• Nenhum resultado encontrado

Administração Financeira e Orçamentária - AFO. Professor Marcel Guimarães

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Administração Financeira e Orçamentária - AFO. Professor Marcel Guimarães"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

Administração Financeira e Orçamentária - AFO

Professor Marcel Guimarães

(2)

✓ Introdução à AFO;

✓ Princípios Orçamentários;

✓ Evolução conceitual do orçamento;

[Questões CESPE – AFO]

(3)

Exercícios CESPE

Introdução à AFO

(4)

[CESPE/MPE-CE 2020 Cargo 1 An. Min. Administração]

A respeito de finanças públicas, julgue os itens que se seguem.

78 O orçamento público é um instrumento de planejamento governamental em que constam as despesas da administração pública em equilíbrio com a arrecadação das receitas previstas para um período de dois anos.

ERRADO

O orçamento público é um instrumento de planejamento governamental em que

constam as despesas da administração pública em equilíbrio com a arrecadação das

receitas previstas para um período de 1 ANO.

(5)

[CESPE/SEFAZ-AL 2020 - Cargo 1: AUDITOR DE FINANÇAS E CONTROLE]

A respeito de orçamento público, ciclo orçamentário e créditos adicionais, julgue os itens que se seguem.

127 No orçamento público federal, tanto a receita quanto a despesa são programadas, autorizadas e controladas.

ERRADO

No caso do Brasil, a LOA (orçamento público) traz a previsão de receitas e a fixação de despesas.

Logo, é correto afirmar que as despesas são fixadas ou autorizadas. Mas o mesmo não pode ser afirmado a respeito das receitas, pois elas são previstas ou estimadas.

CF/88, art. 165

§ 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

(6)

[CESPE/SEFAZ-AL 2020 - Cargo 1: AUDITOR DE FINANÇAS E CONTROLE]

A respeito de orçamento público, ciclo orçamentário e créditos adicionais, julgue os itens que se seguem.

130 Projeto de lei orçamentária anual (LOA) que não contenha despesas essenciais deverá ser revisto antes de ser votado, pois os créditos adicionais, que têm a função de ajustar as dotações da LOA, devem ser usados somente como créditos suplementares e créditos extraordinários.

ERRADO

Os créditos adicionais também podem ser especiais, que se destinam a despesas para

(7)

[CESPE/PGM - Campo Grande - MS 2019 - Procurador Municipal]

A respeito do plano plurianual (PPA), da lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e da lei orçamentária anual (LOA), julgue os itens a seguir.

105 A iniciativa para os três planejamentos orçamentários — PPA, LDO e LOA — é concorrente: tanto o Poder Executivo como o Poder Legislativo podem atuar na propositura dessas leis.

ERRADO

Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

I - o plano plurianual;

II - as diretrizes orçamentárias;

III - os orçamentos anuais.

(8)

[CESPE/PGM - Campo Grande - MS 2019 - Procurador Municipal]

A respeito do plano plurianual (PPA), da lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e da lei orçamentária anual (LOA), julgue os itens a seguir.

106 O PPA traça o planejamento de longo prazo, estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas correntes e para as despesas relativas aos programas de duração continuada.

ERRADO

PPAinstrumento de planejamento de médio prazo

Art. 165, § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e

(9)

[CESPE/PGM - Campo Grande - MS 2019 - Procurador Municipal]

Acerca das despesas e receitas públicas, julgue os itens que se seguem.

116 Receita tributária municipal é classificada como receita corrente, consoante estabelecido na Lei n.º 4.320/1964.

CERTO

Lei 4.320/64: TributáriasReceitas Correntes

MTO e MCASPcodificação por naturezaImpostos, Taxas e Contribuição de Melhoria (Origem)

(10)

[CESPE/TJ-AM 2019 - Analista Judiciário Contabilidade]

A respeito de planejamento governamental, julgue os itens a seguir.

103 A lei de diretrizes orçamentárias deve obedecer unicamente ao plano plurianual aprovado no mandato do presidente da República que estiver em exercício.

ERRADO

Vigência do PPA NÃO coincide com o mandato do Chefe do Poder Executivo

Cada governante eleito deve propor, no seu primeiro ano de governo, as diretrizes, objetivos e metas que depois de aprovadas têm vigência nos três anos seguintes de sua gestão e no primeiro da gestão que se seguir.

(11)

[CESPE/ SLU 2019 - Cargo 1: ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO]

Quanto ao sistema e ao processo de orçamentação, à estrutura programática e a créditos ordinários e adicionais, julgue os itens subsecutivos.

110 Os créditos adicionais especiais são destinados a despesas que sejam urgentes e imprevisíveis e para as quais não haja dotação orçamentária específica.

ERRADO

JUSTIFICATIVA DO CESPE

Depreende-se do art. 41, incisos II e III, da Lei n.º 4.320/1964 que os créditos adicionais especiais são destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica, mas que não sejam urgentes e imprevistas (como as decorrentes de guerra, comoção intestina ou calamidade pública).

No caso de despesas urgentes e imprevisíveis, é necessária a abertura de crédito adicional extraordinário. “Art. 41 Os créditos adicionais classificam-se em: I suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária; II especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica; III extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

(12)

[CESPE/MP-PI 2018 - Cargo 1]

De acordo com os princípios que regulam o orçamento público, julgue os itens seguintes.

111 A Lei de Diretrizes Orçamentárias é o instrumento em que o governo define as prioridades contidas no plano plurianual e as metas que deverão ser atingidas no ano corrente.

ERRADO

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é o instrumento em que o governo define as prioridades contidas no plano plurianual e as metas que deverão ser atingidas no ano SEGUINTE.

(13)

[CESPE/CGM de João Pessoa PB 2018 - CARGO 1]

A respeito das receitas extraorçamentárias, julgue os próximos itens.

61 As receitas extraorçamentárias não pertencem ao Estado, têm caráter temporário e são reconhecidas na contabilidade como passivos financeiros.

CERTO

RECEITAS EXTRA-ORÇAMENTÁRIAS:

Ingressos de recursos financeiros que NÃO se incorporam definitivamente ao patrimônio, pois NÃO pertencem à entidade que o recebe.

São recursos que estão apenas momentaneamente transitando pelo patrimônio e

serão oportunamente restituídos ao ser proprietário.

(14)

Exercícios CESPE

Princípios orçamentários

(15)

[CESPE/SEFAZ-AL 2020 - Cargo 1: AUDITOR DE FINANÇAS E CONTROLE]

Relativamente a tópicos específicos de finanças públicas, julgue os itens a seguir.

58 A arrecadação de impostos compartilhados com diversos entes da Federação deve ser contabilizada no âmbito do ente arrecadador pelo seu valor líquido, descontados os valores pertencentes aos demais entes.

ERRADO

JUSTIFICATIVA DO CESPE

A contabilização de impostos compartilhados pelo valor líquido viola o princípio do orçamento bruto. De acordo com este princípio, todas as receitas e despesas da lei orçamentária anual devem ser registradas pelo valor total e bruto, vedadas quaisquer deduções. No caso de impostos compartilhados, portanto, a parcela repassada é contabilizada depois, como despesa.

(16)

[CESPE/SEFAZ-DF 2020 - Auditor-Fiscal da Receita do DF]

Considerando as regras constitucionais de direito financeiro, julgue o item a seguir.

116 O crédito especial cujo ato de autorização seja promulgado nos últimos quatro meses do exercício financeiro pode ser reaberto e incorporado ao orçamento do ano seguinte, desde que respeitado o limite do seu saldo.

CERTO

JUSTIFICATIVA DO CESPE

Essa autorização está expressamente prevista no § 2.º do art. 167 da Constituição Federal de 1988.

CF art. 167, § 2º Os créditos especiais e extraordinários terão vigência no exercício financeiro em que forem autorizados, SALVO se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses daquele

(17)

[CESPE/PGM - Campo Grande - MS 2019 - Procurador Municipal]

A respeito do plano plurianual (PPA), da lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e da lei orçamentária anual (LOA), julgue os itens a seguir.

109 Vige no ordenamento jurídico brasileiro o princípio da anualidade orçamentária: nenhum tributo será cobrado no exercício financeiro sem prévia autorização orçamentária.

ERRADO

CF 1967, Art. 150, § 29 - Nenhum tributo será exigido ou aumentado sem que a lei o estabeleça;

nenhum será cobrado em cada exercício sem prévia autorização orçamentária, ressalvados a tarifa aduaneira e o imposto lançado por motivo de guerra.

Princípio da anualidade (Brasil)

Conforme este princípio, o exercício financeiro é o período de tempo ao qual se referem a previsão das receitas e a fixação das despesas registradas na LOA. Este princípio é mencionado no caput do art. 2º da Lei no 4.320, de 1964. Segundo o art. 34 dessa lei, o exercício financeiro coincidirá com o ano civil (1º de janeiro a 31 de dezembro).

(18)

[CESPE/TJ-AM 2019 - Analista Judiciário – Contabilidade]

A respeito de planejamento governamental, julgue os itens a seguir.

102 Ente da Federação que arrecadar tributos pertencentes a outro ente deverá incluir o produto integral da receita em seu próprio orçamento, em respeito ao princípio da universalidade.

CERTO

PRINCÍPIO DO ORÇAMENTO BRUTO SENTIDO HISTÓRICO

O princípio da universalidade é habitualmente complementado pela regra do orçamento bruto, segundo a qual as parcelas da receita e da despesa devem figurar em bruto no orçamento, isto é, sem qualquer compensação ou dedução.

(19)

[CESPE/Prefeitura de Boa Vista-RR 2019 - Procurador Municipal]

De acordo com a Constituição Federal de 1988, julgue os seguintes itens, acerca de direito financeiro e princípios orçamentários.

75 É viável incluir na lei orçamentária municipal autorização para a contratação, pelo município, de operação de crédito por antecipação de receita.

CERTO

PRINCÍPIO DA EXCLUSIVIDADE

Art. 165, § 8º A Lei Orçamentária Anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a AUTORIZAÇÃO para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

(20)

[CESPE/ SLU 2019 - Cargo 1: ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO]

Com relação a técnicas orçamentárias e aos princípios orçamentários, julgue os itens a seguir.

105 De acordo com o princípio da anualidade, o orçamento público deve ser elaborado e autorizado para um exercício financeiro, que, no Brasil, vai de 1.º de abril de determinado ano a 31 de março do ano seguinte.

ERRADO

JUSTIFICATIVA DO CESPE

O orçamento público deve ser elaborado e autorizado para período determinado,

(21)

CESPE/EMAP 2018 - Cargo 5

No que se refere a tributos, julgue os itens a seguir.

81 Contribuição de melhoria, um imposto decorrente de melhorias advindas de obras públicas, atende ao princípio da não afetação da receita pública.

ERRADO

Princípio da não afetação da receita pública → se aplica apenas aos impostos

Gab. Preliminar → C → Justificativa para a alteração: A contribuição de melhoria

não é um imposto, mas, sim, uma das modalidades de tributo.

(22)

[CESPE/STM 2018 - Cargo 9]

Com relação a técnicas e princípios orçamentários, julgue os itens seguintes.

92 O princípio da não afetação das receitas veda a vinculação de tributos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas as exceções estabelecidas pela Constituição Federal de 1988.

ERRADO

PRINCÍPIO DA NÃO-AFETAÇÃO (NÃO VINCULAÇÃO) DA RECEITA

Veda a vinculação de receita de IMPOSTOS a órgão, fundo ou despesa.

(23)

[CESPE/ABIN 2018 - CARGO 2]

No que tange às disposições constitucionais a respeito das finanças públicas, ao conceito e às espécies de orçamento público, aos princípios orçamentários, às normas gerais de direito financeiro (Lei n.º 4.320/1964) e à fiscalização e ao controle interno e externo dos orçamentos, julgue os itens a seguir.

117 Decorre do princípio do equilíbrio orçamentário, do ponto de vista material, a exigência de que, no orçamento público, haja equilíbrio entre receitas e despesas totais, ainda que sejam obtidas operações de crédito para financiar parte das despesas públicas.

ERRADO

Decorre do princípio do equilíbrio orçamentário, do ponto de vista FORMAL, a exigência de que, no orçamento público, haja equilíbrio entre receitas e despesas totais, ainda que sejam obtidas operações de crédito para financiar parte das despesas públicas.

(24)

[CESPE/TCE-SC 2016 - Cargo 3]

Acerca do direito financeiro na Constituição Federal de 1988 e dos princípios orçamentários, julgue os seguintes itens.

96 Apesar de os entes federados serem obrigados a elaborar um orçamento fiscal, um orçamento de investimento das empresas estatais e um orçamento da seguridade social, é correto afirmar que vigora no Brasil o princípio da unidade orçamentária.

CERTO

3 orçamentos CF/88 (OF, OI e OSS) → respeitam o princípio da

unidade/totalidade, já que compõem uma só peça: a Lei Orçamentária Anual

(25)

Exercícios CESPE

Evolução conceitual do

orçamento

(26)

[CESPE/MPE-CE 2020 Cargo 1 An. Min. Administração]

A respeito de finanças públicas, julgue os itens que se seguem.

79 A técnica orçamentária do orçamento clássico ou tradicional caracteriza-se por uma acentuada preocupação com o atendimento das necessidades da coletividade.

ERRADO

A técnica orçamentária do orçamento moderno caracteriza-se por uma acentuada

preocupação com o atendimento das necessidades da coletividade.

(27)

[CESPE/SEFAZ-AL 2020 - Cargo 1: AUDITOR DE FINANÇAS E CONTROLE]

Após a aprovação da reforma da previdência social, o governo correu para estabelecer uma agenda de reformas econômicas. Batizado de Mais Brasil, o plano do governo propõe transformar radicalmente o Estado racionalizando os gastos públicos. Entre as propostas encontra-se a previsão de gatilhos, que possibilitam a redução de salários de servidores, de forma a evitar que o governo descumpra a chamada regra de ouro.

Internet: <www.economia.ig.com.br> (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto precedente, julgue os itens a seguir.

101 A proposta de emenda constitucional voltada a permitir que o governo possa reduzir o salário dos servidores públicos em caso de grave desequilíbrio orçamentário qualifica-se, essencialmente, como um instrumento do Estado para o exercício de sua função distributiva.

ERRADO

A redução de gastos tem relação com a política estabilizadora, já que tem relação com a política fiscal do governo.

(28)

[CESPE/TJ-AM 2019 - Analista Judiciário Contabilidade]

A respeito de planejamento governamental, julgue os itens a seguir.

101 Tanto no orçamento de desempenho quanto no orçamento-programa, a classificação da despesa é feita de acordo com o objetivo final do gasto.

CERTO

Orçamento TradicionalCritérios de classificação: unid. admin. e elem. de despesa Orçamento ModernoCritérios de classificação: funcional-programático

Orçamento de desempenho → Já se dava importância aos objetivos, propósitos, custos,

(29)

[CESPE/ SLU 2019 - Cargo 1: ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO]

Com relação a técnicas orçamentárias e aos princípios orçamentários, julgue os itens a seguir.

106 No orçamento-programa, o aspecto jurídico do orçamento sobrepõe-se ao aspecto econômico.

ERRADO

JUSTIFICATIVA DO CESPE

No orçamento tradicional, o aspecto econômico tinha posição secundária. As finanças públicas caracterizavam-se por sua “neutralidade”: equilíbrio financeiro impunha-se naturalmente e o volume do gasto público não chegava a pesar significativamente em termos econômicos. Os tratadistas clássicos preferiam analisar questões ligadas à tributação e seus efeitos, considerando a despesa pública como um mal necessário. Ao lado, porém, desse pequeno interesse pelas implicações econômicas, especialmente da despesa pública, obtinha destaque o aspecto jurídico do orçamento.

Já no orçamento-programa, o aspecto econômico do orçamento ganha maior relevância em detrimento do aspecto jurídico, principalmente em função dos efeitos da política fiscal no produto interno bruto de um país.

(30)

[CESPE/MP-PI 2018 - Cargo 1: ANALISTA MINISTERIAL[

Julgue os próximos itens, relativos aos tipos de orçamentos públicos.

108 Uma das características do orçamento-programa consiste na necessidade de justificar todos os programas cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.

ERRADO

OBZ → na necessidade de justificar todos os programas cada vez que se

inicia um novo ciclo orçamentário

(31)

[CESPE/MP-PI 2018 - Cargo 1: ANALISTA MINISTERIAL]

Julgue os próximos itens, relativos aos tipos de orçamentos públicos.

109 O orçamento participativo contempla a participação da população no processo decisório por meio de lideranças ou de audiências públicas.

CERTO

Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais, através de processos da participação da comunidade.

Esses processos costumam contar com assembléias abertas e periódicas e etapas de

negociação direta com o governo.

(32)

[CESPE/MP-PI 2018 - Cargo 6: TÉCNICO MINISTERIAL]

Julgue os itens seguintes, relativos ao orçamento público.

72 O orçamento-programa, que é o orçamento público no qual constam apenas a previsão da receita e a fixação da despesa, constitui uma peça meramente contábil-financeira, sem nenhum planejamento de ação do governo, voltada preferencialmente às necessidades dos órgãos públicos.

ERRADO

Orçamento-programa: Consiste na interligação entre o planejamento e o orçamento por meio de programas de governo.

(33)

[CESPE/STJ 2018 - Cargo 9: TÉCNICO JUDICIÁRIO]

A respeito das técnicas, dos princípios e do ciclo orçamentários, julgue os itens a seguir.

110 A ideia central do orçamento por resultados é que os cidadãos devem explicitar quais os resultados que querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público.

CERTO

ORÇAMENTO POR RESULTADOS

Segundo James Giacomoni, a ideia central da proposta repousa numa questão prática: ao sustentarem a administração pública por meio dos impostos, os cidadãos devem sentar no banco da direção e explicitar quais os resultados que eles querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público. Nesse sentido, os orçamentos devem se basear em resultados e a administração pública deve ser controlada e responsabilizada por eles.

(34)

[CESPE/STM 2018 - Cargo 9: TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA]

Com relação a técnicas e princípios orçamentários, julgue os itens seguintes.

93 O orçamento incremental tem como base as receitas e despesas ocorridas no período anterior, sobre as quais são feitos ajustes marginais.

CERTO

ORÇAMENTO INCREMENTAL

Orçamento feito por meio de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa.

(35)

[CESPE/TCU 2015 AUFC]

Com referência aos aspectos doutrinários e históricos da administração financeira e orçamentária, julgue os itens a seguir.

173 Considerando a evolução conceitual da terminologia usada em referência ao orçamento, o Brasil utilizou o orçamento legislativo, o executivo e o misto ao longo de sua história.

CERTO

Orçamento Legislativo → CF de 1891 Orçamento Executivo → CF de 1937 Orçamento MistoCF de 1988

(36)

Obrigado

Marcel Guimarães

@prof.marcelguimaraes

www.marcelguimaraes.com.br

Referências

Documentos relacionados

CADASTRAR NOVOS CLIENTES, ATENDER CLIENTES JÁ CADASTRADOS, ELABORAR PEDIDOS. TER CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA NAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS. CONHECIMENTO NO PACOTTE OFFICE. HORÁRIO

Os candidatos deverão enviar para o e-mail que será divulgado no dia do Resultado da etapa de Dinâmica de Grupo, as cópias dos comprovantes de escolaridade, experiência

IMPRESCINDÍVEL EXPERIÊNCIA DE 06 MESES EM CARTEIRA, ENSINO MÉDIO COMPLETO, DESEJÁVEL CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA OU DESENHO TÉCNICO OU METROLOGIA, OPERAR MÁQUINA DE EROSÃO A

# cürru$üüffi.. DE tosÉ MARIA rcNÓruo RocHA, de Maceió [Al.], Cartão de Natal onde acusa o recebimento do Carranca no. Referido cartão trata de Gastronomia e Natal e

Os candidatos deverão enviar para o e-mail que será divulgado no dia do Resultado da etapa de Dinâmica de grupo, a cópia dos comprovantes de escolaridade,

A) do Poder Executivo: o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais. C) do Poder Executivo: o plano plurianual, as diretrizes

• Conforme observa Silva (1973, p.153), “o princípio da legalidade em matéria orçamentária tem o mesmo fundamento do princípio da legalidade geral, segundo o qual a

Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz, a requerimento da parte, ou do Ministério