• Nenhum resultado encontrado

PERÍODO: DE 09/03/2010 A 27/04/2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PERÍODO: DE 09/03/2010 A 27/04/2010"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO TECNOLÓGICO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

COORDENADORIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA

MECÂNICA

CEP88040-970-FLORIANÓPOLIS -SC-BRASIL

WWW.EMC.UFSC.BR/ESTAGIOMECANICA

ESTAGIO@EMC.UFSC.BR

RELATÓRIODEESTÁGIO2/3

PERÍODO: DE 09/03/2010 A 27/04/2010

WELLE TECNOLOGIA LASER LTDAME

Nome do aluno: Gustavo de Moraes Tognetta Nome do supervisor: Gabriel Mantovani Bottós Nome do orientador: Dr.-Ing Walter Lindolfo Weingaertner

(2)

1. INTRODUÇÃO

O processo de montagem e conclusão da máquina foram os passos tomados entre a finalização do primeiro relatório e o período final para elaboração desse segundo, de maneira que fizemos adaptações necessárias ao correto funcionamento do sistema.

Pensando na utilização da nossa própria fonte de laser Nd:YAG, novos modelos de máquina foram pensados e elaborados em CAD, que serão apresentados ao final desse relatório, mostrando a flexibilidade e adaptações feitas pensando-se em diferentes tipos de linhas fabris.

2. PROPOSTA DE TRABALHO

Nosso cronograma de trabalho englobou as seguintes etapas: Dobra de chapas estruturais

Compra de parafusos, porcas, cabos, componentes elétricos, etc. Montagem

Acabamento

Testes de movimentação dos motores de posicionamento do laser Atualização do projeto da máquina visando otimizar sua construção e desempenho

Essas etapas foram concluídas em um espaço de cinco semanas. Trabalhos em paralelo eram constantes, dado o caráter de projeto piloto.

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

a. Introdução

A montagem da parte estrutural do laser se mostrou bastante complexa e com a necessidade de alguns ajustes. Todas as observações e sugestões de melhorias foram devidamente registrados para auxiliarem a equipe de projeto na otimização dos modelos futuros.

Durante a etapa de montagem o trabalho foi dividido entre duas equipes, os responsáveis pelos ajustes finos para melhorar o encaixe das chapas e elementos de fixação e a equipe responsável pela montagem propriamente dita.

(3)

b. Trabalhos desenvolvidos

Uma seqüência de imagens ilustra o processo de montagem realizado em conjunto pelas duas equipes:

“Esqueleto” da máquina e posterior fixação das chapas

(4)

4. ATUALIZAÇÃO DO PROJETO DAS MÁQUINAS

Visando melhor atender à demanda produtiva de nossos clientes, enxergamos que um único modelo de maquina não seria suficiente, dessa maneira nosso departamento se encarregou de elaborar três propostas diferenciadas, buscando três características distintas:

Portabilidade Flexibilidade Velocidade

Sendo assim foram criados três nomes comerciais para cada modelo de máquina:

LightMark FlexMark FastMark

A terminação “Mark” refere-se ao termo “marcação” que é o foco principal de atuação da empresa Welle com a utilização da tecnologia laser, explicada no relatório anterior.

As etapas de projeto buscaram inspiração nas necessidades propostas por alguns clientes, interessados na nova tecnologia para marcação de diferentes tipos de materiais, em alguns casos associados à necessidade de rastreabilidade de produtos (será mais bem explicado no ultimo relatório, já que se trata de um assunto ainda em desenvolvimento).

Uma breve explicação das características de cada modelo acompanhado de imagens renderizadas no software SOLIDWORKS servem como esclarecimento. Adotou-se a mesma explicação encontrada em nosso portfólio de vendas, com foco comercial, pois se tratou de uma das atividades mais abordadas pelo aluno durante essa fase de estágio na empresa:

i. Welle LightMark

Precisa e portátil

O sistema exato para atender sua necessidade de marcação a laser: Configuração compacta, alta relação custo-benefício e flexibilidade produtiva.

Características

Portátil e Compacto Instalação Plug & Play Precisão

(5)

A estrutura segmentada permite uma alocação que busca um encaixe mais preciso dentro do seu ambiente de trabalho, conectando via cabo a fonte laser ao chiller e toda a parte de controle. Desta maneira, o equipamento pode ser posicionado em uma simples mesa de trabalho.

Compacto e Preciso

A simplicidade da estação de trabalho Welle LightMark possibilita a realização de marcações com altos níveis de qualidade e reprodutibilidade em materiais de pequeno volume de forma rápida e econômica.

Leve e Portátil

Com uma estrutura leve e simples, a mesa de posicionamento manual pode ser ajustada para adaptar a distância focal à altura da peça de forma rápida e intuitiva. Com uma área de trabalho com acesso por três lados, esta estação de trabalho é ideal para trabalhos em bancada, podendo ser facilmente transferido e adaptável a diferentes áreas da empresa, sendo sua instalação totalmente Plug & Play.

Welle LightMark com opcional de mesa rotativa para alimentação de peças Em um de nossos projetos a adição de uma mesa rotativa se fez necessária graças à alta velocidade de produção do cliente. As vantagens da mesa rotativa se dão pelo fato de permitir que enquanto uma peça é gravada, outras podem ser retiradas já marcadas ou colocadas para marcação. A mesa rotativa também evita que o feixe de laser saia da área de marcação e prejudique quem opera a máquina, garantindo a segurança do processo.

(6)

Welle LightMark com cabine protetora

Um modelo mais simples também foi visualizado buscando maior praticidade para processo mais lentos, aonde a peça pode ser alimentada manualmente sem a exigência de alta produtividade.

Todos os modelos de máquina trabalham com a mesma fonte laser, o que muda entre os diferentes modelos é basicamente o nível de automação requerido pelo processo de fabricação do cliente.

(7)

ii. Welle FlexMark

Flexível e versátil

Apresentando a versatilidade como maior diferencial, permite que qualquer alteração seja feita em poucos minutos, tornando o processo mais rápido e intuitivo.

Características

Flexível Ergonômico Robustez

Adaptável para linha de produção Plug & Play

Devido à moderna automação embarcada, a estação de trabalho WELLE FlexMark é inteligente e facilmente adaptável à diferentes tamanhos de peças. Através do computador, é possível definir a altura desejada e realizar marcações com altíssima precisão permitindo que o operador trabalhe em pé ou sentado.

Conforme a necessidade da empresa é possível a adequação de sistemas adicionais de movimentação, como uma esteira de alimentação automática, um eixo rotativo, ou mesmo um sistema de visão para posicionamento automático das marcações de forma precisa e sem complicações. Todos estes sistemas tornam a WELLE FlexMark uma estação facilmente adaptável à linha de produção.

(8)

Welle FlexMark

Percebe-se a diferença entre o modelo projetado em CAD para o modelo montado para a marcação de tampas poliméricas do primeiro relatório. Essa diferença se dá principalmente pelo fato da fonte laser utilizada. Durante a elaboração do projeto para o primeiro cliente da Welle, a fonte utilizada era um modelo importado, mais compacto. Esse novo modelo contempla a utilização de um novo modelo de fonte laser fabricado no Brasil, ainda em fase de otimização com relação ao espaço ocupado pela fonte. Vale ressaltar que essa diferença de tamanho não tem influencia na eficiência e qualidade do laser.

(9)

iii. Welle FastMark

Rápida e automática

Permite uma fácil integração a linhas de produção seriadas, dispensando paradas que podem atrasar o processo produtivo. Seu conceito de automação completa dispensa um operador full-time. A máquina possui sensores que identificam a presença das peças, analisa sua velocidade de movimentação e pode realizar as marcações de forma On-the-Fly, precisa e extremamente rápida, sem paradas.

Características

Alta produtividade;

Integrado na linha de produção;

Totalmente automatizado – Produção ininterrupta; Marcações precisas;

Dispensa operador full-time.

Sem paradas

A altura da peça é ajustada pelo operador através do computador que posiciona precisamente o cabeçote óptico na posição correta de operação. A partir deste momento, a estação WELLE FastMark é independente, realizando as marcações automaticamente sem complicações e ininterruptamente.

(10)

Welle FastMark

Esse modelo de máquina busca atender a altas demandas produtivas, observa-se a adaptação da maquina a uma esteira de alimentação continua, caso encontrado em um grande numero de empresas interessadas no processo de marcação.

(11)

5. DISCUSSÕES

Visualizou-se que um único modelo de máquina não seria suficiente para atender à demanda de clientes a nível industrial, dessa maneira foi desenvolvido pela equipe de projetos juntamente com a equipe de montagem da máquina, propostas para atualização e otimização de futuras máquinas.

Os modelos LightMark, FlexMark e FastMark são a continuidade do primeiro projeto concluído pela Welle Laser, que nesse projeto piloto buscou atender à necessidade de marcação de tampas poliméricas.

Estudos individualizados das necessidades de nossos futuros clientes serão detalhados no terceiro relatório, exemplificando a complexidade de projetos customizados.

6. BIBLIOGRAFIA

[1] Laser Material Processing, 3rd ed. William M. Steen Springer-Verlag, London, Berlin, Heidelberg, 2003 408 pp. ISBN 1-85233-698-6

[2] Projeto de Máquinas, 2ed. Robert L. Norton, Editora ArtMed – 2001, 932pg. ISBN: 8-53630-273-9

Referências

Documentos relacionados

[r]

Não é por outra razão que a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS, nas Diretrizes Curriculares destaca a importância da investigação e de

O objetivo do presente estudo foi conhecer os principais agentes etiológicos causadores de bacteremias no Hospital Universitário Júlio Müller no ano de 2007,

A partir de 05/01/2017, aos estudantes com direito ao Passe Livre deverão ser incluídos (CPF, RG, CEP, curso, tipo de bolsa, período e ano de conclusão do

Tabela 1 Valores de L 0 *, a 0 * e b 0 * para os padrões: PVC e PEBD 112   Tabela 2 Parâmetros reológicos do modelo Lei da potência, a diferentes temperaturas, para soluções

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

A Casa de Saúde Indígena (Casai), onde fi cam os Yanomami levados à cidade, tornou-se um foco de contaminação. Em maio, três mulheres da tribo Sanöma e seus bebês foram

O Núcleo por Exclusão do IPCA apresentou desaceleração em relação a fevereiro, de 0,93% para 0,42% em março, decorrente do expurgo dos efeitos dos reajustes das mensalidades