• Nenhum resultado encontrado

2.1 O período para as inscrições fica estabelecido, conforme Cronograma disponível no ANEXO deste Edital, Tabela I.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2.1 O período para as inscrições fica estabelecido, conforme Cronograma disponível no ANEXO deste Edital, Tabela I."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2021 - MODALIDADE PRESENCIAL REGULAMENTA O PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ENSAIOS EM VOO - LATO SENSU, MODALIDADE PRESENCIAL, TURMAS 1/2021, DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ETEP

O CENTRO UNIVERSITÁRIO ETEP, credenciado pela Portaria MEC nº 710, de 26 de Julho de 2018, publicado no D.O.U. nº 144 em 27/08/2018, mantido pelo Cetec educacional S.A., inscrito no CNPJ/MF sob o nº 07.761.676/0001-47, com sede na Avenida Barão do Rio Branco, nº 882 Jardim Esplanada São José dos Campos/SP, torna pública as normas que regem o Processo Seletivo da PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAL para ingresso nos cursos de Especialização obedecendo às disposições contidas na Resolução CNE/CES nº 1, de 06 de abril de 2018.

1. INFORMAÇÕES DO CURSO

1.1 O presente instrumento regulamenta o processo seletivo do curso de Pós-graduação de Engenharia de Ensaios em Voo (modalidades Avião e Helicóptero) do Centro Universitário ETEP, conforme discriminado no Cronograma ANEXO - Tabela I.

1.2 Os cursos ora apresentados no ANEXO deste Edital, Tabelas II e III contam com atividades teórico-práticas a serem realizadas na Avenida ETEP Esplanada – Avenida Barão do Rio Branco, nº 882 – Jardim Esplanada – Cep 12242-800 – São José dos Campos/SP. As atividades práticas em Avião serão realizadas em aeródromo do Vale do Paraíba, SP e as atividades práticas em Helicóptero poderão ser realizada em aeródromo do Vale do Paraíba ou em Americana, SP. O Curso dispõe de atividades de aprendizagem na modalidade a distância.

1.3 Em atendimento ao determinado no Art. 44 III da Lei nº 9.394/1996 e Art. 1º, §1º, da Resolução CNE/CES nº 01/2018 e normativas internas, poderão se inscrever nos cursos de Pós-Graduação em nível de Especialização do Centro Universitário ETEP os candidatos diplomados em cursos de graduação, que atendam às exigências da Instituição.

1.4 Os Cursos de Pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização são programas de nível superior, com objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país. (Resolução CNE/CES nº 1, de 06 de abril de 2018);

2. PERÍODO DE INSCRIÇÕES

2.1 O período para as inscrições fica estabelecido, conforme Cronograma disponível no ANEXO deste Edital, Tabela I.

2.2 No ato da inscrição, o candidato concorda com as condições estabelecidas pelo Centro Universitário ETEP, estabelecidas neste EDITAL, assim como com eventuais instruções complementares, das quais os participantes não poderão, posteriormente, alegar desconhecimento.

2.3 Para a realização da inscrição, serão solicitadas as seguintes informações do candidato: curso de interesse, nome completo, e-mail, data de nascimento, telefone, CPF, RG, endereço completo. É de

(2)

responsabilidade exclusiva do Aluno informar qualquer alteração nos dados cadastrais informados para o Centro Universitário ETEP.

2.4 O candidato poderá se inscrever por meio dos locais descritos neste Edital: I. Site – pela ficha de inscrição;

II. Telefone – 4020-2447 por meio do qual poderá informar dados requeridos e iniciar os procedimentos de inscrição;

III. Atendimentos Presenciais nas Centrais de Atendimentos das unidades: ▪ ETEP Esplanada

Avenida Barão do Rio Branco, nº 882, Jardim Esplanada São José dos Campos/SP, Cep 12242-800

▪ ETEP Centro

Rua Francisco Paes, nº 84, Centro São José dos Campos/SP, Cep 12210-100 ▪ Polo São Paulo

Avenida Paulista nº 2200, 6º andar São Paulo/SP, CEP 01310- 300

2.5 Os candidatos estrangeiros deverão apresentar no ato da inscrição cópia SIMPLES e ORIGINAIS ou cópia autenticada do passaporte, visto com carimbo válido, Diploma de Ensino Superior por Instituição de Ensino credenciada no país de origem traduzido e juramentado e demais documentos pessoais citados no item de inscrições no 3.1.

2.6 Concluída a inscrição, o aluno deverá emitir o boleto bancário referente a primeira mensalidade do curso. Após realização do pagamento, o aluno deverá aguardar a compensação bancária para acesso ao sistema e upload de documentos necessários. Para acessar o sistema, basta inserir os seguintes dados: nº de CPF, nº de celular ou e-mail e data de nascimento.

2.7 Em caso de alteração de curso ainda na condição de INSCRITO, o candidato poderá fazê-lo por e-mail: comercial@unicetec.edu.br

3. PROCESSO DE MATRÍCULAS

3.1 No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar ORIGINAIS e CÓPIAS SIMPLES, dos documentos solicitados, como segue:

I. Duas vias do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais assinadas (fornecidos pela Secretaria Acadêmica);

II. Cópia do Certificado de Conclusão de Ensino Superior

III. Cópia autenticada (frente e verso) do Diploma de Graduação; IV. Cópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação.

V. Cópia simples da Identidade Civil, de acordo com a Lei nº. 6.206/1975, 7.088/1983, 9.503/1997 e, ainda, 12.037/2009;

VI. Cópia simples da Certidão Civil (Nascimento, Casamento ou Casamento com averbação de divórcio) em atendimento à Lei nº 7.088/1983;

VII. Cópia simples do comprovante de residência atualizado;

Para candidatos estrangeiros – Além dos documentos listados acima, Cópia Simples e Originais ou cópias autenticadas dos seguintes documentos: RNE, comprovante de residência, visto com carimbo válido, certidão de nascimento ou casamento, passaporte.

3.2. Para o candidato graduado, cujo diploma ainda não tenha sido expedido pela IES de origem, torna-se necessária a apretorna-sentação de uma certidão de conclusão do curso, contendo a data de colação de grau anterior ao início das aulas do Curso de Pós-graduação Lato Sensu selecionado.

3.3 Os documentos pendentes, principalmente o Diploma da Graduação, deverão ser apresentados até 120 (cento e vinte) dias após da realização da matrícula. O descumprimento desta etapa do processo dará a Instituição o direito de proceder com o cancelamento de matrícula sem ressarcir o aluno desligado.

(3)

A não apresentação do Diploma de Graduação, conforme descrito neste Edital impedirá a expedição do Certificado de Conclusão de Curso de Pós-Graduação Lato sensu.

4. APROVEITAMENTO DE ESTUDOS E DISPENSA DE DISCIPLINAS

4.1 Quando oferecidos pelo Centro Universitário ETEP e ao cumprirem com todos os componentes curriculares obrigatórios, serão passivas de análise curricular, para fins de aproveitamento de estudos, as solicitações de egressos dos seguintes Cursos: a) PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE ENSAIO DE VOO – AVIÃO, b) PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE ENSAIO DE VOO – HELICÓPTERO, c) GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PILOTO DE ENSAIO DE VOO, d)

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PREPARAÇÃO PARA RECEBIMENTO DE AERONAVES, ou egressos de cursos semelhantes cursados em Instituição de Ensino Superior credenciadas pelo Ministério da Educação.

4.2 As análises curriculares serão realizadas pela Coordenação do Curso, de acordo com suas

competências e atribuições, podendo ser ou não deferidas, mediante a disponibilidade de turmas, vagas e compatibilidade de currículo vigente.

4.3 A solicitação deverá ser realizada via Secretaria Acadêmica, respeitando o Calendário Acadêmico, assim como o prazo de resposta e apresentação de documentação necessária, como segue:

I. Histórico Escolar de Pós-Graduação Lato sensu em nível de especialização: cópia autenticada ou cópia simples contendo disciplinas, carga horária, notas e frequência;

II. Conteúdo Programático / Ementas: cópia simples das disciplinas cursadas com aproveitamento; III. Sistema de Avaliação: cópia simples – dispensável se presente na alínea “i”;

Em caso de dispensa de disciplina, NÃO haverá concessão de descontos para fins de redução do valor da mensalidade paga pelo aluno, quer seja para valores pagos à vista, quer seja para pagamentos realizados mensalmente ao longo do curso.

A concessão de dispensa de disciplinas para integralização de carga horária NÃO antecipará a conclusão do curso, o qual obedecerá ao prazo mínimo previsto no Projeto Pedagógico do Curso.

5.CONCLUSÃO E CERTIFICAÇÃO DO CURSO

5.1 Ao aluno que concluir o curso com aprovação em todas as disciplinas, obtendo minimamente 75% (setenta e cinco por cento) de frequência e 6,0 (seis inteiros) de notas em cada componente curricular do Projeto Pedagógico do Curso será fornecido o Certificado de Conclusão e Histórico Escolar Final. 5.2 Os certificados de Conclusão de Curso de especialização serão registrados pela Instituição, conforme determinado pela Resolução CNE/CES nº01, de 06 de abril de 2018, Art 8º de que trata .

5.3 Os certificados previstos neste art., observados os dispositivos da Resolução acima citada, terão validade nacional.

5.4 O Trabalho de Conclusão de Curso se dará em formato de Projeto Investigativo e será realizado com orientação de professor competente. O prazo para entrega obedecerá aos critérios da disciplina, de acordo com o Projeto Pedagógico e informado previamente pela Coordenação.

5.5 O Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser desenvolvido pelo Aluno individualmente e em consonância com os critérios estabelecidos no Projeto Pedagógico de Curso, entregando-o, conforme orientação prévia da Coordenação do Curso e calendário pré-estabelecido.

5.6 Se o Aluno não concluir ou não obtiver aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dentro do prazo da oferta regular de 60 (sessenta) dias, será caracterizado disciplina REPROVADA, devendo ser cursada no próximo semestre/ano letivo ou quando a disciplina for ofertada em REGIME DE

(4)

6. ABERTURA DE TURMAS E CANCELAMENTO DE MATRÍCULAS

6.1 O Centro Universitário ETEP se reserva o direito de não iniciar o curso caso o número de alunos não seja suficiente. Esta iniciativa não caracteriza danos aos alunos matriculados, em função das

competências administrativas de uso da Instituição.

6.2 Em caso de cancelamento de curso por não formação de turma, o aluno matriculado poderá: Solicitar mudança de curso dentro das mesmas características, disponibilidade de turmas e vagas e localidade, ou

Solicitar a devolução do valor total pago referente a matrícula.

6.3 As solicitações de cancelamento de matrícula deverão ser realizadas por meio de requerimentos em até 03 dias antes do início das aulas. Os requerimentos serão analisados pela Tutoria e Financeiro no prazo de 7 (sete) dias uteis.

6.4 Para os cancelamentos de matrículas solicitados em até 03 dias antes do início do curso, será devolvido 80% do valor pago.

6.5 Para os cancelamentos de matrículas realizados após o início do curso, o aluno deverá pagar: I. Uma multa contratual de 10% sobre o valor residual do contrato; e

II. No caso de cancelamento de matricula com contrato de pagamento parcelado em período superior a duração do curso, deverá ser feito cálculo sobre o valor total do curso proporcional ao tempo de duração do contrato e o aluno deverá pagar a diferença entre o que já foi efetivamente pago e o valor proporcional apurado no momento do cancelamento do contrato.

6.6 Em caso de abandono de curso, caracterizada pela falta de formalização do requerimento de cancelamento de matrícula, dará ao Centro Universitário ETEP o direito de prosseguir com a cobrança dos valores devidos, conforme contrato de prestação de serviços assinado entre as partes, inclusive das parcelas vincendas pois todos os equipamentos aeronáuticos envolvidos no curso estarão a disposição do aluno.

7. RECURSOS MATERIAIS E DIDÁTICOS

7.1 O valor do material didático básico (apostilas) está incluso no valor do curso.

7.2 No caso de cancelamento ou falta em instrução programada de voo em aeronave será cobrada uma taxa de:

▪ R$ 250,00 se houver aviso do aluno para a coordenação do curso, via e-mail secretaria2@unicetec.edu.br até 7 (sete) dias de antecedência a data agendada.

▪ R$ 400,00 se houver aviso do aluno para a coordenação do curso, via e-mail secretaria2@unicetec.edu.br até 3 (três) dias de antecedência a data agendada.

▪ R$ 700,00 se o aluno não comparecer no horário previsto da escala de voo, admitindo uma tolerância de 15 minutos.

7.2. No caso de cancelamento ou falta em instrução programada de voo em simulador será cobrada uma taxa de:

▪ R$ 100,00 se houver aviso do aluno para a coordenação do curso, via e-mail secretaria2@unicetec.edu.br, até 7 (sete) dias de antecedência a data agendada.

▪ R$ 300,00 se houver aviso do aluno para a coordenação do curso, via e-mail secretaria2@unicetec.edu.br até 3 (três) dias de antecedência a data agendada.

▪ R$ 400,00 se o aluno não comparecer no horário previsto da escala de voo, admitindo uma tolerância de 15 minutos.

8.REPROVAÇÃO E REGIME DE DEPENDÊNCIA

8.1 No caso de reprovação em disciplina teórica ou em simulador de voo será cobrada uma taxa de R$ 400,00, para a realização de segunda avaliação ou repetição de aula em simulador.

(5)

8.2 No caso de desejo do aluno realizar uma seção de voo em aeronave ou em simulador extra será cobrado o valor adicional de:

▪ Hora em avião: R$ 1.000,00 (um mil reais);

▪ Hora em helicóptero: R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais); ▪ Hora em simulador: R$ 400,00 (quatrocentos reais).

9. PROVAS SUBSTITUTIVAS OU 2ª CHAMADAS

9.1 A Prova Substitutiva é destinada aos pós-graduandos que por qualquer inconveniente não compareceram no dia da Avaliação Oficial.

9.2 Para realização da avaliação, torna-se necessário a solicitação da Prova Substitutiva, respeitando o calendário pré-estabelecido pela Secretaria e pagamento da taxa correspondente disposta na tabela de encargos educacionais vigente no período.

9.3 A Prova Substitutiva terá o mesmo valor (0 a 10) da Avaliação Oficial, substituindo-a integralmente. 10. ATIVIDADES PRÁTICAS E SEGURO DE VIDA

10.1 O aluno deverá apresentar com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias antes do início dos voos um atestado médico, com validade até o final do curso, contendo uma declaração de que não há restrições médicas ou psicológicas para realizar um voo. Caso o aluno não apresente atestado médico, o voo não será realizado, e o trabalho final será realizado em simulador.

10.2. Os alunos que realizarem um voo receberão um seguro por morte acidental ou invalidez

permanente ou parcial no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Caso o aluno desejar um valor maior ele deve contratar um seguro adicional por conta própria.

11. DUPLA CERTIFICAÇÃO

11.1 O candidato poderá se certificar em dois cursos concomitantemente (avião e helicóptero), de forma a enriquecer seus conhecimentos técnicos com aplicação nos dois tipos de aeronaves. Nesta

oportunidade, no Segmento da Aviação, por exemplo, o conhecimento técnico-prático adquirido por meio Curso de Pós-graduação lato sensu em Engenharia de Ensaios em Voo – Avião, pode ser ampliado no Curso de Pós-graduação lato sensu em Engenharia de Ensaios em Voo – Helicóptero.

11.2 Os cursos mencionados no parágrafo 11.1 possuem Eixos Comuns, dando aos alunos a oportunidade, também, de trocarem experiências, compartilharem informações e formarem um networking exponencial.

11.3 Além das disciplinas comuns organizadas nos Módulos, os alunos cursarão componentes curriculares específicos dos Cursos.

11.4 O cronograma de aulas é administrado de maneira articulada para não ocorrerem conflitos entre as atividades teórico-práticas de ambos os cursos.

12. DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 O candidato se responsabiliza pelas informações declaradas no ato da inscrição.

12.2 Será consideração regularmente matriculado o aluno que cumprir com as condições exigidas pelo Centro Universitário ETEP, contidos do Contrato de Prestação de Serviços, Edital e documentos

complementares. Além da entrega dos documentos necessários e pagamento da primeira mensalidade. 12. 3 É de conhecimento e responsabilidade do aluno acesso o acompanhamento às atividades teórico-práticas, assim como, providências de internet e demais materiais didáticos para o acompanhamento as aulas.

(6)

12.4 Os alunos militares ou agentes de segurança públicas deverão se identificar previamente junto a Secretaria (secretaria2@unicetec.edu.br);

12.5 Se identificadas quaisquer condutas que caracterizem atos ilícitos, serão tomadas providências junto aos órgãos competentes.

12.6 O aluno regularmente matriculado terá acesso ao portal do aluno para consulta de notas, faltas e emissão de boletos bancários. Os seus acessos são de uso exclusivo, ficando expressamente proibido o compartilhamento dos dados com outros usuários. Caso o aluno não receba seu login e senha, deverá entrar em contato no chat do Portal do Aluno ou por telefone: 4004-2447.

12.7 As aulas serão realizadas, prioritariamente, nos fins de semana, a partir das sextas-feiras. O Centro Universitário ETEP juntamente com a Coordenação do Curso poderão alterar, quando necessário, as datas e horários das aulas de forma diferente daqueles inicialmente propostos, assim como, substituir o quadro docente em eventuais circunstâncias anormais, não cabendo ao aluno qualquer manifestação ou solicitação de indenização.

12. 8 Devido as condições epidemiológicas atuais reinantes no Brasil as aulas teóricas presencias poderão ser convertidas em aulas online, a critério do Centro Universitário ETEP.

12.9 Caso não haja alunos matriculados suficientes para viabilizar uma turma será oferecida para o aluno a opção de cursar outra modalidade que haverá curso (avião ou helicóptero) ou de ser reembolsado integralmente do valor já pago.

12.10 Os casos omissos deste Edital serão administrados no ato de sua ocorrência pelo Conselho Superior de Administração e Reitoria do Centro Universitário ETEP, respeitando a ética, a moral, o princípio de melhoria contínua, o caráter de exceções e de coerências no processo formativo e educativo.

12.11 Este Edital entra em vigor na data da sua publicação até o prazo final de matrícula, conforme anexo Tabela I, podendo ser prorrogado, sendo revogadas as disposições contrárias.

Thiago Rodrigues Pêgas Reitoria

THIAGO

RODRIGUES

PEGAS:1857

0424841

Assinado de forma digital por THIAGO RODRIGUES

PEGAS:18570424841 Dados: 2020.12.10 10:40:41 -03'00'

(7)

ANEXO – 1

TABELA I – CRONOGRAMA DE INGRESSO NA PÓS-GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1/2021

CRONOGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAL

PROCESSO SELETIVO PERÍODO LOCAL E OBSERVAÇÕES Inscrição 01/11/2020 a 31/01/2021 https://processoseletivo.etep.edu.br/ Pagamento da Primeira Mensalidade Boleto Bancário no ato Acesso pelo Portal do Aluno ou Ficha de Inscrição

Período de Matrícula 01/11/2020 a 02/02/2021 Portal do Aluno ou Presencial na Central de Atendimento ao Aluno Entrega de Documentos e Assinatura do

Contrato 01/11/2020 a 02/02/2021

Secretaria (2ª a 6ª, das 09h às 20h e aos Sábados das 10h às 13h) ou Upload pelo

Site

Período do Curso 05/02/2021 até 05/04/2022 Unidade Esplanada Vencimento da Segunda Mensalidade

Dia 10/02/2021 Emissão pelo Portal do Aluno Solicitação de Aproveitamento de

Estudos Conf. Calendário

TABELA II – CURSOS OFERTADOS, CARGA HORÁRIA, DURAÇÃO E ATOS AUTORIZATIVOS. CURSO/MODALIDADE HORÁRIA CARGA INTEGRALIZAÇÃO AUTORIZATIVOS ATOS

MÍNIMA MÁXIMA Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de

Ensaio em Voo - Avião 360 13 meses 24 meses Resolução CA. 008/2020 Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de

Ensaio em Voo - Helicóptero 360 14 meses 24 meses Resolução CA. 008/2020

TABELA III – TABELA DE PREÇOS E SERVIÇOS Curso Duração CH Bruto (R$) Valor

Parcelas

(18) Desconto para Valor com pagamento a

vista

Pós-graduação lato sensu em Engenharia de Ensaio

em Voo – Avião 14 meses 360 37.100,00 R$ 32.200,00

Pós-graduação lato sensu em Engenharia de Ensaio em Voo – Helicóptero

14 meses 360 38.160,00 R$ 33.120,00

Referências

Documentos relacionados

uso comum do homem, produzidos pela indústria, em contraposição à arte e arquitetura do passado, voltada a obras singulares e monumentos (base do industrial design).. o Fundada

Nesse sentido, reiteramos a importância de um olhar complexo sobre o feedback, de modo a compreendê-lo não como mera atribuição de nota ou correção de erros, mas como

1.º Fica estabelecido até o dia 13 de setembro de 2021, o período para as inscrições ao processo de seleção de estudantes às vagas ilimitadas para pagamento das disciplinas para

2.1.2 As inscrições serão realizadas durante o período que consta no Cronograma do Processo Seletivo (Anexo I deste Edital), exclusivamente pela internet, no

4 - As partes estabelecem como débito referente à restituição do IPTU pago pelos SEGUNDOS ACORDANTES, cuja obrigação cabia por força do pacto da locação ao

O trecho de solo exposto é classificado em Estado Geoambiental Instável, pois além da alteração das propriedades originais da área, pode contribuir com a

Terdapat perbezaan antara Rasm Uthmani dengan Rasm Imla’iy. Perbezaan ini hanyalah pada kedudukan sesuatu huruf, hazaf dan ziadah. Konsep ini berkait rapat dengan kaedah

- DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD-4944/2017 - Trata-se de matéria de competência da Subu- nidade Previdenciária – PROCURADORIA ADMINISTRATIVA, com funciona- mento no âmbito do