• Nenhum resultado encontrado

Recuperação Bimestral. 1º Bimestre

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Recuperação Bimestral. 1º Bimestre"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1° ano DATA: 24/ 04 / 2017

Professor: Welligton

1º Bimestre

Recuperação Bimestral

1. O gráfico a seguir mostra como a concentração do substrato afeta a taxa de reação química.

O modo de ação das enzimas e a análise do gráfico permitem concluir que

a) todas as moléculas de enzimas estão unidas às moléculas de substrato quando a reação catalisada atinge a taxa máxima.

b) com uma mesma concentração de substrato, a taxa de reação com enzima é menor que a taxa de reação sem enzima.

c) a reação sem enzima possui energia de ativação menor do que a reação com enzima.

d) o aumento da taxa de reação com enzima é inversamente proporcional ao aumento da concentração do substrato.

e) a concentração do substrato não interfere na taxa de reação com enzimas porque estas são inespecíficas.

2. Leia o trecho do texto a seguir:

Mito ou verdade? Será que as baratas sobrevivem a uma explosão nuclear?

Animais que vivem abrigados têm chances maiores de sobrevivência

Você já ouviu aquela história de que, se houvesse uma guerra nuclear, apenas as baratas sobreviveriam? (...). Será que esses insetos são capazes de resistir a explosões nucleares? O professor de biologia Rubens Oda explica que os insetos compõem 90% das espécies animais do planeta Terra. “Se fosse para eu apostar em alguém para sobreviver a uma explosão nuclear, eu apostaria num inseto, não no ser humano”, comenta o professor. Mas, apesar de apostar em insetos, o professor explica que a barata não tem nenhuma capacidade especial.

“A carapaça da barata é o exoesqueleto de quitina igual a de qualquer outro inseto”, explica. Ou seja, ela não tem nenhuma resistência especial à radiação, ou mesmo ao calor e ao deslocamento de ar de uma explosão nuclear. O que acontece é que ela tem algumas características que a deixariam em vantagem numa situação extrema.

“Quando você vê as baratas nas grandes cidades, elas estão no esgoto, nas frestas. Elas estão sempre escondidas”. Por isso, as chances de ela resistir a uma grande explosão são maiores do

que as de um ser humano, que habita a superfície da Terra – não à toa que, durante a Guerra Fria, abrigos nucleares eram construídos no subsolo. Outra vantagem das baratas é sua alimentação diversa. “Uma pequena quantidade de matéria orgânica é suficiente para ela se alimentar”. Não só as baratas, mas outras espécies que vivem em locais protegidos e com hábitos alimentares propícios têm maior potencial para sobreviver a uma explosão nuclear. “Desculpa se estou tirando sua ideia de que as baratas são super-resistentes, mas elas não têm nada especial”, resume Rubens Oda.

Disponível em

<http://redeglobo.globo.com/globociencia/quero- saber/noticia/2013/12/

mito-ou-verdade-sera-que-baratassobrevivem-uma-explosao- nuclear.html>.

Acesso em: 11/04/2015. Adaptado.

De acordo com o texto, o exoesqueleto quitinoso das baratas, embora ofereça resistência, não conferiria necessariamente uma proteção contra os efeitos de uma explosão nuclear. Assinale a alternativa que mostra CORRETAMENTE o tipo de molécula orgânica que forma esse exoesqueleto quitinoso e mais uma de suas funções.

a) Polipeptídeo – Inserção da musculatura.

b) Proteína – Possibilita desenvolvimento de apêndices articulados.

c) Polinucleotídeo – Possibilita impregnação de cálcio nos crustáceos.

d) Polissacarídeo – Proteção contra desidratação.

e) Carboidrato – Produção de hemácias pela medula óssea.

4. Recomenda-se frequentemente aos vestibulandos que, antes do exame, prefiram alimentos ricos em carboidratos (glicídios) em vez de gorduras (lipídios), pois estas são digeridas mais lentamente. Além da função energética, os carboidratos exercem também funções estruturais, participando, por exemplo, dos sistemas de sustentação do corpo de animais e vegetais.

a) Cite duas estruturas, uma no corpo de um animal e outra no corpo de um vegetal, em que se verifica a função estrutural dos carboidratos.

b) Ao chegar ao duodeno, as gotas de gordura são processadas por agentes não enzimáticos e por uma enzima em especial.

Identifique estes agentes e esta enzima, mencionando a ação de cada um.

5. Nos vegetais, uma parede celular envolve a membrana plasmática.

Cite o principal tipo de carboidrato que compõe a parede celular dos vegetais, bem como o monossacarídeo que o forma.

Indique, ainda, as duas principais funções dessa parede celular.

(2)

6. Os glicídios, também chamados de açúcares ou carboidratos, constituem a principal fonte de energia para os seres vivos e estão presentes em diversos tipos de alimentos. O mel contém o glicídio glicose; a cana-de-açúcar é rica em sacarose; o leite contém lactose; os frutos adocicados contêm frutose e glicose entre outros; a celulose, que forma as paredes das células vegetais, é um exemplo de glicídio. O ATP, trifosfato de adenosina, a principal substância envolvida nos processos energéticos celulares, também apresenta um glicídio (a ribose) em sua composição.

a) Classifique cada molécula de glicídio citada no texto acima;

dê a fórmula química dos monossacarídios e, no caso dos dissacarídios e dos polissacarídios, especifique os monossacarídios que os constituem.

b) Escreva a equação química balanceada que representa a reação de produção do fosfato de cálcio a partir de ácido fosfórico e hidróxido de cálcio.

7. Um problema do estilo de vida nas grandes cidades é que as pessoas, cada vez menos, tomam banhos de sol. Dentre fatores que podem decorrer desse problema está o aumento da predisposição à osteoporose, que é a descalcificação dos ossos, ou o raquitismo, em crianças.

Qual a vitamina, cujo precursor é ativado por luz solar, envolvida nesses processos? Qual a função dessa vitamina na prevenção das doenças mencionadas acima?

8. A gordura em excesso é um fator de alerta em relação às condições de saúde dos indivíduos. Profissionais que atuam na área de Fisioterapia Dermato-funcional têm demonstrado a eficácia no tratamento de gordura localizada pela aplicação de ultrassom em células adiposas do tecido subcutâneo. Essa técnica permite o rompimento das membranas das células de gordura.

Em relação ao contexto acima, cite:

a) duas funções do tecido adiposo em nosso corpo;

b) dois tipos de lipídios contidos no organismo humano.

9. Em abril de 2007, astrônomos suíços, portugueses e franceses descobriram um planeta semelhante à Terra fora do sistema solar, o Gliese 581c. A descoberta desse planeta representa um salto da ciência na busca pela vida extraterrestre, visto que os cientistas acreditam que há água líquida em sua superfície, onde as temperaturas variam entre 0 °C e 40 °C. Tais condições são muito propícias à existência de vida. Por que a água na forma líquida e temperaturas entre 0 °C e 40 °C são propícias para a existência da vida tal como a conhecemos?

começar na infância, ser completa, variada, incluindo

degustação de produtos não perecíveis, para evitar avitaminose da alma. Dentre os direitos da criança deveria estar também a boa nutrição do espírito.

(adaptado do texto "A novela de Bizet" escrito por Tereza Halliday e publicado no "Diário de Pernambuco", 12 de junho de 2003).

a) De que vitamina esses indivíduos ficariam carentes sob tais condições?

b) Qual é o precursor de origem vegetal utilizado para a produção dessa vitamina, no corpo humano?

c) Que alteração ou deformidade essa avitaminose pode causar a esses indivíduos? Por quê?

11. Os açúcares complexos, resultantes da união de muitos monossacarídeos, são denominados polissacarídeos.

a) Cite dois polissacarídeos de reserva energética, sendo um de origem animal e outro de origem vegetal.

b) Indique um órgão animal e um órgão vegetal, onde cada um destes açúcares pode ser encontrado.

12. A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, foi a primeira vitamina a ser isolada, a ser conhecida

estruturalmente e a ser sintetizada em laboratório (figura 1). Por apresentar comportamento químico fortemente redutor, atua, numa função protetora como antioxidante de compostos.

Atualmente é obtida industrialmente a partir da glicose, através de processo envolvendo várias etapas e vários compostos intermediários.

Dependendo da conveniência, a glicose pode ser representada de diferentes maneiras (figura 2):

As vitaminas são substâncias orgânicas essenciais, por atuarem como

a) precursoras de hormônios.

b) co-fatores enzimáticos.

(3)

Entre os brinquedos japoneses, há uma série de robôs que imitam movimentos de seres humanos e de animais. Isso deixa as pessoas desapontadas quando se deparam com os robôs reais, que executam tarefas repetitivas em fábricas. Eles não são tão esplêndidos como os anteriormente citados, mas significam menos esforço muscular no mundo real. (Adaptado de James Meek, "Robôs mais baratos tomam fábricas europeias", "O Estado de S. Paulo", 23/9/2000.)

a) Uma das diferenças entre robôs e seres humanos é que nos homens existem quatro grupos de moléculas orgânicas. Quais são esses grupos? Explique o que essas moléculas têm em comum na sua composição.

b) O sistema robótico armazena energia em baterias. Indique dois órgãos ou tecidos de armazenamento de energia nos seres humanos. Que composto é armazenado em cada um desses órgãos ou tecidos?

14. Na charge a seguir, extraída da Revista "Saúde" (fevereiro de 1996, p. 130, Seção Humor Spacca), encontram-se à venda, em forma de pastilhas, de comprimidos e de cápsulas,

vitaminas extraídas de vegetais.

a) Que vegetais poderiam estar expostos nas bancas

correspondentes às vitaminas A e C indicadas pelas placas, em substituição às pastilhas, comprimidos e cápsulas?

b) Que distúrbios orgânicos podem ser evitados pela ingestão de alimentos ricos em vitaminas B1 e K?

15. O gene A é responsável pela produção do polipeptídeo X.

Seu alelo a não produz o polipeptídeo X. Assim, indivíduos de genótipos AA ou Aa produzem o polipeptídeo X, que está ausente nos indivíduos aa.

Os dois gráficos, I e II, referem-se à velocidade de formação de um determinado produto (VFP), em mg/hora, em dois

indivíduos da mesma espécie, quando suas temperaturas variam.

Sabendo que a velocidade de formação do produto (VFP) está relacionada à presença ou ausência do polipeptídeo X, responda.

a) Qual dos gráficos se refere a indivíduo AA ou Aa e qual se refere a indivíduo aa?

b) Pelos dados dos gráficos, qual seria a função mais provável do polipeptídeo X no processo de formação do produto? Como você explicaria o comportamento da curva no gráfico

correspondente ao indivíduo AA ou Aa?

(4)

Gabarito:

Resposta da questão 1:

[A]

[A] Correta. A velocidade da reação enzimática se estabiliza quando todas as moléculas de enzimas estão unidas ao substrato sob o qual atuam.

[B] Incorreta. Numa mesma concentração de substrato, a taxa de reação será maior com enzima do que sem a presença dela.

[C] Incorreta. A enzima atua como um catalisador, ou seja, aumenta a velocidade de reação, diminuindo sua energia de ativação.

[D] Incorreta. Pela análise do gráfico pode-se observar que com o aumento do substrato aumenta-se a taxa de reação até um determinado limite onde ela se manterá constante.

[E] Incorreta. Pela análise do gráfico observa-se que a concentração aumenta a taxa de reação até a taxa máxima.

Resposta da questão 2:

[D]

A quitina presente no exoesqueleto dos artrópodes é um polissacarídeo nitrogenado conhecido como n-glucosamina. Ela protege o animal contra a desidratação e injúrias mecânicas.

Resposta da questão 3:

[A]

A vitamina E, conhecida como tocoferol, é essencial para a manutenção da fertilidade masculina e da gestação. Essa vitamina lipossolúvel é obtida, entre outras fontes, no óleo de amendoim, carnes magras e laticínios.

Resposta da questão 4:

a) Exoesqueleto de quitina verificado nos artrópodes e parede celular celulósica observada nos vegetais.

b) Os agentes não enzimáticos são os sais biliares que

polímero formado pela união de moléculas de glicose

(monossacarídeo). Suas funções principais são a sustentação e proteção das células vegetais.

Resposta da questão 6:

a) Glicose – é um monossacarídio com fórmula química C6H12O6. Sacarose – é um dissacarídio formado pela união de uma molécula de glicose e uma de frutose. Lactose – é um dissacarídio formado pela união de uma molécula de glicose e uma de galactose. Frutose – é um monossacarídio com fórmula química C6H12O6. Celulose – é um

polissacarídio de glicose. Ribose: – é um monossacarídio com fórmula química C5H12O5.

b) 2 H3PO4 + 3 Ca(OH)2  Ca3(PO4)2 + 6 H2O

Resposta da questão 7:

O precursor da vitamina D (antirraquítica) é ativado pela luz solar. Essa vitamina é essencial para a absorção intestinal do cálcio e sua fixação nos ossos e nos dentes. A avitaminose D causa alterações no crescimento (raquitismo), na densidade óssea (osteoporose), entre outros transtornos.

Resposta da questão 8:

a) O tecido conjuntivo adiposo, localizado abaixo da pele e entre os órgãos internos, funciona como amortecedor contra abalos mecânico e, também, como reserva energética e isolante térmico, contribuindo para a homeotermia.

b) Os triglicérides, o colesterol, a esfingomielina e os

hormônios esteroides são os principais lipídios observados no organismo humano.

Resposta da questão 9:

Toda forma de vida depende de reações enzimáticas. As enzimas são catalizadores que dependem, para seu funcionamento, de água (na forma líquida) e temperaturas adequadas, geralmente entre 0 °C e 40 °C.

Resposta da questão 10:

a) Vitamina D b) Ergocalciferol

c) Raquitismo, osteomalacia, deformação ou fraqueza nos ossos. Esta vitamina facilita a absorção no intestino e o depósito nos ossos de sais de cálcio e fósforo.

Resposta da questão 11:

a) Polissacarídeo de reserva animal: Glicogênio Polissacarídeo de reserva vegetal: Amido

(5)

Resposta da questão 12:

[B]

Resposta da questão 13:

a) Os seres humanos possuem em sua composição os seguintes compostos orgânicos:

- carboidratos (hidratos de carbono ou glicídios) - proteínas

- lipídios (gorduras)

- ácidos nucléicos (DNA e RNA) - vitaminas

Todos os compostos citados anteriormente possuem em sua composição química átomos de carbono, além de hidrogênio e oxigênio.

b) Músculos, fígado e tecido adiposo são estruturas armazenadoras de substâncias energéticas. Glicogênio é armazenado nos músculos e no fígado, gorduras ou lipídios são armazenadas no tecido adiposo.

Resposta da questão 14:

a) São ricos em vitamina A: cenoura, pêssego, abóbora, etc. A vitamina C pode ser encontrada no limão, na laranja, acerola, entre outras frutas cítricas.

b) A ingestão regular das vitaminas B1 e K podem evitar, respectivamente, o beribéri e hemorragias.

Resposta da questão 15:

a) O gráfico I refere-se a um indivíduo AA ou Aa, capazes de produzir o polipeptídeo. O gráfico II representa a formação da substância no indivíduo aa.

b) O polipeptídeo X é uma enzima. A análise do gráfico I revela que a velocidade da formação do produto é dependente da temperatura, o que indica tratar-se de uma reação catalisada.

Referências

Documentos relacionados

Ressalvadas as hipóteses de resgate das Debêntures da Primeira Série e das Debêntures da Segunda Série a serem previstas na Escritura, e/ou vencimento antecipado das

Os consulentes que procuram alguma orientação no uso desse conjunto de livros como uma chave para a interpretação do AT serão beneficiados com o artigo “Vários exemplos de

Cordeiro, António Menezes Leitão, Luís Menezes Gomes, Januário da Costa. 7

De modo geral, o desenvolvimento de uma política pública voltada à defesa dos direitos da infância e adolescência, a implementação do ECA, do Plano Nacional de Enfrentamento da

No décimo capítulo, “Memory and epigraphy. The pauper at Rome in the first century AD”, Maria Letizia Caldelli e Cecilia Ricci exploram um campo pouco desbravado

São muitos os desafios enfrentados no ensino de arquitetura e urbanismo. Muitos desses desafios já são conhecidos e apresentam entraves no processo de

Nesta unidade, abordamos a água e seus estados físicos, sua importância para os seres vivos, distribui- ção no planeta e a importância de preservá-la como recurso natural..

JULIANA OLIVEIRA DE MELO PINHEIRO TELÊMACO BORBA. LILIAN KOTESKI ORIUNDA UEM/SEED