• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO CRONOGRAMA PARA A MATRÍCULA SUBSEQUENTE... 3 ETAPAS DA MATRÍCULA ON-LINE PARA O 1 SEMESTRE LETIVO DE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SUMÁRIO CRONOGRAMA PARA A MATRÍCULA SUBSEQUENTE... 3 ETAPAS DA MATRÍCULA ON-LINE PARA O 1 SEMESTRE LETIVO DE"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)
(2)

MATRÍCULA SUBSEQUENTE E ELABORAÇÃO DO PLANO DE ESTUDOS

SUMÁRIO

CRONOGRAMA PARA A MATRÍCULA SUBSEQUENTE ... 3

ETAPAS DA MATRÍCULA ON-LINE PARA O 1° SEMESTRE LETIVO DE 2016 .... 4

Etapa 1 ... 5

Verificação cadastral em base de dados ... 5

Etapa 2 ... 6

Atualização cadastral ... 6

Aceite do recebimento de mensagens SMS ou e-mail ... 6

Etapa 3 ... 6

Leitura e aceite eletrônico do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. 6 Etapa 4 ... 6

Impressão e pagamento do boleto ... 6

Etapa 5 ... 7

Elaboração do Plano de Estudos ... 7

(3)

MATRÍCULA SUBSEQUENTE E ELABORAÇÃO DO PLANO DE ESTUDOS A Portaria Normativa NRCA-SJP n.º 02/2015, que rege a matrícula subsequente do 1º semestre de 2016, encontra-se publicada no site www.fae.edu, em A FAE, Normas e Legislação.

CRONOGRAMA PARA A MATRÍCULA SUBSEQUENTE A matrícula subsequente para o 1º semestre letivo de 2016 e os processos complementares obedecerão ao seguinte cronograma:

Dezembro

14 Início da matrícula subsequente para o 1º semestre letivo de 2016, a partir de 00h.

Janeiro

11 Data-limite para requerer transferência para outra instituição de ensino superior. 11 Vencimento do boleto referente à primeira mensalidade.

11 Data-limite para realizar a matrícula subsequente para o 1º semestre letivo de 2016. 21 a 26 Primeiro período de disponibilização do Plano de Estudos no FAE Connect, a partir

de 00h.

26 Data-limite para a confirmação do Plano de Estudos, referente ao primeiro período de disponibilização, no FAE Connect, até às 23h59.

31 a 02/02 Segundo período de disponibilização do Plano de Estudos no FAE Connect, a partir de 00h.

Fevereiro

02 Data-limite para a confirmação do Plano de Estudos, referente ao segundo período de disponibilização, no FAE Connect, até às 23h59.

11 Início das aulas do 1º semestre letivo de 2016. 15 Primeiro dia de aula para os alunos veteranos.

(4)

MATRÍCULA SUBSEQUENTE E ELABORAÇÃO DO PLANO DE ESTUDOS

ETAPAS DA MATRÍCULA ON-LINE PARA O 1° SEMESTRE LETIVO DE 2016 1. Acessar o site www.fae.edu, digitar o número de matrícula (RA) e a senha nos campos

específicos:

2. Clicar em Acadêmico, Matrícula Subsequente ou em Acadêmico, Plano de Estudos (neste caso, se você já cumpriu as quatro etapas anteriores, será direcionado diretamente à etapa 5 de Plano de Estudos):

(5)

3. Seguir as etapas: ETAPA 1:

– Verificação cadastral em base de dados: no momento inicial da matrícula, serão verificados os dados do responsável financeiro e a existência de pendências financeiras. Se nada for constatado, essa etapa será automaticamente eliminada. Caso contrário, o aluno deverá procurar o departamento Financeiro da Unidade para a regularização.

(6)

ETAPA 2:

ATENÇÃO!

Nessa etapa estarão disponíveis as funcionalidades: - Autorização para o Uso de Imagem: nesse momento, o

aluno poderá autorizar o uso de sua imagem, assim como os textos e outros materiais de sua autoria; - Ficha de Saúde: essa ficha é muito importante nas

situações em que os alunos precisem de atendimento de emergência e não estejam em condições de informar os

dados.

– Atualização cadastral: deverá ser realizada para fins de atualização dos dados cadastrais do aluno na Instituição. Se o responsável financeiro não for o próprio aluno, a atualização dos dados do responsável financeiro deverá ser protocolada na Central de Atendimento da Unidade. É muito importante que o aluno mantenha seus dados atualizados, para eventuais necessidades de contato.

– Aceite do recebimento de mensagens SMS ou e-mail: no momento da atualização cadastral, o aluno poderá optar pelo recebimento de mensagens de texto (SMS) ou e-mail, com informações da Faculdade FAE São José dos Pinhais.

ETAPA 3:

– Leitura e aceite eletrônico do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais: essa etapa é realizada com a leitura do contrato e o aceite realizado de forma eletrônica.

É indispensável que o aluno leia seu Contrato, pois nele constam muitas informações importantes para o controle

da vida acadêmica. ETAPA 4:

– Impressão e pagamento do boleto: nessa etapa, o aluno deverá realizar a impressão do boleto referente à primeira parcela da semestralidade. A matrícula somente será efetivada se o boleto for devidamente pago nas agências bancárias. Não serão aceitos acordos, pagamento via cheque e/ou cartão.

(7)

O boleto da primeira mensalidade possui vencimento em 11 de janeiro de 2016.

Procure realizar o pagamento antecipadamente, evitando, assim, a

perda do prazo.

Para requerer o pagamento das demais parcelas em débito automático em conta corrente, selecione a opção “Clique aqui para solicitar uma nova autorização de débito em conta corrente.”. Para renovar ou cancelar a autorização (opções não disponíveis para alunos ingressantes), selecione a opção "Clique aqui para renovar ou cancelar a autorização de débito em conta corrente.".

ETAPA 5:

– Primeiro período para elaboração do Plano de Estudos: essa etapa será liberada no período de 21 a 26 de janeiro de 2016, a partir de 00h do dia 21. O aluno somente poderá alterar/aceitar o Plano de Estudos se realizar o pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo estabelecido.

Os alunos periodizados, interessados em incluir ou excluir disciplinas do Plano de Estudos, deverão realizar a solicitação na

Central de Atendimento da Unidade, apresentando a justificativa para o pedido

(declaração referente à religião ou trabalho), sendo passível de análise e,

consequente deferimento ou indeferimento.

No que diz respeito à alteração e ao aceite do Plano de Estudos, deve-se observar:

A. Desde que tenha realizado o pagamento do boleto da primeira mensalidade no prazo estabelecido, o aluno verificará que a Etapa 5 estará acessível a partir de 00h do dia 21 de janeiro de 2016 e compreenderá a alteração/aceite do seu Plano de Estudos.

B. Em um primeiro momento, na aba “Plano de Estudos”, o aluno visualizará o pré-plano, sugerido pelo Núcleo de Registro e Controle Acadêmico – NRCA, o qual poderá ser alterado somente por alunos não periodizados.

(8)

C. A aba “Matriz Curricular” é uma ferramenta para auxiliar os alunos na montagem de sua grade. Ali estão sinalizadas, por período, as disciplinas aprovadas, pré-matriculadas e as disciplinas ainda não cursadas ou em que o aluno obteve reprovação.

Disciplinas sem horário (Atividades Complementares – ATC, Programa de Educação a Distância – PED, Trabalho

de Conclusão de Curso – TCC, Monografia, etc.) estarão disponíveis

acima da grade de disciplinas presenciais.

(9)

C.1. No botão “Turmas Disponíveis”, o aluno poderá visualizar todas as turmas disponíveis para cada disciplina no Plano de Estudos.

- Clique sobre o título das colunas para reordená-las;

(10)

Na aba “Histórico de Alterações”, o aluno poderá visualizar todas as alterações

realizadas no Plano de Estudos.

D. Para excluir disciplinas, considerando o disposto no art. 6º da Portaria Normativa NRCA-SJP n.º 02/2015, o aluno deverá clicar no botão “Excluir” em vermelho no quadro da disciplina, observar atentamente a mensagem contida no alerta e, em seguida, clicar em “OK”.

(11)

11 

O aluno deverá estar ciente de que, ao excluir uma disciplina, queira realmente

fazer isso, pois ao tentar incluí-la novamente, poderá não encontrar mais

a vaga, visto que foi liberada para outros interessados.

D.1. Para inserir disciplinas, considerando o disposto no art. 6º da Portaria Normativa NRCA-SJP n.º 02/2015, o aluno deverá clicar no botão “Localizar” à direita do dia da semana desejado.

(12)

Serão apresentadas as disciplinas e as turmas disponíveis para o dia da semana selecionado. Verificar a melhor opção, clicar na caixa de seleção e, em seguida, nas opções “Incluir” e “OK”.

E. Os valores apresentados no quadro “Informações financeiras” correspondem às disciplinas selecionadas no Plano de Estudos. Eventuais abatimentos, descontos, reduções ou majoração no valor da semestralidade não estão contemplados no quadro de valores.

Valor Total: corresponde à semestralidade, calculada com base no valor do crédito multiplicado pela carga horária das disciplinas a serem cursadas durante o período letivo;

(13)

13 

Subsequente;

Valor Total Restante: corresponde à semestralidade, deduzido o valor da 1ª parcela; Valor das próximas 5 parcelas: corresponde ao valor da semestralidade, deduzida a primeira parcela e dividida por cinco. Constitui o valor a ser pago mensalmente.

E.1. No botão “Detalhes” você poderá visualizar o valor total de cada disciplina, calculado através da multiplicação da carga horária pelo valor do crédito conforme definido no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Atenção: o Plano de Estudos pode ser acessado em várias plataformas (desktops, tablets, celulares, notebooks, etc.), pois se adapta a diversos tamanhos

(14)

ATENÇÃO!

F. Durante a elaboração do Plano de Estudos será concedida a possibilidade de o aluno incluir Disciplinas de Regime Especial, que não serão ofertadas de forma regular (presencial) durante o 1º semestre letivo de 2016, as quais são:

F.1 Disciplina de Tratamento Especial – DTE: as DTEs serão ofertadas durante a elaboração do Plano de Estudos. A DTE é ofertada na forma semipresencial, nos termos da Resolução CONSEPE n.º 07/2009, de 19 de outubro de 2009.

F.2 Programa de Educação a Distância – PED: o programa oferece disciplinas realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle. Nessa modalidade, o aluno deverá, obrigatoriamente, realizar as provas presenciais, conforme Calendário Escolar 2015, aprovado pela Portaria DG n.º 05/2014, de 22 de outubro de 2014, disponível no site www.fae.edu, em A FAE, Normas e Legislação; e Calendário Escolar 2016. Todos os alunos interessados poderão se inscrever.

F.3 Atividades Complementares – ATC: caracterizam disciplinas realizadas no formato de Educação a Distância – EAD no Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle ou de forma presencial, conforme a oferta. Na modalidade EAD, o aluno deverá, obrigatoriamente, realizar as provas de forma não presencial, conforme disposto na Sala Virtual – Moodle. Na modalidade presencial, o aluno deverá realizar as provas de forma presencial. Todos os alunos ingressantes a partir do 1º semestre de 2013 e que permaneçam no currículo de 2013 deverão cursar disciplinas ATC. F.4 Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso – TCC: os

alunos que desejam se matricular em disciplinas de Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso – TCC deverão matricular-se, obrigatoriamente, nessa etapa. No quadro horário regular (segunda a sexta-feira) serão ofertadas as disciplinas (Estágio Supervisionado/TCC) cursadas presencialmente. No quadro de Disciplinas em Regime Especial serão disponibilizadas as disciplinas (Estágio Supervisionado/TCC) ofertadas na modalidade não presencial, para cômputo de frequência.

(15)

15 

Vale ressaltar que a inclusão de disciplinas de ESTÁGIO SUPERVISIONADO II e TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II é OBRIGATÓRIA para os alunos que cursaram e obtiveram o aproveitamento

na disciplina ESTÁGIO SUPERVISIONADO I e TRABALHO DE

CONCLUSÃO DE CURSO I.

G. Após a escolha das disciplinas, o aluno deverá clicar em “Clique para confirmar o Plano de Estudos”:

H. Caso deseje alterar o Plano de Estudos após a confirmação durante os períodos de disponibilização, o aluno deverá clicar em “Clique para reabrir o Plano de

Estudos”:

I. Se houver dúvidas quanto à elaboração do Plano de Estudos antes de confirmado, o aluno poderá, neste momento, entrar em contato com a equipe FAE pelo telefone 0800-727-4001, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h ou, ainda, se desejar, comparecer pessoalmente, nos períodos de 21 a 26 de janeiro e de 31 de janeiro a 02 de fevereiro de 2016, à Central de Coordenações da Unidade.

As informações inseridas no Plano de Estudos serão anexadas ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

No período de 31 de janeiro a 02 de fevereiro de 2016 serão permitidas alterações, inclusões e exclusões de disciplinas, bem como a disponibilização

das vagas não preenchidas no primeiro período de alteração do Plano de

Estudos.

Esse procedimento é realizado exclusivamente no FAE Connect.

(16)

NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA!

(17)

17 

PERGUNTAS FREQUENTES 1. Quais são os prazos da matrícula subsequente?

R: Os prazos para a matrícula subsequente são os seguintes:

Prazo Procedimento

14/12/2015 a 11/01/2016 Aceite eletrônico do contrato e pagamento da primeira parcela da semestralidade, a partir de 00h.

21 a 26/01/2016 Primeiro período de visualização, alteração e/ou confirmação do Plano de Estudos no FAE Connect, a partir de 00h.

31/01/2016 a 02/02/2016 Segundo período de visualização, alteração e/ou confirmação do Plano de Estudos no FAE Connect, a partir de 00h.

2. Quem é o aluno que terá o direito à matrícula subsequente?

R: O aluno ativo, matriculado, ou que tenha realizado a reabertura de matrícula (se trancada), desde que esteja com situação financeira regularizada, terá o direito a requerer a matrícula subsequente. O processo será liberado para todos os alunos no FAE Connect, a partir de 00h do dia 14 de dezembro de 2015.

3. Quitando os meus débitos, tenho direito à matrícula? R: Sim, desde que realizada dentro do prazo estabelecido.

4. O que acontece se eu perder o prazo para a realização da matrícula?

R: O aluno que perder o prazo para a renovação de matrícula subsequente terá sua matrícula trancada automaticamente (conforme art. 53, e seus parágrafos do Regimento, disponível em www.fae.edu, em A FAE, Normas e Legislação).

5. Sou bolsista integral do Programa Universidade para Todos – ProUni. Devo realizar a matrícula subsequente?

R: O aluno que usufrui de bolsa integral ProUni deverá cumprir com os procedimentos de matrícula subsequente normalmente. Contudo, não arcará com o ônus financeiro da primeira mensalidade, com vencimento em 11 de janeiro de 2016.

6. Sou bolsista parcial do ProUni, tenho um Financiamento Estudantil – FIES ou sou participante do Programa Franciscano de Apoio ao Estudante – PROFRAN (programa não disponível para novos contratos). Como devo proceder quanto à matrícula subsequente?

R: O aluno que usufrui de bolsa parcial ProUni, é participante de programa de dilação de prazo (PROFRAN) ou de Financiamento Estudantil – FIES, deverá cumprir com

(18)

os procedimentos de matrícula subsequente normalmente. Em razão do benefício do qual usufrui, arcará com o ônus financeiro da primeira mensalidade, com vencimento em 11 de janeiro de 2016, na proporção em que foi concedida na mensalidade com vencimento em dezembro de 2015. Eventuais ajustes serão realizados a partir da segunda mensalidade, com vencimento em 10 de fevereiro de 2016.

7. Participarei ou participo de um programa de intercâmbio. Devo realizar a matrícula subsequente?

R: O aluno que estiver participando ou tiver intenção de participar, durante o 1º semestre letivo de 2016, de programas de intercâmbio com instituições conveniadas à Faculdade FAE São José dos Pinhais, deverá buscar o Núcleo de Relações Internacionais – NRI. O contato deverá ser realizado através do endereço eletrônico nri@fae.edu ou pelo telefone (41) 2105-4840 para a manutenção do vínculo, salvo se o aluno requereu o trancamento da matrícula previamente à matrícula no exterior.

8. Se eu estiver com a minha matrícula trancada, como devo proceder?

R: O aluno que estiver com a matrícula trancada deverá realizar a reabertura no período de 1º de dezembro de 2015 a 06 de janeiro de 2016 para que tenha direito à matrícula subsequente no 1º semestre de 2016. O processo de reabertura de matrícula é realizado via internet no FAE Connect, menu Protocolo. É importante que o aluno esteja com a situação financeira regularizada.

9. Se eu realizei a reabertura de matrícula, como devo proceder quanto à matrícula subsequente?

R: Estando o aluno com a situação financeira regularizada, o simples requerimento de reabertura de matrícula liberará a matrícula subsequente para o 1º semestre letivo de 2016, devendo o aluno cumprir normalmente com os prazos descritos na Portaria Normativa NRCA-SJP n.º 02/2015.

10. Quero trancar minha matrícula, como devo proceder?

R: O aluno poderá trancar a matrícula a qualquer momento, mediante solicitação protocolada na Central de Atendimento da Unidade.

11. Quero realizar transferência para outra instituição de ensino superior. Devo cumprir com a matrícula subsequente?

R: O aluno que desejar transferir sua matrícula para outra instituição de ensino superior deverá estar vinculado à Faculdade FAE São José dos Pinhais até o dia 11 de janeiro de 2016.

12. O que é um Plano de Estudos?

R: É um instrumento administrativo-acadêmico que tem por objetivo definir disciplinas e horários, bem como série/período e turma em que o aluno será matriculado.

(19)

19 

13. Que disciplinas eu posso incluir no meu Plano de Estudos?

R: O aluno deverá respeitar os critérios definidos pela Portaria Normativa NRCA-SJP n.º 02/2015. Além das disciplinas ofertadas de forma regular, de segunda a sexta-feira, serão ofertadas disciplinas aos sábados (Disciplinas em Horário Especial – DHE), Disciplinas de Tratamento Especial – DTE, na forma de Programa de Educação a Distância – PED e Atividades Complementares – ATC para currículos a partir do 1º semestre de 2013.

14. O que são Disciplinas em Horário Especial – DHE?

R: São disciplinas que possuem uma demanda maior de alunos e, por isso, ofertadas em dia e/ou horário diferente do horário regular de oferta das aulas. A oferta é realizada, normalmente, aos sábados pela manhã.

15. O que são Disciplinas de Tratamento Especial – DTE?

R: São disciplinas de currículos extintos dos cursos de graduação e ofertadas de forma semipresencial e no ambiente Moodle, disponível no FAE Connect, menu Acadêmico, Sala Virtual (Moodle). Essas disciplinas são regulamentadas pela Resolução CONSEPE n.º 02/2009, de 26 de junho de 2009, em www.fae.edu, em A FAE, Normas e Legislação.

16. O que é o Programa de Educação a Distância – PED?

R: O Programa de Educação a Distância – PED oferece disciplinas realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle. O aluno cursa, integralmente, os conteúdos curriculares a distância no ambiente Moodle, disponível no FAE Connect, menu Acadêmico, Sala Virtual (Moodle). Nessa modalidade, o aluno deverá, obrigatoriamente, realizar as provas presenciais, conforme Calendário Escolar 2015, aprovado pela Portaria DG n.º 05/2014, de 22 de outubro de 2014, disponível no site www.fae.edu, em A FAE, Normas e Legislação; e Calendário Escolar 2016. Todos os alunos interessados poderão se inscrever.

17. O que são Atividades Complementares – ATC?

R: São atividades diversificadas de diferentes áreas de conhecimento que deverão ser realizadas ao longo do curso para ampliar a vivência de situações formativas, visando cumprir o propósito da diversificação curricular no ensino superior. Parte da carga horária será ofertada ao longo do curso pela FAE, sendo 9 horas em cada semestre, na modalidade a distância ou presencial, conforme a oferta. A oferta na modalidade a distância será realizada pelo Núcleo de Educação a Distância na Sala Virtual – Moodle e a ATC segue a mesma sistemática da avaliação das demais disciplinas da FAE, adaptada à carga horária.

(20)

R: A oferta de disciplinas e turmas é realizada conforme a disponibilidade de vagas e a estrutura curricular dos cursos de graduação. Na maioria das situações, a grade não é completada pela coincidência das ofertas de disciplinas da série/período com as que o aluno necessita cursar em regime de dependência e/ou adaptação. 19. Por que não consigo localizar a disciplina que necessito cursar?

R: O fato de não localizar a disciplina que necessita cursar pode ser causado por três principais motivos: (1) a disciplina já foi incluída na grade; (2) a disciplina não foi ofertada pela Instituição para este semestre ou (3) a disciplina exige pré e correquisitos ainda não cursados.

20. O que é pré-requisito?

R: Disciplina que deve ser cursada obrigatoriamente com aprovação e anteriormente à outra(s), de período(s) posterior(es), pois o conhecimento adquirido na primeira será necessário para a(s) segunda(s).

21. O que é correquisito?

R: Disciplina que, obrigatoriamente, deve ser cursada antes ou concomitantemente à(s) disciplina(s) que dela depende(m).

22. É permitida a quebra de pré e correquisitos?

R: Não serão permitidas as quebras de pré e correquisitos.

23. É possível realizar a inclusão e a exclusão de disciplinas após a confirmação do Plano de Estudos?

R: Sim. O aluno deverá clicar em “Clique para reabrir o Plano de Estudos” somente nos períodos de disponibilização do Plano de Estudos, pois alterações fora desses períodos não serão permitidas.

Os alunos periodizados, interessados em incluir ou excluir disciplinas do Plano de Estudos, deverão realizar a solicitação na

Central de Atendimento da Unidade, apresentando a justificativa para o pedido

(declaração referente à religião ou trabalho), sendo passível de análise e

consequente deferimento ou indeferimento.

24. Posso cursar o TCC concomitantemente ou sem ter cursado disciplinas de técnicas ou métodos de pesquisa/aprendizagem?

(21)

21 

R: Não. Nos currículos dos cursos da Faculdade FAE São José dos Pinhais, essas disciplinas devem ser cursadas previamente, ou seja, o aluno somente poderá incluir disciplinas como Estágio Supervisionado ou Trabalho de Conclusão de Curso se obtiver aproveitamento prévio em disciplinas técnicas ou métodos de pesquisa/aprendizagem.

25. Posso cursar disciplina de outro currículo?

R: Sim, desde que exista disciplina com equivalência. A opção para cursar disciplinas equivalentes será concedida, automaticamente, na elaboração do Plano de Estudos.

26. Se eu não cursar uma disciplina incluída no Plano de Estudos, o que acontecerá?

R: O aluno que abandonar disciplina(s) incluída(s) no Plano de Estudos será reprovado no programa e deverá arcar com o montante financeiro integral.

27. Posso assistir às aulas sem estar matriculado na disciplina?

R: Não. O aluno não pode cursar disciplina(s) não contemplada(s) no Plano de Estudos. Caso isso ocorra, não obterá o aproveitamento nem poderá requerer aproveitamento em períodos letivos subsequentes.

28. Qual o valor da primeira mensalidade?

R: O valor da primeira parcela da semestralidade é calculado pela seguinte fórmula:

, sendo:

VP: valor da primeira mensalidade.

VC: valor do crédito financeiro, obtido no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

CHTS: carga horária total do semestre, que é obtida pela soma dos créditos financeiros das disciplinas do período, de acordo com a matriz curricular do curso. 29. Qual será o valor das minhas próximas mensalidades?

R: O valor das mensalidades de fevereiro a junho de 2016 será calculado da seguinte forma: 5 VP  ‐ CH) x (VC VM  , sendo: VM: valor da mensalidade        1

Existem currículos que permitem ao aluno cursar, concomitantemente, sendo essa possibilidade dada na elaboração do Plano de Estudos.

(22)

VP: valor da primeira mensalidade

VC: valor do crédito financeiro, obtido no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

CH: carga horária total do Plano de Estudos – 1º semestre de 2016. 30. Quem é o aluno periodizado?

R: É aquele que está regularmente matriculado em disciplinas exclusivamente de sua série/período, em carga horária semanal integral, e que não esteja com disciplinas pendentes de séries/períodos anteriores.

31. Quem é o aluno provável formando?

R: É aquele que deve disciplinas em que o somatório é de até 360 (trezentas e sessenta) horas-aula ou 369 (trezentas e sessenta e nove) horas-aula, de acordo com a matriz curricular, para a conclusão do curso e cujo prazo para a integralização curricular seja igual ou superior ao período necessário para a sua formação.

32. Como faço para consultar o meu ensalamento?

R: Após a confirmação do Plano de Estudos no segundo período de disponibilização, o ensalamento será divulgado no FAE Connect, menu Acadêmico, Grade Horária (Ensalamento).

33. Eu posso alterar o meu ensalamento após o término dos períodos de alteração de Plano de Estudos?

(23)

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação – PROGRAD, através do Departamento de Educação à Distância, no uso de suas atribuições legais e estatutárias que o cargo lhe confere,

A Coordenação do Projeto Smart Metropolis – Plataforma e Aplicações para Cidades Inteligentes, conduzido no Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande

Bezerra Ivanovitch Medeiros da Silva 1º Ana Caroline Medeiros Brito Graduação WP6#2 Leonardo César T. Bezerra 2º Fernanda Menezes Paes Isabel Graduação WP6#2 Leonardo