• Nenhum resultado encontrado

ALVES/GONÇALVES CONTACTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ALVES/GONÇALVES CONTACTOS"

Copied!
37
0
0

Texto

(1)

COLEÇÕES FW21-22

                                                 

(2)

ALVES/GONÇALVES

Uma fuga contra a melancolia, criando uma aura de mistério que foge aos padrões do normal/usual, preferindo silhuetas que se soltam, expandem, criando uma atmosfera cinematográfica.

Casacos sumptuosos construídos em camadas evocando o mistério, a desconstrução. Técnicas variadas aplicadas neste conceito, onde os bordados assumem um carácter luxuoso.

Aplicação de componentes techno sobre tecido, criando jogos de luz com o negro – brilho/mate. O corte a laser criando padrões desconstruindo imagens clássicas.

Artes manuais aplicadas como caminho que herdamos dos processos que fomos construindo de coleção em coleção e que os torna únicos e emocionais - num ambiente cromático onde se joga o negro, verde, rosas, laranja e azuis.

CONTACTOS

Site: http://www.alvesgoncalves.pt/

Facebook: https://www.facebook.com/AtelierAlvesGoncalves/ Morada: Rua do Alecrim 46 S/L, 1200-014 Lisboa

Tel. +351 213 463 125 Email: info@alvesgoncalves.pt

(3)

CONCRETO

Brand New World SS21

O MUNDO MUDOU! A VIDA MUDOU! A CONCRETO MUDOU! A frase que motivou o espírito desta mudança e que é o lema da nossa coleção: “WHAT DOESN´T KILL YOU MAKES YOU STRONGER”.

Os momentos adversos que atravessamos inspiraram uma coleção prática como a vida, livre como todos devemos ser, jovem como a nossa equipa, revolucionária como o mundo se sente, mas forte porque dos fracos não reza a história!

Por tudo isto, ajustamos matérias-primas, cores e design para que possamos estar mais perto daqueles que crescem connosco!

A nossa nova imagem...veio para ficar...WELCOME TO THE NEW WORLD OF CONCRETO.

- Designer da coleção - Carla Machado

CONTACTOS

Morada: TRICOTHIUS, LDA

Rua do Arranjinho n.º 381 fração Q. PAV.17 4750-803 Barcelos – PORTUGAL Tel. +351 253 850 050 / 051 / 056 I

(4)

DAVII

Atemporal, Alfaiataria, Conforto. A emoção está na sutileza dos cortes e nas sobreposições como o origami, precisos, mas descontraídos, principalmente quando vestidos em camadas de seda e organza se encontram sob generosas proporções superdimensionadas de sobretudos, ou capas. O refinamento dos materiais, seu conforto e calor, aparentemente rústicos, mas luxuosos, seria melhor apreciado de perto ou, melhor ainda, tocado com a mão. Um gesto de conforto e também de desejo, dois sentimentos que fazem parte do DNA DAVII.

CONTACTOS

Site: https://daviiofficiel.com/ Morada: Duque 358

Rua Duque da Terceira 358, 4300 096 PORTO T. (351) 913 182 478

(5)

DIOGO MIRANDA

“Os sonhos são o resultado do subconsciente - um mistério, escondido do mundo externo.”

Um estudo sobre as silhuetas com o foco na feminilidade e na elegância, na sua poesia, mas também na sua extravagância.

Uma ode ao classicismo, à beleza intemporal e às peças eternas. Em casacos oversized, camisas de smoking e delicada lingerie, ela distrai os pensamentos, caminhando sobre um tapete repleto de velas e memórias enquanto lê um livro.

As cores quentes e a estética efforthless, elegantes e vulgares. Preto e marfim, discreto, mas sempre impactante. 

CONTACTOS

Atelier: Praça da República n.60 4610-116 Felgueiras

Portugal

Tel.+351 255 925 423 | +351 914 176 779 Email: geral@diogomiranda.net

Site: www.diogomiranda.net

Sales & International Inquiries: eduardamonteiro@diogomiranda.net PR & Communication: patricia@pressclub.com.pt

(6)

HUGO COSTA

Nimsday

Este conceito fala em resiliência, nomeadamente na capacidade de superação dos obstáculos. Designa-se de Nimsday, apelido pertencente a Nirmal Purja Magar, este que terá sido o alpinista a fazer história pela rapidez e com que terá escalado até ao topo do Evarest. Assim, o tema explora o espirito de sacrifício e a conquista, inspirando-se no mindset positivo de Nims.

Nimsdai

Nirmal "Nims" Purja, um alpinista nepales, conhecido por ter escalado as 14 montanhas com mais de 8000 metros de altitude, e pela rapidez com que o fez, é a inspiraçao principal desta coleçao. Inspira-nos pela sua resiliencia e capacidade de superaçao de obstaculos, pelo seu espirito de sacrifio e sentido de conquista. Isto reflete-se na coleçao, pelas formas fortes, materiais resistentes, pormenores agressivos, com um sentido cromatico positivo e vibrante.

CONTACTOS

Morada: Av. Do Brasil 82 – G 700-069 S. João da Madeira Site Studio: www.hugocosta.pt

Email: info@hugocosta.pt

Facebook: https://www.facebook.com/HugoCostaBrand Instagram:https://www.instagram.com/hugo_costa_label/

(7)

LUÍS ONOFRE

Gloire

             

Quando a habilidade é uma expressão de glória, uma coleção pode transformar-se num exército de peças atemporais que nos ajudam a romper com os desafios do nosso tempo. Para o Inverno de 2021, Luis Onofre inspira-se na grandiosidade militar de Napoleão Bonaparte, para desenvolver uma coleção notável, onde o design está ao serviço de uma essencialidade que não se deixa afetar pelo tempo. É tempo de regressar à vida com toda a nossa energia!

FORMAS & CORES

O poder está nas aparências e Luis Onofre salienta as botas como formato vencedor de inverno. Versáteis, tanto podem ser curtas, slim fit ou de cano franzido. Entre o impacto das camurças vermelhas, rosa ou roxas adornadas a ouro e a discrição do efeito croco estampado em verde militar, todos os estilos convergem. A robustez das galochas suaviza-se com o acréscimo dos saltos altos e a alvura do branco. As texanas regressam com os suaviza-seus

(8)

bordados contrastantes. A inovação surge também através de um novo formato de salto curvo adornado com o monograma da marca que sobressai em botins e stilettos.

MATERIAIS

As pantufas podem ser glamourosas quando lhes acrescentamos a nobreza das aplicações metálicas ou a diversão colorida dos pelos. Num momento em que os códigos do calçado de exterior se cruzam com os de interior, Luis Onofre diverte-se a adornar e a trazer para a rua um modelo que todos associam ao conforto de casa. As ferragens de inspiração militar em prateado envelhecido tornam-se o ornamento que melhor representa a força desta coleção, sobretudo quando associadas a peles, pelos e camurças.

CONTACTOS

Site: www.luisonofre.com

Showpress Press & PR Agency: Marta Duarte - martaduarte@showpress.pt I +351 937 328 379

Informações comerciais: Luis Onofre -+351 256 66 12 21 I geral@luisonofre.com

               

(9)

MARQUES ‘ ALMEIDA

AW21 é um grande passo em direção ao cumprimento do compromisso do M’A

Environmental and Social Responsibility Manifesto. É tudo produzido localmente e inclui

Tingimento a partir de Desperdícios, Ganga feita de Algodão Reciclado, Fibras Biodegradáveis, Tecido feito de Resíduos de Plástico do Oceano Reciclados e absolutamente Nenhumas fibras à base de petróleo.

CONTACTOS Site: https://www.marquesalmeida.com/blogs/news/remade-manifesto Instagram: https://www.instagram.com/marques_almeida/ Facebook: https://www.facebook.com/Marques-Almeida-215041328567825/ Twitter: https://twitter.com/_marquesalmeida YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC4_RAUZHjw57cn8IRUcmgmw Email: onlineshop@marquesalmeida.com

(10)

NUNO MIGUEL RAMOS

Ride

“...AND WHEN I’M AT WAR WITH MYSELF - I RIDE. I JUST RIDE.” - ELISABETH GRANT “YOU DONT HAVE TO BE BORN BEAUTIFUL TO BE WILDLY ATTRACTIVE” - DIANA VREELAND Ultimamente na situação em que vivemos, foi complicado comunicar, foi complicado abraçar. Foi complicado... Com a liberdade condicionada foram muitas a vezes que entrei em modo “desespero”! Medo? Talvez... Mas arranjei uma solução. Quando sentia que precisava muito de estar em controlo absoluto de mim e da minha vida, ia alugar um carro por 24 horas e tirava um dia de folga. Andei as voltas no Porto, para cima pra baixo, das Antas até a Foz, ir e vir, três, quatro, cinco, dez vezes. Foi e vai para sempre ser a minha terapia. Conduzir sem destino. Imaginando as peças que queria fazer, imaginando o movimento. Imaginando os abraços e lagrimas depois de estar tudo feito... Imaginando voltar ao normal.

A foto que nunca me saiu da cabeça foi a daquela rapariga. Parada dentro do carro. Um olhar para trás. Um ultimo olhar antes de seguir em frente, só em frente e para sempre. Um olhar

(11)

firme. Um ciclo concluído. O calmo antes da tempestade. A certeza de que finalmente esta a fazer a coisa certa. Para ela. Para mim. Um ir para sempre.

O apossematismo descreve uma série de adaptações antipredação em que uma aparência visual serve como sinal de alerta sobre a inapetência aos potenciais predadores. Padrões de coloração, formatos corporais ou sons que informam aos inimigos naturais o potencial de defesa da presa.

É tudo uma questão de “proteger” a pessoa que usa as minhas peças. Formas, volumes, cores, texturas, materiais. Uma “armadura”. Respeito. Confiança.

Fiz uma colaboração com IOLO. O IOLO é um negócio social que pretende manter viva a técnica de tapeçaria bordada em ponto de arraiolos, através da inserção social de pessoas em situação de vulnerabilidade e do design como ferramenta de inovação. Desafiei-os para criarmos uma mala. É um negócio social e não financeiro. Todos os lucros são reinvestidos na cadeira de valor social e distribuídos de maneira justa aos ilustradores e artesãos. Depois e para sempre, falta-me Paris. Falta-me a festa de quinta a noite no Castel. Falta-me o por do sol impressionista. Falta-me o nascer do sol nas escadas de Montmartre. Falta-me o cheiro a Eau de Parfum nas ruas.

Um grande Obrigado à Filomena, Claudius, Daniel, Mae, Kika, Eduarda, La Marie, Pedro Fonseca, Shoes e a toda minha familia.

Love N CONTACTOS Site: www.nunomiguelramos.com Email: info@nunomiguelramos.com Instagram: @_nunomiguelramos Tel. 910152269

(12)

PÉ DE CHUMBO

Craziness

Craziness, reflete um estado de espírito, um delírio,

um cansaço louco de um respirar reprimido, de uma prisão mental… É um desabafo…

Um querer, uma explosão.

Em tons de beges dourados, cinzas e pretos com toques de amarelo a coleção para o próximo inverno enche-se de brilhos e pêlos ousados em formas diversas que desafiam a imaginação a contemplar momentos desejadas. Materiais ricos em formas casuais, casacos de plástico reaproveitado (lixo do corte industrial têxtil) e formas volumosas misturam-se tornando-a indefinida no costume.

CONTACTOS

Email: info@pedechumbo.pt Website www.pedechumbo.pt Instagram @pedechumbo_oficial

(13)

SOFIA KAH

Sophia Kah Encontra o Douro

Para a primavera verão 2021, Sophia Kah traz uma coleção feminina e bem trabalhada - peças feitas para os dias ensolarados de primavera, casamentos chiques no quintal e noites descalças em casa.

O ponto de partida foi o clima de sonho estival da primavera no vale do Douro - e as vinhas divinas no Património Mundial da UNESCO Os desenhos são puramente de férias-chique: rufos escalonados, mini-bainhas, mangas de pouf, muitos ilhós.

Sophia Kah apresentou uma nova série de estampas feitas a partir de pósteres de paisagens portuguesas, que se transformaram em maxissaias, tops curtos e um cobiçado vestido sem alças.

São peças para brincar e estilos e vestidos boémios do dia-para-a-noite de uma forma muito descomplicada. CONTACTOS Email: ana@sophiakah.co.uk Tel. +351 255 340 875 Website: www.sophiakah.com Instagram: @sophiakah

(14)

SUSANA BETTENCOURT

O lugar.

Primavera-verão 2021

Para Susana Bettencourt a coleção SS21 representa a troca de paradigmas através da descontextualização de um dos símbolos portugueses, a nossa típica e peculiar casa portuguesa. A esta, Susana decide fundir também o que mais a define: as emblemáticas malhas artesanais. 0 croché toma posse dos grafismos e de muitas das peças, dando-lhes volume e texturas diferenciadas

Focada nas cores primárias, provenientes de um momento em que apenas o essencial nos importa, mantém-se entre o azul céu, amarelo sol, branco esperança, vermelho garra e preto abismo

Assim, através destes conceitos Susana Bettencourt retrata o sentimento de uma sociedade em tumulto que a caba com os significados trocados. Durante esta era de viragem, com o surgimento de novos paradoxos, a “casa" é vista como uma proteção que nos prende e desespera.

Estar ao lado já não significa estar perto. Num dia a dia que nos trocou as voltas e nos deu reviravoltas, casa já não é como outrora. Hoje o nosso lar encontra-se distorcido, tornou-se no "mal o menos" e na nossa protetora asfixiadora que não passa duma prisão segura Agora o maior luxo é a janela, e através dela estende-se a esperança

Susana Bettencourt usa mais uma das suas coleções para refletir sobre o panorama atual, neste caso, pandémico vivido por todos nós. A artista de malhas mostra-se sensível ao mo mento e as suas repercussões.

(15)

CONTACTOS Tel. +351 914311331 Facebook: www.facebook.com/subettencourt Instagram. @subettencourt Email: info@susanabettencourt.com Email: sales@susanabettencourt.com Website: https://www.susanabettencourt.com/

Morada ateliê: Rua Mouzinho de Albuquerque, nº43, 4835-086, Guimarães Press: (Rita Loureiro) press@susanabettencourt.com | 913 089 265

(16)

OLYMPIC UNIFORMS - PORTUGAL TEAM TOKY0 2020

Tokyo’20

Os atletas da Equipa Portugal que vão representar Portugal nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, que decorrerão entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021, vão vestir os uniformes e equipamentos desportivos olímpicos produzidos, respetivamente, pela Decenio e Joma. A Decenio desenvolveu os uniformes para as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, para os momentos formais de apresentação de cumprimentos e para ocasiões informais.

A Joma desenvolveu os equipamentos desportivos para as cerimónias de subida ao pódio, para os treinos e para o dia a dia na Aldeia Olímpica.

(17)

Foi a pensar nos atletas da Equipa Portugal e na representação que farão em TOKYO’20, que a DECENIO criou os equipamentos oficiais inspirados na história de Portugal.

Com base na ligação Portugal/Japão tivemos em conta a história que une os dois países, mais propriamente a influência que a língua portuguesa tem na língua japonesa, o testemunho da arte da navegação aos exigentes nipónicos e a Cruz da Ordem de Cristo ou Cruz de Portugal que representa a implementação do cristianismo no país.

O equipamento azul e marinho inspirado nas cores da primeira bandeira portuguesa, é feito de silhuetas simples mas de acabamentos e pormenores arrojados com uma visão sustentável do processo de desenho e produção de todas as peças 100% feitas em Portugal. Para a criação desta coleção, utilizamos materiais puros e pouco convencionais como o algodão 100% orgânico e as redes utilizadas no Bomber Jacket que representam as bem sucedidas viagens marítimas dos nossos descobridores acreditando que estas possam ser um amuleto de sorte para os atletas da Equipa Portugal. A ideia foi criar uma linha de vestuário que aliasse o conforto dos nossos atletas e evidenciasse a elegância da marca.

CONTACTOS DECENIO

Maria Manuel Sousa (Marketing Maganer) maria.sousa@decenio.com

T. 962 293 393

Agência de Comunicação Companhia das Soluções Raquel Gonçalves

raquel.goncalves@companhiasolucoes.com T. 917 686 469

(18)

JOMA

JOMA, como patrocinador técnico oficial do Comité Olímpico Espanhol, apresenta a colecção exclusiva de equipamento para a delegação portuguesa nos Jogos de Tóquio 2020. Esta colecção é composta pelos uniformes da Aldeia Olímpica e do Pódio. A colecção é composta por mais de 30 peças de vestuário têxtil e acessórios e calçado exclusivos, com padrões diferenciados para homens e mulheres, e grande variedade para se adaptar ao clima de Tóquio. No desenho, Joma imprime o reconhecimento das cores da bandeira portuguesa, para que o vestuário realce o sentimento e orgulho de cada atleta de pertencer à delegação olímpica portuguesa. Diferentes versões têm sido concebidas para homens e mulheres, com um estilo mais feminino e padrões moldados.

Linha de pódio

Para a linha PODIUM, foi escolhido um desenho clássico em branco, vermelho e verde para o fato de treino para desporto, camisa pólo e T-shirt. Todas as peças de vestuário são feitas em tecidos leves e respiráveis, aplicando o MICROMESH SYSTEM ou as costuras planas FLATLOCK. Detalhes como o zíper nas pernas das calças, a cobertura do zíper, que terá o seu destaque na entrega das medalhas aos nossos atletas.

Linha Villa

O uniforme VILLA é o que apresenta a maior variedade de vestuário, cores e tecidos. Cada membro da delegação terá à sua disposição um casaco, camisa pólo, T-shirt, camisolas, calças compridas, calções e gabardina. Será utilizada a mesma combinação de cores vermelha, verde e branca. Dentro deste uniforme há uma linha de vestuário mais formal para viagens e actos oficiais e outros mais confortáveis para a estadia dos atletas na Aldeia Olímpica. Todos eles são feitos com materiais e padrões confortáveis, tais como algodão de alta qualidade e poliéster de baixa gramagem.

(19)

BLOOM

MARIA CARLOS BAPTISTA

Vencedora do Concurso BLOOM pwd by Sonae Fashion

 

Espaço Negativo

A coleção ‘espaço negativo’ tem como base o espaço imaterial da memória e a fragmentação física do mesmo. É um espaço pessoal e privado, suspenso no tempo, que nos leva a um sonho constituído por registos fotográficos passados, desde os mais vívidos e recentes até a um passado mais distante.

Uma realidade intransmissível, fria pelo distanciamento e acolhedora pelo retorno de vivências passadas, permite absoluta liberdade de expressão e interpretação.

É um espaço invisível, onde se fala da forma e da sua anulação, e a sua materialização depois de uma experiência obsoleta. CONTACTOS Email: mariacarlosbaptista@hotmail.com Tel. (imprensa/comercial) : +(351) 916 329 653 Site: www.mariacarlosbaptista.com  

(20)

AHCOR

Sur La Beautè

Perante um cenário de crise de saúde Mundial é imperativo criar/aprofundar a nossa ligação com a Terra.

As lutas passaram a ser diárias e agora, mais do que nunca, temos que as incluir no nosso quotidiano. Não basta ‘‘postar’’, temos que as vestir.

Da vontade de continuar a explorar uma estética muito mais excêntrica, junta-se a necessidade de dar voz e celebrar a beleza. A beleza do ser diferente, do ser mais, do ser colorido, de ser extravagante, de ser tanto e tudo ao mesmo tempo.

É assim que que surge a coleção ‘SUR LA BEAUTÈ’ FALL|WINTER 2021, que se reflete essencialmente na celebração da excentricidade, que cria e fortifica elos de ligação com a Terra, ou com quem nela habita. Desde flores, animais, pessoas, a fonte de inspiração nesta coleção parece infindável. As formas, as cores, os padrões que naturalmente existem dão lugar aos detalhes chave da coleção.

Explora-se os volumes maxi, evocam-se emoções através das cores e materiais, como as cores pastel luminosas em contraste com cores mais sóbrias e opacas.

CONTACTOS

Instagram. @ahcor_lab Tel. 918737959

(21)

CAROLINA SOBRAL

Solace

Na sua coleção de outono/inverno de 2021/22, Carolina Sobral manteve o seu foco na funcionalidade, conforto e longevidade.

É um momento de mudança para todos. A forma como nos vestimos muda a maneira como nos sentimos. Queremos que as pessoas se sintam melhor, se sintam bem, fortes, poderosas. Este é o nosso futuro.

Cores neutras que realçam esta funcionalidade, como o preto, cru, camel e bege, destacando o azul, acompanhadas por silhuetas sofisticadas e fluídas.

  CONTACTOS  Tel. +351 916 462 122 Email: carolinasobralbrand@gmail.com Site: www.carolinasobral.com Instagram: www.instagram.com/_carolinasobral      

(22)

HUARTE

The Lighthouse

Lá fora uma forte tempestade, chuva intensa a bater nos vidros das janelas, relâmpagos. Dentro uma conversa íntima entre duas pessoas à mesa. No meio uma vela que ilumina a sala. Preto e branco. A relação profunda e tranquila, o passar do tempo.

A chuva continua a fazer barulho. Ao fundo o som das ondas a bater contra a falésia. Outro relâmpago. Há pouco contacto com o exterior, meses de isolamento. Um novo estilo de vida. “The Lighthouse” é a minha proposta para a temporada FW21 / 22. Uma coleção que tem como ponto de partida o filme homônimo de Robert Roggers (2019) e que tenta atualizar alguns dos códigos visuais dos pescadores (e do mundo marinho em geral). Também uma metáfora para o momento presente.

Passaram-se dias e semanas, aos poucos a chuva parou e as nuvens começaram a desaparecer, é hora de abrir a porta e sair. Ar puro com sabor a mar. Tanta luz que quase cega. É o nosso momento.

CONTACTOS

Tel. 34 677 448 005

(23)

KENSAL

Heda

Ela era um ser de servidão, constantemente sadomizada pela sociedade machista e obrigada a enterrar os seus sonhos, desejos e vontades...

Num dos seus momentos mais negros, Aquela que é a mãe de todos os seres, criadora do Universo, “MA”, em si reencarna e muda o seu destino.

Com todas as correntes quebradas, uma nova mulher emerge da escuridão. Forte, guerreira e audaz, e agora reeiventada, Ela é “HEDA”, a comandante da vida.

CONTACTOS Insta: @kllaukenzo Tel. 964222043

(24)

MARCELO ALMISCARADO

Vencedor do Concurso BLOOM pwd by

Sonae Fashion

 

Aluído, parte da observação de uma jarra com flores no interior de uma casa. Flores de jardim, retiradas do seu ambiente natural com o objetivo de elevar o valor estético de outro ambiente ao direcionar o foco para estas.

A quantidade de tempo que as flores estão frescas acaba por ser menor que a quantidade de tempo que estão a apodrecer, sendo eventualmente descartadas e substituídas quando já não possuírem o valor estético desejado. São porém preservadas, exibindo continuamente o seu processo de decomposição.

Isto gera uma reflexão sobre a necessidade instintiva de contrariar algo que representa finitude que se sobrepõe à aceitação do desenvolvimento orgânico. Tentar moldar algo que se está a desintegrar ou algo que morreu, mas que continua a manter virtuosidade. A tranquilidade gerada pelo recorrente pensamento de cessar em oposição à ansiedade de perdurar.

Estas referências aparecem aqui representadas através da exploração dos materiais que são termocolados de forma irregular, conjugados com as silhuetas assimétricas. Isto é enfatizado pelo cruzamento colaborativo com o criador transmedia Gil Monteverde, nas esculturas têxteis encapsuladas em cera que funcionam neste contexto como chapéus.

CONTACTOS

Instagram: @marceloalmiscarado Tel. 916441590

(25)

RITA IBS

XVII

XVII FW21/22 foi inspirada na carta de tarot “The Star”, 17º Arcano Maior do Tarot. Representa os nossos “corpos celestes interiores” que nos orientam na vida, a esperança e crença no futuro, inspiração e revelação da verdade.

O mundo do tarot está cheio de simbolismos e esta carta não é excepção. Toda a colecção foi baseada em equilibrios/desequilibrios de formas, criando opacidades e texturas com técnicas manuais. Procurando sempre a criação de peças unicas, com materiais de qualidade e linhas/formas contemporaneas que balançam entre o orgânico e o arquitetonicos.

EQUILIBRIO DE CONTRASTES

Feminino/masculino; estética/conforto; racional/intuição; riqueza/carência. MATERIAIS/COR

Cetim de Seda, Chiffon de Seda, Mohair Coating Blend; Malha perfurada; Pêlo de Cabra. Preto, Branco/Creme e Amarelo.

CONTACTOS Tel. 916 627 704 Email: info@ritaibs.com

(26)

RITA SÁ

Nem ata nem desata

"Uma noite, já não sei a propósito de que brutalidade ou injustiça, explodiu um motim a bordo e os marinheiros amarraram-no e tomaram o comando do navio. Enquanto decidiam o que fazer com ele - as opiniões dividiam-se entre atirá-lo ao mar ou dar-lhe uma sova - pousaram-no na amurada. A discussão foi-se arrastando, uma, duas horas, até que por fim André soltou um grande brado: “Ou para dentro ou para fora, malandragem! Aqui é que não, que já me doem as costas!”

Agualusa, José Eduardo. 1997. Nação Crioula - A correspondência secreta de Fradique Mendes. Quetzal Editores, Lisboa.

O que fazer quando o presente é desconfortável mas encarar a mudança se torna ao mesmo tempo tão assustador?

A coleção FW21/22 “Nem ata nem desata” retrata a figura de alguém que vive na eterna indecisão de permanecer na contraditória zona de conforto - que é nada mais nada menos do que uma exasperante zona de desconforto permanente - ou de desistir de resistir à mudança e agir. A contínua condição de incapacidade de decidir assertivamente gera uma sensação de irritabilidade incómoda, molesta. Nem ata, nem desata. Na espera, o indivíduo deixa-se ficar, como alguém que prefere viver eternamente no conforto de um pijama. CONTACTOS

Instagram: @ritasa.brand Facebook: @ritasa.brand Email. ritasabrand@gmail.com Tel. 960 302 377

(27)

UNFLOWER BRAND

Their Reunion Was Full Of Joy

Ter tempo, em retrospetiva. Sentir a necessidade da união, do conforto das memórias, do conforto individual.

A vontade de ter tudo de novo, a escassez da ligação, a luta contra isso.

Precisar de estar ligado, conectado, interligado, junto e presente. Ser-se intimista.

A natureza - limpa, gráfica, nula, cheia, compatível, indiferente - é o nosso ponto de ligação. O meu e o teu.

Ansiamos pelo conforto de nos podermos sentir, de termos a liberdade colada ao corpo. Ansiamos. Pelo toque.

Mergulhamos livremente no nosso campo de saudade.

O conforto é o ponto de ligação, o toque - as texturas - a materialização da coleção. Universalidade neutra e limpa da cor, em contra-balança com o peso das texturas.

CONTACTOS

Instagram: @unflowerbrand Facebook: @unflowerbrand Email: unflowerbrand@gmail.com Tel. 915215921 / 912734474

(28)

Escolas de Moda

EMP

JOANA CARMONA

Icelanding

Foi numa ida casual à Islândia, país nórdico rico em cultura que, despertou em mim um gosto especial pela arte da manualidade. Esse gosto estava adormecido e latente em mim, todavia foi aí que desabrochou. A arte da manualidade, bem enraizada na minha família, foi-me lentamente incutida pela minha avó em de Trás-os-Montes, quando ocasionalmente passava horas vê-la trabalhar no seu imponente tear manual. Com movimentos rápidos das suas mãos tecia peças encantadoras em que na sua execução punha uma grande paixão e empenho.

Várias considerações me fizeram viajar por técnicas arcaicas, mas valiosas como o tricot e a tapeçaria, técnicas estas que não podem ficar esquecidas e que me fazem refletir na importância de as perseverar como saberes ancestrais.

Durante a pesquisa intensiva de métodos manuais têxteis, encontrei uma grande inspiração na artista portuguesa Vanessa Barragão pelo seu amor e paixão que mostra nas suas obras de arte. Consequentemente, aventurei-me e desafiei-me. Numa tela branca pintei as cores e as texturas da biodiversidade que naquele país presenciei e onde senti uma vontade de pegar nas habilidades nostálgicas, como se fosse um abre olhos para o meu mundo criativo. E assim nasceu Icelanding. A descoberta de uma sensibilidade. Uma coleção em que se pretende mostrar a experiência fascinante através dos materiais quentes e protetores, das técnicas manuais ancestrais e as cores que aquela ilha gelada exibe.

(29)

CONCEIÇÃO NUNES

Inspiro-me numa música que faz parte do filme “Aldeia da roupa branca”, filme esse que retrata um ambiente típico e folclórico pelo qual sempre tive um fascínio. Explorei os trajes folclóricos, algo que é visível em detalhes como padrões, camadas, folhos e volumetrias. Numa atitude urbana as peças apresentam-se em materiais contemporâneos, como a malha termocolada e a lona impermeável, com pormenores gráficos e acabamentos a fio. ALDEIA acaba por ser um beijo entre o passado e o presente, com um piscar de olho ao futuro mas sem esquecer todo o tempo de transição entre eras.

CONTACTOS

Site: https://emp.pt/

Morada: Rua Dr. Alves da Veiga nº 144, 1ºB 4000-072 Porto

Tel. +351 225 104 774

(30)

FAUL

VOID (LEONEL FIGUEIREDO E SOFIA RODRIGUES)

The Box Without Measures

 

O vazio contém o nada, o vazio como espaço que carrega algo que apenas os mais atentos conseguem percecionar, uma caixa sem medidas, aquilo a que chama-mos memória. Num mundo onde caixas cheias de conteúdo andam à deriva, perdidas e sem propósito, duas colidem, gerando uma rutura do mesmo, assim, tudo se entrelaça, o lugar inicial das coisas, perde-se e já não há como saber onde estas pertencem. Sendo que a tentativa de corrigir o sucedido e colocar tudo de volta ao mesmo sítio será em vão, no entanto quando parece que tudo está perdido, é onde nos encontramos, na caixa sem medidas. Vivemos uma vida inconscientemente afetada pelas memórias que nos moldam e permanecem uma vida inteira, perdê-las teria como consequência perder a noção do ser e toda a essência do indivíduo. A criança interior é aquela parte infantil de nós que representa a nossa capacidade de inocência, admiração, alegria, sensibilidade e diversão. Há assim, uma libertação da mesma, possibilitada pelas recordações nostálgicas de infância. Os fins-de-semana de pijama, brincar com roupas antigas que evidentemente engolem corpos de tamanho

(31)

pequeno, todos estes momentos que nos marcam sobressaem assim nesta coleção pela experiência táctil evocada pelos tingimentos manuais, manipulações têxteis e o trabalho de mão das malhas. Um vazio sem medidas que vive em volta do indivíduo e que cresce com ele, como que uma zona de conforto com delimitações ao mesmo tempo que sem, uma vez que esse nada está sempre a aumentar os seus limites à medida que a vida evolui.

REW (CATARINA SERRA E MIRIAM CATÃO)

Resiliência

A Resiliência é a capacidade de o individuo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.

Esta coleção retrata uma deslocação temporal entre o Séc XVI-Séc XXI. Do passado da época Vitoriana e do Romantismo para um Futuro de massas, agitação e trabalho frenético.

Surge uma narrativa evolutiva, tanto histórico como interpessoal, pois é visível as mutações internas que se refletem externamente, tornando os looks mais fortes masculinos. Transmitindo-nos a ideia da sua interação com o mundo pesado.

CONTACTOS

Site: https://www.fa.ulisboa.pt/index.php/pt/

Morada: Rua Sá Nogueira | Pólo Universitário | Alto da Ajuda 1349-063 Lisboa

Tel. 21 361 5000

(32)

CENATEX

CASTRO (PATRÍCIA CASTRO)

Libeskind

A coleção apresentada tem como inspiração a arquitetura desconstrutivista, focando-se na arquitetura do arquiteto Daniel Libeskind, chamando-se assim “LIBESKIND”. Esta assenta na sua arquitetura, usando uma linguagem de ângulos imponentes, geometrias que se intersetam e linhas picadas, levando assim à criação de peças clássicas e irregulares

.

RÚBEN COSTA

Hamlet de William Shakespeare, ganha vida através desta coleção, inspirada então não na imagem delicada, doce e inocente da personagem presente em Hamlet, mas sim no retrato de Lisa Klein que a descreve como uma jovem com coragem, inteligência e sem medo, totalmente viva preparada para se proteger a si e aqueles que ela mais ama. A coleção OPHELIA representa assim o tempo medieval, mas numa perspetiva e estilo atual, mantendo as linhas que lembram o antepassado.

(33)

CONTACTOS

Site: http://epcenatex.weebly.com/

Morada: Av. Conde Margaride, 484/486 4835-073 Guimarães Tel: 253424160 | 969785281

(34)

ESAD

ANA RITA MARTINS

Paper Shapes

Esta coleção é inspirada visualmente por elementos da Pastelaria Martins, fundada pelos meus avós em 1983, espaço físico central na minha infância, Paper Shapes é um reflexo do ambiente da pastelaria e das adoráveis formas de papel. As fardas de pasteleiro trouxeram para a coleção elementos mais tradicionais tal como o trespasse duplo, colarinhos clássicos e botões forrados. A criação de pregas de várias dimensões e formas surgem naturalmente da tridimensionalidade das mesmas.

Ao analisar a coleção de uma forma geral é possível observar uma evolução do tom prateado, começando por um estampado aplicado no interior, e no final, este tom prateado é completamente exteriorizado.

(35)

MARTA COSTA

 

“The Unanswered Question”, do compositor Charles Ives. A sua linguagem sonora inspirou a criação de uma viagem metafórica que representa uma descoberta do eu, através da aceitação pessoal e da redefinição de novas formas, silhuetas e com novas maneiras de percecionar a realidade.

As peças foram trabalhadas a partir da desconstrução da peça, contando uma história sem princípio nem fim sobre a procura constante de respostas que nunca chegam e uma reflexão sobre como encontrar conforto no caos, aceitando que o controlo é uma ilusão e que as respostas da verdade existencial não são absolutas e não se encontram no exterior, mas residem em nós próprios.

CONTACTOS

Site: https://esad.pt/

Morada: Avenida Calouste Gulbenkian 4460-268 Senhora da Hora

Matosinhos, Portugal

Tel. + 351 229 578 750 | + 351 229 552 643 Email: info@esad.pt

(36)

MODATEX LISBOA

BRUNO FELICIANO

Imperfect

O QUE DISTINGUE O PERFEITO DO IMPERFEITO? SERÁ QUE HÁ PERFEIÇÃO ATÉ NO QUE ESTÁ IMPERFEITO?

"Imperfect" procura responder a estas questões através de técnicas mais experimentais que permitam a valorização da perfeição no rudimentar. É uma coleção que se foca no processo que conduz a um resultado final.

O QUE É O FINAL? O QUE É AFINAL A PERFEIÇÃO?

Exploram-se as sensações encontradas no toque texturado das matérias-primas, enfatizadas por uma paleta monocromática, muda e silenciosa.

(37)

HELENA ALMEIDA

México 20/21

“Oh gloriosa Madre de Dios, Nuestra Señora de Guadalupe, patrona de América Latina: Bendice esta casa y la familia que reside aquí.”

A necessidade de viver em comunidade e de aprendizagem com o outro é cada vez mais necessária;

As diferentes culturas são a prova de que todas têm a sua importância e a sua própria expressão.

O México serviu neste caso para demonstrar que é de onde toda a inspiração para a coleção veio. Baseando-se esta coleção em dois momentos específicos:

A carga religiosa, transportada pelo ouro e joias utilizadas, a crença de que somos todos protegidos por uma energia suprema.

E, a subcultura das Mexicanas Cholas.

CONTACTOS

Site: https://www.modatex.pt/

Morada Sede: Rua Prof. Augusto Nobre, 483 4150-119 Porto

Tel. +351 226 152 500 Email: geral@modatex.pt

Morada Delegação Lisboa: R Prof Reinaldo dos Santos, n.ºs 8A-8 1500 505 Lisboa

Tel. +351 217 713 100

Referências

Documentos relacionados

Jorge Miguel Silva Valente, Professor Associado com Agregação, Doutorado em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. José abílio Oliveira

Ainda quanto à exploração de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica, a Constituição assegura aos Estados, Distrito Federal, Municípios e órgãos

O aumento no número de neurônios da camada intermediária, assim como, a inclusão de uma segunda camada não favoreceu melhores ajustes, enquanto o aumento no número de

Ainda que não se utilizem diretamente suas obras, os fundamentos por ele expostos – há mais de um século – ainda permanecem vivos nas discussões tributárias

Foram feitas, ainda, aproximadamente 200 prospecções com trado para descrição dos solos em diferentes pontos da folha, além da consulta de seis perfis de solos descritos no

Mecânica Coração Eucarístico Engenharia Mecânica Vaga 30 Comandos Hidráulicos e Pneumáticos Noite 06 2T+4P Engenharia Mecânica Contagem 01 Vaga para as três

Para isso, implantou-se na Estação Ecológica de Santa Bárbara (EEcSB), Águas de Santa Bárbara/SP, uma rede de monitoramento hidrometeorológica para coletar dados climatológicos e

a) Definição do problema: por exemplo, flotação de cianobactérias, eutrofização de reservatórios, planejamento agrícola, extensão de séries hidrometeorológicas,