• Nenhum resultado encontrado

Relatório Semestral de Desempenho das Atividades da Auditoria Interna

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Semestral de Desempenho das Atividades da Auditoria Interna"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

30 de junho de 2020

Relatório Semestral de Desempenho

das Atividades da Auditoria Interna

Exercício: 2020

(2)

Sumário

1 Introdução ...1

2 Resultado semestral...2

2.1 Ações previstas no PAINT ... 2

2.1.1 Ações administrativas ou de determinação normativa ... 2

2.1.2 Ações de auditoria ... 4

2.1.3 Ações de capacitação ... 6

2.2 Ações de Controle Interno não previstas no PAINT ... 7

2.2.1 Ações provenientes de atividades da CGU e do TCU ... 8

2.3 Suficiências de recursos da Auditoria Interna ... 9

2.4 Quadro sinótico da situação das ações previstas no PAINT 2020 ... 9

3 Desafios na atuação da audin ... 10

3.1 Gestão de produtividade ... 10

3.2 Ferramentas de trabalho da Audin ... 10

3.3 Tendências do ensino, pesquisa e extensão ... 11

(3)

1 INTRODUÇÃO

A Auditoria Interna (AUDIN), sob a supervisão técnica e orientação normativa da Controladoria-Geral da União (CGU)1, e subordinada ao Conselho Universitário

(COUNI), visa fortalecer os controles internos administrativos da gestão, por meio de auditorias e consultorias que anseiam o aprimoramento da eficiência, eficácia e efetividade dos atos e fatos administrativos.

A elaboração e entrega do relatório semestral da Auditoria Interna (AUDIN), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), estão previstas no Art. 16, III, do

Regimento Interno da Auditoria Interna, devendo ser apresentado até a 3ª reunião ordinária do Conselho Universitário (COUNI). Vale dizer que as reuniões ordinárias do COUNI ocorrem trimestralmente, sendo agendadas no exercício anterior, para as seguintes datas:

• 1ª reunião ordinária: 27 de março de 2020 (sexta-feira); • 2ª reunião ordinária: 22 de maio de 2020 (sexta-feira); • 3ª reunião ordinária: 23 de setembro de 2020 (quarta-feira); • 4ª reunião ordinária: 17 de dezembro de 2020 (quinta-feira).

A apresentação do presente relatório semestral visa comunicar ao COUNI sobre o andamento dos trabalhos da auditoria interna, ao qual esta é vinculada por determinação legal2. É importante que as avaliações dos trabalhos da Auditoria Interna sejam realizadas

continuamente a fim de melhorar as ações e contribuir para a edificação de uma gestão comprometida, transparente e eficaz.

As ações da Auditoria Interna, que são previstas no Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna (PAINT), têm se modificado conforme as orientações normativas da CGU, bem como das mudanças incessantes das instituições de ensino superior. Ocorre que a gestão e os órgãos de controle precisam acompanhar essas transformações, adequando-se aos desenvolvimentos tecnológicos, mudanças culturais e comportamentais, e diversas demandas da sociedade pela ciência e conhecimento. Os resultados finais do desenvolvimento e execução do PAINT 2020 serão descritos no Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna 2020 (RAINT 2020), a ser encaminhado até a primeira sessão ordinária do Conselho Universitário do próximo exercício.

Dessa forma, os controles internos têm evoluído nas instituições de ensino superior a fim de mitigar riscos e melhorar o desempenho universitário. Portanto, a apropriada gestão de riscos possibilita a realização de ações programadas, reduzindo impactos negativos. Nesse sentido, a atual pandemia e o isolamento social decorrentes do Covid-19 geraram, mundialmente, atitudes e reflexões acerca de vários segmentos sociais, políticos, culturais e econômicos. E as instituições de ensino e pesquisa tiveram que se adaptar rapidamente a essa realidade iminente.

1 Art. 15, caput, do Decreto n.º 3.591, de 6 de setembro de 2000. 2 Art. 15, § 3º, do Decreto n.º 3.591, de 6 de setembro de 2000.

(4)

Vale dizer que a UTFPR atuou rapidamente para o enfrentamento da crise, procurando proteger os servidores, alunos e a sociedade. Para tanto, emitiu normas institucionais, bem como houve o envolvimento de diversos servidores no combate à crise provocada pelo Covid-19.

Portanto, em que pesem o isolamento social e as crises provocadas pela pandemia, bem como de outros fatores internos do setor, é possível relatar os resultados do 1º semestre das atividades da Auditoria Interna da UTFPR. Sucintamente, do total de 35 ações previstas no PAINT, a Auditoria Interna possui 4 ações não iniciadas; 22 ações em andamento; e 9 ações concluídas. A atual estrutura demanda esforços no planejamento e execução das atividades no primeiro semestre, e a conclusão e avaliação dos trabalhos para o segundo semestre. Ainda, são apresentados, no presente relatório, os desafios e reflexões para a atuação da Audin em suas ações posteriores.

2 RESULTADO SEMESTRAL

Para a apresentação do resultado semestral da Audin, houve a divisão nos seguintes tópicos: a) ações previstas no PAINT: b) ações de controle interno não previstas no PAINT; c) suficiências de recursos da Auditoria Interna; e d) quadro sinótico da situação das ações previstas no PAINT 2020.

2.1 Ações previstas no PAINT

É válido destacar que os benefícios, dificuldades, recomendações e demais detalhamentos serão devida e oportunamente demonstrados no Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna (RAINT), conforme as orientações normativas da Controladoria-Geral da União (CGU). No entanto, qualquer parte interessada pode solicitar acesso aos trabalhos de auditoria em andamento ou realizados, bem como das informações atualizadas no sítio eletrônico da Audin.

No presente tópico, serão demonstradas as situações do primeiro semestre de 2020 de todas as 35 ações previstas no PAINT, de acordo com a categoria relacionada, quais sejam: a) ações administrativas ou de determinação normativa; b) ações de auditoria; c) ações de capacitação.

2.1.1 Ações administrativas ou de determinação normativa

Os quadros 1 e 2 apresentam as ações da Audin relacionadas a tarefas administrativas ou ações provenientes de determinação normativa, contendo a respectiva situação no fim do primeiro semestre de 2020.

Quadro 1 - Ações administrativas ou de determinação normativa.

N.º Descrição da Ação Objetivos Situação

01 Elaboração

PAINT 2021

Planejar as ações de auditorias para o

(5)

N.º Descrição da Ação Objetivos Situação

exercício de 2021, na forma estabelecida pela legislação vigente.

Informação: a elaboração do PAINT 2021 está prevista para o mês de setembro.

02 Elaboração do

RAINT 2019

Relatar as atividades realizadas pela Audin no ano de 2019, bem como justificar as não executadas.

Concluído.

Informação: Aguardando a deliberação do COUNI. 03 Relatório semestral de desempenho da atividade de auditoria Emitir relatório indicando o andamento e os resultados do PAINT realizado no 1º semestre/2020 pela Audin. Concluído. 04 Transparência AUDIN Atualizar periodicamente o site na internet e intranet da AUDIN. Em andamento.

Informação: a atualização do sítio eletrônico da Audin é realizada no decorrer do exercício. 05 Contabilização dos benefícios Contabilizar os benefícios financeiros e não financeiros da atividade de auditoria interna no exercício de 2020. Em andamento.

Informação: a contabilização dos benefícios é realizada no decorrer do exercício.

06 Relatório de

Gestão 2019

Emitir parecer sobre a conformidade da Prestação de Contas Anual de 2019 da UTFPR.

Concluído.

Informação: o parecer constante no RAINT 2019 está aguardando deliberação do COUNI. 07 Cadastro de Procedimentos Disciplinares no CGU-PAD Registrar os Processos Administrativos e Sindicâncias instaurados no âmbito da Universidade, no prazo e valorizar a aplicação das penas.

Em andamento.

Informação: o monitoramento é realizado junto à servidora da PROJU. De acordo com a Portaria CGU n.º 1.182, de 10 de junho de 2020, os órgãos precisam indicar, no prazo legal, um titular da unidade de correição do SisCor (Sistema de Correição do Poder Executivo Federal).

08 Prestar assessoria e consultoria

Prestar assessoria e consultoria aos gestores, sempre que solicitado, e desde que não configurem atos de gestão.

Em andamento.

Informação: a prestação de assessoramento e consultoria é realizada no decorrer do exercício. 09 Reserva de contingência Demandas extraordinárias recebidas de órgãos externos, de conselhos superiores, da alta administração, de servidores, de discentes e da sociedade, bem como para conclusão de eventuais trabalhos não concluídos em 2019.

Em andamento.

Informação: este item está complementado no item das “ações de controle interno não previstas no PAINT”.

10 Gestão de Riscos Apoiar a adoção de medidas para a sistematização de práticas relacionadas à gestão de riscos, aos

Concluído.

Informação: A Deliberação COUNI n.º 30, de 20/12/2019 aprovou a Política de Governança, Integridade, Risco e Controle da UTFPR. Para o próximo exercício,

(6)

N.º Descrição da Ação Objetivos Situação

controles internos, e à governança.

haverá a dedicação para o acompanhamento das ações dos gestores para com essa política.

11 Acompanhamento das determinações e recomendações pendentes Acompanhar e checar até a implementação das determinações e recomendações do TCU, CGU e AUDIN.

Em andamento.

Informação: o acompanhamento das recomendações e determinações pendentes dos órgãos de controle é realizado durante todo o exercício.

12 Acompanhamento

das diligências dos órgãos de controle interno e externo Receber as solicitações, encaminhar e apoiar os gestores para atendimento no prazo estabelecido e auxiliar os auditores da CGU e do TCU na realização de trabalhos na Universidade. Em andamento.

Informação: o acompanhamento das diligências oriundas dos órgãos de controle é realizado durante todo o exercício.

13 Elaborar proposta de Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ) Promover a avaliação e a melhoria contínua dos processos de trabalho, dos produtos emitidos e da eficácia e da eficiência da atividade de auditoria interna.

Em andamento.

Informação: a proposta está em fase de finalização, devendo ser levada à apreciação do COUNI. A proposta foi elaborada junto à Auditoria Interna da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 14 Finalizar os ajustes dos trabalhos de auditoria interna às instruções da CGU. Promover a melhoria contínua dos processos de trabalho e, ao mesmo tempo, atender as Instruções Normativas 3 e 8/2017, 4 e 9/2018.

Em andamento.

Informação: os relatórios e documentos dos trabalhos de auditoria foram organizados de acordo com as instruções normativas da CGU. 15 Estabelecer indicadores e metas dos trabalhos da AUDIN. Apresentar melhores resultados a fim de que

haja maior

fortalecimento da gestão.

Em andamento.

Informação: foram estabelecidos indicadores e metas de trabalhos da Audin, que serão avaliados junto ao PGMQ.

Quadro sinótico das ações administrativas ou de determinação normativa

Quadro 2 - Quadro sinótico das ações administrativas ou de determinação normativa.

Não iniciado Em andamento Concluído

1 10 4

2.1.2 Ações de auditoria

Já no presente tópico, são apresentadas as ações de auditoria, propriamente ditas, para o exame dos atos e fatos administrativos das respectivas áreas da UTFPR, conforme os quadros 3 e 4:

(7)

Quadro 3 - Ações de auditoria

N.º da ação no PAINT

Descrição da Ação Objetivos Situação

1 Transparência dos atos de gestão no portal institucional Avaliar a suficiência da publicação no portal na internet em atendimento ao princípio constitucional da publicidade. Em andamento.

Informação: em fase de elaboração do relatório preliminar. A prorrogação para a finalização do relatório preliminar deveu-se pela IN TCU n.º 84, de 22/4/2020, e pela respectiva espera da publicação da decisão normativa do TCU, que irá regulamentá-la.

2 Relacionamento

com fundações de apoio

Aferir a transparência nos relacionamentos com fundações de apoio em atendimento ao Ofício-Circular nº 181/2018/GAB/DS/SF C-CGU.

Em andamento.

Informação: as soluções para as fragilidades encontradas foram registradas e acompanhadas, especialmente no que toca às determinações do TCU.

3 Gestão documental Avaliar a conformidade dos procedimentos e a adequação e suficiência dos controles internos administrativos quanto à gestão documental.

Em andamento.

Informação: em fase de finalização do relatório preliminar. 4 Gestão das bibliotecas Avaliar as aquisições, disponibilidade de acervo, segurança, empréstimos, infraestrutura e atendimento ao usuário. Em andamento.

Informação: os trabalhos foram suspensos, tendo em vista a retomada da auditoria da CGU iniciada em 2019, por meio da auditoria 201901128. 5 Registro de atividades docentes Melhoria da oferta de serviços de ensino, pesquisa, extensão e inovação prestados à sociedade. Não iniciado.

Informação: considerando o isolamento social e os efeitos da pandemia, os trabalhos planejados foram suspensos.

6 Acompanhamento

de egressos

Avaliar a política institucional e respectivas ações para acompanhamento de egressos.

Não iniciado.

Informação: considerando o isolamento social e os efeitos da pandemia, os trabalhos planejados foram suspensos.

7 Folha de

pagamento de pessoal

Analisar a consistência dos pagamentos aos servidores, aposentados e pensionistas.

Em andamento.

Informação: está em fase de elaboração do relatório preliminar. 8 Aposentadorias e pensões Análise da legalidade dos atos de aposentadorias e pensões. Em andamento.

Informação: trata-se de ação contínua para a análise dos processos de aposentadoria da UTFPR. 9 Cadastro, progressões, licenças, benefícios, etc. de pessoal Analisar a conformidade dos cadastros funcionais, progressões, licenças, benefícios. Em andamento.

Informação: está em fase de elaboração do relatório preliminar. Esta ação foi realizada em conjunto com a análise das folhas de pagamentos de pessoal.

10 Diárias e Passagens Verificar a

conformidade das concessões de diárias e das aquisições de passagens.

Em andamento.

Informação: a ação está em fase de planejamento e execução.

(8)

N.º da ação no PAINT

Descrição da Ação Objetivos Situação

11 Serviços

terceirizados

Avaliar a gestão dos contratos de serviços terceirizados, em especial, aqueles que apresentam piores indicadores.

Em andamento.

Informação: o relatório preliminar está concluído para encaminhamento aos gestores. 12 Manutenção de bens móveis e imóveis Avaliar as contratações e fiscalização das contratações que apresentam menores indicadores. Em andamento.

Informação: a ação está em fase de elaboração do relatório preliminar.

13 Patrimônio Avaliar a conformidade

dos procedimentos e a adequação e suficiência dos controles internos administrativos quanto ao controle patrimonial.

Em andamento.

Informação: foi expedida solicitação de auditoria e a auditora responsável vai elaborar o relatório preliminar.

Quadro sinótico das ações de auditoria

Quadro 4 - Quadro sinótico das ações de auditoria.

Não iniciado Em andamento Concluído

2 11 0

Resumidamente, as ações de auditoria deste exercício atentaram-se às seguintes diligências: a promoção da transparência, divulgação e acessibilidade de dados à comunidade interna e à sociedade, a fim de possibilitar a atuação do controle interno, externo e controle social; o atendimento às normas institucionais e legislações pertinentes ao tema, combinando-se à implementação de rotinas para proporcionar melhorias à gestão; a padronização de processos e procedimentos em todos os câmpus, que foi facilitada pela concretização do sistema SEI, pelo mapeamento de processos pelo EPROC (Escritório de Processos da UTFPR), e a elaboração das bases de conhecimentos; a análise dos processos contábeis e rubricas atinentes às respectivas ações de auditoria; entre outras diligências acompanhadas das respectivas recomendações, conforme o escopo de auditoria.

Significa que, para a execução das ações supramencionadas, foram aplicadas diversas técnicas previstas nas normas brasileiras e internacionais de auditoria, bem de procedimentos condizentes ao escopo examinado. Por isso, está em andamento a realização de auditorias contábeis, financeiras e operacionais, as quais serão reunidas e descritas oportunamente no Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna (RAINT).

2.1.3 Ações de capacitação

Por fim, e em decorrência da pandemia, a equipe da Auditoria Interna se propôs, no primeiro semestre, a também realizar cursos de capacitação, na modalidade à distância e gratuitos, a fim de atender ao PAINT 2020 e melhorar as rotinas e atividades de auditoria. Dessa forma, foram realizados os seguintes cursos pela equipe, conforme os quadros 5 e 6:

(9)

Quadro 5 - Ações de capacitação. N.º da ação no PAINT Descrição da Ação Objetivos Situação 1 Participação nos Fóruns Nacional de Auditores Internos - FONAI/MEC. Treinamento e integração dos servidores das auditorias internas das instituições federais vinculadas ao MEC.

Não iniciado.

Informação: O FONAI/MEC foi cancelado no mês de maio, previsto para a realização no mês de novembro. 2 Curso de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos. Aprimoramento das atividades de auditoria sob a ótica da IN CGU 03/2017.

Concluído.

Informação: três servidores realizaram cursos na modalidade à distância, e gratuitos, nesta temática: controles na administração pública; ações inovadoras da CGU; e contabilização de benefícios.

3 Cursos de Tesouro Gerencial e Siafi Ferramentas de gestão orçamentária e financeira e de extração de dados, fundamentais nas auditorias de gestão orçamentária e financeira. Concluído.

Informação: um servidor realizou o curso na modalidade à distância, e gratuito, nesta temática: tesouro gerencial.

4 Cursos de Gestão e Fiscalização de Contratos Terceirizados Aprimoramento das atividades de auditoria. Concluído.

Informação: dois servidores realizaram cursos na modalidade à distância, e gratuitos, nesta temática: gestão e fiscalização de contratos administrativos.

5 Cursos de

Legislação de Pessoal

Atualização profissional para auditoria de pessoal com maior segurança.

Concluído.

Informação: um servidor realizou o curso na modalidade à distância, e gratuito, nesta temática. 6 Curso de Mestrado em Gestão da Informação Curso de educação continuada para ampliação do conhecimento.

Em andamento.

Informação: uma servidora está matriculada em curso de mestrado.

7 Outros cursos

conectados às atividades de auditoria interna.

Cursos que agregam valor às atividades realizados por meio de licença capacitação.

Concluído.

Informação: dois servidores realizaram cursos na modalidade à distância, e gratuitos, nas temáticas: acesso ao e-aud da CGU; prestação de contas no SICONV; e prestação de contas de acordo com a IN TCU n.º 84/2020.

Quadro sinótico das ações de capacitação

Quadro 6 - Quadro sinótico das ações de capacitação.

Não iniciado Em andamento Concluído

1 1 5

2.2 Ações de Controle Interno não previstas no PAINT

O PAINT dispõe sobre a reserva de contingência de horas para a dedicação de ações em que não há a previsibilidade ou uma denominação exata das atividades a serem

(10)

desenvolvidas. Assim, no primeiro semestre de 2020, foram realizadas e registradas as seguintes ações não previstas:

a) Reuniões junto a gestores;

b) Participação em comissões (que não devem e não configuram ingerência administrativa);

c) Finalização de trabalhos oriundos do exercício de 2019; d) Outras atividades administrativas.

2.2.1 Ações provenientes de atividades da CGU e do TCU

No decorrer de auditorias ou atendimento a recomendações da CGU, bem como de determinações do TCU, a Audin procurou operar junto à gestão para solucionar as pendências, avaliar a implementação de rotinas, e promover melhorias. Por isso, os principais objetos que foram trabalhados no primeiro semestre foram os seguintes: a) prestação de contas dos projetos com a Funtef – Fundação de Apoio à UTFPR; b) gestão de bibliotecas; e c) transparência administrativa.

No que toca às prestações de contas dos projetos com a Funtef, há um passivo para regularização no portal de transparência dessa fundação de apoio (Acórdão TCU n.º 2001/2017 – Plenário). No entanto, não obstante o esforço da superintendência para tal regularização, acredita-se que a UTFPR necessita fortalecer os próprios controles internos administrativos para o acompanhamento, controle e avaliação de todos os projetos firmados com a fundação de apoio. Desse modo, e com a recomendação da Diretoria da Secretaria de Controle Externo da Educação do TCU, houve a decisão de implementar paulatinamente o Sistema de Convênios (SICONV) para a gestão e controle desses projetos, assim como as outras IFES do Paraná já o fazem. A implementação do SICONV, portanto, vai ser uma importante ferramenta para a administração, acompanhamento e transparência dos atos e fatos administrativos que se referem ao relacionamento com a fundação de apoio.

Já quanto à auditoria da CGU (201901128) no sistema de bibliotecas da UTFPR, no decorrer dos exames realizados, a Audin, juntamente ao Departamento de Bibliotecas (DEPBIB), procurou recomendar rotinas administrativas para mitigar fragilidades. Resumidamente, as ações são referentes a(o): cadastro de todo o acervo adquirido (compra ou doação) no sistema Pergamum; aquisições de acordo com as ementas dos cursos e exigências do Ministério da Educação; abertura anual de processo administrativo para apurar sobre os atrasos e multas relacionados ao acervo; restauração do acervo e o desfazimento patrimonial de acordo com as normas pertinentes; e inventário anual e padronização dos procedimentos de acordo com a base de conhecimento no sistema SEI. Os efeitos decorrentes da implementação das rotinas administrativas poderão ser reavaliados em auditoria futura.

Vale destacar, outrossim, que a UTFPR construiu boa relação com o órgão central de controle interno, a CGU, e o controle externo, o TCU, os quais são importantes atores de orientação, supervisão e fiscalização das atividades dos órgãos a que estão vinculados.

(11)

2.3 Suficiências de recursos da Auditoria Interna

Em relação à suficiência de recursos da Auditoria Interna, frisa-se que há, continuamente, uma avaliação sobre os acessos a sistemas, documentos e equipamentos, os quais são considerados satisfatórios para o exercício dos cargos e funções dos servidores da Audin. No entanto, há uma avaliação em andamento a respeito da otimização da produtividade da equipe de auditoria, a fim de melhorar a supervisão das atividades e a entrega de resultados.

2.4 Quadro sinótico da situação das ações previstas no PAINT 2020

Para melhor ilustrar os itens anteriores, demonstra-se o presente quadro sinótico da situação de todas as 35 ações previstas no PAINT 2020, 1º semestre, conforme o quadro 7 e gráfico 1:

Quadro 7 - Quadro sinótico da situação das ações previstas no PAINT 2020.

Não iniciado Em andamento Concluído

4 22 9

Gráfico 1 - Situação das ações previstas no PAINT 2020, 1º semestre.

4

22

9

Situação das ações previstas no PAINT 2020 | 1º Semestre

(12)

3 DESAFIOS NA ATUAÇÃO DA AUDIN

A atuação dos órgãos de controle exige a atualização constante não apenas de normas e procedimentos legais e institucionais, mas também exige a avaliação de tendências no que tange aos objetos auditados. Essa avaliação visa adequar as atividades de auditoria às variadas tendências nacionais e internacionais, e aos diferentes contextos de gestão. Portanto, são demonstrados a seguir alguns temas em discussão para futuras ações de auditoria.

3.1 Gestão de produtividade

O isolamento social decorrente da pandemia fez a auditoria interna refletir sobre o acompanhamento e avaliação de suas atividades. É sabido que há diferenças entre a observação presencial em detrimento da mensuração remota, o que pode levar a um acompanhamento e a conclusões não tão precisas. No entanto, ainda que haja particularidades de cada indivíduo, bem como a produtividade seja diferida, existem ferramentas de monitoramento, controle e avaliação das atividades realizadas.

A Audin, já há alguns anos, dispõe de um arquivo em nuvem denominado “Relatório de atividades diárias da auditoria interna”, no qual os membros da equipe descrevem o mês, carga horária e a atividade que foi realizada. Embora os lançamentos sejam discricionários de cada um, é possível conhecer o que cada servidor realizou na ação de auditoria e a respectiva carga horária.

Ressalta-se, ainda, a avaliação institucional, no sistema corporativo, em que a chefia é avaliada pelo setor, e vice-versa, assim como o setor é avaliado por outros setores da UTFPR. Trata-se de mais uma importante ferramenta de mensuração da qualidade do serviço prestado pela Audin.

E, finalmente, a Instrução Normativa da CGU n.º 3, de 9 de junho de 2017, previu a implementação do Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ) das auditorias internas vinculadas à administração pública federal, o qual está em finalização para ser deliberado no Conselho Universitário (COUNI). O PGMQ é um instrumento para avaliar os trabalhos da Audin pelos gestores a fim de melhorar as suas atividades diárias.

Portanto, embora a Audin trabalhe por entrega de resultados, que geralmente transparece por meio da elaboração de relatórios de auditoria, acredita-se que é possível melhorar os mecanismos de acompanhamento e avaliação da produtividade da equipe, conforme o tópico a seguir.

3.2 Ferramentas de trabalho da Audin

A Audin é provida de ferramentas para a execução de suas atividades, especialmente pelo acesso ao Microsoft Office, o sistema SEI, e demais sistemas informatizados (e-Aud, da CGU; Conecta e e-Pessoal, do TCU; e outros sistemas sob a gestão do Ministério da

(13)

Educação e Ministério da Economia). Tais ferramentas são essenciais para o monitoramento da gestão e realização dos exames de auditoria.

Enquanto ferramenta de controle e gestão da Audin, há um estudo para, eventualmente, substituir o arquivo compartilhado em nuvem do “Relatório de atividades diárias da auditoria interna” por um sistema gratuito denominado Trello. Por esta aplicação, é possível que a equipe trabalhe sobre uma plataforma que pode ser ajustada de acordo com as atividades previstas no PAINT, onde todos os servidores da Audin podem lançar as suas atividades, a carga horária e o período de execução. Embora seja uma ferramenta em estudo, acredita-se que o Trello, ou outro software gratuito semelhante, possa contribuir para a realização e controle das atividades da Audin.

3.3 Tendências do ensino, pesquisa e extensão

Ultimamente, muito tem se falado em futurologia. E é sabido que há variadas e divergentes discussões sobre o papel da Universidade e quais caminhos essa instituição de ensino superior vai percorrer. Ocorre que – para além da formação profissional e a reedificação humanista dos indivíduos e da sociedade – a universidade parece se desvencilhar da formação formal. A combinação entre o árduo acesso a um diploma acadêmico e o infinito volume de informações na rede mundial de computadores, a internet, que ambos são privilégios de uma reduzida parcela da população brasileira, provoca reflexões sobre o futuro das instituições de ensino superior.

Acontece que as mudanças institucionais são necessárias para acompanhar as transformações e inovações tecnológicas, o comportamento dos indivíduos, e as demandas da sociedade, para citar alguns. Por isso, acredita-se que essas reflexões são importantes para a notabilidade da UTFPR frente ao sistema de ensino superior nacional, adaptando-se às transformações institucionais e demandas da sociedade.

Assim, reconhece-se que a gestão universitária – conforme o seu organograma institucional – precisa gerir as competências administrativas nos âmbitos estratégicos, táticos e operacionais, atendendo os princípios de governança pública e corporativa, com a finalidade de conseguir executar conforme o devido e essencial planejamento estratégico, e prestar contas de acordo com o que foi exatamente realizado.

E já no que toca ao sistema de controles internos, e ainda que haja consenso da importância da tecnologia da informação para o desenvolvimento de sistemas de gestão financeira, orçamentária, contábil e operacional (ensino, pesquisa, extensão, relacionamento com fundações de apoio), há que se compreender o mapeamento total das atividades do órgão. Portanto, na óptica do controle, é imprescindível a facilitação das atividades por meio do desenvolvimento de inteligência artificial e da organização da imensa quantidade de dados (big data). Enquanto não existam ferramentas ideais, a Audin busca examinar os atos e fatos administrativos de 13 câmpus e Reitoria, conforme a previsão das ações e dos escopos definidos no PAINT, e o atendimento às normas nacionais e internacionais de auditoria.

(14)

4. CONCLUSÃO

Ante ao que foi exposto, é notável a influência do isolamento social e pandemia nas rotinas administrativas da Audin, da UTFPR. No entanto, a equipe de auditoria conseguiu cumprir uma parcela desejável prevista no PAINT 2020, sendo também um relevante desafio para a conclusão das ações no segundo semestre deste exercício. E de um total de 35 ações previstas no PAINT, houve, portanto, a conclusão de 9 ações de auditoria; 22 ações em andamento; e 4 ações não iniciadas.

Ademais, é importante frisar sobre as competências estatutárias das Pró-Reitorias, que são responsáveis pela gestão de suas áreas no âmbito estratégico de todos os câmpus, bem como o dever de monitoramento, controle e avaliação dos atos e fatos da administração. Portanto, é preciso destacar a relevância desses estratégicos gestores a fim de evitarem fraudes, desvios ou locupletamentos, bem como zelarem, da melhor forma possível, pelos recursos públicos sob suas responsabilidades.

E, por fim, as ações da Auditoria Interna – previstas no PAINT e que visam fortalecer os controles internos – não elidem, sobremaneira, a incessante responsabilidade de cada chefia em produzirem e executarem os seus próprios controles internos administrativos (Art. 17 do Decreto n.º 3.591/2000).

Portanto, o presente relatório semestral da auditoria interna demonstrou as atividades realizadas até o dia 30 de junho de 2020, bem como os desafios e reflexões necessários para o desenvolvimento das ações correntes e futuras do setor. E pela ordem de sua subordinação legal ao Conselho Universitário da UTFPR, e pelo cumprimento do Regimento Interno da Auditoria Interna, a Audin está sempre aberta ao diálogo e à colaboração a toda comunidade acadêmica.

É o relatório.

Tiago Hideki Niwa

Referências

Documentos relacionados

- ATUAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA: Verificação da autuação da AUDIN no exercício por meio do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna e do Relatório Anual de Atividades

- As principais atividades desenvolvidas pela AUDIN/UFMT em 2015 referiram-se às ações programadas no Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT) para

Depois, Dantas, que chegou à Itália "contando essa história fabulosa de que foi vítima de conjura preparada por Angelo Jannone contra ele, quando todo mundo sabe no Brasil que

Como sempre, capa, manchete, submanchete, tudo recendia a conspiração: Medo no Supremo Ministros do Supremo reagem à suspeita de grampo na mais alta corte de Justiça do país....

Consideramos como temas passíveis de serem trabalhados pela auditoria no exercício seguinte, os resultados das análises de riscos, contidos na Matriz de Risco do Anexo I, em

Também como forma de fortalecimento e ampliação da força de trabalho do setor, tendo em vista a fase de expansão desta Instituição, que, atualmente, conta com 04 (quatro)

O trabalho investiga, através de simulação numérica, a formação de poluentes e suas concentrações, em um processo de combustão do gás do lixo no interior de uma

a) Procedimentos licitatórios e pagamentos – conjunto de procedimentos desde o início de um procedimento licitatório, passando pelo pagamento efetuado ao