• Nenhum resultado encontrado

INFLUÊNCIA DO TEMPO E DAS CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE ESPÉCIES FLORESTAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFLUÊNCIA DO TEMPO E DAS CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE ESPÉCIES FLORESTAIS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

INFLUÊNCIA DO TEMPO E DAS CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE ESPÉCIES FLORESTAIS

Lílian de Lima Braga1, Priscyla Maria Silva Rodrigues1, Yule Roberta Ferreira Nunes1, Maria das Dores Magalhães Veloso1 (1Laboratório de Ecologia e Propagação Vegetal, Campus Universitário

Prof. Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros /MG - CP 126 - CEP 39401. e-mail: lilianlbraga@yahoo.com.br)

Termos para indexação: armazenamento de sementes, Acacia polyphylla, Anadenanthera

colubrina, Bauhinia cheilantha, Myracrodruon urundeuva

Introdução

Os fragmentos florestais conservados têm tornado-se um recurso cada vez mais escasso em decorrência das perturbações antrópicas, sendo poucas as técnicas apropriadas para o manejo sustentado das florestas nativas (Chaves e Usberti, 2003). A manutenção de um banco de germoplasma de espécies florestais, bem como a de outros programas de conservação e produção florestal, tornam-se importantes para a conservação desses remanescentes. No entanto, não há uma tecnologia adequada para a implantação de um banco de germoplasma, devido, principalmente, ao conhecimento escasso da capacidade de armazenamento da maioria das espécies vegetais. (Chaves e Usberti, 2003). Dessa forma, estudos envolvendo conservação, germinação e longevidade de sementes são de grande importância, especialmente das espécies que apresentam anos de baixa ou nenhuma produção, o que limita sua dispersão natural, bem como sua utilização em comércio de mudas (Souza et al., 2005).

Algumas espécies são capazes de manter a viabilidade de suas sementes durante um grande período, enquanto sementes de outras espécies vegetais se deterioram rapidamente (Carneiro e Aguiar, 1993; Villela e Peres, 2004). A deterioração é um processo irreversível e que não pode ser evitado. Entretanto a velocidade desse processo pode ser controlada. Portanto, o armazenamento tem como objetivo controlar a qualidade fisiológica das sementes, e assim, preservar a viabilidade e manter o vigor destas pelo maior período de tempo possível (Carvalho e Nakagawa, 2000; Azevedo et al., 2003). Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a influência da condição (freezer e ambiente) e do tempo de armazenamento na germinação de sementes de quatro espécies florestais, visando aumentar a viabilidade dessas sementes em condições de laboratório.

(2)

Material e Métodos

Para este trabalho foram coletados, de outubro de 2006 a setembro de 2007, frutos de 11, 17, 31 e 17 plantas matrizes das espécies Acacia polyphylla, Anadenanthera colubrina, Bauhinia

cheilantha e Myracrodruon urundeuva, respectivamente, na área de Preservação da Companhia de

Mineração Construtora Rocha & Souza (CROS) localizada no município de Montes Claros, na região norte do estado de Minas Gerais. A triagem dos frutos foi realizada no Laboratório de Ecologia e Propagação Vegetal, da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), sendo descartadas aquelas sementes que estavam danificadas (presença de insetos ou mesmo vestígios de predação) e abortadas (tamanho reduzido e mal-formadas). As sementes das quatro espécies estudadas foram armazenadas em saco de papel permeável, mantidas em prateleira de laboratório (sem controle da temperatura e umidade do ambiente), e em freezer (-18°C).

Para avaliar a influência do armazenamento na germinação de sementes das espécies estudadas foram realizados testes de germinação a cada três meses durante o período de estocagem – seis meses. As sementes foram alocadas em placas de Petri previamente esterilizadas e forradas com papel-filtro, o qual era embebido diariamente com água destilada. O experimento foi conduzido em câmara de germinação com temperatura e luz alternadas (30ºC luz/12 horas e 20ºC escuro/12 horas). Nos testes de germinação foram utilizados um delineamento experimental casualizado de 10 repetições com 20 sementes cada para as sementes de M. urundeuva e A.

colubrina e um delineamento experimental casualizado de 10 repetições com 10 sementes cada para

as sementes de A. polyphylla e B. cheilantha. A avaliação da germinação ocorreu diariamente, durante 30 dias, considerando a emissão de radícula como caráter germinativo.

Para detectar diferenças entre as porcentagens de germinação das sementes nos tratamentos (freezer e ambiente) e no tempo (armazenamento) foi feita a análise de variância (ANOVA) (Zar, 1996). Além disto, anterior ao teste, os dados foram transformados através do arcoseno da raiz quadrada da porcentagem, para melhor linearização dos dados.

Resultados e Discussão

As sementes de A. polyphylla apresentam comportamento ortodoxo (Carvalho et al., 2006), e, portanto, são capazes de resistir às condições de armazenamento, reassumindo suas atividades metabólicas, e, assim germinando, quando fornecidas condições favoráveis (Neves, 1994). Para a

(3)

germinação desta espécie não observou-se diferença significativa entre as diferentes condições de estocagem (gl = 1; F = 1,661; p > 0,05; n = 40), entre os meses de armazenamento (gl = 1; F = 0,066; p > 0,05; n = 40) e na interação dos tratamentos com o tempo de estocagem (gl = 1; F = 1,063; p > 0,05; n = 40) (tabela 1). De acordo com os resultados obtidos neste trabalho, essas sementes são capazes de se manter viáveis durante o período de seis meses de acondicionamento; e tanto o freezer quanto o ambiente de laboratório são eficientes para garantir que a viabilidade das sementes seja mantida com o mínimo de deterioração possível.

Trabalho realizado com essa espécie encontrou taxa de germinação próxima da inicial durante o período de um ano de acondicionamento das sementes em saco de papel em câmara fria (Araújo-Neto et al., 2005). Contrariamente, Araújo-Neto et. al (2005) detectaram que sementes de

A. polyphylla apresentam diminuição na porcentagem germinativa principalmente a partir do quarto

mês quando acondicionadas em saco de papel e ambiente, mas ainda mantêm sua viabilidade durante um certo período.

O angico é uma espécie pioneira e suas sementes são classificadas como ortodoxas, dessa forma, sua estratégia de regeneração é através de banco de sementes, possuindo alta longevidade (Carvalho et al., 2006; Lorenzi, 1992). Diferença significativa na porcentagem de germinação de A.

colubrina foi constatada apenas entre as diferentes condições de estocagem (gl = 1; F = 7,211; p <

0,05; n = 40), não sendo constatada entre os meses de armazenamento (gl = 1; F = 3,926; p > 0,05; n = 40) e na interação do tratamento com o tempo (gl = 3; F = 1,160; p > 0,05; n = 40). De maneira geral, as sementes de angico permaneceram viáveis durante o período de seis meses. Houve um aumento da porcentagem germinativa das sementes armazenadas em relação ao controle, assim como também foi observado em trabalho realizado por Lima et al. (2007) com sementes desta espécie. As maiores taxas foram verificadas no tratamento ambiente/saco (tabela 1). Sugere-se que tal fato seja devido a continuação do ciclo de maturação fisiológica durante o período de armazenamento; assim as maiores porcentagens durante o período de estocagem são das sementes com maturação tardia (Piña-Rodrigues e Jesus, 1992).

As sementes de B. cheilantha são capazes de se manter viáveis durante o período de seis meses de armazenamento. A germinação variou significativamente entre as diferentes condições de estocagem (gl = 1; F = 5,373; p < 0,05; n = 40), entre os meses de armazenamento (gl = 1; F = 6,501; p < 0,05; n = 40) e na interação do tratamento com o tempo de estocagem (gl = 1; F = 9,081;

(4)

p < 0,005; n = 40). A maior taxa de germinação foi observada no tratamento ambiente/saco ao final do armazenamento (tabela 1). Visto que o objetivo do armazenamento é manter a taxa de germinação final mais próxima do tratamento controle, o acondicionamento das sementes em ambiente é o mais indicado. A oscilação em decréscimo e aumento da porcentagem germinativa observada pode estar associada à variação da temperatura e do teor de umidade durante os seis meses, o qual tem influência direta sobre a semente devido à sua higroscopicidade (Azevedo et al., 2003).

Para a germinação de M. urundeuva, não foi observada diferença significativa entre os meses de estocagem (gl = 1; F = 0,033; p = 0,858; n = 40), e na interação do tratamento com o tempo de armazenamento (gl = 1; F = 1,913; p = 0,175; n = 40); houve diferença significativa apenas na taxa de germinação para as diferentes condições em que as sementes foram estocadas (gl = 1; F = 13,455; p < 0,001; n = 40). A viabilidade foi mantida durante os seis meses de armazenamento, contradizendo o que é relatado por Lorenzi (1992), em que a viabilidade é inferior a cinco meses. A condição freezer/saco apresentou as maiores porcentagens germinativas em ambos os testes (tabela 1). Scalon et al. (2006), sugere que a baixa temperatura pode diminuir a atividade metabólica do embrião e assim, conservar melhor o vigor das sementes. Além disso, resultados obtidos por Caldeira (2007) demonstram que o armazenamento em temperatura inferior a do ambiente pode diminuir a velocidade de deterioração dos diásporos de aroeira. Dessa forma, esse autor sugere que quando é necessário armazenar as sementes por um período superior a seis meses, a condição ambiente não é adequada. Segundo Carneiro e Aguiar (1993) e Caldeira (2007), os diásporos de aroeira mantidos em condição ambiente estão propícios às variações no teor de água e temperatura ao longo do dia também durante os meses de acondicionamento, o que provoca redução na viabilidade devido ao aumento do metabolismo e, conseqüentemente, diminuição da energia disponível para manter a semente viável.

(5)

Tabela 1 - Porcentagem de germinação das espécies estudadas antes do período de armazenamento (controle) e durante o período de armazenamento (teste 1 com três meses e teste 2 com seis meses).

Espécie Tratamento

A. polyphylla A. colubrina B. cheilantha M. urundeuva

Controle* 0,90 ± 0,06 0,47 ± 0,14 0,93 ± 0,16 0,77 ± 0,08 Freezer/ Saco 0,82 ± 0,14 0,63 ± 0,12 0,76 ± 0,15 0,82 ± 0,08 Teste 1 Ambiente/ Saco 0,81 ± 0,10 0,76 ± 0,15 0,73 ± 0,16 0,61 ± 0,14 Freezer/ Saco 0,87 ± 0,13 0,59 ± 0,09 0,74 ± 0,14 0,77 ± 0,15 Teste 2 Ambiente/ Saco 0,78 ± 0,12 0,65 ± 0,12 0,97 ± 0,07 0,68 ± 0,15 * Valores comparativos não foram incluídos na análise.

Conclusões

A viabilidade das quatro espécies estudadas foi mantida durante o período de estudo. O armazenamento em freezer foi mais eficiente para M. urundeuva, enquanto que a condição ambiente obteve melhores resultados para A. colubrina e Bauhinia cheilantha.

Referências bibliográficas

ARAÚJO-NETO, J.C.; AGUIAR, I.B.; FERREIRA, V.M.; RODRIGUES, T. de J.D. Armazenamento e requerimento fotoblástico de sementes de Acacia polyphylla DC. Revista Brasileira de Sementes, v.27, n.1, p.115-124, 2005.

AZEVEDO, M.R. de Q.A.; GOUVEIA, J.P.G.; TROVÃO, D.M. de M.; QUEIROGA, V. de P. Influência das embalagens e condições de armazenamento no vigor de sementes de gergelim. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.7, n.3, p.519-524, 2003.

CALDEIRA, S.F. Conservação, viabilidade e vigor de diásporos e crescimento inicial de mudas de aroeira (Myracrodruon urundeuva Fr, Allem.). 2007. 1996p. Tese (Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Paulo.

CARNEIRO, J.G.A.; AGUIAR, I.B. Armazenamento de sementes. In: AGUIAR, I.B.; PIÑA-RODRIGUES, F.C.M.; FIGLIOLIA, M.B. (Coord.). Sementes florestais tropicais. Brasília: ABRATES, 1993. p.333-350.

CARVALHO, N.M.; NAKAGAWA, J. Sementes: ciência, tecnologia e produção. 4 ed. Jaboticabal: FUNEP, 2000. 588p.

CARVALHO, L.R.; SILVA, E.A.A.; DAVIDE, A.C. Classificação de sementes florestais quanto ao comportamento no armazenamento. Revista Brasileira de Sementes, v. 28, n.2, p.15-25, 2006.

(6)

CHAVES, M.M.F.; USBERTI, R. Previsão da longevidade de sementes de faveiro (Dimorphandra

mollis Benth.). Revista Brasileira de Botânica, v.26, n.4, p.557-564, 2003.

VILLELA, F.A. & PERES, W.B. Coleta, beneficiamento e armazenamento. In: FERREIRA, A.G. & BORGHETTI, F. (orgs.). Germinação: do básico ao aplicado. Artmed, Porto Alegre, 2004. p.265-281.

LIMA, V.V.F.; VIEIRA, D.L.M.; SALOMÃO, A.N.; MUNDIM, R.C.; SEVILHA, A.C. Germinação de espécies de floresta decidual após armazenamento: implicações para restauração. Revista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v.5, supl. 2, p.96-98, 2007.

LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Plantarum, São Paulo. v. 1, 1992, 382p.

NEVES, C.S.V.J. Sementes recalcitrantes: Revisão de Literatura. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.29, n.9, p.1459-1467, 1994.

PIÑA-RODRIGUES, F.C.M.; JESUS, R.M. Comportamento das sementes de cedro-rosa (Cedrela

angustifólia S. ET. MOC) durante o armazenamento. Revista Brasileira de Sementes, vl. 14, n1,

p.31-36, 1992.

SCALON, S. de P.Q.; MUSSURY, R.M.; SCALON-FILHO, H.; FRANCELINO, C.S.F.; FLORENCIO, D.K.A. Armazenamento e tratamentos pré-germinativos em sementes de jacarandá (Jacaranda cuspidifolia Mart.). Revista Árvore, Viçosa-MG, v.30, n.2, p.179-185, 2006.

SOUZA, V.C.; BRUNO, R.L.A.; ANDRADE, L.A. Vigor de sementes armazenadas de ipê-amarelo

Tabebuia serratifolia (VAHL.) NICH. Revista Árvore, Viçosa-MG, v.29, n.6, p.833-841, 2005.

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

Combinaram encontrar-se às 21h

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for