• Nenhum resultado encontrado

COMO CONTROLAR A ANSIEDADE NO MERCADO FINANCEIRO PATRICIA PEDROZO COACH

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMO CONTROLAR A ANSIEDADE NO MERCADO FINANCEIRO PATRICIA PEDROZO COACH"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

ANSIEDADE NO

MERCADO FINANCEIRO

PATRICIA PEDROZO

COACH

(2)

A autora:

Patricia Pedrozo é terapeuta, coach de alta performance de traders, analista

comportamental com certificação internacional pela Florida Christian

University, Practitioner em PNL, membro da Sociedade Latino Americana de

Coaching, criadora do Clube Mente de Trader, sendo também trader e

investidora.

Acompanhe nas redes sociais:

(3)

O conteúdo dste e-Book faz parte do curso 21 Dias para Controlar a sua Ansiedade no Mercado Financeiro, que pertence ao Clube Mente de Trader®, idealizado e desenvolvido pela autora. Embora esteja sendo distribuído gratuitamente é de de propriedade intelectual da autora, sendo protegido pela Lei nº 9.610/98, por isso não é permitido copiar, reproduzir, mesmo que parcialmente, assim como modificar este conteúdo.

(4)

ANSIEDADE

NO MERCADO FINANCEIRO

Você já entrou numa operação antes do tempo? Já apertou um botão cedo demais? Já saiu do trade antes de chegar no seu objetivo por não ter paciência de esperar? Ou, pior, você já perdeu e imediatamente dobrou a mão não apenas uma, e sim duas, três, quatro vezes? Se você já passou por situações parecidas com essas, sua ansiedade pode estar no controle das suas operações.

O QUE É ANSIEDADE?

A ansiedade é uma resposta biológica a situações geradas por perigos reais ou imaginários, seja por estresse ou medo. Gatilhos que ativam nosso mecanismo reativo da ansiedade estão a nossa volta e não temos como evitar o contato com eles. Quem é trader sabe que arriscar faz parte do negócio e o risco, em nossa mente, gera instabilidade, que por sua vez aciona o mecanismo da ansiedade. O trader pode ficar ansioso por impaciência, medo, pressa pelo resultado ou falta de experiência, não importa a causa, o fato é que o ambiente de trading afeta nosso psicológico e pode gerar estados de muita ansiedade.

Algumas pessoas sabem gerenciar melhor o medo e até gostam da adrenalina que ele dá, mas mesmo essas pessoas devem saber controlar a ansiedade para que os efeitos, a médio e longo prazo, não tragam danos à saúde, seja ela física ou financeira.

Se você e suas operações estão sofrendo as consequências da ansiedade, vai lhe dar vontade grande de ir logo para a última parte desse livro e descobrir as formas de resolver tudo. Você pode pensar: vou direto ao ponto! Mas, eu quero te trazer alguns questionamentos, será que é melhor pular etapas? Esse comportamento de pular etapas lhe trouxe resultados consistentes? Pular etapas te ajuda no mercado financeiro?

Não caia nessa armadilha!

[TÍTULO DA BARRA

LATERAL]

Este e-book vai te ajudar a:

ENTENDER MELHOR A ANSIEDADE

SABER PORQUE A ANSIEDADE ATRAPALHA TANTO O TRADER

COMEÇAR A IDENTIFICAR SUA ANSIEDADE

CONHECER 4 TOP DICAS PARA COMEÇAR A DIMINUIR A ANSIEDADE

(5)

Sabendo disso, vou te pedir que fique comigo e leia esse conteúdo na ordem que foi criado. Você precisa de todas as informações para chegar na última parte e ser capaz de realmente começar a controlar sua ansiedade. Acredite em mim!

Esse é um padrão de autossabotagem típico dos ansiosos, pulam etapas achando que vão chegar mais rápido e perdem coisas que seriam fundamentais para ajuda-los a chegarem até o final, então têm que voltar e fazer parte (ou todo) o percurso novamente, até encontrarem o que precisam. Você já teve que começar do zero porque foi ansioso demais? Se você já experimentou quebrar sua conta, tenho certeza que sim.

O que você prefere? Manter uma velocidade baixa e chegar ao seu destino ou ir rápido demais e derrapar na estrada?

Ansiedade pode ser melhor entendida como o hábito que algumas pessoas têm de viver mais no futuro que no presente, você costuma sofrer por antecipação?

Quem opera no mercado financeiro sabe que uma boa operação é conseguida com previsibilidade e veremos, mais à frente, a diferença entre previsibilidade e ansiedade.

Identificar como o mercado vai se movimentar, qual é a tendência, é fundamental para saber qual estratégia usar e obter bons lucros com isso. Mas, para alcançar esse objetivo, é preciso mais do que técnica, é preciso paciência, controle, estratégia e gerenciamento de riscos.

Pessoas ansiosas querem tudo rápido, querem logo ver o que vai acontecer, elas querem antecipar demais o momento futuro e ficam tentando adivinhar o que virá, se preocupam demais, pensam demais... De forma geral, se preparam e tomam atitudes esperando alguma coisa que, por diversas vezes, simplesmente não acontece.

Essas pessoas vivem em constante estado de alerta, esperando o “pior que está por vir” ou o “melhor que está demorando muito”.

RESISTA!

(6)

Esses fatores que vão além do conhecimento técnico são diretamente influenciados negativamente pelo estado emocional que a ansiedade traz e é por isso que ela atrapalha muito seus resultados no mercado financeiro.

O que é fundamental entender sobre ansiedade é que ela desvia sua atenção do momento presente. Ela tira sua capacidade de ver as coisas como estão se realmente acontecendo, porque ela faz conexão com partes emocionais e instintivas do seu cérebro, partes chamadas sistema límbico e cérebro reptiliano, e dessa forma, torna-se bem difícil ter atitudes racionais.

Pense em uma empresa dividida em setores, cada um cuida de uma parte e todos têm importância, para que a empresa funcione e tenha bons resultados. É preciso que todos saibam quais são suas funções e as desempenhem de maneira adequada, que conheçam a empresa (valores, objetivos, processos e etc....), que tenham metas bem definidas e que trabalhem de maneira colaborativa e integrada.

É possível administrar uma empresa sem conhece-la bem? É possível uma empresa gerar bons resultados sem funcionar bem? É possível melhorar o funcionamento de uma empresa sem conhecer seus problemas?

Podemos usar essa mesma lógica para entendermos a importância de saber como nosso cérebro funciona e conhecer nossos padrões de comportamento. Esse conhecimento vai permitir que você consiga ter um autogerenciamento efetivo e faça sua mente trabalhar a seu favor, neste caso, a favor de seus resultados como trader.

O conhecimento técnico, para gerar resultados, precisa ser aplicado com disciplina e inteligência emocional, para isso é fundamental um autogerenciamento eficiente, você só conseguirá se autogerenciar caso você se conheça, entenda o funcionamento do seu cérebro.

Você só pode controlar aquilo que conhece!

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL:

É o desenvolvimento de 4 capacidades: autoconhecimento, autorregulação, percepção do outro e o gerenciamento de suas relações.

AUTOGERENCIAMENTO ou AUTORREGULAÇÃO: Capacidade de controlar seu comportamento, fazer ou deixar de fazer, de forma consciente, aquilo que é necessário para obter os

(7)

Agora PARE e REFLITA:

Alguém dominado por seu lado emocional e instintivo consegue fazer a melhor análise de mercado, tecnicamente falando?

Alguém que está usando menos o lado do cérebro responsável pelo raciocínio lógico consegue analisar dados ou indicadores da melhor forma?

Logo, não é difícil entender por que quando você está ansioso, não tem os melhores resultados no trading.

É comum traders operarem muito bem em simuladores e contas demonstrativas, porém ao irem para contas reais, não conseguem repetir os mesmos resultados. Por que isso acontece?

Abordando o ponto de vista psicológico e comportamental, o perigo de perder dinheiro de verdade numa conta real gera stress, medo e pressa por resultados, ou seja, ansiedade.

Contas de treinamento e simuladores são ótimos instrumentos para consolidação de aprendizado e estratégia, mas não vão te preparar psicologicamente para as perdas, porque no fundo, sua mente sabe, que não é dinheiro de verdade e por isso, não aciona o padrão mental reativo ao perigo que acaba levando a estados ansiosos.

Já falamos sobre como o ambiente do mercado gera instabilidade emocional e consequentemente pode gerar ansiedade, aceitar isso é o primeiro passo para começar a reverter a situação.

COMO A ANSIEDADE ATRAPALHA SUAS OPERAÇÕES

ÁREAS DO CÉREBRO E SUAS FUNÇÕES:

(8)

Quando você está num estado ansioso, sua mente só percebe aquilo que a ansiedade deixa que ela perceba. As emoções ligadas ao perigo e ao medo tomam o controle e o que o cérebro quer, é resolver tudo rapidamente. Ele quer lhe proteger, não quer sua exposição ao perigo, por isso, seu instinto pula na frente e toma decisões rápidas para lhe “salvar”.

Nesse contexto, nosso sistema nos prepara para duas situações: Luta ou Fuga.

Esta reação, que foi descrita pela primeira vez durante a década de 1920 pelo fisiologista americano, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, Walter Cannon, é uma reação em cadeia que ocorre rapidamente no interior do nosso corpo, mobilizando os recursos do organismo, para lidar com circunstâncias ameaçadoras.

É um "modo de agir” que entramos quando nosso instinto é acionado, nesse "modo de funcionamento”, nosso cérebro desperta as partes mais primitivas e às coloca no comando, para que possamos ter reações rápidas de sobrevivência. Pela rapidez de resposta que precisamos ter nesse sistema "luta ou fuga", não há tempo para ponderações e análises racionais.

Esse sistema de proteção pode nos ajudar a encontrar rápido a rota de fuga e nos salvar num incêndio, porém, quando acionado no momento errado, de forma descontrolada ou em desequilíbrio, pode levar ao pânico e nos fazer pular do 25° andar, quando o fogo ainda estiver no primeiro pavimento e os bombeiros montando a proteção lá no térreo ou, ainda, pode nos paralisar completamente, e então não fugimos, nem lutamos, morremos queimados.

Quando insistimos em manter uma estratégia que claramente não está funcionando naquele dia ou quando uma operação está voltando na nossa cara e não minimizamos as perdas, "torcendo" para que ela se comporte como previmos, estamos "lutando" contra o mercado.

Quando nosso dedo fica nervoso nos fazendo entrar em uma operação antes da hora ou quando fazemos vários trades seguidos, tentando recuperar uma perda, como se não houvesse amanhã, estamos "fugindo" do mercado. Esse é o padrão “Luta e Fuga nos Trades”.

Agimos para sobrevivência numa resposta instintiva ao padrão de ansiedade que tomou conta, deixamos apenas a parte irracional do nosso cérebro no comando e é assim que ficamos à deriva no mercado.

Precisamos de todas as partes do cérebro funcionando de forma colaborativa e integrada, para que tomemos as melhores decisões no trading. A boa notícia é que fomos programados para funcionar dessa forma, o “sistema operacional” da nossa mente foi criado para que tudo aconteça de maneira harmônica e natural, que cada parte entre em ação quando necessário. A questão é que usamos nossos recursos erradamente, deixando partes sem uso, não excluindo os "arquivos da lixeira" e sobrecarregando alguns “setores”, dessa forma, nosso sistema operacional começa a dar bug, não funcionando tão bem quanto deveria.

(9)

Quem opera no mercado financeiro sabe, pelo menos com uma parte do cérebro (a parte racional), que existe o risco, entende que perder faz parte, que o mercado é soberano, que é preciso se preparar para as perdas... blá, blá, blá, mas lembre-se, quando estamos ansiosos não é essa parte racional que está no comando, lembra? Então, nada disso importa.

Estando ansioso, você coloca seu foco no futuro, quando este deveria ser apenas o direcionamento. Sua atenção precisa estar no presente, pois é nele que você precisa agir para construir o futuro que você deseja. A ansiedade faz você ficar pensando no resultado, querendo que ele venha rápido, o mais rápido possível, mas a melhor forma de acelerar o processo é colocar toda sua atenção e energia no agora. É preciso focar no que o mercado está mostrando, como ele está se apresentando no agora, para poder avaliar o contexto e, com base no seu operacional, no seu conhecimento técnico, tomar a melhor decisão sobre o trade que você está fazendo ou quer fazer.

A ansiedade surge, muitas vezes, quando deixamos de vivenciar o agora, que é onde estamos, para vivenciar as suposições de um futuro, que só existirá a partir das ações do presente, se não estamos prestando atenção ao que fazemos hoje ou se fazemos tudo com pressa para ver logo o que acontece, é bem provável que nada aconteça.

A ansiedade gera um ciclo que pode se repetir infinitamente e como você já está acostumado ao seu padrão ansioso, não percebe seu comportamento e por isso não consegue sair desse ciclo tornando vicioso.

Você sabe que algo está errado, até sente, mas não consegue evitar. Você sabe que precisa fazer alguma coisa, afinal não está tendo resultados, mas não sabe por onde começar. Você sabe que tem que respeitar o loss máximo, mas quando vê já perdeu todo o capital do seu investimento tentando recuperar uma perda.

Mesmo depois de muito estudo, dedicação, tempo de tela, muitas experiências com perdas e todos os pressupostos que um trader precisa para ser bem sucedido, você não consegue ter ganhos consistentes. O psicológico do trader é muito importante para transformar conhecimento em resultados.

Mas, a pergunta que muitos traders me fazem é “porque não consigo fazer o que eu sei que tenho que fazer, Patricia?

A questão é saber controlar o seu mecanismo de segurança e aprender a gerenciar sua exposição aos riscos. Isso não será possível realizar, sem você controlar sua ansiedade.

Domine a ansiedade para gerenciar melhor o risco!

(10)

Trago algumas reflexões que podem ajudar a encontrar essa resposta:

 Pode ser que a causa, seja você não controlar sua ansiedade.

 Pode ser que o lado emocional esteja assumindo o controle dos seus trades e por isso suas decisões não são as melhores.

 Pode ser que você esteja rodando em círculos, preso no ciclo vicioso da ansiedade. O ciclo vicioso da ansiedade é um padrão de comportamento, que se repete e nesse caso, se repete durante seus trades, interferindo negativamente nos seus resultados.

Conheça o

Ciclo Vicioso da Ansiedade

para perceber se você está preso nele.

Algumas pessoas tem o dom de “sentir” o mercado, elas conseguem perceber os padrões de comportamento de um ativo mais facilmente. Certa vez, tive um cliente trader que simplesmente, “sabia” como um ativo iria se comportar e acertava muitas operações a partir desse “sentimento”. Mas, mesmo traders que tem excepcional dom de operar o mercado, precisam controlar a ansiedade ou mesmo a euforia com uma disciplina diária.

O mercado é soberano, por isso as perdas são inevitáveis.

Aceitar, entender e trabalhar com essa frase é fundamental para controlar a ansiedade que é gerada quando se tem uma perda no mercado financeiro. Não importa seu grau de conhecimento técnico ou quanto talento você tem para operar, quando as perdas se concretizarem, vai doer e essa dor vai mexer com seu sistema de “Luta e Fuga”.

Assim, como a dor da perda, a euforia de ganhos também pode gerar ansiedade. Euforia? Sim! A euforia também é perigosa! Exatamente isso: também é preciso ter controle quando estamos eufóricos! Embora ela seja melhor de se sentir, a euforia é parente próxima da frustração e pode gerar danos para suas operações da mesma forma, porque gera excitação que também aciona

ATENÇÃO!

Cuidado com o

Ciclo Vicioso

da

Ansiedade

(11)

mecanismos instintivos. Quando se tem um ganho, principalmente se for expressivo, há o perigo de achar que se pode enfrentar o mercado de peito aberto, é o mesmo sistema luta e fuga, há uma tendência de ser mais desatento nas operações seguintes e, alguns traders acabam por devolver tudo que ganharam rapidamente.

Previsibilidade é a capacidade de conseguir antecipar, algo que está prestes a acontecer, a partir de uma análise baseada em fatos, indicadores, gráficos, tendências, fluxo de ordens, ou qualquer outro fundamento técnico, no qual sua estratégia seja baseada. Mas, é preciso que o lado racional do seu cérebro, que é capaz de processar essas informações, que ele esteja no comando, e para isso

,

é preciso ter calma

, ingrediente importante para um trader conquistar resultados positivos e consistentes.

Então, quero te perguntar:

Quem é ansioso tem calma?

Quando deixamos a ansiedade tomar conta, não conseguimos a paciência necessária para esperar a oportunidade chegar, muitas vezes, não conseguimos nem perceber a oportunidade, quando o mercado a oferece, porque estamos pensando no que o mercado talvez faça.

Em estado de ansiedade, é comum um trader entrar ou sair antes da hora, também é frequente, depois de uma perda, “querer ansiosamente recuperar” tudo na próxima operação. Depois, sem a ansiedade ditando as regras, esse mesmo trader consegue ver claramente onde estava o erro e fica muito decepcionado consigo mesmo, por ter cometido um “erro bobo”.

Alguns traders, quando pergunto, após uma grande perda, o que estavam pensando para continuar a perder e ignorar seu loss máximo, ou como esqueceram totalmente seu planejamento ou sua estratégia, não conseguem lembrar como tudo aconteceu. A resposta é sempre: Eu não sei... Eles não sabem, porque é tudo muito rápido quando entramos no padrão ansioso.

Você pode não ter um dom impressionante e ser capaz de antecipar o comportamento do mercado, mas, mesmo assim, é possível prevê-lo, muitas vezes, com base em dados e na análise deles, porém, não é a parte emocional e instintiva do seu cérebro que está apta a fazer isso.

Você precisa do seu racional!

CUIDADO com ERROS BOBOS: se você não é um novato aventureiro, pode ser um

indicativo forte que sua ansiedade está comandando suas

operações.

(12)

Esse é um sinal forte de ansiedade, porque nesse estado tudo é processado e decidido numa velocidade rápida demais, a pessoa deixa de ficar no momento presente, para se conectar “ansiosamente” com o que está por vir. Após o evento que dá início ao processo ansioso, um comando é dado: Lute ou Fuja. Não importa se você perde porque quer fugir dessa situação e acabar logo com tudo (quebrando sua conta) ou porque você quer lutar bravamente e acaba, de forma inconsequente, entrando em qualquer operação. O fato é que uma vez dado esse comando, o cérebro coloca o instinto na frente e você se afasta da racionalidade. Por isso, nesse estado, tem grandes chances de tomar decisões precipitadas.

Sabe aquela hora que a boca fica seca, as mãos suam, sobe um calor, o coração dispara, o peito aperta, dá um frio na barriga, na espinha, uma vontade de roer as unhas ou comer desesperadamente?

Esses são apenas alguns dos sintomas que a ansiedade pode manifestar em nosso corpo. Todos nós já sentimos alguma coisa assim, mas quem é habitualmente ansioso sente isso com tanta frequência que nem sempre consegue identificar e muito menos, consegue perceber que é um reflexo de ansiedade.

Em geral, o corpo revela nosso estado emocional, seja de forma consciente ou inconsciente, esses sinais são como os indicadores do mercado financeiro, eu chamo de nosso candle de ansiedade. Você precisa saber identificar quando este “candle” se formar. Para isso, temos que prestar atenção ao que está acontecendo e como estamos reagindo em relação aos acontecimentos, por isso é tão importante focar no momento presente, é assim que você conseguirá identificar seu

candle de ansiedade.

IDENTIFIQUE SUA ANSIEDADE

SE VOCÊ NÃO LEMBRA É PORQUE A ANSIEDADE ESTÁ NO CONTROLE

A ansiedade tira sua consciência e dessa forma coloca a parder toda sua estratégia. Ganhos conquistados durante uma semana ou um mês podem derreter em um dia, em poucas horas, devido ao descontrole emocional e a ansiedade.

(13)

É muito importante saber o início do processo. Como já falei, assim, como numa análise gráfica é relevante identificar os candles para saber como o mercado vai se comportar, você precisa observar seus indicadores internos, eles vão mostrar qual a tendência do seu comportamento naquele momento ou nos próximos minutos.

Cada indivíduo tem um padrão ansioso e reage de uma forma ao estímulo que gera ansiedade. Se você ainda não sabe qual é o seu, tente se observar a próxima vez que ficar ansioso, seja operando ou não, porque seu padrão, provavelmente, é o mesmo, não importa a razão que gerou a ansiedade.

Uma vez instalado o padrão ansioso, ficará mais difícil de ser revertido. A partir do momento que você entra no padrão “luta e fuga” sobre o qual já falamos, seu comportamento só vai parar quando não for mais possível continuar, ele vai até o fim, lembra que seu cérebro acha que está lutando ou fugindo para a sua sobrevivência, ele não sabe que esse comportamento, naquela situação, no trading, é prejudicial para você. Assim, é preciso agir de forma rápida, ao primeiro sinal do seu padrão ansioso, o quanto antes você perceber a ansiedade, mais fácil será dominá-la.

A questão é identificar o primeiro sinal e como seu corpo está reagindo.

Mesmo que seja um sinal discreto, por menor que seja, é preciso identifica-lo, para que seja possível interromper o padrão de comportamento e retomar o controle da situação imediatamente.

Identifique seu

CANDLE DE

ANSIEDADE!

(14)

No coaching tem uma coisa que é fundamental para sua transformação: a autopercepção. Você precisa ficar presente (ter presença) para o que está acontecendo. Somente o autoconhecimento lhe dará o poder de assumir o controle das suas emoções e ações. O primeiro passo para o autoconhecimento é a presença. Exercitar sua autopercepção é fundamental para controlar sua ansiedade, por isso, no Clube Mente de Trader*, desde o início, os membros têm exercícios práticos para desenvolver essa habilidade emocional e se tornarem mais presentes ao que acontece.

Para que você possa começar agora a ter mais percepção de si mesmo, eu vou compartilhar um dos exercícios que ensino no Clube Mente de Trader*. Ele é efetivo porque ajuda a perceber o que acontece e assim, aciona o nosso poder de mudar: quando tomamos consciência de um comportamento não está nos ajudando, a parte racional do nosso cérebro não descansa até achar outro padrão que gere melhores resultados.

Esse exercício é composto de passos simples, porém muito poderosos que vão te ajudar identificar quando sua ansiedade aparecer.

Antes, eu preciso lhe dar uma má notícia, se sua ansiedade está atrapalhando você alcançar melhores resultados como trader, é possível que ela esteja atrapalhando mais coisas além disso e também, é bem provável, que você já conviva com ela, em maior ou menor grau, há bem mais tempo do que imagina.

Então, a ansiedade está no controle. Aceitar isso, lhe ajudará a entender que o poder não está em suas mãos quando você está ansioso.

A boa notícia é que você pode retomar o controle e voltar a ter o poder sobre si mesmo, bem mais rápido que imagina, basta que você decida, realmente, se comprometer consigo mesmo e fazer o que é necessária para assumir novamente o controle. Acredito que você gostaria de estar no controle consciente das suas operações, certo?

*

Conheça o Clube Mente de Trader, acesse:

mentedetrader.com

AUMENTE SUA PRESENÇA PARA AUMENTAR SEUS GANHOS

(15)

Mas, antes, eu preciso te fazer duas perguntas:

1. Porque é importante para você controlar sua ansiedade durante seus trades?

2. De 0 a 10, sendo 0 nada importante e 10 a coisa mais importante para você conquistar melhores resultados, o quanto você julga importante controlar sua ansiedade?

Estas perguntas são muito relevantes e é preciso que você as responda, porque controlar sua ansiedade é um processo que demanda comprometimento e persistência e se isso não for importante para você, não conseguirá obter resultados.

Vencer sua ansiedade pode significar vencer o mercado e conquistar os resultados que você deseja. Tudo depende do quanto você realmente quer ser um trader bem sucedido.

O quanto você está disposto a superar você mesmo? O quanto você está disposto a retomar o comando?

Se você chegou até aqui, já conseguiu uma vitória importante, pois deixou que seu cérebro racional entrasse em contato com algumas informações que vão deixa-lo incomodado, a parte racional vai deixar você mais aberto e mais atento até resolver a sua questão em relação à ansiedade. E esse

PENSE O

QUANTO ISSO É

IMPORTANTE

PARA VOCÊ

(16)

é o primeiro passo para a mudança. Quando temos contato com novas informações, geramos novos pensamentos e estes geram novas ações e são essas que geram novos resultados.

Agora, eu preciso te dizer que antes de pensar em vencer o mercado é preciso vencer a si próprio, esse é o maior desafio, é isso que torna o trading uma atividade onde poucos têm sucesso. O trader entra em uma operação querendo vencer o mercado, querendo estar do lado vencedor da guerra entre touros e ursos, acontece que a guerra mais desafiadora é aquela que é travada internamente. É dentro de nós que perdemos. Ansiedade, medo, indisciplina, falta de controle, esses são efeitos da guerra que perdemos internamente, quando não desenvolvemos nossa inteligência emocional.

Mas, como se faz para ter inteligência emocional, Patricia?

Mesmo que você seja alguém que nunca parou para pensar nisso, e acha que não tem controle emocional e acha muito difícil conseguir desenvolve essa tal de inteligência emocional, fique tranquilo, pois o conjunto de habilidades (autoconhecimento, controle emocional, automotivação, empatia, etc....) que fazem parte da inteligência emocional pode (e deve) se desenvolvido e existem muitas formas de fazer isso, neste e-book, você está sendo apresentado ao ponto de partida no que diz respeito à ansiedade, porém o primeiro e mais importante passo para mudar, qualquer coisa em nossa vida, é aceitar a mudança.

De nada adianta livros, cursos ou processos de coaching, se a mente não estiver receptiva. Você precisa abrir sua mente para receber novas informações, novos conceitos e começar a fazer novas reflexões. Esse é o processo que vai gerar a mudança de qualquer comportamento que esteja sendo prejudicial para os seus resultados.

Dessa forma, o primeiro e mais importante passo para ter inteligência emocional é tornar-se receptivo ao novo.

Inteligência emocional é saber lidar com as emoções de forma a fazer com que elas trabalhem a seu favor ou não atrapalhem os seus objetivos. Controle emocional tem relação com você freiar, bloquear ou não deixar fluir alguma emoção ou reação, porém, em determinadas situações isso se torna, praticamente, impossível. Com o conceito de inteligência emocional você não bloqueia uma emoção, você aceita sua existência, mas escolhe lidar com ela de forma diferente, de forma inteligente.

Para isso, é preciso se abrir para novos conceitos e pensamentos. É preciso abrir a mente para mudar o significado de algumas coisas que acreditamos e podem atrapalhar nossos resultados.

ABRA SUA MENTE PARA MUDAR

(17)

Quando abrimos nossa mente para novas informações, fazemos novas conexões neurais e permitimos que nosso cérebro funcione de novas formas e nos traga novas maneiras de pensar, que nos levarão a novos comportamentos.

Assimilar essas informações de forma aberta e receptiva é muito importante no processo de mudança que será necessário para você controlar sua ansiedade e não deixar que ela atrapalhe seus trades.

Seu “termostato de ansiedade” é o indicador de como você lida com as situações e quais as reações que você tem frente a elas.

No Clube Mente de Trader, tem um curso chamado “21 Dias para Controlar sua Ansiedade no Mercado Financeiro”, nele os membros aprendem como calibrar esse termostato, controlando o nível de ansiedade e aprendendo formas diferentes de interagir com ela.

Aqui neste e-book, eu trago algumas informações para você começar a calibrar e diminuir sua ansiedade, a partir do primeiro passo que é a auto-observação, voltar-se para si mesmo e prestar mais atenção nas suas reações, em como seu corpo está manifestando a ansiedade.

Lembra que já falamos sobre identificar o “candle de ansiedade”, é ele que vai te ajudar a calibrar o “termostato de ansiedade”.

Nosso corpo dá os sinais, porém não ficamos atentos a eles, pelo contrário, ignoramos totalmente esses sinais, não damos a importãncia necessária e por isso não conseguimos agir no momento adequado para manter o “termostato da ansiedade” onde queremos.

Quando ficamos conscientes destes sinais logo no início conseguimos controlar melhor os efeitos da ansiedade e dessa forma, suas consequências passam a ser menos desastrosas em nossos resultados.

Assim, a seguir, tem um exercício simples que pode ajudar a começar esse processo.

Se você quer resultados consistentes no mercado financeiro e acha que a ansiedade é um dos fatores que te atrapalha, você precisa encontrar seu “termostato de ansiedade” para diminuí-lo ou desliga-lo. Só você pode fazer isso, ninguém mais!

E isso é ótimo! Porque significa que sua liberdade, seus sonhos, seu sucesso, só dependem de você.

(18)

Siga os quatro passos listados a seguir e comece a tomar as rédeas da situação.

Dê uma nota de 0 a 10 para o seu nível de ansiedade, sendo:

0 = nada ansioso e 10 = grau máximo de ansiedade. Anote essa nota.

Antes de começar a operar, se observe, sinta sua respiração, seus batimentos cardíacos, perceba como está se sentindo

A cada operação perceba como está seu corpo em relação ao começo. Observe-se!

Alguma mudança no nível da sua ansiedade?

Pergunte-se:

1. Como me sinto ao primeiro sinal de ansiedade?

2. Qual a primeira parte do meu corpo que sente? Nuca? Estômago? 3. O que muda?

PASSO 4:

PASSO 3:

PASSO 2:

PASSO 1:

(19)

Repita esse exercício, com disciplina, até que consiga perceber fácil e imediatamente seus primeiros sinais de ansiedade. Isso é muito importante no processo de controle.

Se você for muito ansioso, terá dificuldades em parar e se observar, porém, nesse caso, você deve insistir, pois significa que a ansiedade está muito mais no comando do que você pensa. Quanto mais dificuldade você tiver para se observar, mais poderá ser um indicativo que a ansiedade governa suas decisões, então, decida agora que você não vai mais deixar que a ansiedade atrapalhe seu caminho. Comece a retomar o controle. INSISTA!

Se você está aqui, é porque sabe como isso é importante. Decida virar esse jogo. Vencer o jogo do mercado começa vencendo seu jogo interno. Quanto mais incomodado você se sentir e mesmo assim conseguir vencer essa etapa do processo, melhor serão seus resultados, pois, significa que seu consciente está tomando conhecimento de muitas coisas que ficavam embaixo do tapete da sala do seu subconsciente, entende? Você está fazendo uma faxina e tirando tudo do lugar, isso vai incomodar, mas depois, vai valer a pena. Tenha certeza.

A menos que você esteja tendo os resultados que espera, acho que vale a pena experimentar, enfrentar seu padrão ansioso e “correr o risco” de passar a ter ganhos consistentes.

Faz sentido para você?

A AUTOPERCEPÇÃO É O PRIMEIRO PASSO PARA O

AUTOCONHECIMENTO QUE É UM GRANCE PASSO PARA SE TORNAR UM TRADER CONSISTENTE.

IMPORTANTE:

(20)

Agora que você já sabe um pouco sobre a ansiedade e os efeitos que ela tem em você, nas suas operações e como identificar os primeiros sinais, você tem uma visão geral, muito útil para começar a desenvolver o controle sobre a ansiedade.

Está na hora de começar a aprender algumas formas de domar a “fera”. Mas, antes...

Ser ansioso é o seu padrão nesse momento, não importa o motivo, a ansiedade está no controle, você precisa ser persistente, para retomar as rédeas.

Nosso cérebro busca padrões, gosta de mantê-los e adora continuidade, por que? Para facilitar nossa vida!

Dessa forma, é mais fácil automatizar, economizar recursos, fazer as coisas mais rápido e com menos esforço. É assim que uma máquina de alta performance funciona e é isso que nosso cérebro é.

Portanto, ele vai resistir aos novos padrões, entenda e aceite isso. Você precisará mostrar que está realmente comprometido em ter um novo padrão, você precisa ter consistência nas suas ações, criar o hábito ou seja, vai precisar repetir, repetir e repetir, para reforçar esse novo padrão até que ele se torne automático.

Se você fizer sua parte, seu cérebro responderá prontamente, pois tem uma capacidade incrível de adaptação e reprogramação. Ele também quer que tudo funcione da melhor forma possível, gerando melhores resultados para você, assim que ele perceber que o novo padrão é melhor, ele fará a adaptação necessária para que ele seja sua conduta natural, mas para isso é preciso que ele perceba que isso é realmente importante para você, assim, reforce.

Ao reforçar, insistir e continuar no caminho, você manda uma mensagem clara para sua mente inconsciente de que está comprometido com a mudança, que quer, realmente, mudar. É assim, que você vai começar a alinhar-se com o seu objetivo de se tornar um trader menos ansioso.

ATENÇÃO!

(21)

Essas são minhas TOP DICAS para diminuir o nível de ansiedade. São coisas simples que eu mesma adotei em minha vida, e que compartilho com os membros do Clube Mente de Trader* e agora estou trazendo para você. Se colocar em prática terá resultados incríveis.

Não é uma fórmula mágica ou a reinvenção da roda. Talvez você já as conheça, mas, provavelmente, não as pratique, caso contrário, estaria com a ansiedade sob controle.

Mas, antes....

Quero dar os PARABÉNS! para você que leu o livro até aqui. Se você é ansioso e conseguiu ler tudo, já deu um passo bem importante, mesmo que possa parecer pequeno, acredite!

Uma pequena vitória pode ajudar a vencer grandes batalhas.

*

Conheça o Clube Mente de Trader, acesse:

mentedetrader.com

MINHAS 4 TOP DICAS PARA DIMINUIR A ANSIEDADE

(22)

Essa é uma das formas mais clássicas e simples de controlar a ansiedade: Respirar!

A respiração é controlada de forma automática e não damos conta de sua importância, devido a naturalidade que ela acontece. Um ser humano mediano, pode ficar sem comer por até 30 dias, pode ficar sem beber água por até 3 dias, mas sem oxigênio, apenas por 4 minutos!

O cérebro usa aproximadamente 25% do oxigênio inalado e 20% da energia do corpo para funcionar, assim, uma respiração inadequada prejudica todo seu desempenho.

Quando estamos ansiosos e nosso sistema nervoso entra no modo "luta ou fuga" mencionado anteriormente, nosso corpo muda todos os seus recursos de energia para lutar contra a ameaça (real ou imaginária). Há uma descarga de adrenalina, noradrenalina e cortisol que fazem o coração bater mais rápido, a respiração acelerar, os vasos sanguíneos se dilatarem, o sistema digestivo mudar e os níveis de glicose (energia do açúcar) no sangue aumentarem, tudo em fração de segundos para nos ajudar a lidar com a emergência.

Em estado de ansiedade, acontece a chamada hiperventilação: quando a ventilação pulmonar é maior que a necessária para a eliminação de CO2. É por causa dela que podemos sentir tontura,

1. CONTROLE SUA RESPIRAÇÃO

(23)

dores no peito, formigamento, sensação de falta de ar, disfagia, náuseas, dor abdominal, distensão abdominal, tremores e outros, quando estamos ansiosos.

Já deu para perceber como simplesmente parar e respirar adequadamente pode ajudar a controlar a ansiedade?

Agora, pare neste exato momento e reflita sobre o seguinte:

Quando foi a última vez que você se deu conta e realmente avaliou, como estava respirando? Em algum momento de ansiedade você parou e experimentou um exercício de respiração? Já tentou alguma vez, de forma consciente, controlar o ritmo que respira?

A menos que você já pratique meditação ou outra técnica que gere este tipo de consciência, provavelmente, você nunca parou para refletir sobre essas coisas.

Em dias corridos como os que vivemos hoje, conectar-se com a sua respiração é uma forma básica de retomar o controle sobre si mesmo, de se dar um tempo. Não é por acaso, que quando estamos muito atarefados e alguém nos pede mais alguma coisa, dizemos: espera ai, deixa eu respirar... Mas, não fazemos isso literalmente, não é mesmo?

Então, aqui vai um exercício de respiração para você praticar ao primeiro sinal de ansiedade:

SEJA CONSCIENTE DA SUA RESPIRAÇÃO

(24)

Repita, quatro vezes este exercício e veja como se sente. Se for preciso, repita mais algumas vezes, até que sinta restabelecido seu controle.

Quanto mais cedo você normalizar sua respiração num estado de ansiedade, mais rapidamente poderá dominá-la e evitar que ela interfira no seu comportamento e consequentemente nos seus resultados.

Aprender a identificar quando está começando a se manifestar a ansiedade é fundamental para que você faça uma intervenção rápida, antes do padrão ansioso se instalar e a parte irracional do seu cérebro tomar o controle da situação.

É muito importante retomar o controle o mais rápido possível, para conter os danos que o estado ansioso ocasiona nos seus trades. O controle da sua respiração representa essa retomada, tanto simbolicamente, quanto fisiologicamente.

No primeiro ciclo, provavelmente seu pulmão encherá rápido, mas conforme você for repetindo e assumindo o controle da sua respiração, irá aumentar a quantidade de segundos contadas no exercício e perceberá a expansão da sua capacidade de inspiração.

EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO:

1. Pare e observe sua respiração.

2. Inspire, deixando o ar entrar lentamente pelo nariz, contando em sua mente quantos segundos demorará para encher seus pulmões.

3. Segure o ar, durante a mesma quantidade de segundos que você inspirou. 4. Expire, deixando o ar sair também no mesmo ritmo (mesma quantidade de

segundos anteriores).

5. Após a expiração, mantenha-se sem ar, repetindo a mesma contagem de segundos (mesmo ritmo).

CONTROLE SUA RESPIRAÇÃO PARA CONTROLAR SUA OPERAÇÃO

ENTRE EM AÇÃO ASSIM QUE A ANSIEDADE SE MANIFESTAR

(25)

Mantenha sempre a respiração o mais calma e lenta possível.

Foque na sua respiração, se for possível, feche os olhos. Ao fechar os olhos, você corta o estímulo externo (tira o olho da plataforma) e se torna mais fácil recompor o equilíbrio emocional. Focando na respiração de olhos fechados, você ficará mais perceptivo sobre si mesmo e como está se sentindo. Essa percepção é importante para o controle da ansiedade porque você fica consciente do que está acontecendo.

Conforme você for dominando essa técnica e desenvolvendo a percepção e o controle de sua respiração, você perceberá que ficará mais fácil retomar as rédeas da situação quando a ansiedade se instalar e suas ações (e seus trades) ameaçarem sair do controle.

Eu sou muito fã de água, para mim, não há nada melhor, acho água um “santo remédio” e não me canso de falar isso, se você me acompanha e já assistiu alguma transmissão ao vivo minha, já deve ter me visto com um copão de água e já me ouviu falar, algumas vezes, para tomar bastante água, então me desculpe, se for esse seu caso, mas vou falar aqui, mais uma vez.

Beba água!

Não sei se você sabe, mas para se alcançar alta performance, um dos hábitos que devemos adotar é beber bastante água, pois para performar melhor é preciso que fisiologicamente seu corpo também funcione melhor, e água tem um papel importantíssimo nisso. Mesmo uma pessoa que já toma bastante água, deve aumentar sua ingestão de líquidos se quiser melhorar sua performance e alcançar melhores resultados.

Existem inúmeros motivos para uma pessoa tomar bastante água, você já deve ter ouvido isso várias vezes, porém eu vou trazer alguns diretamente ligados a questão da ansiedade.

2. BEBA MUITA ÁGUA

(26)

A desidratação aumenta o nível de cortisol que é um dos hormônios responsáveis pelo estresse, assim, manter-se hidratado contribui para diminuir esses níveis. Além disso, o estresse provoca um conjunto de respostas fisiológicas que tendem a aumentar a desidratação, ou seja, é o gato correndo atrás do rabo: desidratação leva ao estresse que leva à desidratação que leva ao estresse.

Uma informação importante é que o primeiro sinal de desidratação é o cansaço, não é a sede, na verdade, quando sentimos sede, a falta de líquidos já atingiu níveis bem altos, ou seja, já estamos desidratados. Mesmo uma desidratação leve, com perda de apenas 1,5% do volume de água do organismo, pode minar o humor, a capacidade de raciocínio e a energia. Dois estudos realizados por pesquisadores do Laboratório de Performance Humana da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos confirmam a relação entre a diminuição dos níveis de líquidos no organismo e a queda da performance.

Uma das funções da água é transportar nutrientes e oxigênio, já falamos sobre a relação oxigênio-cérebro-ansiedade, então, podemos perceber como tomar água influencia, de forma muito positiva, nesse processo.

Se nosso cérebro e nosso corpo funcionam melhor quando estamos bem hidratados, pense na dificuldade que eles têm para manter tudo em equilíbrio quando não tem a quantidade necessária de água.

Ficamos mais irritados ou não conseguimos raciocinar bem, muitas vezes, porque não estamos dando os recursos necessários para que funcionemos em equilíbrio, fisiologicamente falando. Quando estamos em privação de nossas necessidades básicas: dormir, comer, beber... ficamos em estado de alerta, nosso cérebro reptiliano fica mais no comando, ligamos nosso sistema de sobrevivência e assim, ficamos mais suscetíveis à ansiedade. Logo, vale a pena prestar atenção, não só na sua ingestão de água, mas também se você está dormindo bem e está se alimentando adequadamente. Seu corpo pode estar reagindo de forma ansiosa por não estar recebendo o que precisa para funcionar.

Mas, como minha dica é em relação à água, voltemos à ela. A ingestão de água, melhora seu raciocínio, aumenta sua concentração, diminui seu cansaço e faz seu corpo funcionar melhor como um todo. Você precisa estar a pleno vapor para operar melhor, certo?

VOCÊ ESTÁ ESTRESSADO OU DESIDRATADO?

(27)

Faça um teste!

Aumente a quantidade de água ingerida diariamente e veja como se sente.

Antes, meça quanto de água você bebe. Existem vários aplicativos gratuitos para celular que ajudam a fazer isso. Baixe um deles e passe um dia colocando a quantidade de água que você bebe normalmente. Depois, defina uma meta diária maior. Esses aplicativos têm alarmes para avisar e ajudam muito a fazer esse gerenciamento.

Mas, aumente de forma gradativa, vá melhorando a ingestão de água, aos poucos, comece com 10% ou 20% e vá aumentando até conseguir dobrar a quantidade inicial ou pelo menos aumenta-la em 50%. Faça e veja a diferença em muitas coisas e também na diminuição da sua ansiedade.

Essa dica traz aquele conceito: menos é mais.

Foco, determinação e persistência são características importantes para alcançar qualquer objetivo, mas é preciso ter cuidado com os excessos. No coaching trabalhamos o alcance sustentável de metas, que nesse caso, significa chegar onde deseja sem destruir tudo ao longo do caminho e, principalmente, sem a autodestruição. Se não observarmos nossos limites físicos e psicológicos, corremos grande risco de entrar em colapso e a ansiedade pode ser um dos indícios que estamos passando desse limite.

3. FAÇA PAUSAS ESTRATÉGICAS

DÊ UM "BANHO" NA SUA ANSIEDADE

(28)

Podemos fazer mais e melhor, podemos nos desafiar a ir além, podemos ultrapassar nossos limites, mas precisamos fazer isso com clareza e consciência, sabendo exatamente o que estamos fazendo e nos preparando para chegar lá. Uma pessoa que quer ser um grande maratonista, não começa a correr num dia e vai participar da Maratona da Muralha da China que tem 5.000 degraus e um dos percursos, de 42 km, mais difíceis do planeta, na semana seguinte, não é mesmo?

Não adianta nada correr demais e não terminar a prova. Muitas horas olhando gráficos sem parar ou inúmeras operações em sequência, leva à exaustão e faz cair nosso rendimento, mesmo com a maior motivação do mundo. Para ir além dos seus limites e conquistar muito mais do que você imaginaria, é preciso parar e identificar seus limites físico, psicológico e, no caso do trading, também financeiro. Sabendo quais são seus limites, você pode planejar estrategicamente seus avanços, de forma controlada e sustentável, numa preparação para superar a si mesmo.

Você pode passar noites sem dormir, ficar 12 horas, ou mais, em frente aos monitores operando, pode não cuidar de sua saúde física e mental, achando que isso é algo menos importante que seus trades. Você pode fazer isso uma, duas, três, muitas vezes, mas em algum momento, isso vai ter um custo muito alto para você, acredite.

O cansaço e o estresse geram ansiedade, que gera uma série de coisas que nos prejudicam, inclusive, resultados indesejados.

Quando queremos conquistas extraordinárias, precisamos fazer as coisas de maneira estratégica, para que possamos ter resultados não apenas de vez em quando, mas sim, repetidas vezes. A qualidade é muito mais importante que a quantidade. No mundo ideal, o melhor é termos os dois, mas nem sempre isso é possível. Para fazermos mais com menos que é o fundamento da alta performance, precisamos aprender a usar os recursos com inteligência e estratégia.

É preciso agir inteligentemente para atingir suas metas de forma sustentável. Pense que o mais importante é seguir seu plano até final, é conseguir obter resultados positivos na maior parte das vezes, então é muito importante manter-se equilibrado.

CANSAÇO GERA ANSIEDADE

MANTENHA SEU RENDIMENTO FÍSICO, MENTAL E EMOCIONAL PARA AUMENTAR SEUS

RENDIMENTOS FINANCEIROS.

(29)

A ansiedade mina sua estrutura mental e emocional e consequentemente acaba com você fisicamente. Eu recomendo para meus clientes do mercado financeiro, não operarem quando estiverem muito ansiosos ou quando não se sentirem bem fisicamente. Ainda assim, mesmo estando bem, é preciso observar se está respeitando seus limites, se não está em uma jornada que ao invés de te levar ao final do percurso, que é o seu objetivo, irá jogar você para fora da estrada.

Defina em sua estratégia uma quantidade de operações e faça uma pausa; quando se sentir tenso e perceber o início do estado ansioso, faça uma pausa; depois de uma hora ou hora e meia com a cara grudada na tela olhando o mercado, faça uma pausa; acabou de ter uma perda maior do que esperava, faça uma pausa; acabou de ter um ganho espetacular, faça uma pausa.

Esse intervalo não precisa ser demorado, 10 minutos são suficientes, desde que você se levante, estique pernas e braços, ande um pouco (pode ser próximo de onde você estiver), mas mexa-se. Isso vai fazer seu sangue circular, oxigenar seu cérebro, aliviar seus músculos tensionados e descansar sua mente.

Fazer pausas vai te ajudar a quebrar o padrão ansioso, pois você se movimenta, sai de onde foi gerada a ansiedade e faz seu cérebro utilizar áreas diferentes.

Você pode combinar essa dica com as anteriores e aproveitar essa pausa para beber água e se conectar com sua respiração, tenho certeza que você voltará revigorado e menos ansioso para suas operações.

Por que?

Ao combinar essas três dicas, você tem a oportunidade de sair do automático, avaliar a si mesmo e ainda fazer seu cérebro funcionar por inteiro, pois você está estimulando áreas diferentes ao mesmo tempo, de forma colaborativa, pelo fato de você estar fazendo isso conscientemente, sua mente começa a expandir sua percepção e novas conexões neurais começam a serem feitas.

FAÇA PAUSAS AO LONGO DO SEU DIA

(30)

Pode parecer simples, mas são das coisas mais simples que nos esquecemos e nos afastamos do essencial e de nossos objetivos.

Você é a única pessoa que, com certeza absoluta, vai te acompanhar durante todo o processo de mudança, durante toda a sua jornada até o seu sucesso, então é preciso que você mantenha-se em plena forma.

Se uma pessoa vai viajar de carro, ela verifica as condições desse carro, e se a viajem for longa, durante o trajeto, além de combustível, é preciso colocar água no radiador, no reservatório do para-brisa, completar o óleo, etc....

Então imagine-se como sendo seu carro na estrada até seu objetivo. Faça a manutenção preventiva, faça pausas. Experimente!

Que a meditação é uma prática milenar que traz inúmeros benefícios, quase todo mundo já sabe. Mas, existem alguns mitos que foram criados em torno dessa prática que levam muitas pessoas a desistirem ou nem mesmo tentarem meditar.

Eu pratico meditação há mais de dez anos e, assim como a programação neurolinguística, foi um divisor de águas na minha vida. Não poderia dar dicas para diminuir a ansiedade sem falar em meditação.

Mas, antes é preciso desmistificar algumas coisas em relação à essa prática, em especial 3 coisas que as pessoas pensam que sabem sobre meditação, mas na verdade, não sabem.

4. MEDITE

(31)

MITO 1: MEDITAÇÃO TEM A VER COM RELIGIÃO

Você não precisa virar um monge budista para meditar, você não precisa pertencer a nenhuma seita para meditar, você não precisa fazer um ano sabático no Tibete para meditar. É verdade que muitas religiões adotam a meditação como prática religiosa, mas, não quer dizer que a meditação seja um ritual religioso, entendeu?

Na verdade, meditação é um exercício para a mente, digamos que seja uma ginástica mental que serve, entre outras coisas, para aumentar partes do nosso cérebro, literalmente.

MITO 2: MEDITAR É NÃO PENSAR EM NADA.

A quantidade de pensamentos diária varia de pessoa para pessoa e é algo difícil de ser medida precisamente, mas vários estudos, mundo a fora, apontam para um número que varia de 20 mil a 70 mil pensamentos por dia.

Tudo que fazemos, passa pelo cérebro, não existe aquela história "falei sem pensar" ou "fiz sem pensar", se você falou ou fez alguma coisa, você pensou, pode ter sido um pensamento inconsciente, mas que passou pela sua mente, passou.

Logo, concluímos que é quase impossível, alguém ficar sem pensar em nada.

Na verdade, a meditação é uma prática que nos permite o controle dos pensamentos e não a ausência deles. Ao meditarmos, desenvolvemos a capacidade de observação e de autopercepção, ficando conscientes sobre o que estamos pensando. Percebemos o pensamento, observamos, não reagimos e deixamos que ele passe, como uma nuvem no céu.

MITO 3: MEDITAR TOMA MUITO TEMPO.

Apenas cinco minutos de meditação por dia são suficientes para começar a ter os benefícios dessa prática.

Quando ouço pessoas falando que não têm tempo para meditar, eu me lembro de uma frase que eu gosto muito: se você não tem cinco minutos, você não tem vida.

Não é preciso ficar uma hora meditando, eu mesma que amo meditação, raramente consigo ter esse tempo todo para isso. É claro, que quanto mais você meditar, mais se beneficiará da prática, mas, na correria do nosso dia a dia, parar alguns poucos minutos e

Verdade:

MEDITAÇÃO É UMA FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DA MENTE

Verdade:

(32)

desenvolver sua consciência traz resultados fantásticos, mesmo que sejam apenas cinco minutos.

Agora que você já aprendeu sobre alguns mitos relacionados à meditação, vou falar um pouco sobre essa incrível ferramenta.

Me desculpem os budistas, taoistas, hindus e outros, cujas religiões tem como base a meditação, mas vou fazer uma abordagem mais científica desta prática.

A palavra “meditar” tem raiz latina, na palavra “meditatum”, que quer dizer ponderar, mas o significado mais usado vem também do latim “meditare” e significa “estar em seu centro” ou “voltar-se para o centro”.

A meditação é uma grande ajuda para o restabelecimento do seu equilíbrio. Dominar esta técnica é um grande passo para a diminuição e o controle da ansiedade.

A meditação é uma prática que visa treinar a mente para ter mais foco, concentração, percepção e autoconhecimento. É uma poderosa ferramenta para você alcançar bem estar, disciplina, autocontrole e com isso melhorar sua performance, não só no mercado financeiro, mas na vida. Diversas pesquisas, no mundo ocidental, vem comprovando os benefícios que, no oriente, já foram sedimentados há milhares de anos.

O início dos estudos científicos ocidentais sobre meditação foi na década de 70, na faculdade de Medicina da Harvard University, quando o Dr. Herbert Benson, médico cardiologista e Professor de Harvard, começou a pesquisar praticantes da meditação transcendental. Dr. Benson e seus colaboradores deixaram um legado de comprovações sobre o poder da meditação, inclusive sendo apontada como um instrumento de prevenção e cura das doenças causadas pelo stress, pela medicina integrativa.

Verdade:

MEDITAÇÃO PODE SER UMA PRÁTICA OBJETIVA DE 5 MINUTOS

MEDITAÇÃO É UM CAMINHO SIMPLES PARA O BEM ESTAR

MEDITAR PARA EQUILIBRAR

(33)

O Benson-Henry Institute for Mind and Body Medicine é um centro de pesquisa ligado à Universidade de Harvard e em 2006 integrou-se ao Centro de Cuidados Clínicos do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos.

O Instituto Benson-Henry para Medicina do Corpo e Mente (BHI) no Hospital Geral de Massachusetts dedica-se à pesquisa, ensino e aplicação clínica da medicina do corpo e da Mente e sua integração em todas as áreas da saúde. Os cientistas do BHI participam em pesquisas biomédicas para tratar e prevenir doenças relacionadas ao estresse.

Esse conceito de medicina integrativa, leva em consideração o papel da mente para a saúde do corpo e a meditação aparece como uma ferramenta eficaz para o restabelecimento do equilíbrio, necessário para o bem estar.

Os estudos de Benson descobriram que a meditação reduz o metabolismo, taxa de respiração, frequência cardíaca e atividade cerebral, Dr. Benson chamou essas mudanças de "resposta de relaxamento".

Segundo Benson, durante o relaxamento há estimulação do sistema parassimpático, diminuindo o número de batimentos do coração, tornando mais lenta a respiração, minimizando a quantidade de oxigênio consumida pelo nosso corpo, promovendo o relaxamento muscular, diminuindo a pressão sanguínea e reduzindo os processos metabólicos orgânicos. Além disso, foram registradas, concomitantemente, alterações hormonais e modificações das ondas elétricas cerebrais, com predomínio das ondas alfa e teta (lentas), ou seja, há uma desaceleração fisiológica do nosso corpo, quando meditamos.

Médicos e cientistas, vêm demonstrando que a forma como nosso corpo reage ao relaxamento, quando estimulada com regularidade, protegeria o organismo da ação nociva do estresse. A continuidade da prática do relaxamento poderia proporcionar um sentimento de maior controle sobre a vida do meditador, que poderia passar a controlar suas emoções depois de algum tempo de prática.

MEDITE E SINTA OS EFEITOS DA "RESPOSTA AO RELAXAMENTO"

MEDITAR PREVINE AS DOENÇAS RELACIONADAS AO ESTRESSE

(34)

É por isso que a pratica meditativa pode ser grande arma para o controle da ansiedade durante seus trades.

Dr. Benson, em seus estudos, também descobriu que os dois passos básicos necessários para obter a resposta de relaxamento são: a repetição de um som ou movimento (palavra, frase, postura ou ação) e a colocação passiva de pensamentos intrusivos com repetição. Isto pode ser feito usando qualquer uma das inúmeras técnicas meditativas existentes, tais como respiração diafragmática, oração repetitiva, qi gong, tai chi, yoga, relaxamento muscular progressivo, jogging e até mesmo tricô.

Esse olhar científico sobre a meditação é fundamental para o entendimento da importância e do poder de meditar, desvinculando a pratica do cunho religioso que vem sendo dado a ela, por isso comecei me desculpando com aqueles que dão.

Perceba que dentre as "técnicas meditativas" aparece o tricô, pois um dos aspectos mais relevantes é a repetição, é ela que proporciona o desenvolvimento de algumas habilidades, como a disciplina, por exemplo, e dessa forma, um "simples" tricô pode ser usado para atingir um estado meditativo. Calma, calma, calma... não estou sugerindo que você trader faça tricot entre suas operações, ok? Apenas, quero ilustrar como a meditação é um exercício cerebral que pode ser utilizado com diversos propósitos e proporcionando inúmeros benefícios.

Eu espero que a essa altura, caso você nunca tenha meditado, você já esteja convencido de como a meditação pode te ajudar a ser um trader menos ansioso e mais consistente.

E talvez, você já esteja pensando em procurar um áudio de meditação para começar a praticar, mas antes, eu gostaria que você entendesse algumas coisas objetivas sobre o estado meditativo. Meditar é você conseguir conectar-se a você mesmo onde quer que você esteja. É conseguir não sintonizar com o exterior, de forma a voltar-se para si, encontrando o seu centro. Mas, para alcançar isso, três coisas são muito importantes e você precisa manter ao longo do processo: Paciência, Repetição e Perseverança.

Se você é muito ansioso, pode ter dificuldade no início, mas, aproveite a oportunidade para desenvolver sua paciência. Como uma pessoa ansiosa, você pode achar que com apenas algumas vezes de prática, já conseguirá todos os benefícios, mas é preciso repetição e regularidade para

REPETIÇÃO: AGENTE IMPORTANTE NA MEDITAÇÃO

MEDITAÇÃO É SUA ARMA PODEROSA PARA CONTROLAR A ANSIEDADE

(35)

usufruir deles. Seu subconsciente ansioso, vai querer manter você na sua zona de conforto e tentar fazer você desistir, não se renda.

Persista!

Muitas pessoas ansiosas dizem que não conseguem meditar, que não têm paciência para isso. Mas, é claro!

Se você já tivesse essa paciência não seria ansioso, né?! Então, se este for o seu caso, muda a frase para:

Vou meditar porque não tenho paciência para isso.

É exatamente para ter mais paciência e controlar sua ansiedade que você vai começar a meditar, então, é preciso acreditar no processo e continuar firme, porque num determinado ponto os benefícios começaram a aparecer e você verá que valeu a pena.

Medite todos os dias, pois a meditação deve ser uma prática diária para que você possa obter resultados.

Pode acontecer, quando você começar a meditar, terá vontade de coçar o nariz, ir ao banheiro, dar cãibra ou algo do tipo, isso é normal, é a parte da sua mente que não gosta da ideia de você ter mais consciência, tentando te sabotar, fique tranquilo, isso passa com o tempo, se for preciso interromper, para ir ao banheiro, por exemplo, faça isso, depois volte e retome a meditação do começo.

É importante também que você desligue telefones e avise às pessoas que convivem contigo no ambiente em que vai meditar, para que não seja interrompido durante a prática.

Agora você pode começar a jornada para controlar a sua ansiedade e não deixar mais que ela interfira nos seus resultados como trader.

A jornada começou!

Não importa o tamanho, qualquer caminho começa com o primeiro passo, se você chegou até aqui quero mais uma vez te dar os PARABÉNS! Porque você deu alguns bons passos na direção do

CONT ROLAR A ANSIEDADE É UM A JORNADA RUMO AO SEU SUCESSO COM O TRADER.

MELHORARE A CADA DIA, AVANÇANDO UM POUCO MAIS NO CONT ROLE. SEM PRESSA.

APROVEITE A J ORNADA E EXERCITE A PACIÊNCIA

(36)

desenvolvimento da sua inteligência emocional para lidar melhor com a ansiedade no mercado financeiro.

Agora você precisa colocar tudo em prática para começar a mudar seus resultados.

Quer dicas sobre o psicológico do trader? Acompanhe-me no meu Canal do Telegram. Clique para fazer parte

👉👉

Quero Acompanhar o Canal Patricia Pedrozo no Telegram

Conheça um pouco do

Clube Mente de Trader

:

Um portal de conteúdo por assinatura voltado para o fortalecimento do psicológico do trader. Se torne membro e usufrua das vantagens de pertencer a um Clube de Alta Performance do Trading. Acesse: mentedetrader.com

Referências

Documentos relacionados

Atua como psicóloga, consultora organizacional, coach, treinadora de inteligência emocional e

Modernização de Infraestrutura para Sistema de Alarme, no regime de Empreitada por Preço Global (Material e Mão de Obra), de acordo com as condições e especificações definidas

mesa adequada, com altura regulável ou com mocho regulável, fácil manipulação do colposcópio, espaço para uma auxiliar de consultório, equipamentos acessórios já

Para a questão 3, entretanto, os alunos deverão ser capazes de fazer uma análise mais profunda, estabelecendo relações entre o texto de Mário de Andrade e o conteúdo principal a

Temos então que na música ouvimos um movimento que não é o de objetos nem de uma psique, mas o movimento puro de forças fluindo em mudanças de estado e dinâmica. Esta

No ano de 2003, através de convênio firmado entre o Instituto CEPA e o Núcleo de Gestão de Design da Universidade Federal de Santa Catarina, foi acordado desenvolver projetos com

O país já não andava muito bem das pernas desde que Jânio Quadros assumiu o poder, no ano de 1961. Jânio foi um presidente de características muito populistas, que fez

Caso o aluno tenha interesse em transferir a bolsa PROUNI deverá efetuar solicitação ao Coordenador do PROUNI, na secretaria acadêmica da UNIDAVI.. Art.4 A Colação