• Nenhum resultado encontrado

CADERNO DE ATIVIDADES 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNO DE ATIVIDADES 1"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

Secretaria Municipal de Educação – Ensino Remoto – Valença/RJ – 2021

CADERNO DE ATIVIDADES 1

MATERNAL

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

O EU, O OUTRO E O NÓS;

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS;

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS;

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO;

(2)

Pág

in

a

2

QUERIDAS FAMÍLIAS E ALUNOS,

ESTAMOS AINDA, VIVENCIANDO UM MOMENTO QUE REQUER DISTANCIAMENTO FÍSICO. MOMENTO DE FICARMOS EM CASA PARA PROTEGER-NOS E TAMBÉM AS PESSOAS MAIS VULNERÁVEIS. MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE PRECISAM SE DISTANCIAR DAS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM! PELO CONTRÁRIO, É IMPORTANTE QUE SEJA CRIADA UMA ROTINA PARA QUE DIFERENTES ATIVIDADES ESTEJAM PRESENTES NO DIA A DIA!

ASSIM, OFERTAREMOS MENSALMENTE, ALÉM DE RECURSOS DIGITAIS, UM CADERNO DE ATIVIDADES QUE SERÁ TOTALMENTE DIRECIONADO PARA CADA SEGMENTO DE ENSINO, BUSCANDO DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, MANTENDO VIVA NOSSA RELAÇÃO PROFESS0R X ALUNO (AGORA CONTANDO MAIS QUE ANTES, COM O IMPORTANTE AUXÍLIO DE CADA RESPONSÁVEL).

SRs. RESPONSÁVEIS, CONVERSEM COM SUAS CRIANÇAS, QUANDO POSSÍVEL, SOBRE OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS, EXPLICANDO QUE DURANTE UM PERÍODO AINDA, IRÃO ESTUDAR EM CASA. AJUDEM NA ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E TAMBÉM NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES. CADA TAREFA SERÁ PROPOSTA PARA UM DIA DA SEMANA E UTILIZANDO RECURSOS ACESSÍVEIS. VOCÊS DEVERÃO FAZER REGISTROS AO FINAL DE CADA APOSTILA E FIQUEM À VONTADE PARA TAMBÉM FAZEREM FOTOS E VÍDEOS DESSES MOMENTOS, QUE PODERÃO SER UTILIZADOS FUTURAMENTE. DEIXEM QUE A CRIANÇA SE EXPRESSE COM NATURALIDADE, NÓS SABEREMOS AVALIAR SEU DESENVOLVIMENTO.

ESPERAMOS SINCERAMENTE, CONTAR COM A COMPREENSÃO E APOIO DE CADA FAMÍLIA NESSE DIFERENTE E DESAFIADOR CENÁRIO! QUE ESTEJAMOS JUNTOS EM PROL DE EDUCAR NOSSAS CRIANÇAS!

DEIXAMOS PARA VOCÊS UMA BREVE REFLEXÃO, JUNTAMENTE COM O DESEJO DE QUE ESTEJAM BEM E DE QUE EM BREVE POSSAMOS TER CONTATOS MAIS CALOROSOS!

FAÇAMOS O NOSSO MELHOR, NA CONDIÇÃO QUE NÓS TEMOS, ENQUANTO NÃO TEMOS CONDIÇÕES MELHORES, PARA FAZERMOS MELHOR AINDA!!!

(MARIO SERGIO CORTELLA)

(3)

Pág

in

a

3

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “O EU, O OUTRO E O NÓS”

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. (EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS”

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações. (EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS”

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

(4)

Pág

in

a

4

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO”

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. (EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES”

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho). (EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

NOS PRIMEIROS ANOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, AS CRIANÇAS COMEÇAM A SE DESCOBRIR. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SE DÁ POR MEIO DAS INTERAÇÕES DA CRIANÇA COM O SEU MEIO SOCIAL. SENDO ASSIM, É PRECISO AJUDAR OS PEQUENOS A DESENVOLVER O RECONHECIMENTO DA PRÓPRIA IMAGEM. O OBJETIVO É QUE ELES SE IDENTIFIQUEM COMO SERES ÚNICOS, COM CORPO, HÁBITOS E PREFERÊNCIAS PRÓPRIAS. E NÃO SE ESQUEÇA DE QUE É IMPORTANTE MANTER-SE ATENTO PARA QUE A ATIVIDADE SEJA REALIZADA COM TODA SEGURANÇA!

(5)

Pág in a

5

CRECHE: _____________________________________________________________________________________________________________________ ALUNO (A): ___________________________________________________________________________________________________________________ PROFESSOR (A): ________________________________________________________________________ TURMA: _______________________

AULA 1

VALENÇA, 1º DE MARÇO DE 2021.

- CANTAR MÚSICAS QUE FALEM O NOME DA CRIANÇA. SUGESTÕES:

(6)

Pág

in

a

6

AULA 2

VALENÇA, 02 DE MARÇO DE 2021.

DINÂMICA DO ESPELHO OBJETIVO: AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE.

MATERIAIS UTILIZADOS: UMA CAIXA DE SAPATO, PAPEL DE PRESENTE E UM ESPELHO. COMO FAZER:

1 – COLAR UM ESPELHO NO FUNDO DE UMA CAIXA DE PAPELÃO E ENCAPÁ-LA COM UM PAPEL BEM BONITO, COMO SE FOSSE UM PRESENTE; 2 – DIZER À CRIANÇA QUE DENTRO DA CAIXA HÁ ALGO MUITO IMPORTANTE E ESPECIAL;

3 – EM SEGUIDA DÊ A CAIXA PARA A CRIANÇA ABRIR E OBSERVE SUAS REAÇÕES; 4 – DEPOIS QUE ELA ABRIR A CAIXA, PERGUNTE O QUE VIU NA CAIXA.

(7)

Pág

in

a

7

AULA 3

VALENÇA, 03 DE MARÇO DE 2021.

BRINCANDO COM O ÁLBUM DE FOTOGRAFIA

NESTA ATIVIDADE VOCÊ VAI PRECISAR DE UM ÁLBUM DE FOTOS, POIS AS FOTOS DA FAMÍLIA VIRAM BRINCADEIRA PARA AS CRIANÇAS. VAMOS COMBINAR QUE, HOJE EM DIA, GRAÇAS AO MUNDO DIGITAL, É CADA VEZ MAIS DIFÍCIL VER PESSOAS FALANDO EM IMPRIMIR FOTOS. MAS, SE VOCÊ TIVER ÁLBUM DE ALGUM MOMENTO DA VIDA DA CRIANÇA, OU MESMO SE TIVER FOTOS AVULSAS IMPRESSAS OU NO CELULAR, VOCÊ PODE BRINCAR DE JOGO DE RECONHECIMENTO, QUE VAI NÃO APENAS ESTIMULAR A MEMÓRIA, COMO REFORÇAR O VÍNCULO COM AS PESSOAS DA FAMÍLIA QUE NÃO ESTÃO PRESENTE NO COTIDIANO DAS CRIANÇAS.

O QUE FAZER:

- MOSTRAR FOTOS DA CRIANÇA ANTES E AGORA,

- MOSTRAR AS FOTOS DA FAMÍLIA E NOMEAR AS PESSOAS.

(8)

Pág

in

a

8

AULA 4

VALENÇA, 04 DE MARÇO DE 2021.

RECONHECENDO SEUS OBJETOS MATERIAIS: CAIXA E OBJETOS DA FAMÍLIA.

COMO FAZER:

COLOCAR EM UMA CAIXA, OU DISPOSTOS NO CHÃO, PERTENCES VARIADOS DAS PESSOAS DA CASA (ROUPAS, ACESSÓRIOS, BRINQUEDOS, ETC). PEDIR PARA QUE A CRIANÇA PEGUE OS SEUS E NOMEIE CADA UM.

(9)

Pág

in

a

9

AULA 5

VALENÇA, 05 DE MARÇO DE 2021.

1- TRABALHANDO A EXPRESSÃO FACIAL E AS EMOÇÕES MATERIAL: UM ESPELHO.

COMO BRINCAR:

O ADULTO CHAMA A CRIANÇA E MOSTRA PARA ELA ALGUMAS EXPRESSÕES FACIAIS. EM SEGUIDA, PARA ESTIMULAR A EXPRESSÃO INDIVIDUAL, PEDE QUE A CRIANÇA REPRESENTE COM EXPRESSÕES AS SITUAÇÕES:

QUANDO FICAMOS TRISTES COMO FICA A EXPRESSÃO DO NOSSO ROSTO? QUANDO FICAMOS FELIZES COMO FICA A EXPRESSÃO DO NOSSO ROSTO? QUANDO FICAMOS COM DOR COMO FICA A EXPRESSÃO DO NOSSO ROSTO? QUANDO FICAMOS COM RAIVA COMO FICA A EXPRESSÃO DO NOSSO ROSTO?

2- IMITANDO EXPRESSÕES FACIAIS

PARA ESSA ATIVIDADE VOCÊ VAI PRECISAR DE: - UM ESPELHO;

- FICHAS COM AS EXPRESSÕES FACIAIS (EM ANEXO). COMO BRINCAR:

RECORTE AS FICHAS E COLOQUE-AS VIRADAS PARA BAIXO (NO CHÃO).

PEÇA PARA A CRIANÇA PEGAR UMA. A CRIANÇA VÊ A EXPRESSÃO SORTEADA E TENTA REPRODUZI-LA OLHANDO NO ESPELHO. CASO ELA TENHA DIFICULDADE, O ADULTO PODE AJUDAR FAZENDO TAMBÉM.

(10)

Pág

in

a

(11)

Pág

in

a

11

COM O CORPO (POR MEIO DOS SENTIDOS, GESTOS, MOVIMENTOS IMPULSIVOS OU INTENCIONAIS, COORDENADOS OU ESPONTÂNEOS), AS CRIANÇAS, DESDE CEDO, EXPLORAM O MUNDO, O ESPAÇO E OS OBJETOS DO SEU ENTORNO, ESTABELECEM RELAÇÕES, EXPRESSAM-SE, BRINCAM E PRODUZEM CONHECIMENTOS.

(12)

Pág

in

a

12

(13)

Pág

in

a

13

AULA 6

VALENÇA, 08 DE MARÇO DE 2021.

CANTAR E DRAMATIZAR A MÚSICA: CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ.

CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ JOELHO E PÉ

CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ JOELHO E PÉ

OLHOS, OUVIDOS, BOCA E NARIZ CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ.

(14)

Pág

in

a

14

AULA 7

VALENÇA, 09 DE MARÇO DE 2021.

DESCOBRINDO O CORPO

PARA ESTA ATIVIDADE USAREMOS UM ESPELHO.

INCENTIVE OS PEQUENOS A OBSERVAR A PRÓPRIA IMAGEM NO ESPELHO PEÇA QUE ELES TOQUEM DIFERENTES PARTES DO CORPO. PROPONHA BRINCADEIRAS COMO BALANÇAR OS CABELOS, LEVANTAR OS OMBROS, CRUZAR OS BRAÇOS, FAZER CARETAS, ETC.

(15)

Pág

in

a

15

AULA 8

VALENÇA, 10 DE MARÇO DE 2021.

CONTORNO DO CORPO

1- PEÇA PARA QUE A CRIANÇA DEITE SOBRE UMA FOLHA DE PAPEL OU NO CHÃO PARA QUE VOCÊ POSSA DESENHAR A SILHUETA DELA. NO PAPEL, VOCÊ PODE FAZER O CONTORNO COM GIZ OU CANETA.JÁ NO CHÃO PODE USAR GIZ, CARVÃO, GUACHE, ETC.

2- APÓS O CONTORNO, PEÇA A CRIANÇA PARA LOCALIZAR ALGUMAS PARTES DO CORPO: CABEÇA, BARRIGA, PERNAS, BRAÇOS, ETC. ELA DEVE APONTAR A PARTE PEDIDA NO DESENHO.

(16)

Pág

in

a

16

AULA 9

VALENÇA, 11 DE MARÇO DE 2021.

BRINCADEIRA: ESTÁTUA

O OBJETIVO DA BRINCADEIRA DA ESTÁTUA É AMPLIAR A PERCEPÇÃO DAS PARTES E MOVIMENTOS DO CORPO. MÚSICA PARA CANTAR DURANTE A BRINCADEIRA:

MÃO NA CABEÇA, MÃO NA CINTURA UM PÉ NA FRENTE, O OUTRO ATRÁS AGORA NINGUÉM PODE SE MEXER

ESTÁTUA!

(17)

Pág

in

a

17

AULA 10

VALENÇA, 12 DE MARÇO DE 2021.

EXPLORANDO O CORPO E EQUILÍBRIO

DESENHE CÍRCULOS OU QUADRADOS NO CHÃO OU USE FOLHAS DE REVISTAS, JORNAIS, ETC.

VOCÊ DEVE FAZER COMO REPRESENTADO ABAIXO: (UM CÍRCULO, DOIS CÍRCULOS, UM CÍRCULO, DOIS CÍRCULOS (SE USAR A FOLHA OU DESENHAR UM QUADRADO SEGUE A MESMA ORIENTAÇÃO)

COMO FAZER:

A CRIANÇA DEVE FICAR NA POSIÇÃO INDICADA NA ILUSTRAÇÃO.

ELA DEVE PULAR COM UM PÉ ONDE SÓ TEM UM CÍRCULO E COM 2 ONDE TIVER DOIS (COMO NA BRINCADEIRA DE AMARELINHA). CASO NECESSÁRIO, O ADULTO PODE AJUDAR NO INÍCIO.

(18)

Pág

in

a

18

AULA 11

VALENÇA, 15 DE MARÇO DE 2021.

ARREMESSO AO CESTO

COLOCAR A CRIANÇA SENTADA, DAR FOLHAS DE JORNAL E PEDIR QUE FAÇA TRÊS BOLAS AMASSADAS (PEDIR QUE AMASSEM FORTE PARA A BOLA FICAR FIRME). EM SEGUIDA COLOCAR AO CENTRO DO CÍRCULO UM CESTO DE LIXO, DADO O SINAL A CRIANÇA DEVERÁ ARREMESSAR AS SUAS BOLAS TENTANDO ACERTAR DENTRO DO CESTO.

(19)

Pág

in

a

19

AULA 12

VALENÇA, 16 DE MARÇO DE 2021.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

• PARES DE MEIAS DA CRIANÇA E DE ADULTO, DE CORES DIFERENTES (TOTALIZANDO 4 PARES APROXIMADAMENTE); • PREGADORES DE PLÁSTICO (NA MESMA QUANTIDADE DOS PARES DE MEIAS).

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE: COLOQUE OS PARES DE MEIAS NO CHÃO, MISTURADOS E OS PREGADORES AO LADO. O OBJETIVO DA ATIVIDADE É QUE A CRIANÇA JUNTE OS PARES DE MEIAS IGUAIS, UNINDO-OS E PRENDENDO COM O PREGADOR. AJUDE E INCENTIVE A CRIANÇA A IDENTIFICAR AS CORES DAS MEIAS E ENCONTRAR O PAR. PARABENIZE-A POR CADA CONQUISTA. NESSA ATIVIDADE. A CRIANÇA AO MANIPULAR O PREGADOR É IMPORTANTE O ACOMPANHAMENTO DO ADULTO.

(20)

Pág

in

a

20

AULA 13

VALENÇA, 17 DE MARÇO DE 2021.

ALINHAVO

VOCÊ VAI PRECISAR DE 1 ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO/ OU PAPEL TOALHA, UMA FITA, BARBANTE OU CADARÇO .

O RESPONSÁVEL IRÁ CORTAR OS ROLINHOS DE PAPEL HIGIÊNICO/PAPEL TOALHA EM VÁRIOS PEDAÇOS E COLOCAR EM UMA SUPERFÍCIE RETA. ENTREGAR PARA A CRIANÇA UM CADARÇO DE SAPATO, BARBANTE OU FITA E PEDIR A ELA QUE COMECE O ALINHAVO, ORIENTANDO NA FORMA DE COMEÇAR, PASSANDO POR DENTRO DOS BURAQUINHOS DOS ROLINHOS ATÉ CHEGAR AO ÚLTIMO BURAQUINHO.

(21)

Pág

in

a

21

AULA 14

VALENÇA, 18 DE MARÇO DE 2021.

QUE SOM É ESSE?

VOCÊ VAI PRECISAR DE OBJETOS SONOROS: CHOCALHO, DESPERTADOR, APITO, TAMPA DE PANELA, ETC (PELO MENOS 3 OBJETOS). COMO FAZER:

1. MOSTRE PARA A CRIANÇA O SOM DE CADA OBJETO.

2. DEPOIS, COLOQUE-A DE COSTAS, ESCOLHA UM OBJETO E FAÇA A REPRODUÇÃO DE SEU SOM. 3. A CRIANÇA DEVE PEGAR O OBJETO QUE CORRESPONDE AO SOM OUVIDO..

(22)

Pág

in

a

22

AULA 15

VALENÇA, 19 DE MARÇO DE 2021.

CAIXA DE TEXTURAS OBJETIVO DA ATIVIDADE: EXPLORAR OS SENTIDOS E ESTIMULAR AS SENSAÇÕES.

MATERIAIS: UMA CAIXA E MATERIAIS DO COTIDIANO COM TEXTURAS VARIADAS (ESPONJA, BOMBRIL, ALGODÃO, GRÃOS, TAMPINHAS, ETC).

O RESPONSÁVEL COLOCA OS MATERIAIS NUMA CAIXA OU APENAS NO CHÃO PARA A CRIANÇA MANUSEAR. DURANTE O MANUSEIO OBSERVE A REAÇÃO DA CRIANÇA NO CONTATO COM CADA MATERIAL. OBSERVE COMO O BEBÊ BRINCA, PERCEBA QUE OBJETOS CHAMAM SUA ATENÇÃO E AQUELES QUE LHE CAUSAM POUCO OU NENHUM INTERESSE.

(23)

Pág

in

a

23

AULA 16

VALENÇA, 22 DE MARÇO DE 2021.

JOGO DO CAMINHO

O JOGO DO CAMINHO, FOI PENSADO PARA DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA DAS CRIANÇAS PEQUENAS. VOCÊ USA A FITA CREPE PARA FAZER CAMINHOS NO CHÃO. A ATIVIDADE VAI SER ANDAR EM CIMA DA LINHA (OS MUITO PEQUENOS NÃO CONSEGUEM SEGUIR A LINHA EXATAMENTE, MAS SE DIVERTEM MESMO ASSIM), PULAR A LINHA, PASSEAR COM CARRINHOS PELA LINHA E POSICIONAR OBJETOS AO LONGO DAS LINHAS.

(24)

Pág

in

a

24

AULA 17

VALENÇA, 23 DE MARÇO DE 2021.

PENDURANDO FITAS VOCÊ VAI PRECISAR DE PREGADORES E TIRAS DE PAPEL OU TECIDO.

PARA OS ADULTOS, SABER APERTAR UM PREGADOR E ABRI-LO É UMA COISA BANAL. MAS PARA AS CRIANÇAS É UM SUPER DESAFIO, PORQUE ELAS PRECISAM SABER FAZER O MOVIMENTO DE PINÇA COM O INDICADOR E O POLEGAR E AINDA TER FORÇA PARA ABRIR O PRENDEDOR. BRINCAR DE PREGADOR E FITAS É UMA EXCELENTE MANEIRA DE TREINAR ESSE MOVIMENTO.

(25)

Pág

in

a

25

SR. RESPONSÁVEL,

ESTE ESPAÇO É RESERVADO PARA QUE VOCÊ REGISTRE SUAS OBSERVAÇÕES DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES COM SEU FILHO (A). CONTE-NOS UM POUQUINHO SOBRE AS REAÇÕES DA CRIANÇA, O QUE LHE CHAMOU MAIS A ATENÇÃO... ESTAMOS ANSIOSAS POR SEU RETORNO! 

_____________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

Seus conhecimentos e suas habilidades es- pecíficas, adquiridas no comércio atlântico, bem como suas relações pessoais foram cruciais para efetivar, por exemplo, a dispersão dos

Frente ao exposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar e comparar a cinética do consumo de oxigênio e os valores de referência para a prescrição do treinamento

 Condições insalubres no ambiente de trabalho  Superexploração do trabalho feminino e infantil  Ausência completa de qualquer assistência

propriedade para investimento, agricultura … IAS 11 IAS 39 Dividendos Juros IFRS 15 Reconhecimento de receitas Venda de bens Receita de serviços Royalties Contratos de

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa

10.. No poema, a palavra “vassoura” surge como um nome mas também como um verbo, tal como podemos confirmar no verso “Uma vassoura vassoura”.. 14. Esta frase é do tipo

de uma instituição de ensino público federal e sua principal contribuição, tanto na perspectiva prática quanto teórica, reside na análise de aspectos da