• Nenhum resultado encontrado

CONSTRUÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO SOBRE ALEITAMENTO MATERNO PARA POPULAÇÃO SERTANEJA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CONSTRUÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO SOBRE ALEITAMENTO MATERNO PARA POPULAÇÃO SERTANEJA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Z V

CONSTRUÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO SOBRE ALEITAMENTO MATERNO PARA POPULAÇÃO SERTANEJA

CONSTRUCTION OF EDUCATIONAL VIDEO ON BREASTFEEDING FOR COUNTRYSIDE POPULATION

V

Lara Leite de Oliveira Andreza Jeronimo Gomes Jamile Domingos do Nascimento Maria Gabriele Andrade Alves Maria do Socorro Távora Elizian Braga Rodrigue Bernanrdo

RESUMO

Objetivo: Construir um vídeo educativo sobre aleitamento materno para população sertaneja. Metodologia: Pesquisa metodológica, realizada pelas seguintes etapas: imersão de contato com a linguagem popular;

levantamento bibliográfico sobre o assunto; construção do roteiro; gravação do vídeo. Por se tratar de construção tecnologia educativa, não foi necessária a submissão do trabalho à apreciação do Comitê de Ética na Plataforma Brasil. Resultados: Para a construção do vídeo educativo foram realizados o contato com a linguagem popular, a busca bibliográfica e a criação do roteiro. O vídeo foi gravado em um estúdio de um Centro Universitário da região e editado no programa “Camtasia”. O recurso midiático é um importante método para promover a troca de conhecimento e quanto mais lúdico, mais atrativo. Ressalta-se que para uma maior conexão com o público, a linguagem necessita ser adequada para o mesmo.

Conclusão: Apesar dos diversos benefícios do aleitamento materno, amamentar exige além da doação e paciência, o conhecimento por parte da mãe. O vídeo educativo construído no presente trabalho apresentou uma linguagem de fácil compreensão, aspectos importantes sobre o aleitamento materno e boas práticas para amamentar. Dessa forma, essa tecnologia em saúde poderá impactar no incentivo à lactação para as gestantes e puérperas que residem na região sertaneja.

Descritores: Aleitamento materno; Educação em saúde; Enfermagem Materno-Infantil; Tecnologia Biomédica

ABSTRACT

Objective: To build an educational video about breastfeeding for the country population. Methodology: Methodological research, carried out through the following stages: immersion in contact with popular language;

bibliographic survey on the subject; script construction; video recording. As it is an educational technology construction, it was not necessary to submit the work to the Ethics Committee on Plataforma Brasil. Results: For the construction of the educational video, contact was made with popular language, a bibliographic search and the creation of the script. The video was recorded in a studio of a University Center in the region and edited in the program “Camtasia”. The media resource is an important method to promote the exchange of knowledge and the more playful, the more attractive. It is noteworthy that for a greater connection with the public, the language needs to be adequate for it. Conclusion: Despite the many benefits of breastfeeding, breastfeeding requires, in addition to donation and patience, knowledge on the part of the mother. The educational video constructed in the present work presented an easy-to-understand language, important aspects about breastfeeding and good breastfeeding practices. In this way, this health technology may have an impact on encouraging lactation for pregnant and postpartum women residing in the sertanejo region.

Universidade Federal do Ceará.

Fortaleza, Ceará, Brasil.

Autor Correspondente:

Lara Leite de Oliveira E-mail: lara.leite@hotmail.com

Submissão: 17-12-2021 Aprovação: 06-01-2022

(2)

INTRODUÇÃO

O Aleitamento Materno (AM) é identificado mundialmente como a melhor forma de alimentação e proteção para um bebê, além disso promove uma relação entre mãe e filho que acarreta inúmeros benefícios. Dentre as vantagens do AM, é notório perceber a diminuição de risco para doenças cardiovasculares e diabetes, menor risco de infecções, melhor desempenho intelectual geral e redução da mortalidade infantil. Para as puérperas o ato de amamentar pode prevenir o câncer de mama e ovários (¹).

Além dos benefícios já citados para saúde materna, também é possível verificar mais alguns benéficos de extrema relevância como involução uterina mais rápida, diminuição dos riscos de hemorragias pós-parto, o uso da lactação como método anticoncepcional desde que seja de forma exclusiva durante 6 meses iniciais. Outro fator que também é considerado é o financeiro, já que o AM não possui custos adicionais na renda familiar (²).

O leite materno é composto por inúmeros nutrientes que são necessários para o crescimento saudável da criança e estes, auxiliam na redução das taxas de desnutrição e obesidade infantil. A amamentação diminui o risco de má oclusão dentária e tem influência no desenvolvimento da inteligência (³).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza o Aleitamento Materno Exclusivo (AME) que é quando a criança recebe somente leite materno, seja direto da mama ou ordenhado, sem que haja ingestão de outros líquidos ou alimentos sólidos, exceto medicamentos, xaropes, sais de reidratação e suplementos, até os seis meses de vida e que após esse período deve ser complementado até os dois anos ou mais, no intuito de potencializar o desenvolvimento da criança (4).

Considerando os numerosos benefícios e as taxas de prevalência do aleitamento materno, que ainda são abaixo do recomendado, é imprescindível ressaltar a importância da

promoção, proteção e incentivo à amamentação.

Todavia, é interessante frisar que amamentar não é uma prática simples, requer dedicação da lactante e, a mesma, necessita de apoio e conhecimento, papeis desempenhados por familiares e profissionais da saúde (5).

As tecnologias em saúde vêm sendo utilizadas como produto correspondente à construção do material com embasamento científico de um objeto tocável com a finalidade de melhorar determinada situação de saúde.

Assim, existem três componentes desse conceito que são: informatização, informação e artefato.

A tecnologia pode ser entendida ainda como processo, que diz respeito a toda e qualquer metodologia das quais o objetivo é capacitar indivíduos ou grupos para exercer determinada atividade. Referido conceito é caracterizado por três elementos: a capacitação, a gestão e a abordagem humana (6).

Observa-se que as tecnologias têm sido grandes aliadas na promoção da saúde. O vídeo educativo é um exemplo delas, por ser uma ferramenta lúdica, torna-se muito atrativo nesse contexto. Com o aumento do acesso à internet, os vídeos se tornaram ferramentas acessíveis para a população. Portanto, é notória a importância da utilização desse tipo de tecnologia na educação em saúde, uma vez que, possui forte interação com o público. Desse modo, essas ferramentas podem cooperar para a promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno, e consequentemente, diminuindo a taxa de desmame precoce (7).

Uma das causas que levam ao desmame precoce é a falta de informação de fácil entendimento para as mães e seus familiares, principalmente, devido ao baixo nível de escolaridade de grande parte da população nordestina. Esse cenário é predominante nas zonas rurais de cidades pequenas. Assim, a utilização de uma linguagem técnica, a qual a população descrita apresenta dificuldade de compreensão, poderá influenciar na redução do tempo de aleitamento materno (8).

(3)

Ressalta-se que o Nordeste é a região em que mais apresenta desigualdade educacional.

Mais da metade dos nordestinos com idade maior ou igual a 25 anos têm, somente, o ensino fundamental incompleto ou nenhuma formação (9).

Diante disso, observa-se a relevância da criação de uma mídia com orientações sobre aleitamento materno no contexto popular sertanejo, com o objetivo de informar as lactantes, numa linguagem menos técnica, os benefícios dessa ação, em razão de ser uma prática complexa em que as mesmas, precisam de informações e apoio, uma vez que, a ausência destes pode levar ao desmame precoce.

Dessa forma, objetiva-se com este estudo construir um vídeo educativo sobre aleitamento materno para a população sertaneja.

MÉTODO

Trata-se de um estudo metodológico. Esse tipo de pesquisa é embasado no processo de construção de tecnologia educativa que tem como objetivo descrever o desenvolvimento de recursos e serviços que contribuam para promover o conhecimento da sociedade acerca de um determinado tema (10).

No presente estudo, foi desenvolvido a parte de construção de um vídeo educativo sobre aleitamento materno para população sertaneja, numa linguagem cotidiana, menos técnica e mais acessível a populações de baixo nível de escolaridade. A construção do vídeo educativo se deu por quatro etapas, no período de outubro de 2020 a maio de 2021.

A metodologia da construção do vídeo educativo seguiu as seguintes etapas:

Figura 1- Síntese do percurso metodológico para construção de vídeo educativo, Quixadá, Ceará, Brasil, 2020.

A Etapa 1, correspondeu ao levantamento bibliográfico para a elaboração dos tópicos que foram abordados no vídeo. Para elaboração do roteiro do vídeo, foi realizado o levantamento bibliográfico nas seguintes bases científicas: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e sites do Ministério da Saúde. Para a busca dos artigos foi feito uso dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Aleitamento materno; Educação em Saúde, Enfermagem materno-infantil;

Tecnologia Biomédica. Os critérios de exclusão foram artigos dos últimos dez anos e artigos em inglês. Os critérios de inclusão foram artigos disponibilizados na integra. Para a construção do roteiro utilizou-se ainda, dois cadernos do Ministério da Saúde: Aleitamento materno e alimentação complementar; Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos.

Na Etapa 2, foi elaborado o roteiro do vídeo. O roteiro abordou: tipos de aleitamentos materno; amamentação em livre demanda;

benefícios do aleitamento para o bebê e para a mãe; tipos de leite; como o leite é produzido;

posições e técnicas para amamentar; Projeto de Lei 1654/2019 que dispõe sobre o direito à amamentação em público.

Na Etapa 3, ocorreu a gravação do vídeo, que foi composta por duas fases: produção do vídeo educativo e pós-produção. O vídeo foi desenvolvido em um estúdio de um Centro Universitário da Região na cidade de Quixadá.

Foram utilizados materiais pedagógicos como a mama amiga didática e uma boneca para simular o bebê, além de uma atriz para interpretar a demonstração da amamentação conforme roteiro proposto.

O trabalho respeitou os aspectos éticos, porém, não foi necessária a submissão do mesmo à apreciação do Comitê na Plataforma Levantamento Etapa 1:

bibliográfico para a construção

do roteiro.

Etapa 2:

Construção do roteiro.

Etapa 3:

Gravação do vídeo.

(4)

Brasil, visto que, não envolveu coleta com seres humanos.

RESULTADOS

Os resultados estão apresentados em tópicos conforme as etapas do percurso metodológico deste estudo.

1 LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO PARA A CONSTRUÇÃO DO ROTEIRO

O primeiro item elencado como necessário para a construção do vídeo, tratou-se de uma ideia a qual não se configura em uma etapa propriamente dita, mas advém naturalmente ao escritor a necessidade de relatá-la.

Portanto, a ideia inicial para a escrita do vídeo educativo surgiu a partir da prática profissional no contexto sertanejo adquirida pelos autores enquanto profissionais ao perceber que, se houvesse algo que ajudasse na visualização das orientações essenciais referentes à amamentação, auxiliaria melhor no aprendizado e, consequentemente, na prática materna.

Após o cruzamento dos Descritores foram encontrados treze artigos. Com os critérios de exclusão e inclusão, foram encontrados 4 artigos, que foram utilizados juntamente com dois cadernos do Ministério da Saúde, como base científica para construção do roteiro do vídeo educativo

2 CONSTRUÇÃO DO ROTEIRO DO VÍDEO

O roteiro do vídeo educativo foi construído baseado na observação da linguagem popular e no conhecimento técnico-científico. A versão do roteiro constava entre cerca de 10 e 15 minutos.

No mesmo, foram elencados os seguintes pontos:

benefícios do aleitamento materno para o bebê e para a mãe; aleitamento materno exclusivo e complementar; como funciona a produção de leite materno; tipos de leite materno e suas características (colostro, leite anterior e leite posterior); posições que podem ser adotadas pela genitora para amamentar; técnica da pega correta;

amamentação em livre demanda; Projeto de Lei

1654/2019 que garante o direito à amamentação em locais públicos e privados.

3 GRAVAÇÃO DO VÍDEO EDUCATIVO 3.1 Produção do vídeo educativo

O vídeo foi gravado na cidade de Quixadá.

Para a gravação contou-se com uma atriz. A mesma foi previamente treinada por um profissional capacitado em manejo da amamentação. A gravação do vídeo foi feita por meio de câmera de Studio. Foram utilizadas a mama amiga didática e uma boneca para encenação das técnicas de amamentação. Foi realizado um ensaio anterior ao dia da gravação. Após familiarização com o roteiro, marcou-se o dia da gravação.

A filmagem do vídeo durou cerca de dez horas. O vídeo foi gravado em tomadas, ou seja, espaços de tempo entre o início e fim de cada gravação. Assim, as cenas foram compostas por várias tomadas, que em conjunto resultaram no material audiovisual. (11).

3.2 Pós-produção

A fase de pós-produção é a fase de edição do vídeo. O processo foi realizado por uma pessoa com noções básicas de edição. A edição foi feita por meio do programa Camtasia, software profissional, elaborado pela TechSmith, para criação e edição de vídeos. Foram selecionadas as melhores tomadas para integrar as cenas, alternando com legendas e figuras a fim de tornar o vídeo mais atrativo. Por fim, o material foi revisado e modificado algumas vezes, no que diz respeito à fonte, tamanho e cor das legendas.

Figura 2- Ilustrativo de cenas presentes no vídeo educativo, Quixadá, Ceará, Brasil, 2021.

(5)

DISCUSSÃO

O aleitamento materno possui incontáveis benefícios para o binômio mãe-filho, para a família e para a sociedade. Apesar disso, muitas mães citam as dificuldades enfrentadas ao amamentar. Uma das maiores causas dessas dificuldades é a autoconfiança materna diminuída. Quanto menor for a autoconfiança materna, menor é o tempo de amamentação (12).

A autoeficácia materna para amamentar é um aspecto psicossocial que sofre modificações, pois é a visão e a percepção da mulher acerca da própria capacidade de alimentar sua criança. Várias razões podem interferir na lactação e motivação materna para amamentar, podendo levar ao desmame precoce. A autoeficácia está relacionada desde o início da amamentação exclusiva até a continuidade da mesma, pelos seis primeiros meses de vida da criança. Diante disso, a educação em saúde é de extrema importância para a sensibilização das mães (13).

Uma das opções de educação em saúde é a utilização de vídeos educativos que causam curiosidade ao público e tem maiores chances de fixação do conteúdo abordados. Exemplo disso é o uso de imagens que possibilitam melhor compressão e fixação, quando comparado a textos escritos em manuais, cartilhas, folders etc.

Resultando, desta forma, em uma maior aceitação do público alvo que busca a facilidade para a compreensão do assunto em exposição.

Com o avanço digital, as tecnologias em saúde propiciam aos profissionais, novas formas de comunicação entre estes e o público. A praticidade dos vídeos educativos é um forte recurso para a promoção da troca de conhecimento entre esses grupos. Isso se deve ao fato de que, como já mencionado, essa tecnologia educativa costuma ser mais atrativa para o usuário. A ludicidade ajuda no interesse

do público alvo tendo por finalidade, facilitar o conhecimento que deverá ser adquirido (14).

A utilidade dos recursos audiovisuais, como um vídeo educativo, representa uma evolução na relação ensino aprendizagem. O uso de tecnologias em saúde almeja o aperfeiçoamento da prática do cuidado, considerando as atividades técnico assistenciais e burocrático administrativas, bem como as relações interpessoais estabelecidas entre os diferentes indivíduos envolvidos (15).

No presente trabalho, a etapa de construção do roteiro do vídeo educativo sucedeu-se de forma desafiadora, pois foi necessário o uso da criatividade para transformar bases técnico-científicas em informações de fácil compreensão pelo público, sem deixar a cientificidade. O vídeo educativo aborda cenas de algumas posições para amamentar, uma vez que as mães de primeira viagem apresentam dificuldades em escolher uma posição em que ela e o bebê se sintam confortáveis. Retrata ainda, técnicas que podem ajudar na pega correta e como intervir caso a mesma esteja inadequada, levando em conta que, a pega incorreta é a principal causa de trauma mamilar.

É possível mensurar, também, as inovações tecnológicas que possibilitam o incentivo ao bem-estar pessoal e materno entre os indivíduos, através de novos instrumentos que promovem a educação em saúde em populações carentes de boas práticas. Dessa forma o conhecimento da relevância acerca da amamentação deve se utilizar de um meio de propagação audiovisual para melhor compressão e boas condutas no ato de amamentar.

O vídeo educativo assume o papel de atividade de educação em saúde, dessa forma contribui muito no fortalecimento da unidade familiar e no desenvolvimento materno-infantil,

(6)

propiciando a concepção da importância da amamentação. A partir da compreensão das informações recebidas, a genitora e sua família apropriam-se e constroem um modo singular de cuidado, fundamentado nas suas crenças, valores, afinidades; tendo em vista o meio socioeconômico e cultural em que vive (16).

Nesse sentido, não há dúvidas que as mídias promovem conhecimento, possibilitando um aumento na qualidade de vida não só do binômio mãe-bebê, mas também da sociedade sertaneja como um todo. Portanto, é necessário superar os obstáculos que surgem durante o período da amamentação. A precariedade nas técnicas informativas e educativas de saúde e uma herança sociocultural equivocada podem fazer surgir crenças e mitos capazes de influenciar de forma negativa o pensar e o agir de algumas mães, fazendo-as se sentirem incapazes de realizar o ato de amamentar (17).

A mulher, gestante ou puérpera, precisa sentir-se apoiada e acompanhada por um profissional de saúde capacitado em amamentação ou ter acesso a algum material que forneça saberes práticos sobre as técnicas de amamentação. Sendo isto possível, através de vídeos ou palestras com informações consistentes sobre aleitamento materno (18).

Deve-se com isso se investir cada vez mais na capacitação de profissionais de saúde para torna-los hábeis e seguros de prestar orientações para seus pacientes, como também a utilização de tecnologias em saúde para promover o bem-estar do cenário materno- infantil em todos os níveis de atenção, estimulando cada vez mais a amamentação ao seio materno (19).

No cenário nacional, o reconhecimento dessa temática como prioridade de pesquisa apontada pelo Ministério da Saúde, tendo em vista a condição e situação de uma população com menos recursos e fontes de conhecimento e produção científica na área, tendo em vista a necessidades de identificar e discutir as questões que se relacionam as novas demandas da

sociedade, bem como buscar estratégias que estimulem autonomia e melhorem a qualidade de vida do público materno-infantil (20).

A coletividade acadêmica sabe onde buscar e consumir informações de qualidade produzidas pela ciência. No entanto, pouco se sabe sobre o quanto a população sertaneja absorve do que é veiculado nos meios acadêmicos. Nesse sentido, as mídias audiovisuais podem se configurar como um caminho para disseminar o conhecimento científico entre a população de fácil acesso.

CONCLUSÃO

O aleitamento materno é um fator contribuinte para a redução da morbimortalidade infantil. Seus inúmeros benefícios não só para o binômio mãe-filho, mas também para a família etc., e seus aspectos devem ser conhecidos pelas gestantes e puérperas. Apesar das vantagens do aleitamento materno, amamentar é uma fase que exige doação, paciência e conhecimento por parte da mãe.

A construção do vídeo educativo sobre aleitamento materno no contexto popular trouxe de forma simples aspectos importantes sobre o assunto, por meio da linguagem clara, de animações e de demonstrações de técnicas para amamentar e das características dos tipos de leite materno. Nesse sentido, o vídeo educativo torna-se um instrumento facilitador do ensino- aprendizagem.

Crer-se que a utilização desse vídeo aliado às intervenções e orientações do profissional de saúde, para a promoção e proteção do aleitamento materno favorece a melhor compreensão do público. Considerando que é uma tecnologia dinâmica, o que contribui para a fixação do conhecimento, propiciando o empoderamento das gestantes e puérperas e consequentemente aumentando o tempo de aleitamento materno, tendo em vista que, estudos apresentam a falta de conhecimento

(7)

como um fator significativo para aumento do desmame precoce.

Com a construção do vídeo e a busca bibliográfica de estudos semelhantes, é notória a necessidade da utilização de tecnologias educativas na assistência à saúde, possibilitando o processo de troca de conhecimentos entre profissional de saúde e usuário do sistema de saúde.

Acredita-se que este vídeo educativo ora construído e futuramente sendo validado, poderá promove às intervenções e orientação de profissional de saúde habilitado, contribua para o entendimento do público-alvo a respeito da temática amamentação, tendo como implicação a sensibilização e incentivo ao ato de amamentar. Nessa perspectiva, o vídeo educativo torna-se ferramenta facilitadora na

atuação dos profissionais de saúde em suas práticas educativas junto à comunidade sertaneja.

Sugere-se que estudos sejam realizados para avaliar o impacto dessa tecnologia educativa juntamente com outras ações educativas realizadas pelo profissional de saúde, uma vez que, uma tecnologia não pode substituir o diálogo entre profissional e paciente.

REFERÊNCIAS

1.Santos LMDA, Chaves AFL, Dodou HD, Lopes BB, Oriá MOB. Autoeficácia de Puérperas em Amamentar: Estudo Longitudinal. Esc Anna Nery 2022;26:e20210239, Brasil, 2021.Disponível em::https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN- 2021-0239.

2. Santos GCP, Pinto NRA, Santos BA, Gonzaga MFN. Os Benefícios Da Amamentação Para A Saúde Da Mulher . Revista Saúde em Foco –

Edição nº 9 – Ano 2017.

https://portal.unisepe.com.br/unifia/wpcontent/

uploads/sites/10001/2018/06/027_os_beneficios _.pdf.

3. Martins N, Antikadjian RH, Pimentel Ágata BNM, Silva FB da, Brito GV de, Frugis LA, Botéchia JZ, Lodi JC, Rodrigues AS, Milagres CS.

Autoeficácia materna em primigestas e a manutenção do aleitamento materno. REAS [Internet]. 10mar.2022 [citado 5abr.2022];15(3):e9829. Available from:

https://acervomais.com.br/index.php/saude/arti cle/view/9829

4. Andrade LD de, Gomes DR, Pires NCC, Silva ILD da, Oliveira EA de, Oliveira DS de. Prevalência e fatores associados ao aleitamento materno em crianças menores de 2 anos de idade. cmbio [Internet]. 11º de fevereiro de 2022 [citado 5º de abril de 2022];20(4):610-8. Disponível em:

https://periodicos.ufba.br/index.php/cmbio/arti cle/view/42450

5. Pastorelli, P, Oliveira, E, Silva, L, Silva, L, & Silva, M. (2019). Significados e experiências culturais em amamentação entre mulheres de dois países .Revista Enfermagem UERJ, 27, e40605.

doi:https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.40605 6. Zacharias FCM, Schonholzer TE, Oliveira VCO, Gaete RAC, Perez G, Fabriz LP, Amaral GG, Pinto IC. e-SUS Atenção Primária: atributos determinantes para adoção e uso de uma inovação tecnológica. Cad. Saúde Pública (Online). Vol. 37, n. 6. Ribeirão Preto, 2021.

Disponível em:

<https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/p t/biblio-1278620.

7. Silva NVN, Pontes CMP, Sousa NFC, Vasconcelos MGL.Tecnologias em Saúde e suas contribuições para promoção do aleitamento materno: revisão integrativa de literatura. Rev.

(8)

Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol. 24, n. 2, Fev. 2019. Disponível em.

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_artte xt&pid=S141381232019000200589&lng=en&nr m=iso&tlng=pt.

8. Nass EMA, Marcon SS, Teston EF, Monteschio LVC, Reis P, Vieira VCL. Fatores maternos e o desmame precoce do aleitamento materno exclusivo. Rev Fun Care Online.2021. jan./dez.;

13:1698-1703. DOI:

http://dx.doi.org/10.9789/2175- 5361.rpcfo.v13.10614.

9. Rodrigues LO, Araújo JÁ, Guedes JPAM, Silva MMC. Mensuração da desigualdade educacional entre municípios nordestinos. Rev. Econ.

Contemp., Rio de Janeiro, vol. 21, n. 1, Jan./Abr.

2017. Disponível em

https:/00/www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ar ttext&pid=S141598482017000100205&lng=pt&n rm=iso

10. Teixeira E, organizador. Desenvolvimento de tecnologias cuidativoeducacionais. Porto Alegre:

Moriá; 2017

11. Simeon, S. Efeitos de Presença: estratégias do filme-teatro. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, vol. 7, n. 3, Set./Dez. 2017. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_artte xt&pid=S223726602017000300573&lng=pt&nrm

=iso&tlng=pt#aff2 .

12. ROCHA, IS et al. Influência da autoconfiança materna sobre o aleitamento materno exclusivo aos seis meses de idade: uma revisão sistemática. Rev. Ciênc. Saúde colet., Maringá, vol. 23, n. 11, Nov. 2018. Disponível em https://www.scielo.br/j/csc/a/KFQv9Zbty4ZwbDb 83D7Cj6s/?lang=pt#

13. ARAÚJO, ELL. Leal, LP. Autoeficácia Materna para Amamentar: fatores associados.

universidade federal de Pernambuco centro de ciências da saúde programa de pós-graduação em enfermagem mestrado acadêmico Recife 2018.

14. RODRIGUES JUNIOR, JC et al. Construção de vídeo educativo para a promoção da saúde ocular em escolares. Texto Contexto - Enferm., Florianópolis, vol. 26, n. 2, Jul. 2017. Disponível em

https://www.scielo.br/pdf/tce/v26n2/pt_0104- 0707-tce-26-02-e06760015.pdf.

15. LENGRUBER, MR. Macedo, EC. Paula, DG.

Brendim, MP.Cunha, KC.Mendes, LE. Ramos, MNP. Junior, MPO. Elaboração e desenvolvimento de vídeo educacional em saúde

“Conhecendo a gastrostomia” .Research, Society and Development, v. 10, n. 3, e23210313060, 2021 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI:

http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13060.

16. Sousa LB, Braga HFGM, Alencastro ASA, Silva MJN, Oliveira BSB, Santos LVF, et al. Effect of ed0ucational video on newborn care for the knowledge of pregnant and postpartum women and their families. Rev Bras Enferm.

2022;75(Suppl 2):e20201371.

https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1371.

17. Moura LGB , Maier AMRR , Antunes MD , Nishida FS , Garcia LF , Massuda EM. Mídia social na promoção do aleitamento materno. Saúde e

Pesquisa DOI: 10.17765/2176-

9206.2021v14n3e9442 e-ISSN: 2176-9206. Saud Pesq. 2021;14(3):e9442 - e-ISSN 2176-9206 18.Oliveira FS, Vieira F, Cecilio JO, Guimarães JV, Campbell SH. A eficácia da educação em saúde na prevenção do trauma mamilar na amamentação: revisão sistemática. Rev. Bras.

Saúde Mater. Infant., Recife, 20 (2): 347-360 abr- jun., 2020 3 Rev. Bras. Saúde Mater. Infant., Recife, 20 (2): 347-360 abr-jun., 2020 3

19. Moraes JC , Narciso NV , Bittencourt VLL.

Amamentação ao seio materno: educação em saúde. Revista Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Biológicas, 2018; 2(2)1-12

20..Seabra CAM, Xavier SPL, Sampaio YPCC, Oliveira MFO, Quirino GSQ, Machado FAZ.

Educação em saúde como estratégia para promoção da saúde dos idosos: Uma revisão

(9)

integrativa. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol.

2019;22(4):e190022

Referências

Documentos relacionados

Para conectar a bateria, encaixe o plug branco “A” da fiação do.. patinete no plug branco “B” da fiação

Thus, the aim of this study was to evaluate the effect of preheating and post-curing on mechanical properties (diametral tensile strength, flexural strength and knoop

The thermal burns identified by welders in this study (skin contact with hot objects and UV radia- tion on the skin for the group who reported occur- rence of burns and spark in

A psicologia é uma profissão consolidada no cenário nacional, tendo experimentado desenvolvimento expressivo em seus pouco mais de 50 anos como profissão regulamentada no Brasil.

Os valores de excreção urinária de GAG total na primeira e segunda metades do ciclo menstrual de mulheres jovens usuárias de anticoncepcional oral hormonal são similares.. A

Bakthin “dizia ter lido [...essa obra] em alemão e a conhecia muito bem, assim como as correntes neokantianas e particularmente a escola de Marburg” (BARDET: 2003, p. Vamos

Lenhina + químicos Caldeiras de recuperação (Tomlinson) Calor + Electricidade Químicos recuperados Pasta de papel Gaseificação (BLG)

As progênies estudadas, apesar de não mostrarem significativa variabilidade genética, são potenciais para se dar início a programas de melhoramento e conservação