• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE BARRETOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE BARRETOS"

Copied!
50
0
0

Texto

(1)

E D I T A L

TOMADA DE PREÇOS Nº 02/2020 PROCESSO SAAEB 143/2020

ABERTURA

1. PREÂMBULO

1.1 A Comissão de Licitações do SAAEB, nomeada pela Portaria nº 4505, de 05 de julho de 2019, responsável pelo processo Licitatório em epígrafe, torna pública a Abertura de Licitação na modalidade TOMADA DE PREÇOS, do tipo “Menor Preço” que objetiva a contratação de empresa de engenharia especializada na Execução de 01 reservatório metálico com capacidade de 2.200 m³, compreendendo a elaboração do projeto de fundação, fornecimento e instalação dos materiais necessários para adequada execução para obras no Sistema de Abastecimento de Água na Avenida S 2, Amália Garcia Sousa S/N (Área Institucional do Bairro San Diego), Barretos/SP, conforme anexo I deste edital.

1.2 Poderão participar desta Licitação os interessados que atenderem todas as condições de habilitação previstas na Lei nº 8666/93 e as constantes deste Edital.

1.3 Os envelopes I e II, contendo os documentos e propostas das Licitantes, deverão ser protocolados na sala da Comissão de Licitações, situada à Rua 30 nº 220, 1º andar, até as 13:30 horas do dia 07/02/2020, por portador da Licitante, não sendo aceita qualquer outra forma de recebimento dos envelopes, e não se aceitando justificativas de atraso devido a problemas de trânsito ou de qualquer outra natureza. A sessão de abertura terá início pontualmente às 14:00 horas, na sala de reuniões do SAAEB.

2. DO OBJETO

2.1 Execução de 01 reservatório metálico com capacidade de 2.200 m³, compreendendo a elaboração do projeto de fundação, fornecimento e instalação dos materiais necessários para adequada execução para obras no Sistema de Abastecimento de

(2)

Água na Avenida S 2, Amália Garcia Sousa S/N (Área Institucional do Bairro San Diego), Barretos/SP, conforme anexo I – Termo de referência

2.1.1 O edital completo, instruído de seus anexos, poderá ser obtido pelo site www.saaeb.com.br.

2.2 A duração do contrato será de 12 (doze) meses, contados a partir de sua assinatura.

3. DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

3.1 Esta licitação está aberta a todas as empresas nacionais, que se enquadrem nos ramos de atividades pertinentes à plena execução dos serviços constantes do objeto da presente, e atendam as condições exigidas neste edital.

3.2 Será também aceita a participação das licitantes que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento, apresentando para a Comissão Permanente de Licitações, até o terceiro dia anterior à data de recebimento das propostas toda a documentação relacionada nos itens 5.1.1, 5.1.2 e 5.1.3., 5.1.4 e 5.1.5

3.3 Não poderão participar da licitação, empresas enquadradas nos seguintes casos:

3.3.1 Estejam em processo de falência ou insolvência civil;

3.3.2 Tenham sido declaradas impedidas de licitar/contratar com a Administração Pública;

3.3.3 Tenham sido declaradas inidôneas por qualquer Órgão Público da Administração, direta ou indireta, da esfera Federal, Estadual ou Municipal, de acordo com a Lei 8.666/93, art. 87, inc. IV, e que não tenham restabelecido a idoneidade.

3.4 As empresas somente poderão participar isoladamente, sendo vedada a constituição de Consórcios.

(3)

4.1 As empresas interessadas em participar desta licitação deverão efetuar Visita Técnica ao SAAEB, para tomar conhecimento das condições específicas locais, relacionadas ao cumprimento das obrigações do objeto do presente edital, que deverá

ser realizada nos dias úteis de funcionamento da repartição no horário das 08h00 as 11h00 e das 13h00 as 17h00, até o dia útil anterior ao recebimento dos envelopes.

4.2 A visita técnica deverá ser previamente agendada no setor de Engenharia pelo telefone 17-33215300 – ramal 5314 ou pelo e-mail taynalucatti@gmail.com e deverá ser realizada por intermédio de representante da licitante devidamente credenciado pela mesma.

4.3 Por ocasião da visita, o representante da licitante deverá comparecer com documento de credenciamento, acompanhado da procuração (cópia autenticada) do outorgante. O Atestado de Visita Técnica será fornecido e assinado pelo representante do SAAEB, devendo esse documento ser anexado aos de Habilitação da Licitante.

5. DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

5.1 No Envelope 1 - DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO, deverão ser incluídos os documentos a seguir discriminados, em original ou por qualquer processo de cópia autenticada por cartório competente ou servidor autorizado do SAAEB, ou publicação em órgão da imprensa oficial, conforme determina o art. 32 da Lei 8.666/93. O SAAEB não efetuará autenticação de documentos no dia da entrega dos envelopes, bem como após a sua entrega.

5.1.1 Na hipótese da licitante ser a matriz, todos os documentos deverão estar em nome da matriz, e no caso de ser a filial, todos os documentos deverão estar em nome da filial, exceto aqueles documentos que, pela própria natureza, comprovadamente, forem emitidos somente em nome da matriz.

5.1.2 DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO JURÍDICA

(4)

B - Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor consolidado, se o mesmo for suficiente para garantir as informações necessárias, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais e, no caso de sociedade por ações, acompanhados de documentos da eleição dos seus administradores;

C - Documento de eleição dos atuais administradores, tratando-se de sociedades por ações, acompanhados da documentação mencionada no subitem B deste item.

D - Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de Diretoria em exercício;

E - Declaração, em papel timbrado da licitante, assinada pelo seu representante legal, de que a licitante obedece às disposições do inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição Federal, em cumprimento ao estabelecido no inciso V do artigo 27 da Lei nº 8.666/93, sobre a proibição de emprego de menores de 18 anos em atividades noturnas, perigosas e insalubres, tendo em conta a mão-de-obra a ser empregada no objeto desta licitação (Anexo V);

F - As microempresas e empresas de pequeno porte deverão apresentar declaração, junto com os documentos de habilitação jurídica, informando que continuam enquadradas no Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresas de Pequeno Porte, Lei Federal 123/2006, com as alterações posteriores, sob as penas da Lei no caso de falsa informação (Anexo IV)

G - Atestado de Visita Técnica, assinado pelo SAAEB, conforme item 4 deste edital.

H - Certificado de Registro Cadastral - CRC, expedido pelo SAAEB até o 3º dia anterior a data do recebimento dos envelopes, de acordo com o paragrafo 2º, Artigo 22 da Lei 8666/93.

5.1.3 DOCUMENTAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

a) Certidão negativa de falência e concordata expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica;

(5)

- Certidão negativa de recuperação judicial ou extrajudicial expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica;

- Nas hipóteses em que a certidão encaminhada for positiva, deve o licitante apresentar comprovante da homologação/deferimento pelo juízo competente do plano de recuperação judicial/extrajudicial em vigor.

5.1.4 DOCUMENTAÇÃO DE REGULARIDADE FISCAL

A - Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ/MF;

B - Prova de Regularidade para com a Fazenda Federal (certidões de Créditos Tributários Federais e da Dívida Ativa da União), Estadual (Dívida Ativa) e Municipal (ISS) ou outra prova equivalente na forma da lei;

C - Prova de regularidade relativa a Seguridade Social (INSS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei, ou certidão única que contemple a regularidade das contribuições previdenciárias e de terceiros;

D - Prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);

E - Prova de Inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver.

F - CNDT (Certidão Negativa ou Positiva com Efeito de Negativa de Débitos Trabalhistas);

G - Certificado de Registro Cadastral - CRC, expedido pelo SAAEB até o 3º dia anterior a data do recebimento dos envelopes, de acordo com o paragrafo 2º, Artigo 22 da Lei 8666/93

H - A comprovação de regularidade fiscal e trabalhista das microempresas e empresas de pequeno porte somente será exigida para efeito de assinatura do Contrato.

H1 - As microempresas ou empresas de pequeno porte, por ocasião da participação neste certame, deverão apresentar toda a documentação exigida para fins de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição.

(6)

H2 - Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal e trabalhista das microempresas e empresas de pequeno porte (art. 43 da Lei Complementar Federal 123/06), será assegurado o prazo de 05 (cinco) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que a licitante for declarada vencedora do certame, prorrogáveis por igual período, a critério do SAAEB, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

H3 - A não-regularização da documentação, no prazo previsto no item G2 retro, implicará na decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei Federal 8.666/1993, sendo facultado ao SAAEB convocar as licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do Contrato, ou revogar a licitação.

5.1.5 QUALIFICAÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL

5.1.5.1 Certidão de Registro de Pessoa Jurídica na entidade profissional competente - CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) atualizada, em nome da empresa.

5.1.5.2 Certidão de Registro na entidade profissional competente - CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) - atualizada do(s) seu(s) responsável(s) técnico(s), com no mínimo 01 (um) com formação em Engenharia Civil, Mecânica ou Hidráulica.

5.1.5.3 Atestado(s) expedido(s) por pessoa(s) jurídica(s) de direito público ou privado em nome da empresa, comprovando a execução dos serviços, equivalentes ou superiores a 50 % (cinquenta por cento), similares e compatíveis com o objeto desta licitação, devendo neles constar às quantidades, prazos e características dos serviços (Súmula 24 do TCESP e art. 30 da Lei). T, consideradas as parcelas do objeto da maior relevância, como segue, já na quantidade de 50% (cinquenta por cento) do objeto

5.1.5.4 Execução de serviços de montagem e/ou instalação e/ou fabricação de reservatório metálico, para água tratada e/ou potável, com capacidade de 1.100m³.

(7)

5.1.6 QUALIFICAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL.

5..1.7 Atestado(s) de capacidade técnico profissional, com apresentação de CAT (Certidão de Acervo Técnico), conforme Súmula 23 do TCESP e vínculo profissional. Consideradas as parcelas do objeto de maior relevância como segue:

5.1.7.1 Execução de serviços de montagem e/ou instalação e/ou implantação de reservatório metálico, para água tratada e/ou potável

5.1.7.2 O (s) profissional (is) detentor do(s) atestado(s) de responsabilidade técnica deverá(ão) fazer parte do quadro permanente da empresa na data da apresentação da proposta e dos documentos de habilitação e comprovará sua vinculação com a empresa mediante da inclusão de seu nome no quadro de Responsáveis Técnicos pela empresa e, caso o Responsável Técnico não seja sócio, o vínculo do mesmo deverá ainda ser comprovado através de cópia autenticada da ficha de registro de empregado e/ou contrato de trabalho e/ou contrato de prestação de serviços.

5.2 - ENVELOPE II - PROPOSTA DE PREÇOS

5.2.1 - Disposições Gerais

A proposta comercial deverá ser formulada em papel timbrado (Razão Social e CNPJ), mecanicamente impressa em língua portuguesa, sem rasuras, emendas ou entrelinhas, datada e assinada, com identificação do representante legal do licitante, que a assinou.

A - Proposta de Preços, em reais (R$) , elaborada de acordo com o modelo constante do Anexo III deste edital, podendo inclusive ser utilizado esse modelo, devidamente preenchido, impressa, datada e assinada pelo representante legal da Licitante, contendo o PREÇO TOTAL proposto, com duas casas decimais, sem quaisquer emendas ou entrelinhas. A validade da Proposta deverá ser, no mínimo, de 60 (sessenta) dias a contar da data de sua apresentação.

O PREÇO TOTAL incluirá todos os recursos humanos e materiais necessários à perfeita execução do escopo definido no Termo de Referência (Anexo I), impostos, benefícios, encargos sociais e trabalhistas e BDI.

(8)

6. DOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

6.1 Habilitação das Licitantes

6.1.1 Os Documentos de Habilitação serão examinados pela Comissão Permanente de Licitações, em todos os quesitos. O exame observará os critérios descritos a seguir.

6.1.2 Não serão habilitadas as empresas que deixarem de apresentar quaisquer dos documentos solicitados no item 5.1 ou o fizerem de maneira incompleta ou incorreta.

6.1.3 Observadas as condições do parágrafo 3º do artigo 43 da Lei 8666/93, a Comissão de Licitações, a seu critério, poderá, a qualquer tempo, solicitar às Licitantes

ou a terceiros envolvidos esclarecimentos ou comprovação dos documentos apresentados, destinados a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, para o que fixará prazos.

6.1.4 A Comissão de Licitações poderá confirmar, através da Internet, a autenticidade das certidões apresentadas pelas licitantes.

6.1.5 Quando todas as Licitantes forem inabilitadas, o SAAEB poderá fixar às Licitantes prazo de 8 (oito) dias úteis para apresentação de nova documentação, escoimadas das causas responsáveis pelas inabilitações.

6.2 Julgamento das Propostas Comerciais

6.2.1 Uma vez habilitadas as licitantes, divulgado o resultado e decididos os recursos porventura interpostos, a Comissão de Licitações procederá à abertura das Propostas Comerciais das Licitantes classificadas.

6.2.2 Serão desclassificadas as propostas que não obedecerem às condições estabelecidas no edital; não estiverem assinadas pelos representantes legais ou autorizados; contiverem preços ilegíveis, ou seja, quando os preços não forem passíveis de leitura e entendimento; forem consideradas inexeqüíveis, não

(9)

apresentarem ou quando apresentarem em desacordo com o aqui estabelecido, quaisquer documentos exigidos neste Edital;

6.2.3 O critério de aceitabilidade dos preços propostos será o da compatibilidade com a estimativa prévia de preços que é de R$ 1.318.394,81 (um milhão trezentos e dezoito mil trezentos e noventa e quatro reais e oitenta e um centavos).

6.2.4 Os recursos para pagamento do objeto de que trata o presente contrato correrão à conta da seguinte dotação orçamentária: 04.06.17.512.0066.1.05 – 4.4.90.51.99

6.3 Classificação

6.3.1 Ocorrido no julgamento, empate entre duas ou mais propostas e havendo necessidade de desempate, após observado o disposto no art. 3º, parágrafo 2º, inciso II da Lei 8666/93, o desempate será procedido por meio de sorteio a fim de que se

obtenha ordem de classificação completa para as Propostas. O desempate será realizado em sessão pública, da qual será lavrada ata circunstanciada, assinada pelos membros da Comissão Especial de Licitação e pelas Licitantes que se fizerem presentes.

6.4 Adjudicação

6.4.1 O objeto desta Licitação será adjudicado à Licitante 1ª classificada pelas autoridades responsáveis pela homologação do processo.

6.4.2 Na eventualidade dos serviços não virem a serem contratados por desinteresse da Licitante Vencedora ou pelo não comparecimento para assinatura do termo de contrato, o SAAEB poderá adjudicar os serviços objeto desta Licitação, à Licitante detentora da Proposta classificada a seguir, observadas as mesmas condições ofertadas pela Licitante classificada em primeiro lugar.

6.4.3 Se ocorrer novamente o previsto no item anterior, poder-se-á adotar procedimento idêntico para as demais Licitantes classificadas.

(10)

7. DO PROCESSAMENTO DA LICITAÇÃO

7.1 No local, dia e hora aprazados para esta Licitação, reunir-se-ão os Membros da Comissão de Licitações do SAAEB e os representantes das licitantes que comparecerem, após sua identificação.

7.2 Se a Licitante enviar representante que não seja sócio gerente ou diretor, faz-se necessário o credenciamento por instrumento público (procuração) ou instrumento particular com firma reconhecida do outorgante, com menção expressa de que lhe confere amplos poderes para a desistência ou não de recursos contra a habilitação ou inabilitação. No caso de credenciamento a empresa Licitante deverá apresentar o formulário anexo, devidamente preenchido e assinado (Anexo VI).

7.3 Nenhum representante legal presente na sessão de abertura das propostas, ainda que legalmente constituído pelas licitantes, poderá participar representando mais de 01 (uma) licitante.

7.4 A ausência do representante legal ou a falta de seu credenciamento, não inabilitará ou desclassificará a licitante, mas a impedirá de se manifestar na sessão de abertura dos envelopes.

7.5 O documento de credenciamento deverá ser apresentado à Comissão Permanente

de Licitações fora dos Envelopes, no início da sessão.

7.6 Após a entrega dos envelopes pelas Licitantes não serão aceitos quaisquer adendos, acréscimos, supressões ou esclarecimentos sobre o conteúdo dos mesmos.

7.7 Os esclarecimentos, quando necessários e desde que solicitados pela Comissão Especial da Licitação, constarão obrigatoriamente da respectiva ata.

7.8 É facultado à Comissão Permanente de Licitações ou autoridade superior, em qualquer fase da licitação, promover diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo, vedada a inclusão de documento ou informação que deveriam constar originariamente da proposta.

(11)

7.9 Abertura dos Envelopes I - Documentos de Habilitação

7.9.1 Os trabalhos serão iniciados examinando-se os envelopes I – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO e II – PROPOSTA DE PREÇOS, que serão também rubricados pelos representantes devidamente credenciados.

7.9.2 Toda e qualquer manifestação das Licitantes durante a abertura do envelope referente aos documentos de habilitação envelopes constará da ata circunstanciada a ser lavrada.

7.9.3 Encerrada a sessão a Comissão Permanente de Licitação se reunirá para análise dos documentos.

7.9.4 Serão consideradas inabilitadas as Licitantes que não atenderem ou não preencherem as exigências do edital.

7.9.5 A Comissão Permanente de Licitações divulgará as Licitantes o aviso de habilitação e inabilitação através de publicação na página da Internet no endereço www.saaeb.com.br.

7.9.6 Os Envelopes II - Proposta de Preços, das Licitantes inabilitadas ficarão sob a guarda da Comissão de Licitação, até decorrido o prazo para interposição de recursos, ou após decisão sobre os mesmos, sendo as Licitantes comunicadas para sua retirada,

dentro do prazo a ser estipulado, caso não tenham sido aceitos os recursos eventualmente interpostos.

7.9.7 Na hipótese de todas as licitantes, presentes ou não, serem habilitadas, e havendo desistência expressa de apresentação de recursos, por parte de todos os representantes credenciados presentes, poderá ser convocada para início imediato, a sessão descrita no item seguinte. Havendo licitante que não se manifeste sobre a desistência de recursos, o prazo tratado pelo artigo 109 da Lei 8666/93 deverá ser respeitado.

(12)

7.10 Abertura dos Envelopes II - Proposta de Preços

7.10.1 Os Envelopes II - Proposta de Preços, das Licitantes classificadas na fase anterior, serão abertos no mesmo local, pela Comissão Permanente de Licitações, na data que será comunicada às Licitantes através de publicação nos mesmos órgãos da Imprensa Oficial, conforme item 7.9.5, decorridos os prazos de apresentação e julgamento de eventuais recursos, após a publicação dos resultados da fase anterior.

7.10.2 As propostas contidas nos Envelopes II serão examinadas, sendo rubricadas pelos membros da Comissão Permanente de Licitações, bem como pelas Licitantes através de seus representantes presentes, devidamente credenciados.

7.10.3 Toda e qualquer manifestação das Licitantes durante a abertura do envelope referente à proposta de preços constará da ata circunstanciada a ser lavrada.

7.11 Homologação e Adjudicação

7.11.2 Decorrido o prazo de interposição de recurso, ou julgado o(s) recurso(s) interposto(s), a Comissão Permanente de Licitações encaminhará o processo à Autoridade Superior.

7.11.3 A HOMOLOGAÇÃO e ADJUDICAÇÃO do processo licitatório será publicada nos mesmos órgãos da Imprensa Oficial e inserida no mencionado endereço da Internet.

7.12 Impugnações e Recursos

7.12.1 Todas as impugnações previstas na Lei de Licitações deverão ser feitas por escrito, em papel timbrado, assinado pelos representantes legais, dirigidos ao Presidente da Comissão de Licitações do SAAEB, protocoladas e entregues no Setor de Protocolo, nos dias úteis, das 08:00 h às 11:00 h e das 13:00 h até às 17:00 h, observando-se o seguinte:

A - Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação desta lei, devendo protocolar o pedido até 05 (cinco) dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação, devendo a

(13)

Administração julgar e responder à impugnação em 03 (três) dias úteis.

B - Decairá do direito de impugnar os termos do edital de licitação perante a Administração a Licitante que não o fizer até o segundo dia útil que anteceder a abertura dos envelopes de habilitação, apontando as falhas ou irregularidades que viciariam este edital, hipótese em que tal comunicação não terá efeito de recurso.

C - A impugnação feita tempestivamente pela Licitante não a impedirá de participar do processo licitatório até o trânsito em julgado da decisão a ela pertinente.

7.12.2 Em qualquer fase da licitação caberá recurso, no prazo de 05 (cinco) dias úteis a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata nos termos do inciso I, do artigo 109, da Lei n. 8.666/93 e alterações posteriores.

7.12.3 O recurso previsto no caso de habilitação ou inabilitação da Licitante e julgamento das propostas terá efeito suspensivo, podendo a autoridade competente motivadamente e presentes razões de interesse público atribuir ao recurso interposto eficácia suspensiva.

7.12.4 Interposto, o recurso será comunicado às demais Licitantes que poderão impugná-lo no prazo de 05 (cinco) dias úteis.

7.12.5 O recurso será dirigido à autoridade superior por intermédio da que praticou o ato recorrido, a qual poderá reconsiderar sua decisão no prazo de 05 (cinco) dias úteis, ou, nesse mesmo prazo, fazê-lo subir devidamente informado, devendo, neste caso, a decisão ser proferida dentro do prazo de 05 (cinco) dias úteis, contado do recebimento do recurso, sob pena de responsabilidade.

8. DA ASSINATURA DO CONTRATO

8.1 Todas as condições e obrigações objeto deste procedimento licitatório estão contidas no Termo de Referência (Anexo I), Memorial Descritivo e na Minuta do Contrato (Anexo VIII), os quais serão parte integrante deste edital.

(14)

comparecer ao SAAEB para firmar contrato no prazo de 05 (cinco) dias úteis a contar da data em que for formalmente convocada para tal, sob pena de sofrer as sanções previstas no artigo 81 Lei nº 8.666/93, de 21 de junho de 1993.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 As empresas interessadas poderão requerer esclarecimentos sobre a presente licitação, nos endereços constantes do início deste Edital, até o segundo dia útil antes da data marcada para a abertura dos envelopes.

9.2 O prazo do item anterior não se aplicará aos casos de adiamento e reabertura de prazo, podendo os esclarecimentos serem então enviados nos novos prazos estabelecidos.

9.3 Em caso de não solicitação de esclarecimentos e informações pelas Licitantes pressupõem-se que os elementos fornecidos são suficientemente claros e precisos, não cabendo posteriormente o direito a qualquer reclamação.

9.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Licitações do SAAEB.

9.5 Fica eleito o Foro de Barretos/SP, com exclusão de qualquer outro, para a propositura de qualquer ação referente à presente licitação ou contrato dela decorrente.

9.6 O SAAEB se reserva o direito de, a qualquer tempo, de revogar ou anular, total ou parcialmente, a presente licitação e desclassificar qualquer proposta ou todas elas, obedecendo ao disposto nos arts. 48 e 49 da Lei n. 8.666/93 com suas alterações, sem que caiba a qualquer licitante o direito de reclamar indenização.

9.7 Ficam à disposição dos interessados, junto à Seção da Comissão de Licitações do SAAEB, nos dias úteis, das 08h00 às 11h00 e das 13h00min às 17h00, todos os elementos que compõem o presente processo licitatório para análise de seus aspectos formais e legais, mediante solicitação escrita e dirigida ao Sr. Presidente da Comissão de Licitações, conforme determina o artigo 63 da Lei 8.666/93.

(15)

a) Anexo I - Termo de Referência

b) Anexo II – Memorial Descritivo

c) Anexo III - regulamentação de preços e critérios de medição

d) Anexo IV - Modelo de Proposta de Preço

e) Anexo V - Declaração de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte

f) Anexo VI - Modelo de Declaração do Artigo 7º, da Constituição Federal

g) Anexo VII - Modelo de Credencial

h) Anexo VIII - Minuta do Contrato

i) Anexo IX – Planilha e cronograma físico financeiro

Barretos, 20 de janeiro de 2020.

________________________________________________ Elaine Aparecida Pereira Gomes

SUPERINTENDENTE DO SAAEB

ANEXO I

(16)

Execução de obras no Sistema de Abastecimento de Água do município de Barretos - SP – compreendendo: fornecimento e instalação de reservatório metálico com capacidade para 2.200 m³ no âmbito do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos – SAAEB.

1. OBJETIVO

Execução de reservatório metálico com capacidade de 2.200 m³, compreendendo a elaboração do projeto de fundação, fornecimento e instalação dos materiais necessários para adequada execução para obras no Sistema de Abastecimento de Água na Avenida S 2, Amália Garcia Sousa S/N (Área Institucional do Bairro San Diego), Barretos/SP.

2. ESCOPO

As Obras Civis objetos da contratação deste Termo de Referência são relativas às construções de reservatório e das fundações com base em concreto armado para sustentação de um reservatório pré-fabricado em chapas de aço carbono soldado, a ser fornecido e instalado pela CONTRADADA.

O escopo inclui o fornecimento dos seguintes itens:

• Projeto, incluindo respectivas ARTs, de fabricação, fornecimento de materiais e montagem de 01 (hum) reservatório metálico cilíndrico de água potável para atender o abastecimento de água do município de Barretos, com capacidade para armazenar 2.200 m³;

• Pessoal para vigia dos materiais e equipamentos nas frentes de trabalho, responsabilizando-se totalmente da guarda de materiais e reposição se necessárias;

• Fabricação de peças, acessórios e outros elementos constituintes do tanque; • Tratamento Térmico dos componentes (se necessário);

• Transporte, carga e descarga do material nos locais de instalação dos tanques; • A estadia, alimentação, e acomodações, para os funcionários, deverão estar

incluídos no fornecimento;

• Especificação dos procedimentos de exames não destrutivos;

• Qualificação de procedimentos, inspetores e operadores de exames não destrutivos;

• Fornecimento de material e mão de obra para montagem completa e testes dos tanques;

(17)

• Fornecimento de compressor de ar para utilização de ferramentas pneumáticas e gerador para uso dos equipamentos de soldagem com materiais necessários ; • Fornecimento de equipamentos de movimentação de cargas para a montagem; • Fornecimento de relatório fotográfico da montagem e dos testes e inspeções; • Execução e fornecimento de todos os materiais necessários à pintura interna e

externa;

• Fornecimento de ART do CREA de todos os serviços de execução; • Inspeção e teste hidrostático;

• Limpeza e arrumação do local da obra e destinação dos resíduos com caçambas conforme normas da prefeitura de Barretos;

• Fornecimento de manual de manutenção, projeto definitivo e instalação de todos os equipamentos fornecidos;

2. NORMAS TÉCNICAS

A menos que mencionado em contrário, esta especificação deve seguir última revisão das seguintes normas listadas abaixo:

• ABNT NBR 5732:1991 – Cimento Portland comum (CPI e CPI-S) Especificação; • ABNT NBR 5733:1991 - Cimento Portland de alta resistência inicial (CPV-ARI) – Especificação;

• ABNT NBR 5735: 1991 - Cimento Portland de alto-forno (CPIII) - Especificação; • ABNT NBR 5736:1991 - Cimento Portland pozolânico (CPIV) - Especificação;

• ABNT NBR 5737:1992 - Cimento Portland resistente a sulfatos (CP-RS) – Especificação;

• ABNT NBR 11578:1991 – Versão corrigida em 1997 - Cimento Portland composto (CPII-E, CPII-Z, CPII-F) - Especificação;

• ABNT NBR 7211:2009 - Agregados para concreto - Especificação;

• ABNT NBR 11768:1992 – Aditivos para concreto de cimento Portland - Especificação;

• ABNT NBR 7480:2007 – Barras e fios de aço destinados a armaduras para concreto armado – Especificação;

• ABNT NBR 7481:1990 - Telas de aço soldadas para armadura de concreto – Especificação;

• ABNT NBR 7212:1984 - Execução de concreto dosado em central – Procedimento;

(18)

• NBR 6123 – Forças Devidas ao Vento em Edificação.

• AWWAD-100/96 “Welded Steel Tanks for Water Storage” – “Tanques Soldados para Armazenamento de Água”.

• AWWAD-102/97 “Coating Steel Water Storage Tanks” – “ Pintura para Reservatórios de Água em Aço”.

• NBR 5419 - Proteção Contra Descargas Atmosféricas.

• NBR 7821: Tanques Soldados para Armazenamento de Petróleo e Derivados • Norma Técnica Sabesp (NTS) 036 – Qualificação de Produtos e Materiais para revestimento.

• Norma Técnica Sabesp (NTS) 085 – Preparo de Superfícies Metálicas para pintura.

• Norma Técnica Sabesp (NTS) 231 – Reservatório Apoiado de Aço Carbono Soldado.

• Norma Técnica Sabesp (NTS) 282 – Guarda Corpos.

3. BENFEITORIAS ESPERADAS

Calculadas as projeções de população e consumo per capita, considerando-se a projeção de consumo médio do ano de 2025, conclui-se que com o volume parcial previsto para esta nova reservação será possível atender em partes às necessidades diárias para o ano de 2025.

ATIVIDADES

O empreendimento está programado em uma única etapa, incluindo execução das obras civis para implantação do reservatório metálico, montagem do reservatório, interligações, execução da base e fundações. O prazo total para a execução do contrato é de 90 dias.

A CONTRATADA deverá submeter a aprovação do SAAEB, um cronograma adequado do total dos serviços a serem executados, levando em consideração o período de entrega do reservatório e demais materiais de período considerável de fabricação e ou entrega, de modo a evitar conflitos e atrasos de atividades.

A execução das obras deverá obedecer integral e rigorosamente aos parâmetros de projeto, às normas e especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Normas Técnicas Internas da Sabesp (NTS) 231.

Antes do início dos serviços a CONTRATADA deverá elaborar um relatório com arquivo fotográfico datado do entorno da obra a fim de atestar as condições originais do local.

(19)

A instalação do canteiro deverá ser na área proposta localizada na Avenida S 2, Amália Garcia Sousa S/N (Área Institucional do Bairro San Diego), Barretos/SP. O projeto do canteiro deverá ser submetido à aprovação do SAAEB antes da sua implantação. As instalações elétricas, hidráulicas e de comunicações são de inteira responsabilidade da executante das obras.

3.1. Preparo do terreno

Compreende a remoção da vegetação, camada de terra vegetal e qualquer material acima da superfície natural do terreno, até as cotas especificas no projeto. O material removido deverá ser encaminhado para o destino final apropriado a ser definido na ocasião.

3.2. Detalhamento de Projetos Executivos

O detalhamento compreende serviços topográficos e demais materiais e recursos humanos necessários a elaboração dos necessários para o pleno desenvolvimento da obra.

A CONTRATADA deverá apresentar projeto a ser aprovado pelo SAAEB, juntamente com o Memorial de Cálculo e Memorial Descritivo, incluindo a(s) ART(s) devidamente recolhidas junto ao CREA. O projeto do reservatório deverá estar de acordo com a norma NBR 7821, e a sua fabricação e montagem deverão atender às especificações da Norma Técnica SABESP (NTS) 231. O projeto deve atender as normas de segurança NR 18, atentando para guarda corpos e patamares de descanso.

3.3. Execução de fundações

A fundação do reservatório deverá ser executada conforme projeto a ser elaborado pela CONTRATADA. O projeto deverá ser apresentado e aprovado pelo SAAEB, juntamente com o Memorial de Cálculo e Memorial Descritivo, incluindo a(s) ART(s) devidamente recolhidas junto ao CREA.

O projeto e a execução das fundações deverão estar de acordo com a NBR 6122/2010 e o projeto base anexado a este Edital.

3.4. Execução da base de concreto

A laje de fundo deverá ser executada em concreto armado, utilizando concreto com fck≥30 MPa e armadura em aço CA-50.

A estrutura de concreto será executada de acordo com projeto estrutural específico e normas aplicáveis. O acabamento da laje de fundo deverá estar nivelado e desempenado com equipamento adequado.

(20)

Entre as etapas da concretagem devem ser previstas duas: sendo a primeira que fixa os apoios niveladores do costado do tanque e a segunda que fixará o anel inferior engastado na laje.

O projeto e a execução da estrutura da base deverão seguir as normas vigentes para estruturas de concreto armado.

3.4.1. Fornecimento e condições gerais de montagem

Este item tem como objetivo descrever as especificações para o reservatório metálico em aço carbono soldado. Tais especificações devem ser atendidas em conjunto com os desenhos fornecidos, de onde devem ser extraídos dados dimensionais e interligações do reservatório.

O reservatório deverá ser do tipo cilíndrico vertical e fabricado com chapas e perfis de aço carbono tipo ASTM A283 Gr C ou superior, e devem ser acompanhadas do certificado da usina. Os perfis estruturais devem apresentar certificados de qualidade. O fornecimento e montagem serão regidos pelas exigências contidas nas normas vigentes e, no caso da impossibilidade de o fabricante/proponente atender a qualquer item dessa especificação ou propor qualquer alteração, o mesmo deve listar e justificar na proposta técnica, todos os desvios em relação ao especificado sendo que a aprovação ou não cabe exclusivamente à SAAEB. O presente reservatório metálico deverá ser soldado, conforme procedimentos descritos no item 8 da NTS 231.

3.4.1.1. Procedimentos de montagem

A CONTRATADA deverá elaborar um procedimento de montagem do reservatório e este deverá ser previamente aprovado pelo SAAEB, contendo a descrição de cada etapa de montagem, incluindo o procedimento de levantamento do teto.

O procedimento deverá incluir a relação dos equipamentos a serem utilizados em cada etapa da montagem, incluindo os macacos hidráulicos/elétricos e demais acessórios. A montagem do reservatório deverá ser supervisionada em período integral por um supervisor qualificado da CONTRATADA, e os custos devem ser previstos e assumidos pela empresa contratada.

A CONTRATADA deverá fornecer o procedimento, em português, para desinfecção do reservatório em conformidade com a AWWA D103/09.

(21)

A CONTRATADA será responsável pelo transporte e entrega de todos os materiais e acessórios que compõem o reservatório até o local indicado no Edital, incluindo seguro e manuseio de carga e descarga, sendo estes custos inclusos no fornecimento.

3.4.1.3. Armazenamento e embalagem de materiais

Os materiais a serem utilizados na montagem devem ser adequadamente armazenados no campo. As chapas do costado devem ser armazenadas sobre berços de madeira, cobertas com filme plástico de alta resistência, hermeticamente fechada, e acondicionadas em engradados de madeira. Para evitar danos ao revestimento, deverá ser colocado folha de papel Kraft entre as chapas.

Em qualquer caso as chapas devem ser armazenadas pelo menos a 30 cm acima do nível do solo. As peças pequenas, tais como flanges, luvas e parafusos devem ser armazenados em caixotes e em locais secos.

As superfícies usinadas das peças devem ser protegidas contra corrosão por meio de graxa ou outros compostos adequados. As faces dos flanges devem ser protegidas por discos de madeira.

3.4.1.4. Ventilação do teto

O respiro ou dispositivo de ventilação deve ser instalado no centro ou tão próximo quanto possível do centro do teto e sua dimensão deve ser superior a 1,2 vezes a somatória das áreas das conexões de saída. Deve possuir uma tela de proteção contra animais e folhagem, em aço inox ou alumínio com furos de 2,8 mm e distância entre centros de 4,0 mm. Alternativamente, poderá ser instalada uma rede de 23 a 25 mesh, executada com uni filamento de poliéster.

O tubo de extravasão não pode e não deve ser considerado como um respiro do reservatório.

3.4.1.5. Bocais

A posição dos bocais deve estar de acordo com os desenhos que fazem parte do Edital. O dimensionamento da chapa do colar de reforço do bocal deve ser conforme NBR 7821. Os bocais e seus respectivos reforços não podem se sobrepor às costuras soldadas das chapas. Bocais para instalação de respiros no teto não podem ter qualquer prolongamento interno, devendo facear a chapa internamente, com arredondamento de todas as arestas. Os parafusos, porcas e arruelas devem ser de aço galvanizado a fogo,

(22)

conforme ASTM A 153 – classe C, rosca NBR NM-ISO 7-1 paralela e classe de resistência mínima 18.8.

3.4.1.6. Pintura

A preparação de todas as superfícies metálicas deve ser executada conforme NTS 085. O padrão de jateamento interno deve ser Sa3 para jatos abrasivos ou Sw3 para jatos úmidos. Para superfícies externas, o padrão deve ser Sa 2 ½ ou Sw 2 ½, respectivamente.

Todos os materiais para revestimento devem ser qualificados conforme NTS 036. O revestimento interno e externo deve ser executado de acordo com as tabelas da NTS 231/2014.

Fonte: NTS 231 (2014)

Fonte: NTS 231 (2014)

O SAAE se reserva ao direito de aceitar ou rejeitar alternativas ao número de demãos indicadas nas tabelas anteriores (Tabelas 5 e 6), mantendo-se a espessura total.

A CONTRATADA deverá apresentar, ainda, o procedimento de aplicação de pintura dos acessórios e bocais de entrada, extravasores, etc. O procedimento deverá conter, no mínimo, as seguintes informações:

A) Objetivo, informando a que se destina o procedimento; B) Esquema de pintura a ser usado;

(23)

C) Equipamentos a serem utilizados na aplicação das tintas, os quais deverão estar de acordo com as instruções do fabricante das tintas;

D) Sequência de execução dos sistemas de pintura; E) Processo de aplicação das tintas;

F) Tintas a serem usadas, incluindo os nomes comerciais e os respectivos fabricantes; G) Padrão de cores:

• Parte interna do reservatório: Branca; • Parte externa do reservatório: Branca.

A CONTRATADA deve apresentar certificado de efeito sobre a água fornecido por laboratório especializado, de reconhecida competência, atestando a adequação dos materiais utilizados na pintura interna do reservatório, para uso em contato com água potável, atendendo a Portaria 2914 do Ministério da Saúde.

3.5. Ancoragem

Uma vez assentado sobre a base de concreto armado, o reservatório será ancorado à base de concreto através de ganchos especiais em aço-carbono galvanizados a fogo ou aço-inox (chumbadores) fornecidos pelo fabricante.

Devem ser previstos na base em concreto, executada pela CONTRATADA, os pontos de instalação dos chumbadores para a perfeita fixação do reservatório.

3.6. Fundo, costado e teto

Para fornecimento e execução do fundo, costado e teto deverão ser atendidos aos itens 7.2, 7.3 e 7.4 da Norma Técnica SABESP NTS 231.

3.7. Indicador de nível

A CONTRATADA deverá fornecer e instalar uma saída para instalação do indicador de nível, bem como instalar os dispositivos para passagem dos cabos e fixação necessários.

3.8. Escada, plataforma, passadiço e guarda-corpo

A CONTRADADA deverá fornecer e instalar a escada, atendendo ao item 7.9 da Norma Técnica SABESP 231.

(24)

3.9. Grauteamento Final

Após a montagem do reservatório e antes do teste de estanqueidade e verificação de recalques, havendo espaço entre a chapa do fundo e a base do reservatório, este deve ser preenchido com graute industrializado.

3.10. Teste de Campo

Após o término da montagem e limpeza do tanque, a estrutura deverá ser testada por permeabilidade, pelo seu enchimento até o nível de extravasão. Qualquer vazamento observado por este teste deverá ser corrigido pela CONTRATADA de acordo com as recomendações do fabricante. O SAAEB deve, obrigatoriamente, acompanhar a realização dos testes.

3.11. Garantia

A garantia do reservatório deve ser pelo prazo de 5 (cinco) anos a partir da data de início da operação. Entende-se por início de operação quando todos os vazamentos e não conformidades inerentes ao reservatório, que impeçam o funcionamento regular forem sanadas.

A garantia deve cobrir qualquer deficiência de projeto, defeito ou falha de fabricação, identificada pela SAAEB em qualquer época, durante a fabricação, inspeção, testes, transporte ou durante o período de garantia acima definido.

Os defeitos ou falhas devem ser corrigidos imediatamente após a sua ocorrência ou constatação, sem qualquer ônus para a SAAEB. Se quaisquer umas das peças apresentar defeitos por falhas de projeto, a CONTRATADA se obriga a substituir a peça em todos os equipamentos fornecidos, sem ônus de qualquer espécie.

Todas as despesas decorrentes do fornecimento e instalação de novos componentes ou acessórios, inclusive o transporte para o local quando necessário, correm por conta da CONTRATADA.

Além disso, os problemas de corrosão serão considerados defeitos de projeto e/ou de fabricação.

A CONTRATADA deverá estender por 12 meses o prazo de garantia de qualquer equipamento ou componente que venha a sofrer avaria durante o prazo de garantia vigente.

(25)

Deverá ser mantido permanentemente no canteiro de obras para formalização de instruções o livro de ocorrências (diário de obras), com as exigências do relacionamento entre a fiscalização e a contratada, bem como todos os registros de ocorrência imediatos, devidamente vistadas pela fiscalização e contratada.

4.11.Limpeza Final

• Após o término dos serviços deverá ser procedida limpeza da obra. • Deverá ser removido todo o entulho e demais objetos da área.

• Ao final, será procedida cuidadosa verificação, para segurança dos serviços executados, bem como da qualidade da limpeza efetuada, para entrega dos serviços.

4. CONSIDERAÇÕES GERAIS

Os serviços executados deverão obedecer rigorosamente às boas técnicas adotadas usualmente na engenharia, em consonância com os critérios de aceitação e rejeição prescritos nas Normas Técnicas em vigor.

A aplicação dos materiais será rigorosamente supervisionada pela fiscalização não sendo aceita aquele cuja qualidade seja inferior as especificadas. Em caso de dúvida, a fiscalização poderá exigir ensaios ou demais comprovações necessárias e a seu inteiro critério.

As obras e serviços realizados somente serão recebidos se executados em conformidade com as especificações constantes no Projeto Básico e após atestados pelo engenheiro fiscal designado pelo SAAEB. O recebimento não exclui a responsabilidade civil pela solidez e segurança da obra dentro dos limites estabelecidos pela lei e/ou pelo contrato. Na verificação final, será obedecida a seguinte norma da ABNT: NB-597/77 - Recebimento de serviços de obras de engenharia e arquitetura (NBR 5675).

Barretos 14 de Janeiro de 2.020

Leone Wilman Filho Diretor Técnico SAAEB

(26)
(27)

MEMORIAL DESCRITIVO

Obra: Reservatório Metálico Apoiado de 2.200 m³

Proprietário: SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE BARRETOS (SAAEB) Município: Barretos – SP

Responsavel Tecnico: Leone Wilman Filho

BARRETOS/SP Janeiro / 2020

(28)

Finalidade

Este Memorial Descritivo tem por finalidade apresentar as exigências necessárias para a contratação de empresa de engenharia especializada na elaboração de projeto, montagem e implantação de 01 (UM) reservatório metálico de água potável, com capacidade de 2.200m³, para abastecer armazenamento de água tratada de um poço profundo no bairro São Francisco / Santa Cecilia, no município de Barretos/SP, com o fornecimento total de materiais, transporte e mão de obra para execução dos serviço.

Objetivo

O presente Memorial visa especificar os requisitos a serem seguidos na elaboração do projeto, montagem e implantação de 01 (um) reservatório metálico cilíndrico apoiado, com altura de 4,50m, diâmetro de 25,00m e capacidade de 2.200m³, teto autoportante, montado sobre fundação dimensionada conforme projeto a ser elaborado.

Serviços a Realizar

1.0 Canteiro de Obras

O canteiro deve proporcionar as condições mínimas de segurança e higiene aos funcionários da empresa e ao ambiente em que estará instalado, sendo necessárias, no mínimo, as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias provisórias. Após o termino da obra deverá ser providenciada a desmobilização da construção provisória. A placa de identificação da obra deverá ser instalada, de frente para a rua, preferencialmente próximo à divisa de acordo com as normas e exigências do CREA/SP a partir do início da execução das obras, contendo nome do serviço (INSTALAÇÃO DE 01 RESERVATÓRIO METALICO DE 2200m³ NO POÇO SÃO FRANCISCO / SANTA CECILIA), valor do serviço, prazo de entrega, origem dos recursos, nome da empresa. Deverá dispor de Grupo de Soldagem com Gerador a diesel, com potência necessária para as cargas a serem aplicadas.

2.0 Limpeza do terreno

Deverá ser executada a limpeza do terreno no local da construção do reservatório, realizando a raspagem da camada superficial do solo, bem como a remoção e destocamento de árvores, se necessário. Somente podem ser removidas árvores totalmente prejudicadas pela implantação da obra ou especificamente indicada em projeto, sendo também a implantação das instalações do canteiro de obras estudada de modo a evitar a remoção desnecessária de árvores de porte caso exista.

(29)

Deverá ser realizada a manutenção periódica da limpeza, incluindo a remoção de entulhos da própria obra, até a entrega definitiva. Na limpeza, devem ser regularizadas as áreas não previstas para o movimento de terra, com desníveis de até 20 cm, visando facilitar o escoamento de águas pluviais.

3.0 Locação da obra

A locação da instalação dos reservatórios no terreno deverá ser feita por profissional técnico habilitado para esse tipo de serviço e compreenderá a definição da posição dos reservatórios no terreno, de acordo com o projeto executivo elaborado, atendendo às distâncias e níveis definidos em projeto.

4.0 Movimentação de terra

Deverá ser executada a terraplenagem da área do platô com escavação mecanizada, a execução e compactação do solo onde será construído o reservatório, obedecendo-se as cotas de níveis indicadas em projeto de implantação, plantas e cortes. Disponibilizar caminhão basculante para a carga e descarga e o transporte do movimento de terra.

Ainda que não perfeitamente caracterizada em projeto, deve ser executada, sob a orientação da Fiscalização, a regularização das áreas externas, para permitir fácil acesso e escoamento das águas pluviais.

5.0 Infraestrutura, Superestrutura e acabamento do reservatório. Fundações

O projeto da fundação para a implantação do Reservatório deverá estar de acordo com especificação de projeto executivo apresentado pela empresa vencedora do processo licitatório.

O projeto e a execução das fundações deverão estar de acordo com a NBR 6122/2010. O serviço compreenderá com a locação no terreno, confecção das formas necessárias, execução de armaduras e concretagem das estruturas. A execução de concreto deverá obedecer, rigorosamente, ao projeto, às especificações e aos detalhes, assim como às Normas Técnicas da ABNT, tendo a resistência e a estabilidade de qualquer parte da estrutura.

(30)

Reservatório

Deverá ser elaborado um procedimento de montagem do reservatório e este deverá ser previamente aprovado pelo SAAEB, contendo a descrição de cada etapa de montagem, incluindo o procedimento de levantamento do teto. O procedimento deverá incluir a relação dos equipamentos a serem utilizados em cada etapa da montagem, incluindo os macacos hidráulicos/elétricos e demais acessórios.

O reservatório deverá ser do tipo cilíndrico vertical, de acordo com o termo de referência, e fabricado com chapas e perfis de aço carbono tipo ASTM A283 Gr C ou superior, e devem ser acompanhadas do certificado da usina. Os perfis estruturais devem apresentar certificados de qualidade.

A instalação das tubulações de entrada, saída e extravasão deverão ser executadas em conformidade com os projetos.

Deverá ser executado as entradas e saídas conforme desenho e diâmetros indicados no projeto. Assim, para o novo reservatório:

• A entrada de água terá diâmetro igual a ø 400 mm;

• A tubulação de saída de água do reservatório terá diâmetro igual a ø 400 mm; • A tubulação de descarga de fundo com diâmetro igual a ø 200 mm;

• A tubulação de extravasão com diâmetro igual a ø 500 mm;

• A tubulação de retorno anti-golpe de aríete com diâmetro igual a ø 100 mm; • A tubulação de entrada e saída do controle de nível com diâmetro igual a ø 38

mm.

O reservatório irá armazenar água potável, própria para consumo humano, com um pH que poderá variar de 6,5 a 9,0. A água poderá possuir um teor de até 5mg/l de cloro em regime contínuo, exceto durante o processo de lavagem/desinfecção.

• Volume Mínimo do Reservatório: 2.200 m³; • Diâmetro: 25,00 m;

• Altura: 4,50m.

Os materiais a serem utilizados na montagem devem ser adequadamente armazenados no campo. As chapas do costado devem ser armazenadas sobre berços de madeira, cobertas com filme plástico de alta resistência, hermeticamente fechada, e acondicionadas em engradados de madeira. Para evitar danos ao revestimento, deverá ser colocado folha de papel Kraft entre as chapas.

(31)

Em qualquer caso as chapas devem ser armazenadas pelo menos a 30 cm acima do nível do solo. As peças pequenas, tais como flanges, luvas e parafusos devem ser armazenados em caixotes e em locais secos.

As superfícies usinadas das peças devem ser protegidas contra corrosão por meio de graxa ou outros compostos adequados. As faces dos flanges devem ser protegidas por discos de madeira.

O respiro ou dispositivo de ventilação deve ser instalado no centro ou tão próximo quanto possível do centro do teto e sua dimensão deve ser superior a 1,2 vezes a somatória das áreas das conexões de saída. Deve possuir uma tela de proteção contra animais e folhagem, em aço inox ou alumínio com furos de 2,8 mm e distância entre centros de 4,0 mm. Alternativamente, poderá ser instalada uma rede de 23 a 25 mesh, executada com uni filamento de poliéster.

O tubo de extravasão não pode e não deve ser considerado como um respiro do reservatório.

A posição dos bocais deve estar de acordo com os desenhos que fazem parte do Edital. O dimensionamento da chapa do colar de reforço do bocal deve ser conforme NBR 7821. Os bocais e seus respectivos reforços não podem se sobrepor às costuras soldadas das chapas. Bocais para instalação de respiros no teto não podem ter qualquer prolongamento interno, devendo facear a chapa internamente, com arredondamento de todas as arestas. Os parafusos, porcas e arruelas devem ser de aço galvanizado a fogo, conforme ASTM A 153 – classe C, rosca NBR NM-ISO 7-1 paralela e classe de resistência mínima 18.8.

A preparação de todas as superfícies metálicas deve ser executada conforme NTS 085. O padrão de jateamento interno deve ser Sa3 para jatos abrasivos ou Sw3 para jatos úmidos. Para superfícies externas, o padrão deve ser Sa 2 ½ ou Sw 2 ½, respectivamente.

Todos os materiais para revestimento devem ser qualificados conforme NTS 036. O revestimento interno e externo deve ser executado de acordo com as tabelas da NTS 231/2014.

(32)

Fonte: NTS 231 (2014)

Fonte: NTS 231 (2014)

O SAAE se reserva ao direito de aceitar ou rejeitar alternativas ao número de demãos indicadas nas tabelas anteriores (Tabelas 5 e 6), mantendo-se a espessura total.

Uma vez assentado sobre a base de concreto armado, o reservatório será ancorado à base de concreto através de ganchos especiais em aço-carbono galvanizados a fogo ou aço-inox (chumbadores) fornecidos pelo fabricante.

Devem ser previstos na base em concreto, executada pela CONTRATADA, os pontos de instalação dos chumbadores para a perfeita fixação do reservatório.

Deverá ser instalado um indicador de nível, bem como os dispositivos para passagem dos cabos e fixação necessários.

Também deverá ser instalado a escada, atendendo Norma Técnica SABESP 231. Após a montagem do reservatório e antes do teste de estanqueidade e verificação de recalques, havendo espaço entre a chapa do fundo e a base do reservatório, este deve ser preenchido com graute industrializado.

Após o término da montagem e limpeza do tanque, a estrutura deverá ser testada por permeabilidade, pelo seu enchimento até o nível de extravasão.

(33)

6.0Limpeza Final.

• Após o término dos serviços deverá ser procedida limpeza da obra. • Deverá ser removido todo o entulho e demais objetos da área.

• Ao final, será procedida cuidadosa verificação, para segurança dos serviços executados, bem como da qualidade da limpeza efetuada, para entrega dos serviços.

Normas Técnicas

Esta especificação deve seguir última revisão das seguintes normas listadas abaixo:

• ABNT NBR 5732:1991 – Cimento Portland comum (CPI e CPI-S) Especificação; • ABNT NBR 5733:1991 - Cimento Portland de alta resistência inicial (CPV-ARI) – Especificação;

• ABNT NBR 5735: 1991 - Cimento Portland de alto-forno (CPIII) - Especificação; • ABNT NBR 5736:1991 - Cimento Portland pozolânico (CPIV) - Especificação;

• ABNT NBR 5737:1992 - Cimento Portland resistente a sulfatos (CP-RS) – Especificação;

• ABNT NBR 11578:1991 – Versão corrigida em 1997 - Cimento Portland composto (CPII-E, CPII-Z, CPII-F) - Especificação;

• ABNT NBR 7211:2009 - Agregados para concreto - Especificação;

• ABNT NBR 11768:1992 – Aditivos para concreto de cimento Portland - Especificação;

• ABNT NBR 7480:2007 – Barras e fios de aço destinados a armaduras para concreto armado – Especificação;

• ABNT NBR 7481:1990 - Telas de aço soldadas para armadura de concreto – Especificação;

• ABNT NBR 7212:1984 - Execução de concreto dosado em central – Procedimento;

• ABNT NBR 06118 – Projeto e execução do concreto armado; • NBR 6123 – Forças Devidas ao Vento em Edificação.

(34)

• AWWAD-100/96 “Welded Steel Tanks for Water Storage” – “Tanques Soldados para Armazenamento de Água”.

• AWWAD-102/97 “Coating Steel Water Storage Tanks” – “ Pintura para Reservatórios de Água em Aço”.

• NBR 5419 - Proteção Contra Descargas Atmosféricas.

• NBR 7821: Tanques Soldados para Armazenamento de Petróleo e Derivados • Norma Técnica Sabesp (NTS) 036 – Qualificação de Produtos e Materiais para revestimento.

• Norma Técnica Sabesp (NTS) 085 – Preparo de Superfícies Metálicas para pintura.

• Norma Técnica Sabesp (NTS) 231 – Reservatório Apoiado de Aço Carbono Soldado.

• Norma Técnica Sabesp (NTS) 282 – Guarda Corpos.

Leone Wilman Filho Eng. Civil 0601466871

(35)

ANEXO III

REGULAMENTAÇÃO DE PREÇOS E CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO

SERVIÇOS PRELIMINARES

CANTEIRO DE OBRAS E PLACAS DA OBRA

02.01.021 CONSTRUÇÃO PROVISÓRIA EM MADEIRA - FORNECIMENTO E MONTAGEM

1) Será medido pela área de projeção da cobertura de construção provisória executada, com projeto analisado e aprovado previamente pela Contratante e/ou Fiscalização (m²). 2) O item remunera o fornecimento de projeto, materiais e a mão-de-obra necessária para a execução de construção provisória em madeira destinada a escritório e/ou depósito de obra, constituída por: Piso interno e calçada externa em concreto usinado, Fck 20 mpa; paredes, portas e janelas em chapa compensada plastificada de 6 mm de espessura, e/ou compensado resinado com seladora impermeabilizante e aplicação de textura na pintura; janelas com vidro fantasia de 3 ou 4 mm; porta com dobradiça em latão cromado e fechadura cromada para uso interno com miolo tipo Gorges; estrutura, apoio para cobertura e contraventamentos em pontaletes e tábuas de "Erisma uncinatum" (conhecido como Quarubarana ou Cedrinho) ou "Qualea spp" (conhecida como Cambará), e ripas de "Goupia glabra" (conhecida como Cupiúba); cobertura com telha em cimento reforçado com fio sintético (CRFS), perfil ondulado de 5 mm a 6 mm de espessura; instalação elétrica; pintura acrílica; materiais acessórios para execução total da construção provisória, conforme norma regulamentadora. Remunera também manutenção da construção provisória em madeira durante a obra. Norma regulamentadora: NR 18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

02.01.180 BANHEIROS QUIMICOS MODELO STANDART

1) Será medido por unidade de banheiro químico alugado por mês (un x mês).

2) O item remunera a locação de banheiro químico, modelo standard, incluindo o transporte e instalação da cabine. Remunera também a mão de obra necessária para retirada de efluentes 1 vez por semana. O descarte dos efluentes deverá ser em locais autorizados conforme exigências da CETESB.

(36)

02.01.200 MOBILIZAÇÃO DE CONSTRUÇÃO PROVISÓRIA

1) Será medido pela área de projeção da cobertura de construção desmobilizada (m²).

2) O item remunera os serviços necessários à desmobilização completa de construção provisória, constituídos por: demolição ou desmontagem e retirada da construção provisória; limpeza e recomposição de área de assentamento.

02.08.020 PLACA DE IDENTIFICAÇÃO PARA OBRA 1) Será medido por área de placa executada (m²).

2) O item remunera o fornecimento de materiais, acessórios para fixação e a mão-de-obra necessária para instalação de placa para identificação da mão-de-obra, englobando os módulos referentes às placas do Governo do Estado de São Paulo, da empresa Gerenciadora, e do Cronograma da obra, constituída por: chapa em aço galvanizado nº16 ou nº18, com tratamento anticorrosivo resistente às intempéries; Fundo em compensado de madeira, espessura de 12 mm; requadro e estrutura em madeira; Marcas, logomarcas, assinaturas e título da obra,conforme especificações do Manual de Padronização de Assinaturas do Governo do Estado de São Paulo e da empresa Gerenciadora; Pontaletes de “Erisma uncinatum” (conhecido como Quarubarana ou Cedrinho), ou “Qualea spp” (conhecida como Cambará), de 3" x 3". Não remunera as placas dos fornecedores.

83763 GRUPO DE SOLDAGEM COM GERADOR A DIESEL 60 CV PARA SOLDAGEM ELETRICA, SOBRE 4 RODAS, COM MOTOR 4 CILINDROS 600 A – MATERIAIS NA OPERAÇÃO

1) Será medido por hora efetivamente trabalhada

2) O item remunera o fornecimento de grupo gerador de solda elétrica de 600A para soldagem de peças metálicas, funcionamento elétrico. Conjunto que inclui o gerador elétrico a combustão com motor a diesel de 60 cavalos de potência e montado sobre suporte móvel com rodas (quatro) para transporte. Carenagem para proteção.

(37)

LIMPEZA DO TERRENO

02.09.040 LIMPEZA MECANIZADA DO TERRENO, INCLUSIVE TRONCOS ATÉ 15 CM DE DIÂMETRO, COM CAMINHÃO À DISPOSIÇÃO DENTRO E FORA DA OBRA, COM TRANSPORTE NO RAIO DE ATÉ 1 KM

1) Será medido pela área real de terreno, onde ocorrer a limpeza mecanizada de vegetação (m²).

2) O item remunera o fornecimento de caminhão basculante, equipamentos, a mão de obra necessária e ferramentas auxiliares para a execução dos serviços executados mecanicamente e manualmente com auxílio de ferramental apropriado para a roçada, derrubada de árvores e arbustos, destocamento, fragmentação de galhos e troncos, empilhamento e transporte, abrangendo: a remoção de vegetação, árvores e arbustos, com diâmetro do tronco até 15 cm, medidos na altura de 1 m do solo, capim, etc.; arrancamento e remoção de tocos, raízes e troncos; raspagem mecanizada da camada de solo vegetal na espessura até 15 cm; carga mecanizada, e o transporte, dentro e fora da obra, no raio de até um quilômetro.

LOCAÇÃO DA OBRA

02.10.020 LOCAÇÃO DE OBRA DE EDIFICAÇÃO

1) Será medido pela área de obra locada, aferida entre os eixos de fundação e acrescentando-se 0,50 m, a partir do eixo, para o lado externo (m²).

2) O item remunera o fornecimento de materiais, acessórios para fixação e a mão de obra necessária para execução de locação de obra compreendendo locação de estacas, eixos principais, paredes, etc.; com pontaletes de 3" x 3" e tábuas de 1" x 12"; ambos em madeira “Erisma uncinatum” (conhecido como Quarubarana ou Cedrinho), ou “Qualea spp” (conhecida como Cambará).

MOVIMENTO DE TERRA

ESCAVAÇÃO E ATERRO DE VALAS

(38)

1) Será medido, pelo volume escavado, considerado na caixa, obedecendo às dimensões de valas especificadas em projeto (m³).

2) O item remunera o fornecimento de equipamentos, materiais acessórios e mão de obra necessária para a execução de valas com profundidade total até 2 m, englobando os serviços: escavação mecanizada; nivelamento, acertos e acabamentos manuais e a acomodação feita manualmente do material escavado ao longo da vala.

1040201 - EXECUÇÃO E COMPACTAÇÃO MECANIZADA COM CONTROLE DO G.C. > 95% DO E.N.C. – EM ÁREA

1) Será medido, pelo volume compactado, medido no aterro.

2) Espalhamento do material em camadas de 0,20 metros, gradeamento do material de aterro, controle de umidade, compactação mecânica maior ou igual a 95% do Ensaio Normal de Compactação, nivelamento, acabamento, manutenção dos taludes e limpeza da área de serviço.

1040301 – CARGA E DESGARGA - SOLO

1) Será medido, pelo volume, em metro cubico.

2) Carga de solo e ou rocha, proveniente de escavações ou de entulhos, descarga e acomodação em local determinado.

1040301 – TRANSPORTE DE MATERIAL ESCAVADO - SOLO 1) Será medido, transporte de material escavado, solo ou entulhos.

2) Pelo produto do volume, em metro cúbico, e distância percorrida, em quilômetros.

INFRAESTRUTURA, SUPERESTRUTURA E ACABAMENTOS DO RESERVATÓRIO PROJETO E EXECUÇÃO DE FUNDAÇÃO PARA RESERVATÓRIO COM CAPACIDADE DE 2.200 M³

(39)

1) Os projetos e a execução de fundações e estruturas devem obedecer às instruções contidas na NBR 6122 e nas Normas listadas no item 8.6, respectivamente. Todas as normas mencionadas devem ser consultadas nas suas versões mais recentes

FORNECIMENTO, MONTAGEM, PINTURA E SOLDAGEM DE RESERVATÓRIO METÁLICO DE 2.200 M³ H=4,50M D=25M

1) Será medido por elaboração dos projetos, fabricação, fornecimento, transporte até o local da obra, montagem e pintura do reservatório conforme termo de referência e especificação técnica.

2) 5% na entrega do projeto completo e aprovado pela SAAEB Barretos 10% após a inspeção e aprovação

40% na entrega dos materiais em obra 35% na montagem do reservatório. 10% no teste de estanqueidade.

LIMPEZA FINAL

55.01.020 LIMPEZA FINAL DA OBRA

1) Será medido pela área, na projeção horizontal, de obra limpa (m²).

2) O item remunera o fornecimento do material e a mão de obra necessários para a limpeza geral, áreas externas, inclusive varreção, removendo-se materiais excedentes e resíduos de sujeiras, deixando a obra pronta para a utilização.

Barretos, 14 de Janeiro de 2020.

Leone Wilman Filho Diretor Técnico Eng. Civil 0601466871

(40)

ANEXO IV

MODELO DE PROPOSTA DE PREÇOS

AO

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE BARRETOS - SAAEB

Ref.: TOMADA DE PREÇOS 02/2020

Prezados Senhores,

Pela presente, apresentamos e submetemos à apreciação de V.Sa., nossa Proposta relativa à Licitação em epígrafe, assumindo inteira responsabilidade por quaisquer erros ou omissões que venham ser verificados na sua preparação.

O preço, a ser considerado para fins de Licitação e Contrato, referido à data da abertura dos Documentos de Habilitação e Proposta, é de:

TOTAL...R$ ********* (...)

A validade desta Proposta é de 60 (sessenta) dias a contar da data da apresentação dos Documentos de Habilitação e Proposta.

Local, __ de ___________ de **** Atenciosamente ________________________________ Nome da empresa _______________________________ Responsável (nome/cargo/assinatura)

Referências

Documentos relacionados

Vai dizer-me que estamos arruinados ou que se vai separar da mãe, ou que vou ter dois irmãos gémeos (10), ou que este ano não podemos ir de férias, porque o avô está com uma

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

Afastamento da sala de audiências: reflete a sensibilidade dos juízes quanto ao impacto das condições físicas, sobretudo das características austeras da sala da audiência de

Even for the usual Becker-D¨ oring equations with input of monomers, the long time behaviour of solutions is not completely understood, [12], and so it seemed advisable to start with

Rain amounts (mm/day) are shown on top.. BP, MP - Precipitation amounts in mms, at Belém and Manaus, respectively. DPB, PPM - " d " parameter values of daily