• Nenhum resultado encontrado

Agricultura biológica: acordo entre UE e Canadá em matéria de equivalência em produtos biológicos Autor(es):

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Agricultura biológica: acordo entre UE e Canadá em matéria de equivalência em produtos biológicos Autor(es):"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

A navegação consulta e descarregamento dos títulos inseridos nas Bibliotecas Digitais UC Digitalis, UC Pombalina e UC Impactum, pressupõem a aceitação plena e sem reservas dos Termos e Condições de Uso destas Bibliotecas Digitais, disponíveis em https://digitalis.uc.pt/pt-pt/termos.

Conforme exposto nos referidos Termos e Condições de Uso, o descarregamento de títulos de acesso restrito requer uma licença válida de autorização devendo o utilizador aceder ao(s) documento(s) a partir de um endereço de IP da instituição detentora da supramencionada licença.

Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s) título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do respetivo autor ou editor da obra.

Na medida em que todas as obras da UC Digitalis se encontram protegidas pelo Código do Direito de Autor e Direitos Conexos e demais legislação aplicável, toda a cópia, parcial ou total, deste documento, nos casos em que é legalmente admitida, deverá conter ou fazer-se acompanhar por este aviso.

Agricultura biológica: acordo entre UE e Canadá em matéria de equivalência em produtos biológicos

Autor(es): [s.n.]

Publicado por: Publindústria URL

persistente: URI:http://hdl.handle.net/10316.2/25855 Accessed : 16-Oct-2022 04:21:49

digitalis.uc.pt impactum.uc.pt

(2)

*2182-4401F*

(3)

AGRICULTURA BIoLóGICA Acordo entre Ue e cAnAdá em mAtériA de eqUivAlênciA em ProdUtos Biológicos

No seguimento de longas e intensas conversações entre a Comis- são Europeia e as autoridades canadianas, em Junho, foi finalmen- te alcançado um acordo entre a União Europeia (UE) e o Canadá quanto a uma equivalência no segmento de produtos biológicos.

A revisão das respectivas regras em matéria de produção e sis- temas de controlo de produtos orgânicos levou à conclusão que as regras actualmente vigentes são equivalentes às impostas na legislação de ambas as partes. Adicionalmente, as autoridades desenvolveram acções de controlo in loco às regras de produção e medidas de controlo presentemente aplicadas.

Do lado comunitário, a regulação que acrescentou o Canadá à lista de países reconhecidos foi publicada a 21 de Junho de 2011.

Por seu lado, o país norte-americano, confirmou a 23 de Junho que passa a reconhecer todos os produtos orgânicos made in UE como equivalentes ao Regulamento Canadiano para os Produtos biológicos.

A equivalência agora firmada irá facilitar e, consequentemente, impulsionar o comércio de produtos agrícolas biológicos entre os dois mercados. Ainda no seguimento desta recente equivalência, os respectivos logótipos para produtos biológicos poderão ser usados em ambos os mercados.

http://ec.europa.eu/agriculture/organic/home_pt

119 AGROTEC / DEZEMBRO 2011

CEREALICULTURA / mercAdo dos cereAis é o qUe melhor reAge em sitUAções de crise económicA

A aceleração e desaceleração económica têm um impacto crucial nos mercados agrários. Mas este impacto varia segundo o produto agrário em causa e não é homogéneo quando se consi- dera os países a nível individual.

Nas alturas de crescimento económico, é certo que este influencia mais a procura do que a oferta. Já numa situação de estabilidade, o consumo aumenta, resultando na subida dos preços das matérias-primas agrárias. Por sua vez, estas quotizações altas fomentam a produ- ção que não é capaz de responder ao maior con- sumo, havendo tendência a importar-se mais e a armazenar-se menos, o que faz com que o rácio stock/uso diminua.

Assim, quando se instala uma crise económica (como as vividas em 2008 e 2009) o consumo decresce nesse ano, enquanto que a produção se vê afectada nos doze meses seguintes, como consequência dos menores preços e do menor consumo. Mas nem todos os mercados de pro- dutos agrícolas reagem de igual modo. Os mer- cados dos cereais reagem de uma forma mais flexível que os pecuários ou os agro-industriais:

são os que sofrem as maiores diferenças de pre- ços, mas, ao mesmo tempo, os que recuperam mais rapidamente os níveis de preços iniciais.

Pelo contrário, os mercados pecuários são os que denotam uma resposta mais lenta e inflexí- vel. São mais estáveis, o que lhes permite sofrer reduções de preço menos severas, mas parale- lamente, são os que necessitam de mais tempo para recuperar as quotizações anteriores. Estas são as conclusões de um estudo realizado pelo Centro Comum de Investigação (Joint Research Centre) que pretendeu avaliar a forma como as mudanças no crescimento económico podem interferir no desenvolvimento dos mercados das matérias-primas agrícolas no período que vai de 2010 a 2020.

Leia o relatório em:

http://ageconsearch.umn.edu/bit- stream/114766/1/

Kavallari_Aikaterini_590.pdf

d e s t a q u e

Referências

Documentos relacionados

Assim, através de um uso deturpado do poder (que só existe pelo não-uso do direito enquanto ciência, enquanto crítica), o Estado de Direito perdeu seu caráter de garantia

c) Neste caso, dizemos que o trabalho foi realizado pelo sistema ou sobre ele? Observe a figura e responda a próxima questão:.. Numa transformação, um gás realiza um

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Os projetos contratados comporão a programação do Ciranda Cultural e serão desenvolvidos em diversos equipamentos públicos como o Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira, o

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Assim, além de suas cinco dimensões não poderem ser mensuradas simultaneamente, já que fazem mais ou menos sentido dependendo do momento da mensuração, seu nível de

Nessa seção foram apresentados os resultados e discussões referentes aos questionários e entrevistas realizadas com os feirantes e com o

SOLUÇÃO mas outras têm um elemento adicional a que chamamos CODA. A seqüência real de acontecimentos descritos na narrativa n;:io se estende, como regra, até o