• Nenhum resultado encontrado

Distribution Cost Charge (DCC) Guia Operacional para Agências de Viagens. Version 2.2, 02. July 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Distribution Cost Charge (DCC) Guia Operacional para Agências de Viagens. Version 2.2, 02. July 2018"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Distribution Cost Charge (DCC)

Guia Operacional para Agências de Viagens

Version 2.2, 02. July 2018

1.1 Níveis e Regras da Taxa ... 2

1.2 Exceções ... 3

1.3 Cobrança da DCC ... 4

1.4 Tarifação e Emissão de Passagens ... 4

1.5 Reservas de Grupo ... 4

2.

Reembolso ... 5

2.1 Reembolso em casos especiais (reembolsos legais e isenções) ... 5

2.2 Invalidação – Cancelamento ... 6

3.

Auditoria de Vendas ... 6

4.

Glossary ... 6

VALIDADE

A presente Política é válida a partir de 1o de outubro de 2018 por tempo indeterminado. Ela substitui todas os guias previamente publicados referentes à Distribution Cost Charge de Austrian Airlines, Brussels Airlines, Lufthansa e SWISS. O Lufthansa Group se reserva o direito de alterar e/ou adaptar e/ou excluir a qualquer momento as regras descritas no presente documento.

(2)

1. Introdução

O Lufthansa Group Airlines (LHG) aplica a Distribution Cost Charge (DCC) a reservas feitas em GDS por Agências de Viagens / Parceiras de Distribuição. Reservas de Vendas Diretas de Austrian Airlines, Brussels Airlines, Lufthansa e SWISS assim como os canais do Direct Connect (p.ex. Farelogix/SPRK) não estão sujeitas à DCC.

Em vigor desde 01 de Setembro de 2015, e no Brasil a partir de 01 Outubro de 2018, a DCC é aplicável a todos os bilhetes LHG (LH, LX, OS, SN) vendidos via GDS por uma Parceira de Distribuição. Estes bilhetes estão sujeitos à DCC em todos os mercados. Observe as exceções citadas no capítulo 1.3 abaixo.

• As regras da DCC fazem parte da cotação e são automaticamente processadas pelo Global Distribution Systems (GDS).

• A DCC não se aplica aos canais de Vendas Diretas LHG (online + offline) nem aos canais do Direct Connect (p.ex. Farelogix/SPRK).

1.1

Níveis e Regras da Taxa

A DCC está definida como valor fixo por bilhete. O valor da DCC é idêntico em todos os tipos de rotas e tarifas.

O valor da DCC corresponde a EUR16 / CHF16 /e é aplicável aos bilhetes de todas as empresas aéreas do LHG (LH, LX, OS, SN) emitidas no mundo todo por Agência de Viagens / Parceira de Distribuição via GDS. Nos mercados internacionais, a DCC é cotada em CAD, GBP, JPY, IDR e USD conforme a tabela abaixo:

17,50 USD 11.30 GBP 2180,00 JPY 23,00 CAD 16,00 CHF 240.800,00 IDR 16,00 EUR

Conversões de moeda para a taxa YR (DCC) são feitas conforme as regras de conversão padrão - p.ex. em países que usam o USD como moeda (p.ex. MX, PA, BZ), o valor fixo em USD (USD 17,50) é convertido para a moeda local como outros impostos/taxas/sobretaxas.

As taxas acima estão sujeitas a revisões regulares.

Obs.: assim como no processamento padrão da taxa YQ, os valores fixos em outras moedas que não o EUR só são aplicáveis com base no ponto de origem/ponto de partida, p.ex.

• bilhete emitido nos EUA para viagem originada nos EUA – o valor da DCC é de USD 17,50 • bilhete emitido nos EUA para viagem originada na Alemanha – o valor da DCC é de EUR 16,00

(desde que a base tarifária seja cotada em EUR) e convertido para USD (=moeda de pagamento) pela taxa de câmbio do GDS (BSR) aplicável no momento da emissão da passagem – p.ex.: o valor

(3)

• bilhete emitido no Brasil para viagem originada no Brasil a partir de 01 de outubro de 2018 – o valor da DCC é de USD 17,50 e será convertida em BRL no câmbio do dia da emissão.

Consulte o parágrafo 1.3 abaixo referente às exceções específicas por país.

A DCC é cobrada para todos os bilhetes emitidos por Agência de Viagens/Parceira de Distribuição via todos os GDS (p.ex. Amadeus, Travelport, Infini) do estoque de bilhetes de uma empresa aérea LHG (LH/LX/OS/SN).

A DCC é aplicável independentemente da participação de outras empresas aéreas do itinerário – única exceção: um itinerário puramente EW emitido em documento LH está isento da DCC.

A DCC é cobrada por bilhete (inclusive bilhetes conjugados) para todos os itinerários, p.ex. ida e volta, só ida, viagens circulares, itinerários domésticos, continentais ou intercontinentais.

A DCC é aplicável para todas as classes de reservas, todos os compartimentos e todos os tipos de tarifas (publicadas e não publicadas).

A DCC só é aplicável nas emissões originais – a DCC não é cobrada para reemissões. A DCC só é aplicável a bilhetes, não a EMDs ou outros documentos.

Não há descontos nos valores da DCC – p.ex., aplica-se a mesma DCC a bilhetes de crianças como de adultos.

Bilhetes PEP e AD/DG, etc. feitas por Agências de Viagens via GDS e emitidas pela LHG estão sujeitas à DCC padrão.

CBBG (assento adicional para bagagem na cabine) e EXST (assento adicional para conforto do passageiro): regra padrão Lufthansa Group: DCC e YQ devem ser cobradas por assento utilizado.

o EXST: emissão de uma só passagem – incluir a sobretaxa Q para o assento adicional – YQ e YR têm de ser dobradas.

o CBBG: emissão de dois bilhetes – o bilhete do passageiro inclui todos os impostos, taxas e sobretaxas e, no caso de emissão por Agência de Viagens, inclusive a YR. O segundo bilhete para a bagagem na cabine é isenta de todos os impostos, taxas e sobretaxas padrão, porém as taxas YQ e YR têm de ser cobradas.

A DCC não é reembolsável.

1.2 Exceções

A regra geral é que a DCC é cobrada para todas as tarifas e classes de reserva. A DCC não é cobrada nos seguintes bilhetes (exceções válidas mundialmente):

Bilhetes para infantes (INF)

Itinerários puramente EW em documentos LH – no caso de itinerários de mistos, p.ex. combinações EW/LH, a DCC é aplicável.

(4)

Bilhetes reservados e emitidos por canais de Vendas Diretas Lufthansa Group.

Passagens reservadas por meio de um canal do Direct Connect , p.ex. Farelogix/SPRK.

Exceções específicas por país:

Em alguns países, a introdução da DCC exige aprovação oficial e essa aprovação não está disponível ou foi rejeitada.

Atualmente, todos os bilhetes com ponto de origem na China, Hong Kong, Irã e Líbia, Nova Zelândia, Tunísia e Iêmen estão isentas da DCC.

1.3 Cobrança da DCC

A DCC é cobrada por meio da taxa YR. A DCC é cotada pelo LHG e integra o “valor total” do bilhete. É exibida no campo de taxas de forma semelhante à de outros impostos/taxas/sobretaxas. De acordo com decisão da diretoria do LHG, a solução YR continua sendo a maneira definitiva de cobrar a DCC.

1.4 Tarifação e Emissão de Passagens

A cotação da DCC como taxa YR é parte do processo automático de tarifação em todos os GDS. Os processos de contabilidade, faturamento são idênticos aos de outras taxas e encargos exibidos no campo de taxas do bilhete.

A taxa YR é carregada com base no estoque de bilhete. Para evitar notas de débito (ADM), por favor cumprir as regras da Resolução IATA 852, mencionada na Política de Reservas e Emissão de Bilhetes.

1.5 Reservas de Grupo

• A DCC é aplicável às reservas de grupo.

• A DCC é fornecida na moeda válida para o Ponto de Partida. A DCC deverá ser convertida para a moeda local do Agente usando a taxa de câmbio válida no momento da emissão do Bilhete (=BSR). • No Brasil a DCC será cobrada para grupos reservados a partir de 01 de outubro de 2018.

• No caso de troca e correções de nome, o bilhete original deverá ser reembolsado inclusive a taxa DCC. As condições de reembolso da emissão original deverão ser descartadas e substituídas pela taxa aplicável, e nova passagem com o nome correto deve ser emitida

(5)

2. Reembolso

A DCC não é reembolsável. Essa provisão integra as condições tarifárias e consta das notas tarifárias. As seguintes regras são válidas para as Empresas Aéreas LHG:

• Reembolsos voluntários: o reembolso da DCC não é permitido.

Reembolsos involuntários: a DCC só poderá ser reembolsada em caso de reembolsos INVOL de bilhetes não utilizados. A DCC de bilhetes parcialmente utilizados/voados não será reembolsada. • Todos os reembolsos da DCC deverão ser feitos de acordo com a forma original de pagamento.

No caso de reembolsos feitos por meio de máscara de reembolso, a DCC (taxa YR) deverá ser removida manualmente da máscara de reembolso. Caso sejam usadas ferramentas de reembolso semi-automatizadas com configurações predefinidas, p.ex. “reembolso total incluindo todas as taxas no caso de tarifas totalmente flexíveis” ou “reembolso de todas as taxas exceto a YQ no caso de tarifas não reembolsáveis”, a ferramenta deverá ser modificada para evitar reembolso da DCC.

• Reembolso ATC: o LH Group introduziu a ferramenta de reembolso automatizada “Amadeus ATC Refund”. Ao usar Amadeus ATC Refund, a taxaYR será automaticamente configurada como não reembolsável.

Obs.: O reembolso ATC só poderá ser usado para reembolsos voluntários. No caso de reembolsos totalmente INVOL e reembolsos de emissão em duplicidade (se feitos pelo Agente e de acordo com a regra individual da empresa aérea), o Agente deverá usar os processos de reembolso INVOL padrão. • O mesmo deverá ser aplicado a outras ferramentas de reembolso automatizadas GDS em outros GDSs

que não Amadeus, desde que disponíveis.

• É recomendável que as ferramentas de reembolso automatizadas GDS para reembolsos voluntários sejam usadas sempre que possível. Se permitido pela política padrão da empresa aérea individual, reembolsos totalmente involuntários e de emissão em duplicidade poderão ser feitos pelo Agente de Viagens sem usar ferramentas de reembolso automatizadas GDS. Nesse caso, reembolse também a YR se estiver de acordo com as regras e regulamentos abaixo.

• Você também poderá solicitar esses reembolsos via link do BSP da empresa aérea emissora da passagem.

2.1 Reembolso em casos especiais (reembolsos legais e isenções)

No caso de reembolsos especiais, a DCC só poderá ser reembolsada se exigido legalmente. O reembolso da DCC não é permitido em casos de reembolsos especiais baseados em procedimentos de isenção. • Direito de arrependimento / período de arrependimento específico do mercado (=isenção):

reembolso da DCC permitido de acordo com a Resolução 400 da ANAC, artigo 11.

Morte do passageiro e membro da família conforme nota tarifária (=isenção): reembolso da DCC não permitido

Rejeição de VISTOS conforme nota tarifária (=isenção): reembolso da DCC não permitido Isenção geral (p.ex. devido a doença): reembolso da DCC não permitido

Emissão em duplicidade: reembolso total em caso de emissão em duplicidade é exigência legal em todos os mercados – reembolso total do bilhete incluindo a DCC, em caso de emissão em duplicidade.

(6)

O reembolso da DCC somente é permitido em caso de reembolsos totais involuntários ou em caso de emissão em duplicidade.

2.2 Invalidação – Cancelamento

Quando o bilhete é cancelado com o processo padrão de Invalidação/cancelamento, a DCC é invalidada/cancelada juntamente com o bilhete – não serão reportadas transações monetárias.

3. Auditoria de Vendas

A DCC está sujeita à auditoria de vendas – p.ex., emissão de ADM para cada DCC faltante/ não cobrada. DCCs reembolsadas também são verificadas durante auditorias tarifárias padrão e resultarão em ADM no caso de reembolso incorreto, p.ex. se uma DCC foi reembolsada voluntariamente.

4. Glossary

Abbreviation Definition

AD ticket Agent Discount

(passagem com desconto do Agente)

ADM Agency Debit Memo (memorando de débito ao Agente)

ATC Amadeus Automated Ticket Changer (modificador automatizado de passagem)

CBBG Cabin Baggage on additional seat (assento adicional para bagagem de cabine)

DCC Distribution Cost Charge (taxa de custos de distribuição)

DG ticket Government Discount Ticket (passagem com desconto para o governo)

EW Eurowings

EXST Extra Seat for personal comfort (assento adicional para conforto pessoal) GDS Global Distribution System (Sistema Global de Distribuição)

IATA International Air Transport Association

INF Infant (bebê)

INVOL Involuntary (involuntário)

LH Lufthansa

LHG Lufthansa Group (LH, LX, OS, SN)

LX SWISS

OS Austrian Airlines

PNR Passenger Name Record Registro do Nome do Passageiro)

RBD Reservation Booking Designator (booking class) (designador da classe de reserva)

SN Brussels Airlines

SPRK Travel selling platform of Farelogix (plataforma de vendas de viagem Farelogix)

TSC Ticketing Service Charge (taxa de serviço de emissão de passagem)

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from

O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da “Dissertação”, inserida no plano curricular do Mestrado Integrado em Engenharia Civil. O relatório agora

Convenio para desenvolvimento de servicos assistenciais de natureza continuada, para atendimento da populacao local em situacAo de vulnerabilidade, compreendidos na area

Sendo assim, ainda que se entenda que a bibliografia de seu trabalho também goza da proteção como direito autoral - o que, em si, já é discutível - ela não pode

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational