• Nenhum resultado encontrado

Iniciada construção da pista de caminhada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Iniciada construção da pista de caminhada"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Sorocaba, Outubro de 2011. Informativo gratuito do Residencial Sunset

Bimestral

Ano I

Nº 07

DESTAQUES

A boa convivência

com os animais

Pág. 02

Os três filtros

de Sócrates

Pág. 03

Menores dirigindo

no interior de

loteamento fechado

Pág. 06

Iniciada

construção

da pista de

caminhada

Pág. 03

Show de mágicas e muitas

atividades no dia das crianças

Pág. 04

(2)

02

Expediente

Diretora Presidente: Mônica Cenci A. Hungaro • Diretor Tesoureiro: Osvaldo Antonio Figueira Diretor Social: José Vitório Jeronimo • Presidente do Conselho: Vanderley Rodrigues Silva

Conselheiros: Daniel Faccini Castanho, Flavio Luiz Zanata, Lucio Ângelo Rosa e Mario Osamu Hayakawa Administrador: Fábio Martins Vieira • Contato ADM: (15) 3211.2942

Reportagens: Joellen Pereira • Diagramação: FTJ Artes Gráficas Ltda. Redação: joellen@informativosdoscondominios.com.br

Comercial: telma@informativosdoscondominios.com.br

Coordenação Geral: Telma Cerqueira • Tel. Comercial: (15) 2104.0018 / 7834.4780 Impressão: Paratodos Gráfica e Editora • Tiragem: 350 exemplares • Distribuição Interna

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, com a opinião da FTJ Artes Gráficas.

Anuncie Conosco: (15) 2104.0018

Informativos dos Condomínios

Ibiti, Granja Olga, Angelo Vial, Tivoli, Lago da Boa Vista, Mont Blanc, City Castelo, Sunset, Villa dos Inglezes e Vivendas do Lago

Além das regras da associação para ani-mais de estimação, lembre-se que há também algumas atitudes de boa vizi-nhança que podem ser tomadas pelos donos destes animais:

• As áreas comuns da associação não são locais adequados para passear com seu cão, mesmo que você recolha as fezes dele. Pense nas crianças que brin-cam e passeiam por ali, que muitas ve-zes se sentam no chão ou na grama, e podem se contaminar.

• Recolher sempre as fezes do animal, caso ele faça nas áreas comuns da asso-ciação: isso é mais que uma regra, mas também uma questão de bom senso, etiqueta e higiene.

• Lembre-se de manter a vacinação em dia, e também sua higiene, evitando

Dicas de boa

convivência com

animais de estimação

pulgas e outros contratempos.

Muitas vezes, é preciso adestrar cães especificamente para viver em prédios e nas associações, este é um gesto de carinho com seu bicho, para facilitar a vida dele - e a de todos.

• Nas áreas comuns do Sunset, os ca-chorros – não importa o tamanho – de-vem estar sempre com coleiras.

• Comida para os animais domésticos deve ficar dentro de casa, nunca em cal-çadas. Restos de comida, além de trazer animais de rua, atraem ratos e pombos. Se seu animal de estimação incomoda os seus vizinhos com ruídos, é preciso pensar em como solucionar esse pro-blema, e não deixar que ele se agrave. Muitas vezes, vizinhos descontentes apelam até para a Justiça.

AO ENTRAR E SAIR

CAMINHANDO DO

SUNSET, FIQUE EM

SEGURANÇA. PASSE

PELAS CATRACAS,

NUNCA PELAS

CANCELAS!

(3)

03

Os três filtros de Sócrates

A Verdade, a Bondade e a Utilidade

Na Grécia antiga, Sócrates era um

mestre reconhecido por sua

sabe-doria. Certo dia, o grande filósofo se

encontrou com um conhecido que

lhe disse:

— Sócrates, sabe o que acabo de

ou-vir sobre um de seus alunos?

— Um momento, respondeu

Sócra-tes. Antes de me dizer, gostaria que

você passasse por um pequeno

tes-te. Chama-se “Teste dos 3 filtros”.

— Três filtros?

— Sim, continuou Sócrates. Antes de

me contar o que quer que seja sobre

meu aluno, é bom pensar um pouco

e filtrar o que vais me dizer. O primeiro

filtro é o da Verdade. Estás

completa-mente seguro de que o que me vai dizer

é verdade?

— Bem... Acabo de saber...

— Então, sem saber se é verdade, ainda

assim quer me contar?

Vamos ao segundo filtro, que é o da

Bondade. Quer me contar algo de bom

sobre meu aluno?

— Não, pelo contrário.

— Então, interrompeu Sócrates, queres

me contar algo de ruim sobre ele, que

não sabes se é verdade!

Ora veja! Ainda podes passar no teste,

pois ainda resta o terceiro filtro, que é

o da Utilidade.

O que queres me contar vai ser útil

para mim?

— Acho que não muito.

— Portanto, concluiu Sócrates, se o

que você quer me contar pode não

ser verdade, não ser bom e pode

não ser útil, então para que contar?

Autor desconhecido

E nós, passamos pelos 3 filtros antes

de falar algo a alguém?

Pense sobre isso!

Foram iniciadas as obras de construção da pista de caminhada do Sunset, que fará parte da área de lazer do residencial. Com um quilômetro de ex-tensão, a área foi demarcada pelos operários e alguns trechos começam a receber a aplicação de pisos intertravados.

A escolha por este tipo de piso reduz quase a zero os custos de manuten-ção, quando comparados às pistas revestidas apenas de terra ou cascalhos.

Iniciada construção da

(4)

04

Mais que uma festa recheada de algodão doce, pintura na

face e muitas brincadeiras, o Dia das Crianças do Sunset

ficou marcado pelo show de mágicas que prendeu a

atenção de moradores de todas as idades.

O morador Edson, que participou de um dos números,

elogiou o show. “Foi uma espetáculo muito bacana, fez

todos voltarem à infância”, afirmou. Durante a mágica

das argolas, o mágico passeou pela platéia e arrancou um

“Oh”, quando uniu os três objetos inexplicavelmente.

Com muita destreza, o mágico deixou os espectadores de

queixo caído ao virar um vaso em chamas e de lá tirar um lindo

coelho branco. As crianças, com os olhos vidrados, há todo momento

chegavam perto, querendo descobrir os truques, mas sempre

acabavam surpreendidas por outro número.

(5)
(6)

06

Q

uestão que provoca acalorados de-bates é sobre a legalidade de meno-res de 18 anos – portanto inabilitados – di-rigirem veículos automotores no interior de loteamento fechado.

Primeiramente, cabe um parêntesis, para dis-tinguirmos suscintamente, o loteamento fe-chado do condomínio. No loteamento (seja fechado ou aberto) o loteador – proprietário da gleba – decide fraciona-la em vários lotes e, conseqüentemente, abre novas vias de cir-culação (ruas), as quais por força de lei (Lei nº 6.766/79) são doadas ao Poder Público Mu-nicipal, passando a ter status de via pública (embora no loteamento fechado seja restrita a circulação a moradores e visitantes). Já os condomínios de apartamentos ou de casas são regulamentados pela Lei 4.591/69, e se houver vias de circulação em seu interior, estas são consideradas particulares.

Feitas estas considerações preliminares, cons-tata-se de plano que no interior do loteamento fechado – onde as vias de circulação são públi-cas – é ilegal, portanto ilícito, menores sem ha-bilitação dirigirem veículos automotores. Esta prática ilícita pode acarretar sanções de nature-za administrativa, cível e criminal, como se verá adiante.

Na esfera administrativa o proprietário do ve-ículo dirigido pelo menor, poderá ser multado pela polícia de trânsito (art. 162, I do CTN); bem como o proprietário do imóvel dentro do

loteamento, responsável pelo menor poderá ser multado pela associação que administra o loteamento nos termos de seu Estatuto Social e Regimentos Internos.

Já no âmbito penal, poderá, dependendo das circunstâncias, restar caracterizado um ato in-fracional (que nada mais é do que a nomen-clatura utilizada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente da prática de um crime ou contra-venção por um menor) praticado pelo adoles-cente, por infração à norma do art. 309 do Có-digo de Trânsito Brasileiro – Lei 9.503/97, que dispõe: “Art. 309. Dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida permissão para Dirigir ou Habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano: Penas – de-tenção, de seis meses a um ano, ou multa”. As-sim, poderá o adolescente responder perante a Vara da Infância e Juventude.

Sem falar ainda, na hipótese de o adolescente vir a atropelar alguém, ferindo ou matando, caso em que o menor poderá responder por ato infracional de lesão corporal (art. 129 do CP) ou homicídio (art. 121 do CP), podendo ser culposo ou doloso, dependendo das circuns-tâncias do evento.

Poderá, ainda, no âmbito penal, haver a res-ponsabilização dos pais ou responsáveis, se estes forem coniventes e entregarem veículos para seus filhos menores dirigirem, pela prática do crime previsto no art. 310 do CTB, que diz: “Art. 310. Permitir, confiar ou entregar a dire-ção de veículo automotor a pessoa não

habi-litada, com habilitação cassada ou com direito de dirigir suspenso, ou, ainda, a quem, por seu estado de saúde, física ou mental, ou por em-briaguez, não esteja em condições de conduzi--lo com segurança: Penas – detenção, de seis meses a um ano, ou multa.

Por último, na esfera cível, os pais ou respon-sáveis, respondem por qualquer dano causado pelos filhos, independente da comprovação da culpa, nos termos do art. 932 e 933 do Código Civil, de modo que qualquer dano que o menor venha a causar na direção do veículo, seus pais serão responsáveis a indenizar havendo ou não culpa do adolescente (p. ex. batida de veículos, atropelamento, etc.).

Portanto, como acima demonstrado, poderão ser graves as conseqüências aos pais ou res-ponsáveis que entreguem veículos automoto-res para menoautomoto-res de idade, mesmo no interior de loteamentos fechados.

Para finalizar e chamar a atenção para a res-ponsabilidade que todos nós devemos ter no trânsito, utilizamos a frase de abertura do livro de Cássio Mattos Honorato - Trânsito Infrações e Crimes - Editora Millenium, 2.000, que diz: “A velocidade que excita o imprudente é a mesma que mata o inocente”.

André R. Campestrini é advogado pós graduado em Direito Penal e possui especialização em Direito Imobiliário.

Menores dirigindo veículos no interior

de loteamentos fechados

(7)

CLASSIFICADOS

(8)

08

Muito Prazer

Quando vamos cumprimentar uma pes-soa, devemos ter em mente que se tra-ta de um momento especial e não uma mera formalidade. Devemos estar aten-tos a detalhes que fazem a diferença e que farão com que sejamos lembrados como pessoas educadas e com persona-lidade.

• Nosso olhar deve ser firme e “dentro do olho” de nosso interlocutor. Nada pior do que ficar olhando para o chão ou para o céu.

• O aperto de mão deve ser firme e rápi-do. “Mão mole”, um aperto de quebrar os dedos ou que não termina são muito desagradáveis.

• Devemos dizer: “como vai?” ou “como tem passado?”. Os beijinhos são para

Beatriz Castro Prado de Aguiar Campos é Consultora de Etiqueta Social e Postura Profissional e

do-cente do SENAC. Helena Maria Casali é responsável pela implantação da Ralph Lauren no Brasil e an-fitriã de grandes personalidades internacionais, além de docente do Curso de Comportamento Social.

Juntas são titulares da AGE Assessoria e Gerenciamento em Eventos. Envie sua pergunta para ageventos@terra.com.br os amigos íntimos.

Numa sala:

• O anfitrião (homem ou mulher) deve sempre se levantar para receber e cumpri-mentar seus convidados.

• Não sendo anfitriã, a mulher não se levanta quando apresentada a alguém; somente o fará para pessoas mais velhas ou de reconhecida importância.

• O homem sempre se levanta, tanto quan-do é cumprimentaquan-do quanto quanquan-do é apresentado a alguém.

• Não tenha receio de lançar mão de um cumprimento ou despedida “geral”, quan-do não for possível dirigir-se a cada um quan-dos presentes. A única exceção é com relação aos anfitriões, a quem deve sempre se diri-gir pessoalmente.

• Se estiver usando luvas, tire-as para cumprimentar. Não se estende a mão com luvas. Não se beija a mão de quem estiver usando luvas.

Finalmente:

Na hora das apresentações:

• Apresenta-se o menos importante ao mais importante.

• O homem à mulher.

• A criança ao adulto.

• O mais jovem ao mais velho.

DICA:

No restaurante: Ao avistar um conheci-do, apenas acene com a mão. Só vá até sua mesa se for chamado; assim evitará interromper sua refeição ou uma con-versa reservada.

Referências

Documentos relacionados

1 — Os apoios são concedidos pela Câmara Municipal da Guarda às IPSS legalmente cons- tituídas de acordo com o estipulado no n.º 3, do artigo 2.º do presente Regulamento... 2 —

importações da costa tirrénica. Tal facto, que sucede igualmente no restante terri- tório hispânico e mesmo na Gália, não surpreende, uma vez que é conhecida a

O mais interessante nesta fase de elaboração do “Plano de Negó- cio” é que, para conseguir estimar os custos variáveis e as despesas comerciais de cada produto ou serviço,

“Considero bem importante esse serviço prestado pela cooperativa e sempre busco orientação antes de realizar um negócio, escolher a melhor aplicação, fazer empréstimos

Porém, Aristóteles não pode exigir que o adversário diga que algo é ou que algo não é (e não ambos), ou seja, que ele forneça uma proposição, pois nesse caso, o adversário

Eu já estive duas vezes em São Paulo para fazer testes físicos na Confederação, mas não no Rio de Janeiro. E por que você escolheu competir pelo Brasil, mesmo sem

Esta combina o canto interno da pálpebra superior sobrancelhas caídas, agora não pode ser apenas sonolência ou tédio, mas o início da tristeza... Agora os cantos levantados

Nos recortes extraídos de textos jornalísticos eletrônicos em que ocorre o enunciado disse a fonte que não quis ser identificada e outros enunciados correlatos, observamos