• Nenhum resultado encontrado

O que não fazer antes e durante uma entrevista de trabalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O que não fazer antes e durante uma entrevista de trabalho"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

O que não fazer antes e durante uma entrevista de trabalho

… pois esse tempo é muito curto para tentar criar qualquer boa impressão no entrevistador quando se está tentando conseguir uma vaga de emprego.

Por isso é essencial se preparar de fato para esse momento importante – e aumentar a chance de causar uma boa primeira impressão. E dá para diminuir o risco – olha só…

Cheiros muito fortes – 30% das pessoas odeiam cheiros fortes.

Não importa se é de cigarro, suor ou até mesmo de um perfume caro. Dica: não aplique perfume e uma loção corporal de cheiro acentuado ao mesmo tempo.

A diferença (ou sobreposição) de aromas pode causar enjoo.

Ainda, evite alimentos que tenham cheiro forte antes da entrevista, como, por exemplo, atum, cebola ou até ovos cozidos.

Noite em claro – não se esqueça de dormir bem na noite

(2)

anterior a entrevista. Pois ninguém quer estar com aparência cansada e com olheiras, né? E o pior: devido à falta de sono, seu raciocínio será prejudicado e poderá responder errado a algumas perguntas. Já imaginou o mico???

Seduzir o/a entrevistador/a – preciso mesmo explicar? Envolver o outro para o seu universo é uma coisa, forçar qualquer outra situação é inaceitável!!

Temas pessoais/contar história da sua vida – sim, é bom manter um tom mais amigável e confortável na entrevista, mas não exagere, nunca se sabe como o empregador vai reagir às suas histórias. Então, cuidado.

Garrafa de água – durante a entrevista, pode acontecer de sua boca ficar seca, e por isso a água vai ser de muita ajuda.

Para mim, este é um item que não falta na minha bolsa, além de ser muito bem pra saúde. Dica: ao beber, peça licença e faça isso com discrição e sem ruídos, tá? E guarde a garrafa imediatamente depois de dar seus goles…

Até as pessoas mais perfeccionistas cometem erros, por isso tente relaxar. Mesmo. E não apenas parecer, mas também lembrar

(3)

as razões para estar de fato confiante. Afinal, o NÃO você já tem, então corra atrás do SIM!

Como lidar com “valentões” no trabalho

Existem várias maneiras pelas quais um valentão pode tornar sua vida um inferno! Eles podem constituir uma ameaça aberta o u i n i c i a r r u m o r e s m a l i c i o s o s p a r a p r e j u d i c a r s u a reputação. Seja qual for o caso, cada agressor precisa ser tratado individualmente, de acordo com o que fazem.

(4)

A maioria dos agressores é fraca, mas há quem possa realmente machucá-lo. Se você sentir que está em perigo físico, informe seu supervisor ou outra pessoa com autoridade. Nunca se coloque na posição de ficar sozinho com alguém que queira atormentá-lo ou causar danos.

Assim que você perceber que está lidando com um agressor no escritório, comece a documentar todos os encontros. Inclua a data, o que aconteceu, o que foi dito e quem pode ter sido testemunha. Isso o ajudará a montar seu caso, se você precisar procurar o supervisor ou os recursos humanos relatando o problema.

A maneira ideal de evitar ser intimidado é entrar no seu trabalho com uma dose saudável de assertividade. Fale em tom autoritário. Isso mostra aos agressores em potencial que você se sente confortável com suas habilidades no trabalho e ajuda para que não o percebam como uma pessoa fraca que podem atingir.

(5)

Fique firme – esteja preparado para defender sua posição quando um valentão tentar mexer com você. Se eles o humilharem na frente dos outros, reverta a situação com uma defesa honesta. Faça o que puder mas não fique calado ou será percebido como fraco. E eles adoram pessoas assim.

Voluntário para liderar projetos – se puder, faça parte de qualquer iniciativa que o eleve a um nível diferente do agressor.

Se você cometer um erro, corrija-o logo – não há necessidade de chamar atenção de seu erro para o agressor.

(6)

Não reclame da empresa, supervisor ou emprego – nunca. Você não quer dar ao agressor algo para usar contra você mais tarde.

Sempre tenha cuidado com o e-mail do escritório – você nunca sabe se algo pode ser encaminhado a uma pessoa que possa usar sua comunicação contra você.

A principal chave para lidar com os agressores é entender que essa é uma forma de manipulação que funcionou para eles no passado. Eles obtiveram os resultados desejados quando atormentaram outros que consideraram (por algum motivo) mais fracos que eles. Seu objetivo é controlar e dominar qualquer situação.

Você não pode mudar um valentão, então não tente. No entanto, em alguns casos, você pode interromper o comportamento de bullying em relação a você e a outros colegas de trabalho.Mas vale a pena tentar não acha?

Coisas não óbvias que podem

refletir em sua entrevista de

emprego

(7)

Se você souber quais são, será mais fácil deixar uma impressão melhor e, assim, aumentar suas chances de conseguir a vaga.

O clima no dia da sua entrevista – lembre-se que isso influencia tanto a nós mesmos quanto os entrevistadores.

Há pessoas cujo estado emocional é mais afetado pelo tempo.

Então, se não foi possível agendar a conversa em um dia de tempo bom, é preciso estar atento e se vestir com cores mais leves e alegres… Não é garantia de bons resultados, mas ajuda.

E qual cor ideal? – é sempre aconselhável ir a entrevista vestindo roupas com cores mais sóbrias e neutras, como o preto, o azul marinho ou marrom. Mas, branco, off white e beges em peças como camisas e blusas deixam o visual mais leve. Evite peças cor de laranja, vermelhas, rosa choque ou tons muito chamativos. Deixe a criatividade para depois de ser contratado.

(8)

A hora que você chega para a entrevista – chegar cedo é sempre bom. Mas chegar cedo demais pode ter o efeito contrário pois o entrevistador pode entender que você está muito nervoso ou, pior, se estiver em um dia mais ocupado pode sentir a pressão e descontar em você… O ideal é chegar de 10 a 15 minutos antes da entrevista.

(9)

A sua posição na “espera” – Se houver uma fila de espera, procure não ser o primeiro. Por outro lado, não é bom ser o último da fila. O ideal é estar do meio para o início da lista.

(10)

Aceite se te oferecem alguma bebida – se a empresa possui um serviço de copeiro ou de garçons, pega bem aceitar. Agora, no caso de o próprio entrevistador ter de fazer o chá ou o café, pode tomar minutos preciosos da entrevista. Aceite água e mantenha o foco dele/a em você.

(11)

Postura durante a conversa – as palmas das mãos abertas demonstra que você é uma pessoa sincera. Não esconda as mãos do entrevistador mas também não cruze os braços na região do peito, pois transmite a mensagem de que está em posição defensiva e pega mal.

São pequenos detalhes mas que, no conjunto podem transmitir uma sensação diferente para quem está te conhecendo naquele momento. Isso, aliado a um sorriso simpático, tranquilidade e transparência certamente agregam muito ao preparo técnico – esse sim, indispensável.

Como lidar com um Chefe

Insatisfeito

(12)

Você começa a vê-lo/a menos – se o seu chefe começar a interromper as conversas e cancelar as reuniões com você, pode ser um sinal de que está perdendo interesse (e até mesmo a paciência) com você ou seu trabalho. É o que diz Tasha Liniger, executiva de recursos humanos.

Uma das maneiras mais comuns de um gerente expressar infelicidade é justamente parar de investir tempo em você – completa ela.

O que fazer? “Entre na ofensiva”, diz Liniger. “Programe uma reunião individual e venha preparado: mostre o que foi realizado, qual progresso está sendo feito e onde você precisa de apoio… pergunte se há outras coisas que você deve priorizar.”

A partir daí, envie ao seu supervisor um resumo semanal do seu trabalho e solicite pontuações regulares em troca.

(13)

Ele/a para de convidar você para reuniões – há quem não perceba essa mudança de ritmo. Mas, se perceber que não está participando de reuniões com a mesma frequência de antes, fique atento!

Andy Thiede, da KardasLarson, uma empresa de consultoria de recursos humanos – com sede em Connecticut – pondera que, se você deixar de ser necessário para a empresa e seu chefe, está na hora de começar a pesquisar soluções e oferecer informações importantes e relevantes para tópicos específicos que vem sendo tratados na empresa. Thiede afirma que, ao demonstrar que você tem informações importantes, você mostra que pode agregar valor à equipe e para à empresa de modo geral.

Seu chefe não dá retorno – se ele/a nunca tiver tempo para oferecer feedback detalhado, isso pode significar que é hora de encarar…

Pergunte o que você precisa fazer para obter um aumento ou promoção. Se ele não pundere dar uma resposta direta ou parecer desinteressado comece a pensar em alternativas e mudanças de fato.

Ok, não existe fórmula infalível e as pessoas podem mudar de humor conforme as circunstâncias. Mas uma atitude antenada

(14)

pode fazer diferença para o início de uma melhora geral no clima de seu ambiente de trabalho e na sua relação com colegas e chefia.

Comunicação Profissional – que anda mudando

Uma das maiores mudanças da vida de escritório do século XXI é a presença constante dos smartphones , iPads e outros instrumentos inteligentes… Para “delírio” dos chefes!

(15)

Todo mundo usa fones de ouvido no elevador, mas… acredite, ainda é melhor que você, não faça isso. É como colocar um sinal de ‘Não perturbe‘ em você”. A mensagem de que quer ficar sozinho não deixa de ser um gesto pouco educado, na melhor das hipóteses, ok? Também evite mexer no celular nos corredores. Esses locais ainda são privilegiados para interações amigáveis ​​e positivas com os colegas. Faça bom uso disto.

Algumas empresas usam espaços abertos, em vez de salas fechadas. Isso pode querer dizer que os funcionários estão sempre disponíveis para interrupção, MAS NÃO ESTÃO. Anuncie que está chegando: (“oi, , com licença, pode falar? ”).

Se for para uma conversa um pouco mais demorada ou para algum t i p o d e r e u n i ã o n ã o p r e v i s t a , l i g u e o u envie mensagem perguntando se o outro está disponível – e, principalmente, faça uma pausa antes de entrar.

E sempre que possível, tente se aproximar da linha de visão do seu colega.

(16)

Comunicação – sei que é difícil, mas o ideal meeeesmo – para todos é que seja feita sempre o mais próximo possível do horário de trabalho. Mesmo que por e-mail. OK, se você tiver uma ideia genial à meia-noite, vá em frente e escreva para não esquecer, mas não envie naquele momento, espere amanhecer e mande.

(17)

Outra coisa, Visual – cuidado com roupas de escritório excessivamente casuais. Se o chefe usa jeans, ok, você também pode, mas é sensato dividir o seu guarda-roupa em super-casual ou moderado. Por exemplo, pense que tem que está sempre pronto/a para uma visita de ultima hora em algum cliente.

Portanto, informal e confortável sim, mas correto e sem tom de lazer total. Em festas informais fora do escritório vale mesma regra: é um uma festa sim, mas no ambiente profissional e com pessoas do seu circulo profissional.

Usando esse tipo de percepção é possível melhorar seu relacionamento com colegas e chefes. e tornar mais fluida a comunicação , experimente!

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Na sua qualidade de instituição responsável pela organização do processo de seleção, o Secretariado-Geral do Conselho garante que os dados pessoais são tratados nos termos do

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta

No caso de falta de limpeza e higiene podem formar-se bactérias, algas e fungos na água... Em todo o caso, recomendamos que os seguintes intervalos de limpeza sejam respeitados. •

*-XXXX-(sobrenome) *-XXXX-MARTINEZ Sobrenome feito por qualquer sucursal a que se tenha acesso.. Uma reserva cancelada ainda possuirá os dados do cliente, porém, não terá