• Nenhum resultado encontrado

À LA CARTE Vera Ribeiro de Carvalho (você poderá ver a explicação desse título clicando aqui) ESCLARECIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "À LA CARTE Vera Ribeiro de Carvalho (você poderá ver a explicação desse título clicando aqui) ESCLARECIMENTO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

À LA CARTE

Vera Ribeiro de Carvalho

(você poderá ver a explicação desse título clicando aqui)

ESCLARECIMENTO

TENHO RECEBIDO VÁRIAS RECLAMAÇÕES DE PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM VER ONDE POSTAR OS COMENTÁRIOS PARA ESTA COLUNA.

SE QUISER COMENTAR, OBSERVE, LOGO QUE CLICA PARA ABRIR A COLUNA, QUE ABAIXO ESTÁ ESCRITO: "POSTE COMENTÁRIOS ABAIXO QUANDO QUISER. "

ESSE “ABAIXO” FICA NA PÁGINA ANTERIOR A ESTA. ÀS VEZES O ESPAÇO APARECE LOGO ABAIXO MESMO; ÀS VEZES, LÁ “EMBAIXÃO”, AO PÉ DO SITE. VEJA:

MAIS UM ALERTA...

Republicando mais uma “Labareda”... aproveitando o “gancho” da coluna da semana retrasada, quando falamos de “os filhos do quarto”... Segue mais um alerta!

(2)

Na coluna passada falei sobre “os filhos do quarto”... sobre como estamos perdendo nossos filhos nesta era da tecnologia, e suas “internações voluntárias” em seus quartos – com TVs, celulares, notebooks e coisas afins.

Pegando novamente carona com a mesma psicopedagoga Cassiana Tardivo citada, autora do outro artigo, hoje quero falar sobre outra coisa que ela abordou relativa a esse assunto. Mas não me basearei só nela...

Trata-se dos fones de ouvido.

Segundo ela, os “pais que não querem que barulhos atrapalhem o que ouvem ou assistem dizem logo: coloque o fone de ouvido. E aí vai cada um para seu mundo...”

Pura verdade!

Pior que ela dá um belo “puxão de orelhas” nos pais (incluindo-se): “Mas faz parte da maternidade e paternidade a casa barulhenta...” (...)Talvez seja tempo de repensarmos como temos enfrentado a maternidade e paternidade nesses dias, talvez estejamos querendo filhos por ter o amor, a

(3)

família, mas não estamos querendo o barulho, a bagunça... Vamos viver o pacote completo, vamos compreender cada fase... tudo passa. Que nosso coração esteja inclinado a eles nesses tempos tão difíceis...”

Então... hora de alguns pais repensarem o que estão fazendo, sendo cúmplices de seus filhos por puro comodismo. “Enquanto estão entretidos, não me aborrecem”. Sem pensarem no mal que isso pode estar causando!

Talvez fosse bom um pouco mais de informação sobre esse mal...

Qualquer som que esteja em volume alto pode ocasionar o que os especialistas chamam de perda auditiva induzida por ruído, que é a diminuição da audição por contato com barulhos intensos e frequentes.

Além de todos os sons a que crianças, jovens e adolescentes estão expostos – estes nas baladas e carros com música alta e shows – tem-se que o maior vilão de todos são, exatamente... os fones de ouvido, “utilizados para ouvir música no transporte para a escola, na academia ou, mesmo, para caminhar por uma rua movimentada”!

(4)

"Para ter uma ideia, o ruído de um ônibus gira em torno de 85 decibéis. Então, para ouvir música de forma confortável dentro dele, é preciso colocar o som 20 decibéis acima, chegando perto dos 105 decibéis. Os nossos ouvidos suportam com segurança 30 minutos diários de exposição a esse volume. O problema é que esse tempo costuma ser bem maior no dia a dia do jovem", afirma o médico otorrinolaringologista Fausto Nakandakari, do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Quando esse limite é ultrapassado com frequência, começa a ocorrer uma degeneração das células localizadas na cóclea, parte auditiva do ouvido interno.

“A música e sons altos próximos ao tímpano são uma agressão muito séria às chamadas células ciliadas, aquelas responsáveis por levar a informação sonora para o cérebro. Esse tipo de agressão danifica essas células e, com o tempo, essas fissuras e machucados podem diminuir a audição até chegar a sua perda completa. E como ainda não há tratamento para esse tipo de problema – não é possível reconstruir esses ‘tecidos auditivos’ – a pessoa pode passar anos sofrendo com os problemas relacionados com essa perda auditiva” – até que coloque um aparelho.

Se a percepção é de que é necessário aumentar a música para ouvir melhor, fisicamente o que está acontecendo é que os ouvidos (ou melhor as células ciliadas) estão chegando à exaustão. O próximo passo são as fissuras, micromachucados que, quando cicatrizam, não são mais sensíveis às informações sonoras.”

(5)

"Quando o ruído cessa, as células voltam ao estado normal, mas esse processo de degenerar e recuperar não resiste muito tempo. Em um período de cinco a dez anos, em média, essas células morrem e acontece a perda auditiva permanente", explica a fonoaudióloga Daniela Dalapicula Barcelos, especialista em audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia”.

“Os fones feitos para serem usados dentro dos ouvidos são os que causam mais dano à audição.

Fones externos – ao contrário dos intra-auriculares -, por exemplo, são menos agressivos e só essa mudança poderia resultar em menos problemas.”

Para perceber se o adolescente está com algum nível de perda auditiva, alguns sinais devem ser observados: necessidade de aumentar o volume da televisão para ouvir, dificuldade de entender o que as pessoas falam em ambientes amplos, ansiedade e irritação causados por não ser compreendido e até alterações no sono e nos batimentos cardíacos”.

“A perda auditiva só pode ser confirmada por meio de exames médicos e, uma vez constatada, não pode ser revertida. "O tratamento é a colocação de aparelhos auditivos", fala otorrinolaringologista Nakandakari.”

Vai daí, que seria ótimo alertar os filhos sobre alguns cuidados necessários, como, por exemplo, “fazer uma compensação: se o adolescente é assíduo em casas de show, deve evitar o fone de ouvido. Se ficou exposto a sons elevados por muito tempo em um dia, pode fazer repouso auditivo nos

(6)

dias seguintes. Sempre que possível, deve-se preferir o som ambiente – no computador, no celular ou ao jogar games.

Ao usar fones, o volume médio do dispositivo não pode ser ultrapassado. Exames preventivos, como a audiometria, também são importantes para diagnosticar precocemente problemas auditivos e devem ser feitos a cada dois anos”, ou menos – um ano ou seis meses, se a pessoa trabalha em um local que tem muito ruído, como uma casa noturna ou uma academia, ou se faz uso diário de fones de ouvido”.

Como se vê, a coisa é muito mais séria do que se pensa...

Hora de os pais colocarem a mão na consciência... e darem mais atenção a este assunto!

É, porque o som alto também pode causar problemas neuronais associados com os processos de memória e aprendizagem. Podem causar estresse e irritabilidade...

Outro problema é que a perda de audição não é somente surdez completa... pode ocorrer também o zumbido crônico, que é um problema cada vez mais comum e interfere no padrão de sono, na concentração e, consequentemente, na qualidade de vida.

“Além disso, durante o processo de perda de audição, a comunicação vai sendo comprometida já que o indivíduo que usa fones em volumes muito altos começa a confundir frases e passa a não entender o que os outros falam. Com isso ele passa também a falar mais alto, se destacando (negativamente) em determinados ambientes.”

E, se os problemas atingem principalmente jovens, ficar com a comunicação comprometida

pode acarretar notas acadêmicas baixas e até mesmo “a perda de vagas para outra pessoa que se comunique melhor – fale em um tom moderado – e responda melhor às indicações das tarefas a serem realizadas no âmbito profissional.”

(7)

http://www.jornalcontabil.com.br/alerta-contribuintes-sao-lesados-com-o-envio-de-boletos-falsos-de-ipva-e-iptu/ https://twitter.com/fique_alerta https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2016/09/30/habito-de-usar-fone-de-ouvido-pode-levar-adolescente-a-perda-auditiva.htm http://www.imgrum.net/user/mamaeeducadora/1506258621/1384168653448856258_1506258621 https://eniorodrigo.wordpress.com/2012/08/08/fones-de-ouvido-sao-principais-responsaveis-por-problemas-de-audicao/ PAINEL

(8)

Comprando a rifa em prol do Projeto Viva a Vila, você ajuda na manutenção das atividades e ganha na hora um gel dental Hinode, produto de excelente qualidade, e ainda concorre a uma cesta com produtos da Hinode no valor de R$ 500,00. Se comprar, por exemplo, 10 números, receberá 10 produtos (do gel)! Embora seja para várias entidades, se comprar do Viva a Vila, a renda irá para ela. E o melhor, o ganhador vai escolher os produtos.

(9)

Falando em Viva a Vila...

... recadinho do Pedro Marques:HOJE, a partir das 09:00 até às 14:00, na quadra e no salão do projeto VIVA A VILA, Rua Lins, 25, ao lado da creche da Vila Guaíra, atrás da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Bazar beneficente das maçonarias com as Arco Iris e Fraternidade Feminina Águas Claras em prol do PROJETO VIVA A VILA. Inúmeras caixas de roupas novas doadas pelo comércio goioerense, na etiqueta, a preços irrisórios....UMA OPORTUNIDADE ÚNICA!

Não Percam!!!

Um VIVA ÀS MAÇONARIAS pelo apoio ao Projeto... CHUVAS DE BÊNÇÃOS!

(10)

Olhem a promoção de novo! Serão sorteadas 5 bolsas COLCCI, da seguinte maneira: -INSTAGRAM: 1 bolsa para quem segue @charmemodasgoioere, curtir esse post e marcar 3 amigos; -Página Charmemodasgoioere: 1 bolsa para quem curtir esse post e comentar para 3 amigos; -na loja: 3 bolsas serão sorteadas, para clientes que comprarem peças da Colcci até o dia 15/06/18 (cada peça 1 cupom)!!PARTICIPEM!!! VALE A PENA!Agora... direto para o Dia dos namorados!

CANTÃO!!! ❤️ Moda Carioca.... �� LENÇOS, MANTAS, ECHARPES e CACHECÓIS!!!

QUENTINHOS, MODERNOS e SUPER CHIQUE! NEW BALANCE!!! Para os FÃS de ESTILO e CONFORTO!!! Do bebê ao número 44! XADREZ É A ESTAMPA DO MOMENTO!!!! Peças show, para você arrazar nos LOOKS!!. DEMOCRATA!!! Sapatos e coturnos, totalmente em couro

GANHE!!!! Repararam no prazo do cheque, né? 10/11!!!!!! O sorteio será no dia 16/06/18!!!

Falando em CHARME MODAS...

... a Nilza sempre pensando no social! Quando falei para ela da campanha do quadriciclo em prol da Sonia Ataide, ela logo apresentou a ideia aos seus funcionários que, por conhecerem a Soninha e gostarem muito dela, logo abraçaram a causa. Arrecadaram uma parte entre eles, e a Nilza complementou. Um belo exemplo! Obrigada, pessoal! Contar com vocês não tem preço!! Na foto, representando a todos, a premiada Sonia Carlis e a colega de trabalho Miranda.

(11)

O que há pelo Brasil que eu conheci...

“Flanando pela Arte ”... sempre se acabam encontrando belas obras por aí. Acima algumas das que achei pelo nordeste... AMOOOOO!!

Espaço Salute

Clique no link abaixo para ler a coluna de hoje do Dr. Rodrigo: http://www.goionews.com.br/noticia/2018/06/09/3485/voce-melhor-que-voce/82254/

(12)

Galeria dos aniversariantes

Eita, Mara! Mas as nossas fotos juntas quase sempre saem escuras, né? rsrsrs! Essa minha talentosa amiga tão querida trocará de idade no próximo dia 11 (quero boloooo!!). Sou sua fã, “menina”! Dessa sua “cabecinha privilegiada”, de onde saem tantos números criativos! Mara Carvalho, “que os anjos acampem sempre ao seu redor, iluminando sua vida. Parabéns e muitos anos de saúde, felicidade e fé! Você merece e eu torço por isso. Parabéns, seja feliz em todos os anos da sua vida!” Te amoooo!!

(13)

No próximo dia 12, terça (Dia dos Namorados!), esse amigo que foi e é uma bênção em minha vida, apresentado a mim pela minha também abençoada filha Rosane, trocará de idade... Fernando Reis... uma luz que trouxe ao Brasil o B.E.S.T (Técnica de Sincronização Bioenergética), que ele assim define: é uma técnica, uma arte e uma filosofia. Quanta coisa mudou em minha vida e na de minha família desde que fui ao meu primeiro seminário do “BEST introdução” (aquele ali da foto...)! Fernando, que você continue espalhando sua luz pelo Brasil e pelo mundo, que precisa tanto de pessoas como você! Que o dia do seu niver seja pleno, com você rodeado de muitos amigos, muita gente positiva... e,claro, muitos docinhos, bolo, salgadinhos... ou um belo jantar! Hummm! rsrsrs! Muita saúde e paz! (e muitas “marchas”!)

Ótica e Relojoaria Orient

Dia dos Namorados é na ORIENT: comprando o presente ‘pra ele e pra ela’ tem

(14)

Torne o Dia dos Namorados uma data inesquecível surpreendendo com um presente da ÓTICA E RELOJOARIA ORIENT, onde você encontra a melhor opção para agradar a pessoa amada.

Para quem procura um presente moderno nesta data tão especial, a ORIENT oferece diversas opções, entre elas, os mais recentes lançamentos das melhores marcas de joias, relógios e óculos solares.

Na promoção ‘Presente pra ele e pra ela’, você ganha 20% de desconto na primeira peça e 30% em duas peças. Promoção válida para relógios e óculos de sol. Além do desconto, o pagamento poderá ser realizado com cheque direto para agosto. IMPERDÍVEL!!

ÓTICA E RELOJOARIA ORIENT, à Av. Daniel Portela, 694. Fone 3522 1881 ou 9829-6116.

(FCC – 2012 – TRF – 2ª REGIÃO – Analista Judiciário – Execução de Mandados)A frase redigida com clareza e correção gramatical e ortográfica é:

a) Não é a toa que se diz que futebol e religião não se discute, pois sempre que surge este debate exalta-se os ânimos e todos hão de tomar uma atitude defensiva.

b) Estamos de fato vivendo em uma outra era, onde haveria mais liberdade, ainda que nos sentimos muito mais sós do que antes sentiamos.

c) Para os que aceitam e creem em Deus, todos os caminhos já estão traçados e aos homens só cabem percorrê-los de modo a cumprir os desígneos divinos.

d) Muitos cientistas, ao fazerem a apologia da ciência e criticarem a religião com acidês inaudita, ficando no mesmo patamar dos religiosos mais intransigentes.

e) Os agnósticos parecem ter uma postura equilibrada, tão distante do sectarismo dos muito devotos como do radicalismo dos ateus mais extremados.

(15)

Referências

Documentos relacionados

As Jornadas constituir-se- ão como um espaço e uma oportunidade para conhecer, explorar, partilhar, (con)viver, fruir a natureza, nas suas múltiplas facetas,

Os fungos saprófitos, por exemplo, são muito importantes para o meio ambiente, pois ao decompor a matéria orgânica, eles deixam no solo substâncias fertilizantes úteis à vida

As aivecas são protegidas com desarme automático através de mola plana (A), para maior segurança do arado e do sistema hidráulico do trator (terceiro ponto).. Portanto, em caso

Os resultados apontam que as regiões que mais se des- tacaram com números de casos acima da média nacional em todas as faixas etárias, tanto no gênero masculino como no femi-

Embora constatada um baixo índice de infecções pelo HIV através dos estudos analisados, percebeu- se uma alta prevalência de acidentes ocupacionais com exposição

Graduanda em Comunicação Social/Jornalismo - UFC RESUMO: Nesse artigo pretende-se lançar luz sobre a história da fotografia oitocentista atentando para as

Esta pesquisa consiste em explorar no ensino da arte a história da fotografia, sua evolução através do tempo e construções fotográficas em palimpsestos que permitem a alunos

Nossos avós estavam com a razão quando diziam que comemos para viver e não vivemos para comer.. A mesa é um excelente lugar, sozinhos ou acompanha- dos, para nos exercitarmos,