• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA NOVA MEDICAL SCHOOL FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS 2015/2016 RELATÓRIO FINAL. Estágio Profissionalizante do 6º ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA NOVA MEDICAL SCHOOL FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS 2015/2016 RELATÓRIO FINAL. Estágio Profissionalizante do 6º ano"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

NOVA MEDICAL SCHOOL | FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS 2015/2016

RELATÓRIO FINAL

Estágio Profissionalizante do 6º ano

Inês Fernandes Ferreira

Nº aluno 2010301

6º ano - Turma 7

(2)

Índice

Introdução ... 3

Descrição de Atividades ... 4

1. Saúde Mental ... 4

2. Medicina Geral e Familiar ... 5

3. Pediatria ... 5

4. Ginecologia e Obstetrícia ... 6

5. Cirurgia ... 6

6. Medicina Interna ... 7

7. Estágio Opcional – Doenças Infecciosas ... 8

8. Atividades de Formação Extracurricular ... 8

Reflexão Crítica ... 9

(3)

Introdução

O estágio profissionalizante do 6º ano, do Mestrado Integrado em Medicina (MIM), da Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (NMS | FCM), é uma unidade curricular organizada por estágios parcelares em sistema de rotação por diversas áreas clínicas. Tem como objetivo principal proporcionar o contacto e aprendizagem com a prática clínica, visando a consolidação dos conhecimentos adquiridos anteriormente, bem como a aquisição e desenvolvimento de novos conhecimentos e competências que auxiliem uma transição adequada da condição de aluno para a condição de médico num futuro próximo. Deste modo, defini como objetivos específicos e pessoais no início do ano: 1) Familiarizar-me com as patologias mais frequentes nas diversas especialidades, identificando as suas manifestações clínicas, fazendo o seu diagnóstico e instituindo a terapêutica adequada; 2) Aperfeiçoar competências teóricas e práticas adquiridas em anos anteriores; 3) Adquirir gradualmente autonomia na prática clínica; 4) Integrar-me na rotina diária dos serviços, aprimorando o trabalho em equipa e a articulação com os restantes profissionais de saúde; 5) Aperfeiçoar competências de empatia e comunicação com o doente e seus familiares; 6) Suplementar a minha formação académica com atividades complementares que potenciem o meu crescimento pessoal e profissional; 7) Conciliar a aprendizagem nos estágios com o estudo para a prova nacional de seriação.

O presente relatório tem por objetivo sumarizar o trabalho que realizei ao longo do ano, incluindo uma descrição sucinta das atividades realizadas em cada estágio parcelar (Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia e Medicina Interna), estágio clínico opcional e participação em atividades complementares, terminando com uma reflexão crítica onde farei uma análise pessoal em relação à globalidade dos estágios clínicos, ao cumprimento dos objetivos inicialmente definidos, e à contribuição deste ano profissionalizante para a minha formação médica e pessoal.

É importante ainda referir o meu percurso até aqui, sobretudo nos últimos 6 anos, porque contribuiu para aquilo que sou hoje, e ajudou-me a perceber o que quero ser num futuro próximo. Ingressei no MIM na NMS | FCM em 2010, e desde o início quis complementar a minha formação académica com atividades pelas quais tinha particular interesse. Integrei o Grupo de Teatro Miguel Torga (GTMT) desde 2010, como atriz, membro da equipa de encenação e da equipa técnica, tendo sido membro da direção entre 2012 e 2015. Fiz parte do Grupo

(4)

para o desenvolvimento e realizei com esta associação 2 projetos de voluntariado internacional de curta duração em Cabo Verde – ilha de Santiago, primeiro como voluntária e no 2º ano como orientadora responsável por um grupo de voluntários. Durante estes anos realizei ainda voluntariado em Portugal, com a associação Banco do Bebé e no Projeto Despertar Sorrisos da Associação de Estudantes da NMS | FCM (AEFCM) – voluntariado hospitalar no Hospital Dona Estefânia (HDE). Fui colaboradora de Ação Social da AEFCM entre 2012 e 2015. Fiz parte, como membro da Comissão Organizadora, da criação do grande projeto da AEFCM “MarcaMundos”, um programa de educação e promoção para a saúde, que realiza projetos de voluntariado internacional em Moçambique em parceria com a ONGD Helpo, entre 2013 e 2015. Realizei o 2º semestre do 5º ano do MIM na Universidade Semmelweiss em Budapeste, Hungria, ao abrigo do programa “Erasmus”. Estando agora a terminar o 6º ano do MIM, pretendo continuar a complementar a minha formação com atividades e ações com uma forte carga humanística, pois considero o Humanismo uma das pedras basilares desta profissão.

Descrição de Atividades

1. Saúde Mental

O estágio parcelar de Saúde Mental, sob regência do Prof. Doutor Miguel Xavier, realizou-se entre 14 de setembro e 9 de outubro de 2015. Nos 2 primeiros dias de estágio decorreram sessões teórico-práticas na NMS | FCM, com exposição de casos clínicos em situação de urgência com as quais qualquer clínico se pode deparar. Realizei a componente prática do estágio acompanhando a Equipa Comunitária de Saúde Mental de Cascais do CHLO no âmbito da Psiquiatria de Adultos e da Pedopsiquiatria. Na Psiquiatria de Adultos, sob tutela da Dra. Dóris Reis, assisti a consultas, num total de 13, tendo sido a patologia predominante a esquizofrenia. Tive ainda oportunidade de conduzir uma consulta por dia de forma maioritariamente autónoma. Frequentei as sessões clínicas no Hospital Egas Moniz, e tive oportunidade de passar no Serviço de Urgência (SU), no Hospital São Francisco Xavier (HSFX). No âmbito da Pedopsiquiatria, sob orientação da Dra. Graciete Carvalho, pude assistir a um total de 13 consultas, tendo sido a patologia predominante a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Frequentei ainda as reuniões multidisciplinares do HSFX, onde eram discutidos casos mais complexos. Realizei ainda, em conjunto com um grupo de colegas, um trabalho de investigação com a temática “Recursos Humanos / Equipas em Serviços de Psiquiatria e Saúde Mental”, orientado pelo Prof. Doutor Miguel Xavier.

(5)

2. Medicina Geral e Familiar

O estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar, sob regência da Profª. Doutora Maria Isabel Santos, realizou-se entre 12 de outubro e 6 de novembro de 2015, na Unidade de Saúde Familiar AlfaBeja, em Beja, sob coordenação do Dr. Luís Coentro e tutela da Dra. Benilde Heitor.

Assisti inicialmente, tendo posteriormente conduzido de forma autónoma, consultas de cada valência desta USF: Saúde do Adulto, Diabetes Mellitus, HTA, Planeamento Familiar, Saúde Materna e Saúde Infantil e Juvenil. Tive ainda a oportunidade de realizar Consulta Aberta e Domicílios. Os principais motivos de consulta foram a vigilância de problemas crónicos, nomeadamente HTA, Dislipidémia e Diabetes Mellitus e cerca de 53% das consultas diziam respeito a pessoas com mais de 50 anos. Aprendi a conduzir uma consulta, compreendendo os princípios do registo SOAP e reconheci a complexidade da gestão dos cuidados de saúde primários sobretudo no doente crónico e no doente polimedicado.

3. Pediatria

O estágio parcelar de Pediatria, sob regência do Prof. Doutor Luís Varandas, realizou-se entre 9 de novembro e 4 de dezembro de 2015, no HDE, no serviço 5.1, sob tutela do Dr. António Bessa. Durante este período pude acompanhar, de forma essencialmente observacional, 11 crianças em contexto de internamento, sendo a maioria dos casos referentes a infeções respiratórias e urinárias. Participei ainda na consulta externa de Pediatria Médica, onde assisti a 24 consultas, na sua maioria de patologia hematológica e onde me foi possível aperfeiçoar técnicas de exame objetivo. Estive ainda 18,5 horas no SU, observando um total de 47 doentes, cujas patologias mais frequentes foram otites, patologias do trato respiratório e gastrointestinal. Neste contexto, pude observar autonomamente algumas crianças, sob supervisão do meu tutor. Tive oportunidade de passar por outros serviços de Pediatria, nomeadamente a Unidade de Cardiologia do Hospital de Santa Marta e a enfermaria de Pediatria de Adolescentes. Assisti a diversas consultas, nomeadamente de Imunoalergologia, Neuropediatria, Hematologia, Pediatria de Desenvolvimento e Consulta do Viajante. Assisti ainda às reuniões de serviço e sessões de departamento durante a minha permanência no HDE. Realizei notas de entrada, uma história clínica e um trabalho de grupo intitulado “Perturbação de Oposição ou Má-Criação”, apresentado como seminário no último dia de estágio.

(6)

4. Ginecologia e Obstetrícia

O estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia, sob regência da Prof. Doutora Teresa Ventura, realizou-se entre 7 de dezembro de 2015 e 15 de janeiro de 2016, no Hospital CUF Descobertas, sob orientação da Dra. Conceição Telhado e do Dr. Jorge Lima e tutoria da Dra. Susana Pinho. Durante este estágio tive oportunidade de contactar com várias valências da especialidade: Consultas de Ginecologia num total de 38, sendo 60% dos casos de rotina e as restantes 40%, dizendo respeito a consultas pre-concecionais e consultas por outros motivos, como situações de miomas e incontinência urinária; Consultas de Obstetrícia num total 30, tendo 72% dos casos idades superiores a 30 anos e onde tive oportunidade de realizar exame objetivo com avaliação materna e fetal (auscultação do foco); Consultas de Senologia num total de 18, observando maioritariamente casos de doentes com história de tumores benignos/malignos da mama, já submetidos a cirurgia conservadora, e onde me foi possível realizar palpação mamária; Consultas de Patologia Tromboembólica, num total de 16, onde é feito acompanhamento de mulheres com patologia do foro hematológico e imunológico; Unidade Funcional de Exames Especiais de Ginecologia, onde pude observar colposcopias, conizações com laser CO2,

eletrocoagulação e criocoagulação e histeroscopias; Ecografias ginecológicas e obstétricas; Bloco UFON onde observei miomectomias; Serviço de Urgência onde assisti a um total de 20 admissões, sendo 4 ginecológicas e 16 obstétricas; Bloco de Partos onde assisti a partos eutócicos, distócicos (ventosa) e cesarianas, num total de 9 e onde tive oportunidade de participar como 2ª ajudante. Realizei ainda um trabalho de revisão teórica subordinado ao tema “Síndrome do Ovário Poliquístico” e no útlimo dia de estágio fui submetida a uma avaliação oral.

5. Cirurgia

O estágio parcelar de Cirurgia, sob regência do Prof. Doutor Rui Maio, realizou-se entre 25 de janeiro e 18 de março de 2016, no Hospital Beatriz Ângelo (HBA), sob tutela do Dr. Vítor Moura Guedes. Das 8 semanas de estágio, a 1ª contemplou um conjunto de sessões teóricas e teórico-práticas; uma semana foi passada no Serviço de Urgência Geral do HBA onde pude frequentar as várias valências da mesma e onde tive a oportunidade de realizar entubação orotraqueal, e 2 semanas foram dedicadas à opcional de Unidade de Cuidados Intensivos onde contactei com várias situações clínicas características do doente crítico e a sua avaliação diária. As restantes

(7)

4 semanas foram dedicadas à Cirurgia Geral, tendo frequentado a enfermaria, a consulta externa, o bloco operatório e o SU. No bloco operatório os procedimentos maioritariamente observados foram a tiroidectomia e herniorrafia e destaco a minha participação como 2ª ajudante. Realizei ainda uma apresentação em conjunto com os meus colegas de estágio, intitulada “Stent, a história de uma oclusão”, que apresentei no minicongresso do HBA.

6. Medicina Interna

O estágio parcelar de Medicina Interna, sob regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco, realizou-se entre 26 de março a 20 de maio de 2016, na Unidade Funcional de Medicina 7.2 do Hospital Curry Cabral (HCC), sob coordenação do Prof. Doutor António Panarra e tutela da Dra. Ana Lladó. Durante este período fui totalmente integrada na equipa e pude acompanhar vários doentes, cujos diagnósticos principais foram maioritariamente o AVC isquémico, a Cardiopatia Hipertensiva com Insuficiência Cardíaca (IC) descompensada, Pneumonia Adquirida na Comunidade e a agudização de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). Além disso pude contactar com a problemática das comorbilidades em doentes de idade avançada e a necessidade de entender o doente como um todo. Diariamente era responsável por 2 a 3 doentes e o seu acompanhamento consistia na recolha de anamnese, exame objetivo, requisição e interpretação de MCDTs, decisão de prescrição de terapêutica, bem como elaboração de plano para o doente e registo de todas estas informações no diário clínico, e discussão com a minha equipa sobre cada doente. Além disso, realizei também notas de alta, relatórios médicos e aprendi a efetuar referenciações e pedidos de colaboração a outras especialidades. Tive ainda oportunidade de prestar informações a familiares e ao próprio doente sobre a sua evolução clínica. Realizei eletrocardiogramas, gasimetrias e punções venosas. Durante o estágio frequentei ainda o SU do Hospital de São José, tendo contactado maioritariamente com casos de infeções respiratórias e do trato urinário e IC descompensada. Este estágio complementou-se com seminários teóricos na NMS | FCM, seminários teórico-práticos no HCC e sessões formativas do serviço. Realizei ainda uma revisão teórica, em conjunto com os meus colegas de 6º ano, sobre a

DPOC. Na última semana foi realizada uma sessão de avaliação com colheita e discussão de história clínica. Tive

(8)

7. Estágio Opcional – Doenças Infecciosas

O estágio clínico opcional, sob regência do Professor Doutor José Delgado Alves, realizou-se entre 23 de maio a 3 de junho de 2016, no serviço de Doenças Infecciosas do HCC, sob orientação do Dr. Fernando Maltez. Durante este período tive oportunidade de passar pelas principais valências deste serviço, nomeadamente a enfermaria onde observei autonomamente alguns doentes, isolamento onde observei doentes com tuberculose, consulta externa com predominância de casos de VIH e VHC, e visitas do serviço que ocorriam 3 vezes por semana.

8. Atividades de Formação Extracurricular

Realizei algumas formações extracurriculares, importantes para complementar a minha formação:

 I Jornada de Internos do ACES Lisboa Norte, subordinado ao tema “MGF com Pediatria, ORL e Ginecologia e Obstetrícia” (vide Anexo 2);

 Organização da atividade “Feira do Voluntariado” (vide Anexo 3) e ferramenta “Baú do Voluntariado” (vide Anexo 4) enquanto colaboradora da AEFCM;

 Curso de Formação Profissional para Voluntários Internacionais | Emergência, com duração de 11 horas e 45 minutos, pela Assistência Médica Internacional (AMI) (vide Anexo 5);

 Congresso Nacional de Estudantes de Medicina, no Centro de Congressos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra;

 Programa Nacional de Educação Não Formal, com duração de 10 horas, pela Associação Nacional de Estudantes (vide Anexo 6);

 IV Curso de Imagiologia na Prática Clínica, no IPO-Lisboa (vide Anexo 8);

 Curso de ECG organizado pela Dra. Teresa Bernardo e os seus alunos, pela “ECGenius”, no HCC;

 1as Jornadas Académicas de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar de Lisboa Central – Centro Médico

Universitário de Lisboa (vide Anexo 9);

 Cursos de Preparação para a Prova Nacional de Seriação da Academia da Especialidade: Curso de Hematologia (28 horas), Curso de Cardiologia (34 horas), Curso de Pneumologia (18 horas) e Curso de Gastroenterologia (30 horas).

(9)

Reflexão Crítica

Com o final do 6º ano, faço uma avaliação bastante positiva deste estágio profissionalizante, que considero que foi essencial na minha formação médica e pessoal. De um modo geral penso que alcancei a maioria dos objetivos a que me propus no início do ano letivo e tenho agora consciência de quais as áreas em que devo trabalhar mais e onde tenho mais lacunas, nomeadamente na prescrição de terapêutica e posologia da mesma, bem como interpretação de alguns MCDTs. Para além disso, todas as unidades curriculares comprovaram que a Medicina deve ser integrada e que um médico deve ter conhecimentos gerais das várias especialidades e ver sempre o doente como um todo. O estágio de Saúde Mental foi de particular importância a nível pessoal pois consegui ultrapassar alguns estigmas que tinha em relação à pessoa com Doença Mental, percebendo que é um problema com o qual vou ter de lidar, independentemente da especialidade que escolher. A Medicina Geral e Familiar, foi dos estágios mais proveitosos, pois o facto de ter conduzido a maioria das consultas de forma autónoma permitiu-me aprender muito, perder algum medo e ganhar confiança nos meus conhecimentos, bem como aperfeiçoar a relação médico-doente. Isto, aliado ao facto de esta ser uma das especialidades que pondero para o futuro, fez deste mês um dos mais positivos do ano. O estágio de Pediatria, embora maioritariamente observacional, foi deveras enriquecedor uma vez que, além do serviço onde realizei grande parte do estágio, tive oportunidade de conhecer muitos serviços e subespecialidades, e ter assim uma noção mais global do que é a Pediatria e do que se pode fazer nesta especialidade, que é outra das minhas opções de escolha para o futuro. No estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia, destaco como pontos positivos a diversidade e quantidade de consultas observadas, bem como a possibilidade de participar ativamente no bloco de partos. Além disso permitiu-me ter noção do que é o trabalho num hospital privado, e as diferenças na população comparativapermitiu-mente a um hospital público. A Cirurgia, não sendo uma área com a qual me identifique muito, foi importante para ter noções básicas de assepsia e desinfeção e mais do que isso, para começar a entender quando encaminhar doentes para o cirurgião. Quanto ao estágio de Medicina Interna, foi sem dúvida aquele que mais contribui para o meu desenvolvimento quer pessoal, quer profissional, sendo a primeira vez em que me senti parte integrante de uma equipa médica e com mais autonomia, preparando-me para o ano comum. Escolhi a opcional de Doenças

(10)

Infecciosas, por ser uma área pela qual tenho particular interesse e que pondero para o futuro, eventualmente como subespecialidade e pretendia com este estágio perceber melhor o funcionamento deste serviço.

No entanto, tenho de referir alguns pontos menos positivos deste ano, destacando os seminários de cirurgia e de medicina que na minha opinião deveriam ser mais práticos. Além disso refiro o número elevado de alunos no HDE durante o estágio de Pediatria, que impossibilitou um papel mais ativo na enfermaria.

Refiro como ponto de extrema importância o facto de a maioria dos estágios ser realizado com um rácio tutor:aluno de 1:1, o que permitiu uma maior atenção por parte do tutor e maior aproveitamento de todas as oportunidades da minha parte. A NMS|FCM oferece ainda como vantagem, a meu ver, a possibilidade de estagiar em diversos hospitais não só durante o 6º ano, como durante todo o curso, o que permite ter uma noção mais alargada dos serviços e conhecimento do funcionamento dos mesmos.

Para completar destaco a importância que algumas das minhas atividades tiveram no meu crescimento pessoal e também profissional, nomeadamente o GTMT que me permitiu aperfeiçoar técnicas de comunicação, o que me ajudou ao longo dos anos nas avaliações orais, bem como a gestão do grupo enquanto membro da direção. Refiro ainda como essencial a minha passagem pelo GASTagus, que me despertou mais para o Mundo à minha volta e que acabou por promover a criação do MarcaMundos na faculdade. São estas coisas, aliadas ao estudo e conhecimentos adquiridos nos últimos anos, que pretendo manter para o futuro e melhorar, nunca deixando de me renovar e manter atenta e dedicando o máximo aos meus doentes.

Termino deixando um agradecimento sincero à Faculdade, Regentes das Unidades Curriculares e a todos os profissionais de saúde com os quais me cruzei durante o ano, especialmente aos meus Tutores, muitos dos quais quero tomar como exemplo no exercício da minha profissão.

“O Homem converte-se aos poucos naquilo que acredita poder vir a ser” Mahatma Ghandi

(11)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)

Anexo 3

(17)
(18)

Anexo 6

(19)
(20)

Referências

Documentos relacionados

A pesquisa sobre a viabilidade do Curso Técnico em Agrimensura iniciou-se a partir do levantamento de dados a respeito da localização e quantidade de técnicos, engenheiros e

To begin with the empirical research, a questionnaire was designed to tap certain consumer responses to aspects such as online travel behavior, brand affiliation, lodging needs,

Baseado nesta perspectiva, este artigo tem por objetivo compreender como ocorreu o processo de (re)territorialização dos moradores do Conjunto Residencial Geraldo Felippe

sendo lícito ao julgador exigir mais do que um concessionário normalmente prudente e zeloso. O juiz deverá bastar-se com a demonstração pela concessionária de

Este sería el caso de la propia Roma en la Edad Media, ciudad que es bien conocida desde el punto de vista urbano e histórico, pero no tanto de sus fundamentos políticos y

(2009) que determinaram os fatores associados à prevalência de sobrepeso e à obesidade em escolares e verificaram que um maior tempo assistindo TV não apresenta relação com

Investigadora integrada do IHC-FCSH-UNL – Polo da Universidade de Évora, onde tem trabalhado no Grupo de Investigação CEHFCi a fotografia como prática científica e cultural

Este era um trabalho realizado sobretudo tendo em conta os objectivos a alcançar, pelo que não tínhamos horários rígidos a cumprir – aliás, confesso que