• Nenhum resultado encontrado

CONHEÇA OS FUNGOS E BACTÉRIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONHEÇA OS FUNGOS E BACTÉRIAS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CONHEÇA OS FUNGOS E BACTÉRIAS Fungo ou Cogumelo

O termo fungo, em sentido lato, designa os talófitos aclorofilados, isto é, as bactérias ou esquizimicófitas, os fungos mucosos, mixomicetes ou mixomicófitas e os fungos verdadeiros, eumicetes ou eumicófitas. A palavra cogumelo, embora por vezes empregada as vezes como sinônimos de fungos, se aplica mais comumente aos fungos verdadeiros ou, numa acepção ainda mais restrita, aos representantes comestíveis ou venenosos deste grupo.

Como características gerais, comuns aos três grupos, deve-se salientar que são organismos simples, isto é, com o corpo formado tão-somente de um talo uni- ou pluricelular, e heterotróficos, ou seja, incapazes de criar a matéria orgânica a partir dos materiais inorgânicos. Dependem assim, para sua nutrição direta ou indiretamente, de um modo geral, dos alimentos elaborados pelas plantas verdes.

Quando o alimento é obtido pelo ataque a outro ser vivo, ocorrem o chamado parasitismo; se retirado de resto animais ou vegetais, diz-se que vivem em saprofitismo. As formas parasitas são exigentes quanto à alimentação e meio ambiente, a maioria delas só se podendo multiplicar sobre determinados tipos de seres vivos.

Bactérias

Entre elas figuram os menores organismos vivos conhecido. Apresenta-se sob três formas principais, redonda (coco), alongada, em bastonete (bacilo) e curvo (vibriões e espirilos). Muitas são dotadas de flagelos ou de uma parede celular contrátil graças aos quais podem movimentar-se em líquidos ou superfícies úmidas. Existem por toda parte, no solo, no ar, nos alimentos e no corpo humano. Reproduzem-se por divisão celular, que pode ocorrer a cada 20 minutos, em condições ótimas. Desta forma, em 24 horas, uma só bactéria poderia dar origem a 1,8 x 100 bilhões de indivíduos.

Há bactérias que causam enfermidades nas plantas, nos animais e no homem. Não obstante, a maioria delas é inofensiva e algumas são úteis,

(2)

por exemplo, na elaboração do vinagre, do queijo e nos processos de putrefação.

Mixomicetes. Constituem um grupo peculiar de plantas, diferentes de todas as outras por terem o corpo formado de uma simples massa de protoplasma, mucilaginosa e capaz de se deslocar lentamente sobre o substrato e de englobar partículas sólidas. Crescem sobre a madeira em putrefação e outros objetos úmidos. Ao fim esta gelatinosa cessa de deslocar-se e emite numerosos órgãos ou pequenas cápsulas, mais ou menos arredondadas, cheias de esporos.

Fungos Verdadeiros

Os fungos verdadeiros constituem, pela diversidades das formas que englobam, um conjunto bastante complexo e heterogêneo. Os cientistas que se dedicaram ao seu estudo, denominados micológicos, reconhecem a existência de três classes nesse grupo, a saber:

Ficomicetes: Têm o talo unicelular nas formas mais primitivas, e formados de filamentos (chamados hifas) tubulares, multinucleados, não septados, ramificados, nas mais adiantadas. Guardam analogia com as algas verdes com respeito à estrutura e à reprodução. A esta classe pertencem os mofos, como o mofo do pão e outros que atacam os tecidos em ambiente úmido, e são saprófitos. Alguns são parasitas de plantas. Os mofos produzem tal quantidade de esporos, que sempre existem deles no ar. Como exemplo de ficomicetes, podemos citar Plasmodiophra brassicae, causador da "hénia da couve", Rhizopus nigricans, o mofo preto do pão, Saprolegnia, que é um genero ficomicetes aquáticos vivendo sobre detritos de peixes, e Empusa muscae, que prolifera sobre as moscas, matando-as à maneira de uma epidemia.

Ascomicetes. São providos de talo uni- ou pluricelular; nesse caso têm filamentos ou hifas septados e geralmente uninucleados por célula. O conjuntos das hifas (micélio) pode organizar-se em corpos morfologicamente definidos, sob a forma delanugem.

Os ascomicetes podem ser parasitos e crescer sobre animais e vegetais, causando-lhes variadas enfermidades; ou saprófitos nos solos ricos em matéria orgânica, sobre frutos em decomposição, alimentos, tecidos, etc. Alguns têm importância industrial na fabricação de queijo e nas

(3)

fermentações ligadas à produção de bebida alcoólicas, na produção de antibióticos(como a penicilina), em panificação, enquanto outros são comestíveis ou encerram alcalóides usados na medicina.

Basidiomicetes. Providos de talo pluricelular formados de hifas septados. Seu micélio pode ter crescimento indefinido ou formar, nos tipos mais evoluídos, corpos frutíferos carnosos de estrutura constante. A estrutura reprodutora caracterítica do grupo é o basídio, que é a extremidade de um esporo, ou basidiósporo.Compreende espécies causadoras de sérias doenças em plantas cultivadas, como sejam as ferrugens e os carvões. Ustilago maydis produz o carvão do milho. Puccinia graminis é a ferrugem do trigo. Os basidiommicetes superiores se separam em dois grupos: de um lado os himenomicetes, com membrana esporófora exposta, e de outro os gasteromicetes, com membrana esporófora inclusa.

Entre os primeiros estão os mais importantes fungos comestíveis e venenosos conhecido. Também aí figuram os fungos destruidores de madeira. Psalliota campestris é o cogumelo de campo, ou cogumelo cultivado (champignon do comércio). Entre os venenosos ou repugnantes ao paladar podem ser citados Amanita phalloides, o mais tóxico de todos, capaz de causar acidentes mortais, Russula emetica, de sabor picante, os Dictyophora, de cheiro e gosto desagradáveis.

REPRODUÇÃO DOS FUNGOS

Os fungos apresentam reproduções assexuada ou sexuada.

A reprodução assexuada ocorre geralmente por meio de esporos. Os esporos formam-se no fungo e depois caem ao solo, originando hifas. Essas hifas vão dar origem a novos fungos.

A reprodução sexuada é mais complexa. Nesse caso, existem órgãos sexuais masculinos e femininos, onde se formam gametas (células sexuais masculinas e femininas).

Quando um gameta gameta masculino se une a um feminino, forma-se um zigoto. O zigoto dá origem a esporos que produzem hifas masculinas e femininas. Estas desenvolvem-se, transformando-se em novos fungos.

(4)

COMO VIVEM OS FUNGOS

Existem vários tipos de fungos. Existem também várias formas de relação entre esses seres e o meio ambiente. Vejamos:

Parasitismo - Os fungos que apresentam este tipo de relação com o meio vivem à custa de outro ser vivo, prejudicando-o. Certas doenças dos vegetais, como a ferrugem do café, são provocadas por fungos parasitas. Quando se desenvolvem sobre a pele dos animais e do homem, provocam micose.

Mutualismo - Nesta relação, o fungo associa-se a uma alga, com benefícios para ambos. A alga, que tem clorofila, faz fotossíntese, produzindo alimento para ela e para o fungo. Este, por sua vez, absorve a água do solo, necessária também para a alga viver.

A associação de um fungo com uma alga dá origem a um novo tipo de ser: o líquen.

Saprofitismo - Essa relação ocorre quando o fungo vive sobre matéria orgânica, provocando sua decomposição. Certos fungos, por exemplo, causam o apodrecimento de frutas ou de restos de vegetais e animais.

As leveduras são fungos saprófitos empregados na fermentação de bebidas alcoólicas.

OS FUNGOS E O MEIO AMBIENTE

A idéia mais comum que temos a respeito dos fungos é que eles crescem e se desenvolvem em lugares úmidos ou sobre alimentos estragados. Por causa disso, nunca pensamos nos fungos como seres vivos muito importantes para nós ou para o meio ambiente.

Os fungos saprófitos, por exemplo, são muito importantes para o meio ambiente, pois ao decompor a matéria orgânica, eles deixam no solo substâncias fertilizantes úteis à vida das plantas.

(5)

Além disso, embora suas características sejam bem diferentes das dos animais e vegetais, alguns fungos são comestíveis e outros são fundamentais para a produção de alimentos.

Os fungos comestíveis são os cogumelos, também conhecidos como champignons. Certamente você já os viu à venda em supermercados ou nas feiras e talvez já os tenha experimentado. Esses fungos têm alto valor nutritivo, pois apresentam altas taxas de proteínas. Mas não são todos os cogumelos que podem ser comidos. Alguns são altamente venenosos.

Bebidas alcoólicas como vinho, a cerveja e a cachaça só são possíveis graças a fungos, denominados leveduras. Esses fungos desenvolvem-se nos caldos de uva, cana, cervada etc.,e alimentam-se do açucar contido nesses caldos. Ao mesmo tempo, decompõem o açucar, transformando-o em alcool.

Em cada caldo desenvolve-se um tipo de levedura, originando bebidas diferentes. Da fermentação da cevada, por exemplo, origina-se a cerveja; a fermentação da uva produz o vinho; e da fermentação da cana-de-açucar resulta um caldo que depois é transformado em alcoól ou cachaça.

Alguns fungos são utilizados também na fermentação do leite do qual se fazem queijos. E o pão - este alimento que faz parte de todas as nossas refeições - é obtido a partir de fermento biológico, que nada mais é que um fungo.

Atualmente, as novas técnicas agrícolas têm dado grande importância um grupo de fungos denominados micorrizas, que vivem em associação com raízes de plantas.

Os micorrizas fazem com que as plantas a que estão associados consigam absorver melhor os nutrientes do solo, aumentando sua capacidade de desenvolvimento.

///////////////////////////////////

http://www.bionline.net/fungos0.htm(ETFSP- 1997 - T 242 col -ALUNOS:-Alberto M. Ywane // Alecio T. Inomata //Fabiano R. Yamaguti)

(6)

BARROS, Carlos. Os seres vivos.pag. 39 a 42 43a edição, ed. ática; São Paulo,1992.

Referências

Documentos relacionados

Quanto ao lugar do guaiamum e dos gaiamunzeiros nesses debates, sugerimos neste artigo uma ecologia política do guaiamum permeada de diversas situações que remetem a uma ideia

O efeito gravitacional repulsivo de tanta energia de vácuo seria tão grande que o Universo expandir-se-ia de forma explosiva (bem como a inflação de fato). Assim, se a energia

Caso queira se aprofundar o experimento, assim como a reflexão dos alunos, sugestiona-se que se calcule também o valor da velocidade da bolinha no final do deslocamento a partir

Este estudo abordou algumas questões relevantes na área de marketing de relacionamento aplicado ao setor de educação, entre elas: (1) o foco no contexto de trocas relacionais

Administração que promove o desconto dos dias não- trabalhados pelos servidores públicos participantes de movimento paredista, diante da suspensão do contrato de

Sensores e armas Underwater Warfare (UWW) Anti-submarine Rocket (ASROC).

(2009) ainda afirmaram que durante a fase mesófila predominam bactérias e fungos que degradam a matéria orgânica e liberam calor, por conseqüência favorecem o surgimento

Fractura cúbica típica, como para todas as podridões castanhas; no entanto, os “cubos” são, geralmente, encontrados mais pequenos do que na podridão seca.. Uma