• Nenhum resultado encontrado

FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS BAHIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS BAHIA"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

BAHIA

PROPOSTA PARA O XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

25, 26, 27 e 28 de OUTUBRO DE 2011

(2)

XII ENEJA- 25 A 28 DE MAIO DE 2011

SALVADOR- BAHIA

Órgão/Entidade Proponente:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

CNPJ:

Endereço:

Cidade: UF: CEP: (DDD) Telefone: (DDD) Fax: E.A: Conta corrente: Banco: Agência: Praça de

Pagamento:

Do (s) Responsáveis: CPF:

CI/Órgão Exp.: Cargo: Função: Matrícula:

Endereço Residencial: CEP:

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Título:

ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- XII ENEJA

Execução:

25 a 28 de outubro de 2011

Identificação do Objeto

Realização do XII Encontro Nacional de Educação de Jovens Adultos em Salvador- Bahia Objetivo(s)

Realizar no Estado da Bahia o XII ENEJA, o qual visa discutir o cenário da educação de jovens e adultos pós CONFINTEA VI, no momento da instituição do Plano Nacional de Educação (PNE) - 2011 a 2012 -, identificando os avanços, desafios e estratégias de luta para construir coletivamente ações que resultem em uma efetiva participação dos Fóruns de EJA do Brasil nas políticas públicas, no sentido de consolidar o direito e reconfigurar o campo da EJA à Educação Popular através da discussão colegiada.

(3)

Descrição Sucinta

Realização do XII Encontro Nacional de Educação de jovens e Adultos (XII ENEJA) envolvendo 600 Delegados dos 26 Fóruns Estaduais de EJA e um Distrital, em Salvador, no período de 25 a 28 de outubro de 2011, com a realização de uma Conferência, Painéis, Mesas Temáticas, Grupos de Estudo e Plenárias Temáticas e Plenária Final visando construir coletivamente ações que resultem em uma efetiva participação do movimento nas políticas públicas para EJA no país, no sentido de consolidar o direito e reconfigurar o campo da EJA vinculado a Educação Popular no contexto da instituição do Plano Nacional de Educação para o período de 2010 a 2011.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Apresentação

Os Fóruns de Educação de Jovens e Adultos (EJA) constituem-se como espaços de encontro e mobilização dos diferentes segmentos que atuam na EJA na defesa do direito à educação o que acontece, por excelência, nos Encontros Nacionais de Educação de Jovens e Adultos (ENEJA).

O ENEJA é um espaço para “criar instrumentos de pressão política, que influenciem nas políticas públicas de educação de jovens e adultos nos âmbitos municipal, estadual e federal” (ENEJA. II, 2000, p.03). O XII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos será realizado na Bahia, no período de 25 a 28 de outubro de 2011, tendo o Fórum EJA Bahia como articulador do evento.

A realização deste Encontro, com a participação de 600 (seiscentos) delegados, representantes dos diversos segmentos que compõem os Fóruns estaduais e distrital de EJA, tem como objetivo discutir a Educação de Jovens e Adultos no Brasil pós a VI

(4)

Conferência Internacional de Educação de Adultos (CONFINTEA VI), realizada em 2009. A CONFINTEA VI, evento de grande relevância para o campo em questão, proporcionou uma mobilização social, política e pedagógica dos Fóruns de EJA e demais instituições atuantes na modalidade culminando no documento Marco de Ação de Belém.

Consubstanciado pelos encaminhamentos apresentados no Marco de Ação de Belém (CONFINTEA VI), o XII ENEJA reitera o papel crucial da Educação de Jovens e Adultos frente aos desafios econômicos, sociais e políticos da contemporaneidade e organiza os seus debates e reflexões em torno da emergência de uma maior valorização da EJA.

Outros importantes momentos marcaram as discussões da EJA, a saber: o III Seminário Nacional de Formação de Educadores de EJA; a Conferência Nacional de Educação (CONAE); a instituição da Cátedra da UNESCO de Educação de Jovens e Adultos, realizados no ano de 2010, nos quais a EJA conquistou um importante espaço com destaque para a participação dos representantes dos Fóruns de EJA.

Insere-se no campo da política da EJA, também, a Agenda Territorial Integrada de Alfabetização e EJA e os Centros de Documentação e Memória de EJA, como propostas a serem concretizadas no momento atual, a partir de um esforço conjunto entre o MEC, Universidades, Institutos Federais de Educação, Movimentos Sociais e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

No momento presente, ano de 2011, tramita no País o Plano Nacional de Educação o que vem requerendo a atuação dos Fóruns de EJA no intuito de garantir a transformação da situação da Educação de Jovens e Adultos no cenário nacional, ainda caracterizada, no que se refere a Educação Escolar, pela inadequação da oferta e pelos altos índices de analfabetismo entre os jovens e adultos trabalhadores.

Embora reconhecendo os avanços importantes em relação a EJA, se comparado às ações anteriormente implementadas, no que tange a alocação de recursos, inclusão no FUNDEB (ainda que com diferenciações do custo aluno regular), aberturas de editais

(5)

voltados para a formação de professores, a inclusão no Plano Nacional do Livro Didático e outras medidas na direção das políticas públicas, ainda estamos distantes de alcançarmos o desejável na efetivação do direito.

Assim, considerando a importância e os impactos que historicamente têm causado os ENEJAS para o fortalecimento e qualificação da EJA, em nível local e regional, bem como da posição conquistada pelos Fóruns na avaliação e proposição das políticas nacionais voltadas para a EJA, é que apresentamos ao MEC a demanda pela captação de recursos destinados a cobrir as despesas para os 600 (seiscentos) participantes – convidados e delegados vindos de todos os Estados para participar do XII ENEJA na Bahia.

Justificativa

O contexto do XII ENEJA encontra-se em um período de pós CONFINTEA que caracterizou-se em um importante momento histórico para o Brasil já que 156 Estados-membro da UNESCO, representantes de organizações da sociedade civil entre outros, participaram e deliberaram sobre os avanços relativos a aprendizagem de jovens e adultos em nível mundial. Além disso, observa-se a realização de importantes eventos como o III Seminário Nacional de Formação de Educadores de EJA e a Conferência Nacional de Educação (CONAE), na qual a EJA conquistou um importante espaço através da participação dos representantes do fórum, (ainda que na condição de observadores) e da inclusão de um artigo no eixo VI da CONAE ( Justiça social,educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade) que trata especificamente da modalidade. Foi instiuída a Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos no município de João Pessoa ( PB) que vem promovendo eventos relacionados à formação de educadores , divulgando publicações, documentações, debates e pesquisas, no campo da EJA. O processo preparatório para o

(6)

XII ENEJA ocorre em meio à instituição do Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2011 a 2020.

Podemos, a partir dessas colocações, ratificar os avanços que a EJA tem feito em relação às políticas públicas de Educação no Brasil. A oferta de cursos em nível de extensão e especialização através da parceria das Universidades com a SECAD constituem-se em mais um exemplo do crescimento da EJA no cenário educacional brasileiro.

Portanto, é com grande expectativa que esperamos contribuir para que o XII ENEJA se constitua enquanto lócus privilegiado de debates, diálogos, trocas de experiências e exercício crítico da realidade atual da Educação de Jovens e Adultos em todo o Território Nacional. Tudo isso em meio à liberdade de expressão, idéias contra-hegemônicas e diversidade de concepções teórico-metodológicas consequentes dos distintos segmentos e sujeitos que se fazem presentes.

Objetivos Geral

Realizar no Estado da Bahia o XII ENEJA, o qual visa discutir o cenário da educação de jovens e adultos pós CONFINTEA VI, no momento da instituição do Plano Nacional de Educação (PNE) - 2011 a 2012 -, identificando os avanços, desafios e estratégias de luta para construir coletivamente ações que resultem em uma efetiva participação dos Fóruns de EJA do Brasil nas políticas públicas, no sentido de consolidar o direito e reconfigurar o campo da EJA à Educação Popular através da discussão colegiada.

(7)

Específicos

Discutir a política publica da EJA e incidir no Plano Nacional de Educação - PNE 2011 a 2020

Identificar as e as proposições dos Fóruns de EJA no campo da política publica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil

Fortalecer o espaço de luta e resistência dos Fóruns de EJA pela efetivação do direito à educação para os jovens e adultos trabalhadores.

. Metodologia

A programação do XII ENEJA vem sendo construída pelos Fóruns de EJA do Brasil a partir do acumulo das discussões e dos balanços realizados nas reuniões de representantes, nos Encontros Estaduais e Regionais e nos ENEJAS já realizados. Essas contribuições a serem sistematizadas em um Documento Nacional, produzido a partir dos Encontros Regionais de Educação de Jovens e Adultos, se constitui na referência para a definição da proposta a ser concretizada nesse Encontro, desdobramentos dos indicativos do XI ENEJA realizado em 2009, em Belém do Pará.

O XII ENEJA como locus privilegiado de debates, diálogos, trocas de experiências e exercício crítico da realidade atual da Educação de Jovens e Adultos, em todo o Território Nacional, ocorre em meio à liberdade de expressão, idéias contra-hegemônicas e diversidade de concepções teórico-metodológicas conseqüentes dos distintos segmentos e sujeitos que se fizerem presentes.

Assim, pretende-se que o Encontro se constitua como um espaço de interlocução em que todos os participantes possam refletir sobre o papel dos Fóruns de EJA, sobre a qualidade da participação dos Fóruns na definição da política pública da EJA no País. Para tanto, as contribuições de pesquisadores no campo da EJA, da Educação Popular, bem

(8)

como da consciência e da emancipação humana se impõem como possibilidade de uma aproximação maior à realidade da EJA.

PROGRAMAÇÃO 25 a 28 de outubro de 2011

Salvador / Bahia

TEMA: A Educação de Jovens e Adultos no cenário da Sexta Conferência Internacional de Educação ao Plano Nacional de Educação (PNE 2011 a 2020): avanços, desafios e estratégias de lutas dos Fóruns de EJA

.

25/10/2011 – TERÇA-FEIRA

12h às 18h 18h30 19h às 19h30 20 h

Recepção das Delegações / Credenciamento no Hotel

Acolhida / Momento Cultural

Abertura / Mesa

1. Representante do MEC 2. Governo do Estado da Bahia

3. Secretaria de Educação do Estado da Bahia 4. Instituto Federal Baiano

5. Universidade do Estado da Bahia 6. Universidade Federal da Bahia

7. Secretaria de Educação e Cultura Esporte e Lazer de Salvador 8. Representante dos Fóruns de EJA na CNAEJA

9. Representante dos Educadores de EJA 10. Representação do Fórum EJA Bahia 11. Representante dos Educandos de EJA 12. Representante dos Movimentos Sociais

Conferência

Educação de Jovens e Adultos: entre o marco da Cidadania e da Emancipação Humana.

Conferencista

Newton Duarte – Professor Doutor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) / Campus de Araraquara.

(9)

22 h

Ou

Ivo Tonet - Professor Doutor da Universidade Federal de Alagoas. Tem se debruçado no campo da Educação com a temática: Educação Cidadania Emancipação Humana

Comentador

Sandra Marinho Siqueira – Professora Doutora da Universidade Federal da Bahia / Fórum EJA Bahia.

Reunião dos Representantes dos Fóruns Estaduais e Distrital Reunião da Comissão de Relatoria

Reuniões (MOVA/RAAAB/Sistema S) Coquetel ou Jantar

26/10/2011 – QUARTA-FEIRA

8h às 8h30 8h30 às 10h 10h15 às 12h Momento Cultural Participação dos Fóruns Mesa Temática

Balanço Político organizativo do XI ENEJA (proposições) e dos EREJAS

Intervenientes

Representante por Região

Mesa Redonda

A Política Pública de EJA: Da Sexta Conferência Internacional de Educação ao Plano Nacional de Educação (PNE 2011 a 2020) Expositores

Carlos Abicalil - Secretário de Articulação dos Sistemas de Ensino do Ministério da Educação.

Maria Clara Di Pierro - Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo / Fórum EJA São Paulo.

(10)

14h às 16h

16h30 às 19h

Timothy Ireland – Professor Doutor Universidade Federal da Paraíba / UNESCO

Claudia Pereira Dutra – Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.

Coordenador

Edna Castro de Oliveira (UFES) – Professora Doutora Universidade Federal Espírito Santo / Coordenadora GT de EJA da ANPED / Membro Fórum EJA Espírito Santo.

Eixos Temáticos / Grupos de Trabalho por Região

No cenário da pós CONFINTEA VI ao Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020) as preocupações e proposições de cada região em relação à EJA e as temáticas:

1. Jovens e Adultos: diversidade e lugar de classe

2. Formação de Professores (Seminário Nacional de Formação e os Editais do MEC relativos aos Cursos de Formação).

3. Gestão, recursos e financiamento 4. Políticas intersetoriais

5. Programas de Alfabetização (PBA e outros) 6. Sistema Prisional

7. Educação Especial

8. Educação do Campo (PRONERA e outros programas)

9. EJA e Educação Profissional (Enfatizando PROEJA PROJOVEM e outros programas

10. Agenda Territorial Integrada de Alfabetização e EJA 11. Programa Nacional do Livro Didático

12. Centro de Referência e Memória de EJA

Plenária Temática

No cenário da pós CONFINTEA VI ao Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020) as preocupações e proposições de cada região em relação à EJA e as temáticas:

1. Jovens e Adultos: diversidade e lugar de classe

(11)

20h

os Editais do MEC relativos aos Cursos de Formação). 3. Gestão, recursos e financiamento

4. Políticas intersetoriais

5. Programas de Alfabetização (PBA e outros) 6. Sistema Prisional

7. Educação Especial

8. Educação do Campo (PRONERA e outros programas)

9. EJA e Educação Profissional (Enfatizando PROEJA PROJOVEM e outros programas

10. Agenda Territorial Integrada de Alfabetização e EJA 11. Programa Nacional do Livro Didático

12. Centro de Referência e Memória de EJA

Relatores

Representantes por Região Coordenador

Maria de Nazaré Correia da Silva – Professora UEA / Fórum EJA Amazonas

Tenda de Saberes e Experiências em EJA / Momento Cultural em Salvador

Reunião dos Representantes dos Fóruns Estaduais e Distrital Reunião da Comissão de Relatoria

Reuniões (MOVA/RAAAB/Sistema S e outros)

27/10/2011 – QUINTA-FEIRA

8h às 8h30 8h30 às 10h

Momento Cultural: Delegações Mesa Temática

Configuração do campo da EJA sob os olhares dos educandos e dos educadores

Expositores

Luiz Gonzaga – Professor Doutor da Universidade Federal da Paraíba / Fórum EJA Paraíba

Maria Gorete Rodrigues de Amorim Lopes – Professora da EJA / Professora Universidade Federal de Alagoas / Fórum EJA Alagoas.

(12)

10h15 às 12h15

Educando (Indicação coletiva nacional – sugestão representante da Região Norte)

Educador (Indicação coletiva nacional)

Debatedor

Marinaide Freitas – Professora Doutora da Universidade Federal de Alagoas / Fórum EJA Alagoas

Painel

Educação de Jovens e Adultos, mobilização e participação da Sociedade Civil: Qual o lugar dos Fóruns de EJA neste cenário? Intervenientes

Sérgio Haddad - Coordenador-Geral da ONG Ação Educativa e Diretor Presidente da Fundação Fundo Brasil de Direitos Humanos / Membro da CNAEJA e do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social da Presidência da República. Ou

Pedro de Carvalho Pontual - Assessor Especial no Gabinete Pessoal da Presidente da República / Conselho de Educação de Adultos da América Latina

Maria de Fátima Urpia – Professora da Universidade do Estado da Bahia / Fórum EJA Bahia

Fernanda Rodrigues Silva – Universidade Federal de Minas Gerais / Fórum EJA MG

Ou

Luiz Olavo Fonseca Ferreira – Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de BH / Fórum EJA MG.

Queila Costa Alves – Fórum EJA Rio de Janeiro Mirian Patrícia Burgo - Fórum EJA Pernambuco

(13)

14h às 16h

16h30 às 18h

20h

Debatedor

Jaqueline Pereira Ventura – Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense / Fórum EJA Rio de Janeiro.

Eixo Temático / Grupos de Trabalho por Segmentos

Fóruns de EJA: fortalecendo o espaço de luta e resistência na garantia dos direitos dos sujeitos da EJA – articulação, mobilização, ocupação, resistência e produção.

Plenária

Desafios e Proposições dos Fóruns nas Políticas Públicas de EJA Relatores

Representantes dos Segmentos Coordenador

Maria Margarida Machado – Professora Universidade Federal de Goiás / Fórum EJA Goiás

Confraternização

Jantar / Noite Cultural (samba de roda, capoeira, divulgação de livros e revistas, recital de poesia

Tenda de Saberes e Experiências em EJA / Momento Cultural em Salvador

Reunião dos Representantes dos Fóruns Estaduais e Distrital Reunião da Comissão de Relatoria

28/10/2011 –SEXTA-FEIRA

8 às 13h 13h

Plenária Final Coordenadora

Liana Borges – Fórum EJA Rio Grande do Sul

Analise da Silva - Professora Doutora da UFMG / Fórum EJA Minas Gerais

(14)

Translado para Aeroporto e Rodoviária

Público Beneficiário:

Os Fóruns de EJA têm em sua composição diferentes segmentos – Universidades, Secretarias de Educação, Movimentos Sociais, ONGs, Sistema S, Entidades Sindicais. Professores, Alunos, dentre outros. Assim, deverão participar do XII ENEJA 600 (seiscentos) delegados de todos os Estados do Brasil representando os 26 Fóruns estaduais, 01 Distrital, convidados e palestrantes com especialização nas temáticas abordadas no encontro. Ressalta-se que dentre os delegados e convidados que participarão do ENEJA pretende-se garantir que educandos e educadores tenham participação cada vez mais efetiva na discussão da EJA.

Maria de Fátima Mota Urpia Sandra Marinho Siqueira Coordenação do Fórum EJA Bahia

ANEXO I

(15)

Título:

ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- XII ENEJA

Execução:

25 A 28 DE OUTUBRO DE 2011

Identificação do Objeto

Realização do XII Encontro Nacional de Educação de Jovens Adultos em Salvador- Bahia para um quantitativo de seiscentas pessoas representantes dos diversos segmentos que atuam na EJA.

COORDENAÇÃO DO FÓRUM EJA

Maria de Fátima Mota Urpia - fatimaurpia@hotmail.com

Sandra Maria Marinho Siqueira - sansiqha@yahoo.com.br .

Descrição Sucinta

Realização do XII Encontro Nacional de Educação de jovens e Adultos (XII ENEJA) envolvendo 600 Delegados dos 26 Fóruns Estaduais de EJA e um Distrital, em Salvador, no período de 25 a 28 de outubro de 2011, com a realização de uma Conferência, Painéis, Mesas Temáticas, Grupos de Estudo e Plenárias Temáticas e Plenária Final visando construir coletivamente ações que resultem em uma efetiva participação do movimento nas políticas públicas para EJA no país, no sentido de consolidar o direito e reconfigurar o campo da EJA vinculado a Educação Popular no contexto da instituição do Plano Nacional de Educação para o período de 2010 a 2011

ANEXO II

ORGANIZAÇÃO DO XII ENEJA Datas/

Turnos 1º dia 2º dia 3º dia 4º dia Manhã Translado dos

delegados. 6:00 às 7:30 Café 8:00 às 12:00 Programação a ser definida 6:00 às 7:30 Café 8:00 às 12:00 Programação a ser definida 6:00 às 7:30 Café 8:00 às 12:00 Programação a ser definida

(16)

pelo coletivo do Fórum EJA Brasil pelo coletivo do Fórum EJA Brasil pelo coletivo do Fórum EJA Brasil ALMOÇO 12:00 às 13:30(2) 12:00 às 13:30(4) 12:00 às 13:30(6) Tarde 12:00 Check in Credenciamento dos delegados e orientações sobre a programação do evento 13:30 às 18:00 Programação a ser definida pelo coletivo do Fórum EJA Brasil 13:30 às 18:00 Programação a ser definida pelo coletivo do Fórum EJA Brasil Check out Traslado dos delegados. JANTAR 18:00 às19:30 (1) 18:00 às19:30(3) 18:00 às19:30 (5) Noite 18:00 às 22:00 Abertura do Encontro 19:30 às 22:00 Programações culturais 19:30 às 22:00 Programações culturais Traslado dos delegados. ANEXO III ORÇAMENTO HOSPEDAGEM PERÍODO N° PESSOA N° DIÁRIAS TOTAL

DIÁRIAS VALOR UNID. VALOR TOTAL Dia 25/10 (Quarta-feira) 600 1 600 R$ 90,00 R$54.000 Dia 26/10 (Quinta-feira) 600 1 600 R$ 90,00 R$54.000 Dia 27/10 (Sexta- Feira) 600 1 600 R$ 90,00 R$54.000 Dia 28/10 (Sábado) --- --- --- TOTAL R$162.000,00 ALIMENTAÇÃO

(17)

PESSOAS ALMOÇOS ALIMENTAÇÃO UNID. TOTAL Dia 25/10 (Quarta-feira) 600 000 600 600 R$ 38,00 R$ 22.800,00 Dia 26/10 (Quinta-feira) 600 600 600 1.200 R$ 38,00 R$ 45.600,00 Dia 27/10 (Sexta- Feira) 600 600 600 1.200 R$ 38,00 R$ 45.600,00 Dia 28/10 (Sábado) 600 600 000 600 R$ 38,00 R$ 22.800,00 Total Alimentação R$ 136.800,00

TOTAL Alimentação e Hospedagem R$ 298.500,00 * Acrescido 5% de ISS sobre as tarifas;

Maria de Fátima Mota Urpia Sandra Marinho Siqueira Coordenação do Fórum EJA Bahia

Referências

Documentos relacionados

As concepções presentes nessas publicações, segundo SOARES (1996), eram: o investimento na educação como solução para problemas da sociedade; o alfabetizador

Decomposição em fatores primos m.m.c. – determinação pela regra prática Problemas Números fracionários Leitura de frações Tipos de frações Frações equivalentes

A dose de propofol de 20 mg/kg que foi testada é recomendada para procedimentos clínicos e coletas de amostras biológicas em Lithobates catesbeianus, visto que

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

9º, §1º da Lei nº 12.513/2011, as atividades dos servidores ativos nos cursos não poderão prejudicar a carga horária regular de atuação e o atendimento do plano de metas do

O(a,as,s) ADQUIRENTE(S) se compromete(m) a não contratar com terceiros, por iniciativa própria, para a execução de qualquer serviço na unidade autônoma (mesmo que seja,

O Conselho Fiscal da Associação dos Reformados da Galp Energia, no exercício das competências que lhe são atribuídas pelas disposições legais e estatutárias,

Para melhorar a eficácia no combate às formigas cortadeiras em sistemas de iLPF, deve-se levar em conta as espécies predominantes desse inseto na região, as espécies vegetais