• Nenhum resultado encontrado

Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE BARRA BONITA CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2014 PROVA TIPO 03 CADERNO DE PROVAS CARGO: FISIOTERAPEUTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE BARRA BONITA CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2014 PROVA TIPO 03 CADERNO DE PROVAS CARGO: FISIOTERAPEUTA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE BARRA BONITA

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2014 PROVA TIPO 03 CADERNO DE PROVAS CARGO: FISIOTERAPEUTA Nome do candidato ... Data…./.../2014

(2)

Leia atentamente as INSTRUÇÕES:

 Deixe sobre a carteira apenas o documento de identificação e a caneta esferográfica de tinta preta ou azul, de material transparente.

 Preencha o CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO, anexo a esta prova, com as informações exigidas.

 Confira se sua prova é para o cargo ao qual se inscreveu.

Sua prova contém 35 questões, enumeradas de 01 a 35, com cada alternativas cada, das quais SOMENTE UMA está correta.

 Nenhuma reclamação sobre o total de questões ou falha de impressão será aceita depois de iniciada a prova. Confira a sua prova e, caso haja algum problema, informe imediatamente ao fiscal de sala.

Verifique o TIPO DE SUA PROVA, na primeira página e preencha o quadrado do CARTÃO RESPOSTA ao qual ela corresponder – Tipo 01, 02, 03 ou 04, conforme exemplo abaixo:

É de responsabilidade do candidato o preenchimento dos dados do CARTÃO RESPOSTA.

Preencha todo o quadrado do CARTÃO RESPOSTA correspondente a alternativa de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. As marcações duplas, rasuradas ou marcadas diferente do modelo estabelecido serão anuladas. Evite deixar questões sem respostas.  A compreensão e interpretação das questões constituem parte integrante da prova,

razão pela qual os fiscais de sala não poderão interferir.

 Os fiscais de sala realizarão a coleta da impressão digital dos candidatos no verso do CARTÃO RESPOSTA.

A prova terá duração de 03horas, incluído neste horário, o tempo para o preenchimento do CARTÃO RESPOSTA.

 A saída da sala só poderá ocorrer depois de decorridos 30 (trinta) minutos do início das provas. A não observância dessa exigência acarretará a exclusão do candidato do Processo Seletivo.

Ao sair da sala, entregue o CARTÃO RESPOSTA e o CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO ao fiscal da sala e retire-se imediatamente do local de aplicação das provas.

O CADERNO DE PROVAS poderá ser levado para casa.

 Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados até as 18:00 (dezoito) horas, do primeiro dia útil seguinte ao da realização da prova, no endereço eletrônico: HTTP://www.ameosc.org.br

(3)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

01. As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas na Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios, exceto:

A) Integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico. B) Organização dos serviços públicos de modo a estimular duplicidade de meios para fins

idênticos.

C) Conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população.

D) Capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência.

02. As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma:

A) Regionalizada e não hierarquizada em níveis de pouca complexidade.

B) Não regionalizada apenas hierarquizada em níveis de complexidade decrescente. C) Regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

D) Não regionalizada ou hierarquizada em níveis de complexidade decrescente.

03. Assinale a alternativa incorreta. A direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, de acordo com a Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos:

A) No âmbito da União, pelo Ministério da Saúde.

B) No âmbito macro pelos órgãos de classe patronais e laborais.

C) No âmbito dos Estados e do Distrito Federal, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.

D) No âmbito dos Municípios, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.

04. Os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam. Aplica-se aos consórcios administrativos

(4)

intermunicipais o princípio da direção única, e os respectivos atos constitutivos disporão sobre sua observância.

Sobre o trecho acima podermos afirmar: A) Está completamente incorreto. B) Apenas a primeira frase está correta. C) Está completamente correto.

D) Apenas a primeira frase está incorreta.

05. Sobre a Política Nacional de Humanização (PNH): I - Foi criada pelo Ministério da Saúde em 2003.

II - Em sua estrutura interna, objetiva efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de gestão e fomentar trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos.

A) Ambos estão corretos. B) Apenas I está correto. C) Apenas II está correto. D) Ambos estão incorretos.

06. A Política Nacional de Humanização se pauta em três princípios. Não é um deles: A) Dependência e co-dependencia.

B) Inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde. C) Transversalidade.

D) Protagonismo dos sujeitos.

07. Sobre a reabilitação é incorreto afirmar:

A) A medicina física e de reabilitação pretende tratar ou atenuar as incapacidades causadas por doenças crónicas, sequelas neurológicas ou lesões derivadas da gestação e do parto, acidentes de trânsito e de trabalho.

B) Está associada a um conceito mais amplo de saúde, incorporando o bem-estar físico, psíquico e social a que todos os indivíduos têm direito.

(5)

C) Para uma plena realização, as ações de reabilitação devem abranger campos complementares, como a saúde, a educação, a formação, o emprego, a segurança social, o controle ambiental, o lazer, entre outros.

D) É um processo localizado e não dinâmico orientado para a recuperação física e psicológica da pessoa portadora de deficiência, tendo em vista a sua reintegração social.

08. Assinale a alternativa incorreta. Em que situações é necessária a medicina física e de reabilitação?

A) Doenças crónicas – Nas sociedades modernas, a melhoria das condições de vida, os avanços médico-cirúrgicos e a promoção e a generalização dos cuidados de saúde levaram ao aumento da longevidade e, como tal, ao progressivo crescimento do número de idosos. Paradoxalmente, ampliou-se, a par do aumento da esperança de vida, o número de doenças crónicas, frequentemente incapacitantes.

B) População carcerária – Trabalho na reabilitação moral de reinserção na sociedade. C) Sequelas neurológicas ou lesões derivadas da gestação e do parto – Os progressos na protecção materna e infantil permitem, hoje em dia, por seu turno, salvar crianças que sobrevivem com graves sequelas neurológicas ou outras lesões.

D) Acidentes de trânsito e de trabalho – A evolução tecnológica e as alterações nos estilos de vida têm levado ao surgimento de um elevado número de deficientes, vítimas de acidentes de trânsito, de trabalho e de doenças cardiovasculares, em idades cada vez mais jovens e produtivas.

09. Assinale a alternativa incorreta. Para ser bem sucedida, a reabilitação deve envolver uma equipa multidisciplinar, composta, entre outros, por:

A) Enfermeiros. B) Fisioterapeutas.

C) Terapeutas ocupacionais. D) Parapsicólogos.

10. Estratégias e orientações ao paciente pós-AVC:

I - Promover a movimentação e a reabilitação do paciente o mais tardiamente possível, mesmo que a situação clínica o permita.

(6)

A) Ambos estão corretos. B) Apenas II está correto. C) Ambos estão incorretos. D) Apenas I está correto.

11. Sobre a paralisia facial é incorreto afirmar:

A) Derrame cerebral não pode causar paralisia facial.

B) Quase sempre é causada por dano ou inchaço do nervo facial, que transmite sinais do cérebro para os músculos da face ou dano à área do cérebro que envia sinais para os músculos da face.

C) Em pessoas que, exceto por isso, são saudáveis, a paralisia facial frequentemente ocorre devido à paralisia de Bell, uma condição na qual o nervo facial fica inflamado.

D) Quando proveniente de tumor cerebral normalmente se desenvolve lentamente e causa dores de cabeça, convulsões ou perda de audição.

12. Em recém-nascidos, a paralisia facial pode ser causada por trauma durante o nascimento. Outras causas incluem, exceto:

A) Tumor que pressiona o nervo facial. B) Sacarose.

C) Infecção.

D) Doença de Lyme.

13. Assinale a alternativa incorreta. O AVC é diagnosticado através da história e de exames físicos do paciente. Os principais sintomas são:

A) Dificuldade em mover rosto e braços. B) Problemas de visão.

C) Fraqueza nas pernas.

(7)

14. O fisioterapeuta deve atuar o mais precocemente possível contra o mal de Parkinson através de um plano de tratamento, onde são destacados os seguintes objetivos, exceto:

A) Redução das limitações funcionais causadas pela rigidez, lentidão dos movimentos e alterações posturais.

B) Melhora do equilíbrio, marcha e coordenação.

C) Aumento da capacidade pulmonar e resistência física geral.

D) Manutenção ou diminuição das amplitudes de movimento prevenindo contraturas e deformidades.

15. Sobre o bebê com Síndrome de Down é incorreto afirmar:

A) Uma de suas características é a hipotonia muscular (os bebês nascem mais “molinhos”) e a frouxidão dos ligamentos (juntas flexíveis).

B) O bebê tende a manter uma postura mais relaxada, já que seus músculos são menos tensionados e as articulações são mais frouxas.

C) Requer alguns cuidados após o nascimento e ao longo de seu desenvolvimento, por conta das características decorrentes da biossoma 19.

D) A fisioterapia pode colaborar especificamente para o desenvolvimento motor da criança, ajudando-a se movimentar de maneira correta e no fortalecimento físico.

16. Quando a Hanseníase afeta os nervos, o paciente pode desenvolver incapacidades físicas evoluindo para deformidades que não causam limitações na vida social, diminuição da capacidade de trabalho e distúrbios psicológicos. A fisioterapia é uma ferramenta importante para controlar a evolução dessas lesões permitindo a prevenção das incapacidades impostas pela hanseníase. A hanseníase afeta a parte motora do paciente. Com o tempo ele vai apresentar atrofias que não serão mais revertidas e ainda devido à falta de sensibilidade, o paciente vai fatalmente acabar esbarrando e machucando esse membro até que ele acaba sendo perdido.

Sobre o trecho acima:

A) Está correto da primeira à última linha. B) Está incorreto da primeira à última linha. C) Apenas a primeira frase está incorreta. D) Apenas a primeira frase está correta.

(8)

17. Sobre a hanseníase é incorreto afirmar:

A) É uma doença contagiosa, que passa de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para outra.

B) Ataca apenas idosos de todas as classes sociais, desde que tenham um contato intenso e prolongado com o bacilo.

C) Demora de 2 a 5 anos, em geral, para aparecerem os primeiros sintomas.

D) Apresenta sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos que facilitam o diagnóstico.

18. A escoliose da coluna vertebral é uma deformação morfológica: A) Tridimensional.

B) Bidimensional. C) Simétrica. D) Unilateral.

19. São aquelas de causas desconhecidas. Cerca de 80% das escolioses são idiopáticas. Ultimamente tem se dado ênfase a um fator genético ligado ao sexo para as escolioses idiopáticas. A escoliose idiopática, de acordo com a sua faixa etária, pode ser classificada como, exceto:

A) Escoliose infantil (até 3 anos).

B) Escoliose provecta (a partir dos 70 anos).

C) Escoliose juvenil (dos 3 anos até a pré-adolescência). D) Escoliose adolescente (geralmente nas meninas).

20. Um membro inferior mais curto, uma rotação da bacia, um torcicolo, entre outros, obrigam a coluna vertebral a colocar-se numa situação de compensação:

A) Escoliose congênita. B) Escoliose distrófica. C) Escoliose neuromuscular. D) Escoliose de adaptação.

(9)

21. Marcos andou __ cavalo toda __ manhã de domingo. Preenchem adequadamente as lacunas acima:

A) A – À. B) À – À. C) À – A. D) A – A.

22. Não deveria haver acento indicador de crase: A) Pode se dirigir à uma sala.

B) Fique à vontade.

C) O vôo partirá às 13h00. D) Fui à Rússia.

23. São pronomes invariáveis: A) Um – Vário.

B) Bastante – Quaisquer. C) Nada – Mais.

D) Quanta – Tanto.

24. Ocorre mesóclise em qual das frases abaixo? A) Convidaram-me para a festa.

B) Convidar-me-ão para a festa. C) Não me convidaram para a festa. D) Haverá festa hoje?

25. É um numeral multiplicativo: A) Sextuplo.

B) Seis. C) Sexto. D) VI.

(10)

A) O texto osilava entre o fassínio e a descrença. B) O texto ossilava entre o fasínio e a descrença. C) O texto oscilava entre o fascínio e a descença. D) O texto ocilava entre o facínio e a descrença.

27. Nós devíamos viajar nestas férias, mas como meu pai precisa trabalhar, não vamos mais. Na frase acima uma locução verbal é:

A) Nós devíamos. B) Viajar nestas. C) Nestas férias. D) Devíamos viajar.

28. Está incorreto quanto à concordância: A) Soaram três horas.

B) Vende-se várias casas. C) Deram quatro horas. D) Deu uma hora.

29. Está correto quanto ao uso dos porques: A) Não veio por que estava doente. B) Não veio porquê estava doente. C) Não veio porque estava doente. D) Não veio por quê estava doente.

30. Assinale a alternativa que apresenta pelo menos uma palavra grafada de forma incorreta: A) Digladiar – Perônio.

B) Baixela – Distenção. C) Discrição – Bobina. D) Apetrexo – Rigides.

MATEMÁTICA

(11)

A) {3, 1}. B) {5, 1}. C) {6, 3}. D) {1, 3}.

32. Calcule está potenciação (23)4: A) 27.

B) 212. C) 2-1. D) 210.

33. Determine o vigésimo quinto termo da P. A. (3, 7, 11,...): A) An = 53. B) An = 22. C) An = 96. D) An = 99. 34. Determine o valor de X: 3 (2x -1) – 5 (-x + 2) < 3x + 3,

E assinale a alternativa que corresponde: A) x < 2.

B) x > 2. C) x < 5. D) x > 8.

35. Uma determinada operadora de celular cobra, por mês, R$ 38,90 pela assinatura e mais R$ 0,20 por minuto de ligação. Se você fez ligações e pagou R$ 105,10 de conta, então, a duração total das ligações realizadas foi de:

A) 331 minutos. B) 195 minutos.

(12)

C) 526 minutos. D) 333 minutos.

Referências

Documentos relacionados

Linea automatica di pressatura multivano per la produzione di porte mod.MAGNUM/6 Linha automática multi-vãos de prensagem para produção de portas

02) INADEQUAÇÃO DA INFORMAÇÃO DE PREÇO (CORREÇÃO, CLAREZA, PRECISÃO, OSTENSIVIDADE, ETC); 08) INADEQUAÇÃO DA INFORMAÇÃO DO PRAZO DE VALIDADE/VALIDADE VENCIDA; 02)

Não se encontrou diferença no desempenho das corridas de 5 km entre matutinos e vespertinos; no entanto, constatou-se fraca associação entre o tempo da última corrida e a pontuação

Espera-se que a pesquisa consiga comprovar a presença de microrganismos nos jalecos dos profissionais de saúde, correlacionar a utilização do jaleco em locais inadequados, onde não

Shopping Cidade Jardim – 16,99% Catarina Fashion Outlet – 32,00% Shopping Bela Vista – 24,99% Shopping Ponta Negra – 39,99%.. 2ª Emissão de Cotas do Fundo 19/10 –

Pois já do fuceeíTor da Monarchia Sufpirados fignais deícobrem nella... Ceo ha-de crsar

Assim, re�elando uma no�a realidade de figura e fundo, o conhecimento parece se re�elar en�uanto instrumento para decodi��car a Natureza, e não uma parte da

APELAÇÃO CÍVEL. MANDADO DE SEGURANÇA. AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. APLICADA PENALIDADE DE SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS. SENTENÇA TRANSITADA EM JULGADO. PERDA DO