• Nenhum resultado encontrado

A História da Astrologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A História da Astrologia"

Copied!
119
0
0

Texto

(1)

PESQUISA PESSOAL

A HISTÓRIA E A LINGUAGEM ASTROLÓGICA

(2)

Sumário

A História da Astrologia ... 7

Por que fazer um mapa astrológico? ... 7

A Astrologia e os quatro Elementos ... 9

E Quando falta um elemento no mapa? ... 11

Planetas ... 12 SOL ... 12 LUA ... 13 MERCÚRIO ... 13 VÊNUS ... 14 MARTE ... 15 JÚPITER ... 16 SATURNO ... 17 URANO ... 18 NETUNO ... 19 PLUTÃO ... 19

O Sol - símbolo de unificação ... 20

SOL: na Astrologia ... 21

O Ascendente ... 32

A Lua nos Signos ... 36

Nossa Mãe Lua ... 36

A LUA NOS SIGNOS ... 37

LUA EM ÁRIES ... 37

LUA EM TOURO ... 38

(3)

LUA EM CÂNCER ... 39 LUA EM LEÃO... 40 LUA EM VIRGEM ... 40 LUA EM LIBRA ... 41 LUA EM ESCORPIÃO ... 41 LUA EM SAGITÁRIO ... 42 LUA EM CAPRICÓRNIO ... 42 LUA EM AQUÁRIO ... 43 LUA EM PEIXES ... 43 Mercúrio ... 44

Mercúrio no mapa astrológico ... 45

Mercúrio em Áries ... 46 Mercúrio em Touro ... 47 Mercúrio em Gêmeos ... 48 Mercúrio em Câncer ... 49 Mercúrio em Leão ... 50 Mercúrio em Virgem ... 50 Mercúrio em Libra ... 51 Mercúrio em Escorpião ... 52 Mercúrio em Sagitário ... 53 Mercúrio em Capricórnio ... 54 Mercúrio em Aquário ... 55 Mercúrio em Peixes ... 57 Vênus ... 58 Marte ... 66

(4)

Saturno ... 72

Urano ... 74

URANO NA CASA I ... 75

URANO NA CASA II ... 75

URANO NA CASA III ... 75

URANO NA CASA IV ... 76

URANO NA CASA V ... 76

URANO NA CASA VI ... 77

URANO NA CASA VII ... 77

URANO NA CASA VIII ... 78

URANO NA CASA IX ... 78

URANO NA CASA X... 78

URANO NA CASA XI ... 79

URANO NA CASA XII ... 79

Urano - A Libertação do Karma ... 80

Plutão ... 81

Os poderes secretos de Plutão ... 81

Plutão em Capricórnio ... 83

Nodos Lunares ... 85

O Sol no signo de Peixes ... 90

Afinal, meu signo mudou? ... 91

Signos interceptados ... 92

Os Planetas e a Mitologia ... 95

Hermes ... 95

A Lua - a deusa Selene... 96

(5)

Mitologia e Astrologia ... 100

Áries 21/03 a 20/04 ... 101

JASÃO E OS ARGONAUTAS: O CHAMADO DA AVENTURA ... 101

Touro 21 de abril a 20 de maio ... 102

O MINOTAURO E O LABIRINTO: INSTINTO E RAZÃO ... 102

Gêmeos 21 de maio a 20 de junho... 103

CASTOR E PÓLUX: MÚLTIPLOS TALENTOS ... 103

Câncer 21 de junho a 21 de julho... 104

A HIDRA DE LERNA: EMOÇÕES INDÔMITAS ... 104

Leão 22 de julho a 22 de agosto ... 105

O Leão de Nemeia e o Orgulho Invencível ... 105

Virgem 23 de agosto a 22 de setembro ... 105

Deméter, a Deusa das Colheitas ... 105

Libra 23 de setembro a 22 de outubro ... 106

Eros e Psiquê: O Triunfo do Amor ... 106

Escorpião 23 de outubro a 21 de novembro ... 107

Orfeu e a Descida ao Mundo Subterrâneo ... 107

Sagitário 22 de novembro a 21 de dezembro ... 108

Quíron, o Centauro Curador ... 108

Capricórnio 22 de dezembro a 20 de janeiro ... 109

Cronos, O Senhor do Tempo ... 109

Aquário 21 de janeiro a 19 de fevereiro... 110

Prometeu e o Fogo Divino ... 110

Peixes 20 de fevereiro a 20 de março ... 111

Nereidas, as Belas do Fundo do Mar ... 111

(6)

Os Florais na Astrologia ... 113 A Santa Ceia ... 113 O corpo se expressando em sua língua... ... 119

(7)

A História da Astrologia

Por muitos anos, durante a antiguidade, os homens acreditaram que a magia se misturava aos acontecimentos diários. Eles imaginavam que ela interferia nas colheitas, na confecção de armas e no afastamento das doenças.

Os sacerdotes antigos dedicavam seu tempo no estudo das estrelas e naquela época já podiam prever os eclipses. Por acreditar que o futuro estava ligado à posição dos astros, o povo acreditava fielmente que estes homens podiam também predizer o futuro.

Descobriu-se que ela já existia na Mesopotâmia trinta séculos antes da era cristã. No século VI a.c. atingiu a Índia e a China; na Grécia durante o período Helênico, quando foi transmitida aos romanos e aos árabes, chegando aos caldeus e os egípcios. Os egípcios, excelentes astrônomos e astrólogos, descobriram que a duração do ano era de 365 dias e ¼ e o dividiram em períodos de doze meses de trinta dias cada, com cinco dias excedentes.

Foram os gregos que aperfeiçoaram a Astrologia dois séculos antes da nossa era, e nesse tempo já estudavam as cartas natais exatamente como fazemos hoje. No tempo de Carlos Magno, a Astrologia se espalhou por toda a Europa.

O céu foi divido em doze partes e cada uma delas recebeu um signo em específico. Fazem parte do zodíaco: Áries (de 21/03 a 20/04), Touro (de 21/04 a 20/05), Gêmeos (de 21/05 a 20/06), Câncer (de 21/06 a 21/07), Leão (de 22/07 a 22/08), Virgem (de 23/08 a 22/09), Libra (de 23/09 a 22/10), Escorpião (de 23/10 a 22/11), Sagitário (de 22/11 a 21/12), Capricórnio (de 22/12 a 20/01), Aquário (de 21/01 a 19/02) e Peixes (20/02 a 20/03).

Hoje a Astrologia é mundialmente conhecida e, embora negada por uns, tem o respeito da maioria, sendo gradualmente despida de suas características de adivinhação, para ser considerada como um ramo de conhecimento respeitável tanto quanto a psicologia e a psicanálise.

(8)

Para compreendermos a importância do mapa astral em nossas vidas é necessário distinguir o que é a análise de um mapa astrológico do que é um horóscopo de jornal.

Os horóscopos de jornais como as previsões astrológicas da internet são um fenômeno da demanda de curiosidade que existe sobre o assunto da astrologia. Longe de fornecerem respostas esclarecedoras sobre nossas vidas apenas divulgam o conhecimento astrológico sem muitos critérios.

A finalidade de um mapa astral consiste em voltar nosso olhar e nossa percepção individual para nós mesmos, ajudando-nos a compreender nossa natureza mais profunda e nosso lugar no mundo. A ferramenta astrológica é um diagnóstico sobre quem nós somos e o que devemos fazer para encontrar o equilíbrio adequado em nossas ações diárias.

Enquanto focalizamos nossa atenção para o mundo exterior e para os julgamentos transitórios da sociedade perdemos nossa capacidade de nos sintonizarmos com nossas reais necessidades. O homem contemporâneo necessita mais do que nunca restaurar sua integridade espiritual, ou seja, restabelecer seu contato com ele mesmo.

A validade do conhecimento astrológico não se limita às questões financeiras ou afetivas, sua finalidade consiste em narrar nossas habilidades e limitações diante de tudo o que nos cerca. O mapa astral centraliza nossa mente e nossas emoções sobre aquilo que nós somos e não em fatos isolados que ocorrem ao nosso redor. O mapa astral é um guia da jornada individual de cada pessoa no mundo, um manual de instrução de como devemos nos adaptar ao mundo sem deixarmos de ser aquilo que somos. E essa é uma ferramenta para ser usada no dia-a-dia desde que compreendamos como funcionam estes processos através do movimento dos planetas.

O conhecimento astrológico é um saber altamente pragmático e nada tem a ver com esoterismo ou coisas alheias ao mundo da realidade. Seu uso mal empregado tem levado esta fantástica ferramenta de autoconhecimento aos ―camelôs de bugigangas‖ e tem desperdiçado todo o seu potencial de auxílio e esclarecimento para a humanidade.[...]

(9)

Cada pessoa em seu universo deve ser o mestre de seu destino e cada destino está descrito no sistema solar e é definido no momento de nosso nascimento. Conhecer o caminho que nos foi destinado é o primeiro passo para a mudança definitiva na vida de cada um e é o que nos levará ao reino superior do autoconhecimento.

César Augusto – Astrólogo http://casadeosiris.spaces.live.com

A Astrologia e os quatro Elementos

Os quatro elementos (Terra, Ar, Água e Fogo) são divididos em dois grupos. O Fogo e o Ar são considerados ativos e a Água e a Terra passivos. Essa divisão se assemelha aos dois grupos da filosofia chinesa: yin representa Água e Terra e yang o Fogo e o Ar.

Os signos da Água e da Terra são mais introspectivos, cautelosos e ponderados. Já os signos do Fogo e do Ar não têm tantas reservas e se expressam socialmente com menor precaução.

Os elementos também foram divididos nas qualidades quente, seco, úmido e frio, a incorporação de uma teoria grega muito antiga, que posteriormente deu origem aos quatro temperamentos da medicina antiga: colérico (quente e seco), sanguíneo (quente e úmido), melancólico (frio e seco) e fleumático (frio e úmido). Quente e Frio dizem respeito à quantidade de energia: alta ou baixa, respectivamente.

Seco e Úmido falam da capacidade, talento ou interesse maior ou menor em criar ou desfazer conexões.

O Elemento FOGO

Qualidades: Quente e Seca

Energia alta, rápida e grande talento para desfazer conexões.

Não há quem não saiba o quanto o Fogo é de extrema necessidade para o homem. Aquece seu alimento, sua casa e oferece conforto. Porém é também um elemento perigoso se estiver fora do nosso controle, podendo causar danos

(10)

irreparáveis. Em outras palavras, o elemento Fogo na astrologia representa a força do espírito. É o desejo da vida, a vontade de ser. Para os signos de Áries, Leão e Sagitário isto significa pressa, impaciência, ação individual, esperança, confiança em si próprio, paixões, desejo de vencer e honestidade. Os signos de Ar abanam as chamas do Fogo, fornecendo-lhes novas ideias, o que torna esses dois elementos compatíveis.

O Elemento TERRA

Qualidades: Fria e Seca

Energia concentrada, lenta e grande talento para desfazer conexões. Touro, Virgem e Capricórnio compõem o elemento Terra. São signos providos de muita paciência e autodisciplina, capazes de alcançar seus ideais com muita persistência. Esses signos tendem a confiar mais no raciocínio prático do que nas inspirações. Os signos deste elemento podem ser bastante cautelosos e convencionais, fazendo-os duvidar das pessoas com mente ágil. Suas principais características são: aplicação, concentração mental, esforço e espírito conservador. Acima de tudo, esses signos devem se preocupar mais em observar o mundo invisível, o mundo que não possui a forma concreta da Terra.

O Elemento AR

Qualidades: Quente e Úmida

Energia alta, rápida e grande talento para estabelecer conexões. Todos os seres terrestres estão conectados, pois todos respiramos o mesmo ar. Isso faz com que esse elemento se torne coletivo. Pessoas com o signo de Gêmeos, Libra e Aquário compõem o elemento da mente, geralmente se adaptam com facilidade e são muito curiosos. Enquanto os signos de Fogo desejam algo, os de Ar idealizam as coisas imateriais. Possuem uma maneira impulsiva de agir, sentimentos artísticos, preferência pelas mudanças objetivas e tendem à distração. Esse indivíduo pode caminhar na neblina, sem saber como aplicar suas energias, ou pode ter sua mente tão clara como o ar antártico.

O Elemento ÁGUA

(11)

Energia concentrada, lenta e grande talento para estabelecer conexões. Assim como a Terra, o corpo humano é composto 70% de Água, o que nos leva a crer na importância vital deste elemento. Também é conhecida como solvente universal, ou seja, é capaz de dissolver mais substâncias que qualquer outro líquido conhecido por nós. Na astrologia, a Água pode ser simbolizada pela alma ou a emoção. Câncer, Escorpião e Peixes levam consigo as características deste elemento, o que significa sua sensibilidade e vulnerabilidade tão marcantes. Por isso, se não controlam suas reações emocionais acabam passando por frequentes instabilidades interiores.

(texto extraído do site - http://www.portalangels.com/astrologia4.htm)

E Quando falta um elemento no mapa?

Por Elias Mendes Muita gente me pergunta isso, a maioria encara a ausência de um elemento no seu mapa como uma deficiência propriamente, quando as coisas não funcionam dessa forma. Como a maioria de vocês deve saber, todos os signos têm um elemento e uma modalidade que os compõe.

Os elementos são Fogo, terra, ar e água, e as modalidades são cardinal, fixo e mutável. Essa lógica até se aplica a planetas (mas acaba sendo algo que se anula comparativamente, já que todas as pessoas têm todos os planetas), e até certo ponto pode se aplicar as casas.

Mas o que importa quando analisamos a predominância em termos de elementos é muito mais a quantidade de planetas em um determinado elemento do que seu posicionamento por casas. Analisamos o signo de todos os planetas do mapa, dando um peso maior para os planetas que tem um significado mais importante. Esse cálculo vai variar muito de astrólogo pra astrólogo, assim como vai variar o peso que cada posicionamento vai ter, e a quantidade de corpos celestes analisados (alguns vão querer incorporar quiron, os asteroides, até mesmo as partes árabes).

Pra alguns, esse cálculo nem tem grande significado: Alguns analisam o temperamento que pode contradizer a predominância dos elementos, já que o

(12)

temperamento vai se centrar somente nos pontos realmente importantes do mapa (Ascendente, Sol e Lua).

Planetas

SOL

Signo: Leão

Orixá: Oxalá

Dia da Semana: Domingo

Cor/Vela: Laranja

Luz e poder, centro de nosso sistema planetário e centro do nosso sistema energético. Responsável pelo nosso Ego, é o ponto onde brilha nossa personalidade, símbolo de nossa luz interna e da auto consciência.

O lugar onde está o SOL numa carta natal é onde mais nós iremos brilhar. O SOL nos aponta um caminho para a posse de nós mesmos.

SOL, símbolo de força e poder, representação da energia masculina YANG, mostra claramente a expressão de seu Ego no mundo.

Gerando luz e energia, o SOL é o responsável pela vida do planeta, da mesma forma, nosso SOL planetário é o responsável pela vida e graça que encontramos ao longo de nossa vida, na medida que nos auto expressamos de maneira criativa, fluindo brilho e a verdadeira luz que geramos.

A alegria é sentimento que provém de um Sol bem posicionado, por outro lado, o sentimentalismo e auto piedade, são sentimentos que provém de um SOL mau posicionado.

O SOL rege o signo do LEÃO.

A nível físco, o SOL rege o coração, o sistema circulatório, a aorta, pericárdio, as costas, os olhos( como instrumento de consciência e propósito), o timo (em suas funções de defesa e auto proteção.

(13)

LUA

Signo: Câncer

Orixá: Iemanjá

Dia da Semana: Segunda-Feira

Cor/Vela: Azul

Símbolo do feminino, do inconsciente e das marés, ora cheias, ora vazantes. Representa a inconstância que existe em nós, o nosso humor.

De igual peso astrológico que o SOL, a LUA representa nossas emoções, nossos sentimentos, uma energia feminina, ainda quase que desconhecida pelo ser humano, independente de qual sexo ele seja, todos nós temos em nossa essência essa energia feminina, que nos torna vulnerável às oscilações de nosso interior, ao desejo de entrega e rendição, diferente de submissão e passividade. Dentro de uma perspectiva lunar, nos encontramos na LUA, dentro do grande útero materno do universo que nos alimenta e nutre.

Num posicionamento astral, o signo em que a LUA se encontra, é de acordo com as características do signo, a maneira que a pessoa expressa suas emoções.

Num mapa de um homem, sugere que tipo de reações e sentimentos, ele espera de uma mulher.

A LUA rege o signo de CÂNCER.

A nível físico, a LUA rege o estômago, os seios, todas as mucosas, os líquidos corporais, a concepção, a gestação, os ciclos hormonais. A LUA tem a maior importância em nossa saúde, por falar direto às nossas emoções.

MERCÚRIO

Signo: Gêmeos/Virgem

Orixá: Oxóssi

(14)

Cor/Vela: Amarela

É o representante da comunicação. É HERMES, o mensageiro alado dos deuses. Em nosso mapa astral, ele nos revela como pensamos e todos os processos de raciocínio e entendimento, de acordo com o signo, a casa e aspectos que se apresentam onde MERCÚRIO estiver localizado.

Volátil e mutável, toma as mais variáveis formas e características.

Pessoas com MERCÚRIO bem aspectados no mapa, costumam ser bastante cerebrais, dedutivos e racionais. Nossa cultura é bastante mercurial, na medida em que o conhecimento adquirido de fora para dentro é bastante valorizado.

Também a energia mercurial nos chega através das ondas de rádio, televisão e jornais. Com MERCÚRIO aprendemos não apenas à nos comunicar, mas também a maneira como nos comunicamos, incluindo timbre vocal e movimentos de mãos e corpos enquanto falamos. As pessoas com aspectos mercurial, gesticulam muito quando falam.

Com MERCÚRIO vivenciamos o quanto é importante nos comunicarmos, pois em cada fala, silêncio ou pensamento, estamos deixando nossa mensagem ao mundo, que certamente nos dará o seu retorno.

MERCÚRIO rege os signos de Gêmeos e Virgem.

A nível físico, MERCÚRIO, rege o córtex cerebral e todas as funções da mente e os pulmões. Rege também as mãos e os dedos.

Rege também a traqueia, brônquios, cordas vocais, órgãos de passagem do ar enquanto falamos. Rege a glândula Tireoide, assim como os intestinos à nível de intestino grosso, e seus processos assimilativos.

VÊNUS

Signo: Touro/Libra

Orixá: Oxum

(15)

Cor/Vela: Rosa

Regente dos signos de Touro e de Libra, conhecida como a deusa do amor, Afrodite, indica da maneira como está localizada em nosso mapa, a forma como damos e recebemos afeto, nossa maneira de amar. Se a LUA representa nossa ligação com o lado materno, VÊNUS, vincula-se mais ao lado feminino em relação ao amor.

De igual maneira que em Mercúrio não podemos deixar de nos comunicar, VÊNUS no mostra que não existe como deixar de nos relacionar.

Se uma pessoa decide ser ermitão, ainda assim acaba se relacionando com as espécies que o rodeia.

Relaciona-se também com o sentido de posse, na maneira como tratamos de nossas finanças. Verificamos que a relação entre as vidas afetivas e financeiras tem conexão. Quando estamos bem em uma, a outra deslancha.

Revela nossos gostos e preferências. Mostra como estipulamos valores, o que nos agrada e o que nos desagrada, e a maneira como isso se revela, varia de acordo com o signo, casa e aspecto de VÊNUS num mapa.

No mapa de um homem ainda, VÊNUS mostra que tipo físico de mulher ele busca. Que tipo de mulher ele reage para o amor.

A nível físico, VÊNUS governa garganta, nuca, boca e a língua. MARTE

Signo: Áries/Escorpião

Orixá: Iansã/Ogum

Dia da Semana: Terça-Feira

Cor/Vela: Vermelha

O deus da guerra é o regente de Áries, e faz um contraponto com Vênus, revelando um princípio de ação e dinamismo. Em Vênus, vemos de que maneira

(16)

gostamos das coisas, com MARTE, aprendemos como fazer para conquistá-las. Ë uma função masculina, YANG na astrologia.

MARTE gosta de luta. Para ele paz, calma são sinônimos de estagnação, tédio. A raiva é o mais simples sentimento para MARTE. Sua forma mais espontânea e sincera de ser. Trás com ele características de agressividade , de autoritarismo e mesmo de violência. Sua raiva não expressa, gera um estado de ódio frio e racional, com potencialidade assassina.

MARTE também responde pela nossa energia sexual. Seu posicionamento em signos, casas e aspectos dizem que tipo de conduta temos de fazer sentir sua atuação e a intensidade de seu vigor e como o indivíduo afirma e realiza seus desejos, sua coragem e seu desempenho sexual. Mostra a ambição e o trabalho que realiza. Em seu posicionamento na carta natal de uma mulher, mostra que tipo de homem desperta seus desejos e paixões.

À nível físico. MARTE domina os estados de febre, a musculatura, supra renais e nível de adrenalina , a função sexual masculina, hemorragia e a cabeça de modo geral. Rege os dentes e a testa.

JÚPITER

Signo: Sagitário

Orixá: Xangô

Dia da Semana: Quinta-Feira

Cor/Vela: Marrom

Planeta da expansão e da sorte, regente de Sagitário, é o senhor do Olimpo. Onde estiver localizado em nosso mapa natal, é o setor onde mais nós vamos crescer e expandir, verificando seu posicionamento por signo, casa e aspectos, ultrapassando limites de nossa individualidade.

JÚPITER rege a justiça, o ensino, a cultura, a língua estrangeira, a política e as relações diplomáticas. JÚPITER é otimismo e alegria.

(17)

Está vinculado à necessidade de conhecimentos de igrejas, religiões e filosofia de vida, como forma de aumentar sua visão do mundo. JÚPITER é um filósofo. Ele determina onde desenvolver nossa crença e fé, pois ele crê no melhor, porque ele é o melhor (ele é o deus dos deuses do Olimpo).

Sua energia é a necessidade de explorar outras realidades e outros seres. Implica numa maior individualidade e consciência de si próprio. Expandimos quando tomamos consciência de nosso próprio ser.

A nível físico, JÚPITER, rege o fígado, os músculos lisos, os membros inferiores e o tecido adiposo( está relacionado com a obesidade).

SATURNO

Signo: Capricórnio

Orixá: Omulu

Dia da Semana: Sábado

Cor/Vela: Marrom

Regente de Capricórnio, o deus do tempo, o grande senhor do karma, fornece senso de limite ou fronteira, ou seja, é um símbolo de contenção e contração. O ponto no mapa astral, em razão do signo, casa e aspectos de SATURNO é onde mais nos sentimos limitados e onde devemos lutar para quebrar esse bloqueio. Esse ponto indica um aprendizado continuo e constante ao longo do tempo, visto que ele pede tenacidade e perseverança.

SATURNO é uma energia psíquica ligada à sobrevivência física. Traz com ele uma contração crônica, e o medo e a culpa são suas reações.

Em SATURNO temos a mão do Mestre nos ensinando paciência, disciplina, perseverança e sabedoria. Ele conhece nossas necessidades e demandas, indo além das ilusões e fantasias.

Indica em nosso mapa o trabalho mais adequado e a carreira a seguir. Como busca status e reconhecimento, mostra a lição a aprender nesta vida. Indica impulso

(18)

de segurança e garantia de estabilidade, dando capacidade de trabalho e realização profissional.

A nível físico rege a estrutura óssea, cartilagens, o baço, os joelhos, os dentes e as unhas. Rege processos de calcificação, osteoporose, artrites e doenças crônicas.

URANO

Signo: Aquário

Orixá: Obalauê

Dia da Semana: Sábado

Cor/Vela: Violeta

Regente de Aquário, é o planeta da transpessoalidade. É símbolo do ilimitado e da imensidão. Indica como se manifesta o desejo de liberdade e individualidade, principalmente as determinadas pela mente, e os tipos de amigos e grupos de afinidade. URANO simboliza os rompimentos com os padrões vigentes. O lugar onde ele se encontra em nossa carta natal, influenciado pelo signo, casas e aspectos, é indicativo de mudanças e inovações, e revela uma importante área de manifestação de nossa individualidade e um setor a ser renovado ao longo de nossas vidas.

URANO representa a busca de expressão individual, exclusiva e própria de cada um. Rompemos ai a barreira da convencionalidade, e andamos em direção à nossa individualidade. Rompemos com padrões repetitivos de comportamento, através dessa energia criadora, e nos lançamos em direção ao novo e ao imprevisível.

URANO é dedicado aos aspectos coletivos, sociais e humanitários. Ama a humanidade e gera um aspecto de distanciamento pessoal e íntimo. Mantém seu alto nível de idealismo em benefício do coletivo. Ama a todos e não se dedica a nenhum.

(19)

Tendo uma natureza elétrica e instável, pode ocasionar rupturas e quebras repentinas, tanto física, quanto emocional e mental.

NETUNO

Signo: Peixes

Orixá: Oxóssi

Dia da Semana: Quinta-Feira

Cor/Vela: Verde

Regente de Peixes é o Senhor dos mares e dos oceanos, e representa nossa ligação com o mundo submerso das emoções, fantasias, desejos e sonhos. É o símbolo do mistério e da transcendência. Revela tanto a nossa tendência para a arte ou formas de sensitividade, quanto a tendência que possuímos para o caos e a dissipação. Contém o impulso espiritual ou escapista ou impulso de sublimação.

Seu posicionamento por signo, casa e aspecto, indica o tipo de expressão cultural e espiritual manifestado pelas faculdades criativas e imaginativas. Reflete um setor de nossas vidas onde somos tanto a vítima que se presta a sacrifícios como o salvador imbuído de sua missão. Compartilha um destino espiritual comum. Ele nos torna sensíveis e empáticos ao sofrimento do mundo, refletindo nossas próprias dores ocultas.

NETUNO é o regente natural de todas as artes, incluindo a música e a pintura, a poesia e os romances.

NETUNO padece de uma ausência de identidade própria, sendo o refletor da coletividade humana. Seu amor não é pessoal e nem personalizado, é indiferente, um amor universal por todos os seres e por todas as coisas, sem estabelecer nenhum julgamento de valor sobre eles.

A nível físico NETUNO rege as glândulas linfáticas e o sistema imunológico, assim como os pés. Causa hipersensibilidade psíquica, edemas e retenção de líquidos.

(20)

Signo: Escorpião

Orixá: Ogum

Dia da Semana: Terça-Feira

Cor/Vela: Vermelha

Regente de Escorpião, é o grande Senhor da Vida e da Morte, Senhor dos domínios subterrâneos e deus dos infernos. É de grande importância no que diz respeito à saúde física, a nível da psique. PLUTÃO rege as transformações e alquimias, sejam físicas, mentais, emocionais ou espirituais. Está ligado à morte e ao renascimento, e a todos os processos regenerativos, tanto transformador como destruidor, resultando em extremos do bem e do mau, sempre renovando e reciclando.

PLUTÃO é sinônimo de desapego. Nele sentimos que muitas vezes perdemos aquilo que mais amamos, sendo a vida um eterna mutação, uma atitude sábia de PLUTÃO seria a contínua abertura ao novo e o desapego ao que já passou e podermos enxergar o clarão que ilumina a noite escura. Sua natureza é tão indomável que as vezes nos parece cruel, possuindo a mesma crueldade da vida como ela é e não como gostaríamos que fosse.

PLUTÃO é um planeta ligado com a doença e a cura. Na doença vemos uma proposta de mudança e transformação dos padrões emocionais do passado. A doença representa uma resistência a uma mudança, e num processo de transformação, sofre mais quem resiste mais.

A nível físico PLUTÃO rege o sistema orgânico numa forma de alquimia e transformação, incluindo os órgãos sexuais, pelve, reto e anus, e todas as funções excretoras e regeneradoras, como furúnculos, abcessos e gripes.

O Sol - símbolo de unificação

Fonte primordial da energia do planeta o Sol ocupa 99,8% do nosso sistema. Seu símbolo, a mandala, é um dos mais antigos da humanidade e foi encontrado em todos os povos e culturas. [...] Essência da clareza, da lucidez e da consciência, a

(21)

luz do sol revela sempre a verdade. Nada como uma manhã de sol para dissipar os fantasmas da noite e clarear as ideias. Ele nos conecta com a criança divina que habita em cada um e com as infinitas possibilidades ainda não despertadas em nós. É o Sol quem assegura que existe um futuro, que a vida faz sentido e que obedece a um plano inteligente. Retratando nosso eu mais profundo, o astro revela o potencial que o espírito traz ao vir ao mundo, a semente que, ao desabrochar, possibilita que se cumpra nosso destino.

O sistema solar é um grande átomo, assim como o átomo é um sistema solar infinitesimal. O homem também é um sistema solar. Parece que o Sol está muito distante de nós, mas na verdade não está. Em cada gota do nosso sangue e em toda partícula de nossos ossos vivem átomos do Sol. Nós também somos parte dele e não é à toa que nossa vida seja tão influenciada por esse astro.

No mapa, ele funciona como ponto de integração de todas as outras vibrações planetárias e indica o propósito mais básico de cada ser humano em particular. E de que maneira ele transmite suas mensagens? Primeiramente, pelo signo que ocupa no mapa, que pode acentuar ou debilitar sua atuação, e. depois, pelas relações que estabelece com outros planetas.

SOL: na Astrologia

Fonte primordial da energia do planeta, o Sol ocupa 99,8% do nosso sistema. Seu símbolo, o mandala, é um dos mais antigos da Humanidade e foi encontrado em todos os povos e culturas. Representado como Apolo e Hélios entre os gregos, como Brahma na Índia e Ammon Ra no Egito, foi personificado como o leão, rei das feras, e como a águia, rainha dos pássaros.

Apolo era um deus atlético, de expressão calma e séria, em geral representado como um arco em uma mão e a lira na outra. Ele era o deus da luz, da inteligência, da música e da poesia e o seu poder de profecia fê-lo também o deus dos adivinhos, a quem inspirava. Graças a seu oráculo, ajudava os humanos a enxergarem o certo, a distinguirem o verdadeiro do falso e a esclarecerem o obscuro.

(22)

Atravessando os céus no seu carro puxado por quatro velozes corcéis, Hélios, o deus sol, foi retratado como um belo jovem, com a cabeça rodeada de raios, dando a impressão de uma cabeleira de ouro. O Sol é também o arquétipo do herói, que sai de mundo tentando ordenar o caos por meio da sua própria vontade. Tem, entretanto, que vencer uma série de obstáculos para comprovar sua força e valor. Essência da clareza, da lucidez e da consciência, a luz do sol revela sempre a verdade. Nada como uma manhã de sol para dissipar os fantasmas da noite e clarear as ideias. Ele nos conecta com a criança divina que habita em cada um e com as infinitas possiblidade ainda não despertadas em nós. É o Sol quem assegura que existe um futuro, que a vida faz sentido e que obedece a um plano inteligente. Retratando nosso eu mais profundo, o astro revela o potencial que o espírito traz ao vir ao mundo, a semente que, ao desabrochar, possibilita que se cumpra nosso destino.

O sistema solar é um grande átomo, assim como o átomo é um sistema infinitesimal. O homem também é um sistema solar. Parece que o Sol está muito distante de nós, mas na verdade não está. Em cada gota do nosso sangue e em toda partícula de nossos ossos vivem átomos do Sol.

Nós também somos parte dele e não é à toa que nossa vida seja tão influenciada por esse astro.

No mapa astrológico ele funciona como um ponto de integração de todas as outras vibrações planetárias que indica o propósito mais básico de cada ser humano em particular.

O Sol é o caminho da sua individualidade e o signo solar em que ele se encontra é a melhor maneira de você trilhar esse caminho. O signo solar descreve as qualidades e características de sua individualidade, energia, vigor físico, expressão e potência. A casa onde ele mora em seu mapa astral, indica os assuntos que estimularão sua busca por identidade, satisfação pessoal e reconhecimento, além de demonstrar seu propósito e direção na vida. Onde ele estiver é também onde você possui intuição, clareza e autoconfiança nos talentos com os quais conta para desenvolver uma vocação.

(23)

Áries: 21/03 a 20/04

O Ariano tem uma confiança básica e ferrenha em si mesmo. Regido por Marte, é competitivo, ambicioso e gosta de colocar seus pensamentos em ação. Motivado pelo espírito de competição, sua coragem e autoconfiança tornam-no um líder nato. Precisa dos obstáculos para poder superá-los e os empreendimentos fáceis costumam deixá-lo insatisfeito. Não gosta de perder tempo com considerações inúteis e necessita tomar as próprias decisões, preferindo agir de imediato, em vez de deixar as coisas acontecerem naturalmente. Pode resolver ir em uma direção e mudar inesperadamente de rumo, deixando os outros tentando entender o que aconteceu. Independente, não gosta de depender de ninguém, nem de pedir ajuda, preferindo sempre agir por conta própria. Em geral, tem boa vitalidade, porém tem predisposição a dores de cabeça e problemas na vista e no nariz. Em razão de sua natureza hiperativa, pode ter uma tendência à hipertensão e ao estresse.

Regente: Marte Cor: Vermelho Metal: Ferro

Pedra: Ametista e Rubi Elemento: Fogo

Touro: 21/04 a 20/05

O Taurino tem uma habilidade toda especial para lidar com o mundo material e o lado prático da vida. Deposita muita confiança nas forças vitais da natureza e sabe que sempre terá tudo o que for necessário. Paciente e persistente, desenvolve-se no tempo e na continuidade, sabe como dar às coisas uma desenvolve-sequência lógica e faz uma coisa de cada vez. Mantém os pés firmes no chão, observa tudo com cuidado,

(24)

avaliando todas as prováveis soluções. Regido por Vênus, a deusa do amor, tem muito desejo de amar e expressar afeto. Costuma encarar os estranhos com desconfiança e só admite intimidade depois de muito tempo. Muito apegado, fica relutante em tomar atitudes que possam afastá-lo daquilo que está acostumado, correndo o risco de ficar preso a um relacionamento ou emprego insatisfatório apenas por segurança. Em geral, tem boa resistência física e nervosa, porém pode apresentar problemas na garganta por não ter o hábito de expressar o que pensa.

Regente: Vênus

Cor: Verde ou Rosa Metal: Cobre

Pedra: Esmeralda e Safira Elemento: Terra

Gêmeos: 21/05 a 20/06

Inquieto, versátil e adaptável, é dono de uma mente ágil e entende tudo com muita rapidez. Costuma fazer várias coisas ao mesmo tempo e fala com brilhantismo sobre quase todos os assuntos. Fala rápido e de forma clara, estabelecendo comparações e conexões muito rapidamente. Sua mente pode, entretanto, tomar subitamente um novo rumo, fazendo com que perca de vista o objetivo principal. Gêmeos é o signo do intelecto, apresentando muita facilidade para os estudos. Leitor voraz e artesão talentoso, pode ter habilidade, destreza e rapidez manual. Adora ler jornais e revistas, tem uma facilidade inata para lidar com papéis, documentos e escritos de todo tipo. Mercúrio, seu regente, lhe dá uma jovialidade incomum e tem uma curiosidade inocente e um entusiasmo contagioso que o faz parecer eternamente jovem. Prefere relacionar-se com pessoas que o estimulem intelectualmente, mas uma tendência às oscilações no humor e à necessidade de variedade pode causar dificuldade nos relacionamentos.

(25)

Um sistema nervoso altamente sensível é a base de sua mente ágil. As vias respiratórias são o seu ponto fraco. É bom, portanto, evitar lugares muito poluídos e estar sempre em contato com o ar livre.

Regente: Mercúrio Cor: Amarelo Metal: Mercúrio Pedra: Esmeralda Elemento: Ar Câncer: 21/06 a 21/07

Regido pela Lua, a sensível irradiação desse astro é responsável por sua complexa personalidade, que apresenta tantos aspectos contraditórios. Costuma ter muita necessidade de carinho e atenção, mas, por ser introspectivo e hipersensível, muitos não conseguem entendê-lo. Sua necessidade de companhia é forte, porém precisa de momentos de isolamento e silêncio, e sempre mantém um lado seu oculto dos olhos estranhos. Exteriormente calmo, rotineiro e metódico, é internamento impressionável e inquieto, estando propenso a oscilações no humor. Esconde sua fragilidade e seus verdadeiros sentimentos atrás de uma couraça e seu comportamento pode oscilar – ora está sociável e receptivo, ora se fecha e reage se alguém tenta invadir sua privacidade.

No corpo humano, Câncer rege os seios, o estômago e o útero. Em certos casos, a facilidade para engordar pode estar relacionada à fome emocional, o que costuma gerar o hábito de torná-lo compulsivo por comida.

Regente: Lua

Cor: Branco; Cinza-claro Metal: Prata

(26)

Elemento: Água

Leão: 22/07 a 22/08

Uma pessoa de ação, com capacidade de tomar decisões rápidas baseadas na intuição, sabe comandar com diplomacia, sendo um líder nato. Versátil, sociável e com uma mente curiosa, costuma ser muito atraente, possuindo uma irradiação magnética que o torna irresistível. Está sempre em busca do aspecto luminoso das coisas e não costuma perder o otimismo, tendo o dom de transmitir vitalidade e dar coragem aos que estão moralmente abatidos. Senso prático, porém não se prende a minúcias. Precisa de plateia e, em geral, ocupa o centro do espaço que criou para si mesmo e acredita que o mundo gire à sua volta. Dono de um ego forte e muita ambição, detesta ocupar posições subalternas, tendo necessidade de grandes objetivos para sentir-se vivo. Mais realizador que sonhador, sua metas costumam ser alcançadas com certa facilidade. Gosta de mimar e de prestar homenagens àqueles que ama. Em razão do seu temperamento apaixonado, é magoado com facilidade, especialmente pelas pessoas que ama.

Seu dinamismo e alegria de viver dão apoio para um bom equilíbrio físico. Deve prestar atenção, entretanto, nos olhos, na coluna e no coração, os pontos fracos do seu organismo.

Regente: Sol Cor: Dourado/Alaranjado Metal: Ouro Pedra: Diamante Elemento: Fogo Virgem: 23/08 a 22/09

(27)

A busca pela perfeição, o senso crítico e a capacidade de organização são as principais características desse signo. Senso prático e inteligente, sintetiza e descarta o que não tem utilidade. Muito ágil e atento, dificilmente alguma coisa escapa de sua observação: é capaz de escolher entre várias alternativas e garimpar as que lhe interessam. Correto, preciso, de temperamento nervoso e natureza refinada, progride devagar, pois não é dado a impulsos, não sendo muito aventureiro. É difícil viver à altura dos próprios padrões e sua autoestima é medida pelo grau de perfeição que consegue alcançar. Costuma ser tão exigente que se culpa por qualquer falha, tendo sempre a sensação de ter feito as coisas de maneira errada.

Sempre à procura de métodos alternativos para se cuidar, costuma ter uma boa alimentação e hábitos corretos. As emoções e o estresse podem gerar, entretanto, problemas intestinais, de indigestão ou dos nervos. Seu sistema nervoso é o seu ponto fraco e merece uma atenção especial.

Regente: Mercúrio Cor: Marrom/Azul-marinho Metal: Mercúrio Pedra: Ágata Elemento: Terra Libra: 23/09 a 22/10

Libra é o símbolo do equilíbrio, da ponderação entre diferentes opiniões: o libriano desenvolvido é um juiz imparcial. Altamente diplomático, tem horror a brigas, explosões emocionais e passionalismos. Seu lema é paz a qualquer preço e está disposto a tudo para evitar desavenças, desde a dissimulação até a argumentação lógica. Procura corresponder, da melhor forma possível, ao que as pessoas esperam dele. Não aprecia esforço físico, preferindo as tarefas intelectuais. Também não é muito de lutar, tendo certa tendência à comodidade. Prudente e reflexivo, às vezes em demasiado, pode se tornar vítima de sua própria indecisão. Dotado de um

(28)

desenvolvido senso estético, de proporção e de harmonia, é requintado por natureza. Elegante e charmoso, domina a arte da conversação e sabe como encantar as pessoas. Profundamente vinculado ao casamento e, mesmo não estando apaixonado, vai querer se casar. Por idealizar os relacionamentos, frequentemente acaba por se decepcionar com a pessoa amada, diante da vida real. Com um sistema nervoso muito delicado, está sujeito a crises de depressão e esgotamento, podendo mergulhar na melancolia sem razão aparente. Deve, também, estar atento aos problemas de rins, bexiga e nas suprarrenais.

Regente: Vênus

Cor: Azul-claro e Rosa Metal: Cobre

Pedra: Safira Elemento: Ar

Escorpião: 23/10 a 21/11

Motivado pelo desejo de enxergar os fatores escondidos e desconhecidos em cada acontecimento, nada lhe é superficial. Curioso, é um investigador nato, amante dos desafios e com capacidade de penetrar no fundo das coisas, desvendando qualquer mistério. Gosta de cutucar as pessoas, ajudando-as a trazer à tona sentimentos inconscientes. Costuma ter estranhas faculdades psíquicas e seus sentidos interiores estão em constante estado de alerta. Dotado de uma sensibilidade muito desenvolvida, tem um forte magnetismo sexual. Precisa de conflitos para viver. Signo de febres, paixões e tempestades, quanto mais difíceis se apresentam os obstáculos, mais entusiasmo terá para enfrentá-los. Com frequência, cria as circunstâncias que o fazem sofrer, depois luta contra os monstros que ele mesmo criou, enfrentando situações-limite com muita desenvoltura e sobrevivendo de forma corajosa a coisas que iriam esmagar pessoas mais fracas. Entre suas táticas de defesa, incluem-se o sigilo absoluto e o isolamento. Movido pela paixão, tem sede de prazer e de experiências, não acreditando no meio-termo. Possessivo e

(29)

ciumento, exige fidelidade absoluta, embora possa ter algumas relações extraconjugais.

Os órgãos genitais são os mais expostos a problemas e devem receber atenção especial.

Regente: Marte e Plutão Cor: Vermelho

Metal: Ferro Pedra: Hematita Elemento: Água

Sagitário: 22/11 a 21/12

Otimista e confiante, tem uma necessidade constante de ampliar seus horizontes, estando sempre à procura de aventuras. Com um ar majestoso de quem tudo sabe, deixa-se arrastar pelos seus ideais, muitas vezes convencendo os outros de participarem de seus empreendimentos arrojados. Sente-se atraído pelas viagens e pode percorrer o mundo, tanto fisicamente como por meio de leituras. Quando se sente inspirado, costuma agir de forma impulsiva, tomando determinada direção sem o necessário planejamento. Mas como é regido por Júpiter, seus planos aparentemente malucos acabam dando certo. Exagerado, pode, entretanto, ultrapassar os limites, apresentando uma tendência a invadir o território alheio. Tem também o hábito de falar sem pensar e sua sinceridade pode, muitas vezes, chocar as pessoas. Seu pior defeito é a imprudência, sendo que costuma cometer muitos erros por causa de sua natureza inconsequente e despreocupada. Dotado de muito senso de humor, é capaz de levantar o moral dos outros por meio de piadas e palhaçadas.

O fígado, a vesícula e as vias respiratórias são áreas delicadas no organismo do sagitariano. Convém observar a alimentação, já que tem uma certa dificuldade na assimilação e tende a exageros.

(30)

Regente: Júpiter

Cor: Azul-Escuro e Violeta Metal: Estanho

Pedra: Topázio Elemento: Fogo

Capricórnio: 22/12 a 20/01

Paciente, confiável, disciplinado e perseverante, costuma ser cumpridor dos seus compromissos. Dotado de uma grande capacidade de concentrar energia, quando se interessa por um assunto, procura levá-lo a sério. Cauteloso diante de situações e decisões, sabe esperar o momento oportuno de agir. Pressente, muitas vezes, que tem um destino a cumprir, que veio completar algo importante no mundo. Trabalhador incansável, planeja as coisas a longo prazo e gosta de ter tudo sob o seu controle. Sob a influência do austero Saturno, costuma ser reservado e um pouco tímido, não expressando seus sentimentos com facilidade, podendo até, demonstrar frieza, para disfarçar as emoções. Respeita a hierarquia e as regras sociais e tem dificuldade em aceitar o que está fora do convencional. Possui um senso de humor irônico, que muitas vezes passa despercebido. Prático, econômico, ambicioso e empreendedor, seu desejo de ter uma posição social elevada faz com que se dedique à sua carreira por períodos prolongados.

No corpo, seus pontos mais vulneráveis são: os joelhos, os dentes e os ossos.

Regente: Saturno Cor: Preto/ Marrom Metal: Chumbo

Pedra: Ôni, Turmalina Negra Elemento: Terra

(31)

Aquário: 21/01 a19/02

Dotado de um intelecto vivo e desperto, e um talento especial para fazer projetos, o aquariano é um inovador e não se prende às convenções. Regido por Urano, um dos deuses mais irreverentes, adora romper com o poder constituído. As ideias novas e progressistas o seduzem, mas pode ser um tanto visionário, acabando por sofrer pela incompreensão. O aquariano marcha em um ritmo diferente e costuma sentir-se meio extraterrestre neste planeta. Suas ideias são elaboradas a partir de modelos abstratos e sua imaginação acelerada não para de voar; por ficar permanentemente ligado, pode ter dificuldade em relaxar. Costuma defender a liberdade no seu discurso, e a sua interação com as pessoas é amigável e sem preconceitos, mas totalmente desapaixonada. Dono de uma natureza impessoal e distante, teme a intimidade nos relacionamentos e está sempre à procura de desculpas para afastar os outros.

No físico os pontos mais vulneráveis são os tornozelos, pernas, medula óssea, circulação sanguínea e sistema nervoso.

Regente: Saturno e Urano Cor: Preto/ Marrom

Metal: Urânio Pedra: Ametista Elemento: Ar

Peixes: 20/02 a 20/03

Recebe de Netuno, seu planeta regente, o gosto por tudo que lhe proporcione a oportunidade de sonhar. O mundo dos sonhos é mais verdadeiro do que a monotonia do cotidiano. Sendo o último signo do zodíaco, contém um pouco de cada um dos outros, daí sua complexidade. A falta de persistência também pode prejudicá-lo fazendo com que mude de rumo antes de colher o que plantou. Muito romântico no que se refere aos relacionamentos, tem uma tendência a apaixonar-se

(32)

– muitas vezes como uma forma de escapar de si mesmo. Pode envolver-se com pessoas que lhe parecem perfeitas a primeira vista e, em seguida, ficar desapontado por não preencherem suas expectativas. Idealista incurável e emocionalmente supersensível, pode, para proteger-se, optar por relações platônicas. Tem grande capacidade criativa, podendo se expressar no mundo da arte e da música. Receptivo, terno, meigo e facilmente influenciável, tem dificuldade de impor seus limites. Muito místico, sua conexão com o divino estimula sua autoconfiança e tem certeza de que irá encontrar ajuda sempre que precisar.

No físico, deve uma especial atenção aos pés, sistema endócrino e linfático e aura.

Regente: Júpiter e Netuno Cor: Verde-Mar/Violeta Metal: Estanho

Pedra: Água Marinha Elemento: Água

Fonte de Pesquisa - TIGRE, Cristina Bastos. Curso de Astrologia. Ed. Madras

O Ascendente

O Sol é o herói que nós somos, mas o Ascendente é a busca na qual temos que nos aventurar. O Sol é a razão pela qual estamos aqui; o Ascendente é como chegamos lá‖. (Liz Greene)

No exato instante em que você nasceu, em que foi recebido pela vida através da sua primeira respiração, um signo em especial estava subindo, ascendendo, na linha do horizonte.

Como é através das buscas e do que esperamos da vida, e principalmente, do que acreditamos que ela tem a nos oferecer que vivenciamos nossas experiências, é com os olhos do nosso signo Ascendente que enxergamos o mundo. Será com as características deste signo que iremos nos expressar e nos manifestar

(33)

a respeito da vida. A nossa busca e nosso impulso (comportamento) se dá através do temperamento que recebemos de nosso signo Ascendente

A imagem que passamos aos outros, e consequentemente, a imagem que os outros tem de nós se dá através desse signo. O signo Ascendente e os planetas que estiverem na nossa Primeira Casa também influenciam as nossas características físicas e sinaliza que tipo de experiências devemos buscar para nosso autoconhecimento.

Para uma pessoa com Ascendente em Áries, por exemplo, a vida é vigorosa. Mas é mais do que isto: o mundo está cheio de aventuras e é um grande desafio que precisa de respostas rápidas. É determinado e decidido e não gosta de perder tempo. Reage aos estímulos com entusiasmo e energia. Sua maior busca é encontrar o poder criativo que há dentro de si mesmo e não cobrar da vida as respostas que só ele pode se dar.

O Ascendente Touro entende que tudo tem seu tempo de acontecer. É empreendedor mas cauteloso. Gosta de planejar e estruturar o que quer que seja que queira fazer, pois valoriza a estabilidade e a segurança acima de tudo e aprecia as recompensas materiais. Vive uma busca pelo prazer que se manifesta através do paladar, tato, visão e olfato, e por isto cerca-se de beleza e de harmonia, num mundo onde as artes tem seu lugar de destaque.

Para Gêmeos no Ascendente o mundo é um grande laboratório onde ele pode dar vazão à sua imensa curiosidade a respeito de tudo. Expressar-se com diversidade, cada vez de um jeito diferente, não perdendo nenhuma oportunidade nem deixando escapar as inúmeras alternativas. Ele é ágil, esbanja energia e sua maior dificuldade é aprofundar-se em algum conhecimento. Sua busca mais importante é conhecer a si mesmo e descobrir que na sua dualidade mora a sua individualidade e que aí há muito o que explorar.

No Câncer Ascendente o mundo é recheado de emotividade. Sentir para ele, não é apenas uma sensação, mas sim um prazer nutritivo e dramático. É persistente tanto com seus sentimentos quanto com os assuntos da vida prática. É essencialmente maternal, seja cuidando dos que lhe são caros ou colocando-se aos cuidados da família. Sua busca está alicerçada em sentir ao outro na tentativa de

(34)

organizar seus próprios sentimentos, até que perceba que ele, mais que ninguém, é quem precisa e é capaz de nutrir a si mesmo.

Para quem tem Leão no Ascendente o mundo é um grande palco onde ele pode viver suas experiências com dramaticidade. É autoritário com criatividade e eficiência e busca no poder e na admiração o reconhecimento de sua individualidade. Cultua a generosidade, a dignidade, o orgulho e a vaidade. Sua maior busca é entender que o melhor som vem do seu próprio aplauso, que ele mesmo se dá quando manifesta seu poder criativo e generoso, sem esperar absolutamente nada em troca.

Virgem no Ascendente é prático e sistemático. Esta capacidade metódica começa com sua autocrítica e com uma preocupação em ser útil e produtivo. O seu mundo precisa de ordem, saúde e higiene, aspectos que ele valoriza como ninguém. Sua busca é a perfeição em seus mínimos detalhes e sua realização se dá quando ele entende que é preciso desarmar-se da crítica, pois a vida e o ser humano são o que existe de mais perfeito. Cada um de seu jeito, tal como é. Inclusive ele mesmo.

O mundo do Ascendente Libra abriga milhares de pessoas para se fazer contatos sociais e, infelizmente, apresenta escolhas demais para se optar por uma só sem sofrer de indecisão. Ele consegue se colocar no lugar dos outros e entender diversos pontos de vista, procurando ser justo e conciliatório. Sua busca é pelo equilíbrio e harmonia através do relacionamento perfeito, que se dá quando o outro tem o que lhe falta, e vice versa. O entendimento de si mesmo acontece quando ele aprende que muitas vezes a escolha é mais importante que a consequência.

O signo de Escorpião no Ascendente tem uma força empreendedora que gera uma energia capaz de conseguir o que quer que deseje. O mundo é para ele um grande mistério a ser desvendado através de seu olhar profundo sobre o que está oculto. Sua natureza intensa é regulada por um grande autocontrole que não lhe permite tomar atitudes impensadas. É desconfiado e possui uma fonte inesgotável de sentimentos que, se reprimidos, podem se transformar em possessividade, ciúme e luxúria. Sua maior busca deve ser a compreensão de sua intensidade para que tudo que é oculto ganhe luz.

(35)

O signo de Sagitário no ascendente é otimista, exagerado, extravagante e suas metas são sempre grandiosas. O mundo é um lugar a ser explorado, com inúmeros caminhos a descobrir e onde sempre há algo novo para se conhecer. E para tal não gosta de limites de qualquer tipo. É inquieto e parece estar sempre com pressa, pois não há tempo para fazer tudo o que a vida oferece. Sua busca é pela sabedoria através do amplo conhecimento da verdade de todas as coisas, mas irá realmente alcançá-la se procurá-la dentro de si mesmo, ignorando as influências e as aparências externas.

Capricórnio no Ascendente encara a vida com prudência, afinal ela não é uma aventura, mas deve ser vivida com seriedade e responsabilidade. O mundo ainda não está pronto, longe disso: precisa de muito trabalho que será feito com disciplina e determinação. Tem objetivos claros e definidos para alcançar porque é através do trabalho bem feito que ele espera ser recompensado. Esta recompensa deve se dar com retorno material, muitíssimo bem vindo, mas também com o reconhecimento das pessoas quanto ao seu valor. Sua maior busca deve ser o entendimento de que nem sempre a vida precisa ser estruturada e sólida, mas que é possível deixá-la fluir. Simplesmente e com alegria.

O Ascendente Aquário é idealista, original, inventivo e independente, o que o faz repelir a ordem estabelecida das coisas e ser um rebelde por natureza. O mundo para ele é uma grande ―tribo‖, onde deve existir igualdade para todos e por isto ele advoga em prol das causas coletivas. Divertido, prefere ser amado do que admirado. Futurista, está sempre atrás de novas tendências. É através dos grupos que ele alimenta a sua individualidade e identidade. Sua maior busca deve ser o respeito pela individualidade de cada um como ser único e exclusivo, mesmo que isto signifique aceitar emoções, para ele consideradas irracionais.

O Ascendente em Peixes sabe que nem tudo é o que aparenta ser e que existem muito mais mistérios do que se possa supor. É místico, visionário e dotado de grande sensibilidade que transcende o nível mundano. É capaz de fazer sacrifícios pessoais em prol de alguém ou de uma causa. Sua inspiração e sua capacidade artística não conhece limites, fazendo ele se alimentar do lúdico para trapacear a realidade quando ela lhe parece muito ―crua‖ para ser ingerida. Sua

(36)

busca deve ser a de encarar a si mesmo e a vida de frente, sem escapismos, para que não se torne a vítima de sua própria dor.

por Claudia Letti

A Lua nos Signos

"À diferença do Sol, que é brilhante e quente, a Lua é pálida, inconstante e fria. No entanto, pela sua iluminação podemos ver sombras até então desconhecidas. Ao passo que à luz do Sol, tudo se destaca, sob o brilho pálido da Lua, tudo se dissolve, oferecendo-nos uma nova experiência de nós mesmos e do nosso mundo." Sallie Nichols

A Lua regula as marés, influencia as plantações, os humores e o comportamento coletivo. Suas fases (num total de 28 dias) correspondem ao ciclo menstrual exaltando o feminino, a maternidade, a geração e a nutrição, o que explica sua regência sobre o signo de Câncer. A Lua evidencia a receptividade intelectual, e por isso também é associada à memória. Ela é a guardiã do nosso passado, é nosso baú de recordações, imagens e nostalgias.

O signo em que está a Lua em seu mapa natal indica como você reage emocionalmente às situações. O que sensibiliza ou atinge você, suas "descargas" emocionais, e portanto, as simpatias e antipatias que você tem num primeiro momento. Como você espera "nutrir" suas carências e como alimenta a dos outros. A sua energia impulsiva e como você é na intimidade. Todas essas expressões são atribuídas à sua Lua Natal. (LETTI, Claudia)

Nossa Mãe Lua

A Lua é o nosso satélite e o Sol, a nossa estrela.

Porém, eles têm o mesmo tamanho quando admirados aqui da Terra: ela porque está muito próxima e ele porque é muito grande. Chamados de luminares, ele, o luminar do dia, ela, o da noite. Ela dá voltas em torno da Terra e regula a luz e

(37)

a energia entre o Sol e o nosso planeta, imantando-o com seu magnetismo e formando um círculo de proteção ao seu redor.

Assim também a Lua no mapa astrológico, descreve a busca do indivíduo por segurança física e emocional, demonstra suas necessidades emocionais, revela como ele se adapta em qualquer situação visando a se sentir protegido, seguro, amparado e confortável. A Lua depende da luz do Sol para ser iluminada, assim como os bebês e crianças dependem de ―outra luz‖, de outra pessoa para sobreviverem.

Este papel é comumente representado pela mãe, que quando ausente, será substituída por alguém para a garantia da sobrevivência daquele bebê. Portanto, durante a infância e adolescência, quem rege o ser em desenvolvimento é a Lua, que tem forte influência na personalidade, na formação dos sentimentos, reações emocionais, flutuações de humor, hábitos e padrões de comportamento nos quais foi criado, nutrido, educado e instruído. Ela rege a relação que cada um de nós tem com as mulheres que atraímos para nossa convivência, principalmente com nossa mãe, além de reger nossos processos e formas de criatividade, fertilidade, crescimento e nutrição, revelando como cuidamos das pessoas que amamos.

(Artigo publicado por Ciça Bueno - Astróloga)

A LUA NOS SIGNOS

LUA EM ÁRIES

A Lua em Áries tem necessidade de ação, de se auto afirmar, ser independente, competitiva, combativa, criativa, ousada. Enfrenta a vida com coragem, franqueza e de peito aberto. Sente-se segura e satisfeita em situações que esteja no comando, em que possa sentir autonomia, ter liberdade de ação e poder de decisão. Precisa de estímulo constante para experimentar os desafios que a vida lhe propõe sem medo. Sente-se desconfortável quando se vê subjugado por pessoas ou circunstâncias, sem poder interferir, imprimir seu ritmo, deixar sua marca registrada. É muito espontâneo e expressa suas opiniões com franqueza exagerada, podendo criar hostilidades. Deve aprender a lidar com frustração e a dosar certa

(38)

tendência ao egocentrismo. A Lua demonstra como reagimos frente às pressões emocionais.

Este indivíduo pode reagir com impaciência, agressividade e intolerância, quando suas necessidades não são atendidas. Sua arma costuma ser o ataque, ostentando sempre que não precisa de ninguém.

A Lua de Áries costuma atrair mães e mulheres fortes, independentes, dominadoras e francas, que emitem suas opiniões e sentimentos, que não se intimidam com dificuldades e lutam pelo que desejam como verdadeiras guerreiras.

LUA EM TOURO

A Lua de Touro tem necessidade de estabilidade, segurança material, conforto e gratificação física. Sente-se segura e satisfeita em situações estáveis, regulares, constantes, duradouras. É muito sensível aos prazeres da vida, ao contato físico, ao afago, ao afeto e acredita que pode alcança-los através do acúmulo de energia, bens, posses e valores materiais.

Sente-se desconfortável quando pressionado ou em situações provisórias, evitando qualquer tipo de stress, flutuação ou instabilidade. Tem grande disposição para manter a rotina diária, é persistente, valoriza as coisas bonitas, harmoniosas e de qualidade, sem necessariamente buscar o luxo.

A Lua demonstra como reagimos frente às pressões emocionais. Este indivíduo reage com excesso de racionalidade, teimosia, inércia e possessividade quando suas necessidades não são atendidas. Sua arma costuma ser a preguiça e a estagnação. Deve aprender a se desapegar das coisas e pessoas quando necessário, para dar lugar ao novo.

A Lua de Touro costuma atrair mães e mulheres estáveis, seguras, confiáveis, fiéis, sólidas, práticas, objetivas e produtivas. Espera delas bastante afeto, cuidado, nutrição, além de autoestima e sensualidade.

LUA EM GÊMEOS

A Lua de Gêmeos tem necessidade de adquirir informação constantemente, de trocá-la e de comunicá-la aos demais. Precisa estar em movimento, de saber o

(39)

quê e o porquê de tudo, de se sentir inteligente, informada e lógica. Possui muita habilidade com a voz, intimidade com as palavras e poder de argumentação e articulação. Sente-se segura se puder explicar suas emoções e satisfeita em situações onde possa estar vendo, ouvindo, circulando, trocando ideias. Deve atentar para o humor variável, emoções instáveis, excesso de comentários. Sente-se desconfortável em situações de demonstração física ou afetiva, de isolamento ou silencio, em que é obrigada a calar-se ou esconder-se. Reage mal a possessividade ou descontrole emocional. A Lua demonstra como reagimos frente às pressões emocionais.

Esta Lua pode pecar por excesso, provocar mal-entendidos, intrigas ou usar da omissão ou deturpação da verdade para não assumir responsabilidades. Por ser muito variável e instável, pode transmitir pouca confiabilidade. A Lua de Gêmeos costuma atrair mães e mulheres leves, joviais, comunicativas, simpáticas, inteligentes, extrovertidas e por vezes instáveis emocionalmente.

LUA EM CÂNCER

A Lua de Câncer tem necessidade de proteção, acolhimento e segurança emocional. Sente-se seguro e satisfeito em situações em que possa estabelecer laços ou vínculos com pessoas, em ambientes conhecidos e familiares. Precisa estar em intimidade, se sentir pertencente e pertencido, envolvido, atendido, necessário, querido. Tem muita sensibilidade para os sentimentos alheios e talento para ser protetora, cuidando, nutrindo e ajudando pessoas. Sente-se carente e desamparado em ambientes desconhecidos, frios, estranhos e reage mal a tensão e a fatos novos.

Como a Lua demonstra como reagimos frente às pressões emocionais, esta adota o choro como válvula de escape e insiste no passado em detrimento do presente ou do futuro. Deve estar atenta à tendência ao conservadorismo, à dificuldade de enfrentar situações difíceis, a levar tudo para o terreno pessoal, cuidando para que a vida emocional e familiar não interfira no terreno profissional. A Lua de Câncer costuma atrair mães e mulheres carinhosas, receptivas, acolhedoras, protetoras e também sensíveis, frágeis, mimadas, carentes e com necessidade de muita atenção, amparo e dedicação.

(40)

LUA EM LEÃO

A Lua em Leão se sente satisfeita em situações em que possa aparecer, exercer seu poder de sedução e criatividade, ser homenageada, admirada, respeitada e elogiada por seus dotes e talentos. Sente-se segura em provocar emoções fortes, exalar generosidade, nobreza, grandiosidade e em expressar quem realmente é, se sentir especial, doar seu coração para o mundo, receber aplausos. Exerce grande poder de atração e costuma ser o centro das atenções, estar no palco e no comando. Como Lua demonstra como reagimos frente às pressões emocionais, este indivíduo veste-se de arrogância, vaidade e egocentrismo quando suas necessidades não são atendidas.

Assim tenderá a se tornar orgulhoso, demonstrar soberba, expressando-se como ferido em seu amor-próprio e exagerando em promover-se. Costuma sentir-se desconfortável com mesquinharias, economia de sentimentos, desatenção, falta de reconhecimento ou falta de aplausos, que para ele significam desamparo, indiferença, desamor.

A Lua de Leão costuma atrair mães e mulheres exuberantes, com postura altiva, ar forte, autoritário e nobre, com pose de rainha, tendência ao dramático e que goste de ser homenageada.

LUA EM VIRGEM

A Lua de Virgem tem necessidade de rotina, ritmo, métodos e sistemas em tudo que faz. Sente-se segura quando tudo está em ordem, cada coisa no seu lugar e dentro de uma programação maior. Sente-se satisfeita se estiver sendo útil, ocupada e eficiente para si e para os outros, sentindo-se necessária, prática, pragmática, precisa, lógica, realista. Valoriza os hábitos e padrões repetitivos. Sente-se desconfortável com a ociosidade, a improvisação, a informalidade, a imprevisibilidade e a desordem física, material, mental ou emocional. Reage sempre com rigidez, excesso de racionalidade, análise e detalhamento quando se sente criticada em seus deslizes ou defeitos. Mas devolve na mesma moeda. Como Lua demonstra como reagimos frente às pressões emocionais, esta pode abusar da crítica, de rituais, de critérios, de arrumação, higiene e limpeza, além do

(41)

perfeccionismo, que podem leva-la a adoecer para atrair cuidados ou por não respeitar sua sensibilidade e suscetibilidades.

A Lua de Virgem costuma atrair mães e mulheres muito organizadas, prestativas, trabalhadeiras, eficientes, criteriosas, críticas e exigentes, cheias de manias e com tendência à hipocondria.

LUA EM LIBRA

A Lua de Libra tem necessidade de companhia, de contato social, de ser aceita, e apreciada. Busca sempre reciprocidade nas relações e precisa se sentir atraente, sedutor, popular, justa e equilibrada. Tem charme, capacidade de sedução, amabilidade, boa aparência e refinamento naturais. É diplomática, elegante, sutil, democrática, liberal, ponderada, tem espírito conciliador e muita clareza nas suas ideias e opiniões. Sente-se mais segura e satisfeita se estiver em situações de parceria, relação interpessoal ou interação com público. Valoriza a beleza, a harmonia, a justiça e o equilíbrio estético nas coisas e nas relações. Como Lua demonstra como reagimos frente às pressões emocionais, esta pode exagerar na autoindulgência, na busca de prazer, conforto e satisfação incessantes. Reage mal às situações dramáticas, críticas, radicais, descontroladas, grosseiras, tornando-se superficial, blasé e descompromissada.

A Lua de Libra costuma atrair mães e mulheres suaves, delicadas, belas, amáveis, refinadas e sedutoras, com sensibilidade estética e artística, com muito maneirismo social para lidar com pessoas e situações.

LUA EM ESCORPIÃO

A Lua em Escorpião tem necessidade de estar no controle de tudo e se sentir forte, resistente, autossuficiente e significante em qualquer situação. Precisa ir fundo em tudo que faz e viver de modo profundo e intenso. É tudo ou nada. Para tal sabe influenciar, seduzir, persuadir e exercer poder sobre as pessoas. Tem muita habilidade para lidar com os recursos alheios e coragem para enfrentar situações difíceis e críticas, onde possa renovar, reformar, restaurar, reconstruir, regenerar, transformar. Sente-se desconfortável em situações aparentes ou superficiais, ou nas que se sinta exposta, frágil, vulnerável.

Referências

Documentos relacionados

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, História da Ciência e da Tecnologia e Teoria e Filosofia da História, atuando

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions.. Start Free Trial

File Station Unidade virtual, pasta remota, editor Windows ACL, compactação/extração de arquivos, controle de largura de banda para usuários ou grupos específicos, criação de

Após estabelecer a distinção entre Crítica Textual e Crítica Genérica, buscou-se apresentar etapas iniciais da construção da narrativa no Memorial de Maria Moura, de

Os moldes permanentes possuem maiores velocidades de resfriamento em virtude do maior fluxo de calor do metal fundido para o molde metálico (ROCHA et al., 2013). Em

Todavia, segundo Ajeje (2015), existem dificuldades para determinar com precisão a ocorrência de falhas, tais como: os fatores de ocorrência, severidade e