• Nenhum resultado encontrado

Eleição da diretoria do CRTUR será dia 19 Fevereiro, em Paulo Afonso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eleição da diretoria do CRTUR será dia 19 Fevereiro, em Paulo Afonso"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Foto: João Tavares

Ilha de Paulo Afonso e lagos e cânions da Zona Turística

Folha Sertaneja - Paulo Afonso - BA 17/02/2013 - 16:55

Eleição da diretoria do CRTUR será dia 19

Fevereiro, em Paulo Afonso

Paulo Afonso é um dos 115 destinos turísticos do Brasil reconhecido pelo Ministério

do Turismo.

Antônio Galdino

O município de Paulo Afonso é um dos poucos que possui/sedia um Grupo Gestor de Turismo, Conselho Municipal de Turismo e um Conselho Regional de Turismo e é um dos 115 destinos turísticos do Brasil. O município é sede da Região dos Lagos e Cânions do São Francisco

Antônio Galdino da Silva O município de Paulo Afonso está no Nordeste da Bahia, em uma região de fronteira, a poucos quilômetros do Estados de Alagoas, a quem estamos unidos pela Ponte D. Pedro II. A ponte do riacho Xingozinho nos liga a Sergipe, com quem se limita e para chegar a Pernambuco, é só percorrer cerca de 6 quilômetros no Estado de Alagoas e cruzar a ponte do rio Moxotó que une os estados de Alagoas e Pernambuco.

Há séculos que a natureza tem sido pródiga para com essa região e há mais de sessenta anos as pessoas são atraídas pelas belezas naturais e pela energia das hidrelétricas, pela imponência do cânion e os mistérios do Raso da Catarina,

Tudo gira em torno do rio São Francisco, que banha a cidade.

Tudo realmente começou quando, em 1725 Paulo Viveiros Afonso recebeu uma sesmaria da Capitania de Pernambuco e dentro de suas terras estava uma grande cachoeira conhecida como Forquilha, Sumidouro ou Cachoeira Grande. A partir de então passou a ser a Cachoeira de Paulo Afonso.

Depois, por decisão do Imperador D. Pedro II, engenheiro alemão, naturalizado brasileiro, Henrique Guilherme Fernando Halfeld percorreu o rio São Francisco, entre 1852 e 1854, de Pirapora/MG até a foz e deparou-se extasiado com as quedas da cachoeira de Paulo Afonso. A sua narrativa impressionou tanto o Imperador que ele decidiu conhecer essas quedas o que aconteceu em 20 de outubro de 1859.

(2)

associado à temática da escravidão contra o que lutava. Depois, Delmiro Gouveia enxergou a cachoeira com o olhar econômico e criou a Usina Angiquinho, inaugurada em 1913, há 100 anos.

A Chesf chegou à região em 1948 e começou as obras de fechamento do rio, construção da barragem Delmiro Gouveia e da Usina Paulo Afonso I em 1949 e inaugurou esta primeira usina em 15 de janeiro de 1955.

Desde o começo das obras da Chesf que era grande o número de pessoas que chegavam para visitar a cachoeira e a própria Chesf, a ponto da diretoria da hidrelétrica mandar construir a Sala dos Visitantes e treinar pessoal para receber a todos, desde as mais importantes figuras da república aos estudantes e aos mais simples moradores sertanejos.

Durante décadas a Chesf manteve esse controle. Depois, foi-se desfazendo de tudo que não era sua missão - produzir, transmitir e comercializar energia hidroelétrica.

As ações da gestão municipal do turismo tiveram início apenas a partir do governo do prefeito Abel Barbosa (04/08/1979-31/12/1985), quando foi criado o Departamento Municipal de Turismo.

Já naquele tempo começava a difícil caminhada para dar maior visibilidade ao riquíssimo potencial turístico de Paulo Afonso e o município foi incluído em um programa estadual chamado Caminhos da Bahia. Isso levou a Bahiatursa a enviar uma equipe com fotógrafo, arquiteto, jornalista para registrar os atrativos turísticos e produzir folderes, audiovisuais, cartazes e colocar Paulo Afonso na mídia nacional e internacional.

O mais importante roteiro turístico de Paulo Afonso é o que leva os visitantes ao complexo das hidrelétricas onde estão em contato com a natureza que é vista de mirantes privilegiados de onde se pode observar, bem de perto, as cascatas dos drenos de areia, o início do cânion do rio São Francisco que segue entre paredões de granito de até mais de 100 metros de altura por 65 quilômetros, até a barragem de Xingó, onde está a última e mais moderna usina hidrelétrica da Chesf.

Nesse roteiro turístico de Paulo Afonso, pode-se ver as águas que após movimentar as turbinas voltam ao leito normal do rio e uma ponte pênsil usada para transportar cabos de energia elétrica, da Bahia (Chesf/Paulo Afonso) para Alagoas, no cânion do rio São Francisco. Essa ponte hoje é motivo de fotografias de turistas porque ali foram gravadas as cenas da morte da personagem Nazaré, da novela Senhora do Destino, da rede Globo. É chamada hoje de Ponte de Nazaré.

Por uma galeria, cujo piso é forrado de seixos rolados, pedras retiradas do leito do rio, se tem a visão da Usina Paulo Afonso III, encravada no meio dos paredões de granito a 80 metros de profundidade.

Outro grande atrativo nesse passeio é o teleférico, (desativado há mais de três anos pela Chesf para obras civis no Morro do Teleférico). Instalado no Morro do Teleférico, ele conduz visitantes no cânion, entre os estados da Bahia e Alagoas numa distância de 150 metros (de um total de 300 metros) e a 100 metros de altura do leito do rio.

Do mirante da cachoeira tem-se a melhor visão da Usina Angiquinho, construída por Delmiro Gouveia há 100 anos, em 1913. Nesse mirante está a placa da visita do Imperador D. Pedro II à Cachoeira de Paulo Afonso, em 1859 e uma estátua do poeta baiano Castro Alves, além de outras placas que marcam os 50 e os 60 anos da Chesf.

(3)

Foto: Arquivo Folha Sertaneja

Prainha de Paulo Afonso

criação: imagem publicidade

Ainda em Paulo Afonso, o Parque Belvedere, onde está o marco do primeiro decênio da Chesf e a Praça das Mangueiras, no centro da cidade, onde está a Sala dos Visitantes, construída pela Chesf no início de suas atividades na região e restaurada na gestão do Prefeito Paulo de Deus, são muito visitados por turistas e pauloafonsinos.

Depois de percorrer centenas de quilômetros dentro do cenário da caatinga, de vegetação de pouca altura, esbranquiçada e de galhos retorcidos, chega-se a Paulo Afonso, um Oásis Sertanejo, com imensos lagos em todas as direções, além do cânion do rio São Francisco. Para se construir as Usinas Paulo Afonso I, II e III, fez-se a pequena Barragem Delmiro Gouveia. Depois, ao se construir a Usina Apolônio Sales, fez-se a Barragem Moxotó, que acumula 1(um) bilhão de metros cúbicos de água.

Para a construção da Usina Paulo Afonso IV, maior que todas as outras de Paulo Afonso juntas, criou-se um canal de 6 quilômetros de extensão e 150 metros de largura, unindo-se as barragem de Moxotó à barragem de Paulo Afonso IV (com cerca de 260 milhões de metros cúbicos de água) transformando grande parte da cidade de Paulo Afonso, onde estão seus bairros centrais e toda a área da Chesf, na Ilha de Paulo Afonso.

Nas margens da Barragem de PA-IV foi criada a Prainha de Paulo Afonso, que atrai grande número de pessoas e onde, em setembro de cada ano é realizada a Copa Vela, com provas náuticas e um grande carnaval fora de época no centro da cidade e também ali. Precisa de um revitalização para melhorar a oferta de espaços para os visitantes e turistas. Há projeto antigo para que a Prainha de Paulo Afonso venha a ser o Terminal Turístico de Paulo Afonso, com a oferta de vários serviços aos turistas, inclusive de salva-vidas e policiamento.

Um calçadão, na Avenida Getúlio Vargas, no centro de Paulo Afonso é opção de lazer com muitos bares e música ao vivo todas as noites. Também carece de uma revitalização, também extensiva às praças, jardins e monumentos do seu entorno e segurança, para atrair maior número de pessoas.

Os meios de hospedagem no município oferecem 1600 leitos em hotéis e pousadas e é bem variada a oferta da gastronomia local em muitos restaurantes, no centro, na Prainha. Nos feriados prolongados, os hotéis costumam ficar sempre cheios porque muitos já têm Paulo Afonso como destino para viagens de descanso, o que também ocorre nos grandes eventos do calendário municipal.

No cânion do rio São Francisco há passeios de catamarãs. Em Paulo Afonso fica o trecho de 17 quilômetros (dos 65 km do cânion até Xingó) onde estão os paredões mais altos, até com mais de 100 metros de altura, o que torna esse passeio fantático.

O cangaço, sua história e seu legado cultural está muito presente em Paulo Afonso e os visitantes que desejarem conhecer a história do cangaço têm aqui um rico material.

Maria Bonita, companheira de Lampião, nasceu no povoado Malhada da Caiçara, no município de Paulo Afonso (desde a sua emancipação, em 1958. Antes, toda essa região pertencia ao município de Glória). Sua casa

(4)

Maria Bonita (o cangaço) e o turista

divulgação

Zona de Turismo Lagos e Cânions do São Francisco

divulgação

Usinas I, II e III do complexo hidrelétrico de Paulo Afonso

foi restaurada e é um pequeno museu naquele povoado. O roteiro do cangaço começa em Paulo Afonso, vai ao povoado Riacho, onde ficam as casas de D. Generosa, onde aconteciam os bailes dos cangaceiros e a Serra do Umbuzeiro, de belíssimas paisagens e se vai até o Museu Casa de Maria Bonita.

Na região de Paulo Afonso, já na divisa com o município de Glória, fica também a região conhecida como Baixa do Chico, no Raso da Catarina, de acesso mais difícil. Fica a cerca de 40 quilômetros da sede do município de Paulo Afonso, no povoado Juá. O Raso da Catarina abrange vários municípios baianos e tem uma área total de 6.400 km² de extensão. É uma Reserva Ecológica e ali moram índios da tribo Pankararé.

Paulo Afonso recebe, entre os visitantes cadastrados pela Associação de Guias de Turismo e Departamento Municipal de Turismo e os que fazem visitas técnicas diretamente agendadas com a Chesf, menos de 20 mil visitantes por mês.

Paulo Afonso hoje tem um Grupo Gestor de Turismo que recebe treinamento do Ministério do Turismo para apoiar ações do Conselho Municipal de Turismo, um Conselho Municipal de Turismo e é sede do Conselho Regional de Turismo da a Zona Turística Lagos e Cânions do São Francisco, que reúne os municípios de Paulo Afonso, onde está a sede do Conselho Regional de Turismo, e ainda Glória, Abaré, Rodelas e Santa Brígida.

Esta Zona Turística foi criada em 17 de Março de 2009 em Seminário realizado pela Bahiatursa/Secretaria de Turismo da Bahia e aprovada pelo Fórum Estadual de Turismo do Estado da Bahia no dia 18 de Março de 2009. São poucos os municípios do Brasil que possuem Grupo Gestor de Turismo, Conselho Municipal e Conselho Regional de Turismo. Paulo Afonso é um destes.

A partir de Dezembro de 2010, com o resultado de um Estudo de Competitividade realizado no município pela Fundação Getúlio Vargas, a serviço do Ministério do Turismo, este ministério colocou Paulo Afonso entre os 115 destinos turísticos do Brasil.

Várias agências de turismo instaladas na cidade recebem os visitantes e oferecem opções variadas de passeios locais e regionais, inclusive para Canindé do São Francisco/SE e Piranhas/AL, dentro de uma proposta de turismo integrado aprovada em Seminário realizado em Paulo Afonso, sob a coordenação da Bahiatursa e com a participação de representantes das secretarias de turismo de Alagoas e de Sergipe e participantes destas duas cidades também ribeirinhas do São Francisco.

O Departamento Municipal de Turismo de Paulo Afonso, através do turismólogo Marlos Guerra, criou o site de turismo do município, considerado pela Bahiatursa como um dos melhores do Estado. Ele está disponibilizado na página da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso.

(5)

Prof. Kel

Em Santa Brígida é a fé que sobre a montanha. Turismo religioso

Foto: Antônio Galdino

Balneário Canto das Águas - Glória

(Veja mais no site de turismo de Paulo Afonso: http://www.pauloafonso.ba.gov.br/. Na capa do site clique em: Paulo Afonso SeRtãO BeLo).

Na gestão do Prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, de 2009/2012, funcionou a Secretaria Extraordinária de Turismo, Cultura e Esportes, gerenciada por Jânio José Ferreira Soares. Após a reeleição, em outubro de 2012, o prefeito Anilton Bastos decidiu criar uma secretaria específica para o turismo. Foi criada então a Secretaria de Turismo e para gerenciá-la foi convidado o professor Jacques Fernandes, da Fasete, com formação em Administração, Publicidade e Marketing e que já exercia na prefeitura de Paulo Afonso a gestão do Departamento Municipal de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Paulo Afonso tem como vizinhos mais próximos e, como este município, fazendo parte da Região dos Lagos e Cânions do São Francisco, os municípios de Santa Brígida e Glória. Mais distantes e aonde se chega pela quase intransitável BA-210, estão os municípios de Abaré e Rodelas.

Em Santa Brígida, o novo prefeito, Carlos Clériston, conhecido com Gordo de Raimundo, criou uma Secretaria de Turismo e Cultura, com o objetivo de destacar o turismo religioso, muito presente ali, na figura do beato Pedro Batista e o ecoturismo nas trilhas, grutas e serras do município. Foi indicado para gerenciar esta secretaria, Edson Manoel.

Em Glória, através de investimentos do Ministério do Turismo, conseguidos pelo Deputado Mário Negromonte, como tem divulgado a Prefeita Ena Vilma na imprensa regional, foi feita a revitalização do Balneário Canto das Águas que tem atraído centenas de visitantes, principalmente nos finais de semana.

A eleição da nova diretoria do Conselho Regional de Turismo da Região dos Lagos e Cânions do São Francisco, que acontecerá no dia 19 de fevereiro, às 14 horas, no auditório da Associação Comercial de Paulo Afonso, poderá ser, a depender do comprometimento dos cinco municípios envolvidos e de cada um dos seus conselheiros, um novo marco para o turismo local e regional.

Antônio Galdino da Silva

Especialista e Mestre em Turismo Coordenador Geral do Conselho Regional de Turismo

da Região dos Lagos e Cânions do São Francisco, sediado em Paulo Afonso-BA

Referências

Documentos relacionados

Como pontos fortes, destacam-se a existência de iniciativas já em- preendidas em torno da aprovação de um Código de classificação e uma Ta- bela de temporalidade e destinação

Elaborado pela Equipe Técnica da Diretoria de Ações Estratégicas e Comunicação da São Paulo Turismo – São Paulo Turismo S/A - Empresa Oficial de Turismo e Eventos da Cidade de

O Colégio Técnico Industrial (CTISM), por meio do projeto O PERIGO DA HISTÓRIA ÚNICA: LER, REFLETIR E (RE)CONTAR OUTRAS HISTÓRIAS PARA APRENDER INGLÊS SOB UMA PERSPECTIVA CRÍTICA

O pre- sente estudo teve como objetivo demonstrar de que forma a ferramenta Fluxo de Caixa pode auxiliar na gestão financeira da empresa Fênix Materiais de Construção, considerando

Assim, o processo de fazer um fade da imagem para a cor branca corresponde a ir adicionando um valor a cada componente de todos os pixeis, mostrar a imagem, voltar a adicionar um

O recobrimento com quitosana retarda o amadurecimento de mangas ‘Tommy Atkins’ “de vez”, durante nove dias de armazenamento a 23 ºC, sendo que a concentração a

Os genótipos de Mentha arvensis, tradicionalmente mais cultivados em função de seu alto teor de mentol, apresentaram menor produção de biomassa e produtividade de óleo essencial e

A tabela 5 mostra os resultados da decomposição da variação das variáveis usadas no modelo, como salienta Souza (2005) a utilização do modelo VAR, a análise de decomposição