• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS

Mestrado Integrado em

M

EDICINA

Filipa Martinho Santos Jorge

(2)

ÍNDICE

Introdução ……… 2

Corpo de Trabalho ………. 3

Medicina Geral e Familiar……….. 3

Pediatria ………... 3

Ginecologia e Obstetrícia ……….. 4

Saúde Mental ……….. 4

Medicina Interna ………. 5

Cirurgia Geral ……….. 5

Estágio Opcional ………... 6

Reflexão Crítica ……….. 6

(3)

1) INTRODUÇÃO

No estágio profissionalizante do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL), que decorre no 6º ano do curso, pretende-se que o aluno ganhe mais autonomia, experiência e aptidões para responder às necessidades do doente na sua globalidade, desde a prevenção e promoção da saúde até ao diagnóstico, tratamento e prognóstico. Deste modo, estabeleci como objectivos principais: 1) a aquisição e consolidação de conhecimento teórico científico, bem como de prática de gestos semiológicos; 2) Desenvolvimento de aptidões como empatia, comunicação e técnicas de condução da entrevista clínica com recolha fiável de dados anamnésicos, indispensáveis ao estabelecimento de uma boa relação médico-doente, tendo em conta a influência exercida pelo contexto biopsicossocial, familiar e cultural na doença e seu comportamento; 3) Capacidade de colocação e discussão de hipóteses de diagnóstico, pedido ponderado e interpretação de exames complementares de diagnóstico (ECD’s), instituição de terapêutica, avaliação do prognóstico e reconhecimento de necessidade de referenciação; 4) Integração em enfermaria ou Centro de Saúde, compreendendo a sua dinâmica e rotina, aprendendo a trabalhar em equipa e a articular-me com os restantes profissionais de saúde; 5) Reconheciarticular-mento da necessidade de constante actualização científica e pesquisa bibliográfica direccionadas, com elaboração de seminários.

(4)

2) CORPO DO TRABALHO

Medicina Geral e Familiar

Este estágio, decorreu entre 16 de Setembro e 11 de Outubro de 2013, sob a regência da Professora Doutora Isabel Santos. Nas 2 primeiras semanas estive na USF S. Julião - Oeiras, sob a orientação da Dr.ª Teresa Libório e as 2 últimas na USF Alfa Beja, sob a tutela do Dr.º Gaspar Caetano. Assisti e participei de forma cada vez mais autónoma nas consultas de cada valência destas USF: Consultas de Saúde do Adulto, de Saúde Infantil, de Saúde Materna, de Planeamento Familiar e Consulta Aberta/Serviço de Atendimento Complementar. Também realizei procedimentos práticos como medição da altura uterina, colpocitologia, realização de ECG e punção venosa. Assim, aprendi a conduzir uma consulta, interiorizando os princípios do registo SOAP e gerindo as limitações do sistema informático; identifiquei as principais co-morbilidades, bem como as situações que necessitavam de referenciação; reconheci a complexidade da gestão dos cuidados de saúde continuados principalmente no doente crónico e no doente polimedicado; incentivei adesão a protocolos de vigilância e rastreio; familiarizei-me com os programas de Saúde Infantil e de Saúde Materna e da Mulher, efectuando exames globais de saúde e exames cervico-vaginais. Gostaria, ainda, de salientar a possibilidade de ter acompanhado os meus tutores nos domicílios, tanto em ambiente rural como urbano, bem como ter-me sido permitido acompanhar a equipa de enfermagem nos cuidados de enfermagem ao domicílio ajudando na realização de pensos e ligaduras. Considero, também, importante referir que me foi concedida a oportunidade de dar consultas, sózinha, com posterior supervisão.

Pediatria

(5)

de urgência de Cirurgia Pediátrica. Solicitei à Dr.ª Leonor Sassetti para frequentar o Bloco Operatório de Ortopedia Pediátrica, uma vez que é uma área do meu interesse e só conhecia o serviço do Hospital São Francisco Xavier (HSFX) mais direccionado para adultos. Houve também inúmeras sessões formativas, leccionadas quer pelo serviço, quer pelos alunos. Realizei uma comunicação oral –“Midríase Unilateral Benigna” e elaborei uma história clínica formal – Doença Renal Poliquística.

Ginecologia e Obstetrícia

O estágio decorreu de 11 de Novembro a 6 de Dezembro de 2013, sob a regência da Professora Doutora Fátima Serrano, no Hospital São Francisco Xavier (HSFX). Estive sob a orientação da Dr.ª Margarida Sousa, tendo passado pelo Bloco operatório, Consulta Externa de Ginecologia Geral, de Obstetrícia, Patologia do Colo e de Medicina Materno-Fetal/Alto Risco. Participei nas actividades da enfermaria de Ginecologia e de Obstetrícia/Puerpério, Serviço de Urgência e Unidade de Ecografia. De destacar a realização autónoma de algumas consultas/atendimento no SU e realização de exame objectivo tanto obstétrico como ginecológico (com a devida supervisão final), e participação como 2ª ajudante numas cesarianas segmentares transversais. Assisti às sessões clínicas do serviço e realizei um seminário sobre “Colestase intra-hepática na gravidez”.

Saúde Mental

(6)

elementos da equipa multidisciplinar e/ou com instituições. Realizei a entrevista clínica de uma consulta, apontando como hipótese de diagnóstico Perturbação Delirante. Frequentei também o serviço de urgência com o Dr.º Júlio Santos e a Dr.ª Susana Jorge no Serviço de Urgência do HFF, contactando com patologia psiquiátrica no adulto. Participei em sessões clínicas do serviço e elaborei a apresentação oral em grupo intitulada Delirium.

Medicina Interna

O estágio decorreu de 27 de Janeiro a 21 de Março de 2014, sob a regência do Professor Doutor Fernando Nolasco, no Serviço de Medicina 4 do Hospital São Francisco Xavier, sob a orientação da Dr.ª Alice Sousa. Integrei com autonomia as actividades assistenciais da equipa na enfermaria, desempenhei com autonomia, e crescente confiança, algumas tarefas, sendo responsável por alguns dos doentes internados. A discussão dos doentes e o pedido eventual de novos exames complementares de diagnóstico, bem como a optimização terapêutica, eram discutidos e feitos sob supervisão da tutora ou Interna do 4º ano da especialidade. Realizei, também, vários procedimentos médicos, aprendendo a trabalhar em equipa e em articulação com os restantes profissionais de saúde. Foi importante desenvolver a minha capacidade de comunicação, quer através do contacto com os familiares do doente, quer na apresentação dos doentes nas visitas clínicas semanais. Também frequentei o serviço de urgência. Como actividades de formação, participei nas sessões clínicas do serviço e em seminários teórico-práticos realizados no HSFX. Elaborei ainda um trabalho sobre Alterações laboratoriais – Função hepática, posteriormente apresentado como comunicação oral.

Cirurgia

(7)

quais saliento a participação activa no Bloco e consulta externa. Na última semana do estágio, realizou-se o Mini Congresso com apresentações dos alunos no Hospital Beatriz Ângelo. Fiz uma exposição oral intitulada Uma mama Tramada (revisão teórica sobre reconstrução mamária).

Estágio OpcionalOrtopedia

A UC Opcional que seleccionei consistiu na realização de um estágio clínico, semelhante aos Estágios Parcelares que integram o EP, mas numa área escolhida por mim. Assim, passei 2 semanas no Serviço de Ortopedia do Hospital de Sant’ana, entre 26 de Maio e 6 de Junho. Estive

com a equipa do Dr.º Gomes Peres, sob a orientação do Dr.º Luís Cardoso e Dr.º Estanqueiro Guarda, a observar e quando possível a intervir nas actividades do Bloco Operatório como 2ª ajudante.

3) REFLEXÃO CRÍTICA

O sexto ano, sendo um ano de estágio profissionalizante, surge como um período muito esperado no percurso académico, onde conhecimentos teóricos podem finalmente ser colocados em prática, num processo gradual de aquisição de autonomia e responsabilidade médica. Como aspectos positivos, gostaria de destacar a boa organização dos estágios e a evidente preocupação com a formação dos alunos, enfatizada pela orientação por parte da maioria dos meus assistentes e internos com os quais contactei, tanto do internato complementar como do ano comum, que muito me incentivaram no que diz respeito ao desenvolvimento de raciocínio e competências clínicas e humanas. Considero também benéfica a passagem por vários hospitais, o que permite conhecer outras realidades e nos exige uma constante capacidade de adaptação. O índice de elevada qualidade que se pretende neste ano curricular é também mostrado pela disponibilização de um tutor por um/dois aluno(s) que a faculdade nos proporciona.

(8)

torna certas características da Medicina Geral e Familiar, tais como a prestação de cuidados globais, continuados, integrados (físico, psíquico e social) e personalizados ao indivíduo/família, apoiando-se no método clínico centrado no paciente, ainda mais essenciais neste contexto, para uma boa prática médica.

A passagem pelo estágio de Pediatria foi também fundamental para adquirir bases para situações com que nos vamos deparar no futuro, e o facto de o ter feito no Hospital Dona Estefânia, um hospital central com múltiplas subespecialidades da Pediatria, foi particularmente enriquecedor.

No estágio de Ginecologia e Obstetrícia a formação é bastante completa na medida em que a rotação pelos vários tipos de consulta, enfermaria, bloco operatório e serviço de urgência, proporciona uma abordagem global da especialidade e uma ideia real e concreta das suas áreas de intervenção. Apesar de neste estágio termos tutores diferentes nas diversas actividades, não permitindo criar a empatia que se consegue nos outros estágios, gostei muito da experiencia, tendo sido sempre muito bem recebida, e tendo oportunidade de executar uma numerosa panóplia de procedimentos habituais da prática clínica nesta especialidade e, deste modo, ganhar alguma autonomia prática e maior segurança na execução destas tarefas.

O estágio de Saúde Mental foi dos que mais superou as minhas expectativas. Por um lado os seminários teórico-práticos leccionados pelo Professor Doutor Miguel Xavier foram bastante interessantes e interactivos, onde foram debatidas situações comuns na prática clínica com grande interesse ao estagiário do sexto ano e futuro Interno do Ano Comum. Por outro, a actividade de consulta possibilitou-me a aquisição de métodos de comunicação com os doentes psiquiátricos e a identificação de patologias psiquiátricas prevalentes e merecedoras de referenciação. Neste estágio apenas lamento o facto de não ter participado das actividades de enfermaria, onde poderia ter observado doentes com patologias distintas das da consulta e assistir a situações agudas ou mesmo patologias semelhantes mas em fases diferentes de evolução.

(9)

e de estar responsável por determinados doentes obrigou-me a criar um método de trabalho, treinando a colheita de dados, a organização destes num raciocínio clínico para, deste modo, fazer uma requisição lógica de exames complementares, instituição da terapêutica adequada e poder transmiti-la aos meus colegas e outros profissionais de saúde com quem trabalhei. Aprendi a resolver problemas simples, quotidianos da enfermaria, a interagir com os familiares dos doentes e a trabalhar em equipa com outros profissionais da saúde.

Focando agora o estágio de Cirurgia, destaco a vertente essencialmente prática e a possibilidade de realizar procedimentos cirúrgicos. Tive oportunidade de participar em diversas cirurgias, como primeiro ou segundo cirurgião ajudante. Tal permitiu-me a aquisição de algumas competências cirúrgicas e uma melhor compreensão dos procedimentos realizados.

A ideia de criar a disciplina de Preparação para a Prática Clinica, foi um passo importante, preparando-nos para a uilo ue será uma necessidade muito em breve, a formulação de hipóteses de diagnóstico e a discussão com outros colegas. Esta teria sido, ainda mais vanta osa

se realizada com grupos de alunos menos numerosos, permitindo uma maior interacção entre

todos os alunos. Embora não fazendo parte do estágio profissionalizante, quero ainda aplaudir a criação de unidades opcionais no fim do ano, permitindo-me optar por disciplinas de acordo com o meu interesse e perspectiva futura. No meu caso optei pela Unidade Opcional de Ortopedia, que me proporcionou o contacto com um outro hospital, unicamente ortopédico (Hospital de Sant’ana). Foram duas semanas extremamente gratificantes, durante as uais passei por vários

serviços de Ortopedia e as diferentes actividades, que fizeram crescer o meu interesse por esta especialidade.

(10)

médico-doente. Sinto ter melhorado significativamente a capacidade de recolha de histórias clínicas e exame ob ectivo, assim como o “raciocínio clínico”.

Como aspecto negativo, tenho apenas a apontar a falta de uniformização relativamente à carga horária e trabalhos realizados nos diferentes hospitais e serviços, aos horários entre as diferentes instituições de estágio, que depois não se verifica na avaliação. Seria importante que se procedesse a um esforço de planificação para que os alunos tivessem cargas horárias semelhantes e estivessem submetidos ao mesmo tipo de avaliação.

Não quero deixar de enaltecer a qualidade da Faculdade de Ciências Médicas enquanto entidade formadora activa que, em conjunto com a Associação de Estudantes, demonstram um interesse permanente em cativar os alunos e preocupação em dar resposta às suas expectativas. Durante o curso tive a oportunidade de participar, pela Faculdade, em numerosas actividades extracurriculares que contribuíram para a minha formação.

Neste último ano tive a oportunidade de participar no curso de Suporte Básico de Vida para Profissionais de Saúde (RCP e DEA) da Alento e como actividades organizadas durante estágios que fui tendo e por interesse próprio em algumas áreas, assisti: ao Simpósio “O doente com AVC” realizado no HVFX; ao Congresso da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia, no

Porto; ao Simpósio “Hipertensão arterial e insuficiência cardíaca - estado de arte em 2014” no

Hospital de Santa Maria (HSM) e, por último, ao 2º Workshop de Endoscopia do Serviço de

Gastroenterologia e Hepatologia, também no HSM. Em regime de voluntariado participei no

Rastreio de Hipertensão e Diabetes pela organização GasTagus.

Termino, deixando o meu agradecimento, as todos os profissionais com quem me cruzei e que de algum modo contribuíram para a minha formação. Com especial atenção a todos os meus tutores, pela amabilidade com que me receber, pelo acompanhamento, experiência e conhecimentos comigo partilhados.

Tenho orgulho em ter sido aluna da Faculdade de Ciências M dicas, sinto e dese o estar

(11)

3) ANEXOS

1) Certificado do Curso Suporte Básico de Vida; 2) Participação no Simpósio “O doente com AVC”;

3) Participação no Congresso da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia;

4) Participação no Simpósio “Hipertensão arterial e insuficiência cardíaca - estado de arte em

2014”;

5) Participação no 2º Workshop de Endoscopia do Serviço de Gastroenterologia e

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

O trabalho propõe um experimento de baixo custo para a determinação do coeficiente de atrito cinético entre duas superfícies em movimento relativo, permitindo discutir, com

Numa quinta dimensão também relativa ao tipo de fruição musical, a distribuição dos entrevistados revela que a maioria destas pessoas também se situa no tipo misto, o

A finalidade do estudo foi compreender as condições de trabalho, como são realizados os processos de produção e realizar um mapeamento de risco no setor produtivo, para propor

Baseado nesta perspectiva, este artigo tem por objetivo compreender como ocorreu o processo de (re)territorialização dos moradores do Conjunto Residencial Geraldo Felippe

sendo lícito ao julgador exigir mais do que um concessionário normalmente prudente e zeloso. O juiz deverá bastar-se com a demonstração pela concessionária de

As doenças neurodegenerativas como a doença de Parkinson, Alzheimer, ELA, demência frontotemporal e a doença de Huntington estão associadas a várias condições

O presente relatório visa refletir sobre a pertinência da Educação no seu cômputo geral e a coexistência de duas disciplinas, Educação para a Cidadania e Educação Moral e

(2009) que determinaram os fatores associados à prevalência de sobrepeso e à obesidade em escolares e verificaram que um maior tempo assistindo TV não apresenta relação com