• Nenhum resultado encontrado

Sumário Text Color Background Color Text Properties Effects... 15

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sumário Text Color Background Color Text Properties Effects... 15"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)
(2)

2

Sumário

1.

Criando um projeto novo ... 4

2.

Interface: ... 4

3.

Abas ... 5

3.1.

Explorer ... 5

3.2.

Project Media ... 6

3.3.

Video Fx ... 6

3.4.

Transitions ... 6

3.5.

Customizar ... 6

4.

Timeline ... 6

4.1.

Video Track e Audio Track ... 6

4.2.

Agulha do Tempo ... 7

4.3.

Deletando Um Video/Audio Track ... 8

4.4.

Dando Zoom na Timeline ... 8

4.5.

Aumentando/Diminuindo o tempo de reprodução de imagens ... 9

5.

Janela de Previsão ... 9

5.1.

Preview Quality ... 9

5.2.

Project Video Properties ... 10

6.

Textos ... 12

6.1.

Edit ... 12

6.2.

Placement ... 13

6.3.

Properties ... 14

6.3.1. Text Color ...14 6.3.2. Background Color ...14 6.3.3. Text Properties ...14

6.4.

Effects ... 15

6.4.1. Outline ...15 6.4.2. Shadows ...15 6.4.3. Deformation ...16

(3)

3

6.5.

Animação de Texto ... 16

6.6.

Reabrindo janela de texto ... 17

7.

Cortar ... 18

8.

Opacidade ... 18

9.

Transições ... 19

10.

Salvando seu projeto ... 20

(4)

4

1. Criando um projeto novo

Existem diversas formas de se criar um projeto novo no Sony Vegas, mas ensinarei apenas o jeito principal.

Clique em “File” (fica no menu superior esquerdo), depois clique em “New”, ao clicá-lo um janela aparecerá, por agora não altere nada e apenas clique em “OK”.

2. Interface:

Ao se deparar com a interface do Sony Vegas pela primeira vez muitos desistem por acharem muito complicado o que estão olhando, mas no decorrer da apostila você verá que cada botão do programa está no lugar mais adequado que poderia ficar.

(5)

5

3. Abas

Por agora veremos o que está circulado de vermelho.

3.1. Explorer

A aba de Explorer nada mais é do que a parte onde você navega pelas pastas de seu computador para inserir as imagens ou vídeos em seus projetos. Para verificar se a imagem ou o vídeo que se está inserindo no projeto é realmente a certa você pode clicar em “Start Preview” (envolta do círculo vermelho).

(6)

6

3.2. Project Media

O “Project Media” amostrará todos os arquivos que estão na Timeline de seu projeto.

3.3. Video Fx

A aba de Video Fx é a parte de efeitos de vídeo que o Sony Vegas oferece.

3.4. Transitions

São os efeitos de transição (uma transição de vídeo controla a maneira como um clipe ou imagem muda para outra no filme.) que o Sony Vegas possui.

3.5. Customizar

Você também pode customizar as posições das abas do programa, para isso é só selecionar alguma aba (botão esquerdo do mouse) e arrastá-la ou para a direita ou para a esquerda.

4. Timeline

4.1. Video Track e Audio Track

Timeline é a parte onde você insere o seu vídeo no Sony Vegas para poder começar a editá-lo. Ao clicar sobre a Timeline com o botão direito do mouse você pode inserir um Audio Track (faixa de áudio) ou um Video Track (faixa de vídeo). Se o que for inserir no projeto for apenas áudio é só inserir um Audio Track, e se for um vídeo você insere um Video Track.

(7)

7 Para inserir um vídeo ou imagem em seu projeto você cria um Video Track e pela aba de “Explorer” você seleciona o respectivo vídeo (botão esquerdo do mouse) e o arrasta para a Timeline.

4.2. Agulha do Tempo

Serve para você navegar pela Timeline e ver o que está acontecendo naquele determinado ponto onde a agulha se encontra pela tela de previsão.

(8)

8

4.3. Deletando Um Video/Audio Track

Ao inserir um Audio Track ou um Video Track o ícone que está circulado de vermelho irá aparecer, para deletá-lo apenas clique sobre o mesmo e aperte “delete” (botão do teclado) ou aperte o botão direito do mouse e clique em “Delete Track”.

4.4. Dando Zoom na Timeline

Existem três jeitos de se dar zoom na Timeline. Primeiro: pondo o mouse na Timeline e rodando o scrool (botão do meio do mouse) para cima (adicionar zoom) ou para baixo (tirar zoom). Segundo: Embaixo da Timeline tem uma borda deslizante clicando com o mouse em sua ponta se pode dar zoom ou se tirar o zoom. Terceiro: Do lado da borda deslizante se tem um sinal de mais (da zoom) e um de menos (tira zoom), clique sobre eles e veja o que acontece.

Importante: Dar zoom não significa que seu vídeo aumentou de tamanho, se seu

vídeo tinha 50 segundos ele continuará tendo 50 segundos não importando o quanto de zoom se tenha dado.

(9)

9

4.5. Aumentando/Diminuindo o tempo de reprodução de imagens

Já sabendo como se inserir vídeos/imagens ao seu projeto, ensinarei agora como aumentar ou diminuir o tempo de reprodução de uma imagem na Timeline.

O tempo de reprodução padrão de cada imagem é de 05 (cinco) segundos, mas pode ser alterado colocando-se o mouse do lado direito da imagem (imagem da Timeline, não do Project Media), o seu mouse mudará de figura (como o da imagem), ao ver a figura clique e segure o botão esquerdo do mouse e arraste-o para a direita (aumentar tempo) ou para a esquerda (diminuir tempo).

É importante se dizer que esse método funciona apenas para imagens e não com vídeos. Se fizer isto no vídeo clicando e o arrastando para a direita ele se repetirá, se fizer para a esquerda ele será cortado no final ou no começo dependendo de onde você clicou e arrastou.

5. Janela de Previsão

A janela de previsão serve para você assitir ao dar “Play” em seu vídeo como a renderização (processo para se obter o produto final) irá ficar.

5.1. Preview Quality

Esse botão serve para se alterar a qualidade do vídeo na janela de previsão, pelo fato de muitos projetos terem muitos detalhes e às vezes o computador não suporta rodá-los pela Preview Quality na melhor qualidade possível.

(10)

10

Existem quatro tipos de qualidades nesse botão: Draft (qualidade baixa), Preview (qualidade mediana), Good (qualidade boa) e Best (melhor qualidade). Cada tipo de qualidade de vídeo apresenta ao seu lado quatro tipos de tamanhos a serem visualizados.

Eles são: Auto, Full, Half e Quarter. Aconselho após decidir qual das quatro qualidades usar em seu projeto você selecionar a opção de tamanho “Auto”, pois com os outros tamanhos se corre o risco de ser cortada alguma parte de seu vídeo.

5.2. Project Video Properties

Muitas vezes ao se inserir um vídeo no Sony Vegas se aparece barras pretas verticais no canto da tela de previsão e às vezes até horizontais, caso você ache que estas barras estão incomodando você deve ir à aba de Explorer e achar o vídeo ou a imagem que você deseja editar. Aperte o botão direito sobre o vídeo escolhido e clique em Properties (Propriedades em Inglês). Ao clicar em Properties uma nova janela irá aparecer, nela procure pela parte de Streams – Vídeo.

Na parte de vídeo algumas configurações do mesmo são amostradas como o tempo de duração, os quadros por segundo etc. por enquanto a única coisa que interessa são números que aparecem assim: 0x0x0 (na verdade o número não é zeroxzeroxzero, pois este é só um exemplo para você achar o número da resolução de seu vídeo). OBS: Você só precisa saber os dois primeiros números dos três.

(11)

11

Agora, sabendo a resolução de seu vídeo vá à Janela de Previsão e clique em “Project Video Properties” ou Alt + Enter. Ao clicar no ícone uma nova janela aparecerá, nela clique em “Template” e escolha a resolução ideal para seu vídeo. Após escolher a sua nova resolução clique em “Apply” e de OK. Caso não ache a resolução que combine certinho em seu vídeo logo abaixo de Template existem dois nomes:

Width (largura) e Height (altura). Nas caixas ao lado desses dois nomes coloque a

(12)

12

6. Textos

Para se criar um texto no Sony Vegas é muito simples, primeiro se deve criar um Video Track (Ctrl + Shift + Q). Com o cursor do mouse sobre o Video Track, clique no mesmo com o botão direito do mouse e clique em “Insert Text Media”, ao ser feito o que foi descrito uma nova janela irá aparecer.

6.1. Edit

Na parte de Edit é onde se deve digitar seu texto, escolher fonte, tamanho da fonte, alinhamento etc. Para começar clique na área em branco onde está escrito “Sample Text”. Esta área em branco é o lugar onde você deve digitar o seu texto, ao ser digitado o mesmo automaticamente aparecerá na Janela de Previsão.

(13)

13

A imagem acima amostra a área onde se podem fazer algumas configurações em seu texto.

1: Aqui você pode escolher a fonte do seu texto. 2: Aqui você escolhe o tamanho da fonte do seu texto.

3: Clicando sobre você escolhe se quer seu texto em negrito ( B ), itálico ( I ) ou os dois

ao mesmo tempo.

4: Escolha o alinhamento do texto: alinhado à esquerda, à direita ou centralizado.

6.2. Placement

É o local onde seu texto irá ficar sobre o vídeo. Existem 03 jeitos de se escolher a posição de seu vídeo. O primeiro é clicando sobre a tela onde se encontra seu texto e o arrastando para onde você quiser. O segundo jeito são modelos pré fabricados onde você escolhe automaticamente pelo clique se você quer seu texto centralizado no topo, no centro, embaixo e entre outros lugares. O terceiro jeito é pelos cursores X (eixo horizontal) e Y (eixo vertical).

(14)

14

6.3. Properties

6.3.1.

Text Color

Serve para você alterar a cor de eu texto.

6.3.2.

Background Color

Serve para você alterar a cor do fundo, caso você queira que o vídeo ou imagem não apareça, mas apenas o texto.

6.3.3.

Text Properties

Tracking: Altera os espaçamentos entre as letras do texto.

Scaling: É a escala do texto, ou seja, caso você queira seu texto pequeno ou grande e

também dá a impressão do texto estar longe, caso o Scaling esteja pequeno e perto, caso o Scaling esteja grande.

(15)

15

6.4. Effects

6.4.1.

Outline

Draw Outline: Mostra a linha de contorno. Logo ao lado do Draw Outline há uma

caixa colorida, clique nela e escolha a cor da linha de contorno.

Feather: É quanto mais próxima a linha de contorno irá ficar da letra. Caso você

diminua o Feather a linha de contorno irá ficar borrada, caso você aumente ela não irá ficar borrada.

Width: Tamanho da linha de contorno.

6.4.2.

Shadows

Draw Shadow: Mostra a sombra das letras. Logo ao lado de Draw Shadow há uma

caixa colorida, clique nela e escolha a cor de sua sombra.

Feather: É o borrão da sombra, quanto maior o Feather mais borrada será a sombra. X Offset: É a posição da sombra no eixo X, ou seja, eixo horizontal.

(16)

16

6.4.3. Deformation

Enable Deformation: Abilita e desabilita a deformação do texto. Type: Tipo da deformação que você preferir.

Amount: Intensifica ou ameniza o tamanho da deformação e escolhe a direção da

mesma.

6.5. Animação de Texto

Caso você tenha percebido logo abaixo de todas as opções de edição de texto há uma espécie de “mini-timeline” que serve ao propósito de se fazer as animações de texto. Como em toda Timeline há uma agulha do tempo, o mesmo não poderia faltar na nossa “mini-timeline”.

Para se fazer a animação é só você andar com a agulha do tempo para frente e logo após fazer qualquer tipo de alteração em seu texto. Após se fazer a alteração você notará que uma espécie de losango será feita logo abaixo da agulha do tempo, o nome deste losango é Keyframe e ele serve para fazer a animação que você fez entre o keyframe A (primeiro keyframe) para o keyframe B (próximo keyframe).

Vamos supor então que estamos no menu Properties e que no primeiro keyframe o nosso texto esteja amarelo, se avançarmos a agulha do tempo em frente à uns 2 segundos e alterarmos a cor do texto para verde logo abaixo da agulha do tempo estará um novo keyframe. Isso quer dizer que quando se der play no vídeo, em um espaço de

(17)

17

tempo entre 0 segundo e 2 segundos o texto começará da cor amarela e vai se esverdeando aos poucos.

Pela janela de texto dá para fazer vários tipos de animações de texto como: letras mudam de cor, fundo muda de cor, texto aumenta e diminui, texto se retorce para a esquerda e direita etc.

OBS: Você pode criar quantas keyframes quiser.

6.6. Reabrindo janela de texto

Caso você tenha fechado sem querer a janela de texto pensando ter finalizado esta parte de sua edição e logo após percebe que precisa reabri-la para fazer alguma alteração, é só você clicar em Generated Media (primeiro ícone ao lado direito do vídeo).

(18)

18

7. Cortar

Vamos supor que você deseja cortar alguma parte de algum vídeo que você queira editar porque não está legal ou porque quer adicionar algum efeito. Para isso que serve a ferramenta de cortar do Sony Vegas. Para utilizá-la você precisa clicar uma vez com o botão esquerdo do mouse sobre o vídeo na Timeline, deixar a agulha do tempo sobre a parte que você deseja cortar e depois apertar “S”.

Se você fez o descrito acima uma linha branca vertical aparecerá sobre o vídeo simbolizando que ele foi cortado. Agora é só selecionar a parte que você deseja apagar do vídeo e apertar “Delete” ou apertar o botão direito do Mouse sobre o vídeo e clique em “Delete” caso você queira deletar alguma cena.

OBS: Você também pode fazer isto com áudio.

8. Opacidade

Para deixar o seu vídeo com menos opacidade o que deve ser feito é levar o cursor do mouse até a parte superior do vídeo que se encontra na Timeline até o mouse mudar de formato (mãozinha) e estará escrito “Opacity is 100 %” (Opacidade está 100 %). Agora clique onde o mouse está e arraste-o para baixo.

(19)

19

Existem outros jeitos de se alterar a opacidade, como no começo e final do vídeo, mas esta parte de opacidade não convém por agora para esta apostila.

9. Transições

Uma transição de vídeo controla a maneira como um clipe ou imagem muda para outra no filme, ou seja, o jeito que o seu vídeo irá trocar para outra cena. Existem diversos tipos de transições, tais como a do vídeo ir escurecendo aos poucos, clareando, dissolvendo, entre outros

Por exemplo, coloque duas imagens em sua Timeline, ou corte um vídeo em duas partes ou mais. Logo após ter feito isto, clique em Transitions. Você verá pela esquerda os nomes das transições (ex.: Page Loop, Portals) e pela direita, uma janela chamada

Preset, que é onde ficam passando os efeitos que aquela determinada transição tem.

Após escolhido o tipo de transição que você deseja inserir no seu vídeo, clique uma vez com o botão esquerdo do mouse sobre ela e a arraste para a parte do corte, ou seja, caso você queira inserir uma transição em um vídeo você deve aplicá-la na parte onde você cortou o vídeo (“S”), e caso você queira inserir a transição entre duas imagens é só jogar a mesma entre as duas. Resumindo, você irá jogar a transição nos espaços entre os vídeos, ou imagens.

Ao jogar a transição em seu vídeo ou imagem, uma nova janela irá abrir. Basicamente esta nova janela é bastante parecida com a janela de modificações de texto, mas esta agora serve para alterar alguns detalhes nos efeitos de transição, e também se

(20)

20

pode criar keyframes para fazer algumas animações na transição. Mas esta janela não irei explicar detalhadamente nesta apostila, pois a apostila é voltada para o ensino básico do Sony Vegas, e quando você perceber, cada tipo de transição tem diferentes tipos de configurações, ou seja, seria praticamente impossível ensinar por aqui.

10.Salvando seu projeto

Se você não tiver terminado de editar o vídeo ou está com medo de depois de tanto tempo de trabalho algo de ruim puder acontecer e você acabar perdendo tudo, salve seu trabalho, pois isto é muito importante.

Basicamente existem dois jeitos de se salvar seu projeto: 1º Segure a tecla “Ctrl” e aperte “S”.

(21)

21

Ao clicar para salvar uma janela aparecerá, nela você escolhe o nome do seu arquivo, onde ele será salvo e após isso é só clicar em salvar. O projeto sempre será salvo em .veg, pois o que você está fazendo agora não é o processo de renderização do vídeo, mas sim um backup para você continuar seu projeto mais tarde.

11.Renderizando

Caso após ter terminado o seu projeto você queira salvá-lo para um arquivo de vídeo ou de áudio você precisa renderizá-lo para poder vê-lo normalmente pelo seu player de vídeo.

Para renderizar o vídeo primeiro você deve clicar e arrastar o triângulo amarelo que fica acima da Timeline até o final de seu vídeo. Assim, você delimita o começo e o fim de onde você pretende fazer a renderização.

Se você quiser selecionar o vídeo todo mais rapidamente é só você clicar acima da Timeline duas vezes rapidamente para que o Sony Vegas selecione todo o projeto automaticamente.

OBS: É importante que você não deixe o triângulo amarelo renderizando uma

parte onde se encontra nenhum vídeo nem áudio, pois assim quando você for assistir ao vídeo terá uma parte que ficará sem nada, apenas uma tela preta.

(22)

22

Após ter selecionado a área de renderização, o próximo passo é clicar em “File –

Render As...”. Na nova janela que se aparece você pode escolher o nome do projeto,

onde deseja salva-lo, que tipo de formato deve ter o vídeo (ex: .wmv , .avi , .mp3 etc.) e o seu Template, ou seja, a qualidade do vídeo e o tamanho da tela do mesmo.

(23)

23

Ao terminar de escolher como será a sua renderização clique em “Salvar” e apenas espere a renderização terminar. Ao terminar a renderização 03 opções irão aparecer para você:

Open : Abrir o vídeo.

Open Folder: Abrir a pasta onde o vídeo foi salvo. Close: Fecha a janela.

Logo após ter feito isto a renderização junto com seu vídeo terá sido terminada e você poderá o assistir a qualquer momento.

(24)

24

Para mais apostilas como esta visite:

Referências

Documentos relacionados

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

O leitor a quem se dirige esse livro não é evidente: em geral, quem vive o futebol não está interessado em ler sobre ele mais do que a notícia de jornal ou revista, e quem se dedica

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

3.3.4 - Formação Manacapuru: constituída por arenitos e pelitos neríticos... Estratigrafia  –  Bacia do Amazonas  –  Adler P. Maecuru, do Grupo Urupadi) composta por arenitos

Os capítulos 2 e 3 abordam a influencia dos diferentes horários de fornecimento de ração para vacas mestiças em lactação na época quente do ano sobre o comportamento ingestivo

D- Qualquer atleta que se dirigir de forma grosseira aos organizadores da competição antes da partida, durante ou após a partida será punido com dois jogos

Loops with high loop-carried probability have better performance when parallelized using BDX or DOAX, because independent regions of the loop can be executed in parallel and only

V - As vagas remanescentes de classificagao efetuada na forona do" inciso araerior__ serao preenchidas, em cada curso, por candidatos de 2a.. 16 — Nao sera permitida a revisao