• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA MULHER NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO: PROJETO DE EXTENSÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA MULHER NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO: PROJETO DE EXTENSÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA MULHER NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO: PROJETO DE EXTENSÃO

The Importance of the Health Care of Women on the Prevention of Cervical Cancer: Extension Project

Tatiane Cláudia HECK1 Vanessa Trindade do NASCIMENTO1 Andressa de Azambuja PIAS1 Fabiane Andrade VARGAS2 Vera Regina Andrade VARGAS3

RESUMO

O câncer de colo de útero é o segundo mais incidente nas mulheres do mundo. No Brasil, o número de novos casos esperados para o ano de 2008 foi de 18.680, com um risco estimado de 19 casos a cada 100 mil mulheres. Entre todos os tipos de câncer, é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, quando diagnosticado precocemente pelo do exame Papanicolaou. Esse artigo relata o trabalho resultante de ações de extensão universitária, assistência social, realizado por alunas do curso de Farmácia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer e Escolas Municipais de Santo Ângelo. O trabalho consistiu de palestras realizadas nas Escolas Municipais de Santo Ângelo e exames preventivos de câncer de colo de útero na Liga Feminina de Combate ao Câncer. As palestras foram realizadas em todas as Escolas Municipais de Santo Ângelo, de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, sobre prevenção de câncer de colo de útero e Papilomavírus Humano (HPV). O material educativo foi elaborado em forma de folder com perguntas e respostas abordando as principais dúvidas sobre o HPV, câncer de colo de útero e prevenção. Foram desenvolvidas ações de extensão universitária com orientações para adolescentes e exames de Papanicolaou.

Palavras-chave: Orientações; Prevenção; Papilomavírus Humano; Câncer de Colo de Útero.

ABSTRACT

The cervical cancer is the second more incident in women in the worldwide. In Brazil for the year 2008, the number of new cases expected was 18,680 with estimated risk of 19 cases to 100 thousand women. Among all type of cancer, the cervical cancer presents a high potential for prevention and cure if diagnosed early by Pap smear test. In this paper was reported the activities resulting from actions of university extension, social assistance, realized by students of the Pharmacy course of Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo together with the Liga Feminina de Combate ao Câncer and Municipal School of Santo Ângelo city. The work consisted of classes realized in the Municipal School of Santo Ângelo and the realization of Pap smear test for the women in the Liga Feminina de Combate ao Câncer. The classes were realized in all public schools of Santo Ângelo, of 5th to 8th grades of elementary school, about cervical cancer prevention and Human Papillomavirus (HPV). The educational material was prepared as folder with questions and answers addressing the main questions about

1

Alunas bolsistas de Extensão Universitária e de Assistência Social, do Curso de Farmácia, Departamento de Ciências da Saúde, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), RS.

2

Médica ginecologista, co-orientadora do projeto de Extensão. 3

Professora de Citologia Clínica do Curso de Farmácia, coordenadora do projeto e lotado no Departamento de Ciências da Saúde, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), RS. vvargas@urisan.tche.br.

(2)

HPV, cervical cancer and Pap smear test. We realized actions of university extension with orientation for adolescents and Pap smear test.

Key words: Orientation; Prevention; Human Papillomavirus; Cervical Cancer.

INTRODUÇÃO

O câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, com aproximadamente 500 mil novos casos por ano. Segundo as estimativas do Ministério da Saúde (MS), pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), foi estimado, no Brasil, para o ano de 2008, cerca de 18.680 novos casos de câncer de colo de útero, com um risco estimado de 19 casos a cada 100 mil mulheres. Na região sul o risco estimado é de 24 casos para cada 100 mil mulheres. Por esses números, é possível dimensionar o problema de saúde pública que representa esse tipo de câncer (BRASIL, 2008).

O exame citopatológico de Papanicolaou permite a detecção precoce do câncer de colo de útero, pela identificação de suas lesões precursoras, que podem estar presentes muitos anos antes de ocorrer a invasão. Esse exame é utilizado em programas de rastreamento do câncer de colo de útero por sua alta sensibilidade. Em países onde programas de rastreamento são bem estruturados e organizados, as taxas de incidência e mortalidade por este tipo de câncer são reduzidas (MARTINS et al., 2005; MEDEIROS et al., 2005; AMARAL et al., 2006; BUFFON et al., 2006; RAMA et al., 2006).

O Papilomavírus Humano (HPV) é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de colo de útero, sendo uma infecção viral cuja principal via de transmissão é a sexual. Outros fatores de risco também podem estar associados ao desenvolvimento deste tipo de câncer, tais como o início precoce da atividade sexual, promiscuidade sexual e alta paridade, além de outros fatores (ZONTA et al., 2005; MONTEIRO et al., 2006; RAMA et al., 2006).

As primeiras iniciativas para implantar a prevenção de câncer de colo uterino, no Brasil, começaram a ocorrer no final da década de 60 do século passado. Nas duas décadas posteriores, houve um progresso limitado, sendo que, em torno de 1980, foi desenvolvido o Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher (PAISM) pelo MS com objetivo de aumentar os serviços de saúde com ações preventivas do câncer de colo de útero. Em 1997, o Serviço Único de Saúde (SUS) institui o Programa Nacional de Controle de Câncer de Colo Uterino e de Mama: Viva Mulher com o objetivo de detectar o câncer de colo de útero e de mama no estágio inicial. Atualmente, são realizados exames de prevenção de câncer nos serviços públicos da saúde (MARTINS et al., 2005; BRASIL, 2008).

A Liga Feminina de Combate ao Câncer é uma entidade filantrópica, a qual existe para auxiliar pessoas de baixa renda, aliando trabalhos ambulatoriais e de prevenção, sendo sua principal função ajudar pessoas carentes que sofrem de algum tipo de câncer. Essa entidade, na cidade de Santo Ângelo-RS, possui um ambulatório no Hospital Santo Ângelo (HSA), onde realiza as coletas dos exames de Papanicolaou. Para o atendimento das mulheres que procuram o serviço e para a coleta desse material, a Liga conta com projetos de extensão universitária, ações voluntárias de profissionais da área de saúde e de outros profissionais da comunidade (Jornal da Liga Feminina de Combate ao Câncer, 2002; Revista Primeira Impressão, 2004; PIAS et al., 2006).

A área da saúde possui uma relação muito forte com o social. Esse foi o que nos motivou a desenvolver esse projeto de extensão universitária e assistência social, com escolas municipais e com a Liga Feminina de Combate ao Câncer. Tivemos como objetivo orientar jovens adolescentes sobre a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV) e câncer de colo de útero e realizar exames

(3)

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

Esse artigo baseia-se no relato de um trabalho resultante de ações de extensão universitária, assistência social, realizado por alunas do curso de Farmácia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer e Escolas Municipais de Santo Ângelo.

O trabalho de assistência social consistiu de palestras realizadas nas Escolas Municipais de Santo Ângelo e da realização de exames preventivos de câncer de colo de útero encaminhados pela Liga Feminina de Combate ao Câncer.

As palestras realizadas nas escolas foram desenvolvidas para adolescentes, a partir dos 10 anos de idade, com orientações sobre a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV) e câncer de colo de útero. Com relação aos exames preventivos de câncer de colo de útero, a Liga Feminina de Combate ao Câncer do Município de Santo Ângelo, encaminhou os exames preventivos de Papanicolaou, no período de 03/2008 a 12/2008

RESULTADOS

Palestras

Foram realizadas palestras nas Escolas Municipais de Santo Ângelo, com o objetivo de orientar adolescentes sobre a infecção pelo Papilomavírus Humano e a importância do exame preventivo de câncer de colo de útero. Nessas palestras, foram abordados os seguintes temas: Papilomavírus Humano (HPV); HPV de baixo e alto risco; transmissão; sinais e sintomas; prevenção; a vacinação HPV e a importância da realização do exame preventivo do câncer de colo de útero.

As palestras foram desenvolvidas em todas as Escolas Municipais de Santo Ângelo, de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. As Escolas que participaram do projeto foram: (1) Escola Municipal Olices Rodrigues; (2) Escola Municipal Sagrada Família; (3) Escola Municipal José A. de Oliveira; (4) Escola Municipal Liberatto; (5) Escola Municipal Antônio Manoel; (6) Escola Municipal Prof. Matilde Ribas Martins; (7) Escola Municipal Eurico Moraes; (8) Grupo Espírita Seara do Mestre e (9) Escola Estadual Pedro II. Ao todo, foram atingidos em torno de 1.500 alunos.

Foram utilizados diversos materiais didáticos como apresentação multimídia e manequim ginecológico, no qual foi demonstrado como se realiza a coleta do exame preventivo do câncer de colo de útero. Também foi abordada a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis com a demonstração do uso do preservativo feminino.

Além das palestras, foi elaborado um folder explicativo em forma de perguntas e respostas com as principais dúvidas sobre o câncer de colo de útero e a sua prevenção. Este folder foi distribuído nos locais onde foram realizadas as palestras e para as mulheres carentes que compareceram à Liga Feminina de Combate ao Câncer para realizar o exame preventivo.

Exames de Papanicolaou

Os exames preventivos de Papanicolaou, encaminhados pela Liga Feminina de Combate ao Câncer do Município de Santo Ângelo foram, realizados pelas alunas bolsistas e revisados pela professora orientadora e especialista em Citologia Clínica.

O material coletado foi corado pelo método de Papanicolaou, examinado ao microscópio óptico e classificado conforme o Sistema de Bethesda de 2001. Foram analisadas 110 amostras citológicas encaminhadas pela Liga. Destas, 89,1% apresentaram resultados negativos para malignidade (NM) e 10,9% apresentaram células epiteliais atípicas.As mulheres que apresentaram

(4)

os seus exames com células epiteliais atípicas foram encaminhadas para tratamento pela Liga Feminina de Combate ao Câncer.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com a realização das palestras, tivemos oportunidade de conversar com adolescentes, de responder as suas dúvidas sobre o câncer de colo de útero, o Papilomavírus Humano e os fatores de risco. Foi importante a realização dessas palestras para esclarecimentos sobre patologias que podem ser desenvolvidas em decorrência do desconhecimento e de atitudes de risco.

Com relação aos exames preventivos de Papanicolaou, encaminhados pela Liga Feminina de Combate ao Câncer, foi observado um índice de 10,9% de mulheres com células epiteliais atípicas, sendo esse superior ao encontrado na literatura, ficando evidente a importância de realizar esse exame periodicamente, como forma de prevenção. Desta forma, foram desenvolvidas ações de prevenção à saúde das mulheres que são atendidas pela Liga Feminina de Combate ao Câncer do Município de Santo Ângelo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMARAL RG, SOUZA NLA, TAVARES SBN, MANRIQUE EJC, ASSEM DZ, AZEVEDO LL, QUEIROZ RCF, FONSECHI-CARVASAN GA. Controle esterno da qualidade dos diagnósticos citológicos no rastreamento do câncer cervical: estudo piloto. RBAC. 2006; 38(2): 79-82.

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Instituto Nacional do Câncer (INCA). Câncer do colo do útero. Disponível em www.inca.gov.br. Acessado em 29/07/08.

BUFFON, A.; CIVA, M.; MATOS, V.F. Avaliação de lesões intra-epiteliais escamosas e microbiologia em exames citológicas realizados em um laboratório de Porto Alegre, RS. RBAC. 2006; 38(2): 83-85.

Jornal da Liga Feminina de Combate ao Câncer. Hospital Santo Ângelo. Boletim Informativo, março de 2002; número1.

MARTINS LFL, THULER LCS, VALENTE JG. Cobertura do exame de Papanicolaou no Brasil e seus fatores determinantes: uma revisão sistemática da literatura. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. 2005; 27(8): 485-492.

MEDEIROS VCRD, MEDEIROS RC, MORAES LM, MENEZES FILHO JB, RAMOS ESN, SATURNINO ACRD. Câncer de colo de útero: Análise epidemiológica e citopatológica no estado do Rio Grande do Norte. RBAC. 2005; 37(4): 227-231.

MONTEIRO DLM, TRAJANO AJB, SILVA KS, RUSSOMANO FB. Pre-invasive cervical disease and uterine cervical cancer in Brazilian adolescents: prevalence and related factors. Cad. Saúde Pública. 2006; 22(12): 2539-2548.

PIAS AA, VARGAS FA, VARGAS VR. Perfil das Mulheres que realizam Exame de Papanicolau na Liga Feminina de Combate ao Câncer do Município de Santo Ângelo, RS. News Lab. 2006; 76: 108-116.

RAMA CH, ROTELI-MARTINS CM, DERCHAIN SFM, OLIVEIRA EZ, ALDRIGHI JM, NETO CM. Detecção sorológica de anti-Hpv 16 E 18 e sua associação com os achados do Papanicolaou em adolescentes e mulheres jovens. Rev. Assoc. Méd. Bras. 2006; 52(1): 43-50. PRIMEIRA IMPRESSÃO. Novo Hamburgo, junho de 2004: 51-53

ZONTA MA, MARTINS CAS, ABEL MNC. Correlação entre colpocitologia inflamatória e detecção do Papilomavírus Humano por reação em cadeia pela polimerase (pcr). RBAC. 2005; 37(2): 103-105.

(5)
(6)

Referências

Documentos relacionados

Agrupa as palavras em agudas, graves e esdrúxulas, tendo em conta a posição da sílaba tónica.. Esdrúxulas

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa

10.. No poema, a palavra “vassoura” surge como um nome mas também como um verbo, tal como podemos confirmar no verso “Uma vassoura vassoura”.. 14. Esta frase é do tipo

Não estudei francês – oração subordinante; porque estava doente – oração subordinada adverbial causal. 9- Logo que entrei na sala, o Ricardo pediu-me ajuda

Com exceção do câncer de pele não melanoma, o Câncer de Colo de Útero é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres (perdendo apenas para.. os cânceres de mama