• Nenhum resultado encontrado

Cícero Lucena; Tenho dito e repetido, com essa eleição vitoriosa eu quero fazer o melhor mandato da minha vida

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Cícero Lucena; Tenho dito e repetido, com essa eleição vitoriosa eu quero fazer o melhor mandato da minha vida"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Cícero Lucena; “Tenho dito e repetido, com essa eleição vitoriosa eu quero fazer o melhor mandato da minha vida”

No primeiro turno das Eleições 2020, no dia 15 de novembro, Cícero Lucena (PP) foi o candidato mais votado, ao receber 75.610 votos, representando 20,72% do total.

Cícero Lucena (PP) foi eleito o 45º prefeito de João Pessoa com 53,16%, o que representou 185.055 votos, tendo como vice- prefeito o vereador Léo Bezerra. O segundo colocado, Nilvan Ferreira (MDB), que tinha como candidato a vice-prefeito o Major Milanez, recebeu 46,84%, o que representou 163.030 votos. O segundo turno do pleito ocorreu neste domingo (29).

A apuração em João Pessoa foi totalizada pontualmente às 18h11, sendo a Paraíba, o primeiro estado a concluir o processo eleitoral no país.

Cícero Lucena, empresário do ramo da construção civil e natural da cidade de São José de Piranhas, no Sertão do Estado, tem 63 anos e disputou mais uma vez a Prefeitura de

(2)

João Pessoa, desta vez, filiado ao Progressistas.

Cícero Lucena (Progressistas) foi eleito prefeito de João Pessoa, neste domingo, 29 de novembro, no segundo turno das Eleições Municipais 2020. Cícero obteve 53,59 (177.275 votos), até às 18h. A apuração continua.

No primeiro turno das Eleições 2020, no dia 15 de novembro, Cícero Lucena (PP) foi o candidato mais votado, ao receber 75.610 votos, representando 20,72% do total. Nilvan Ferreira (MDB) foi o segundo melhor posicionado entre os 14 candidatos, com 60.615 votos, 16,61%. Os dois mais votados seguiram para disputa em segundo turno, realizado neste domingo (29).

Cícero Lucena, empresário do ramo da construção civil e natural da cidade de São José de Piranhas, no Sertão do Estado, tem 63 anos e disputou mais uma vez a Prefeitura de João Pessoa, desta vez, filiado ao Progressistas (PP). O vice escolhido para as Eleições de 2020 é Léo Bezerra (Cidadania), que já exerceu mandato de vereador na capital.

Ainda muito jovem Cícero Lucena mudou para João Pessoa, onde fixou residência e constituiu família. Ele já exerceu os cargos de vice-governador, governador da Paraíba, prefeito de João Pessoa, senador e ministro do Governo Federal.

Seu primeiro cargo público foi o de vice-governador na chapa encabeçada por Ronaldo Cunha Lima. Em 1994 ele assumiu a chefia do Executivo paraibano após Ronaldo deixar o cargo para concorrer ao Senado. No ano de 1995, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, Cícero foi nomeado para a Secretaria Especial de Políticas Regionais, com status de ministro.

Em 1997 Cícero assumiu o cargo de prefeito de João Pessoa, sendo reeleito para novo mandato de 2001 a 2004. Seu último cargo público foi o de Senador da República, tendo tomado posse em 2007.

(3)

www.reporteriedoferreira.com.br /Clickpb/correio

Partido do governador João Azevêdo elegeu o maior número de prefeitos na Paraíba

Na imagem o presidente estadual do Cidadania, Ronaldo Guerra, ao lado do governador João Azevêdo

O Cidadania foi consagrado como o partido mais vitorioso das eleições municipais na Paraíba. É o que mostra os das dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apontando 40 cidades do Estado que serão comandadas por filiados da legenda à partir de 2021. Na sequência vem o PSDB, com 25 prefeitos e o Democratas, com 25.

(4)

Esse número pode ficar ainda maior, com dois candidatos da legenda que tiveram as candidaturas indeferidas e entraram com recurso. Ricardo Pereira (Cidadania) vencedor em Princesa Isabel e Evandro Araújo (Cidadania) em Gado Bravo estão com a candidatura sub judice – aguardando a análise dos recursos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB).

O Partido é comandado em nível estadual por Ronaldo Guerra e tem como sua principal representação política na Paraíba o governador do Estado João Azevêdo.

Confira o saldo das 40 cidades em que o Cidadania elegeu prefeitos:

Alagoa Nova Areial

Barra de São Miguel Bernardino Batista Borborema

Cabaceiras

Cacimba de Dentro Cubati

Cuité Damião Emas

Frei Martinho Ibiara

Itabaiana Jericó Juru Lastro Mamanguape Matinhas Nazarezinho Nova Floresta Nova Palmeira Olho D’água Pedro Régis

(5)

Pilar

Poço de José de Moura Prata

Santa Cecília Santa Helena

Santana Dos Garrotes São Bentinho

São Bento

São José de Piranhas Serra Da Raiz

Sertãozinho Sobrado Sossêgo Sousa Umbuzeiro Vieirópolis

www.reporteriedoferreira.com.br Portal WSCOM spensos.

De forma unânime, STF restabelece normas do Conama para proteção de manguezais

Rosa Weber disse que revogar as

(6)

resoluções sonega a proteção adequada ao meio ambiente equilibrado e desrespeita compromissos internacionais

Agência Brasil

Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF)

Por unanimidade, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) restabeleceu as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para a proteção de restingas e manguezais . O órgão colegiado referendou as medidas liminares concedidas pela ministra Rosa Weber para suspender os efeitos de resolução que revogou três normas anteriores que tratavam do licenciamento para empreendimentos de irrigação e dos limites de Áreas de Preservação Permanente (APPs).

Em seu voto, a relatora reafirmou os fundamentos adotados na concessão das cautelares. Em sua avaliação, a revogação das normas protetivas, sem que se procedesse à sua substituição ou atualização, compromete não apenas o cumprimento da legislação

(7)

como a observância de compromissos internacionais assumidos pelo Brasil.

Para a ministra Rosa Weber, a resolução atinge vulnera princípios basilares da Constituição Federal, pois sonega proteção adequada e suficiente ao direito fundamental ao meio ambiente equilibrado. Ela observa que seu provável efeito prático, além da sujeição da segurança hídrica de parcelas da população a riscos desproporcionais, é o recrudescimento da supressão de cobertura vegetal em áreas legalmente protegidas.

“O Estado brasileiro tem o dever – imposto tanto pela Constituição da República quanto por tratados internacionais de que signatário – de manter política pública eficiente de defesa e preservação do meio ambiente, bem como de preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais”, afirmou.

www.reporteriedoferreira.com.br Por Ig

Eleições 2020; 57 prefeitos

foram eleitos no segundo

turno em todo o país

(8)

O resultado do segundo turno das eleições brasileiras foi conhecido, na maioria das cidades, em pouco mais de 60 minutos de apuração. Por causa da diferença de horário em relação a Brasília, Rio Branco, no Acre, foi a última cidade a conhecer seu novo prefeito: Tião Bocalom (PP), que derrotou a atual prefeita, Socorro Neri (PSB).

Os números das urnas apontam um predomínio do MDB, que elegeu dez cidades, do PSDB que elegeu oito (sete nas regiões sul e sudeste, e Porto Velho) e do Podemos, que elegeu sete prefeituras neste domingo.

Apesar de contar com quatro vitórias neste domingo (duas em Minas Gerais e duas em São Paulo), o PT amarga um ponto baixo na sua trajetória: pela primeira vez o partido não elege prefeitos para as capitais desde a redemocratização. O Novo elegeu seu primeiro nome à prefeitura, em Joinville (SC).

Confira abaixo os eleitos no segundo turno das eleições brasileiras em 2020:

(9)
(10)
(11)

MDB lidera com número de prefeitos, mas encolhe; veja ranking dos partidos

Legenda contabilizou vitória em 784 cidades, mas teve queda em relação às eleições de 2016

Vvale

MDB bandeira

O MDB foi o partido que teve o maior vitória nas urnas nas eleições municipais de 2020 . Após o segundo turno realizado neste domingo (29), contabilizou 784 prefeitos eleitos . Mas também foi uma das legendas que mais “encolheu”:

caiu de 1.035 para 784.

(12)

Em segundo lugar, no ranking dos partidos mais vitoriosos, vem o PP (685 prefeitos eleitos), seguido do PSD (654), PSDB (520) e DEM (464).

Na contramão estão os partidos que mais perderam prefeituras.

A liderança é do PSDB (perdeu 265 cidades), MDB (-251) e PSB (-151). O PT também registrou queda. Em 2016, conquistou 254 prefeituras e, este anos, 183 (redução de 28%).

O levantamento não considera os candidatos a prefeito “sub judice”, que aguardam julgamento da Justiça Eleitoral. Houve 102 disputas nesta situação no 1º turno e duas no 2º turno.

www.reporteriedoferreira.com.br Por Ig

Presidente Estadual do PT avisa que partido fará oposição a Cícero Lucena em João Pessoa

Jackson Macedo (Foto: Cláudio Costa/Paraíba.com.br)

(13)

O Partido dos Trabalhadores na Paraíba será oposição ao governo Cícero Lucena (PP) a partir de 2021. A informação é do presidente da sigla no Estado, Jackson Macêdo. No primeiro turno o partido saiu dividido entre a candidatura própria do deputado Anísio Maia (PT) e a postulação do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB). Os dois saíram derrotados e decidiram ficar neutros no segundo turno do pleito.

“Em João Pessoa o sentimento é ganhar mas não levar. O PT irá para a oposição” disse Macêdo em postagem nas redes sociais.

Na Câmara Municipal de João Pessoa o PT terá apenas o vereador Marcos Henriques, único representante da sigla a obter êxito para o parlamento municipal. Ele chegou a declarar apoio a Cícero neste segundo turno, todavia, ressaltou que, no parlamento, será oposição.

Este ano o PT não conquistou a prefeitura de nenhuma capital brasileira, fato inédito desde a redemocratização.

www.reporteriedoferreira.com.br PB Agora

Hospital da Unimed divulga

boletim médico sobre estado

de saúde de José Maranhão

(14)

Foi divulgado no início da tarde desta segunda-feira (30) o boletim médico com informações a respeito do quadro clínico do senador José Maranhão (MDB), internado na noite deste domingo (29) após ser diagnosticado com covid-19. Segundo a nota, o senador passa bem, e deverá realizar novos exames.

O boletim é assinado pelo médico cardiologista Fulvio Soares Petrucci, e diz que José Maranhão está sem sintomas graves da doença e sem febre. Nesta segunda-feira o senador apresentou uma melhora comparado ao quadro de ontem.

“O paciente José Targino Maranhão, internado desde ontem (29) no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, encontra-se clinicamente estável, lúcido, sem febre, respirando espontaneamente e com boa diurese. Os exames laboratoriais mostraram uma melhora em relação aos que foram realizados ontem e novos exames serão realizados nesta segunda-feira (30)”, diz o boletim.

www.reporteriedoferreira.com.br Fonte: Polêmica Paraíba

Aos 27 anos, João Campos, do PSB, é eleito o prefeito mais jovem do Recife

Ao final da apuração, o socialista

(15)

recebeu 56,27% dos votos válidos e derrotou Marília Arraes (PT), que ficou com 43,73%.

João Campos comemora eleição para prefeito do Recife — Foto:

Pedro Alves/G’

João Campos, do PSB, foi eleito, neste domingo (29), prefeito do Recife para os próximos quatro anos. Aos 27 anos, ele é o mais jovem a se eleger prefeito na cidade. “Não tem como vir aqui hoje, celebrar essa vitória, e não falar daquele que é referência na minha vida, Eduardo Campos”, afirmou João durante discurso após a vitória no segundo turno das eleições municipais 2020.

Segundo a Justiça Eleitoral, com 100% das urnas apuradas, João obteve 447.913 votos, que representaram 56,27% dos válidos.

(16)

Marília Arraes (PT) obteve 348.126 votos, ou 43,73%.

Perfil

Recifense, João Henrique de Andrade Lima Campos tem 27 anos e é deputado federal em primeira legislatura e vice-líder do PSB na Câmara dos Deputados. Ele tem um patrimônio declarado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de R$ 242.769,80.

Filho do ex-governador Eduardo Campos, João Campos se formou em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2016.

João Campos assumiu o cargo de chefe de Gabinete do governo de Pernambuco, em 2016, durante o mandato do governador Paulo Câmara. João é vice-presidente nacional de Relações Federativas do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Em 2018, se candidatou pela primeira vez e foi eleito deputado federal pelo PSB. Ele é um dos vice-líderes do partido na Câmara dos Deputados.

Com a vitória de João Campos, é a sétima vez que o PSB conquista o cargo de prefeito da capital pernambucana. Antes dele, Pelópidas Silveira foi prefeito três vezes (1946, 1955-1960 e 1963-1964), Jarbas Vasconcelos uma vez (1986-1988) e Geraldo Julio duas vezes (2013-2016 e 2017-2020).

A vice de João é Isabella de Roldão (PDT), que tem 45 anos. Os dois fazem parte da coligação Frente Popular do Recife, formada pelos partidos MDB, Rede, PCdoB, Solidariedade, Pros, PV, Avante, Republicanos, PP, PDT, PSD e PSB.

Campanha

João e Marília são primos de segundo grau. Ela é filha de Marcos Arraes de Alencar, que é irmão de Ana Arraes de

(17)

Alencar, ambos filhos do ex-governador Miguel Arraes. Ana, por sua vez, é a mãe de Eduardo Campos, também ex-governador de Pernambuco, pai de João Campos.

Durante o primeiro turno, João Campos liderou todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Ibope e pelo Datafolha. Marília chegou a ficar em terceiro lugar, atrás de Mendonça Filho.

Quando a apuração dos votos do primeiro turno terminou, João Campos teve 233.028 votos, o que corresponde a 29,17%, e terminou em primeiro lugar. Marília Arraes havia recebido 223.248 votos, o equivalente a 27,95%, e estava em segundo lugar.

No segundo turno, Marília chegou a liderar as primeiras pesquisas realizadas pelos institutos Ibope e Datafolha, mas foi ultrapassada por João na semana seguinte no Ibope, mantendo a liderança no Datafolha. No sábado anterior à votação, ele tinha 50% de intenção de voto nas duas pesquisas, enquanto ela também somava 50% em ambos os levantamentos.

O segundo turno foi marcado por trocas de acusações entre os candidatos do PSB e PT. Marília Arraes disse que o adversário escondia as gestões do prefeito Geraldo Julio e do governador Paulo Câmara, ambos do PSB, afirmou que o primo não tinha experiência para ocupar a prefeitura e sugeriu que ele não tinha vontade política para buscar recursos e concretizar propostas.

João Campos afirmou que a adversária não reconhecia o trabalho feito na cidade, colocava “gosto ruim” nas obras socialistas e prometia ações que não podia cumprir.

Propostas

Entre as principais propostas de João Campos, apresentadas durante a campanha, estão: construir o Hospital da Criança,

(18)

duplicar o número de vagas nas creches municipais, criar três centros voltados para empreendedores, aumentar o número de unidades do Compaz, ampliar as faixas azuis (exclusivas de ônibus) e investir mais de R$ 50 milhões em áreas de morro.

Ele também prometeu triplicar trecho da BR-232, construir um parque na Zona Sul, investir em tecnologia para combater corrupção, criar centros para acolher pessoas sem-teto e fazer parcerias com igrejas na assistência social.

Confira o resultado da votação para prefeito do Recife:

João Campos (PSB): 56,27%

Marília Arraes (PT): 43,73%

Brancos: 3,48%

Nulos: 9,17%

Abstenções: 21,26%

www.repoteriedoferreira.com.br / G1

“Não vai ter distrito azul e vermelho”, diz Covas em discurso de vitória

Prefeito reeleito para a Prefeitura

de São Paulo pregou união e

defendeu a ciência em recado ao

(19)

presidente Jair Bolsonaro

Reprodução/Globo News

Bruno Covas fez discurso de vitória no diretório municipal do PSDB

O prefeito reeleito Bruno Covas (PSDB) defendeu a união em São Paulo em seu discurso de vitória na noite deste domingo (29) após ser reconduzido para o comando do Executivo da capital paulista e disse que “não vai ter distrito azul e não vai ter distrito vermelho, mas vai ter São Paulo”.

“Nós vamos governar para todos. A partir de amanhã não vai ter distrito azul e não vai ter distrito vermelho, vai ter São Paulo. Não há espaço para o grupo A ou grupo B. Esse vai ser o nosso jeito de governar. Vamos transformar as nossas diferenças em consensos. Esse é um momento de união, de diálogo, de trabalharmos juntos pela cidade de São Paulo, afirmou o tucano.

Em um recado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Covas disse que São Paulo escolheu defender a ciência no combate a p a n d e m i a d a C o v i f - 1 9 , d o e n ç a c a u s a d a p e l o n o v o

(20)

coronavírus (Sars-CoV-2). “São Paulo mostrou que restam poucos dias para o negacionismo e o obscurantismo. São Paulo disse sim à ciência, à moderação e ao equilíbrio”, completou.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fez um também fez um breve pronunciamento e elogiou a campanha de Covas, assim como os dirigentes do partido. “O Bruno venceu a discriminação de uma doença, sem fazer iso de fake news, mentiras e ataques. Ele construiu sua vitória com o plano de governo. Vence o equilíbrio, o bom sendo e a gestão”, afirmou Doria.

O padrinho político de Covas ainda falou sobre a pandemia e disse que a prioridade do governo será a saúde, “com foco na vacinação, foco na salvação de vidas”. “São vidas que vão ajudar na retomada econômica. Nunca fomos negacionistas.

Trabalhamos para proteger vidas, pessoas, e continuaremos a fazê-lo até a chegada da vacina”, disse o governador.

Eduardo Paes vence segundo turno e é eleito prefeito do Rio

Paes teve 64,31% dos votos válidos,

enquanto o atual prefeito, Marcelo

Crivella (Republicanos), obteve

(21)

35,69%

Eduardo Paes é eleito prefeito do Rio no segundo turno

Sergio Moraes/Reuters – 29.11.2020

Eduardo Paes (DEM) venceu o segundo turno das eleições municipais do Rio de Janeiro. Com 93,44% das urnas apuradas neste domingo (29), ele recebeu 64,31 % dos votos válidos.

Seu adversário, Marcelo Crivella (Republicanos), obteve 35,69%

dos votos válidos.

Foram contabilizados 5% de votos em branco (145.982) e 13,73%

de nulos (400.800).

Paes manteve a vantagem apontada nas pesquisas neste segundo turno e volta a assumir a cadeira que ocupou entre 2009 e 2016 www.reporteriedoferreira.com.br / Sergio Moraes/Reuters

Referências

Documentos relacionados

E) A charge se relaciona a uma crítica às promessas de realizações políticas e atendimento a algumas classes, ocorridas no governo de Cícero Lucena, na prefeitura

Nas suas mesclas, podem-se utilizar agregados de vários tipos (quartzo, granito, areia silícica, mármore, etc.), aos quais podem ser acrescentados vários tipos de materiais

As pesquisas Atlas tiveram o melhor desempenho entre os institutos de pesquisa nas Eleições Municipais 2020. Tanto no primeiro e no segundo turno das eleições municipais de

A cinco dias das eleições municipais, dois candidatos um a prefeito e outro a vereador em Novo Progresso podem ir para as urnas no próximo domingo ainda sem saber se poderão

Tanto no primeiro e no segundo turno das eleições municipais de 2020, em todas as capitais onde Atlas conduziu pesquisas de intenção de voto (São Paulo, Rio de Janeiro,

Tanto no primeiro e no segundo turno das eleições municipais de 2020, em todas as capitais onde Atlas conduziu pesquisas de intenção de voto (São Paulo, Rio de Janeiro,

Tanto no primeiro e no segundo turno das eleições municipais de 2020, em todas as capitais onde Atlas conduziu pesquisas de intenção de voto (São Paulo, Rio de Janeiro,

Espera-se com essa pesquisa responder a seguinte questão: Como o deficiente visual percebe as condições de acessibilidade social nos espaços públicos do Terminal