• Nenhum resultado encontrado

Abertura de Empresas para Profissionais Liberais Confira tudo que você precisa saber para atuar legalmente e pagar menos impostos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Abertura de Empresas para Profissionais Liberais Confira tudo que você precisa saber para atuar legalmente e pagar menos impostos"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Guia prático

Abertura de Empresas

para Profissionais Liberais

Confira tudo que você precisa saber para

atuar legalmente e pagar menos impostos

(2)

Introdução

Esse e-book foi elaborado com o objetivo de explanar o processo para realizar a abertura da sua empresa de serviços regulamentados.

Abordaremos desde a elaboração do Contrato Social até o registro no Conselho Regional da sua categoria, iremos comentar os pontos mais relevantes.

Além dos tramites legais para abertura é sempre importante salientar que a empresa constituída precisa de regularização perante o Corpo de Bombeiros e de acordo com a atividade a Vigilância Sanitária, entre outros órgãos. Então não deixei de conferir o material a seguir, e se ainda restar dúvidas contate-nos que podemos lhe ajudar.

Contrato Social

(3)

A elaboração do contrato social será obrigatória para empresas constituídas como EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) ou em empresas constituídas como sociedade, conhecidas como Limitada (LTDA). Nele estão previstas todas as características da empresa, como endereço, atividades desenvolvidas, capital social, e também fica descrito todos os direitos e obrigações de cada sócio perante a sociedade. São informações importantes constar no contrato social:

• Retirada de Pró-labore

• Responsabilidade Técnica

• Distribuição de Lucros entre os sócios

• Responsável pela Administração

• Valor de quotas que cada sócio dispõe

• Atividades desenvolvidas DICA IMPORTANTE:

Para atividades regulamentadas será OBRIGATÓRIO incluir no contrato social uma cláusula identificando o responsável ou os responsáveis técnicos da empresa.

Contrato Social

(4)

A legislação brasileira prevê a possibilidade de realizar o enquadramento em vários tipos societários, os principais são:

• Individual

• EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada)

• Sociedade Simples

• Sociedade Empresária

Abaixo um breve conceito de cada um deles:

Individual:

O empresário individual é aquele que exerce em nome próprio, atividade empresarial. Trata-se de uma empresa que é titulada por uma só pessoa física, que integraliza bens próprios à exploração do negócio. Um empresário em nome individual atua sem separação jurídica entre os seus bens pessoais e os seus negócios, ou seja, não há separação do patrimônio.

EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada):

Criada pela Lei 12.441, de 11/07/2011, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - EIRELI é aquela constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não poderá ser inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País. O titular não responderá com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa.

A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.

Tipo Societário

(5)

Sociedade Simples:

Sociedade simples são sociedades que exploram a atividade de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Na Sociedade Simples, organizada por no mínimo duas pessoas, tem o objeto lícito descrito em seu contrato social, de natureza essencialmente não mercantil, onde para a execução de seu objeto, os sócios recaiam na exceção prevista acima, ou seja, exerçam profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, mesmo que para a execução necessitem de auxiliares ou colaboradores. Um exemplo simples de sociedade simples são as Cooperativas.

Sociedade Empresária:

Sociedades empresárias são as organizações econômicas dotadas de personalidade jurídica e patrimônio próprio, constituídas, ordinariamente, por mais de uma pessoa, que têm como objetivo a produção ou a troca de bens ou serviços com fins lucrativos - art. 981 do Código Civil.

A sociedade empresária adota, atualmente, duas das cinco formas admitidas na legislação em vigor: limitada (Ltda.), cujo ato constitutivo é o contrato social e sua participação societária denomina-se “quota”/”cota”, ou sociedade anônima (S.A), a qual tem como documento básico disciplinador o estatuto e que tem denominada “ação” sua participação na sociedade.

Sendo assim, a distribuição dos lucros e a responsabilidade pelas perdas atenderão à proporcionalidade da participação de cada sócio na sociedade.

A representação legal da sociedade limitada é exercida pelo administrador,

que pode ser atribuída a mais de uma pessoa. Já na sociedade anônima, a

representação legal cabe ao diretor. Em ambas as formas, o administrador

não precisa ser sócio.

(6)

O registro na Receita Federal será obrigatório, e será através dele que a empresa receberá o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Será através desse número que as empresas contratantes poderão consultar a regularidade da sua empresa perante os órgãos federais, estaduais e municipais.

Qual o prazo para registro?

O prazo irá depender do tipo societário escolhido para a constituição da empresa, sendo realizado na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Empresas. O registro pela Junta Comercial é mais rápido por se tratar de um processo que é integrado com a receita federal e o município, porém irá depender de cada cidade.

Registro na Receita Federal

(7)

De acordo com as atividades que serão desenvolvidas pela empresa, a mesma ainda terá que providenciar inscrição estadual, para aquelas que desejarem vender produtos e inscrição municipal para as que auferirem receita através da prestação de serviço. Caso a empresa tenha ambas as atividades deverá providenciar os dois registros.

Inscrição Estadual

Esta inscrição deverá ser solicitada para a Receita Estadual, através do site do SEFAZ de cada estado. É necessário a apresentação de alguns documentos se a empresa já havia sido instituída a mais tempo. Caso a empresa esteja no processo de constituição, a solicitação é realizada através do processo de constituição entre JUNTA COMERCIAL e SEFAZ.

Inscrição Municipal

Este será um dos últimos passos no processo de abertura da empresa, e será realizado após o registro do contrato social (Cartório ou Junta Comercial), na Receita Federal.

O prazo para a liberação da Inscrição Municipal irá depender da cidade onde será constituída a empresa. Várias cidades atualmente possuem sistemas eletrônicos de registro, assim o mesmo ocorrerá em poucos dias.

Para os prestadores de serviço, somente após a realização da inscrição municipal, é possível emitir notas. Então tome cuidado com este passo, é importantíssimo para a saúde financeira da empresa.

Tipo de Atividades

(8)

Uma das últimas regularizações é o registro da empresa, junto aos órgãos competentes referentes a atividade, ou prestação de serviço que a empresa irá atual.

Atividades relacionadas a medicina, por exemplo, necessitam de liberações específicas para tal uso. Assim como atividades relacionadas com a alimentação, já auferem outros tipos de registros e responsabilidades. O melhor caminho a seguir, é contar com a ajuda de um profissional ou escritório especializado em aberturas e acompanhamento destes segmentos.

Só assim a abertura da sua empresa terá um grande sucesso e poderá rapidamente atuar sem grandes preocupações.

Importante lembrar que ALVARÁS, de localização, ou funcionamento também são certificados indispensáveis para a regularização da empresa.

Esta informação o empreendedor, deves verificar com a prefeitura onde seu estabelecimento está localizado.

Registro Conselho Profissional

(9)

Assusto de extrema importância para o empreendedor, mas muitas vezes esquecido pela maioria. O planejamento tributário pode ser a chave do sucesso da sua empresa. Através dele é possível reduzir a carga tributária da sua empresa, gerando um lucro maior.

É fundamental que antes de realizar a opção seja feito um estudo levando em consideração estes três fatores:

1. Faturamento Mensal (Bruto)

2. Folha de Pagamento (Salários/Pró-labore e custos em geral) 3. Município da Empresa

Quais são as melhores opções?

Para profissionais liberais as melhores opções serão o Simples Nacional ou o Lucro Presumido.

Simples Nacional: Optando por esse regime tributário a empresa irá pagar uma alíquota independente do local onde esteja localizada a empresa. Esta alíquota vai variar de acordo com a atividade, enquadramento e faturamento anual.

Lucro Presumido: Neste caso o município onde a empresa está localizada será um fator determinante devido a alíquota de imposto sobre os serviços (ISS) que variam de 2% a 5% sobre o faturamento.

Planejamento Tributário

(10)

Empreender no nosso país, não é algo fácil, mas com um bom planejamento, e boa assessoria é possível obter sucesso. Por isso não hesite em procurar profissionais que possam lhe fornecer suporte, assessoria e conhecimento.

Nós da Calcolare Contabilidade somos especialistas em contabilizar para prestadores de serviços, com mais de 30 anos de experiência unimos tecnologia, expertise e conhecimento para ajudar você a empreender da melhor maneira possível.

Conte conosco e veja que podemos fazer diferente com a sua empresa.

Calcolare Contabilidade 51 3199.2316 / 51 997248810 contato@calcolarecontabilidade.com.br

www.calcolarecontabilidade.com.br

Considerações Finais

Referências

Documentos relacionados

Conforme a Tabela 7, observou-se que, com exceção dos temas Líder/Liderança e Liderança Carismática, para os quais o resultado do coeficiente de variação

Arquivos de dados são configurações pessoais, como contatos, favoritos, rótulos personalizados para o seu telefone e quaisquer módulos de botão aplicáveis, histórico de chamadas,

Comportamento Organizacional Bacharelado em Administração ou Psicologia ou Tecnólogo em Recursos Humanos, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área

Como continua valido que uma vez que o Indivíduo esteja protegido, estará, também, salvaguardado o seu ambiente, demais seres vivos e suas Inter-rei ações, toma-se necessário que

Deverá ser realizado um controle dos dispositivos médicos após cada ciclo de reprocessamento (CONTROLE E TESTES DE DESEMPENHO FUNCIONAL), a fim de verificar se o limite de vida

Adotar apenas o preço da concorrência como referência, no entanto, pode ser um erro fatal, pois os custos dos concorrentes certamente serão diferentes dos de sua empresa. Na verdade,

Além da pesquisa documental, consideramos destacar a importância da pesquisa bibliográfica, por meio da obra Contos Escolhidos (KAFKA, 2000), na qual realizamos

vo que vive la experiencia. este característica de la ciencia ,·no si¡~nifica que debe mantenerse siempre ajena a una experiencia como la psicoterapia.