• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ATIVIDADES E CONTAS ANO 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ATIVIDADES E CONTAS ANO 2018"

Copied!
62
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE ATIVIDADES E CONTAS

ANO 2018

Versão do Documento: 01

Elaborado: G.A.F. e P.D.I. em: FEV 2019

Aprovado: Conselho de Administração (Ata n.º 246) em: 20 03 2019 Assembleia Geral (Ata n.º 91) em: 27 03 2019 Comunicado: Assembleia Geral (Ata n.º 91) em: 27 03 2019 Disseminado: Entidades Reguladoras / Intranet / Serviços Administrativos em: ABR 2019

em:

Entrada em vigor a partir de: 01 04 2019 Revisão em: FEV 2020

Rua 9 de Dezembro, n.º 99 - Monte S. Jorge - 4820-161 FAFE Tel.: 253 490 830 - E-mail.: geral@cercifaf.pt

(2)

SÍNTESE DE APRESENTAÇÃO

1. APRESENTAÇÃO DA CERCIFAF ... 3

2. ORGANOGRAMA DE GESTÃO INSTITUCIONAL ... 6

3. NOTA DE APRESENTAÇÃO ... 7

4. CONTEXTUALIZAÇÃO DOS RESULTADOS ... 9

5. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AOS CLIENTES ... 10

6. CARACTERIZAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (Por Unidade/ Serviço) ... 12

7. ATIVIDADES EM DESTAQUE - 2018 ... 20

8. INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL ... 27

9. RECURSOS MOBILIZADOS ... 28

9.1. Recursos Humanos... 28

9.2. Formação e Desenvolvimento dos Colaboradores ... 29

9.3. Equipamentos e Recursos Materiais ... 30

10. ACORDOS E PROTOCOLOS ... 31

11. RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES... 33

12. INDICADORES DE QUALIDADE E SATISFAÇÃO ... 34

13. SUMÁRIO EXECUTIVO ... 40

(3)

1. APRESENTAÇÃO DA CERCIFAF

A CERCIFAF é uma Cooperativa de Solidariedade Social, com sede no Concelho de Fafe, fundada em 25-10-1978, Instituição de Utilidade Pública desde 15-12-1987, Sem Fins Lucrativos.

É associada da FENACERCI - Federação Nacional das Cooperativas de Educação e Reabilitação, da FORMEM - Federação Portuguesa de Centros de Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência e da APQ - Associação Portuguesa para a Qualidade.

VISÃO

Ser uma Organização de Excelência em Portugal na promoção dos Direitos e da Qualidade de Vida das Pessoas com Deficiência e Incapacidade, em estreita ligação com a Comunidade.

MISSÃO

Prestar serviços às Pessoas com Deficiência e Incapacidade e suas famílias, que acrescentem valor, mobilizando uma rede integrada de recursos para a satisfação das suas necessidades e expectativas.

VALORES Profissionalismo

Ancoragem no rigor, competência, e empenho nos objetivos da organização. Comprometimento

Assente numa clara demonstração de disponibilidade e envolvimento nos objetivos e resultados da Organização.

Cooperação

Promoção da solidariedade e da responsabilidade social, numa cultura de parceria, partilha e entreajuda, entre todos os agentes da Comunidade.

Integridade

Atitude de transparência, coerência e carácter permanente. Respeito

Aceitação da diferença no respeito pelos direitos dos Clientes. Inovação

Envolvimento ativo na melhoria contínua da Organização, sustentado numa cultura de Criatividade.

(4)

ESTRUTURAS TÉCNICAS:

• (SIP) Serviço de Intervenção Precoce – (Equipa Local de Intervenção ELI 5) • (CER) Centro de Educação e Reabilitação

• (CRI) Centro de Recursos para a Inclusão • (CAO) Centro de Atividades Ocupacionais • (CFE) Centro de Formação e Emprego • (CR) Centro de Recursos (IEFP)

• (EP) Emprego protegido (Enclave de Serviços)

• (UR) Unidades Residenciais (Lar Residencial e Lar de Apoio) • (RLIS/SAAS) Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social

SERVIÇOS

• (DCC) Desporto, Cultura, Cidadania • Psicologia, Terapias, Acão Social e Saúde • Gestão Técnica e Administrativa

• Alimentação, Transportes e serviços de Apoio

TERRITÓRIO DE INTERVENÇÃO

Intervém na região do Médio Ave (Fafe, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho) e Alto Tâmega (Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto e Mondim de Basto) numa população que ronda os 130 mil habitantes. O território apresenta elevados índices de desemprego, baixa escolaridade, baixas qualificações e preocupantes indicadores de precariedade social. Estes fatores regionais afetam em maior grau as Pessoas com Deficiências e Incapacidades (PCDI).

CONCELHOS: ÁREA POPULAÇÃO (*)

Fafe 219,1 km² 50 633 Cabeceiras de Basto 241,8 km² 16 710 Celorico de Basto 181,1 km² 20 098 Mondim de Basto 172,1 km² 7 493 Póvoa de Lanhoso 132,7 km² 21 886 Vieira do Minho 218,3 km² 12 997 TOTAL 1 165,1 km² 129 817 (*) Censos (2011)

(5)

DESTINATÁRIOS DOS SERVIÇOS

− Crianças, jovens e adultos, com diversidade funcional e necessidades de apoio e intervenções especializadas em variadas dimensões: educação, reabilitação, formação,

emprego, ocupação, residência, desporto adaptado, participação social e inclusão.

− Pessoas e Famílias em situação de vulnerabilidade e emergência social. − Empresas colaborativas e Empregadores.

(6)

2. ORGANOGRAMA DE GESTÃO INSTITUCIONAL

(7)

3. NOTA DE APRESENTAÇÃO

Exmos. Membros dos Órgãos Sociais da CERCIFAF,

Exmos. Cooperadores, Associados e Colaboradores da Instituição.

O Exercício realizado em 2018 foi fortemente marcado pelas comemorações dos 40 anos da Instituição, quer pelo elevado significado de alguns Eventos, de carácter interno e externo, quer pelo entusiástico empenho e envolvimento de todos os stakeholders nas diversas fases da sua concretização.

No conjunto dos grandes Momentos, não poderíamos deixar de relevar o Encontro de Empresários, evocando nele a história e os excelentes resultados de 30 anos de Formação e Emprego da CERCIFAF com a devida e digna distinção a todos os Empregadores Solidários com o emprego das Pessoas com Deficiência.

Também é justo relevar a Festa do Deporto Escolar Inclusivo, que se traduziu numa manifestação concreta do “Desporto para Todos”, dando uma clara ideia de participação em Rede, juntando neste Hino à Inclusão os Alunos de todas as Escolas de Fafe, os Praticantes das Coletividades, os Praticantes de Desporto Adaptado da CERCIFAF, da ANDDI e de diversas Entidades Congéneres, os responsáveis do poder político local e nacional. Para além disso, julgo que conseguimos abrilhantar a Festa Desportiva com a Estética da Inclusão, tão bem demonstrada na brilhante representação oferecida pelos nossos participantes do Grupo de Expressão Dramática e Cultural.

Finalmente, e de modo muito singular, merece um especial destaque o “Momento” levado a cabo pelos Colaboradores da Instituição, pela promoção do Honroso reencontro com todos os Colaboradores que ao longo dos 40 anos deram muito da sua vida à CERCIFAF. E foi tão mais significativo pelo facto de termos mantido laços e revivido a História num grande Jantar de Honra com a quase totalidade dos Trabalhadores que por esta Casa passaram, ficando para memória futura a construção da Árvore gnoseológica dos Obreiros da CERCIFAF.

Em termos gerais, o ano 2018 foi um ano muito bom. Foram realizados Eventos muito revigorantes e Momentos dignos de uma idade adulta, sábia, sólida, que fizeram justiça ao lema “Ligados à

Comunidade”.

Os quadros que adiante se juntam, evidenciam a execução crescente de atividades e serviços prestados, ultrapassando largamente as previsões iniciais.

(8)

Relativamente aos investimentos previstos ao nível da Requalificação dos Edifício-Sede, preocupam-nos os atrasos de aprovação da candidatura, devido à pressão dos preços sobre a construção. Trata-se, como sabemos, de obras com objetivos de melhoria dos espaços de funcionamento do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), com enfoque no reforço da qualidade, eficiência energética e imagem exterior. Por outro lado, estamos a ultimar os investimentos próximos relacionados com o aumento da estrutura CAO sito em Fornelos, tendo em vista o aumento para o dobro da sua capacidade, de modo a podermos responder às necessidades desta resposta social que está esgotada há vários anos.

Outro investimento urgente e muito necessário tem a ver com a melhoria da informatização interna. Estamos a funcionar com redes informáticas muito pressionadas, distribuição e capacidade de cablagem desadequada, software e equipamentos com necessidades de atualização. Teremos de desenvolver projetos e encontrar meios para investir nas melhorias a realizar neste importante setor das redes de comunicação, agregando rapidez e eficiência à gestão organizacional.

Estamos convictos de que até 2020 conseguiremos dar passos importantes no sentido do reforço das estruturas e dos serviços, investindo na qualidade dos meios técnicos e operacionais, na melhoria dos recursos humanos, e na eficiência e eficácia da organização, para melhor preparar e romper o futuro.

Com a elaboração e apresentação do próximo Plano Estratégico, em que todos deverão participar, importa elencar as ideias-chave do futuro para a próxima década 20-30, construindo um caminho de conhecimento, sustentado em projetos de inovação e propostas de progresso organizacional, capacitando a Instituição e as Pessoas para novos e estimulantes desafios.

O nosso Muito Obrigado a todos pela grande demonstração de passado, presente e futuro.

Fafe, 08 de março de 2019.

(9)

4. CONTEXTUALIZAÇÃO DOS RESULTADOS

Os dados e resultados do exercício de 2018, resultam da análise realizada às intervenções das Unidades e Serviços da Instituição.

Os principais resultados do trabalho Organizacional dizem respeito aos relatórios de execução da responsabilidade dos respetivos Coordenadores, designadamente:

- Relatório da (ELI) Equipa Local de Intervenção Precoce; - Relatório do (CER) Centro de Educação e Reabilitação; - Relatório do (CRI) Centro de Recursos para a Inclusão;

- Relatório do (CR) Centro de Recursos - Medidas de Apoio ao Emprego;

- Relatório do CFE (Formação Profissional, Aprendizagens, Certificação, Empregos); - Relatórios dos (CAO’s) Centro de Atividades Ocupacionais (CAO Sede e CAO Fornelos); - Relatório do (CEP) Centro de Emprego Protegido - Enclave de Serviços;

- Relatório de Execução do SAAS/ RLIS.

Para além destes relatórios parcelares acrescem os dados resultantes da análise dos indicadores de desempenho e funcionamento organizacional, sendo relevantes os seguintes:

- Relatório de Avaliação da Satisfação (Clientes, Colaboradores, Empregadores, Famílias,

Financiadores);

- Relatório do Desempenho Organizacional (Quadros comparativos); - Relatório de Avaliação da Participação dos Clientes;

- Relatório de Avaliação da Formação e Desenvolvimento dos Colaboradores; - Relatório de Análise e Avaliação do Desempenho Profissional;

- Relatório do Valor Acrescentado das Parcerias; - Relatório de Sugestões/ Reclamações.

Sendo uma fonte essencial para a elaboração do Relatório global ao exercício de 2018, nas páginas seguintes apresentamos uma apreciação sucinta sobre o desempenho organizacional, assim como os resultados comparativos da Atividade em 2018.

(10)

5. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AOS CLIENTES

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AOS CLIENTES – PCDI (Quadro comparativo – Por ano e tipologia de resposta nas Unidades/Serviços)

INDICADORES / SERVIÇOS PRESTADOS 2016 2017 2018 Notas

Previsão Execução Desvios Previsão Execução Desvios Previsão Execução Desvios

SIP - SERVIÇO DE INTERVENÇÃO PRECOCE

Nº de Crianças atendidas (0-6 anos) 65 163 + 98 65 224 +159 65 242 177 Ver Quadro seguinte de Caracterização

CER - EDUCAÇÃO ESPECIAL

Nº de Alunos apoiados 3 3 0 3 3 0 3 3 0 Encaminhados pela DGEST

CRI - CENTRO DE RECURSOS para a INCLUSÃO

Nº de Alunos apoiados 232 236 + 4 231 231 0 231 225 -6 Aprovados pela DGEST

CFE - CENTRO DE FORMAÇÃO E EMPREGO

Nº Formandos - Formação Inicial 50 50 0 59 59 0 60 69 +9

Nº Formandos - Formação Contínua 10 10 0 20 20 0 0 0 0 Não foram realizadas ações de formação

contínua. CENTRO DE RECURSOS (Apoios ao Emprego)

IAOP /IAOQE 37 40 + 3 37 32 -5 50 50 0 O Nível de execução resulta da

comparação com o PA submetido, por se verificar uma alteração substancial em relação ao Plano de Ação inicialmente apresentado ao IEFP.

Apoio à Colocação (AC) 37 34 - 3 37 26 -11 29 29 0

Apoio Pós-Colocação (APC) 31 26 - 5 31 23 -8 32 29 -3

ENCLAVE DE EMPREGO PROTEGIDO

N.º de trabalhadores enquadrados neste regime 12 12 0 12 12 0 11 10 -1 1 trabalhador terminou em março de

2018. CAO - CENTRO DE ATIVIDADES OCUPACIONAIS

Apoio Ocupacional (direto) 80 80 0 80 80 0 80 80 0 Esgotada a capacidade Autorizada

Atividades Socialmente Úteis (externas) 20 26 + 6 26 26 0 26 26 0 Ocupados em Entidades Externas

UR - UNIDADES RESIDENCIAIS

Lar Residencial 20 20 0 20 20 0 20 20 0 Esgotada a capacidade Autorizada

Lar de Apoio 8 8 0 8 8 0 8 8 0 Esgotada a capacidade Autorizada

(11)

242 3 225 69 0 50 29 29 10 80 26 20 8 0 50 100 150 200 250 300

SIP/ELI 5 - Crianças apoiadas CER - Alunos propostos ME CRI - Alunos apoiados CFE - Formandos: F. Inicial CFE - Formandos: F. Contínua CR - IAOQE CR - AC CR - APC Enclave CAO - Centros A Ocup. CAO - ASU (Externas) Lar Residencial Lar de Apoio

SERVIÇOS PRESTADOS -2016-2017-2018

(12)

6. CARACTERIZAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (Por Unidade/ Serviço)

INDICADORES / SERVIÇOS PRESTADOS SIP - SERVIÇO DE INTERVENÇÃO PRECOCE

Nº DE CRIANÇAS

ABRANGIDAS PELA ELI Até 3 anos + 3 anos Fafe % Cabeceiras Basto %

Celorico Basto % OBS Total de Crianças 242 67 175 132 54,5 61 25,2 49 20,2 Nº SINALIZAÇÕES EM 2018 (média-meses) Idade (meses) Origem da Sinalização 106 42,8

Saúde Seg. Social Educação CPCJ Família Outras

13 0 81 1 6 5

TIPO DE INTERVENÇÃO

Direta % Vigilância %

Encaminhamentos (incluindo transições

para fora da ELI)

% A intervenção direta abrange mais de ¾ da população atendida. Encaminhamentos: Inclui todas as situações de crianças que atingem a idade limite de apoio pela ELI e situações que, não sendo elegíveis para

apoio, são encaminhadas para atendimentos específicos. 242 202 83,5 40 16,5 60 24,8 CONTEXTO DA INTERVENÇÃO

Domicílio % Creche/JI % Misto % Outro % A quase totalidade das intervenções são realizadas na creche/JI

(13)

INDICADORES / SERVIÇOS PRESTADOS CR – CENTRO DE RECURSOS LOCAL

(Apoio ao Emprego - Serviço de Emprego de Fafe e Serviço de Emprego de Basto)

IAOQE Informação, avaliação e Orientação para a Qualificação e o Emprego

Candidatos abrangidos M F Concluíram ações Desistiram Grau de

Execução OBS

50 30 20 50 0 100%

AC Apoio à Colocação

Candidatos abrangidos M F Concluíram ações Desistiram Grau de Execução Do total, 13 candidatos transitaram para apoio em 2019 29 17 12 14 1 48,7% APC Acompanhamento Pós Colocação

Candidatos abrangidos M F Concluíram ações Desistiram Grau de

Execução transitaram para 25 candidatos

apoio em 2019

29 18 11 21 0 72,4%

Contratos de Trabalho Realizados

Contratos a Termo Contratos Sem Termo Nota:

1 dos candidatos empregados aguarda aprovação do CEAEE pelo IEFP, embora esteja garantido o trabalho na empresa.

0 7

INDICADORES / SERVIÇOS PRESTADOS EMPREGO PROTEGIDO (enclave de serviços)

Nº Trabalhadores abrangidos por

protocolo com o IEFP Regime EP

Nº de Trabalhadores da CERCIFAF em

Regime EP

M F SAÍDAS PERMANECEM OBS

16 10 1 9 M F M F Trabalhadores de apoio em serviços diversos da

Instituição

(14)

INDICADORES / SERVIÇOS PRESTADOS CRI – CENTRO DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO

(Apoio aos alunos dos Concelhos de Fafe, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Vieira do Minho)

CONCELHO DE FAFE Nº Alunos

apoiados

Agrup. Escolas de Fafe

Agrup. Escolas Prof. Carlos Teixeira

Agrup. de Escolas

Montelongo TOTAIS TOTAL

M F M F M F M F

132

29 16 19 15 41 12 89 43

CONCELHO DE CABECEIRAS DE BASTO Nº Alunos

apoiados

Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto TOTAIS TOTAL

M F M F

41

24 17 24 17

CONCELHO DE CELORICO DE BASTO Nº Alunos

apoiados

Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto TOTAIS TOTAL

M F M F

31

21 10 21 10

CONCELHO DE MONDIM DE BASTO Nº Alunos

apoiados

Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto TOTAIS TOTAL

M F M F

5

2 3 2 3

CONCELHO DE VIEIRA DO MINHO Nº Alunos

apoiados

Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo TOTAIS TOTAL

M F M F

16

9 7 9 7

(15)

INDICADORES / SERVIÇOS PRESTADOS CFE – CENTRO DE FORMAÇÃO E EMPREGO

Cursos de Formação Tipo de Percurso

Nº de

formandos/as M F Desistiram Concluíram

Transitaram

para 2019 OBS

Op. de Acab. de Madeira e Mobiliário B 8 8 0 0 8 0

T 3.01 Operação POISE - 4229 - FSE 000065 Operação Cofinanciada pelo FSE Serralheiro Civil B 5 5 0 0 5 0 Costureira/Modista B 5 0 5 0 5 0 Empregado/a de Andares B 6 0 6 0 6 0

Op. Serviços de Manutenção e Reparação C 6 6 0 0 6 0

Empregado/a de Andares B 6 1 5 0 0 6 T 3.01 Operação POISE - 4229 - FSE 0000213 Operação Cofinanciada pelo FSE Nota:

Cursos iniciados em Outubro de 2018

Serralheiro Civil B 7 7 0 1 0 6

Op. de Acab. de Madeira e Mobiliário B 7 7 0 0 0 7

Costureira/Modista B 6 0 6 0 0 6

Operador de Jardinagem C 7 7 0 0 0 7

Auxiliar de Serviços Pessoais e Domésticos C 7 1 6 2 0 5

TOTAIS 70 42 28 3 30 37

Legenda:

Percurso Tipo B – Percurso formativo de Dupla Certificação (Escolar e Profissional) utilizando referencial adaptado do CNQ, com uma duração de 3600 horas. Percurso Tipo C – Percurso de Formação Profissional, com duração entre 1200 h e 2900 horas, construído com UFCD’s do CNQ, proposto pela CERCIFAF.

(16)

INDICADORES / SERVIÇOS PRESTADOS CAO – CENTRO DE ATIVIDADES OCUPACIONAIS

NOME DO CENTRO UTENTES ABRANGIDOS POR ACORDO

Nº DE UTENTES

APOIADOS M F SAÍRAM PERMANECEM

Grau de

Execução OBS

CAO - SEDE 50 50 30 20 0 50 100%

CAO - Dº AURORA RIBEIRO E CASTRO 30 30 22 8 0 30 100%

INDICADORES / SERVIÇOS PRESTADOS UNIDADES RESIDENCIAIS

ESTRUTURA UTENTES ABRANGIDOS POR ACORDO

Nº DE UTENTES

APOIADOS M F SAÍRAM PERMANECEM

Grau de

Execução OBS

LAR RESIDENCIAL 20 20 - - 0 50 100%

LAR DE APOIO 8 8 - - 0 30 100%

INDICADORES / SERVIÇOS PRESTADOS CER – CENTRO DE EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA ENCAMINHADOS

PELA DGEST APOIADOS M F SAÍRAM PERMANECEM

Grau de

Execução OBS

(17)

EXECUÇÃO FÍSICA DO SAAS/RLIS

(ANÁLISE DE EVOLUÇÃO COMPARATIVA – de 16 de agosto de 2016 a 31 de dezembro de 2018)

O quadro seguinte evidencia o desempenho do SAAS, desde o início das suas atividades (16-08-2016) até ao final do ano de 2018, comparando as atividades de Atendimento Social e Acompanhamento Social realizadas até ao final de 2017 e 2018.

DADOS DE 16-08-2016 ATÉ 31-12-2017 DADOS DE 02-01-2017 ATÉ 31-12-2018 EXECUÇÃO

(Até Dez 2017) INDICADORES

Totais Acumulados

Beneficiários abrangidos

EXECUÇÃO

(Até Dez 2018) INDICADORES

Totais Acumulados

Beneficiários abrangidos ATENDIMENTO Total de Atendimentos (realizados) 564 417 ATENDIMENTO Total de Atendimentos (realizados) 983 684

ACOMPANHAMENTO Total de Agregados familiares (realizados) 279 785 ACOMPANHAMENTO Total de Agregados familiares (realizados) 356 988 Total de Planos de Intervenção (realizados) 140 363 Total de Planos de Intervenção (realizados) 199 458 Total de Planos de Intervenção (concluídos) 42 120 Total de Planos de Intervenção (concluídos) 108 353

Numa análise abreviada, observa-se um nível de crescimento equilibrado da execução em todos os indicadores, com exceção dos Planos concluídos onde se regista um aumento de 225%. Tal significa que o maior tempo de maturidade dos processos e o trabalho de intervenção desenvolvido dão por concluídos os motivos que originaram o pedido de apoio pelos beneficiários.

INDICADORES / SERVIÇOS PRESTADOS SAAS/ RLIS

(18)

ÂMBITO DAS INTERVENÇÕES DA EQUIPA

O quadro seguinte expressa o movimento e a dinâmica da Equipa ao nível do desempenho e realização das atividades de Atendimento e Acompanhamento Social.

A desagregação das Atividades do SAAS por grandes blocos/áreas de trabalho, coloca em evidência as tarefas essenciais, internas e externas, de caráter técnico e administrativo (aplicação informática) de comunicação e interação com os parceiros sociais.

Quadro de desagregação das Atividades realizadas

(Até Dez 2017) INDICADORES Totais Acumulados (Até Dez 2018) INDICADORES Totais Acumulados

ATIVIDADES REALIZADAS (Atendimento e Acompanhamento Social) Total de atendimentos 1698 ATIVIDADES REALIZADAS (Atendimento e Acompanhamento Social) Total de atendimentos 2863

Entrevistas no serviço 1160 Entrevistas no serviço 1929

Contactos telefónicos 240 Contactos telefónicos 358

Articulação com outros serviços 125 Articulação com outros serviços 300

Entrevistas no domicílio 173 Entrevistas no domicílio 276

Diagnósticos 751 Diagnósticos 1299

Ações contratualizadas 486 Ações contratualizadas 746

Ações isoladas 37 Ações isoladas 52

Ações de apoio económico 182 Ações de apoio económico 312

Nº de km percorridos (viatura SAAS) 10622 Nº de km percorridos (viatura SAAS) 16784

Também neste Quadro se observa um desenvolvimento equilibrado na evolução da execução comparativa, sobretudo tendo em consideração que o segundo período corresponde a cerca de 75% do período temporal anterior. Uma ligeira superioridade de execução no 1º período (em alguns indicadores) poderá ser explicada pelo facto haver processos que aguardavam intervenção e tiveram prioridade de atendimento com o início da equipa do SAAS/ RLIS. Em 2018 o fluxo dos pedidos de apoio económico estabilizou. Também o número de quilómetros percorridos é maior no 1º período, correspondendo a uma necessidade inicial de relacionamento da Equipa com os Parceiros e de melhoria do conhecimento e identificação do território.

(19)

APOIOS ATRIBUÍDOS ÀS PESOAS E FAMÍLIAS NO ÂMBITO DO SAAS/ RLIS

O conjunto das ações previstas e realizadas no âmbito dos Acordos de Intervenção Social elaborados com as famílias em acompanhamento social têm a ampla finalidade de promover e potenciar condições de autonomização e inserção social dos cidadãos. O objetivo das ações é que os membros do Agregado Familiar consigam construir projetos de vida ajustados às suas novas condições e deixem de depender dos mecanismos de Ação Social.

CARACTERIZAÇÃO DOS APOIOS SOLICITADOS E ATRIBUÍDOS PELA SEGURANÇA SOCIAL AOS BENEFICIÁRIOS ACOMPANHADOS

TIPOLOGIA DOS APOIOS MONTANTES (€) OUTRAS DESPESAS

(Inserção em Comunidades Terapêuticas)

OUTRAS DESPESAS

(Benefºs VIH/SIDA) TOTAL GERAL

Subsistência 4833,00 Tratamentos dentários 10640,00 Tratamentos oftalmológicos (inclui dívidas a óticas) 2212,24 Equipamentos Domésticos 1485,00 Melhorias Habitacionais 351,00 Dívidas de Renda 200,00 Respostas Habitacionais 293,00 Medicamentos (inclui dívidas de farmácia) 1366,27 Meios Auxiliares de Tratamento 1820,00 Frequência de Equipamentos Sociais 154,00

Transportes 11,00

Suporte de despesas com internamento em Resposta Social –

Emergência em Lar privado de Guimarães 8400,00

(20)

7. ATIVIDADES EM DESTAQUE - 2018

Pela importância significativa ao nível institucional e pelos impactes gerados ao nível da Missão social, destacamos as seguintes atividades:

1. O XII Encontro de Empresários, constituiu uma referência muito significativa nas relações de parceria entre a CERCIFAF e a comunidade empresarial. Neste Evento, celebramos não apenas o 40º Aniversário da Instituição como 30 anos de sucesso da Formação e do Emprego das Pessoas com Deficiência. Nele foram distinguidas 24 Empresas pelas suas “Boas Práticas” de Empregabilidade e Inclusão, e entregues 23 Diplomas e Certificados aos Formandos que concluíram a Formação Profissional, na sua grande maioria já com empregos definidos. Nas Fotos acima é possível observar a dignidade do Teatro Cinema de Fafe (espaço de realização) e dos convidados que o encheram por completo, sem esquecer a magia inaugural retratada nos afetos colocados em palco.

2. Outro destaque vai para a celebração do Desporto Escolar Inclusivo, onde não faltou a participação de todos, a presença da ilustre atleta Rosa Mota, a partilha institucional dos Parceiros e a dignidade honrosa dos Sec. Estado do Desporto e da Sec. Estado da Inclusão, mas também beleza, alegria e sã convivialidade.

(21)

3. O destaque a que chamaria “Ligados à Memória”, fica nestas fotos para memória futura, retratando a realização de um grande Encontro com todos os Colaboradores da CERCIFAF, de ontem e de hoje, protagonizado numa Festa de comemoração e convívio entre todos aqueles que foram e são ‘Obreiros da CERCIFAF”.

(22)

4. Uma atividade de destaque foi também a participação de 4 Formandas do Curso Costureira/Modista em desenvolvimento no nosso Centro de Formação e Emprego, no Concurso Vestido de Chita 2018, realizado em Fafe com a presença de distintas modelos vindas de vários pontos da Região Norte. Numa noite deslumbrante e com uma realização fantástica da Fafe TV, as modelos preparadas pela Formadora Ana Cristina, desfilaram com muita elegância, mostrando que em Fafe, e na CERCIFAF, também existe criação e arte.

(23)
(24)

QUADRO SÍNTESE DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

(comparativo – últimos 5 anos) Indicadores Realizado (2016) Realizado (2017) Realizado (2018) Tendência Obs.

INDICADORES DE EFICÁCIA E EXECUÇÃO

Taxa de execução dos Objetivos do Plano Atividades 85,0 62,0 58,0  A baixa concretização dos objetivos propostos radicam na falta de aprovação de medidas de financiamento que eram expectáveis neste período. Taxa de aprovação das Candidaturas apresentadas 100,0 90,0 70,0  Aguarda-se aprovação de 3 candidaturas (CIM e ISS -

PROCOOP)

Taxa de concretização do Plano de Melhoria 86,8 - 62,5  Das 8 medidas propostas, apenas foram

concretizadas 5.

Taxa de eficácia dos Planos Individuais (Clientes) - - 67,0 n.a.

Reclamações 1 4 19 14 reclamações provenientes de Clientes; 3 pelos

Colaboradores; 2 por Familiares.

Sugestões 6 1 0

Tempo médio de resposta às Sugestões/Reclamações 1,7 2,4 3,2  Ligeira subida no tempo de tratamento da resposta.

INDICADORES DE INSERÇÃO SOCIOPROFISSIONAL

Protocolos - FORM. CONT. TRABALHO 24 27 6  A diminuição resulta do facto de estarem a iniciar

cursos novos e a FCT só iniciará no próximo ano.

Parcerias - APOIO À COLOCAÇÃO 34 7 29  Registo de aumento significativo da capacidade de

inserção nas empresas.

Contratos - ESTÁGIOS DE INSERÇÃO 3 0 0 =

A diminuição da utilização desta medida é tomada como positiva porque é substituída por empregos ou Contrato Emprego Apoiado.

Contratos - EMPREGO APOIADO (externos) 11 4 7  Regista-se um aumento especial desta medida.

Protocolos - ATIV. SOC. ÚTEIS 26 26 25  Clientes que permanecem em ASU externas, não

abrangidos pelos Acordos com a Segurança Social.

INDICADORES DE SATISFAÇÃO

Satisfação dos Clientes 85,5 82,5 84,4 Os valores relativos à Satisfação evidenciam alguma

estabilidade em todos os Grupos.

No entanto, é de destacar uma descida significativa na Satisfação dos Colaboradores e uma subida

Satisfação dos Colaboradores 77,3 77,3 73,2

Satisfação das Famílias 78,3 88,4 88,6

(25)

Indicadores Realizado (2016) Realizado (2017) Realizado (2018) Tendência Obs.

Satisfação dos Reguladores e Financiadores 76,7 76,5 84,4  acentuada nos Empregadores e nas Entidades de Regulação, financiamento e Parceiros.

INDICADORES DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS COLABORADORES

Total de ações assistidas (diversificação temática) 72 22 51

Pode considerar-se que, em 2018, apesar de terem sido envolvidos menos colaboradores, verificou-se um aumento das horas de formação assistidas.

Total de participantes/colaboradores 24 85 16

Volume de horas assistidas 1437,5 629 721

N.º de AEF abrangias - 7 14  Nova variável de medida.

INDICADORES DE PARTICIPAÇÃO (nas atividades e serviços da Organização)

Participação de Clientes na revisão de serviços 124 137 147  87 (CAO); 36 (FP); 24 (LR+LA)

Participação de Estagiários e Voluntários 5 4 3  2 Estagiários do programa Erasmus + 1 Estágio

Profissional.

Inovação por Sugestões/Reclamações dos Clientes 0 0 1  Alteração no fornecedor de alimentação. Inovação por Sugestões/Reclamações dos

Colaboradores 3 0 0 = -

Parcerias Estratégicas realizadas 1 0 1  Parceria com Parceiro da Polónia para participação

em projetos daquele Promotor.

OUTROS INDICADORES OPERACIONAIS (FORNECIMENTO DE SERVIÇOS)

Acidentes em contexto laboral - Colaboradores 5 0 1  A subida fica a dever-se a acidentes ligeiros, sem

internamento.

Os clientes são ambos ligados à formação profissional.

(26)

OBJETIVOS E RESULTADOS DO PLANO PARA 2018

- AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS ALCANÇADOS (ANÁLISE GRÁFICA) 100 0 0 100 100 100 100 25 50 35 100 50 0 100 100 75 30 25 45 25 58 0 20 40 60 80 100 120

Implementar 3 novos Cursos de FP Aumentar capacidade na resposta CAO Aumentar o atendimento protocolado - SIP Rever o Manual de funções e competências Concluir o modelo de funções de liderança e chefia Rever domínios de gestão executiva e técnica Analisar e rever organograma de gestão Contratualizar um Plano de Formação interno com Entidade externa Estabilizar o Quadro dos Profissionais Aumentar 5% a Satisfação dos Profissionais Apresentar candidatura/projetos de melhoria dos espaços físicos Melhorar as condições de acessibilidade ao transporte pelos utentes e a mobilidade…

Definir destino dos espaços sobrantes do setor da lenha Organizar 3 Eventos alusivos aos 40 anos Manter metas de pagamento a fornecedores Potenciar a capacidade instalada para gerar valor financeiro Atualizar os folhetos informativos de cada serviço com vista à divulgação da informação Realizar diagnóstico de Contexto Social Criar grelha com indicadores essenciais para cada dimensão de análise (incluindo…

Preparar uma edição alusiva aos 40 anos da CERCIFAF Média de objetivos concretizados

(27)

8. INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Foram várias as propostas de inovação e melhoria apresentadas para 2018. Porém, umas por falta de aprovação dos projetos apresentados outras por falta de meios próprios não puderam ser concretizadas. Ainda assim, foram também várias as medidas de inovação realizadas com incidência e relevância nos seguintes domínios:

Domínios da

Inovação I & D Incidência

Organizacional

→ Apresentação do projeto e candidatura para a requalificação do edifício-sede (de que se aguarda aprovação pela CIM do Ave).

→ Elaboração de projeto de melhoria das acessibilidades internas aos transportes (Apenas não foi implementado por falta de cobertura financeira para a sua execução). → Aposta inovadora nas atividades de Desporto Escolar

Inclusivo.

→ Realização de Eventos de grande significado institucional, envolvendo os diversos Stakeholders e responsáveis nacionais. - Melhoria das condições de Funcionamento - Comunidade educativa e sociedade. SOCIEDADE Clientes

→ Melhoria da avaliação dos Impactes na qualidade de vida das PCDI, decorrente da formação e emprego. → Aumento da oferta formativa qualificada e

diversificada.

→ Melhoria da rede de transportes.

ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO

Divulgação dos Serviços e

Produtos

→ Renovação da utilização do painel eletrónico;

→ Investimentos na Campanha do Pirilampo Mágico, com reforço dos participantes e parceiros na Marcha Noturna.

COMUNIDADE

Documentação

→ Revistos Regulamentos Internos (CAO, FP, LR, Lar Apoio)

→ Revisto Manual de Funções e Competências. → Revisto e atualizado o Manual do Formando.

→ Revisto o Manual de Acolhimento dos Colaboradores. → Criados 4 novos Referenciais de Formação Tipo C.

ORGANIZACIONAL

Parcerias

→ Retomadas iniciativas de Parceria Transnacional com parceiros da Polónia

→ Reforçadas Parcerias com os Agrupamentos de Escolas no âmbito do Desporto Escolar Inclusivo.

Inovação e reforço da carteira de projetos e Serviços

(28)

9. RECURSOS MOBILIZADOS

9.1. Recursos Humanos

Profissionais ao serviço da CERCIFAF em dezembro de 2018

Estrutura de R. H. N.º de

Colaboradores Efetivos

Contratos

A Termo OBS

Colaboradores internos 86 62 24 Inclui trabalhadores, do

Enclave de Serviços (10)

Prestadores de Serviços 5 - -

3 Formadores Externos 1 Médico (avença) 1 Psiquiatra (CPS)

Destacados 1 - - Professora - Educação Especial

(ME)

Estagiários 3 - - 2 – Programa Erasmus +

1 – Estágio Profissional

Voluntários Externos 14 - -

1 – Enfermeira – Lar Residencial

13 – Apoio às atividades de desporto (Evento desportivo)

Na execução das atividades e serviços, em 2018 a CERCIFAF manteve em média 86 colaboradores. O elevado índice de contratos a termo tem origem em necessidades de substituição de trabalhadores e nas atividades de projeto com fim previsível.

Taxa de ausências ao trabalho 4,5%

(29)

9.2. Formação e Desenvolvimento dos Colaboradores

Formação Assistida pelos Colaboradores no Ano de 2018:

COLABORADORES ENVOLVIDOS AÇÕES AEF (*) ENTIDADES PROMOTORA (REGIÃO) HORAS FORMAÇÃO ASSISTIDAS

CERTIFICADA TIPO FONTES DE FINANCIAMENTO

SIM NÃO INTERNA EXTERNA ENTIDADE OUTRAS

85 22 7 NORTE 629 22 0 0 22 14 8

Código das AEF Designação Nº Horas

345 Gestão e Administração 12 862 HSST 94 813 Desporto 56 311 Psicologia 54 726 Terapia e Reabilitação 294 769 Serviços Sociais 14

762 Trabalho Social e Reabilitação 105

(30)

9.3. Equipamentos e Recursos Materiais

Recursos Físicos e Logística de Apoio

✓ Espaços de Formação Profissional (Equipados com Meios Oficinais, equipamentos, máquinas, instrumentos e ferramentas de trabalho); Sala de Informática e TIC; salas de hotelaria e restauração; multimédia, recursos formativos e pedagógicos, entre outros; ✓ Espaços de desenvolvimento de Atividades Ocupacionais (2 edifícios);

✓ Espaços de desenvolvimento da Educação Especial e Reabilitação;

✓ Espaço de Residência (Unidade residencial e 2 apartamentos de Lar de Apoio);

✓ Polivalente de Ar Livre (com pista de 200 metros, campo de jogos para práticas de Desporto e Desporto adaptado);

✓ Espaços de Orientação e Avaliação/Orientação psicopedagógica e psicológica;

✓ Salas de Recursos Multimédia (vídeo, televisão, rádio/gravação, câmaras de filmar, fot. Digital…) e Sala de Rádio (com comunicação interna);

✓ Espaços de Gestão Técnica (Qualidade, gestão operacional, outras);

✓ Espaços Administrativos, de Gestão e Coordenação financeira e contabilística;

✓ Espaços e Salas de Diagnóstico e Terapêutica (Terapia da Fala, Fisioterapia, Terapia Ocupacional);

✓ Serviço Social e Medicina, (atendimento em consulta semanal);

✓ Ginásio interior, de desenvolvimento de competências de educação física, treino de Boccia, expressões, atividades de movimento e dramatização;

✓ Espaços de Direção e Administração, (com recursos de gestão e comunicação); ✓ Transportes, Alimentação, Comunicação e Outros;

✓ Viaturas de Transporte (Autocarros, e ligeiros de passageiros) e Transporte Adaptado, destinado a assegurar a frequência de atividades pelos diversos clientes, provenientes dos vários concelhos do âmbito geográfico de intervenção institucional;

✓ Refeitório Social destinado a todos os clientes e colaboradores;

✓ Espaço Internet (dispondo de 3 espaços, todos com computadores acessíveis e com ligação à internet);

(31)

10. ACORDOS E PROTOCOLOS

Os Acordos e Protocolos que a CERCIFAF possui, com várias entidades públicas e privadas, constituem o suporte de todas as intervenções, sendo essenciais os seguintes:

INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL (ISS, I.P.)

→ Para o funcionamento de Atividades Ocupacionais, em 2 Centros, com acordo para 50 + 30 clientes CAO);

→ Para o funcionamento dos serviços de Residência (Lar Residencial - 20 e Lar de Apoio - 8); → Para a medida de Intervenção Precoce (no âmbito do SNIPI com a ELI 5 - Equipa Local de

Intervenção, para apoio entre 60 - 80 crianças); → Para o funcionamento do SAAS/ RLIS.

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL (IEFP, I.P.)

→ Para o desenvolvimento de medidas de Formação/Emprego; → No funcionamento do Emprego Apoiado (Enclave de Serviços);

→ No âmbito do Centro de Recursos, nas medidas de IAOQE/ AC/ APC, nos termos do Decreto-Lei n.º 290/2009 de 12 de outubro, regulamentadas pelo Despacho 8376-B_2015, de 30 de julho, na sua redação atual.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (ME)

→ No âmbito da Educação Especial (CER - 2/3 alunos);

→ No âmbito do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) apoiando alunos de 7 Agrupamentos de Escolas em 5 Concelhos da região.

AUTARQUIAS LOCAIS

De Fafe, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Vieira do Minho, para apoio ao transporte dos clientes/ utentes, desenvolvimento de serviços e implementação de ações de promoção do emprego e da empregabilidade.

(32)

EMPREGADORES LOCAIS

Cerca de 250 protocolos com Entidades Empregadoras, de múltiplos sectores e ramos de atividade, em todos os concelhos da área de abrangência, no âmbito da formação e emprego de pessoas com deficiência e incapacidades, para emprego, oportunidades de trabalho e formação em contexto de trabalho.

INSTITUIÇÕES E COLETIVIDADES LOCAIS

Múltiplos protocolos com Juntas de Freguesia, Escolas, Universidades, Misericórdias, Organizações de Solidariedade Social e da Economia Social, Entidades ligadas ao Desporto e à Cultura, sobretudo em parcerias de trabalho conjunto, redes sociais e projetos de intervenção sobre problemáticas específicas, desenvolvimento e inovação, partilha de recursos e investigação, atividades culturais e desportivas, ocupação de tempos livres, atribuição de benefícios aos clientes e colaboradores, entre tantas outras iniciativas.

(33)

11. RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES

Sugestões e reclamações relativas ao ano 2018.

SUGESTÕES RECLAMAÇÕES COM PROVIMENTO SEM PROVIMENTO

0 19 19 0

TIPO SUGESTÕES RECLAMAÇÕES FUNDAMENTOS

Clientes 0 14

A maioria das reclamações apresentadas pelos clientes têm a ver sobretudo com o fornecimento do serviço de alimentação (pouca comida, más ementas, mau serviço…) sendo reportadas por 9 clientes. Nos restantes, os clientes queixaram-se de conflitos com colegas (5).

Colaboradores 0 3

As queixas de colaboradores incidiram também no mau serviço do refeitório (2) e em queixas de uso de telemóvel (1) no período de trabalho por outros colaboradores, estando esta prática proibida.

Familiar 0 2

2 familiares reclamaram sobretudo de falta de cuidados para com familiares, nomeadamente com a medicação e higiene, por colaboradores da instituição.

Total 0 19

Prazo médio de resposta /reclamações 3,2 dias

Conclusões:

Como se observa, as várias reclamações entradas no sistema focalizam o mau sistema de fornecimento de alimentação e o serviço de refeitório, acentuados pelos clientes, mas também por colaboradores. Outras reclamações, quer de colaboradores como de familiares, incidiram nas falhas de profissionais, situações que foram imediatamente tratadas com os próprios e implementadas medidas e melhorias a este nível.

De modo geral pode concluir-se que tanto os colaboradores como os clientes e familiares aproveitam este serviço para comunicar e obter respostas para problemas concretos e correntes, dando indicações preciosas para a tomada de medidas e melhorias.

(34)

12. INDICADORES DE QUALIDADE E SATISFAÇÃO

No âmbito da Satisfação foram inquiridos todos os grupos definidos para a amostra, nomeadamente: Clientes, Colaboradores, Famílias, Empregadores Entidades Reguladoras e

Financiadoras.

Os resultados obtidos em 2018 são os apresentados no quadro seguinte.

Em comparação com o ano anterior, os resultados em 2018 são ligeiramente superiores, nomeadamente no grupo Clientes (de 82,5 para 84,4) nos Empregadores (de 83,2 para 93,0) e nas Entidades Reguladoras e outros (de 76,5 para 84,4). Nas Famílias mantêm-se níveis estáveis (de 88,4 para 88,6) e apenas é de registar uma descida na satisfação dos Colaboradores, passando de 77,3 para 73,2.

Relativamente às metas planeadas, é de crer que foram bastante ambiciosas uma vez que não foram atingidas, devendo proceder-se à revisão dos valores para 2019.

82,584,4 77,3 88,4 83,2 76,5

73,2

88,6 93 84,4

CLIENTES COLABORADORES FAMÍLIAS EMPREGADORES ENTIDADES

REGULADORAS, FINANCIADORAS, PARCEIROS SOCIAIS

COMPARAÇÃO DE RESULTADOS DA SATISFAÇÃO 2017 - 2018

2017 2018 GRUPOS INQUIRIDOS ANO DE 2017 ANO DE 2018 RESULTADOS (Obtidos) PREVISTO RESULTADOS

SATISFAÇÃO DESVIOS TENDÊNCIA

CLIENTES 82,50 85-90 84,40 -0,60  COLABORADORES 77,30 75-80 73,20 -1,80  EMPREGADORES 83,20 75-80 93,00 -1,40  FAMÍLIAS 88,40 90-95 88,60 +13  ENTIDADES REGULADORAS, FINANCIADORAS, PARCEIROS SOCIAIS 76,50 90-95 84,40 -5,60 

(35)

12.1. CLIENTES

Quadro de Indicadores de reporte da Qualidade e Satisfação: (Escala de 0 - 5)

DADOS (Questionários) INDICADORES E RESULTADOS %

Entregues 92 Instalações, Equipamentos e Sinalética 4,0 80,0

Devolvidos 86 Competência Técnica 4,3 86,0

Inválidos 0 Fiabilidade / Credibilidade 4,3 86,0

Validados 86 Atendimento e Comunicação 4,2 84,0

Satisfação Geral 4,3 86,0

Média de Valores 84,40

Série de perguntas neutras:

11 74 1 0 10 20 30 40 50 60 70 80 Sim Não NR

P.42 - Se tivesse possibilidade mudaria para outra instituição?

76 9 1 0 10 20 30 40 50 60 70 80 Sim Não NR

P. 43 - Se lhe solicitarem, recomenda este serviço?

4,0 4,3 4,3 4,2 4,3 3,9 4,0 4,1 4,2 4,3 4,4 INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS … COMPETÊNCIA TÉCNICA FIABILIDADE / CREDIBILIDADE ATENDIMENTO E COMUNICAÇÃO SATISFAÇÃO GERAL

Satisfação - Clientes

35% 32% 0% 33%

Amostra - Clientes

N.ª de Questionários Entregues N.ª de Questionários Devolvidos N.ª de Questionários Inválidos 0 5 10 15 20 25 30 35 40 Me foi recomendado O conjunto de serviços oferecidos responde às minhas…

Não tinha outra alternativa É próximo do local onde habito Não Respondeu

(36)

12.2. COLABORADORES

Quadro de Indicadores de reporte da Qualidade e Satisfação: (Escala de 0 - 5)

DADOS (Questionários) %

Entregues 76 100

Devolvidos 62 81,57

Inválidos 0 -

Validados 62 81,57

Grau de Satisfação Apurado: 73,20%

Série de perguntas neutras:

0,00 0,50 1,00 1,50 2,00 2,50 3,00 3,50 4,00 4,50 5,00 Instalações

Autonomia Profissional e Pessoal Compensação Financeira Outros Beneficios Desempenho Funcional Supervisão Formação Relações de Trabalho Internas Relações de Trabalho Externas Política e Estratégia Mudança e Inovação Qualidade Segurança Satisfação Geral 3,66 3,93 3,32 3,73 3,88 3,40 3,77 3,93 3,77 3,90 3,71 3,47 3,05 3,67 Grau de Satisfação dos Colaboradores

15 3 2 35 7 0 5 10 15 20 25 30 35 40

Fosse ganhar mais dinheiro Mudasse de profissão Tivesse menos trabalho e mais tempo livre Outra razão me obrigasse Não respondeu

(37)

12.3. FAMÍLIAS

Quadro de Indicadores de reporte da Qualidade e Satisfação: (Escala de 0 - 5)

DADOS (Questionários) %

Entregues 68 100

Devolvidos 34 50,00

Inválidos 0 -

Validados 34 50,00

Grau de Satisfação Apurado: 86,60%

Série de perguntas neutras:

4,19 4,07 4,52 4,55 4,33 3,80 3,90 4,00 4,10 4,20 4,30 4,40 4,50 4,60

Relações Institucionais / Formalidades Relações Institucionais / Contactos Qualidade Técnica Instalações Satisfação Média

Grau de Satisfação das Famílias

0 5 10 15 20 25 30 35

Sim 33

1

P22 - A CERCIFAF cumpre integralmente as suas responsabilidades?

0 5 10 15 20 25 30 35

Sim 33

1

P23 - A CERCIFAF presta um bom serviço à Comunidade?

0 5 10 15 20 25 30 35

Sim Não

33 1

(38)

12.4. EMPREGADORES

Quadro de Indicadores de reporte da Qualidade e Satisfação: (Escala de 0 - 5)

DADOS (Questionários) %

Entregues 30 100

Devolvidos 15 50,00

Inválidos 0 -

Validados 15 50,00

Grau de Satisfação Apurado: 93,00%

Série de perguntas neutras:

4,80 4,59 4,52 4,70 4,65 4,35 4,40 4,45 4,50 4,55 4,60 4,65 4,70 4,75 4,80 4,85

Relação Institucional - Formalidades Ajustamento às Necessidades - Competência Mediação - Acompanhamento Contactos Satisfação Média

Grau de Satisfação dos Empregadores

0 5 10 15

Sim Não

15 0

P19 - A CERCIFAF presta um bom serviço à Comunidade.

0 2 4 6 8 10

Sim Não

9 6

P20 - A CERCIFAF é respeitada pela Comunidade.

0 5 10 15

Sim Não

15 0

(39)

12.5. ENTIDADES REGLADORAS, FINANCIADORAS E PARCEIROS SOCIAIS

Quadro de Indicadores de reporte da Qualidade e Satisfação: (Escala de 0 - 5)

DADOS (Questionários) %

Entregues 68 100

Devolvidos 20 29,4

Inválidos 0 -

Validados 20 29,4

Grau de Satisfação Apurado: 84,40%

Perguntas INDICADORES E RESULTADOS %

P1 Promoção de uma atitude de maior abertura da sociedade relativamente às pessoas com

deficiências e incapacidades 4,10 82,0

P2 Contribuição para uma sociedade mais aberta e inclusiva 4,15 83,0 P3 Promoção dos direitos das pessoas com deficiências e incapacidades 4,35 87,0 P4 Contribuição para o desenvolvimento dos modelos de intervenção na área da reabilitação 4,20 84,0

P5 Promoção da Inovação e Boas Práticas de trabalho 4,40 88,0

P6 Trabalho em parceria com entidades/ organizações da sociedade 4,20 84,0 P7 Resposta às necessidades e expetativas da nossa Entidade (inquirida) 4,15 83,0 P8 Divulgação e informação junto das Entidades Parceiras 4,15 83,0 P9 Impactos na Qualidade de Vida dos utentes e na sociedade, decorrentes das suas

atividades 4,29 85,8

P10 Estratégia de divulgação das suas atividades e serviços 3,95 79,0

P11 Modelo e práticas de gestão implementadas 4,27 85,4

P12 Profissionalismo/ competência dos profissionais 4,47 85,4

P13 De uma forma global, considera o desempenho da CERCIFAF: 4,15 83,0

Média de Valores 4,22 84,4 4,10 4,15 4,35 4,20 4,40 4,20 4,15 4,15 4,29 3,95 4,27 4,47 4,15 4,22 3,60 3,70 3,80 3,90 4,00 4,10 4,20 4,30 4,40 4,50 4,60 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

(40)

13. SUMÁRIO EXECUTIVO

Como já se disse no âmbito da apresentação deste Relatório, o próximo Plano Estratégico a elaborar deverá ser capaz de prever desenvolvimentos para os próximos 10 anos, contemplando uma matriz que nos permita orientar o rumo até 2030.

Nesta Matriz futura, será muito importante considerar:

1. A reorientação da Missão Institucional e o reforço da qualidade e estabilidade dos Órgãos Sociais, de modo a que lhe permitam assegurar o rumo e a visão de futuro;

2. A Implementação de medidas de Filantropia e de Cocriação de Valor, com objetivos de aumentar a estabilidade financeira e criar Marcas de valor para a sustentabilidade da Instituição;

3. As melhorias em termos de Requalificação dos Espaços físicos, atualização dos Equipamentos e valorização dos Recursos, corporizando neles fatores imprescindíveis de qualidade, conhecimento e motivação, para planear e concretizar projetos essenciais de inovação e desenvolvimento;

4. A concretização de Ações de envolvimento das PCDI, das famílias, e da Sociedade, quer na definição das respostas que devem manter-se e/ou aumentar, assim como as novas respostas para satisfazer expetativas sociais e novas necessidades;

5. O aprofundamento dos saberes institucionais, através da aprendizagem em conjunto, do trabalho em Parceria, da abertura ao conhecimento mais vasto e ao mainstreaming, saberes que permitam promover abordagens integradas e reorientar a intervenção técnica bem como a linha de serviços a disponibilizar no futuro;

6. A valorização das Pessoas e do trabalho que prestam nos diferentes contextos da Organização, garantindo essencialmente mais estabilidade e perspetiva de carreira, melhor compensação e fatores de motivação no trabalho que prestam, mais investimento e empenho de todos numa adequada e exigente formação dos Recursos Humanos.

Estamos em crer que, no futuro, estes eixos serão a matriz essencial que irá aferir a qualidade e longevidade no trabalho das nossas Organizações.

(41)

14. BALANÇO E CONTAS DO EXERCÍCIO

(Inclui Parecer do Conselho Fiscal)

(42)
(43)
(44)
(45)
(46)
(47)
(48)
(49)
(50)
(51)
(52)
(53)
(54)
(55)
(56)
(57)
(58)
(59)
(60)
(61)
(62)

Referências

Documentos relacionados

com ganzepe no contra fundo da peça. Por sua vez os malheis variam de tipo: ora são varados, não. O fundo maciço é colocado sempre com as fibras no mesmo correr das da frente, por

Isso significa que, por um lado, os problemas apontados fragilizam a produção analisada; por outro, que há, nessa mesma produção, problematizações que podem

OBJETO: contratação de empresa especializada para Fornecimento de material permanente em geral para Secretaria de Assistência Social. FORO: Fica eleito o Foro de Vitorino

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

A contratação de professores de ensino técnico se dá porque esses professores provêm das mais diversas áreas do conhecimento e dominam as habilidades que os formados nessas

a) O desempenho dos discentes que usam os instrumentos de apoio ao ensino e aprendizagem de algoritmos e programação de computadores selecionados superará o

O Ano de 2016, vai ficar marcado pela conquista do prémio mundial de turismo, pelo projeto dos Passadiços do Paiva – Arouca UNESCO Global Geopark na categoria de projeto inovador

Assim sendo, este trabalho avaliou, com base nas notas finais dos alunos e nos mapas mentais desenvolvidos no primeiro semestre de 2016 e no primeiro semestre de 2017, se o seu uso