• Nenhum resultado encontrado

C O N H E C I M E N T O E N A T U R E Z A emanuel dimas de melo pimenta

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "C O N H E C I M E N T O E N A T U R E Z A emanuel dimas de melo pimenta"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

C O N H E C I M E N T O

E N A T U R E Z A

emanuel

dimas

de

melo

pimenta

(2)

título: CONHECIMENTO E NATUREZA autor: Emanuel Dimas de Melo Pimenta ano: 1995

Arquitectura, estética

editor: ASA Art and Technology UK Limited © Emanuel Dimas de Melo Pimenta © ASA Art and Technology

www.asa-art.com

www.emanuelpimenta.net

Todos os direitos reservados. Nenhum texto, fragmento de texto, imagem ou parte desta publicação poderá ser utilizada com objectivos comerciais ou em relação a qualquer uso comercial, mesmo indirectamente, por qualqueis meios, electrónicos ou mecânicos, incluindo fotocópia, qualquer tipo de impressão, gravação ou outra forma de armazenamento de informa-ção, sem autorização prévia por escrito do editor. No caso do uso ser permitido, o nome do auto deverá ser sempre incluído.

(3)



CONHECIMENTO E NATUREZA emanuel dimas de melo pimenta 1995

Sir �erbert �ead costuma�a a��rmar �ue a hist�ria das pala�ras pode ser Sir �erbert �ead costuma�a a��rmar �ue a hist�ria das pala�ras pode ser uma boa cha�e para a compreensão da hist�ria das ideias.

Essa a��rmação ��cou especialmente clara �uando tratou das relações entre arte e biologia, traçando – num certo sentido – relações entre simetria e Natureza.

Nesse trabalho, já clássico, ele realiza um dos mais belos momentos da sua obra �uando relata a profunda impressão �ue um menino teria exercido sobre Leon Tolst�i ao re�elar subterrâneas ligações entre arte e crime.

Na�uele contexto, crime signi��ca�a um processo de transformação, desencadeado por um incontrolá�el acto. Arte signi��ca�a uma espécie de

artifício cultural.

Curiosamente as palavras natureza e conhecimento lançam a mesma raiz etimol�gica no Indo Europeu *gne ou *gno �ue passou ao Inglês �uase directamente como to know.

Outras pala�ras geradas por a�uela antiga raiz *gne foram génese e

(4)

Plínio ainda escreve a sua História Natural como sendo uma hist�ria da arte, ou do conhecimento.

A divisão simétrica entre conhecimento e Natureza parece acompanhar o processo de intensi��cação do uso da �isão. Assim, re�elando uma no�a realidade de figura e fundo, o conhecimento parece se re�elar en�uanto instrumento para decodi��car a Natureza, e não uma parte da pr�pria Natureza.

Essa l�gica �ai surgindo pontualmente, deixando mostrar também a�ui uma nítida relação com o modelo do punctuated equilibria formulado por Niles Elredge e Stephen Jay Gould: �eráclito, Arist�teles, Plínio, São Tomás de A�uino, Bacon, Newton, Darwin, Freud.

Em alguns casos, com personagens aparentemente contradit�rios.

�eráclito defendia �ue a Natureza ama�a se esconder – uma a��rmação �ue e�idencia uma obser�ação, em certo sentido, ainda pouco departamentalizada.

S�crates atingiria, certamente, um dos momentos mais sensí�eis do pensamento Ocidental ao �uestionar a natureza do pr�prio conhecimento, pois re�elar-se-ia en�uanto �uestionamento da natureza da pr�pria natureza.

(5)

5

CONHECIMENTO E NATUREZA emanuel dimas de melo pimenta 1995

Mas a Grécia Antiga não diferencia�a arte e técnica. Possuía apenas uma palavra para as designar: technoi �ue fundia em um único termo o sentido de

habilidade técnica e de arte como excelência �ue excede a técnica.

Por essa �ia, Arist�teles fazia uma a��rmação �ue poderia ser li�remente traduzida como «o conhecimento é imitação da Natureza», cristalizando uma possí�el relação simétrica e especular entre ambos.

São Tomás de A�uino resgataria o pensamento de Arist�teles, conduzindo os technoi à ars e habilmente incorporando um modus operandi à sua a��rmação. Uma contribuição �ue especializa a réplica especular sugerida pelo pensamento clássico.

Com a introdução da electricidade no século XX tem início uma profunda reversão sensorial e um novo modelo trans-simétrico toma lugar. É o �ue se estrutura en�uanto realidade virtual, uma expressão transconstrutiva.

Essa no�a tecnologia multi-sensorial le�a ao aparecimento de desconcertantes a��rmações para a �umanidade da primeira metade do século, mas �ue, certamente, não o seriam para a Antiguidade Clássica.

Por essa �ia, Werner �eisenberg a��rma�a – resgatando Emanuel Kant – �ue uma no�a forma de ver o mundo revelaria novas leis da natureza, indiciando uma no�a natureza processual. A relação especular ad�uire, então, dinâmica e turbulência.

(6)

Essa no�a relação é objecto de uma interessante metamorfose �uando há a mutação de escala planetária atra�és da cultura de comunicação de massa atra�és de satélites e computadores pessoais.

Não mais se trata do animismo clássico ou do sentido tardio do virtus utilizado até o século XVIII como fundamento de boa parte do pensamento cientí��co do Ocidente. Um pensamento para o �ual, por exemplo, a Lua teria uma virtude húmida, en�uanto o Sol uma virtude ígnea.

Virtual signi��ca, hoje, a estruturação de poderosas redes de comunicação

e informação �ue literalmente formatam relações humanas.

Essa nova realidade virtual instaura um modelo �ue poderíamos chamar trans-simétrico: uma combinação dinâmica de momentos simétricos, assimétricos e dissimétricos, simultaneamente.

Nos anos 1980 o Brasil mante�e uma média anual de destruição florestal de cerca de trinta e seis mil �uil�metros �uadrados. Surpreendentemente, a Índia foi o segundo país do planeta em desflorestamentos: uma média de �uinze mil �uil�metros �uadrados de destruição por ano. Isto signi��ca �ue, apenas na�ueles países, a cada dez anos, destruímos uma floresta do tamanho de um país como a Espanha!

A Europa publica, por ano, �uatro �ezes mais li�ros �ue a antiga União So�iética e �uase seis �ezes mais �ue os Estados Unidos.

(7)



CONHECIMENTO E NATUREZA emanuel dimas de melo pimenta 1995

Lenine, Agatha Christie e Walt Disney são os três autores literários mais traduzidos no mundo!

Os Estados Unidos possuem praticamente um aparelho de tele�isão para cada pessoa, dois aparelhos de rádio por habitante e cada duas pessoas possuem um aparelho telef�nico.

No Pa�uistão há um aparelho de tele�isão para cada sessenta pessoas, um aparelho de rádio para cada treze pessoas e um telefone para cada cento e trinta pessoas!

Surpreendentemente, algumas pessoas parecem não perceber o �ue esses dados catastr���cos – di�ulgados diariamente em jornais e tele�isões de todo o mundo – têm a �er com a formação de um modelo planetário �ue

redesenha a relação entre conhecimento e Natureza.

René Berger, em Science and Art: the New Golem, �uestiona: «Se as ciências cogniti�as têm um futuro, se elas representam de facto um cruzamento multidisciplinar le�ando a uma reestruturação de caminhos do conhecimento, ainda �ue com certas reser�as, é necessário não apenas �ue a dimensão metafísica seja tomada em consideração mas �ue ela se torne, como uma ultradisciplinaridade, a força motriz e a ��nalidade do futuro».

(8)

Para Ant�nio Damasio, «o delicado mecanismo de raciocínio é afectado pela emoção», alertando assim, para a no�a importância da emoção en�uanto parte do pr�prio raciocínio – uma separação, antitética e simétrica, historicamente coincidente com a referência especular entre conhecimento e Natureza.

John Cage obser�ou essa mutação na música. Para ele tudo era parte dinâmica da pr�pria Natureza.

John Cage e Merce Cunningham quebraram a relação especular de simetria imposta para música e dança durante milhares de anos, realizando na dança uma transformação certamente tão importante �uanto o foi a identi��cação da poesia como algo independente do canto, na Grécia Antiga.

Para John Wheeler, «amanhã teremos aprendido e expressado toda a física na linguagem da informação».

Lewis Thomas dizia �ue sempre ti�emos um bom palpite acerca de nossa origem: «do mais antigo idioma conhecido, a língua Indo Europeia, tiramos a palavra terra – *dhghem – e a transformamos em húmus e humano; mas também em humilde».

(9)

9

CONHECIMENTO E NATUREZA emanuel dimas de melo pimenta 1995

Referências

Documentos relacionados

do na Bacia do Ibicui de 1982 a 1985, foram estudados e identifica dos como Leporinus striatus Kner, 1859 e seus dados mer;sticose mor fométricos comparados com os da

Nesse caso a gente pensou como duas perguntas, um para resolver a queda do cabelo da cliente, a gente pensou que seria interessante que a cliente ir ao médico nesse caso pra

Tabela 3 – Colonização micorrízica, número mais provável de propágulos infectivos (NMP) de FMA cm -3 de solo e número de esporos em 1 g de solo, em duas áreas do núcleo de

Segundo o ARTIGO 4, a entidade patronal tem de informar os respectivos funcionários dos riscos existentes no local de trabalho, fornecer Equipamentos de Protecção Individual

Este trabalho é um estudo de História da Educação Piauiense abordando, especificamente, a 

O “Progetto Rientro in Veneto” teve muita importância a partir do ano 2000 no sentido de tentar viabilizar o rientro dos oriundos vênetos e de seus descendentes;

Foi fundada a 10 de janeiro de 1949, por um grupo de abnegados radioamadores, e já atingiu 64 anos de atividades, sempre procurando congregar os radioamadores

Cada kit Mercodia Glucagon ELISA (10-1271-01) contém um selador de placa e reagentes para 96 poços, suficiente para 42 amostras e uma curva de calibração em duplicado!. Para uma série