• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE SUPERVISORES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE SUPERVISORES"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CURSO DE

SUPERVISORES

[Com Ferramentas de Coaching]

AULA 5

2016

(2)

2

A

AULA 5 – APRENDENDO A TREINAR E A FORMAR NOVOS LÍDERES

R

Um supervisor de sucesso precisa saber treinar e formar as pessoas da sua equipe.

O Supervisor precisa ser um Treinador

Aliás, o supervisor precisa ser, não só um treinador, mas um excelente treinador. Ele é como um treinador de uma equipe de futebol, de voleibol ou qualquer equipe de esporte. O supervisor precisa ter esta mentalidade – Ele é o treinador da sua equipe.

Se o supervisor conseguir treinar bem e formar líderes fortes, consequentemente, ele terá bons resultados. Agora, se ele não conseguir treinar bem e formar líderes fracos, consequentemente, ele não terá resultados bons.

O supervisor está diretamente ligado a este desempenho. Haja vista as equipes desportivas, quando o time está ganhando, avançando e alcançando bons resultados, os maiores méritos, geralmente, vão para o treinador, não é isso o que acontece? Bem como, quando o time não desenvolve um bom desempenho na temporada, a responsabilidade do fracasso também é atribuída ao treinador, a ponto do mesmo correr o risco iminente de ser desligado da equipe.

O que isso quer dizer? Quer dizer que o supervisor é o responsável pelos resultados que a sua equipe está alcançando.

Constantemente eu falo sobre isso com a minha equipe quando argumentam que suas equipes estão fracas e sem compromisso. Eu sempre os lembro de que se a equipe é ruim e fraca é porque o supervisor não soube treinar e formar a equipe.

O grande segredo para que o supervisor tenha sucesso é ele ser um bom treinador para formar bem a sua equipe.

Líderes Fortes = Bons Resultados

Líderes Fracos = Resultados Ruins

(3)

3

Nestes dias eu ouvi uma frase muito interessante vinda de um lutador de boxe. Quando ele foi questionado sobre qual era o seu segredo para ser um grande campeão, a sua resposta foi impactante. Ele respondeu que grandes campeões de boxe não se formam no ringue, enquanto estão ganhando. Grandes campeões de boxe se formam fora do ringue, enquanto estão treinando.

O resultado de alguém que avança e que alcança bons resultados é um reflexo de como ela é treinada. E o supervisor está diretamente ligado a este princípio.

Partindo deste princípio, eu quero deixar para você uma estratégia que eu, particularmente, gosto muito e que pode te ajudar a treinar as pessoas da sua equipe, é a metodologia do Coaching. O Coaching vai te ajudar, e muito, a treinar as pessoas. Eu, particularmente, estou constantemente utilizando ferramentas e a metodologia de Coaching para poder treinar o pessoal. Eu pego ferramentas ajustando-as a princípios bíblicos e a necessidade do momento. E, os resultados que tenho obtido têm sido fantásticos.

O Supervisor deve despertar nos seus liderados a fome e o desejo de querer crescer

Quando o supervisor consegue despertar esta fome e este desejo de querer crescer nos seus liderados, a equipe começará a querer seguir os passos necessários de treinamento para que o crescimento do grupo aconteça e os bons resultados sejam alcançados.

“Grandes campeões não se formam no ringue enquanto lutam.

Grandes campeões se formam fora do ringue enquanto treinam.”

(4)

4

C

COMO FAZER PARA TREINAR MELHOR A SUA EQUIPE?

E

1 – Indique mensagens e livros sobre treinamento, liderança, célula ou

crescimento

Normalmente, eu compartilho com a minha equipe livros que eu já li, bem como, mensagens que eu já assisti. Aliás, eu não só compartilho como também peço que eles me dêem um feedback sobre o que assistiram ou leram.

Aprendi que não adianta você compartilhar indicações de livros e mensagens sem que se peça um feedback. Este Feedback poderá ser “colhido” em um prazo de uma semana. Ou seja, você indica o livro ou a mensagem e, na semana seguinte, pergunta para o liderado: “O que você aprendeu com o material que eu te indiquei?” – Tente desenvolver esta estratégia com um hábito seu para treinar a sua equipe e fazê-los avançar.

2 – Aplique a repetição de maneira sábia

Se você quer ensinar e fixar um ensinamento em uma área específica onde você quer que a equipe fique expert em algum projeto ou em algum trabalho específico que ainda não foi realizado com sucesso, você precisa usar da repetição de maneira sábia.

Mas, o que é a repetição de maneira sábia?

A repetição é segredo para o aprendizado. As pessoas aprendem conforme as informações são repassadas repetidas vezes. Porém, eu quero ressaltar que muito mais importante do que repetir é fazê-lo de maneira sábia. Como? Falando a mesma coisa de maneiras diferentes. No nosso treinamento de supervisores, toda semana eu falo o mesmo assunto de maneira diferente.

E, conforme as semanas vão passando, você vai começar a desenvolver estratégias diferentes e habilidades específicas para falar sobre os mesmos assuntos de maneiras diferentes.

(5)

5

E, você sabe por que esta dica é tão importante?

Porque, às vezes, você falou de uma forma e, pelo jeito de ser de um liderado, por exemplo, você não conseguiu atingir o coração dele para que ele entendesse o que está sendo pedido, apesar de ter conseguido alcançar alguns outros. Então, quando você muda a forma de expor o assunto, você consegue alcançar não só este liderado, como outros que tinham entendido apenas parte das instruções. E, assim, você vai atingindo grupos diferentes e vai tirando toda e qualquer dúvida da equipe inteira.

3 – Estimule os seus liderados a sonhar

Muitas das vezes, a pessoa não está querendo aprender e a desenvolver porque ele está pensando muito no “aqui e agora”.

Eu vou te dar um exemplo prático do que eu faço, não só com a minha equipe de supervisores, como também com a minha equipe de discípulos e com os Pastores Auxiliares da minha equipe; que, por sua vez, também fazem com os demais liderados:

O nosso alvo para os próximos anos é alcançarmos 12.500 discípulos. Então, sempre que nos reunimos, levamos as pessoas a pensarem na igreja quando este alvo já tiver sido alcançado. Os faço entender que, para que isto seja possível, eu vou precisar ter uma equipe de aproximadamente 100 Pastores, de “tantos” supervisores e “tantos” líderes. Neste ponto deixamos uma pergunta chave no ar: “Aonde você vai estar quando a igreja tiver alcançado o alvo de 12.500 discípulos?” – Desta forma, estimulamos a equipe a pensar e a sonhar. A reflexão que é gerada no indivíduo é que, se ele quer estar na posição de supervisor ou de Pastor quando a igreja tiver alcançado o crescimento desejado, ele vai precisar realizar avançar, crescer e melhorar em muitas áreas.

(6)

6

Estimule a sua equipe a sonhar! Qual é o alvo que a sua igreja tem para os próximos anos? Depois que você fechar o alvo, desafie os líderes a sonhar com a posição que eles querem estar quando a igreja alcançar o crescimento almejado.

Outra forma de estimular os sonhos é estimulando o sonho individual. Pergunte aos seus liderados, um a um, qual o sonho pessoal deles. Por exemplo:

- “O que você sonha alcançar no ministério daqui a cinco anos?”

Conforme ele vai compartilhando com você os sonhos dele, você vai estimulando e o desafiando para ele poder treinar, crescer e alcançar o alvo sonhado.

4 – Faça um treinamento em grupo com a sua equipe

Aqui na nossa igreja, trabalhamos com o discipulado um a um. Entretanto, o trabalho em grupo é muito importante. A Bíblia diz que o ferro com o ferro se afia. Ou seja, um ferro afia o outro.

Às vezes, uma pessoa não conseguiu “pegar” o ensinamento que foi dado um a um. Então, no treinamento em grupo, ela é estimulada por outro irmão e consegue assimilar o que antes não havia conseguido.

Sem contar que, quando você realiza estes treinamentos em grupo, você cria algo chamado “sinergia”. O trabalho um a um gera um tipo de “força”. Agora, quando mais de dois estão trabalhando em unidade, a força gerada é infinitamente maior do que se eles estivessem trabalhando um a um. A esta força gerada pelo trabalho em equipe chama-se de sinergia.

(7)

7

5 – Confie nas pessoas e acompanhe o que elas estão fazendo

Você precisa confiar nos seus liderados para que eles executem tarefas que eles nunca executaram antes, para que eles sejam capazes de colocar estratégias que eles mesmos idealizaram em prática; mas, ao mesmo tempo, acompanhá-los em cada passo.

Eu vejo dois erros comuns em alguns supervisores:

1 – Existem aqueles que não confiam nem um pouco em ninguém

Acontece quando o liderado tem uma ideia, quer sair para fazer um projeto diferente e o supervisor não consegue confiar, além de não conseguir acreditar que possa dar certo.

2 – Existem outros, em contrapartida, que confiam demais e não acompanham

Acontece quando o supervisor apóia o liderado que tem ideias diferentes integralmente. Porém, não o acompanha. E, quando ele deixa de acompanhar, o liderado pode estar errando em alguma área ou em algum detalhe que pode estar prejudicando o trabalho inteiro.

Também pode acontecer deste liderado ficar frustrado por ter entrado em um desafio sozinho e não ter tido o acompanhamento para que se sentisse seguro e alcançasse os resultados esperados.

Diante disto, fica a dica de que é preciso confiar e acompanhar os seus liderados.

6 – Deixe sua equipe tomar decisões

Existem momentos em que, para os nossos liderados pratiquem o que aprenderam no treinamento e alcançarem o crescimento, é preciso deixá-los tomar decisões.

É preciso dar autonomia e liberdade para a sua equipe aprender a tomar decisões, sem, contudo, deixar de acompanhar todo o processo.

(8)

8

Quando você deixa o liderado tomar decisões, você está delegando um pouco do peso da responsabilidade para ele. É comprovado que a pessoa só cresce quando cria e desenvolve responsabilidade. E, para isto, ele vai precisar sentir o peso de tomar decisões.

Uma das perguntas mais comuns que ouço é:

- “Pastor, e se eu delegar a responsabilidade da tomada de uma decisão para um liderado e dar errado?”

Neste momento é que entra o supervisor com o papel de ensinar onde está o erro e de qual seria a decisão mais indicada.

7 – Ore diariamente pela sua equipe

Um dos segredos de Jesus formar os seus doze discípulos com excelência foi orar diariamente por eles. No meio de sua equipe, como eu já comentei anteriormente, tinha quem fosse difícil, desanimado, incrédulo, murmurador, problemático, independente, e por aí vai. Contudo, Jesus conseguiu treiná-los com excelência porque todos os dias ele separava um tempo com Deus para orar pela sua equipe.

Se você quer formar pessoas para avançar, crescer e ter bons resultados, você vai precisar orar diariamente por eles.

(9)

9

C

ERROS QUE VOCÊ PRECISA EVITAR

R

1 – Não deixe o espírito de competição se instalar

Quando nós estamos querendo crescer, seja como setor, como área ou como igreja, treinamos e desafiamos o povo para crescer. Este processo precisa acontecer, entretanto, precisa-se tomar muito cuidado para que o espírito de competição não se instale no meio da equipe. Porque, se em algum momento este espírito de competição achar espaço, as pessoas vão começar a brigar entre si, a ficar desmotivadas, a perder o foco do projeto e podem colocar tudo a perder.

2 – Não ser um “comunicador ruim”

Muitas das vezes, o supervisor é uma pessoa de bom coração, uma pessoa que ora, de Deus mesmo, porém, ele não consegue se expressar com a equipe. Então, ele não consegue passar a visão, não consegue passar um treinamento e não consegue ensinar porque ele tem alguma dificuldade de comunicação. E, o supervisor tem alguma dificuldade de comunicação, ele vai ter muita dificuldade em treinar a sua equipe e de obter os resultados desejados.

Se você se identificou com este tópico, eu quero deixar umas dicas rápidas:

1 – Peça a alguém para te avaliar sempre que você for passar um treinamento para a equipe e lhe dar um feedback dos pontos de melhoria, bem como, se você está melhorando a cada reunião;

2 – Se você perceber que não está melhorando, peça a alguém que está ao seu lado, da sua equipe, da sua liderança para te ajudar na comunicação durante os treinamentos. Pode ser um discípulo que tenha facilidade de se comunicar e de ser entendido pela equipe ou mesmo o cônjuge que é mais objetivo, mais claro e que vai conseguir passar as informações de forma que possam ser compreendidas. Moisés tinha dificuldade de falar. Deus lhe deu uma missão e ele precisava avançar e guiar o povo. E o que Deus disse para ele? Deus lhe disse para não se preocupar, pois ele estaria colocando Arão ao seu lado para falar por ele. Moisés recebia de Deus, conversava com Arão e Arão passava o recado para o povo, para faraó ou para algumas pessoas específicas.

(10)

10

Você precisa ajustar esta questão da comunicação porque se você não for um bom comunicador, você está colocando a sua equipe em perigo no que diz respeito a treinamento.

3 – Não fique muito tempo sem fazer reunião em grupo com a sua equipe

Eu vejo que alguns demoram muito para reunir a sua equipe. Você precisa fazer reunião periodicamente, constantemente, para que você consiga criar a sinergia.

4 – Não desconfie da sua equipe

A confiança é essencial para a saúde da equipe.

REUNIÃO

O

REUNIÃO

O

REUNIÃO

O

REUNIÃO

O

REUNIÃO

O

(11)

11

5 – Não ser exemplo

Você precisa evitar o erro de não ser exemplo. Se você não for exemplo naquilo que você está passando, não adianta que não vai frutificar.

Avalie-se. Antes de você ensinar algo, de passar um treinamento para a sua equipe, veja se você está sendo exemplo.

Referências

Documentos relacionados

Assim, com o intuito de melhorar o desempenho e a aplicabilidade em relação às abordagens já existentes, este trabalho propõe um SRI baseado em Algoritmos

Para a avaliação do algoritmo de contorno ativo foram utilizadas três abordagens, na primeira não é aplicado nenhum tipo de pré-processamento nas imagens, na

O bloco de exploração, responsável pela criação do mapa a partir de uma região desconhecida; o de detecção, responsável pela identificação do objeto através da análise de

Nos capítulos seguintes serão revisados os conceitos das áreas de conhecimento relacionados com o desenvolvimento do projeto, como por exemplo, estão os conceitos

A Tabela 8 mostra um quadro resumo das variações de valores das métricas de similaridade tanto para a estabilidade quanto para a autoridade de acordo com cada algoritmo estudado.

Visando justamente suprir a necessidade de gerir dados da organização, de modo que os mesmos sejam adequados para o ambiente gerencial e venham a se tornar informação útil no

Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe um método inédito na Bioinformática para determinar qual site preditor de epítopos possui alto poder preditivo, culminando com

Pode-se notar que a diferença da distância de parada do sistema com controlador e sem controlador é menor que na simulação para terreno seco, entretanto o sistema com ABS e