 Pedro 3.15, 16).

4 - Em conformidade com os propósitos de Deus, com Suas promessas e sob Seu comando, cópias fiéis e precisas foram feitas (Deuteronômio 17.18, Provérbios 25.1); e, através do cuidado providencial de Deus, Sua Palavra foi preservada em todas as gerações (Salmo 119.15, Mateus 5.18, 24.35; Lucas 16.17; 1 Pedro 1.25). O povo que se denomina povo de Deus, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, foi indicado como guardião de Sua Palavra (Salmo 147.19, 20; Romanos 3.2; Colossenses 4.16 e 1 Tessalonicenses 5.27).

5 - O Senhor Jesus Cristo e Seus apóstolos receberam o texto do Antigo Testamento, preservado no hebraico comum, como as Escrituras (Lucas 4.16, 19, 21; 2 Timóteo 3.16). Isso serve como nosso modelo para aceitarmos o histórico Texto Recebido (Textus Receptus) do Novo Testamento em grego também como as Escrituras (1 Timóteo 5.1; Lucas 10.7; 2 Pedro 3.15,16).

6 - Estes textos das Escrituras (Nota 1), refletem as qualidades das Escrituras sopradas por Deus, incluindo a autenticidade, a santidade, a pureza, a verdade, a infalibilidade, a confiabilidade, a excelência, a auto-autenticidade,a necessidade, a suficiência, a perspicácia, a auto-interpretação, a autoridade e a inerrância (Salmo 19. 7,9; Salmo 119). Conseqüentemente, devem ser recebidas como a Palavra de Deus (Esdras 7.14; Neemias 8.8, Daniel 9.2; 2 Pedro 1.19), e a leitura correta em qualquer ponto deve ser procurada dentro destes textos (Nota 2).

“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de Deus, viva, e que

(3)

7 - Da mesma forma, as traduções das línguas originais devem ser consideradas como a Palavra de Deus escrita, à medida que sejam traduções precisas de acordo com a forma e o conteúdo dos Originais. Atos 8.32, 33; 15.14,18; Romanos 15.8,12, contêm citações do Antigo Testamento traduzidas para o grego e, ainda assim, são consideradas como tendo o status de Palavra de Deus pelo Espírito Santo, conforme indicado pelo uso das expressões “Escrituras” e “está escrito”. As variações encontradas nestas e em outras citações no Novo Testamento têm uma garantia divina (Nota 3). Para se alcançar a necessária precisão na tradução, o método a ser seguido deve ser o da equivalência formal ao invés da equivalência dinâmica. A tradução deve refletir tanto a forma quanto o conteúdo dos Originais, sendo o mais literal possível e apenas tão livre quanto necessário; isto é, ao traduzir as palavras deve-se seguir o conteúdo proposicional e a organização textual dos Originais, da melhor forma possível, libertando-se da invenção humana, da adição ou subtração textual, a não ser quando necessária.

Nota 1

A Sociedade Bíblica Trinitariana mantém que o verdadeiro texto providencialmente preservado como

autêntico é o encontrado no Texto Massorético, em hebraico, e no Texto Recebido (Textus Receptus), em

grego. Assim fazendo, ela segue a histórica posição Protestante ortodoxa, reconhecendo como as Sagradas

Escrituras os textos hebraico e grego consistemente acessíveis e preservados em meio ao povo de Deus de todas as idades. Esses textos têm permanecido em uso comum em diferentes partes do mundo, por mais de quinze séculos, e representam fielmente os textos usados

nos tempos do novo Testamento.

Nota 2

Erros, omissões e adições em manuscritos particulares não incidem sobre a quantidade das Escrituras, incluindo o fato da inerrância, porque os erros de fato não fazem parte

das Escrituras inerrantes.

Nota 3

As traduções feitas desde os tempos do Novo Testamento usam palavras escolhidas por homens

não-inspirados para traduzirem as palavras de Deus. Por essa razão, nenhuma tradução da Palavra de Deus terá o status de ser final e definitiva. O apelo final deverá sempre ser em direção às línguas originais dos textos originais

(hebraico e grego) (como definido na nota 1). (Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil – www.biblias.com.br)

(4)

Nos eventos dos AMIGOS DE SIÃO, faremos o Encontro dos Amigos de Sião, no dia 15 de novembro (terça-feira - Feriado), às 19 horas, em nossa igreja, quando teremos a presença do Pr. Thomas Gilmer, fundador dos Amigos de Sião.

Casal Cristão: O Mais Importante é o Amor Vamos nos preparar para o nosso Retiro: orando em casa, perseverando nos Cultos Domésticos e lendo um livro evangé-lico sobre família. Haverá também o Casal-Amigo Que Edifica, portanto leve pequenas lembranças e cartões.

LEITURAS PARA A CONSAGRAÇÃO - NOVEMBRO Dia 13 - Manhã: Diác. Rômulo e Diana; Noite: Jorge e Raquel. Dia 20: Liduina Teles e Milene. Dia 27: Jailson e Márcia Cysne.

MINISTÉRIO ATALAIA – ESCALA DE NOVEMBRO Dia 13 -Maurício, Aureliano e Ricardo André; Dia 20 -

Carlinhos, Esmerino e Cláudio Franco; Dia 27 – Lázaro, Marden e Sérgio.

RETIRO DE CASAIS

Amigos de Sião

 

A

GENDA DAIGREJA NOVEMBRO

15 (terça-feira – feriado) – 19 h: Encontro dos Amigos de Sião 24 (quinta-feira) – 19 h: Dia de Ações de Graça – Jantar Ágape

25 a 27 (sexta a domingo) – Retiro de Casais: O Mais Importante é o Amor

DEZEMBRO

03 (sábado) – Reunião do Conselho Administrativo da Igreja 10 (sábado) – 19 h: Eleição da Liderança da Mocidade 11 (domingo) – Dia da Bíblia

17 (sábado) – 19 h: Culto de Ações de Graça pela Formatura do Átila 18 (domingo) – 9 h: Assembléia da IBF Cristo é Vida; 18 h: Cantata de Natal

do Coral Infanto-Juvenil Cristo é Vida

25 (domingo) – Sem EBD. 9 h: Assembléia na Congregação do Pecém e Culto de Emancipação. 18 h: Culto Especial de Natal com o Coral Cristo é Vida 31 (sábado) – 21 h: Batismo, Celebração da Ceia do SENHOR e Vigília de Oração.

(5)

“E se disserdes: Que comeremos no ano sétimo? eis que não havemos de semear nem fazer a nossa colheita” (Levítico

25:20)

No livro de Levítico, capítulo 25, pode ser lido o relato a respeito do ano do jubileu. Vamos relembrar: “Também

conta-rás sete semanas de anos, sete vezes sete anos; de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos” Lv 25:8. Depois destes quarenta e nove anos, iniciaria, então, o ano qüinquagésimo. E o que teria de especial neste ano em destaque? Vejamos: “E santificareis o

ano qüinquagésimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores; ano de jubileu vos será, e tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua família. O ano qüin-quagésimo vos será jubileu; não semeareis nem colhereis o que nele nascer de si mesmo...” Lv 25:10,11.

O mandamento não deixava dúvida. No ano do jubileu teria que ser promovido um descanso à terra, sem que hou-vesse plantação ou colheita no referido ano, onde também se praticava perdão de dívidas, devolução de posses, como também libertação de escravos.

Mas, se alguns perguntassem: “Que comeremos no ano sétimo? eis que não havemos de semear nem fazer a nossa colheita”. (Lv 25:20). A resposta de Deus é grandemente confortante: “Então eu mandarei a minha bênção sobre vós

no sexto ano, para que dê fruto por três anos” (Lv 25:21).

Muitas vezes, obedecer a Deus implica numa aparente (só aparente!) perda de algo importante para nós. Quantas vezes não dizimamos ou ofertamos de forma sacrificial? Graças a Deus que fazemos isso por fé!

Mas, quando obedecemos a Deus, Ele sempre supre, abundantemente, nos prometendo: “Eu mandarei a minha bênção sobre vocês”.

Em Êxodo 36:2-7 temos o bom exemplo dos filhos de Israel, mostrando a diligência em ofertar, de forma que foi preciso proibi--los deste serviço, porque eles entenderam o chamado e ofertaram abundantemente. Leiamos esse texto.

Leiturapara Consagração

Que Comeremos?

Diácono Ailton leite

(6)

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTOÉ VIDA

Av. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3286.3330 - Pr. José Nogueira(8859-3412 / 9617-0063) Jornalista Resp.: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP

Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 500 cópias • www.cristoevida.com

INFORMISSÕES

RETIRO DE JOVENS 2011

JARDIM GETSÊMANI – PARACURU – 28 A 30 DE OUTUBRO

 

 

 

Participação de 150 jovens de nossa igreja, congregações e igrejas-irmãs

Grupo de Louvor e Adoração

Tempo de Oração dos Conselheiros

No próximo Informissões Especial do Retiro do

Referências

Documentos relacionados

(1997, apud BERNARDO, 2011) definiram sete etapas principais para um estudo de evento: a) definição do evento. Nesta etapa é preciso definir qual evento será estudado, bem como

Neste ano os melhores rendimentos de grãos ocorreram onde a soja foi culti- vada após trigo 4, trigo 3, linho, trigo 2 e trigo 1; entretanto, estes quatro últimos foram

Dados obtidos pelo California Department of Labor Statistics and Research, revelaram que os trabalhadores de indústrias alimentícias têm maior probabilidade de

Sua produ‚ƒo • mediada pelo ACTH, produzido pelo lobo anterior da hip€fise adenohip€fise, cuja s…ntese • diminu…da pela pr€pria a‚ƒo em feedback do cortisol por

• “Contrato internacional de agência”, Lisboa, 2004, relatório de mestrado para o módulo de Direito Comercial V apresentado na Faculdade de Direito da

Campylobacter fetus subspecies venerealis Surface Array Protein from Bovine Isolates in Brazil. Phenotypic and molecular characterization

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise