• Nenhum resultado encontrado

NOVA Medical SchoolFaculdade de Ciências Médicas MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "NOVA Medical SchoolFaculdade de Ciências Médicas MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

NOVA Medical School/Faculdade de Ciências Médicas

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

Filipe André de Sousa Gomes

Turma 5, Nº 2007146

(2)

Filipe André de Sousa Gomes 2

Índice

1. Introdução 3

2. Corpo de trabalho 3

2.1. Pediatria 4

2.2. Ginecologia e Obstetrícia 4

2.3. Saúde Mental 5

2.4. Medicina Geral e Familiar 5

2.5. Medicina Interna 6

2.6. Cirurgia Geral 7

2.7. Estágio Opcional - Trauma 8

2.8. Preparação para a Prática Clínica 8

3. Reflexão Crítica 9

(3)

Filipe André de Sousa Gomes 3

1. Introdução

O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado Integrado em Medicina, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, tem por objectivo apresentar as diversas actividades por mim desenvolvidas durante o 6º ano profissionalizante.

Deste modo, este relatório encontra-se dividido em três partes: introdução, onde são estabelecidos os objectivos do relatório; corpo de trabalho, onde é feita uma síntese relativamente ao trabalho clínico realizado no âmbito dos diferentes estágios parcelares por ordem cronológica dos mesmos ao longo do ano lectivo; e, finalmente, a reflexão crítica, onde é feita uma apreciação global do estágio profissionalizante e onde são relatados os objectivos do estágio bem como o seu cumprimento.

Em Anexo, encontra-se um trabalho que não foi alvo de avaliação e/ou classificação.

2. Corpo de Trabalho

(4)

Filipe André de Sousa Gomes 4

2.1. Estágio de Pediatria -

15/09/2014 a 10/10/2014

O estágio parcelar de Pediatria decorreu no Hospital Dona Estefânia sob a orientação da Dra. Rita Machado. A permanência na enfermaria do Serviço de Pediatria, nas consultas externas (Imunoalergologia e Consulta do Viajante) e no Serviço de Urgência fizeram parte das actividades desenvolvidas ao longo das quatro semanas. Procurei ter um papel activo, destacando a autonomia obtida aquando da realização do primeiro exame objectivo aos recém-nascidos.

Tive também a oportunidade de apresentar um trabalho intitulado “Bexsero - Vacina anti-meningococcus serotipo B” com mais 2 colegas e uma história clínica com o diagnóstico de bronquiolite aguda.

O estágio terminou com a discussão do relatório parcelar com a Dra. Rita Machado.

2.2. Estágio de Ginecologia e Obstetrícia -

13/10/2014 a 07/11/2014

Este estágio teve lugar no Hospital São Francisco Xavier sob a orientação da Dra. Lurdes Gonçalves e teve como objectivo fulcral o reconhecimento das patologias ginecológicas mais frequentes e das técnicas diagnósticas para as avaliar e tratar. Não menos importante, reconhecer a importância de uma gravidez vigiada e adequar essa vigilância a cada trimestre da gravidez.

Estive presente em diversas áreas relevantes desta especialidade, tais como a enfermaria de Ginecologia, a enfermaria de Obstetrícia e as consultas externas, nomeadamente de Medicina Materno-Fetal e de Patologia do Colo. Frequentei ainda o serviço de urgência, onde me foi possível integrar conhecimentos semiológicos, com a importância de conciliar uma correcta história clínica e exame físico com a celeridade inerente a este serviço.

(5)

Filipe André de Sousa Gomes 5

mais 1 colega.

O estágio findou com a discussão do relatório parcelar com a Dra. Lurdes Gonçalves.

2.3. Estágio de Saúde Mental -

10/11/2014 a 05/12/2014

O estágio teve lugar no Serviço de Psiquiatria do Hospital Egas Moniz, nas instalações do internamento, sob tutoria do Prof. Dr. Bernardo Corrêa. Os objectivos propostos para este estágio parcelar incidiam maioritariamente no desenvolvimento de conhecimentos, diagnóstico e intervenção clinica e na sensibilização dos alunos para com o sujeito com doença mental e para com a organização dos cuidados de saúde mental em Portugal.

O estágio começou com uma componente teórico-prática, leccionada pelo Prof. Miguel Xavier na Faculdade de Ciências Médicas onde foram abordadas diferentes situações de urgência que geralmente exigem uma gestão da situação particularmente delicada. Relativamente à actividade clínica, decorreu no internamento do Hospital Egas Moniz e resumiu-se à observação de entrevistas clínicas a doentes e respectivos familares.

Durante o estágio realizei com um colega a revisão de dois artigos cujos títulos eram “Catatonia in

adults: Epidemiology, clinical features, assessment, and diagnosis” e “Catatonia in adults: Treatment and prognosis”, uma história clínica cujo diagnóstico era Síndrome Catatónico e um trabalho de pesquisa a pedido do Prof. Miguel Xavier sobre a temática da Saúde Mental em Portugal.

O estágio findou com a discussão do relatório parcelar com o Prof. Miguel Xavier.

2.4. Estágio de Medicina Geral e Familiar (MGF) -

09/12/2014 a 16/01/2015

(6)

Filipe André de Sousa Gomes 6

de Oeiras, em Oeiras, sob orientação da Dra. Margarida Lobão. Durante estas quatro semanas pude participar nas diferentes valências que constituem a MGF: Saúde Infantil, Saúde Materna, Saúde de Adultos e Planeamento Familiar. Tive a oportunidade de realizar colheita da anamnese, exame objectivo, pedido de exames complementares de diagnóstico e interpretação dos mesmos. Contactei com diferentes patologias, bem como com vários problemas de saúde.

No último dia do estágio, 16 de Janeiro de 2015, apresentei na Faculdade de Ciências Médicas o DEO (Diário do Exercício Orientado) e fui submetido a uma prova oral.

2.5. Estágio de Medicina Interna -

26/01/2015 a 20/03/2015

O estágio de Medicina Interna decorreu no Serviço de Medicina 2.3 do Hospital Santo António dos Capuchos sob orientação do Dr. Vítor Brotas. Foi objectivo do estágio do sexto ano fortalecer as valências na abordagem ao doente, avaliação clínica, diagnóstico e terapêutica médica, adquiridas previamente no quarto e quinto ano, realizados respectivamente no Hospital Egas Moniz e no Hospital Curry Cabral. Foi ainda objectivo o desenvolvimento da autonomia e da prática de um raciocínio clínico face às condutas de actuação.

Ao longo das oito semanas de duração do estágio parcelar pude acompanhar o meu tutor em diferentes vertentes funcionais: internamento, consultas externas e serviço de urgência. Executei diversos gestos diagnósticos e terapêuticos. Realço as reuniões de serviço e as sessões formativas semanais, com a exposição de temáticas importantes para a prática do ensino médico no serviço.

(7)

Filipe André de Sousa Gomes 7

Durante o curso do estágio, como parte integrante da minha avaliação, realizei duas apresentações individuais intituladas de "Anticoagulação Oral", discutida com a Dra. Sofia Pinheiro, e

"Equílibrio eletrolítico e ácido-básico", discutido com o Dr. Augusto Ribeirinho. Tive a oportunidade de

expor estas temáticas não só aos médicos já referidos, como também aos meus colegas de 5º e 6º ano e alguns internos de especialidade presentes.

O estágio terminou com a discussão do relatório parcelar com o Dr. Vítor Brotas.

2.6. Estágio de Cirurgia Geral -

23/03/2015 a 22/05/2015

Este estágio decorreu no Serviço de Cirurgia Geral do Hospital da Luz, sob a tutoria da Dr. Paulo Roquete. Teve como principais objectivos o reconhecimento das principais patologias cirúrgicas e a adequação dos métodos diagnósticos e terapêuticos para as situações mais prevalentes em cirurgia.

O tempo de estágio contemplava 4 semanas no serviço de Cirurgia Geral, 2 semanas no serviço de Gastrenterologia, e 1 semana no serviço de Urgência.

Pude participar nas diferentes valências dos vários serviços, nomeadamente enfermaria, consulta, bloco operatório, serviço de urgência e reuniões de serviço. Relativamente ao estágio de Cirurgia Geral, acompanhei o Dr. Paulo Roquete com quem participei nas várias actividades. O estágio englobou ainda uma componente teórico-prática, que desempenhou um papel relevante na sistematização e consolidação de conhecimentos, especialmente no que diz respeito às técnicas de sutura, que tive a oportunidade de praticar durante a passagem pelo serviço de urgência.

Finalmente, realizei um trabalho de grupo sobre um caso clínico de um tumor do cólon intitulado

de “Particularidades na abordagem de tumor do cólon num doente jovem”, que apresentei no mini

(8)

Filipe André de Sousa Gomes 8

2.7. Estágio Clínico Opcional (Trauma) - 25/05/2015 a 05/06/2015

O Trauma é uma das áreas transversais do conhecimento médico em que todos os clínicos que fazem urgência externa devem estar envolvidos. Esta unidade curricular teve como objetivo a sensibilização para o problema, tentando dar uma visão deste essencialmente prática.

Este estágio foi divido numa componente teórica ( quatro dias), leccionada na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, e numa componente prática ( quatro dias) no Hospital de São José. A componente prática foi dividida em: Serviço de Urgência, Unidade de Cuidados Intensivos, Bloco de Neurocirurgia e Unidade de Trauma Vertebro-Medular.

Entre os dias 29 e 31 de Maio foi facultada aos alunos a assistência integral a um curso ATLS (Advanced Trauma Life Support).

No final da unidade curricular fui sujeito a uma avaliação escrita.

Preparação para a Prática Clínica

Esta unidade curricular semestral tinha como objectivo integrar os vários conhecimentos ministrados durante o curso. As aulas teórico-práticas decorreram quinzenalmente, com temas centrados em sinais e sintomas, abordados por diversas especialidades.

(9)

Filipe André de Sousa Gomes 9

3. Reflexão Crítica Final

O 6ºano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas pretende corresponder a um estágio profissionalizante, apresentando como objectivo global a preparação dos jovens estudantes de medicina para o exercício prático da profissão, após os 5 anos anteriores, que se destinaram à aquisição de conhecimentos teóricos. Deste modo, os objectivos gerais a que me propus, baseavam-se na capacidade da interacção de conhecimentos teóricos com os práticos; aquisição de novos conhecimentos perante as diferentes realidades hospitalares; integração numa equipa médica, obtendo participação activa, estruturada e orientada da sua prática diária; e a capacidade de desenvolvimento de uma boa relação médico-doente, tão importante no exercício da Medicina.

Ao longo do ano, fui constatando uma progressiva melhoria destas aptidões, obtendo uma maior segurança nas relações inter-profissionais, quer a nível de equipas médicas, das restantes equipas prestadoras de cuidados de saúde, e mesmo com os colegas. Constatei um desenvolvimento gradual da minha independência, segurança e capacidade de comunicação na abordagem ao doente, criando um ambiente de empatia, confiança mútua e desenvolvimento de uma boa relação médico-doente.

O estágio de Medicina Interna contribuiu consideravelmente para a forma positiva com que avalio este ano no que diz respeito ao cumprimento dos meus objectivos. Verifica-se uma diferença em termos de autonomia relativamente a anos anteriores, tendo observado inúmeros doentes internados, atendendo às suas necessidades e dificuldades. Este estágio permitiu-me ainda treinar técnicas de comunicação com o doente e com a sua família, algo que pouco tinha praticado em estágios anteriores.

(10)

Filipe André de Sousa Gomes 10

simples mas indispensáveis à formação adequada em Medicina.

O estágio de Pediatria possibilitou-me sistematizar a abordagem à criança e às suas patologias mais comuns. Destaco a importância que tem neste contexto a comunicação com os familiares que, na maior parte das vezes, são a única fonte de informação relativamente às queixas da criança.

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia permitiu uma abordagem completa da saúde materna e da saúde da mulher.

O estágio de Saúde Mental estava muito bem organizado e sentiu-se a preocupação por parte dos docentes em transmitir os conceitos de Saúde Mental que qualquer médico não Psiquiatra deve saber. Pude neste estágio aperceber-me da elevada prevalência da patologia mental na população geral e pude ainda desmistificar a ideia da comunicação com o doente psiquiátrico.

No que diz respeito ao estágio de MGF, avalio-o de uma forma positiva. Pude desenvolver o meu raciocínio clínico bem como melhorar a forma de dirigir a consulta. Foi uma experiência gratificante, quer em termos profissionais como pessoais.

Em suma, os meus objectivos foram cumpridos, não só em termos práticos – procedimento realizados, contacto com diversas patologias e desenvolvimento do raciocínio - mas também em termos da dinâmica da actividade médica, tendo adquirido uma maior capacidade de posição crítica e de estabelecimento de relações humanas. Termino assim com uma avaliação globalmente positiva.

Por fim, deixo um agradecimento muito especial a todos os tutores por terem partilhado o seu conhecimento, e a todos aqueles que contribuíram para a minha formação como médico.

(11)

Filipe André de Sousa Gomes 11

Referências

Documentos relacionados

A finalidade do estudo foi compreender as condições de trabalho, como são realizados os processos de produção e realizar um mapeamento de risco no setor produtivo, para propor

A pesquisa sobre a viabilidade do Curso Técnico em Agrimensura iniciou-se a partir do levantamento de dados a respeito da localização e quantidade de técnicos, engenheiros e

sendo lícito ao julgador exigir mais do que um concessionário normalmente prudente e zeloso. O juiz deverá bastar-se com a demonstração pela concessionária de

Este sería el caso de la propia Roma en la Edad Media, ciudad que es bien conocida desde el punto de vista urbano e histórico, pero no tanto de sus fundamentos políticos y

(2009) que determinaram os fatores associados à prevalência de sobrepeso e à obesidade em escolares e verificaram que um maior tempo assistindo TV não apresenta relação com

Investigadora integrada do IHC-FCSH-UNL – Polo da Universidade de Évora, onde tem trabalhado no Grupo de Investigação CEHFCi a fotografia como prática científica e cultural

Incentivou-se, também, a comunicação e partilha de ideias, dando-se instruções claras e havendo, sempre, a certificação de que o aluno tinha compreendido as

Este era um trabalho realizado sobretudo tendo em conta os objectivos a alcançar, pelo que não tínhamos horários rígidos a cumprir – aliás, confesso que