• Nenhum resultado encontrado

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO MERCADOS EMERGENTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO MERCADOS EMERGENTES"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

30 de Junho de 2012

RELATÓRIO E CONTAS

(2)

1. 1. 1.

1. CARACTERIZAÇÃO DO FUNDOCARACTERIZAÇÃO DO FUNDOCARACTERIZAÇÃO DO FUNDOCARACTERIZAÇÃO DO FUNDO a)

a) a)

a) Objectivo e política de investimentoObjectivo e política de investimentoObjectivo e política de investimentoObjectivo e política de investimento

O Espírito Santo Mercados Emergentes – Fundo de Investimento Aberto de Acções Internacional, adiante designado por Fundo, é um Fundo de Investimento Mobiliário Aberto, gerido pela ESAF – Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário, S.A.

O Fundo foi constituído por tempo indeterminado, tendo iniciado a sua actividade em 24 de Janeiro de 1994 com a denominação de Espírito Santo Fundo Ásia. A alteração da sua denominação foi consequência de uma modificação da sua política de investimento que se tornou mais abrangente.

Na prossecução dos seus objectivos enquanto fundo de acções, o Fundo investirá em acções de empresas cotadas em Bolsas de Valores de países de economias emergentes, nomeadamente da Europa de Leste, Ásia, América Latina e África do Sul bem como noutros valores que nelas sejam convertíveis ou que tenham inerente o direito à sua subscrição. Adicionalmente o Fundo poderá recorrer a produtos derivados, com o objectivo de incrementar a sua rentabilidade.

Por norma o Fundo efectuará operações de cobertura do risco cambial dos valores expressos em divisas que não o Euro. Poderá no entanto realizar tais operações se a visão de gestão relativamente à evolução dos mercados cambiais assim o justificar.

b) b) b)

b) PPPPerfil do investidorerfil do investidorerfil do investidorerfil do investidor

O Fundo adequa-se a investidores cujo objectivo é o crescimento ambicioso do capital numa perspectiva de longo prazo, estando dispostos a suportar o risco elevado de variação dos preços inerente às aplicações em acções e à elevada volatilidade dos mercados. O período mínimo recomendado neste fundo é de 3 anos.

c) c) c)

c) RRRRisco associado ao investimentoisco associado ao investimentoisco associado ao investimento isco associado ao investimento

O risco de um Fundo de investimento varia de acordo com o risco implícito dos activos de base que constituem a carteira de investimentos do Fundo, sendo neste caso de maior expressão os riscos inerente às empresas em que está investido, bem como ao mercado accionista em que estas empresas se inserem.

(3)

O Fundo poderá investir em Instrumentos Financeiros Derivados com fins diferentes de cobertura, podendo daí resultar um acréscimo de risco.

Não havendo cobertura sistemática da taxa de câmbio como forma de aproveitar possíveis valorizações de moeda, o Fundo fica exposto ao risco cambial dos activos que não são denominados em Euros.

2. 2. 2.

2. EVOLUÇÃO DA ACTIVIDADE DO FUNDOEVOLUÇÃO DA ACTIVIDADE DO FUNDOEVOLUÇÃO DA ACTIVIDADE DO FUNDOEVOLUÇÃO DA ACTIVIDADE DO FUNDO

Na primeira metade de 2012, apesar do contexto de grande incerteza vivido no segundo trimestre, o ES Mercados Emergentes apresentou uma performance sempre positiva. Na verdade, o semestre apresentou algumas semelhanças com o ano anterior com um início muito forte, impulsionado pelo programa de cedência de liquidez a 3 anos do BCE, eliminando o risco duma crise de liquidez eminente no sistema financeiro europeu. Porém, a partir de Março assistimos a uma degradação progressiva dos níveis de confiança no mercado, com vários episódios que elevaram as preocupações com a sobrevivência da zona Euro. Desde as eleições gregas, em Maio, das quais não foi possível formar um governo que suportasse o programa de assistência financeira, até à degradação sucessiva da situação fiscal em Espanha que fez elevar as yields para níveis insustentáveis, culminando com o resgate financeiro de 100 mil milhões de euros para recapitalizar os bancos espanhóis e Chipre, elevando a cinco o número de países intervencionados na zona euro. Ao mesmo tempo, assistimos ao avolumar de preocupações quanto à sustentabilidade do crescimento económico na China, sobretudo quando, no Congresso Nacional, o primeiro-ministro chinês – Wen Jiabao – afirmou que a economia chinesa iria crescer 7,5% em 2012, abaixo dos 8% anteriormente esperados, reafirmando que a queda dos preços no imobiliário pode ainda acentuar-se e que um plano de estímulos fiscais ao crescimento não seria imediato nem de larga escala. Nos mercados emergentes, este facto alterou por completo o perfil de mercado. Até aí os

BRIC’s eram os melhores mercados do ano, tendo-se registado, nesse momento, correcções muito fortes na China, caindo o índice doméstico 6,8% e as empresas chinesas cotadas em Hong Kong mais de 10%.

Em junho, esta aversão extrema ao risco aliviou-se após o desfecho favorável pela repetição das eleições na Grécia mas, sobretudo, pelos resultados obtidos da cimeira europeia do final do mês, onde se definiu o caminho para uma supervisão comum do sistema bancário e uma possibilidade dos bancos europeus poderem ser recapitalizados directamente pelo mecanismo de resgate da Zona Euro, aliviando assim as contas públicas dos países em dificuldades.

(4)

Nas economias emergentes observam-se já sinais evidentes de inversão das políticas monetárias. A China, vista como motor económico do mundo emergente, numa tentativa de aumentar o crédito concedido na economia, reduziu já várias vezes o Rácio de Reservas e cortou taxas de juro. Apesar do compromisso das autoridades chinesas com a sustentabilidade do crescimento da economia, os investidores continuam expectantes. A China apresentou uma das piores performances do semestre com as empresas chinesas cotadas em Hong Kong a cairem 3,6%. No Brasil, verificaram-se vários cortes na taxa

CELIC pelo Banco Central para mínimos históricos. O mercado reagiu negativamente, sendo este o destaque negativo deste semestre caindo 4,2%, conjuntamente com a desvalorização do Real superior a 5% face ao euro, não só pelo corte de taxa de juro como também pela continuada intervenção fiscal, via aumento imposto (IOF), penalizando a entrada de capitais no sentido de desvalorizar a moeda. Este foi o mercado onde o fundo mais reduziu a exposição no semestre, sobretudo no sector da banca onde as margens estão a ser bastante comprimidas neste movimento agressivo de taxa de juro, marcado também numa actuação agressiva dos bancos públicos direccionada à redução dos spreads dos empréstimos. Registam-se outros movimentos em baixa nas taxas de juro, como na Coreia do Sul ou na Índia, mas o mercado não está a dar ênfase a esse facto apenas na questão do abrandamento económico subjacente.

Neste ambiente são expectáveis níveis de ansiedade elevados, seja pela crise financeira da zona euro, pela monitorização dos dados económicos nos EUA ou pela possibilidade de um hard landing na China.

A estratégia do Fundo mantém-se em traços gerais inalterada. Ou seja, continuamos com fortes apostas nas economias com dinâmicas domésticas mais significativas e condições demográficas e financeiras que favorecem um desenvolvimento estrutural mais forte. Regionalmente a Ásia continua melhor posicionada para se manter nesta rota, com a Indonésia a ser a nossa maior aposta. Se observarmos as boas performances do primeiro semestre vemos um conjunto de países onde esta dinâmica doméstica se afirmou positivamente: Turquia (+22%), Filipinas (+20%) e Tailândia (+14%).

Sectorialmente, acreditamos na evolução dos padrões de consumo nos países emergentes e apostamos fortemente numa exposição agressiva nos sectores de consumo, pois parte do reequilíbrio das economias têm que passar por estímulos ao consumidor, numa fase em que se dá uma quebra das exportações para o mundo desenvolvido.

Pode dizer-se que o crescimento nas regiões emergentes está a abrandar. Mas, na verdade, este continua inquestionavelmente superior ao das regiões desenvolvidas e continuamos a considerar muito favorável o investimento nos países emergentes, apesar da volatilidade poder manter-se elevada face ao impacto do abrandamento económico

(5)

global e à incerteza quanto à eficácia dos instrumentos em curso para resolução dos problemas da Zona Euro. No entanto, as autoridades nos países emergentes estão a monitorizar de perto os impactos da crise Europeia no seu próprio crescimento e deverão continuar a actuar sobre as condições de financiamento das suas economias, devendo isso funcionar como catalisador positivo da performance destes mercados que, após o

sell off vivido em Maio, apresentam níveis de valorização muito atractivos.

a) a) a)

a) Valor emValor emValor emValor em 30 de Junho de 201230 de Junho de 201230 de Junho de 201230 de Junho de 2012

O Fundo atingiu, a 30 de Junho de 2012, um valor líquido global de 30.501.538,11 Euros. O valor da unidade de participação comercializado a 29 de Junho de 2012 (último dia útil do semestre) era de 6,2932 Euros (valor da unidade de participação a 30 de Junho de 2012: 6,2927 Euros), a que corresponde uma valorização anualizada desde o início do Fundo de 1,27% líquida de impostos e comissões de gestão e de depositário.

b) b) b)

(6)

c) c) c)

c) Rendibilidades (Rendibilidades (Rendibilidades (Rendibilidades (*))))

Ano de 2000 -31,13% Ano de 2007 22,73%

Ano de 2001 -2,47% Ano de 2008 -57,99%

Ano de 2002 -21,33% Ano de 2009 70,08%

Ano de 2003 29,69% Ano de 2010 25,20%

Ano de 2004 14,43% Ano de 2011 -24,16%

Ano de 2005 46,66% Últimos 12 meses -10,95%

Ano de 2006 24,38% Desde início 1,27%

d) d) d)

d) Risco Histórico Risco Histórico Risco Histórico Risco Histórico

* Notas: (a) (a) (a)

(a) As Rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura, porque o valor das unidades de participação pode aumentar ou diminuir em função do nível de risco que varia entre 1 (risco mínimo) e 6 (risco máximo).

(b) (b) (b)

(b) Estas rendibilidades têm como base os valores das unidades de participação calculados no último dia do ano e/ou semestre, conforme aplicável. As rendibilidades divulgadas pela ESAF nas brochuras publicitárias têm como base os valores das unidades de participação calculadas no último dia útil do ano e/ou semestre. Estas rendibilidades apenas seriam obtidas se o investimento tivesse sido efectuado durante o período de referência indicado.

(c) (c) (c)

(c) – As rendibilidades apresentadas não são líquidas de eventuais comissões de subscrição e resgate, aplicando-se as comissões em vigor na altura da subscrição e/ou resgate, sendo as comissões actuais e máximas as seguintes:

Comissão de Subscrição - 0%

Comissão de Resgate - 1,5% (até 90 dias, inclusive); 1% (de 91 até 180 dias, inclusive); 0,5% (de 181 até 360 dias, inclusive); 0% (a partir de 361 dias).

(d) (d) (d)

(d) – Os prospectos respectivos ao Fundo encontram-se disponíveis nos locais e meios de comercialização.

Ano de 2000 6 Ano de 2007 6

Ano de 2001 6 Ano de 2008 6

Ano de 2002 6 Ano de 2009 6

Ano de 2003 5 Ano de 2010 5

Ano de 2004 5 Ano de 2011 6

Ano de 2005 4 Últimos 12 meses 6

(7)

e) e) e)

e) Composição da carteira de aplicações Composição da carteira de aplicações Composição da carteira de aplicações Composição da carteira de aplicações em 30 de Junho de 2012em 30 de Junho de 2012em 30 de Junho de 2012 ---- Principais Sectoresem 30 de Junho de 2012 Principais SectoresPrincipais SectoresPrincipais Sectores

A composição discriminada da carteira de valores, em 30 de Junho de 2012, pode ser consultada em anexo.

3. 3. 3.

3. UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS DERIVADOSUTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS DERIVADOSUTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS DERIVADOSUTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS DERIVADOS

Operações sobre o Mercado Accionista Operações sobre o Mercado Accionista Operações sobre o Mercado Accionista Operações sobre o Mercado Accionista

A exposição a estes instrumentos em posições longas e curtas, tem um limite legal máximo que é monitorizado em permanência.

Como instrumento de gestão, foram sendo efectuadas ao longo do semestre operações de opções e de futuros sobre o índice WIG20, H-SHARES-IDX e outros.

Em resultado das operações acima descritas, o Fundo registou um ganho de 113.519 Euros. Em operações de cobertura de risco há a natural contrapartida na evolução dos preços dos activos detidos.

4. 4. 4.

4. VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO DO FUNDOVALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO DO FUNDOVALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO DO FUNDOVALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO DO FUNDO

No âmbito do legalmente estabelecido, e para a valorização dos activos que integram o Fundo, a Entidade Gestora considerará o seguinte:

a) a) a)

a) Os valores mobiliários, os instrumentos derivados e os restantes instrumentos cotados numa Bolsa de Valores ou admitidos à negociação num mercado regulamentado, serão avaliados ao preço disponível no momento de referência ou ao

(8)

preço de fecho desses mercados se a sessão tiver encerrado antes das dezassete horas de Lisboa. Se um activo estiver cotado em mais de uma Bolsa ou mercado, o preço a considerar será o efectuado na Bolsa ou mercado regulamentado mais representativos para esse activo, em termos de maior liquidez, frequência e regularidade de transacções;

b) b) b)

b) Relativamente aos activos dos mercados do Continente Americano, a composição da

carteira terá em consideração as transacções efectuadas apenas até à véspera do cálculo da unidade de participação;

c) c) c)

c) Para a valorização de Obrigações cotadas ou admitidas à negociação num mercado

regulamentado, será considerado o preço disponível às dezasseis horas do dia a que respeita a valorização. Caso não exista preço disponível, será considerada a última oferta de compra difundida através dos meios de informação especializados, como sejam o Bloomberg, a Reuters e outros, na indisponibilidade desta, o presumível valor de oferta de compra firme ou, na impossibilidade da sua obtenção, o valor médio das ofertas de compra e venda, difundidas por entidades financeiras de reconhecida credibilidade no mercado em que os activos em causa se enquadram, desde que estas entidades não se encontrem em relação de domínio ou de grupo, nos termos dos artigos 20.º e 21.º do Código dos Valores Mobiliários, com a Entidade Gestora. Na indisponibilidade do referido acima, será considerado o valor resultante da aplicação de modelos teóricos que a Entidade Gestora considere mais apropriados atendendo às características do título, nomeadamente o modelo dos cash-flows descontados, exceptua-se o caso das obrigações com maturidade inferior a doze meses as quais serão valorizadas ao valor de amortização, caso não ocorram eventos de crédito que possam originar variações no preço do valor de amortização;

d) d) d)

d) Para a valorização das Acções e Obrigações não cotadas nem admitidas à

negociação em mercado regulamentado, será considerado o presumível valor de oferta de compra firme ou, na impossibilidade da sua obtenção, o valor médio das ofertas de compra e venda, difundidas por entidades financeiras de reconhecida credibilidade no mercado em que os activos em causa se enquadram. Na indisponibilidade deste, será considerado o valor resultante da aplicação de modelos de avaliação universalmente aceites nos mercados financeiros que a Entidade Gestora considere mais apropriados atendendo às características dos títulos, exceptua-se o caso das obrigações com maturidade inferior a doze meses as quais serão valorizadas ao valor de amortização, caso não ocorram eventos de crédito que possam originar variações no preço do valor de amortização;

(9)

e) e) e)

e) Para a valorização das unidades de participação dos fundos de investimento que compõem a carteira, será considerado o último valor conhecido e divulgado pela respectiva Entidade Gestora no dia de valorização do Fundos, e disponível no momento de referência;

f) f) f)

f) Para a valorização de instrumentos representativos de dívida de curto prazo, na falta de preços de mercado, será efectuada a respectiva valorização com base no reconhecimento diário do juro inerente à operação;

g) g) g)

g) Para a valorização dos instrumentos financeiros derivados, cotados numa Bolsa de Valores ou admitidos à negociação num mercado regulamentado, será considerado o preço de referência do dia a que respeita a valorização, considerando o disposto na alínea a) deste artigo;

h) h) h)

h) Para a valorização de instrumentos financeiros derivados OTC, será considerado o preço de compra ou de venda, consoante se trate de posições compradas ou vendidas respectivamente, difundido através dos meios de informação especializados, como sejam o Bloomberg, a Reuters e outros; na indisponibilidade deste será considerado, o valor médio das ofertas de compra e venda, difundidas por entidades financeiras de reconhecida credibilidade no mercado em que os activos em causa se enquadram, desde que estas entidades não se encontrem em relação de domínio ou de grupo, nos termos dos artigos 20.º e 21.º do Código dos Valores Mobiliários, com a Entidade Gestora e na ausência deste último, será considerado o valor resultante da aplicação do modelo de avaliação Black-Scholes;

i) i) i)

i) Para a valorização diária de contratos forwards cambiais, serão considerados para o

apuramento do seu valor, a respectiva taxa de câmbio spot, as taxas de juro a prazo das respectivas moedas e o prazo remanescente do contrato;

j) j) j)

j) Tratando-se de valores em processo de admissão à cotação numa Bolsa de Valores

ou num mercado regulamentado, será considerado o valor utilizado para a valorização de valores mobiliários da mesma espécie, emitidos pela mesma entidade e admitidos à cotação, tendo em conta as características de fungibilidade e liquidez entre as emissões;

k) k) k)

k) Relativamente a valores cotados admitidos à negociação numa Bolsa de Valores ou

(10)

15 dias que antecedem a respectiva avaliação, serão utilizados os critérios de valorização definidos para os valores não cotados.

l) l) l)

l) Para a valorização de valores mobiliários que não sejam transaccionados

regularmente poderá a Entidade Gestora, de acordo com os princípios de adequabilidade, consistência e controlo da valorimetria dos activos, não considerar o difundido através dos meios de informação especializados sempre que entender que esse valor, não sendo representativo ou não correspondendo ao presumível valor de realização, tenha, um impacto relevante no valor da unidade de participação.

5. 5. 5.

5. MONTANTES PAGOS AO FUNDO E AOS PARTICIPANTES COM CARÁCTER MONTANTES PAGOS AO FUNDO E AOS PARTICIPANTES COM CARÁCTER MONTANTES PAGOS AO FUNDO E AOS PARTICIPANTES COM CARÁCTER MONTANTES PAGOS AO FUNDO E AOS PARTICIPANTES COM CARÁCTER COMPENSATÓRIO

COMPENSATÓRIO COMPENSATÓRIO COMPENSATÓRIO†

Em resultado de erros ocorridos na valorização, o Fundo Espírito Santo Mercados Emergentes foi compensado pela Sociedade Gestora em 147,61 Euros.

(11)

Fundo de Investimento : ES-Mercados Emergentes Composição da Carteira em 2012-06-30 Valor Total Juro Corrido Preço Unit. Mda Preço Unit. Quantidade

Designação (EUR) (EUR) (EUR)

A. COMPOSIÇÃO DISCRIMINADA CARTEIRA DE APLICAÇÕES DOS FUNDOS INVEST. MOBILIÁRIO

1 - VALORES MOBILIÁRIOS COTADOS

1.3 - Merc de bolsa de Estados Membros UE 4 571 839

1.3.4 - Acções

STANDARD FOODS CORP 11 600 14.18 USD 11.26 130 649 X 5 RETAIL GROUP GDR 5 900 22.75 USD 18.07 106 612 LUKOIL-SPON ADR 8 700 55.75 USD 44.28 385 246 KGHM POLSKA MIEDZ 3 250 145.00 PLN 34.13 110 914 KERNEL HOLDING SA 17 000 60.95 PLN 14.35 243 869 CIPLA LIMITED- GDR 26 500 5.41 USD 4.30 113 956 VEDANTA RESOURCES 9 000 9.12 GBP 11.30 101 735 AFK SISTEMA-REG GDR 8 500 18.66 USD 14.82 125 981 OAO GAZPROM-ADR 88 000 9.43 USD 7.49 659 126 STATE BK INDIA-GDR 2 000 77.50 USD 61.56 123 114 MAHINDRA & MAHINDRA 20 250 12.10 USD 9.61 194 619 SBERBANK-SPONSO ADR 55 100 10.75 USD 8.54 470 473 KOMERCNI BANKA AS 1 000 3 500.00 CZK 136.51 136 505 ENEA SA 29 262 15.87 PLN 3.74 109 299 ROSNEFT OJSC-GDR 87 000 6.26 USD 4.97 432 581 OTP BANK RT 8 500 3 570.00 HUF 12.41 105 449 PKO BANK POLSKI SA 14 000 34.60 PLN 8.14 114 009 AFREN PLC 115 000 1.04 GBP 1.29 147 812 SAMSUNG ELECT GDR 1 800 531.50 USD 422.16 759 889 4 571 838

1.5 - Merc.bolsa de Estados não membros EU 25 080 998

1.5.4 - Acções

XL AXIATA TBK PT 385 000 6 150.00 IDR 0.52 199 331 GEELY AUTO HLDINGS 375 000 2.70 HKD 0.28 103 678 BOSIDENG INTL HLDGS 542 000 1.99 HKD 0.20 110 445 SAN MIGUEL CORP 45 000 114.00 PHP 2.15 96 692 HUABAO INTL HLDG 292 000 3.78 HKD 0.39 113 023 SAMSUNG C&T CORP 4 900 65 400.00 KRW 45.39 222 387 CJ CORP 2 100 79 900.00 KRW 55.45 116 440 CIMB GROUP HOLDINGS 112 000 7.57 MYR 1.89 212 172 CHINA MOBILE LTD 63 000 84.75 HKD 8.68 546 729 HONG LEONG BANK 35 800 12.44 MYR 3.11 111 449 SEMEN GRESIK PT 110 500 11 300.00 IDR 0.95 105 118 KCC CORP 550 278 000.00 KRW 192.92 106 107 LOJAS RENNER S.A. 6 500 56.08 BRL 21.75 141 353 TATA MOTORS-SPON ADR 15 500 21.60 USD 17.16 265 925 CHOW SANG SANG HLDG 106 000 15.00 HKD 1.54 162 813 KT&G CORP 4 960 81 200.00 KRW 56.35 279 495 CHINA COMMUNICATIONS 595 110 3.82 HKD 0.39 232 784 GREAT WALL MOTOR -H 87 000 15.38 HKD 1.57 137 015 GENTING MALAYSIA BHD 116 400 3.60 MYR 0.90 104 865 VALE SA ADR 13 500 19.73 USD 15.67 211 561

(12)

Fundo de Investimento : ES-Mercados Emergentes Composição da Carteira em 2012-06-30 Valor Total Juro Corrido Preço Unit. Mda Preço Unit. Quantidade

Designação (EUR) (EUR) (EUR) WALMART MEXICO-SER V 108 500 35.25 MXN 2.07 224 998 CIA MINAS BUENAV.ADR 3 500 37.63 USD 29.89 104 611 FOMENTO ECO.MEX ADR 4 600 87.53 USD 69.52 319 800 REUNERT LTD 18 100 68.00 ZAR 6.56 118 724 TERNIUM SA-ADR 6 500 19.64 USD 15.60 101 398 PETROLEO BRASILEIRO 62 500 18.64 USD 14.81 925 338 AMORE PACIFIC CORP 465 1 064 000.00 KRW 738.38 343 345 SASOL LIMITED 11 000 342.40 ZAR 33.03 363 310 ENDESA-CHILE ADR 3 000 50.63 USD 40.21 120 643 COPEL ADR 7 400 21.68 USD 17.22 127 428 CNOOC LTD 373 000 15.40 HKD 1.58 588 196 GRUPO MEXICO SA-SrB 145 200 39.37 MXN 2.32 336 296 INDOCEMENT TUNGGAL 92 000 17 350.00 IDR 1.46 134 377 BANK COMMUNICATIONS 260 190 5.19 HKD 0.53 138 277 VALID SOLUCOES SA 9 000 29.40 BRL 11.40 102 606 BELLE INTER HOLDINGS 112 000 13.12 HKD 1.34 150 468 LOTTE CONFECTIONERY 119 1 564 000.00 KRW 1 085.36 129 158 RHB CAPITAL BHD 57 500 7.40 MYR 1.85 106 481 SHOPRITE HOLDINGS 15 700 150.67 ZAR 14.53 228 180 BIM BIRLESIK MAGAZAL 8 100 74.50 TRY 32.63 264 277 INDOFOOD SUKSES MAK 1 136 500 4 850.00 IDR 0.41 464 033 CHAODA MODERN AGR 288 000 1.10 HKD 0.11 32 440 ADVANCED INF SR-NVDR 23 000 184.50 THB 4.63 106 425 KALBE FARMA TBK PT 384 000 3 775.00 IDR 0.32 122 036 PPB GROUP BERHAD 39 400 15.98 MYR 4.00 157 561 SK TELECOM 3 870 125 000.00 KRW 86.75 335 704 MALAYSIA AIRPORTS 113 500 5.56 MYR 1.39 157 923 INFOSYS TECH-ADR 6 300 44.66 USD 35.47 223 477 AMERICA MOVI SAB-ADR 12 200 25.82 USD 20.51 250 191 HYUNDAI DEPT STORE 1 240 142 000.00 KRW 98.54 122 193 Korea GAS Corp 4 230 40 500.00 KRW 28.11 118 886 HENGDELI HOLDINGS 827 000 2.44 HKD 0.25 206 627 Vale -Pref A 39 300 38.92 BRL 15.09 593 127 CIA CERVECERIA U ADR 2 500 62.06 USD 49.29 123 233 LOTTE SHOPPING CO 1 680 311 500.00 KRW 216.17 363 164 CHINA BLUECHEMICAL 414 000 4.40 HKD 0.45 186 528 BANK NEGARA INDONESI 2 245 000 3 825.00 IDR 0.32 722 913 STERLITE INDUSTR ADR 21 600 7.56 USD 6.00 129 703 CHAROEN POKPHAND NVD 108 000 38.50 THB 0.97 104 281 CETIP SA-BALCAO ORGA 11 000 25.01 BRL 9.70 106 681 OBRASCON HUARTE LAIN 18 000 17.53 BRL 6.80 122 359 SKYWORTH DIGITAL HLD 293 000 3.42 HKD 0.35 102 609 SK HOLDINGS CO LTD 1 450 132 500.00 KRW 91.95 133 328 LUK FOOK HOLDINGS IN 143 000 16.06 HKD 1.64 235 166 TSINGTAO BREWERY CO 74 000 44.05 HKD 4.51 333 787 TURKIYE HALK BANKASI 18 800 14.15 TRY 6.20 116 502 PTT GLOBAL CHE NVDR 80 900 55.50 THB 1.39 112 606

(13)

Fundo de Investimento : ES-Mercados Emergentes Composição da Carteira em 2012-06-30 Valor Total Juro Corrido Preço Unit. Mda Preço Unit. Quantidade

Designação (EUR) (EUR) (EUR) GUDANG GARAM TBK PT 45 500 61 500.00 IDR 5.18 235 572 ARCA CONTINENTAL SAB 26 000 77.45 MXN 4.56 118 463 CHAROEN POKPHAND IND 1 710 000 3 425.00 IDR 0.29 493 054 INTIME DEPARTMENT ST 290 000 7.60 HKD 0.78 225 686 AIRASIA BHD 158 700 3.57 MYR 0.89 141 782 KRUNG THAI BANK-NVDR 317 800 16.10 THB 0.40 128 322 TURKIVE GARANTI BANK 45 500 7.10 TRY 3.11 141 478 TURKCELL ILETISIM 29 000 9.16 TRY 4.01 116 335 METROPOLITAN BANK 82 800 92.50 PHP 1.74 144 360 IND & COMM BK CHINA 757 741 4.29 HKD 0.44 332 867 UNITED TRACTORS TBK 105 500 21 350.00 IDR 1.80 189 622 AXIATA GROUP BERHAD 104 600 5.47 MYR 1.37 143 184 PTT PCL-NVDR 12 600 323.00 THB 8.10 102 069 UNITED BANK AFRICA 9 276 457 3.66 NGN 0.02 164 608 ZENITH BANK LTD 3 500 000 13.75 NGN 0.07 233 324 PACIFIC RUBIALES 5 900 22.32 CAD 17.34 102 314 BANK MANDIRI 882 500 7 200.00 IDR 0.61 534 916 SIAM COMM BK-NVDR 37 900 147.00 THB 3.69 139 726 EMBOTELLADORA ADR- B 5 200 32.03 USD 25.44 132 292 BRF-BRASIL FOODS ADR 18 500 15.25 USD 12.11 224 087 BROOKFIELD INCORPORA 75 000 3.40 BRL 1.32 98 883 CIA BRASILEIRA ADR 15 500 40.02 USD 31.79 492 701 CHINA CONSTRUCTION 828 000 5.29 HKD 0.54 448 516 AGRICULTURAL B CHINA 1 435 000 3.09 HKD 0.32 454 049 HYUNDAI MOBIS 2 500 274 500.00 KRW 190.49 476 232 LIANHUA SUPERMARKET 178 000 7.40 HKD 0.76 134 879 DONGFENG MOTOR GRP 182 000 11.90 HKD 1.22 221 774 KASIKORNBANK NVDR 104 000 162.00 THB 4.06 422 542 PARKSON RETAIL GROUP 176 500 6.86 HKD 0.70 123 983 CREDICORP LTD 1 100 124.32 USD 98.75 108 620 ITAU UNIBANCO-ADR 19 600 13.88 USD 11.02 216 083 AMMB HOLDINGS BHD 135 700 6.29 MYR 1.57 213 602 STEINHOFF INT.HOLDIN 51 600 24.65 ZAR 2.38 122 692 AFRICAN BANK INV. 35 850 36.31 ZAR 3.50 125 564 SAMSUNG ELECTRONICS 580 1 201 000.00 KRW 833.45 483 400 TAIWAN SEMICOND ADR 47 714 13.92 USD 11.06 527 545 WIPRO LTD-ADR 16 000 9.14 USD 7.26 116 156 UNITED MICROELEC-ADR 127 100 2.20 USD 1.75 222 097 TURK SISE VE FABRIKA 190 000 2.96 TRY 1.30 246 299 ALLIANCE GLOBAL INC 555 400 11.54 PHP 0.22 120 805 MTN GROUP LTD 40 800 140.92 ZAR 13.59 554 605 ZIJIN MINING GROUP 832 000 2.60 HKD 0.27 221 508 TAV HAVALIMANLARI 34 500 9.72 TRY 4.26 146 860 HYUNDAI MOTOR COMP 2 769 232 500.00 KRW 161.35 446 768 25 080 998

1.8 - Em Processo de Admissão Merc.Estrangeiro 4 614

(14)

Fundo de Investimento : ES-Mercados Emergentes Composição da Carteira em 2012-06-30 Valor Total Juro Corrido Preço Unit. Mda Preço Unit. Quantidade

Designação (EUR) (EUR) (EUR) UNITED B AFRICACau12 260 000 3.66 NGN 0.02 4 614 29 657 450 7 - LIQUIDEZ 7.1 - À vista 1 917 243 7.1.2 - Depósitos à ordem DO Custodia BES 0.0000% BRL 37 462 DO BES/ML 0.0000% BRL 110 635 DO 0007-BES/LX 0.0000% CAD 3 097 DO 0007-BES/LX 0.1005% EUR 53 933 402 DO BES/KTL/LX 0.0000% EUR 182 859 DO BESGBP-BES/L 0.0000% GBP 11 549 DO 0007-BES/LX 0.0000% HKD 13 323 DO BES/ML 0.0000% HKD 10 586 DO BES/ML MARGE 0.0000% HKD 41 471 DO Custodia BES 0.0000% IDR 171 618 DO Custodia BES 0.0000% MYR 205 909 DO BESPLN-BES/L 0.0000% PLN 11 932 DO Custodia BES 0.0000% THB 92 003 DO BESUSD-BES/L 0.0000% USD 89 088 DO BESZAR-BES/L 3.3188% ZAR 45 2 309 1 917 243 1 917 243 8 - EMPRÉSTIMOS 8.2 - Descobertos -732 918

DO Custodia BES 0.0000% HUF -107 711 DO Custodia BES 0.0000% KRW -434 500 DO Custodia BES 0.0000% MXN -86 451 DO Custodia BES 0.0000% PHP -98 230 DO BES/KTL/LX 0.0000% TRY -6 026 -732 918 9 - OUTROS VALORES A REGULARIZAR

9.1 - Valores Activos 528 170

9.2 - Valores Passivos -868 408

-340 238

B. VALOR LÍQUIDO GLOBAL DO FUNDO 30 501 538

C. RESPONSABILIDADES EXTRAPATRIMONIAIS

12 - OPERAÇÕES SOBRE COTAÇÕES

12.1.1 - Em mercado regulamentado 12.1.1.1 - Futuros

H-SHARES IDX Jul 12 12 9 537.00 HKD 976.57 585 943 4 847 110.26

(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)

FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO

ESPÍRITO SANTO MERCADOS EMERGENTES – FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO DE ACÇÕES INTERNACIONAL

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DOS PERÍODOS FINDOS EM 30 DE JUNHO DE 2012 e 2011

INTRODUÇÃO

O Espírito Santo Mercados Emergentes – Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Acções Internacional adiante designado por Fundo, é um Fundo de Investimento Mobiliário Harmonizado, gerido pela ESAF – Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário, S.A.. Foi constituído por tempo indeterminado, tendo iniciado a sua actividade em 24 de Janeiro de 1994.

Na prossecução do objectivo do Fundo enquanto fundo de acções de mercados emergentes, o Fundo investirá em acções bem como noutros valores que nelas sejam convertíveis, que tenham inerente o direito à sua subscrição.

O Fundo poderá efectuar operações de cobertura de risco cambial dos valores expressos em divisas que não o Euro.

O Fundo de acordo com a sua politica de investimentos, pode recorrer a técnicas e instrumentos financeiros derivados quer se destinem à cobertura de riscos, quer se destinem à prossecução de outros objectivos, limitando a utilização destes produtos a uma exposição máxima dos activos subjacentes correspondente a 10% do valor líquido global do Fundo

O presente anexo obedece, em estrutura, ao disposto no Regulamento nº16/2003 da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de 26 de Janeiro de 2004, que estabelece o Plano Contabilístico dos Organismos de Investimento Colectivo (OIC).

As notas cujos números não são indicados neste anexo não têm aplicação por inexistência ou irrelevância dos valores a reportar, com excepção da Nota 4 cuja divulgação se encontra apresentada nas Bases de Apresentação e Principais Políticas Contabilísticas.

(21)

BASES DE APRESENTAÇÃO E PRINCIPAIS POLÍTICAS CONTABILÍSTICAS

(a) Bases de apresentação

As demonstrações financeiras foram preparadas e estão apresentadas com base nos registos contabilísticos do Fundo, mantidos de acordo com o Plano Contabilístico dos Organismos de Investimento Colectivo, emitido pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, e regulamentação complementar emitida por esta entidade, na sequência das competências que lhe foram atribuídas pelo Decreto-Lei nº 252/2003, de 17 de Outubro.

As demonstrações financeiras e o respectivo anexo que fazem parte integrante do presente Relatório sobre a actividade anual do Fundo apresentam diferenças nos arredondamentos em diversos valores. Esta situação prende-se com o facto de o sistema de informação - SGC - efectuar a truncagem dos cêntimos de euro. Assim, as demonstrações financeiras, quando comparadas, podem apresentar diferenças não significativas.

(b) Especialização dos exercícios

O Fundo respeita, na preparação das suas contas, o princípio contabilístico da especialização diária dos custos e proveitos.

Assim, os custos e os proveitos são contabilizados no exercício a que dizem respeito, independentemente da data do seu pagamento ou recebimento.

(c) Aplicações em títulos

No âmbito do legalmente estabelecido, e para a valorização dos activos que integram o Fundo, a Entidade Gestora considerará o seguinte:

1. Os valores mobiliários, os instrumentos derivados e os restantes instrumentos cotados numa Bolsa de Valores ou admitidos à negociação num mercado regulamentado ou especializado, serão avaliados ao preço disponível no momento de referência ou ao preço de fecho desses mercados se a sessão tiver encerrado antes das dezassete horas de Lisboa. Se um activo estiver cotado em mais de uma Bolsa ou mercado, o preço a considerar será o efectuado na Bolsa ou mercado regulamentado mais representativos para esse activo, em termos de maior liquidez, frequência e regularidade de transacções;

2. Relativamente aos activos dos mercados do Continente Americano, a valorização será efectuada considerando as transacções efectuadas até à véspera do cálculo da unidade de participação;

3. Para a valorização de Obrigações cotadas ou admitidas à negociação num mercado regulamentado, será considerado o preço disponível no momento de referência do dia a que respeita a valorização. Caso não exista preço disponível, será considerada a última oferta de compra difundida através dos meios de informação especializados, como sejam o Bloomberg, a Reuters e outros, na indisponibilidade desta, o presumível valor de oferta de compra firme ou, na impossibilidade da sua obtenção, o valor médio das ofertas de compra e venda, difundidas por entidades financeiras de reconhecida credibilidade no mercado em que os activos em causa se enquadram, desde que estas entidades não se encontrem em relação de domínio ou de grupo, nos termos dos artigos 20.º e 21.º do Código dos Valores Mobiliários, com a Entidade Gestora. Na indisponibilidade do referido acima, será considerado o valor resultante da aplicação de modelos teóricos que a Entidade Gestora considere mais apropriados atendendo às características do

título, nomeadamente o modelo dos cash-flows descontados, exceptua-se o caso das obrigações

com maturidade inferior a doze meses as quais serão valorizadas ao valor de amortização, caso não ocorram eventos de crédito que possam originar variações no preço do valor de amortização; 4. Para a valorização das Acções e Obrigações não cotadas nem admitidas à negociação em

mercado regulamentado, será considerado o presumível valor de oferta de compra firme ou, na impossibilidade da sua obtenção, o valor médio das ofertas de compra e venda, difundidas por entidades financeiras de reconhecida credibilidade no mercado em que os activos em causa se enquadram. Na indisponibilidade deste, será considerado o valor resultante da aplicação de modelos de avaliação universalmente aceites nos mercados financeiros que a Entidade Gestora considere mais apropriados atendendo às características dos títulos, exceptua-se o caso das obrigações com maturidade inferior a doze meses as quais serão valorizadas ao valor de

(22)

amortização, caso não ocorram eventos de crédito que possam originar variações no preço do valor de amortização;

5. Para a valorização das unidades de participação dos fundos de investimento que compõem a carteira, será considerado o valor conhecido e diariamente divulgado pela respectiva Entidade Gestora no dia de valorização do Fundos, e disponível no momento de referência;

6. Para a valorização de instrumentos representativos de dívida de curto prazo, na falta de preços de mercado, será efectuada a respectiva valorização com base no reconhecimento diário do juro inerente à operação;

7. Para a valorização dos instrumentos financeiros derivados, cotados numa Bolsa de Valores ou admitidos à negociação num mercado regulamentado ou especializado, será considerado o preço de referência do dia a que respeita a valorização, considerando o disposto no ponto 1 deste artigo; 8. Para a valorização de instrumentos financeiros derivados OTC, será considerado o preço de compra ou de venda, consoante se trate de posições compradas ou vendidas respectivamente difundido através dos meios de informação especializados, como sejam o Bloomberg, a Reuters e outros. Na indisponibilidade deste, será considerado o presumível valor de realização fornecido por entidades financeiras de reconhecida credibilidade no mercado em que os activos em causa se enquadram e na ausência deste último, será considerado o valor resultante da aplicação do

modelo de avaliação Black- Scholes;

9. Para a valorização diária de contratos forwards cambiais, serão considerados para o

apuramento do seu valor, a respectiva taxa de câmbio spot, as taxas de juro a prazo das respectivas moedas e o prazo remanescente do contrato;

10. Tratando-se de valores em processo de admissão à cotação numa Bolsa de Valores ou num mercado regulamentado, será considerado o valor utilizado para a valorização de valores mobiliários da mesma espécie, emitidos pela mesma entidade e admitidos à cotação, tendo em conta as características de fungibilidade e liquidez entre as emissões;

11. Relativamente a valores cotados admitidos à negociação numa Bolsa de Valores ou transaccionados em mercados regulamentados, que não sejam transaccionados nos 15 dias que antecedem a respectiva avaliação, serão utilizados os critérios de valorização definidos para os valores não cotados;

12. Para a valorização de valores mobiliários que não sejam transaccionados regularmente poderá a Entidade Gestora, de acordo com os princípios de adequabilidade, consistência e controlo da valorimetria dos activos, não considera o difundido através dos meios de informação especializados sempre que entender que esse valor, não sendo representativo ou não corresponda ao presumível valor de realização, tenha um impacto relevante no valor da unidade de participação.

As mais e menos valias apuradas são registadas nas rubricas de mais e menos valias no activo a acrescer e a deduzir, respectivamente, ao valor bruto da carteira de títulos por contrapartida de resultados.

Os juros decorridos dos títulos em carteira são registados em proveitos a receber na rubrica de Contas de regularização do activo por contrapartida de resultados.

Os valores relativos a operações de compra e venda de títulos realizadas, mas cuja liquidação ainda não ocorreu à data do balanço, encontram-se registados na rubrica Outras contas de regularização, do passivo e do activo, respectivamente.

(d) Operações em moeda estrangeira

Os activos e passivos expressos em moeda estrangeira são convertidos para Euros com base nos câmbios indicativos à vista divulgados pelo Banco de Portugal. As diferenças de câmbio assim apuradas são registadas em resultados.

A reavaliação da posição cambial a prazo registada em perdas e ganhos em operações financeiras é efectuada tendo por base o método do estorno, procedimento este que, embora não afecte o apuramento do resultado líquido do período, origina a subavaliação dos saldos acumulados daquelas rubricas por montante cuja quantificação não é praticável.

(23)

(e) Valorização das unidades de participação

O valor da unidade de participação é calculado diariamente nos dias úteis e determina-se pela divisão do valor líquido global do Fundo pelo número de unidades de participação em circulação. O valor líquido global do Fundo é apurado deduzindo à soma dos valores que o integram, o montante de comissões e encargos até ao momento da valorização da carteira.

Para efeitos da determinação dos preços aplicáveis dos activos que integram o Fundo e determinação da carteira do mesmo, a Sociedade Gestora considerará o cálculo do valor da unidade de participação às dezassete horas de Lisboa.

O valor da unidade de participação, para efeitos de subscrição, será o conhecido e divulgado no dia útil seguinte àquele a que o pedido de subscrição se refere. O pedido de subscrição é realizado a preço desconhecido.

O valor da unidade de participação para efeitos de resgate será o conhecido e divulgado no dia útil seguinte aquele a que o pedido de resgate se refere. O pedido de resgate é realizado a preço desconhecido.

(f) Comissão de gestão e de depositário

Pelo exercício da sua actividade, a Sociedade Gestora recebe do Fundo uma comissão anual de 2,45% (dois vírgula quarenta e cinco por cento), calculada diariamente sobre o valor do património líquido do Fundo e cobrada mensalmente.

Pelo exercício das suas funções, a entidade depositária recebe do Fundo uma comissão anual de 0,05% (zero vírgula zero cinco por cento), calculada diariamente sobre o valor do património líquido do Fundo e cobrada trimestralmente.

(g) Taxa de supervisão

O Fundo está sujeito a uma taxa de supervisão no valor de 0,0133‰ (com um mínimo de 100 euros e um máximo de 10.000 euros). Esta taxa, calculada sobre o valor líquido global do fundo no final de cada mês, deverá ser entregue mensalmente à CMVM.

De acordo com o previsto no nº3 do artigo 4º da Portaria nº913-I/2003 de 30 de Agosto, nos primeiros 6 meses de actividade os fundos de investimento estão isentos do pagamento da taxa de supervisão. (h) Contratos de forwards

Os contratos de forwards realizados para efeitos de cobertura de risco de variação cambial, são reavaliados diariamente com base na diferença entre a taxa contratada e a taxa de mercado em vigor na data de reavaliação, sendo as eventuais flutuações registadas nas rubricas de ganhos em operações financeiras ou perdas em operações financeiras, conforme aplicável, da demonstração dos resultados.

A reavaliação da posição cambial a prazo registada em perdas e ganhos em operações financeiras é tratada conforme descrito em (d).

(i) Regime Fiscal

Os rendimentos obtidos pelo fundo têm o seguinte regime fiscal:

Rendimentos obtidos em território português que não sejam considerados mais-valias, são tributados autonomamente:

1. por retenção na fonte como se de pessoas singulares residentes em território português se tratasse;

2. às taxas de retenção na fonte e sobre o montante a ela sujeito, como se de pessoas singulares residentes em território português se tratasse, quando tal retenção na fonte, sendo devida, não for efectuada pela entidade a quem compete (encontram-se neste caso os juros das obrigações, dos depósitos bancários e dos dividendos, sobre os quais incide uma taxa de 25%);

3. ou à taxa de 25% sobre o respectivo valor líquido obtido em cada ano, no caso de rendimentos não sujeitos a retenção na fonte.

(24)

Rendimentos obtidos fora do território português que não sejam considerados mais-valias:

1. Os rendimentos obtidos fora do território português provenientes de títulos de dívida e de fundos de investimento e os decorrentes de lucros distribuídos, são tributados autonomamente à taxa de 20%;

2. Outros rendimentos obtidos fora do território português são tributados autonomamente à taxa de 25% incidente sobre o respectivo valor líquido obtido em cada ano.

Rendimentos obtidos em território português ou fora dele, qualificados como mais-valias:

1. As mais-valias obtidas em território português ou fora dele, são tributadas autonomamente, à taxa de 21,5% sobre a diferença positiva entre as mais-valias e as menos-valias obtidas em cada ano, nas mesmas condições em que se verificaria se desses rendimentos fossem titulares pessoas singulares residentes em território português.

2. O Saldo positivo entre as mais-valias e as menos-valias resultante da alienação de acções detidas por fundos de investimento durante mais de 12 meses, obrigações e de títulos de dívida, encontram-se excluídas de tributação;

3. O saldo positivo apurado entre as mais-valias e as menos valias resultante da alienação de acções em micro e pequenas empresas não cotadas em mercados regulamentados ou não regulamentado da bolsa de valores, é considerado em 50% do seu valor. Adicionalmente o saldo positivo entre as mais-valias e as menos-valias resultante de alienações de acções, de obrigações e de outros títulos de dívida, encontra-se isento de IRS até ao valor anual de €500.

Os rendimentos obtidos fora do território português por fundos de investimento constituídos e a operar nos termos da legislação nacional poderão beneficiar da aplicação de um mecanismo de crédito de imposto por dupla tributação internacional, o qual se encontra sujeito às seguintes regras: a) o crédito de imposto consiste na dedução ao imposto devido sobre esses rendimentos e apurado tendo em consideração as normas acima expostas, da menor das seguintes importâncias:

1) imposto sobre o rendimento efectivamente pago no estrangeiro em relação aos rendimentos em causa;

2) imposto, calculado nos termos deste artigo, sobre os rendimentos que no país em causa tenham sido tributados;

b) quando existir convenção destinada a eliminar a dupla tributação celebrada por

Portugal e o país onde os rendimentos são obtidos, e desde que esta não exclua do respectivo âmbito os fundos de investimento, a dedução a que se refere a alínea anterior não pode ultrapassar o imposto pago nesse país nos termos previstos pela convenção;

(25)

NOTA 1 – CAPITAL DO FUNDO

O património do Fundo é composto por unidades de participação, as quais conferem aos seus titulares o direito de propriedade sobre os valores do Fundo, proporcionalmente ao número de unidades que representam.

As variações registadas no valor líquido global e unitário do OIC no primeiro semestre de 2012, podem ser verificadas através do seguinte detalhe:

A evolução do valor líquido global e unitário do OIC registada nos últimos períodos é apresentada, como segue:

O número de participantes por escalão em 30 de Junho de 2012 apresenta-se no seguinte quadro:

(26)

NOTA 3 – INVENTÁRIO DA CARTEIRA DE TÍTULOS

O detalhe da carteira de títulos em 30 de Junho de 2012 é apresentado no Anexo I.

O movimento ocorrido nas rubricas de disponibilidades durante o primeiro semestre de 2012, foi o seguinte:

NOTA 4 – CRITÉRIOS DE VALORIZAÇÃO DOS ACTIVOS

Os critérios utilizados na valorização dos activos integrantes da carteira do OIC já foram mencionados e encontram-se atrás explicitados.

NOTA 11 – EXPOSIÇÃO AO RISCO CAMBIAL

A posição cambial aberta do Fundo e os respectivos instrumentos de cobertura utilizados, expressos em moeda estrangeira, são os que abaixo se detalham:

NOTA 12 – EXPOSIÇÃO AO RISCO DE TAXA DE JURO

Esta nota pretende expressar o total de activos com taxa de juro fixa e com maturidade definida, durante toda a vida da operação, bem como as operações extrapatrimoniais efectuadas para a cobertura do risco de taxa de juro. Desta forma, à data de 30 de Junho de 2012 e 2011, o Fundo tinha a seguinte posição:

(27)

NOTA 13 – COBERTURA DO RISCO DE COTAÇÕES

A volatilidade associada aos investimentos em acções, poderá estar sujeita à realização de operações de cobertura tendo em vista a redução do risco em carteira. A composição da carteira de acções do Fundo em 30 de Junho de 2012 e 2011, assim como as operações extrapatrimoniais realizadas e a posição de risco não coberta, são as que a seguir se decompõem:

NOTA 14 – PERDAS POTENCIAIS

O Fundo à data de 30 de Junho de 2012 não apresentou reporte VAR – Value at Risk uma vez que se encontra dispensado de reporte, ao abrigo do disposto no regulamento nº15/2003 da CMVM alíneas a) nº1 do Art 23º.

NOTA 15 – CUSTOS IMPUTADOS AO FUNDO

Os custos imputados ao Fundo durante os períodos findos em 30 de Junho de 2012 e 2011, apresentam o seguinte detalhe:

NOTA 16 – VALORES COMPARATIVOS

As demonstrações financeiras são comparáveis em todos os aspectos e conteúdos com as do período anterior.

(28)

ANEXO I

Inventário da carteira de títulos em 30 de Junho de 2012.

INVENTÁRIO DA CARTEIRA

em 30 de Junho de 2012

ES-Mercados Emergentes (Valores em Euro)

Preço de

aquisição valias Mais

Valor da carteira

Descrição dos Títulos menos valias corridos Juros SOMA

1 - VALORES MOBILIÁRIOS COTADOS

1.3 - Merc de bolsa de Estados Membros UE 1.3.4 - Acções

138 620 130 649 130 649

STANDARD FOODS CORP (7 971)

109 345 106 612 106 612 X 5 RETAIL GROUP GDR (2 733) 412 259 385 246 385 246 LUKOIL-SPON ADR (27 013) 104 528 110 914 110 914 KGHM POLSKA MIEDZ 6 386 266 231 243 869 243 869 KERNEL HOLDING SA (22 362) 130 605 113 956 113 956 CIPLA LIMITED- GDR (16 649) 107 506 101 735 101 735 VEDANTA RESOURCES (5 771) 108 225 125 981 125 981 AFK SISTEMA-REG GDR 17 756 862 791 659 126 659 126 OAO GAZPROM-ADR (203 665) 136 299 123 114 123 114 STATE BK INDIA-GDR (13 185) 236 920 194 619 194 619

MAHINDRA & MAHINDRA (42 301)

543 893 470 473 470 473 SBERBANK-SPONSO ADR (73 420) 131 129 136 505 136 505 KOMERCNI BANKA AS 5 376 163 845 109 299 109 299 ENEA SA (54 546) 441 918 432 581 432 581 ROSNEFT OJSC-GDR (9 337) 107 518 105 449 105 449 OTP BANK RT (2 069) 111 920 114 009 114 009

PKO BANK POLSKI SA 2 089

151 575 147 812 147 812 AFREN PLC (3 763) 681 807 759 889 759 889 SAMSUNG ELECT GDR 78 082 4 571 838 - 4 571 838 (484 785) 109 689 4 946 934 Sub-Total:

1.5 - Merc.bolsa de Estados não membros EU 1.5.4 - Acções

147 234 199 330 199 330

XL AXIATA TBK PT 52 096

109 557 103 678 103 678

GEELY AUTO HLDINGS (5 879)

109 629 110 445 110 445

BOSIDENG INTL HLDGS 816

98 044 96 692 96 692

SAN MIGUEL CORP (1 352)

109 857 113 023 113 023

HUABAO INTL HLDG 3 166

230 238 222 387 222 387

SAMSUNG C&T CORP (7 851)

117 459 116 440 116 440

CJ CORP (1 019)

196 709 212 172 212 172

CIMB GROUP HOLDINGS 15 463

497 204 546 729 546 729

CHINA MOBILE LTD 49 525

98 544 111 450 111 450

HONG LEONG BANK 12 906

106 927 105 118 105 118

SEMEN GRESIK PT (1 809)

116 736 106 107 106 107

KCC CORP (10 629)

145 551 141 353 141 353

LOJAS RENNER S.A. (4 198)

339 461 265 925 265 925

TATA MOTORS-SPON ADR (73 536)

213 290 162 813 162 813

(29)

INVENTÁRIO DA CARTEIRA

em 30 de Junho de 2012

ES-Mercados Emergentes (Valores em Euro)

Preço de

aquisição valias Mais

Valor da carteira

Descrição dos Títulos menos valias corridos Juros SOMA

238 913 279 495 279 495

KT&G CORP 40 582

219 973 232 784 232 784

CHINA COMMUNICATIONS 12 811

85 674 137 014 137 014

GREAT WALL MOTOR -H 51 340

104 247 104 865 104 865 GENTING MALAYSIA BHD 618 213 062 211 561 211 561 VALE SA ADR (1 501) 240 700 224 998 224 998 WALMART MEXICO-SER V (15 702) 108 530 104 611 104 611

CIA MINAS BUENAV.ADR (3 919)

250 716 319 800 319 800

FOMENTO ECO.MEX ADR 69 084

104 658 118 724 118 724 REUNERT LTD 14 066 106 321 101 398 101 398 TERNIUM SA-ADR (4 923) 1 283 731 925 338 925 338 PETROLEO BRASILEIRO (358 393) 327 081 343 345 343 345

AMORE PACIFIC CORP 16 264

384 715 363 310 363 310 SASOL LIMITED (21 405) 117 729 120 644 120 644 ENDESA-CHILE ADR 2 915 139 151 127 429 127 429 COPEL ADR (11 722) 594 550 588 195 588 195 CNOOC LTD (6 355) 333 339 336 295 336 295

GRUPO MEXICO SA-SrB 2 956

132 540 134 377 134 377 INDOCEMENT TUNGGAL 1 837 143 217 138 277 138 277 BANK COMMUNICATIONS (4 940) 97 395 102 606 102 606 VALID SOLUCOES SA 5 211 148 663 150 468 150 468

BELLE INTER HOLDINGS 1 805

140 211 129 158 129 158 LOTTE CONFECTIONERY (11 053) 106 379 106 481 106 481 RHB CAPITAL BHD 102 200 000 228 180 228 180 SHOPRITE HOLDINGS 28 180 243 256 264 277 264 277

BIM BIRLESIK MAGAZAL 21 021

459 479 464 033 464 033

INDOFOOD SUKSES MAK 4 554

201 792 32 440 32 440

CHAODA MODERN AGR (169 352)

101 811 106 426 106 426 ADVANCED INF SR-NVDR 4 615 111 845 122 036 122 036 KALBE FARMA TBK PT 10 191 169 625 157 561 157 561 PPB GROUP BERHAD (12 064) 372 269 335 705 335 705 SK TELECOM (36 564) 162 941 157 923 157 923 MALAYSIA AIRPORTS (5 018) 214 927 223 477 223 477 INFOSYS TECH-ADR 8 550 204 763 250 191 250 191

AMERICA MOVI SAB-ADR 45 428

117 546 122 193 122 193

HYUNDAI DEPT STORE 4 647

118 005 118 887 118 887

Korea GAS Corp 882

229 872 206 627 206 627

HENGDELI HOLDINGS (23 245)

644 501 593 127 593 127

Vale -Pref A (51 374)

117 034 123 233 123 233

CIA CERVECERIA U ADR 6 199

463 563 363 164 363 164

LOTTE SHOPPING CO (100 399)

242 669 186 528 186 528

(30)

INVENTÁRIO DA CARTEIRA

em 30 de Junho de 2012

ES-Mercados Emergentes (Valores em Euro)

Preço de

aquisição valias Mais

Valor da carteira

Descrição dos Títulos menos valias corridos Juros SOMA

723 657 722 912 722 912

BANK NEGARA INDONESI (745)

140 637 129 703 129 703

STERLITE INDUSTR ADR (10 934)

106 313 104 282 104 282

CHAROEN POKPHAND NVD

(2 031)

124 083 106 682 106 682

CETIP SA-BALCAO ORGA (17 401)

81 652 122 359 122 359

OBRASCON HUARTE LAIN 40 707

104 094 102 609 102 609

SKYWORTH DIGITAL HLD (1 485)

139 214 133 327 133 327

SK HOLDINGS CO LTD (5 887)

375 410 235 165 235 165

LUK FOOK HOLDINGS IN (140 245)

333 286 333 788 333 788

TSINGTAO BREWERY CO 502

101 270 116 502 116 502

TURKIYE HALK BANKASI 15 232

109 348 112 606 112 606

PTT GLOBAL CHE NVDR 3 258

227 915 235 572 235 572

GUDANG GARAM TBK PT 7 657

91 723 118 463 118 463

ARCA CONTINENTAL SAB 26 740

338 010 493 055 493 055

CHAROEN POKPHAND IND 155 045

235 319 225 686 225 686

INTIME DEPARTMENT ST (9 633)

134 720 141 782 141 782

AIRASIA BHD 7 061

138 096 128 322 128 322

KRUNG THAI BANK-NVDR (9 774)

139 485 141 478 141 478

TURKIVE GARANTI BANK 1 993

113 104 116 335 116 335

TURKCELL ILETISIM 3 231

104 114 144 360 144 360

METROPOLITAN BANK 40 246

330 392 332 867 332 867

IND & COMM BK CHINA 2 475

217 600 189 622 189 622

UNITED TRACTORS TBK (27 978)

129 090 143 184 143 184

AXIATA GROUP BERHAD 14 093

105 545 102 069 102 069

PTT PCL-NVDR (3 476)

355 798 164 608 164 608

UNITED BANK AFRICA (191 190)

267 449 233 324 233 324 ZENITH BANK LTD (34 125) 112 259 102 314 102 314 PACIFIC RUBIALES (9 945) 501 143 534 915 534 915 BANK MANDIRI 33 772 109 785 139 726 139 726 SIAM COMM BK-NVDR 29 941 80 574 132 292 132 292 EMBOTELLADORA ADR- B 51 718 264 883 224 087 224 087

BRF-BRASIL FOODS ADR (40 796)

105 918 98 883 98 883

BROOKFIELD INCORPORA (7 035)

415 919 492 701 492 701

CIA BRASILEIRA ADR 76 782

456 740 448 516 448 516 CHINA CONSTRUCTION (8 224) 554 312 454 049 454 049 AGRICULTURAL B CHINA (100 263) 474 532 476 232 476 232 HYUNDAI MOBIS 1 700 310 014 134 879 134 879 LIANHUA SUPERMARKET (175 135) 241 688 221 773 221 773 DONGFENG MOTOR GRP (19 915) 312 090 422 541 422 541 KASIKORNBANK NVDR 110 451 165 076 123 982 3 123 982

PARKSON RETAIL GROUP (41 094)

110 788 108 620 108 620

(31)

INVENTÁRIO DA CARTEIRA

em 30 de Junho de 2012

ES-Mercados Emergentes (Valores em Euro)

Preço de

aquisição valias Mais

Valor da carteira

Descrição dos Títulos menos valias corridos Juros SOMA

318 493 216 083 216 083 ITAU UNIBANCO-ADR (102 410) 202 414 213 602 213 602 AMMB HOLDINGS BHD 11 188 119 557 122 693 122 693 STEINHOFF INT.HOLDIN 3 136 108 841 125 564 125 564

AFRICAN BANK INV. 16 723

502 998 483 400 483 400

SAMSUNG ELECTRONICS (19 598)

538 616 527 545 527 545

TAIWAN SEMICOND ADR (11 071)

111 661 116 156 116 156

WIPRO LTD-ADR 4 495

234 612 222 097 222 097

UNITED MICROELEC-ADR (12 515)

161 874 246 299 246 299

TURK SISE VE FABRIKA 84 425

114 733 120 805 120 805

ALLIANCE GLOBAL INC 6 072

523 655 554 605 554 605

MTN GROUP LTD 30 950

214 813 221 508 221 508

ZIJIN MINING GROUP 6 695

138 438 146 860 146 860

TAV HAVALIMANLARI 8 422

389 100 446 768 446 768

HYUNDAI MOTOR COMP 57 668

25 080 998 - 25 080 998 (2 055 893) 1 340 208 25 796 683 Sub-Total:

1.8 - Em Processo de Admissão Merc.Estrangeiro 1.8.4 - Acções 10 735 4 614 4 614 UNITED B AFRICACau12 (6 121) 4 614 - 4 614 (6 121) - 10 735 Sub-Total: Total 30 754 352 1 449 897 (2 546 799) 29 657 450 - 29 657 450

(32)
(33)
(34)

Referências

Documentos relacionados

Também mantemos minilivrarias próprias em teatros das cidades de São Paulo (Augusta, Bibi Ferreira, Brigadeiro, Espaço Parlapatões, Espaço Pinho de Riga, Fernando Torres, Itália

To know the challenges that arose from successive enlargements of the number concept as well as the ways for overcoming them To justify procedural methods for number computations

No geral, dos 28 modelos de espaçadores avaliados neste requisito, 4 (B2, X9, C1 e X6) apresentaram desempenho satisfatório e 24 apresentaram desempenho

Cabeceira de cama em madeira, estofada em pele sintética creme, com efeito losango em dourado. Moldura acabada a Ébano

Cargo:... Tempo de atuação no cargo:... Tempo de atuação na rede municipal:... Como você avalia a reconstrução do Projeto Político Pedagógico na Escola Municipal de

Durante as aulas teremos como base de apoio o osso livro didático, porém, serão apresentados em sala outros recurso que complementem as aulas, tais como

Os ácidos biliares podem ser não absorvidos e estimular a secreção colônica (diarreia colerética), contribuindo para a diarreia secretora idiopática, responsável por

sistema descrito acima e uma lente de focalização de comprimento focal f = 38mm um conjunto grande de danos foi feito na superfície do vidro com a variação da energia