• Nenhum resultado encontrado

PARASHÁ 12 VAYECHI (E viveu)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARASHÁ 12 VAYECHI (E viveu)"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

PARASHÁ 12 – VAYECHI (E viveu)

(Gn 47.28 – 50:26)

Ouvir => Bereshit (Gênesis) 47 em hebraico Ouvir => Bereshit (Gênesis) 48 em hebraico Ouvir => Bereshit (Gênesis) 49 em hebraico Ouvir => Bereshit (Gênesis) 50 em hebraico

LER => Texto de Bereshit - Parashá Vayechi transliterada

LER => Texto de Bereshit - Parashá Vayechi em Hebraico

(2)

RESUMO DA PARASHÁ 12 - VAYECHI ( E viveu)

A Parashat Vayechi, a Porção final do primeiro livro da Torá, descreve as últimas ações de Yaacov antes de sua morte no Egito. Ele faz Yossef jurar que o enterrará na Terra de Israel.

Yaacov então dá aos dois filhos de Yossef, Menashe e Efráyim, uma bênção especial que lhes confere o elevado status de serem duas tribos separadas dentre os filhos de Israel.

Apesar do protesto de Yossef, Yaacov insiste em conceder a Efráyim, o mais jovem, o direito de primazia de ficar à direita durante a bênção, declarando que Efráyim seria mais notável.

Yaacov então dá a cada um de seus outros filhos uma bênção individual, apropriada a seus particulares traços de caráter e missões.

Yaacov morre aos 147 anos, e é levado pelos filhos,

acompanhado por um grande séquito da realeza egípcia, à Terra

de Israel, onde é enterrado em Maarat HaMachpelá, onde já se

encontram sua esposa Lea, seus pais Yitschac e Rivca, e os avós

Avraham e Sara.

(3)

Ao retornarem ao Egito, os irmãos de Yossef temem que ele finalmente buscará vingança, agora que o pai está morto.

Yossef lhes assegura que não nutre sentimentos de vingança, declarando que o fato de ter sido vendido como escravo foi parte do plano Divino.

A porção conclui com a morte de Yossef, e o povo judeu promete carregar seus ossos com eles para Israel, quando serão finalmente redimidos.

Chabad.org

MISTÉRIOS REVELADOS DA PARASHÁ 12 – VAYECHI

Este nome da parashá “e viveu” vem do início do texto, porém a porção trata de detalhes que antecederam à morte de Yaacov.

Se compulsarmos o Talmud Masseret 5-A, vemos

escrito que “da mesma maneira que os seus descendentes estão

vivos, ele também está vivo” . A explicação de tal fato é que uma

pessoa continua viva por meio de seus descendentes. A outra

(4)

explicação é porque ele herdou a vida eterna. Somente os justos herdam a vida eterna.

Nós vivemos em uma sociedade que as pessoas vivem de forma dissoluta, onde a visão sobre a matéria predomina, e entendem que “morreu acabou”. Porém, não é o que a Bíblia nos garante.

É triste que muitas pessoas vivem de uma forma totalmente anárquica e vivem em rebelião contra a Torá, portanto, contra o Eterno. Para essas pessoas que vivem divorciadas das coisas do Mashiach será muito triste, caso não se arrependam, caso não façam teshuvá. Um dia teremos que prestar contas perante o Tribunal do Eterno.

No tratado de Tanit 5A é expresso que Yaacov morreu, mas ele continua vivo, pois ele foi um tsadik, um servo do Eterno.

O Midrash por sua vez, diz que os justos, depois da morte continuam vivo. É interessante, pois diz que o ímpio, ao contrário, ainda que esteja vivo é considerado morto.

Ora, quantas pessoas conhecemos, perversas,

malvadas, que vivem como se estivessem mortas. Essas pessoas

vivem uma vida de sofrimento, de angústia e de dor. Mesmo que

(5)

estejam bem fisicamente, no entanto espiritualmente não são sadias. (Pessoas invejosas, materialistas, más, perversas em seus corações, acabam aniquilando o dom da vida).

O livro de Bereshit, (Genesis) é chamado de “o Livro dos Justos”, pelos nossos sábios, pois este livro narra a vida dos 6 justos:

- Adãm – (Adão) O Eterno foi feito um homem perfeito, no entanto ele acabou pecando, porém, há relatos da literatura da tradição, que diz que ele teria feito teshuvá.

- Noach – (Noé) A Torá diz que ele foi justo.

- Avraham – (Abraão) É descrito como Amado de Elohim.

- Itschaki – (Isaque) a torá diz que ele foi uma perfeita oferenda, um sacrifício perfeito.

- Yaacov (Jacó) é chamado de indivíduo íntegro.

- Yosef (José) é chamado de Justo.

Todos esses seis, são chamados de justos pela

tradição hebraica. Chegam a serem chamados até de perfeitos,

no entanto, a Tahach diz que “todos pecaram”. Então podemos

dizer que todos esses homens foram protótipos do Mashiach, que

(6)

guarda relação com cada uma das características desses homens, senão vejamos:

- Adãm – A Torá diz que ele foi feito à imagem e escultura. Paulo diz que ele é o homem celestial. Por meio de um homem o pecado entrou no mundo, porém por meio de Yeshua, chamado de Adam Kadumom , emanação do Eterno, homem celestial.

- Noach – Yeshua também foi chamado de hatsadik, justo.

- Avraham - foi chamado de “o amado de Elohim”. Yeshua por sua vez, também foi assim chamado em Mt ...”eis o meu filho amado, em quem me comprazo”.

- Itschaki – considerado perfeita oferta. No entanto, a verdadeira oferta é Yeshua, perfeita kapará, expiação dos nossos pecados.

- Yaacov – a integridade também esteve com Yeshua, no

cumprimento das mitzvá do Eterno.

(7)

- Yosef – chamado de Justo. Yeshua como dito, também é justo.

Na parashá anterior expusemos aproximadamente 30 características em comum entre ambos.

Lemos nesta parashá que Yaccov prestes a morrer, faz Yosef jurar que seria enterrado na terra de Ysrael. Yacoov dá uma benção especial aos netos de “status” elevado de duas tribos de Ysrael. No entanto, quando ele vai fazer a brachá (benção) , Yacoov coloca os filhos na posição das bênçãos, primeiramente a Manassés e depois a Efraim, na ordem da primogenitura. No entanto Yacoov, cruza seus braços e dá a primeira benção ao filho mais novo que é Efraim, e depois a Menashé .

Jacó morre com 147 anos e é levado a Israel, onde é enterrado seus pais, esposa e avós, em Machpeláh.

Por fim, a parashá narra que os irmãos, ficam com medo, após a morte do pai, que ele venha a exercer uma certa vingança. No entanto, ele lhes assegura que nenhuma vingança ocorrerá, pois relembra que todo o ocorrido foi parte dos planos do Eterno.

Por fim, a parashá narra a morte de Yosef. O povo

lhe promete que seus ossos seriam levados para Israel, quando

do retorno para lá.

(8)

No capítulo 49, fala sobre as bênçãos proféticas a cada um de seus filhos. Sabemos que são proféticas, ou seja, se referem ao fim dos tempos, pois no verso 1, diz o que acontecerá a vocês no arrarit hayamim (fim dos tempos).

Yacoov vai falando sobre cada filho.

A “Torá temimá”, principal referência do Talmud, explica que a shechiná (emanação do Eterno em uma nuvem de glória) repousou sobre Yacoov para prever essas coisas que ocorreriam no futuro, e que tais coisas se relacionam com a volta do Mashiach.

O Eterno não revelou Yosef quando viria, mas disse que ela ocorreria.

Vamos concentrar na benção que Yacoov deixou

sobre Yehudá (Judá) – Gênesis 49 8-12, pois se referem ao

Mashiach.

"Yehudá, seus irmãos o louvarão, sua mão estará sobre o pescoço dos seus inimigos; os filhos de seu pai se curvarão diante de você. Yehudá é um leão novo. Você vem subindo, filho meu, depois de matar a presa. Como um leão, ele se assenta; e deita-se como uma leoa; quem tem coragem de acordá-lo? O cetro não se apartará de Yehudá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha Shiló ,aquele a quem se congregarão os povos, e a ele as nações obedecerão. Ele amarrará seu jumento a uma videira e o seu jumentinho, ao ramo mais seleto; lavará no vinho as suas roupas, no sangue das uvas, as suas vestimentas. Seus olhos serão mais vermelhos como o vinho; seus dentes, mais brancos que o leite.Gênesis 49:8-12

(9)

Oque, ou quem é Shiló? O que está por traz dessa profecia? (49:10).

O Targum Onkelus (Tradução do texto hebraico para o aramaico) explica, “até que venha o mashiach”, onde as nações o obedecerão.

Quando lemos o passuk (verso) 49:10 vemos em hebraico que o cetro não abandonará Yehudá, e temos que aplicar a técnica de interpretação chamada de Notarikon, onde pegamos as primeiras letras de uma determinada palavra, ou sequência delas, para verificar qual palavra é formada. Seria o mesmo que visse uma frase em português, pega-se a primeira letra de cada palavra e vê o que forma. Isso é Notarikon.

Se portanto, aplicarmos o método Notarikon, nas letras em hebraico, formaremos Yeshu, de 4 em 4. No aramaico a letra final não é pronunciada, então Yeshua no aramaico ou siríaco, é chamado de Yeshu.

Portanto, em genesis 49:10 tanto no talgum onkelus, como no Yerushalmi claramente o nome Yeshu, ou Yeshua é observado. O nome do nosso salvador aparece neste texto em hebraico, conforme interpretação do Notarikon.

Filhote de leão, é o símbolo de Judá.

(10)

Outro detalhe curioso a cláusula “yavô shiló”. Existe na guematria, cada letra do alfabeto hebraico corresponde a um número, começando pela letra “alef” e terminando com “Tav”.

A guematria pega o valor de cada letra e faz um somatório. Quando encontrar uma outra palavra com o mesmo número, elas representam a mesma essência, ou uma relação de interdependência entre elas.

Yavô Shiló = 358 Mashiach = 358

Então, que venha shiló, significa que venha o mashiach.

Shiló = 345

El Shadai = 345 (o todo poderoso)

Ou seja, o Mashiach é o próprio El Shadai, uma manifestação do Eterno. Além dos textos do ketuvin Netsarim, (novo testamento) aplicando as técnicas do Notarikon, chegaremos a mesma conclusão.

O texto de Gn 48:16 – diz que multiplicarão como

peixes como uma multidão perante a terra. Yeshua, em Mt 4:19,

também faz uma analogia com os peixes. Que peixes são esses?

(11)

Será o resgate do povo de Israel que estão dispersos pelo mundo. Isso confirma o texto da profecia de Jeremias 16:14- 16

“14"Contudo, vêm dias", declara o Senhor, "quando já não mais se dirá: 'Juro pelo nome do Senhor, que trouxe os israelitas do Egito'. 15Antes dirão: 'Juro pelo nome do Senhor, que trouxe os israelitas do norte e de todos os países para onde ele os havia expulsa-do'. Eu os conduzirei de volta para a sua terra, terra que dei aos seus antepassados. 16"Mas agora mandarei chamar muitos pescadores", declara o Senhor,

"e eles os pescarão. Depois disso mandarei chamar muitos caçadores, e eles os caçarão em cada monte e colina e nas fendas das rochas.

Ele disse que também resgataria os membros da casa de Efraim, aparentemente perdidos. Ora 722 anos antes da vinda de Yeshua, havia uma divisão entre o povo de Israel, o Reino do Norte, ou casa de Israel ou Efraim, composto 10 Tribos; e o Reino do sul composto por duas tribos Judá e Benjamim.

O Reino dos Efraemitas, foi invadido pelos Assírios, levados ao cativeiro e nunca mais retornaram para a terra de Israel. Um ou outro indivíduo retornou, mas não coletivamente, e eles estão espalhados pelos 4 cantos do planeta terra. Foram assimilados pelas nações e perderam a consciência de que são israelitas.

Nos dias de hoje, já se passaram 2700 anos, logo,

um brasileiro, pode ser israelita e pode ser um descendente físico,

biológico dessa tribo. Por exemplo, no RJ , na pedra da gávea, há

(12)

inscrição em hebraico feita pelos índios. Como eles sabiam hebraico antes do ano de 1500? Então, alguns índios brasileiros podem ser descendentes dos hebreus. O mesmo aconteceu na América do Norte, algumas tribos são descendentes dos Efraemitas.

Então, hoje, grande parte da população mundial é composta desta parte, dos Efraemitas, são descendentes de Yacoov e não tem essa consciência.

Isso é importante, porque os profetas disseram que o Mashiach resgataria não somente a casa de Yehudá, mas também os gentios, que são descendentes dessas 10 tribos que foram dispersas a 2700 anos atrás.

Quando Yeshua veio há 2000 anos atrás, havia uma expectativa que ele resgataria as ovelhas perdidas. Neste sentido em Mt 15:24, ele disse que veio somente para as ovelhas perdidas da casa de Israel (Efraemitas). Yeshua tem essa missão, resgatar a casa de Efraim a casa como Yehudá, a nação escolhida.

Nesse sentido o Targum de Yeshaiahu 9:2,3 e 6, diz

que uma criança nasceu para nós e ele tomou a Torá para

proclamar, maravilhoso, o mashiach , que trará uma grande paz

em seus dias.

(13)

O Pai da igreja, Jerônimo, recebeu um material dos nazarenos (netzarin) cita o pensamento nazareno dizendo que Paulo saiu para proclamar as boas novas do messias para brilhar as mais distantes tribos do além mar. Que tribos são essas que Paulo pregou? Os Efraemitas perdidos.

Mas e o gentio que não for descendente de Israel? A própria Rute, moabita, Raab, prostituta, constam da genealogia de David, quando elas desejavam servir ao Eterno, deixavam de ser gentio e passavam a ser Israelitas. Não há exclusão do resgate de nenhum gentil que assim desejar.

O ciúme de Efraim não mais ocorrerá e inveja de Yehudá também acabará. Em Jeremias 3:16-18 e em Jeremias 50:4-5, diz que naqueles tempos o povo de Israel e Yehudá virão e chorarão a procura do Eterno, uma aliança que nunca mais será esquecida.

Em Jeremias 10:16, e 31:09 diz que o Eterno é pai, e Efraim é o primogênito.

Outrossim, a profecia de Ezequiel 37, no vale dos

ossos secos, diz que o Eterno pegará a vara das casas e unificará

as duas em uma só no reinado do Mashiach.

(14)

Ainda nessa parashá, 48:17-19, há algo muito interessante com relação à casa de Menashé. Diz que seu irmão será maior e será a plenitude dos gentios (melo Hagoim). É usado por Paulo em Romanos 11:25-26, onde Shaul fala da cegueira que sobreio a Israel, até que venha a plenitude dos gentios (melo hagoim).

Em Romanos 11, vemos que os judeus rejeitaram Yeshua, as suas boas novas foram pregadas para os goim. E Paulo fala que todo Israel será salvo quando houver a plenitude dos gentios, dos Efraemitas que estão dispersos.

Tem que haver uma restauração, um resgate. Isso há de acontecer, para então que (Rm 9:26) todo Israel será salvo.

Haverá o resgate dos Efraemitas.

Os estudiosos dizem que muitos evangélicos, protestantes no mundo inteiro são Efraemitas. Já que a assimilação ocorreu há aproximadamente 2700 anos. Eles não sabem que houve uma assimilação, e que eles são descendentes físicos e biológicos da casa de Efraim.

Então, esse evangélico, quando começa a ouvir falar

de Israel, ele desperta, e sente um amor por Israel, passa a sentir

uma atração ao hebraico e um despertamento para o mashiach.

(15)

Estão voltando para o judaísmo (não o ortodoxo), deixado por Yeshua.

Alguns, por meio de uma revelação do Eterno, passam a ter essa restauração e despertamento.

Claro, que o despertar de Efraim não exclui a salvação dos100% gentios, porém se ele aceitar o testemunho de Yeshua, é incorporado, enxertado à oliveira, e passa a viver como um verdadeiro israelita, sem acepção de pessoas (Romanos 11).

Conclusão, Yeshua veio para todos os homens, sem exceção, deseja salvar a todos que aceitam a segui-lo. Yeshua tem que cumprir as profecias do Tanach (Bíblia), e para isso haverá o resgate das 10 tribos perdidas.

Por essa razão, cada vez mais os evangélicos estão resgatando sua condição de judeu messiânico no reino de Yeshua.

Tefiláh: Eterno, oramos pela restauração e

reunificação das suas casas. Oramos para que todos enxerguem

que Yeshua é o mashiach. E por sua vez, que todos os Efraemitas

voltem para a Torá, que retirem tudo que há de errado em seus

corações e conceitos, para que o despertar bíblico e profético

ocorra. Cremos e oramos pela salvação do nosso povo e todo

(16)

aquele que possui sua fé em Yeshua. Salva Eterno, aquele gentio 100%, que também estão dentro de seus propósitos santos. E que todos unidos por isso, possam dizer: Amén.

Shabat shalom.

Aharon Ben Há´Levi,

01 de janeiro de 2021 – 17 Tevet 5781.

Referências

Documentos relacionados

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

Relação entre as variáveis ambientais (altura, cota do rio, temperatura do ar média, temperatura do ar máxima, temperatura do ar mínima, umidade relativa do ar e precipitação e

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Mas existe grande incerteza sobre quem detém esses direitos em certas áreas do Brasil rural.. Esta é a posição do Brasil em relação à segurança de direitos de propriedade de

This infographic is part of a project that analyzes property rights in rural areas of Brazil and maps out public policy pathways in order to guarantee them for the benefit of

O confrade mineiro, que foi casado com Meimei e amigo bem próximo de Chico Xavier, fala sobre seu convívio com o saudoso.. médium e diz que Chico e

Neste artigo discutimos alguns aspectos característicos da sociedade a que Bauman denominou de “líquida”, a partir de As cidades invisíveis, de Italo Calvino –uma obra 6 por

diferentes tempos correspondem em cada caso as diferencias de espessura e área de contato das gotículas..