• Nenhum resultado encontrado

A inspiração que nos legou Gandhi abriu novos horizontes na compreensão do que seja a Paz - valor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A inspiração que nos legou Gandhi abriu novos horizontes na compreensão do que seja a Paz - valor"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

22ª Semana Gandhi

A inspiração que nos legou Gandhi abriu novos horizontes na compreensão do que seja a Paz - valor universal que orienta todos os povos, idéia comum de humanidade onde

é possível encontrar-se para se conhecer e articular maneiras salutares de convivência.

Nesta 22ª Semana de Homenagem a Mahatma Gandhi, a Palas Athena oferece reflexões teóricas e propostas práticas para tempos como o nosso, que exigem promoção concreta de experiências individuais e coletivas capazes de consolidar uma cultura de pacificação, participação responsável e solidariedade.

(2)

Programa

Gandhi - em tempo de ação

Mesa Redonda

2 de outubro - quinta-feira - 19h30 Local: Palas Athena

Sob diferentes olhares, esta mesa redonda analisará aspectos da vida e da obra de Gandhi que continuam desafiando a nossa capacidade de implementação.

Aliar o compromisso com a Verdade à ação política; o silêncio da prece à mobilização das massas; a afirmação da liberdade à interdependência evidente, são experiências gandhianas que quebram o paradigma de confronto entre o público e o privado, a santidade e a militância social.

Um jurista, uma bióloga, um poeta-sociólogo e uma educadora abordarão esses paradoxos que enriquecem o repertório do possível e do provável no universo humano.

Hamilton Faria é poeta, fundador e membro do Conselho de Coordenadores e de Administração do Instituto Pólis. Mestre em sociologia pela PUC e professor de sociologia da cultura na Faculdade de Artes Plásticas da FAAP.

Egberto de Almeida Penido é Juiz de Direito em São Paulo e mestrando em Ciências da Religião pela PUC-SP. Rita Mendonça é coordenadora no Brasil da Sharing Nature Foundation – entidade internacional voltada para o desenvolvimento de atividades de percepção da natureza e diretora do Instituto Romã de Vivências na Natureza.

(3)

Celebração: Contos e música

4 de outubro - sábado - 18h Local: Palas Athena

Um momento artístico - uma linguagem universal - para celebrar o legado de Gandhi, que possa expressar o que simples palavras não conseguem.

Regina Machado contará histórias. Meeta Ravindra, cantora indiana, acompanhada de Sagar Karahe, tablista, e Rosani de Castro no côro e guizos, oferecerá um recital de músicas e canções.

Em torno de Gandhi

Oficina - Palestra - Vivência - Vídeo - Grupo de Reflexão 4 de outubro - sábado - 10h a 16h30

Local: Palas Athena Oficina - 10h a 11h

Atenção e concentração no fortalecimento da Paz Leila de Souza Pinto e Ana Alves

Exercícios simples de atenção serão o eixo desta oficina.

A interação entre os participantes será focada nos conceitos de atenção e concentração – a necessidade da educação desse potencial para o desenvolvimento pessoal e coletivo saudável.

(4)

Palestra - 10h a 11h15

Efeitos fisiológicos da não-violência Shotaro Shimada

Serão apresentadas referências de estudos sobre a influência das atitudes de não-violência e das práticas meditativas na fisiologia humana.

Vídeo - 10h15 a 16h15

Uma Força Mais Poderosa - um século de conflitos não-violentos Maria José Piva e Maria José Sesti Neves

Documentário dirigido por Steve York, exibido pelo Canal GNT. Narrado pelo ator Ben Kingsley, inspirado no livro Strategic Nonviolent Conflict, escrito em 1994 por Peter Ackerman e Christofer Kruegler.

10h15 - Índia: Desafiando o império – o modelo da não-violência. Gandhi e sua estratégia pacífica pela Independência da Índia.

11h – Nashville (EUA): Nós fomos guerreiros. A resistência pacífica de Gandhi chegou aos Estados Unidos no palco de um dos maiores conflitos raciais dos anos 60.

11h45 – Polônia: Nós pegamos Deus pelo braço. O exemplo do líder Lech Walesa e o movimento Solidariedade. 12h30 – África do Sul: Liberdade enquanto vivermos. Os esforços para vencer o apartheid e assegurar os direitos humanos de povos oprimidos.

13h15 – Dinamarca: Morando com o inimigo. Resistência pacífica durante os anos de ocupação nazista.

(5)

Oficina - 11h10 a 15h30

Pássaros da Paz - Oficina de origami para todas as idades Alzira Cattony, Edith Cardoso, Silvia Brand e Iara Cattony

O origami, ou dobraduras em papel, é uma arte de origem japonesa que desenvolve paciência, atenção, criatividade e calma interior. Nesta oficina escolhemos os pássaros da Paz – tsurus - pelo simbolismo que possuem e, igualmente, pela intenção de formar com eles uma grinalda de mil pássaros. Isto é, mil desejos de Paz reunidos, expressando o sentimento de milhões de pessoas no mundo todo.

Vivência - 11h30 a 12h30 Gandhi e a experiência da oração Lucia Brandão Saft Moufarrige

Como Gandhi, faremos reflexões e práticas sobre: A oração silenciosa

A oração solidária A atmosfera para orações

O tempo despendido em orações

(6)

Programa

Oficina - 12h30 a 13h30

A meditação na proposta de Gandhi – uma atitude para a paz Elza Perez Sampedro

Tomar contato com os mecanismos destrutivos que mantêm a violência em nós e ao nosso redor pode ser a chave da transformação em direção à paz. Essa conquista se dá através da prática da meditação, como nos inspira a trajetória de Gandhi.

Grupo de reflexão e leitura - 14h a 15h30

A Arte da Paz – liderança na empresa, família e comunidade Eleonora Marsiaj e Neusa Serra

Baseado no livro de Keshavan Nair, Editora Campus. O autor aplica as lições de vida de Gandhi aos obstáculos com que se defrontam os líderes contemporâneos – ou qualquer um de nós.

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

iv. Desenvolvimento de soluções de big data aplicadas à gestão preditiva dos fluxos de movimentação portuária de mercadorias e passageiros. d) Robótica oceânica: criação

1595 A caracterização do repertório de habilidades sociais dos alunos do Grupo com Baixo Desempenho Acadêmico (GBD) e do Grupo com Alto Desempenho Acadêmico (GAD),

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

Tabela de Preços Supremo | São Paulo - Capital Data das tabelas: Setembro/2020 até Agosto/2021 Atualização do material: Setembro/2020.. 515 F