• Nenhum resultado encontrado

Não vale como certidão.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Não vale como certidão."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Consulta Processual/TJES

Não vale como certidão.

Processo : 0009368-40.2019.8.08.0011 Petição Inicial : 201901186737 Situação : Tramitando

Ação : Ação Civil Pública Natureza : Fazenda Estadual Data de Ajuizamento: 13/08/2019 Vara: CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - 1ª VARA FAZENDA PÚBLICA ESTADUAL,

MUNICIPAL, REG PÚBLICOS, MEIO AMBIENTE E SAÚDE Distribuição

Data : 13/08/2019 15:45 Motivo : Distribuição por sorteio

Partes do Processo Requerente

MINISTERIO PUBLICO DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO 0000000/ES - PROMOTOR PUBLICO

Requerido

CIDINEI RODRIGUES NUNES ALEXON SOARES CIPRIANO LAURINDO POLETO

ILVENE MARISE RODRIGUES SANTOS KAMILA FREITAS SOUTO

MARCUS VINICIUS RESSIGUIER MASSON SANDRA FARIAS GRAZZIOTTI LOUZADA MARCIA REGINA ALVES

Juiz: ROBSON LOUZADA LOPES Decisão

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PODER JUDICIÁRIO

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - 1ª VARA FAZENDA PÚBLICA ESTADUAL, MUNICIPAL, REG PÚBLICOS, MEIO AMBIENTE E SAÚDE

DECISÃO

AÇÃO : 65 - Ação Civil Pública

Processo nº: 0009368-40.2019.8.08.0011

Requerente: MINISTERIO PUBLICO DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO

Requerido: CIDINEI RODRIGUES NUNES,ALEXON SOARES CIPRIANO,LAURINDO

POLETO,ILVENE MARISE RODRIGUES SANTOS,KAMILA FREITAS

SOUTO,MARCUS VINICIUS RESSIGUIER MASSON,SANDRA FARIAS GRAZZIOTTI

LOUZADA e MARCIA REGINA ALVES

A questão posta nestes autos envolve situação de relevância para o município em relação aos seus agentes públicos na área de desenvolvimento urbano.

Ao mesmo tempo também praticamente decide a vida profissional dos envolvidos em razão dos apontamentos que o MP realiza em seu trabalho de proteção dos interesses coletivos, onde se insere a moralidade

(2)

administrativa.

Este magistrado analisa neste momento o caso sob o ponto de vista da conduta dos agentes apontados, compreendendo que o relato do MP orbita a chamada “advocacia administrativa”, razão pela qual se concentra nos diálogos que são transcritos na inicial, até mesmo por que esta análise é perfunctória.

A fim de melhor compreender o raciocínio deste magistrado, será procedida individualmente a análise das condutas, em busca de “fundamento relevante” para a concessão da liminar ou não. A busca nesse momento é de elementos que possam sustentar que os agentes públicos de forma intencional utilizaram seus cargos para defender os fundamentos e pedidos de particulares nos processos que tramitam na repartição, ultrapassando o mero atendimento ainda que por uso de aplicativo eletrônico.

a) CIDINEI RODRIGUES NUNES

Ao que consta da inicial e dos documentos juntados, há indícios de que paralelamente ao exercício do cargo público, iniciou atividade no ramo de venda de esquadrias, valendo-se do cargo de secretário para apresentar e vender seus produtos, nessa análise inicial.

Como Secretário, era responsável pela análise dos processos de edificação e determinava a emissão de Alvará de Construção. Ao mesmo tempo oferecia aos empreendimentos seus produtos para a venda.

REFERÊNCIA ENVOLVIDOS DIÁLOGO

Chat 05 – fl. 06/08 dos Autos Marco Aurélio e Cidinei

Marco Aurélio: “Olá, bom dia. Estou querendo mandar um técnico amanhã a Cachoeiro para avaliar a obra do Renê. Precisamos agendar com o responsável pela obra no local. Vocês poderiam agendar para mim? Se possível por volta das 9 horas. Favor també iforma o endereço da obra.”

Cidinei: “Marcando aqui. A Creta vai precisar de portas para o apartamento modelo. Aproveitar para medir também?”

Marco Aurélio: “Ok. Importante também avisar que nosso técnico irá visitar a obra (Fábio).” Cidinei: “Procurar por Valério. Estará na obra esperando.”

Marco Aurélio: “este endereço acima é da obra do Renê?” Cidinei: “Sim.”

Marco Aurélio: “Ok. Para concluirmos o orçamento do Renê precisamos definir com ele qual será o padrão das portas: branca ou amadeirada? Marco de pinus ou angelim? Alizar de 5 ou 7?”

Chat 06 – fl. 11/12 dos Autos Cidinei e Vanessa PROENG

Cidinei: “Oi. Bom dia. Me passa o protocolo da retificação, porfavor. Vou tentar com o Prefeito.”

Vanessa PROENG: “Bom dia, Cidinei. Nós protocolamos segunda-feira um ofício com diversos argumentos para que a PGM libere a retificação das áreas. Esse ofício também chegou ao Dr. Wagner. Estamos agora no aguardo da resposta dele. Mas com certeza se puder tentar com o prefeito ajudará muito também.”

Cidinei: “ Estou tratando de umas coisas com o Prefeito, posso incluir o de vocês também com certeza.” Conversa telefônica – fl. 12-v/ 13 dos Autos.

Cidinei e HNI*

HNI: “ Camarada eu to precisando de uma ajuda sua.” Cidinei: “Fala pra nós”

HNI: “ Liberar uma boleta que está em número de processo 37896, para pagar apara participar de licitação amanhã. É Ventimachinas (palavra compreendida), lá do Leandro (nome compreendido) esta lá com o Gava, com o Jorge.”

(3)

HNI: “Protocolo? Mando agora. Agora precisa cuidar disso hoje porque ele precisa disso para ele pagar, para colocar lá no processo licitatório.”

Cidinei: “ Tá, tá. Claro. Com certeza, manda, manda pra mim o protocolo.” Conversa telefônica – fl. 13 dos Autos.

Cidinei e MNI*

Cidinei: (frase inaudível)

MNI: “Mas vale muito a pena você falar com o prefeito por favor. Conversa com ele sobre o nosso também. Já que a situação é essa. Vamos ver o que acontece nesse processo.”

Cidinei: “Eu vou pedir, vou pedir para o prefeito assinar, de repente...a minha preocupação era essa porque eu não acredito que ele vai deferir não.”

MNI: “... não é, então por favor o que a gente puder fazer de, o que a gente puder fazer para ajudar. Para assim, conseguir resolver esse problema. Se você conseguir conversar com o prefeito.”

Cidinei: “Eu já conversei com ele hoje, o prefeito já mandou eu juntar os protocolos e levar para ele hoje.” MNI: “Ah, então tá bom.”

Cidinei: “De repente ele vai dar umas determinações para o Procurador Geral, pra meter bronca, né? Eu vou listar o seu aqui.”

Percebo nesse momento, indícios de conduta a se enquadrar em improbidade por parte do indicado requerido a justificar o pedido do MP, sem prejuízo de nova análise em fase posterior do processo.

B)) ALEXON SOARES CIPRIANO

Em relação ao requerido, analisando perfunctoriamente os autos, observo que os diálogos transcritos não se operaram tendo o requerido como interlocutor, sendo referências de terceiros à sua pessoa, o que neste

momento impõe cautela a este magistrado no sentido de aguardar um aprofundamento maior no caso em análise para que o ato judicial tenha revestimento de certeza a justificar cerceamento de patrimônio.

C) LAURINDO POLETO

O requerido é servidor público efetivo do Município de Cachoeiro de Itapemirim, exercendo à época cargo de Gerente de Licenciamento, tendo sob sua supervisão direta outros servidores, técnicos de edificações, que tinham a tarefa de analisar os procedimentos relativos aos processos de construção.

REFERÊNCIA ENVOLVIDOS DIÁLOGO

Conversa telefônica – fl. 24-v/26 dos Autos. Laurindo Poleto e Camila

Camila: “Alô, ei pode falar?”

Laurindo Poleto: “Ei, Camila, se eu conseguir lá, pra ajudar, adiantar para você...eu assumi uma situação, é, porque existe uma divergência entre o que fala seu projeto, e o que existe na obra...”

Camila: “é o que foi … (palavra não entendida), uma solução que tiveram, né.”

Laurindo Poleto: “Isso pode ser um problema de atrasar seu alvará, eu pedi que eles finalizassem o parecer deles, colocando que o alvará foi emitido conforme o projeto, independente da obra... se não você ia ter que corrigir uma situação, ia ter que corrigir a divergência da obra com o projeto...então eu vou assumir essa responsabilidade, vou assinar a finalização dessa análise para você. Aí amanhã, ele vai dar isso por encerrado, aí se você quiser me ligar de novo.”

Camila: “Mas você acha que essa semana ainda resolve?”

Laurindo Poleto: “... então, eu posso conseguir que amanhã ele finalize isso, e coloque na minha mesa, isso aí eu consigo ser mais breve para você...aí, de qualquer forma, sua obra tá parada é por causa disso?”

(4)

Laurindo Poleto: “..tá né, você sabe que foi o fiscal que foi lá, sabe o nome?”

Camila: “não, não foi fiscal não, só teve fiscal lá na época que foi fazer a medição do IPTU, mas tá normal, a gente tá pagando IPTU normalmente.”

Laurindo Poleto: “então, então se for, eu achei que você tinha sido notificada por algum fiscal.” Camila: “Não”

Larurindo Poleto: “sendo assim, se você quiser adiantar alguma coisa lá esse final de semana, pode adiantar, não tem problema não. No mais tardar, na segunda ou terça-feira, a gente entrega esse alvará para você.” Camila: “tá ok, então.”

Observo que o diálogo acima mostra indícios de assunção de patrocínio de causa ou defesa de argumentos perante outros servidores da repartição, o que poderia configurar improbidade administrativa, ressaltando que se trata de uma análise inicial sem maiores aprofundamentos probatórios.

D) ILVENE MARISE RODRIGUES SANTOS

A requerida é servidora pública efetiva do Município de Cachoeiro de Itapemirim, no cargo de Auditora Fiscal, porém na época dos fatos, exercia funções internas na SEMDURB. Aduz o MP que paralelamente ao exercício da função pública, informalmente era responsável por escritório que atuava no ramo de confecção de projetos de edificações.

Com base nos diálogos expostos pelo MP é possível perceber que a referida servidora mantinha funcionária para realização dos serviços de projetos e atuava para o andamento dos mesmos dentro da SEMDURB, conforme “chats” de fls. 26 verso e 27. Em fls 29 é possível visualizar a requerida cobrando determinado valor em razão do término do processo e a concessão do alvará (Olho amanhã. Preciso receber mais uma parte do dinheiro, por que o projeto já foi aprovado.).

A atuação da requerida se mostra em comum acordo com o então Secretário da pasta conforme se nota do chat abaixo.

REFERÊNCIA ENVOLVIDOS DIÁLOGO

Chat 75 – fl. 32-v/33 dos Autos. Ilvene Dilem e Cidinei

Ilvene Dilem: “Lembra que você pediu para analisar o EIV dos postos de combustível no mesmo dia? Então, semana que vem temos reunião do CPDM e o EIV do posto do Vinícius ainda não chegou. Como fazer, aguardar chegar? É que o Vinícius pediu pra gente levar só um pra reunião do CPDM a seu pedido, procede?”

Cidinei: “Vamos levar o assunto para o conselho e formar um GT para acompanhar o parecer final da Comtec para a próxima reunião. Vamos levar só o assunto.”

Chat 55 – fl. 27 dos Autos Ilvene Dilem e Romário

Romário: “Preciso de você resolver a situação da escada urgente.”

Ilvene Dilem: “Estou de folga da prefeitura cuidando do meu marido que sofreu um acidente de trabalho. Meu funcionário está de férias, só retorna na segunda-feira.”

Chat 7 – fl. 27-v dos Autos Ilvene Dilem e Paulo Fiorio

Paulo Fiorio: “Bom dia, como anda o processo do galpão, os 15 metros será aprovado?” Ilvene Dilem: “Boa tarde! Vou verificar na parte da tarde.”

Chat 81 – fl.28-v / 29 dos Autos. Ilvene Dilem e Penha Sindrochas

Penha Sindrochas: “Ilvene estou precisando conversar com você sobre o processo. Favor me ligar.”

Ilvene Dilem: “Penha, o projeto está aprovado. Agora será encaminhado para a fiscalização de obras para fazer o Habite-se e Certidão Detalhada. Só depois disso que irá à Receita Federal para recolher o INSS do acréscimo da área e depois ao cartório para registrar.”

(5)

Penha Sindrochas: “Olá Ilvene, tem notícia do andamento do processo?”

Ilvene Dilem: “Olho amanhã. Preciso receber mais uma parte do dinheiro, porque o projeto já foi aprovado.” Penha Sindrochas: “Ok, vou providenciar para segunda-feira, tudo bem?”

Penha Sindrochas: “Ilvene, boa tarde! Conseguiu falar com o fiscal sobre a Certidão Detalhada?”

Ilvene Dilem: “Mandei uma mensagem para el explicando tudo e ele ficou de me ligar, porque estava em reunião. Estou aguardando.”

Penha Sindrochas: “Ok, obrigada”

Ilvene Dilem: “Bom dia Penha! Acabei de ligar para o Dimas novamente e falei de sua urgência. Ele me disse que vai fazer para semana que vem. De qualquer forma, acho que você poderia ir lá conversar com ele para que ele entenda que você está com pressa. Ele fica na fiscalização de obras, pertinho de você, no Ed. Eletromax. Acho que você já foi lá.”

Nesse sentido, há indícios nesse momento de que a requerida estivesse atuando no patrocínio de interesses privados na repartição em que exercia funções, numa análise inicial e perfunctória.

E) KAMILA FREITAS SOUTO:

A requerida é servidora pública efetiva do Município de Cachoeiro de Itapemirim, atuava como Técnico em Edificações, lotada na SEMDURB. Como atividade particular paralela, executava desenhos de projetos para construção de edificações e era encarregada de todas as fases de pré-execução do projeto, protocolando os requerimentos junto ao Município e acompanhando o desenrolar do processo até a emissão dos Alvarás. REFERÊNCIA

ENVOLVIDOS DIÁLOGO

Chat 5 fl. 34-v / 35 dos Autos. Kamila e Claudia Oseas

Kamila: “Amanhã sem falta lhe entrego o seu projeto.”

Claudia Oseas: “Eu não sabia, só tenho dinheiro agora na sexta.” Kamila: “Não tem problema.”

Claudia Oseas: “Que bom.”

Há iguais referências nas folhas 41 verso quando claramente dialoga sobre projeto (planta) que estava realizando para a pessoa identificada como “Walace”. O MP também faz alusão a outros diálogos que podem configurar patrocínio de interesses de terceiros perante a administração, tal como o referido em fls. 53 verso entre a requerida e Wando Alves. Os diálogos se encontram listados na exordial.

f) MARCUS VINICIUS RESSIGUIER MASSON:

É servidor público efetivo do Município de Cachoeiro e Itapemirim, no cargo de Técnico em Edificações, lotado na SEMDUR. Aduz o MP que agia de modo semelhante aos demais envolvidos, além de também confeccionar Estudos de Impacto de Vizinhança – EIV.Segundo o MP, valia-se da condição de servidor lotado na SEMDURB e da proximidade com o então secretário Municipal Cidinei Rodrigues Nunes para angariar clientes.

REFERÊNCIA ENVOLVIDOS DIÁLOGO

Chat 01 – fls. 61-v/ 62 dos autos Vinícius Masson e Victor CRETA

Victor CRETA : “Boa tarde. O processo do heliponto vai precisar trazer a via do projeto arquitetônico no papel vegetal, com firma reconhecida do engenheiro?”

Vinícius Masson: “Vou ver com o Cidinei para assinar o alvará ainda hoje, eu te entrego. E você trás a planta depois. Quando estiver assinado te dou um toque”

(6)

estiver assinado.”

Victor CRETA: “ Ah sim, obrigado.”

Vinícius Masson: “Victor, boa tarde! Estive com o Cidinei agora. Ele assinou o alvará do heliponto.” Vinicius Masson: “Daí Victor, ve se você consegue liberar o pagamento do EIV do Heliponto” Victor CRETA: “Ok Marcus, irei falar com os responsáveis do seu pagamento.”

Vinicius Masson: “O recibo eu faço como Group Creta efetuando o pagamento?” Victor CRETA: “Não, nós fazemos o recibo. Ai você assina. Só preciso do seu CPF” Vinicius Masson: “CPF 115.245.917-18. Se precisar de mais algum dado só me falar.”

Victor CRETA: “Pode deixar. Agora é só esperar o dinheiro cair que nos lhe pagamos Marcus.” Whatsapp.net – fls. 70-v/71 dos autos

Vinícius Masson e Cidinei

Vinícius Masson: “Boa tarde meu irmão. O alvará do heliponto está na sua mesa para assinar. Qdo estiver assinado você me dá um toque pra eu pedir ao Victor pra vir buscar?”

Cidinei: “OK.”

Cidinei: “Oi meu irmão, você vai vir na reunião?”

Vinicius Masson: “Falta só a taxa de licença. Eles podem me enviar por e-mail mesmo que eu anexo aqui. Posso colocar na mesa do Poleto para ele assinar de tarde?”

Cidinei: “Sim. Pode.”

Cidinei: Tem um processo de Aberenias com você. Tenta liberar esse processo fazendo um favor.”

Vinicius Masson:” Boa tarde meu irmão. O alvará do Heliponto está na sua mesa pra assinar. Quando estiver assinado você me dá um toque pra eu pedir ao Victor pra vir buscar, qualquer coisa, me fala. Abraços.” Cidinei: “Ok. O da Laccheng precisa acertar os itens. Mas é coisa simples.”

Vinícius Masson: “Ok.”

Cidinei: “Irmão, ele pediu para você fechar por 6.000,00. Confirma com ele amanhã, ok?” Vinicius Masson: “Ahh beleza. Tá ótimo.”

Cidinei: “O processo do antares está na minha mesa, a Daniela notificou para ele paralisar a obra por falta de alvará. Analisa esse processo agora cedo fazendo um favor.”

Vinicius Masson: “Ok. Te mandei por e-mail.” Chat 75 – fls. 81-v/82 dos Autos

Vinícius Masson e Gustavo do Posto CL Vinicius Masson: “Boa tarde.”

Gustavo do Posto CL: “Você tem como tirar cópia do termo de referência para mim?” Vinicius Masson: “Posso não. Isso dá problema”

Gustavo do Posto CL: “Na encolha.”

Vinicius Masson: “Posso verificar o teor para você, pra ver se as exigências são as mesmas do seu.” Gustavo do Posto CL: “Não vou te colocar em problemas não?”

Vinicius Masson: “Só os funcionários tem acesso. Dá processo administrativo isso. Agora ao estou na Prefeitura. Na segunda vejo pra você.”

(7)

Gustavo do Posto CL: “Tranquilo.”

Há indícios de advocacia administrativa a justificar a atuação nessa fase perfunctória.

g) SANDRA FARIAS GRAZZIOTTI LOUZADA:

Analisando os “chats” transcritos pelo MP, apenas observei um diálogo que poderia ser visto como interferência indevida, contudo, há necessidade de mais elementos para compreensão do contexto em que se derem as falas, não me encontrando convicto de atuação indevida nesta análise perfunctória.

Chat 32 – fl. 91 dos Autos. Sandra e Cidinei

Sandra: “Secretário Cidinei, olá! Peço a gentiliza de intervir nos protocolos 26294/16 (Jair) e 24913/16 (Magno). Obrigada!”

Cidinei: “Rss. Ok”

h) MARCIA REGINA ALVES:

Apesar da leitura atenta que este magistrado realizou nos “chats” trazidos pelo MP, necessito ainda de maiores informações acerca da conduta da requerida. Aparentemente existe uma zona cinzenta entre atendimento por aplicativo de celular somado a conversas impróprias. Essa percepção, ressalto, opera-se numa análise superficial, demandando maiores detalhes para perfeita compreensão.

Conclusão:

Em razão de haver a presença do relevante fundamento de direito em relação a maioria dos requeridos indicados pelo MP, conforme relato analítico acima e, ainda, para garantir a aplicação da lei ao final do processo, DEFIRO liminarmente o pedido de tutela de urgência para fins de determinar o bloqueio de bens dos requeridos nos montantes indicados pelo MP em fls. 115 verso, com exceção dos requeridos “Alexon”, “Sandra” e “Márcia”. À assessoria para bacenjud, renajud e utilização do sistema eletrônico de penhora de imóveis.

Após, notifiquem-se todos para apresentarem manifestação prévia. Intimem-se, inclusive o MP

Dispositivo

Conclusão:

Em razão de haver a presença do relevante fundamento de direito em relação a maioria dos requeridos indicados pelo MP, conforme relato analítico acima e, ainda, para garantir a aplicação da lei ao final do processo, DEFIRO liminarmente o pedido de tutela de urgência para fins de determinar o bloqueio de bens dos requeridos nos montantes indicados pelo MP em fls. 115 verso, com exceção dos requeridos “Alexon”, “Sandra” e “Márcia”.

À assessoria para bacenjud, renajud e utilização do sistema eletrônico de penhora de imóveis. Após, notifiquem-se todos para apresentarem manifestação prévia.

Referências

Documentos relacionados

você não é obriga- do a ficar se não quiser, não há cobranças, não há chantagens, não há ameaças, só amor.. Quem ama é livre e permite que o outro

Ao fim do estudo, conclui-se que Edgar Allan Poe, em seu conto “O gato preto”, trabalha as particularidades do gênero fantástico, as quais foram propostas por Todorov,

A lista dos hospitais da rede credenciada está disponível no Guia Médico que você recebeu ou no Guia Médico on-line em nosso site www.unimedbh.com.br, onde você poderá

4 (2003), através de um estudo feito com pacientes diabéticos encaminhados para o atendi- mento odontológico da Universidade de São Paulo, cons- tataram que pacientes portadores

Compartilhamento de práticas: atividades não presenciais no IFSC Semana Pedagógica I IFSC I 29 de julho de 2020. MARA

Estamos pedindo ajuda para conseguirmos um novo lar para o Guilherme (quando ele estiver recuperado) e também estamos fazendo uma campanha para ajudar no pagamento das suas

Eu acho que o tempo faz com que a gente se acostume com aquilo que no início a gente não gosta, isso não vale só pra sapato, vale pra tudo, mas pra sapato tem isso,

A IMEDIATA comunicação dos fatos à seção local da Ordem dos Advogados do Brasil para procedimento disciplinar e imposição de multa correspondente à metade do