• Nenhum resultado encontrado

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA Introdução

1. A ética baseia-se na liberdade de escolha, na opção voluntária pelo bem, quando se conhece também a possibilidade de preferir o mal. Num sentido mais restrito, a ética é utilizada para determinar direitos, deveres e estabelecer regras de conduta para o indivíduo no desempenho de suas atividades profissionais e em seu relacionamento com clientes e demais pessoas.

2. Cada um tem o seu próprio padrão de valores. Por isso, é imprescindível que cada colaborador faça sua reflexão, de modo a adequar seus valores individuais aos valores da Foxgraph Gráfica e Editora Ltda.

3. O colaborador deve agir, em seu relacionamento com colegas de trabalho, clientes e sociedade, de acordo com este Código de Conduta que contém um conjunto de comportamentos fundamentados nos Princípios Éticos, a serem adotados por todos, independente do cargo ou função que ocupem.

4.Em sua atuação, o colaborador deve levar em consideração, ainda, a legislação aplicável e os Códigos de ética das categorias profissionais. 5. Em caso de dúvidas sobre esse código, os colaboradores devem contatar suas chefias ou a Diretoria da Foxgraph.

Princípios Éticos

1.Atuar com competitividade e rentabilidade crescentes, cuidando da responsabilidade social, valorizando colaboradores como pessoas, priorizando bem-estar, segurança, preservação do meio ambiente, educação e contribuição ao desenvolvimento da região em que atua. 2. Ter consciência dos princípios éticos, profissionalismo, competência, honestidade, justiça, legalidade, dignidade, respeito, lealdade, decência, zelo, eficácia e transparência, que são valores que norteiam a relação Foxgraph com seus públicos de interesse.

3. Prestar informações baseadas na verdade, em respeito à transparência nas relações com os públicos interno e externo.

(2)

4. Promover ações que motivem, satisfaçam e gerem comprometimento de seus colaboradores.

5. Reconhecer que a vida e atividades particulares dos colaboradores são assuntos pessoais, desde que não prejudiquem sua imagem, seus interesses e os da Foxgraph.

6.Desempenhar suas funções com espírito empreendedor e desafiador, comprometendo-se com ações que melhorem a comunicação interna, a integração e o desenvolvimento de trabalhos em equipe, eliminando situações que levam a erros ou atrasos na prestação do serviço.

7. Comunicar a Diretoria da Foxgraph tentativas de suborno, sabotagem ou outras atitudes antiéticas ou ilegais de que venha a tomar conhecimento ou ser vítima, sendo mantida em sigilo a identidade de quem comunicou.

8.Preservar o patrimônio da empresa em termos de equipamento,

materiais, informações tecnológicas, estratégicas e processos

operacionais.

9. Fornecer dados, informações e esclarecimentos a Diretoria da Foxgraph sempre que solicitado.

Nas Relações Interpessoais

1. Agir de forma educada e leal, com disponibilidade, cooperação e atenção com todas as pessoas, respeitando as diferenças individuais e funcionais.

2. Reconhecer e elogiar os méritos dos trabalhos desenvolvidos como forma de valorizar os desempenhos de todos os colaboradores.

3.Estimular a manifestação de ideias, quando de interesse da Foxgraph, mesmo que signifiquem mudanças das condições atuais.

4. Ser intransigente com ameaças ou assédios de qualquer tipo, inclusive situações de assédio moral (entendido como o ato de desqualificar repetidamente, por meio de palavras, gestos ou atitudes, a autoestima, a segurança ou a imagem do colaborador em função do vínculo hierárquico) e denunciar o assediador.

(3)

5. Respeitar a hierarquia, informando imediatamente à gerência superior

qualquer comportamento irregular, desde que devidamente

fundamentado.

6. Valorizar todos os colaboradores por meio de julgamentos embasados, testemunhos verdadeiros e informações fundamentadas.

7. Levar em conta as críticas construtivas, feitas às claras e através dos canais adequados, como uma demonstração de lealdade à Companhia e aos demais colaboradores.

8. Solicitar e receber esclarecimentos sobre direitos, deveres e benefícios.

9. Avaliar sistematicamente seus erros e acertos, com foco na melhoria contínua da qualidade de seu trabalho, podendo contar, para isso, com a participação da gerência imediata e dos supervisores.

10. Procurar ajuda de colegas, gerentes e supervisores, quando se considerar incapacitado para executar alguma tarefa, a fim de obter os meios para superar essas limitações.

11.Conhecer os resultados da avaliação do seu desempenho.

12.Respeitar os direitos individuais, compatibilizando-os com o bem-estar coletivo e os interesses, imagem e atividade da Foxgraph.

13.Assegurar que informações pessoais, inclusive médicas e sobre benefícios, sejam restritas ao próprio colaborador e ao pessoal responsável pela guarda, manutenção e tratamento dessas informações. 14.Promover um ambiente de trabalho adequado, visando segurança, higiene e bem-estar de todos.

15.Manter aparência e higiene pessoal compatíveis com o tipo de atividade que executa e com o público com o qual entra em contato. 16. Comunicar imediatamente aos seus superiores hierárquicos, qualquer aliciamento, ato ou omissão que julgam contrários ao interesse da empresa. Não ceder a pressões que visem à obtenção de vantagens indevidas.

(4)

17. Coibir e denunciar troca de favores que aparentem ou possam dar origem a qualquer tipo de compromisso ou obrigação pessoal.

18.Denunciar a qualquer tempo, dentro e fora da Foxgraph, atitudes que discriminem pessoas em função de cor, sexo, religião, origem, classe social, idade, deficiência, orientação sexual ou qualquer outro comportamento preconceituoso.

19.Denunciar artifícios que causem atrasos ou prejuízos ao exercício regular do direito dos fornecedores, clientes, prestadores de serviços e outros.

20. Atender objetiva e rapidamente clientes e fornecedores internos e externos à espera de solução, mantendo-os informados das ações que estão em curso.

Nas Relações com a Sociedade

1. Divulgar informações verdadeiras, disponibilizando-as de forma capaz a atender a todos os interessados. Quando não estiver autorizado a responder a uma consulta, informar isto a quem perguntou e encaminhá-lo a quem de direito.

2. Somente repassar documentos ao público externo quando devidamente autorizado pela esfera competente, sempre identificado a autoria.

3. Proteger informações estratégicas e de caráter sigiloso.

4. Negar convites de caráter pessoal para hospedagens, viagens e outras atrações que possam gerar danos à imagem ou interesses da empresa. 5. Rejeitar influência na tomada de uma decisão em consequência de relações pessoais com clientes, acionistas, fornecedores, parceiros e concorrentes.

6. Não manter relações comerciais privadas com clientes, acionistas, fornecedores, parceiros e concorrentes nas quais venha a obter privilégios pessoais em razão de cargo ou função ocupados.

(5)

7. Recusar presentes de clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes, excetuando-se brindes claramente identificados e sem valor comercial significativo.

8. Buscar atingir níveis crescentes de competitividade e rentabilidade, para remunerar a Foxgraph de forma justa e compatível com o capital investido.

9. Ao conceder entrevistas, publicar artigos ou utilizar qualquer outra forma de manifestação pública de caráter pessoal preservar os interesses e a imagem da Foxgraph.

10. Somente pronunciar-se sobre informações estratégicas e de caráter sigiloso com autorização específica da diretoria.

11. Manter uma relação de respeito com os Sindicatos.

12. Apoiar ações voltadas para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento local, regional e nacional, em especial aquelas direcionadas para a melhoria das condições de vida das comunidades onde a empresa tem atividades.

13. Não usar uniformes em manifestações e/ou acontecimentos sociais que possam gerar danos à imagem da Foxgraph e de seus colaboradores.

14. Dar preferência nas relações comerciais às empresas com Responsabilidade Social.

15. Respeitaras leis, as normas, os procedimentos e o Código de Conduta da Foxgraph.

Padrão Ético de Conduta É considerado antiético:

1. A todos os colaboradores ações, reações ou omissões que possam gerar conflitos entre seus interesses pessoais e os da Foxgraph, ao tratar com fornecedores, clientes, representantes comerciais, concorrentes, prestadores de serviços, candidatos a emprego; e qualquer pessoa física ou jurídica que realize ou venha a realizar qualquer espécie de negócio com a empresa. As situações que possam causar conflito entre os

(6)

interesses pessoais e os da Foxgraph, assim como condutas que possam causar dúvidas, deverão ser avaliadas cuidadosamente pela Diretoria da Foxgraph.

2. Utilizar-se da posição ocupada, inclusive através de seus familiares, com a facilidade de obter quaisquer benefícios pessoais para seus parentes ou conhecidos.

3. Exercer quaisquer atividades remuneradas ou não que conflitem com os interesses da empresa, prestando serviços em empresas concorrentes, ou com superposição de horário de trabalho em outra empresa de qualquer ramo de atividade.

4. Possuir em nome próprio ou do cônjuge, inclusive como sócio, participação em empresa comercial, industrial ou de prestação de serviços que faça concorrência com a Foxgraph.

5. Sugerir, insinuar, aceitar ou exigir brindes, presentes ou serviços de terceiros que estabeleçam obrigações para a empresa.

6. Aceitar, inclusive indiretamente, através de familiares ou terceiros, comissões, vantagens, participações em lucro, empréstimo, materiais gratuitos ou a preços abaixo do mercado, viagens ou presentes de qualquer organização, firma ou indivíduo que tenha ou venha a realizar negócios com a empresa.

7. Usar cargo, função, atividade, facilidades, posição e/ou influência com o fim de obter qualquer favorecimento para si ou para outros.

8. Contratar de forma remunerada ou como favor, serviços particulares de empresas que sejam prestadoras de serviços para a Foxgraph, quando o colaborador for o próprio responsável por essa contratação, exceto com prévia e expressa liberação da diretoria.

9. Criar dificuldades artificiais no exercício de seu cargo, função ou atribuição, com o objetivo de supervalorizar sua atuação profissional. 10. Gerar horas extras de forma artificial em benefício próprio, prejudicando os interesses da empresa e dos outros colaboradores.

(7)

11. Ir além dos limites de sua autorização ou competência ou delegação na tomada de decisões ou na assinatura de documentos em nome da Companhia.

12. Omitir-se diante de fatos, episódios e ocorrências que possam implicar em danos, perdas, comprometimento e prejuízos, sem se reportar ao seu superior imediato ou à Diretoria da Foxgraph.

13. Informar ou mesmo comentar com terceiros e parentes quaisquer informações confidenciais, bem como utilizar as informações às quais tiver acesso e que forem de interesse da empresa, em benefício pessoal ou de terceiro.

14. Alterar ou deturpar o teor de qualquer documento, informação ou dados.

15. Promover palestras, cursos, seminários, etc., em entidades de classe, empresas ou associações, relacionados a assuntos internos, sem antes submeter o respectivo material à apreciação e aprovação da Diretoria da Foxgraph.

16. Manifestar-se em nome da Foxgraph sem que haja autorização de pelo menos um diretor.

17. Fazer comparações publicamente entre colaboradores com intuito de desmerecer (humilhar/ofender) qualquer das partes.

18. Utilizar-se das ideias de outros colaboradores para promover-se ou apossar-se da mesma.

19. Usar equipamentos ou outros recursos da empresa para fins particulares, exceto com autorização expressa do superior hierárquico imediato.

20. Adquirir, em grande escala, com vistas à industrialização e/ou comercialização, qualquer produto de fabricação Foxgraph, inclusive resíduos, sem previa e expressa autorização da diretoria.

21. Comercializar produtos de interesses pessoais nas dependências da empresa.

(8)

22. Autorizar visita de estranhos na empresa, sem o consentimento do gerente da área e/ou colaborador responsável presente.

23. O uso de computador para a prática de jogos eletrônicos e de entretenimento, bem como, qualquer pratica de jogos de azar, tais como, cartas, sinuca, loterias, bingos, entre outros, com objetivo de competição, ganhos financeiros e/ ou apostas.

As discussões derivadas por qualquer disputa (competição), no interior da empresa, serão consideradas como desvios graves de conduta.

24. As situações não previstas no presente Código serão objeto de análise da Diretoria da Foxgraph.

Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho

1. A Foxgraph garantirá a participação e consulta a todos os

seus colaboradores a seus controles de meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, principalmente seus aspectos e perigos significativos. 2. As partes interessadas externas serão sempre envolvidas quando houver assuntos relevantes relativos a meio ambiente, saúde e segurança.

3. A Foxgraph manterá programas de treinamento e conscientização contínuos aos seus colaboradores e para aqueles que atuam em seu nome, para garantir a proteção à saúde sua, a sua segurança e ao meio ambiente.

4.E dever de todo colaborador da Foxgraph engajar-se no espirito de sua política, cumprindo rigorosamente os procedimentos e práticas aplicáveis aos seus postos de trabalho.

5. A obrigação de cumprimento de norma e padrões de Gestão da Foxgraph se aplicam integralmente aos seus parceiros e contratadas, principalmente aqueles que atuam dentro das instalações da Foxgraph. 6. Conhecer os Perigos e Riscos, as leis aplicáveis, suas responsabilidades perante os controles e treinamentos, bem como sua postura perante um cenário de emergência é questão primordial para a manutenção de nosso bom relacionamento.

(9)

Responsabilidade Social

Nossas unidades, fornecedores e prestadores de serviço em geral, devem atender aos seguintes requisitos de responsabilidade social.

Trabalho Infantil

Não se envolver ou apoiar a utilização de trabalho infantil. Trabalho Forçado

1.Não apoiar a utilização de trabalho forçado e nem reter documentos de seus colaboradores, a menos que seja legalmente possível e necessário. 2.Liberdade de Associação e Direito a Negociação Coletiva

3. Respeitar a legislação pertinente relacionada aos direitos dos funcionários em relação à associação a sindicatos e negociação coletiva. 4. A qualquer representante dos empregados, não é sujeito discriminação e nem a qualquer outro tipo de obstrução a comunicação entre qualquer parte interessada.

Discriminação

1. Não se envolver ou apoiar discriminação na contratação, remuneração, acesso a treinamento, promoção, encerramento de contrato ou aposentadoria, com base em raça, classe social, nacionalidade, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, associação a sindicato ou afiliação política, ou idade.

2. Não interferir com o exercício dos direitos dos funcionários em observar preceitos ou práticas, ou em atender as necessidades relativas a raça, classe social, nacionalidade, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, associação a sindicato ou afiliação política.

3. Não permitir comportamento, inclusive gestos, linguagem e contato físico, que seja sexualmente coercitivo, ameaçador, abusivo ou explorativo.

(10)

Práticas Disciplinares

1. As práticas disciplinares adotadas pela Foxgraph estão relacionadas ao atendimento da legislação pertinente, visando estimular a manutenção da ordem e disciplina no ambiente de trabalho.

2. Não se envolver ou apoiar a utilização de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal.

Remuneração

1. A Foxgraph remunera seus funcionários de acordo com o setor que atua.

2. As composições dos salários e benefícios são detalhadas de forma clara para os funcionários.

3. A Foxgraph assegura que os salários e benefícios são pagos de acordo com todas as leis aplicáveis e que a remuneração é realizada de maneira conveniente para os trabalhadores;

4. Os contratos de trabalho atendem a legislação pertinente. Informações Importantes:

1. Os equipamentos de computação, programas, dados e informações armazenados nos sistemas informatizados devem ser adequadamente protegidos contra danos, perda, roubo, duplicação, alteração ou acesso não autorizado.

Agradecimentos

A todos àqueles que colaboram com o desenvolvimento, criação e manutenção deste manual de conduta;

À diretora da Foxgraph, pelo envolvimento e decisão de tornar sua missão, sua visão e seus valores expressos neste código de conduta e ética.

Referências

Documentos relacionados

Não trabalhamos com intermedíarios de matéria prima. Os nossos fornecedores são todos diretos, eles tem area de extração florestal e fornecem para a Tradelink. Quantos dos

Sendo assim, este trabalho espera fornecer uma contribuição para os órgãos da Administração Pública Federal, oferecendo subsídios legais e de âmbito nacional

Todos os colaboradores da HORMIGON e pessoas físicas que atuam diretamente como parceiros de negócio, no processo de admissão, contratação ou durante a execução de

Administradores, empregados e também os prestadores de serviços devem assumir o compromisso de orientar as suas ações por elevados padrões éticos de conduta; de zelar pelos valores

Ao oferecer a oficina como território de existência, campo de experiência estética e enlace social, a proposta aproxima práticas artísticas e práticas clínicas, contemplando o

Todos os Colaboradores devem pautar suas condutas pelos princípios e valores difundidos nesse Código e demais polí�cas da STCP, agindo de forma é�ca

Visto estes aspectos como objetivos, estes modelos foram adotados neste trabalho com o propósito de, através das variações do Índice Concorrencial de Preços da

Art. 31 – Poderão ser admitidos no Programa candidatos que tenham graduação em Ciência da Computação ou em áreas afins, a critério da CPG. O ingresso como aluno