• Nenhum resultado encontrado

guia do vem construir connosco uma enfermagem mais significativa para as pessoas estudante cursos serviços outras atividades & informações

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "guia do vem construir connosco uma enfermagem mais significativa para as pessoas estudante cursos serviços outras atividades & informações"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

guia do

estudante

2012

.

2013

cursos

serviços

outras

atividades

& informações

(2)

ge

6

plano de estudos CLE

10

calendário escolar

15

serviços de apoio

Índice

1. Mensagem do Presidente

3

2.

História

4

3. Estudar na ESEP

5

4.

Vida

escolar

10

5.

Organização

interna

14

6. Movimento estudantil

18

7.

Localização

20

enfermagem porto

a formar enfermeiros desde 1896

12

regulamentação

2 guia do estudante

(3)

ge

porto

enfermagem

1. mensagem do presidente

Caro estudante,

Finalmente o ensino superior! Felizmente a ESEP! Depois de muito estudo, de trabalho árduo e de um esforço considerável, inicia-se, agora, a derradeira e mais desejada de todas as etapas deste já longo percurso académico: o ensino superior. É certo que as virtudes individuais que vos garantiram o sucesso anterior não poderão deixar de pautar o presente e o futuro, mas, é igualmente certo, que se chega a esta derradeira etapa – a da consagração – com uma alegria única e se parte para a sua concretização com um alento redobrado. A larga maioria terminou o ensino secundário; entre estes, muitos assumem uma recém-adquirida maiori-dade. Outros, ainda poucos, mais velhos, procuram um novo rumo para a vida. Uns e outros, chegam com a convicção de que algo de novo e inebriante os espera. Todos, dir-se-ia que antecipam uma transição que desejam.

Ser admitido na ESEP é, para todos os que chegam, a concretização de um desejo. Um desejo, certamente, mais intenso para uns do que para outros, mas sempre um desejo que se concretiza e que ao concretizar-se traduz o mérito individual de ter ficado nos “eleitos” entre mais de 1.000 candidatos. Se a felicidade é o estado de alma que marca o quotidiano dos que agora chegam, certamente mais felizes ficarão ao saberem que também a escola está feliz por vos acolher.

Foi com o propósito de facilitar a integração dos estudantes na ESEP, e na comunidade que lhe dá corpo e alma, que o Conselho Pedagógico da Escola deu continuidade, com renovado entusiasmo, a uma tradição ainda recente: a edição do guia do es-tudante 2012/13.

Na elaboração deste guia fizeram-se opções. Em vez da abordagem exaustiva dos vários assuntos, preferiu-se a apresentação de tópicos que se pretende funcionem, ora como chamadas de atenção para realidades internas que poderiam passar ocultas, ora como pontos de referência para novas pesquisas em matérias que se revele necessário aprofundar. Moderem-se, por isso, as expectativas: mesmo distribuído em suporte eletrónico (opção mais amiga do ambiente que a tradicional brochura) este é “apenas” um guia do estudante.

Nas opções que se tomaram, também se correram riscos, sobretudo o de a realidade tornar obsoletos alguns dos seus conteú-dos. De facto, nos períodos de mudança acelerada, a realidade muda tão rapidamente que o atual se transforma em desatual-izado num brevíssimo espaço de tempo.

Consultem o guia, confiem no seu conteúdo, mas não deixem de ser, sempre que necessário, críticos. As vossas sugestões per-mitirão melhorar este documento e contribuirão para uma escola um bocadinho melhor. Assim, ficaremos todos a ganhar. Saudações académicas

Paulo Parente 3 guia do estudante

(4)

ge

A ESEP é uma instituição de ensino superior politécnico não integrada, dedicada ao ensino da enfermagem pré e pós-graduada.

Em funcionamento desde 1 de Janeiro de 2007 surge da fusão de três instituições de ensino superior público da en-fermagem no Porto: as Escolas Superiores de Enen-fermagem de D. Ana Guedes, Cidade do Porto e São João.

A origem remota da ESEP, ao serviço do ensino da enfermagem, remonta a 15 de Junho de 1896, quando se cria o Curso de Enfermeiros do Hospital Geral de Santo António, uma das primeiras escolas de enfermagem do país.

É este o dia oficial da ESEP.

Acompanhando a evolução técnica e caritativa de meados do século XX, em 1954 foi criada a primeira escola de enfer-magem pública do Porto e, mais recentemente, em 1983, surge nova escola, agora vocacionada para a formação de enfermeiros especialistas.

Deste triplo passado nasceu a Escola Superior de Enferma-gem do Porto, aproveitando o que de melhor cada uma teve para oferecer, possibilitou construir uma escola inovadora, aberta à comunidade que é hoje uma referência no ensino e investigação em Enfermagem.

2.1 identidade

A Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) identifica-se como uma instituição pública de ensino superior com elementos distintivos no plano nacional e interna-cional ao nível da excelência da formação de enfermeiros e da criação, transmissão e difusão da cultura, do saber e da ciência e tecnologia, através da articulação do estudo, do ensino e da investigação.

2.2 missão

A ESEP tem por missão proporcionar ciclos de estudos, bem como outros programas de formação, orientados para o desenvolvimento de competências no domínio da Enfermagem.

Paralelamente, a ESEP tem também por missão promover investigação e programas de desenvolvimento geradores, quer de novo conhecimento disciplinar, quer de inovação em saúde.

Neste sentido, na procura da máxima efetividade na sua ação, a ESEP promove estrategicamente a sua articulação com outras organizações e redes nacionais e internacionais.

2.3 imagem

A Escola Superior de Enfermagem do Porto interpreta a sua nova identidade como mais um passo no seu destacado percurso como escola de enfermagem de renome nacional e internacional.

Com esta nova imagem, em conciliação com o constante empenho dos seus estudantes, professores e mais trabalhadores, pretende-se que a ESEP se abalance a projetos inovadores que lhe permitam ganhar o futuro.

A simbologia integra dois elementos principais:

| Assinatura em que sobressai o acrónimo ESEP, secundado pela denominação

Escola Superior de Enfermagem do Porto em que se destacam as palavras

Enfermagem e Porto.

| Logótipo constituído por três elementos que se reúnem em torno de um círculo, formando um coração estilizado. Os três elementos, diferentes entre si, representam as três escolas que deram origem à Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). O coração é inspirado no coração branco - símbolo internacional da Enfermagem, as-sumido e preconizado pelo International Council of Nurses. A estilização da ima-gem simboliza ainda duas mãos, em concha, que amparam o círculo, representando, nesta espécie de personificação, a aposta numa Enfermagem mais significativa para as pessoas. O coração está, ainda, ligado à história do Porto aludindo à doação do coração de D. Pedro IV à cidade.

2. história da esep

(5)

ge

3.1 Curso de Licenciatura

em Enfermagem (CLE)

O plano de estudos estrutura-se em dois biénios, o primeiro integrando unidades curricula-res teóricas e o segundo unidades curriculacurricula-res de ensino clínico e estágio, num total de 240 créditos (ECTS).

As unidades curriculares são semestrais e constituídas por aulas teóricas de frequência facultativa, e aulas teórico-práticas, práticas laboratoriais, orientação tutorial, ensino clínico de frequência obrigatória.

Aos créditos atribuídos a cada unidade curricular, corresponde o número de horas que é considerado como o total de trabalho despendido pelo estudante. O número de horas de contacto em cada unidade curricular refere-se às horas presenciais em sala de aula. Todas as unidades curriculares estão sujeitas a avaliação que pode ser contínua, periódica ou final. No fim de cada semestre existe uma época de exame final que compreende o exame normal. No fim do ano letivo há uma época de exame de recurso e especial (regula-mento geral de frequência e avaliação).

Aos estudantes do curso é exigida a aquisição das competências estabelecidas pela Ordem dos Enfermeiros para o enfermeiro de cuidados gerais. Habilita ao exercício de funções de Enfermeiro, após atribuição do respectivo título profissional pela Ordem dos Enfermeiros. O Curso de Licenciatura em Enfermagem permite a candidatura ao 2.º ciclo de estudos (Mestrado).

Inscrição de estudantes em

tempo parcial

Há a possibilidade de inscrição de estudantes em unidades curricula-res entre o mínimo de 15 e o máximo de 30 ECTS..

Ciclo de estudos:

1.º ciclo

Duração:

8 semestres

Grau:

Licenciado

Total ECTS:

240 créditos

Coordenador de Curso:

Prof. Doutor Luís Carvalho

Áreas científicas (CLE)

Áreas científicas e créditos para a obtenção do grau ou diploma:

ÁREA CIENTÍFICA SIGLA CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS OPTATIVOS

Enfermagem ENF 186 15 Ciências da Saúde CSAU 24

Ciências Sociais CSOC 12 3 Total 222 18

3. estudar na esep

(6)

Plano de estudos

CLE 1.º ano

Unidades curriculares Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) Créditos Observações

Total Contacto

Parentalidade ENF S 150 T:40; PL:36 6

Saúde do adulto e do idoso ENF S 150 T:40; TP:35 6

Informação em saúde ENF S 75 T:15; TP:22 3

Introdução à investigação ENF S 75 T:22; TP:15 3

Comportamento e relação ENF S 75 T:11; TP:12; PL:15 3

Introdução à enfermagem ENF S 150 T:40; TP:20; OT:15 6

Introdução à prática clínica I ENF S 150 T:10; TP:25; OT:40 6

Anatomia CSAU S 75 T:37 3

Fisiologia CSAU S 150 T:55; TP:20 6

Bioquímica e microbiologia CSAU S 75 T:37 3

Psicologia da saúde CSOC S 150 T:50; TP:25 6

Socioantropologia da saúde CSOC S 150 T:45; TP:30 6

Culturas e políticas europeias CSOC S 75 T:38 3 Optativa

Desenvolvimento pessoal e social CSOC S 75 T:38 3 Optativa

Empreendedorismo CSOC S 75 T:38 3 Optativa

Intervenção em situações de catástrofe CSOC S 75 T:38 3 Optativa

Terapias complementares CSOC S 75 T:38 3 Optativa

Língua gestual portuguesa CSOC S 75 T:38 3 Optativa

Línguas europeias – inglês CSOC S 75 T:38 3 Optativa

Línguas europeias – espanhol CSOC S 75 T:38 3 Optativa

Plano de estudos

CLE 2.º ano

Unidades curriculares Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) Créditos Observações

Total Contacto

A pessoa dependente e os familiares cuidadores ENF S 150 T:18; TP:16; PL:40 6 Gestão da doença e dos regimes terapêuticos ENF S 150 T:40; TP:20; OT:15 6

Respostas corporais à doença I ENF S 150 T:20; TP:15; PL:40 6

Respostas corporais à doença II ENF S 150 T:20; TP:15; PL:40 6

Intervenções resultantes de prescrições ENF S 150 T:10; TP:25; PL:40 6

Introdução à gestão em enfermagem ENF S 75 T:22; TP:15 3

Bioética e ética em enfermagem ENF S 75 T:16; TP:16; OT:6 3

Introdução à prática clínica II ENF S 150 T:10; TP:25; OT:40 6

Introdução à prática clínica III ENF S 150 T:10; TP:25; OT:40 6

Farmacologia CSAU S 75 T:38 3

Patologia I CSAU S 150 T:75 6

Patologia II CSAU S 75 T:38 3

ge

(7)

ge

Plano de estudos

CLE 3.º ano

Unidades curriculares Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) Créditos Observações

Total Contacto

Ensino clínico: saúde familiar ENF S 300 E: 270 12

Ensino clínico: enfermagem comunitária ENF S 150 E:135 6

Ensino clínico: cirurgia ENF S 300 E:270 12

Ensino clínico: medicina ENF S 300 E:270 12

Ensino clínico: parentalidade e gravidez ENF S 150 E:135 6

Integração da prática clínica – medicina ENF S 75 TP:16; OT:20 3

Integração da prática clínica – cirurgia ENF S 75 TP:16; OT:20 3

Integração da prática clínica – saúde familiar ENF S 75 TP:16; OT:20 3 Integração da prática clínica – enf. comunitária ENF S 75 TP:16; OT:20 3

Plano de estudos

CLE 4.º ano

Unidades curriculares Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) Créditos Observações

Total Contacto

Ensino clínico: cuidados continuados na comunidade ENF S 150 E:135 6 Ensino clínico: internamento em cuidados continuados ENF S 150 E:135 6

Ensino clínico: saúde mental e psiquiatria ENF S 225 E:200 9

Ensino clínico: pediatria ENF S 150 E:135 6

Ensino clínico: obstetrícia ENF S 150 E:135 6

Integração da prática clínica - saúde mental e psiquiatria ENF S 150 T:10; TP:25; OT:40 6 Integração da prática clínica - obstetrícia/pediatria ENF S 75 TP:16; OT:20 3 Integração da prática clínica - cuidados continuados ENF S 75 TP:16; OT:20 3

Ensino clínico em meio hospitalar ENF S 375 E:330 15 Optativa

Ensino clínico na comunidade ENF S 375 E:330 15 Optativa

Notas:

“Tipo” refere-se a Unidade curricular semestral (S) ou anual (A);

Em “Tempo de trabalho (horas) - total” o número de horas totais (horas de contacto + horas de trabalho do aluno) equivale a 6.000 horas; Em Tempo de trabalho (horas - contacto”: T (Teóricas); PL (Práticas Laboratoriais); TP (Teórico-Práticas); OT (Orientação Tutorial); E (Estágio); ECTS por unidade curricular calculados em função do número de horas totais e de acordo com o regulamento em vigor.

(8)

ge

CPLEE Comunitária

Duração: 1 ano | Total ECTS: 60 créditos

Coordenador de Curso: Prof.ª Doutora Margarida Abreu

CPLEE Médico-cirúrgica

Duração: 1 ano | Total ECTS: 60 créditos

Coordenador de Curso: Prof.ª Doutora Célia Santos

CPLEE Reabilitação

Duração: 1 ano | Total ECTS: 60 créditos

Coordenador de Curso: Prof.ª Doutora Bárbara Gomes

CPLEE Saúde Infantil e Pediatria

1 ano | Total ECTS: 60 créditos

Coordenador de Curso: Prof.ª Doutora Ana Paula França

CPLEE Saúde Materna e Obstetrícia

Duração: 2 anos | Total ECTS: 120 créditos

Coordenador de Curso: Prof.ª Doutora Marinha Carneiro

CPLEE Saúde Mental e Psiquiatria

1 ano | Total ECTS: 60 créditos

Coordenador de Curso: Prof. Doutor Wilson Abreu

3.2 Cursos de

Pós-licenciatura de especialização

em Enfermagem (CPLEE)

PG Enfermagem Avançada

Duração: 1 semestre | Total ECTS: 8 créditos Coordenador de Curso: Prof. Doutor Abel Paiva e Silva

3.4 Curso de Pós-graduação

ME Comunitária

Duração: 2 anos | Total ECTS: 120 créditos

Coordenador de Curso: Prof.ª Doutora Margarida Abreu

ME Médico-cirúrgica

Duração: 2 anos | Total ECTS: 120 créditos Coordenador de Curso: Prof.ª Doutora Célia Santos

ME Reabilitação

Duração: 2 anos | Total ECTS: 120 créditos

Coordenador de Curso: Prof.ª Doutora Bárbara Gomes

ME Saúde Infantil e Pediatria

Duração: 2 anos | Total ECTS: 120 créditos

Coordenador de Curso: Prof.ª Doutora Ana Paula França

ME Saúde Materna e Obstetrícia

Duração: 2 anos | Total ECTS: 120 créditos

Coordenador de Curso: Prof.ª Doutora Marinha Carneiro

ME Saúde Mental e Psiquiatria

Duração: 2 anos | Total ECTS: 120 créditos Coordenador de Curso: Prof. Doutor Wilson Abreu

ME Direção e Chefia de Serviços de Enfermagem

Duração: 2 anos | Total ECTS: 90 créditos

Coordenador de Curso: Prof.ª Doutora Maria Manuela Martins

3.3 Cursos de Mestrado em

Enfermagem (ME)

II Curso online de atualização em gestão em enfermagem

Duração: 4 meses

Unidades curriculares isoladas

Duração variável

3.5 Outras formações

8 guia do estudante

(9)

ge

Mobilidade Internacional - LLP Erasmus

O programa ERASMUS é a maior iniciativa de intercâmbio estudantil no mundo, na qual já participaram mais de um milhão de estudantes.

Na ESEP este programa está aberto a cerca de 20 universidades de acolhimento.

Poderão participar no Programa ERASMUS todos os estudantes do ensino superior, mediante estabelecimento de um acordo prévio entre as instituições envolvidas.

Os estudantes da ESEP podem candidatar-se desde que estejam inscritos no 3.º ou 4.º ano do CLE, devendo apresentar candidatura nos prazos devidos (estabelecidos anualmente) no ano letivo anterior à mobilidade.

Mobilidade Vasco da Gama

O Programa Vasco da Gama é uma iniciativa de intercâmbio de estudantes entre escolas do Ensino Superior Politécnico.

O período de mobilidade pode ser semestral ou anual e ser realizado em qualquer escola de outro Instituto Superior Politécnico nacional.

Poderão participar no Programa Vasco da Gama todos os estudantes do ensino superior que tenham concluído o 2.º ano, mediante estabelecimento de um acordo prévio entre as institu-ições envolvidas. A mobilidade está condicionada à aprovação do plano de estudos definido pela escola de origem e pela escola de acolhimento.

3.6 Mobilidade nacional e

internacional

(10)

ge

4.1 Calendário Escolar

Cada ano escolar compreende dois semestres, cujo calendário é fixado anualmente por Despacho do Presidente. Para o ano letivo 2012/2013 o Calendário Escolar foi fixado através do Despacho n.º 2012/07, de 27 de janeiro.

Períodos letivos

Início das atividades do 1.º semestre

10.09.2012 | 2.º, 3.º e 4.º anos do CLE, Cursos de Mestrado, Pós-licenciatura & Pós-graduação

24.09.2011 | 1.º ano do CLE

Início das atividades do 2.º semestre

13.02.2013 | CLE, Cursos de Mestrado, Pós-licenciaturas & Pós-graduação

Época de frequências & exame normal

21.01.2013 a 12.02.2013 | CLE - 1.º semestre

Nota: Os exames às UC Integração à Prática Clínica decorrem fora deste calendário de exames

28.01.2013 a 12.02.2013 | Cursos de Mestrado, licenciaturas e Pós-graduação - 1.º semestre

17.06.2013 a 05.07.2013 | CLE - 2.º semestre

24.06.2013 a 05.07.2013 | Cursos de Mestrado, licenciaturas e Pós-graduação - 2.º semestre

Época de recurso e melhoria de nota

08.07.2013 a 19.07.2013 | CLE, Cursos de Mestrado, Pós-licenciaturas & Pós-graduação

Época de exame especial

02.09.2013 a 13.09.2013 | CLE, Cursos de Mestrado, Pós-licenciaturas & Pós-graduação

Períodos não letivos

Férias letivas

24.12.2012 a 02.01.2013 (inclusive) | Férias de Natal 11.02.2013 a 12.02.2013 (inclusive) | Férias de Carnaval 25.03.2013 a 02.04.2013 (inclusive) | Férias da Páscoa

Pausas letivas

Para o CLE

06.05.2013 a 10.05.2013 (inclusive) | Semana Académica

22.05.2013 a 24.05.2013 | Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem

Dias sem atividades letivas

14.06.2013 | Dia da Escola

26.07.2013 | Encerramento solene do ano letivo

Dias com atividades a tempo parcial

26.09.2012 | Abertura solene do ano letivo

4. vida escolar

(11)

ge

4.2 Propinas

As modalidades e processo de pagamento das propinas devidas pela frequência dos cursos são divulgados através do Despacho do Presidente n.º 2012/35, que aprova o Regulamento de Propinas.

A Propina anual é no valor de 1.036 €/ano para o CLE podendo ser liquidada de uma só vez ou de acordo com planos de pagamentoconf. Desp. 2012/35. Para

mais esclarecimentos contacta os Serviços Académicos.

Os cursos de Mestrado, Pós-licenciatura, Pós-graduação e a realização de unidades curriculares isoladas têm custos variáveis consoante o número de ECTS a realizarconf. Desp. 2012/35.

O pagamento de propinas deverá ser feito, preferencialmente, através de débito direto na conta bancária do estudante, podendo, no entanto e em alternativa, ser efectuado presencialmente nos Serviços Académicos.

4.3 Bolsas de estudo & mérito

Os critérios de candidatura a bolsas de estudo são definidos anualmente a nível ministerial.

As bolsas de mérito atribuídas anualmente são reguladas por Regulamento próprio.

4.4 Requerimentos

Todos os requerimentos e exposições, sobre matérias da vida escolar ou da ação social escolar, deverão ser dirigidos ao Presidente e entregues nos Serviços Académicos e de Apoio ao Estudante.

Estes processos poderão ser redigidos em papel branco de formato A4, ou ainda em modelos próprios da ESEP, devidamente identificados e com formu-lação clara e precisa do respectivo pedido.

(12)

ge

4.5 Regulamentos Gerais

CLE

| Carta dos direitos e deveres dos estudantes | Regulamento do 1.º ciclo

| Regulamento de creditação de formação

| Regulamento geral de matrícula, inscrição e conclusão | Regulamento geral do regime de frequência e de avaliação | Regulamento de reingresso, mudança e transferência de curso | Regulamento de propinas

| Regulamento dos concursos especiais de acesso e ingresso no CLE e provas para os maiores de 23 anos

| Regulamento de equivalências a habilitações estrangeiras | Regulamento de estatutos especiais

| Regulamento de aplicação do estatuto disciplinar do estudante

CPG, CPLEE & ME

| Regulamento do 2.º ciclo

| Regulamento geral do regime de frequência e de avaliação | Regulamento de creditação da formação na ESEP

(13)

ge

Outras atividades

A ESEP promove e apoia ainda a realização de outras atividades de lazer e mento interpessoal dos estudantes, atenta às necessidades de lazer e de relaciona-mento interpessoal dos seus estudantes, como são exemplo:

Bike tours Caminhadas pedestres Saraus culturais entre outros...

4.6 Atividades

exta-curriculares

Grupo de Teatro

O Grupo de Teatro da ESEP é constituído por estudantes e professores. Os ensaios realizam-se semanalmente no auditório da escola, sob a orientação de um professor de teatro. O horário das aulas é após as 20 horas num dia da semana a combinar com os elementos do grupo. No Dia da Escola – 15 de Junho, o Grupo de Teatro da ESEP, faz a apre-sentação pública de uma peça, que resulta do seu trabalho ao longo do ano letivo. A participação no Grupo de Teatro da ESEP requer uma inscrição, mas a frequência às aulas é gratuita, por comparticipação da ESEP.

Workshop de Teatro

Este Workshop consiste na abordagem prática e teórica, com uma componente lúdica primordial, para desenvolver as capacidades e potencialidades criativas.

Pretende-se com isto, fornecer as ferramentas necessárias, para o desenvolvimento livre, sem inibições, da criativi-dade, de modo a que permita utilizá-la no quotidiano através dos recursos físicos e intelectuais de comunicação enquanto expressão dramática.

O objetivo não é formar futuros atores, mas promover uma vivência criativa, com técnicas que se aplicam a estudantes e profissionais de quaisquer áreas, razão pela qual não se exige, à partida, nenhum tipo de experiência teatral.

Periodicidade: 8 sessões com duração de 2 horas/

Uma vez por semana após as 20.00 horas

Custo: a divulgar

(14)

ge

5.1 Órgãos

Conselho Geral

Presidente:Maria Arminda Mendes Costa

Vice-Presidente: Paulino Sousa

Secretário: Teresa Teixeira Presidente

Paulo Parente

Conselho de Gestão

Presidente(presidido, por inerência) Vice-Presidente:Célia Santos

Vice-Presidente:Manuela Martins

Administradora: Virgínia Moreira Conselho Consultivo

Presidente (presidido, por inerência)

Conselho Técnico-Científico

Presidente:Abel Paiva e Silva

Vice-Presidente:Teresa Martins

Conselho Pedagógico

Presidente:Natália Machado

Vice-Presidente: Alexandrina Cardoso

Provedor do Estudante

Marília Bessa Teixeira

5. organização interna

(15)

ge

Centro de Documentação e

Serviços a Clientes (CDBSC)

O centro de documentação da ESEP é composto por dois espaços localizados na Sede e no Pólo Dona Ana Guedes e prestam serviços de consulta, referên-cia e empréstimo aos utilizadores internos que aos seus espaços acedam. A biblioteca central, localizada na Sede, situa-se no Piso 7 e detém um acervo documental abrangente, relacionado com as ciências da saúde. O Centro de Documentação detém ainda uma extensão, no Pólo Dona Ana Guedes, onde encontrará um conjunto documental especializado.

No edifício São João, no Piso 7, existe também o Espaço Serviços a Clientes, onde poderá adquirir produtos oficiais ESEP, livros, material de papelaria e ainda efectuar impressões, encadernações, fotocópias, digitalizações e plastificações.

Coordenador: Orísia Pereira Horário de Atendimento

Biblioteca Central: dias úteis das 8.00h às 20.00h

Biblioteca Pólo Dona Ana Guedes: das 9:00 às 12:30 e 14:00 às 17:30 horas Espaço Serviços a Clientes: Segunda a Sexta-feira das 8.00h às 20.00h [ESEP-Sede e Pólo AG: encerram no mês de Agosto] [ESEP-AG: 1.º quinzena de setembro] Contactos

Biblioteca Central

Telefone/ext.: 22 507 35 12 / 159 E-mail: biblioteca@esenf.pt

Biblioteca Pólo Dona Ana Guedes Telefone/ext.: 92 681 0009 Serviços a Clientes

Telefone/ext.: 22 507 35 00 / 160 E-mail: reprografia@esenf.pt

5.2 Serviços de apoio

Serviços Académicos e de Apoio ao Estudante (SAAE)

Os Serviços Académicos e de Apoio ao Estudante estão localizados na sede da ESEP, no piso da entrada principal. Existe uma extensão no Pólo Dona Ana Guedes, situada no espaço da Biblioteca.

Nestes locais poderás obter informações sobre os cursos e tratar de todos os assuntos relativos às atividades académicas, como:

Matrículas e inscrições;

Informações sobre o percurso académico do estudante; Inscrições em exame;

Relevação de faltas;

Carregamento da conta-corrente;

Pagamento de propinas e outros emolumentos; Emissão de declarações e conteúdos programáticos; Emissão de documentos de conclusão de curso.

Coordenador: Manuela Cruz Horário de Atendimento

Sede: das 9.00h às 16.45h

Pólo Dona Ana Guedes: das 9.00h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h

Contactos

Telefone/ext.: 22 507 35 00 / 107 E-mail:academica@esenf.pt

(16)

Centro de Informática e Técnico (CIT)

O Centro de Informática e Técnico (CIT) tem por missão planear, desenvolver, implementar, gerir e assegurar a operacionalidade de recursos e serviços de informática, redes de comunicação, telecomu-nicações, audiovisuais, elétricos e térmicos para toda a comunidade da ESEP.

A ESEP disponibiliza à comunidade escolar:

Oito salas de informática perfazendo um total de 114 computadores de utilização livre;

Máquinas de reprodução de documentos em regime de self-service; Computadores portáteis e projectores multimédia para empréstimo; Aplicações informáticas relevantes para o desenvolvimento aca-démico:

Contas de acesso, individualizada a cada utilizador, endereço de correio eletrónico institucional e espaço em disco para arquivo de ficheiros individuais num servidor:

Todos os computadores têm acesso gratuito à Internet. Disponibilizamos uma rede sem fios (eduroam), no âmbito do projecto e-U.

O CIT fica situado no 4.º piso do edifício sede.

Coordenador: Sérgio Malta Horário de Atendimento:

Dias úteis das 8.00h às 19.00h

Contactos

Telefone/ext.: 22 507 35 00 / 153 E-mail: cit@esenf.pt

ge

Gabinete de Apoio ao Estudante e Inserção na Vida Ativa

(GAEIVA)

Área de Apoio ao Estudante

Acompanhamento Psicológico; Orientação Vocacional e Profissional; Desenvolvimento de Competências de Estudo; Gestão de Stress e Ansiedade;

Empreendedorismo e Procura Ativa de Trabalho; Criação de Bolsa de Emprego.

Contactos

Técnica Superior: Irina Ribeiro Telefone/ext.: 22 507 35 00 / 165 E-mail: apoio.estudante@esenf.pt

Área de Ação Social

Orientação na procura de alojamento e alimentação local; Apreciação de candidaturas para Bolsas de Estudo; Reencaminhamento para a unidade de psicologia; Orientação no acesso a serviços médicos.

Contactos

Técnico Superior: José Pereira Telefone/ext.: 22 507 35 00 / 165 E-mail: accaosocial@esenf.pt

Gabinete de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Internacional (GAMII)

O Gabinete de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Internacional (GAMII) da ESEP possui um secretariado que providencia apoio logístico, administrativo e processual no que respeita à organização da mobilidade da comunidade docente, não docente e discente, ao abrigo do Programa Europeu de Mobili-dade LLP - Erasmus, Programa Vasco da Gama ou no âmbito de outros protocolos institucionais com a ESEP.

Cabe ainda a este Gabinete solicitar a divulgação de todos os Seminários, Cursos, Bolsas e demais acções no âmbito de programas internacionais de mobilidade, considerados de alto valor para os estudantes da ESEP.

Para além destas tarefas, este Gabinete esforça-se no sentido de receber, apoiar e auxiliar todos os estudantes estrangeiros que escolheram esta instituição para valorizar o seu futuro.

Coordenador: Ilda Fernandes Contactos

Telefone/ext.: 22 507 35 00 / 148 E-mail: ri@esenf.pt

(17)

ge

Outros Serviços

Cantina

Na ESEP poderás ter acesso ao serviço de refeições (almoço) na Cantina que está situada no 3.º piso.

O sistema de marcação de almoço é apresentado na página 12 deste Guia.

Horário de funcionamento

Dias úteis das 12.00h às 15.00h

Contactos

Telefone/ext.: 22 507 35 00 / 118

Bar

No piso 3 está localizado o Bar, onde poderás encontrar bebidas frescas, sandes diversas, café, pastelaria, entre outros.

Horário de funcionamento

Dias úteis das 08.00h às 18.45h

Contactos

Telefone/ext.: 22 507 35 00 / 120

Zona Mista

No piso 3 está também localizada a Zona Mista, espaço de estudo (fora do horário de refeições) e espaço para refeições trazidas de casa. Consulta o regulamento disponível no local.

Horário de funcionamento

Dias úteis desde a abertura até ao fecho da ESEP.

Núcleo Museológico

O núcleo museológico da ESEP funciona no Pólo Cidade do Porto.

Com o objetivo de contribuir para o enriquecimento cultural da cidade e dar a conhecer ao público o espólio existente facilitando a compreensão da actividade do cuidar em en-fermagem ao longo dos tempos, reúne objetos relacionados com a prática de cuidados de enfermagem, dos serviços administrativos, das Tunas Académicas, da Associação de Estudantes, peças decorativas do antigo lar (Dr. António Bernardino de Almeida) e objetos oferecidos por profes-sores e antigos alunos.

Coordenador: Alexandre Oliveira Horário de funcionamento

Segunda a sexta-feira das 09.30 h às 16.30 h

As visitas só poderão ser efectuadas mediante marcação prévia.

Contactos

Telefone/ext.: 22 507 35 00 / 142 E-mail: eam@esenf.pt

(18)

ge

6.1 Associação de Estudantes

 A Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem do Porto (AEESEnfP) constituiu-se por escritura pública a 13 de Julho de 2007, com o intuito de representar os estudantes da ESEP. A AEESEnfP procura desenvolver um trabalho efectivo no acompanhamento dos estudantes no seu percurso na ESEP integrando-os na vida académica da instituição e da cidade do Porto.

São objetivos da AEESEnfP:

Defender os direitos e interesses dos estudantes da ESEP; Promover a formação educativa, científica, cultural e recreativa; Fomentar o espírito de união, solidariedade e convívio dos estudantes; Contribuir para a melhoria das condições de estudo dos estudantes;

Estabelecer contacto com outras Associações de Estudantes e organismos juvenis que contribuam para o reforço da solidariedade, unidade e acção estudan-til;

Estabelecer uma ligação do curso à realidade social, perspectivando uma maior abertura da ESEP.

 Todos os estudantes inscritos na Escola Superior de Enfermagem do Porto são, por inerência, membros da AEESEnfP, sendo a mesma constituída por três órgãos: a Mesa de Assembleia Geral, a Direcção e o Concelho Fiscal.

6. Movimento estudantil

6.2 GAEP

O Grupo Académico de Enfermagem do Porto – GAEP – foi criado em setembro de 2011 e foi reconhecido como grupo formal da ESEP em setembro de 2012. O GAEP tem como objetivos proporcionar a todos os estudantes da ESEP, independentemente das suas crenças e ideologias, a oportunidade de integrar um grupo dinâmico que promove a aproximação entre todos os membros da comunidade escolar, incentivando a uma participação proativa, responsável e de cidadania.

O GAEP prima pelo convívio, pela boa disposição, pelo desenvolvimento de laços de amizade e solidariedade, num espírito que comunga da tradição académica portuense. Estes objetivos são concretizados através de diversas atividades que vão desde jantares académicos a festas temáticas, peddy-papers pela grande cidade do Porto ou ações de solidariedade e de intervenção na comunidade.

O GAEP constitui-se como um grupo cujo único critério para admissão é ser estudante da ESEP. O envolvimento em qualquer uma das atividades promovidas pelo GAEP não está dependente de qualquer compromisso ou vinculação anterior mas apenas do desejo livre e espontâneo de participar e de partilhar momentos da vida académica.

(19)

ge

6.3 Tunas

Tuna Masculina

Contactos: tunaenfermagem@gmail.com

Tuna Feminina

Contactos: tfenfp@gmail.com

TMEP - Tuna Mista de

Enfermagem do Porto

Contactos:

tunamistaenfporto@hotmail.com

(20)

ESEP Sede

Rua Dr. António Bernardino de Almeida 4200-072 Porto Telefones: 225 073 500 | 967 288 193/4 Fax: 225 096 337 E-mail: esep@esenf.pt ESEP Sede

ge

7. Localização

ESEP Pólo Cidade do Porto

ESEP Pólo D. Ana Guedes

Pólo Cidade do Porto

Rua Álvares Cabral, 394 4050-040 Porto Telefones: 223 391 600 Fax: 222 026 752 E-mail: esep@esenf.pt

Pólo Dona Ana Guedes

Rua Professor Álvaro Rodrigues 4100-040 Porto Telefones: 226 198 580 Fax: 226 183 786 E-mail: esep@esenf.pt

descobre-nos

20 guia do estudante

Referências

Documentos relacionados

VALE DO VERDÃO S/A AÇÚCAR E ÁLCOOL Endereço da

Çocuklukta, östrojenler ancak az miktarda salgılanırlar. Fakat puberteden sonra salgılanan östrojen miktarı hipofiz gonadotropik hormonlarının etkisiyle 20-kat ve daha fazla

Assim como Zeus no Olimpo, o elemento de XANGÔ são as pedras, os raios; é o Senhor da Força e da Justiça.. Por ser a força, XANGÔ é considerado dentro do OBÁ como

MUITO MAIOR O EFEITO AGREGANTE, DEVIDO AO SISTEMA RADICULAR.

Fato: Em resposta à Solicitação de Auditoria nº 201710-01 da Controladoria Interna, o setor auditado informou o seguinte: “Os relatórios da Ouvidoria são encaminhados para

A segunda parte da execução deste projeto, que se trata da realização de atividades práticas com os kits robóticos, é esperada que seja recebida pelos alunos

Nome Idade Associação Clube Num... Grupo 1 (18 Atletas) Grupo 2

O presente trabalho sobre os conceitos de história, lugares de memória e de história e espaço urbano, associados à história de Vilhena e aos resquícios desse