• Nenhum resultado encontrado

Manual do aluno. Matrícula

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do aluno. Matrícula"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Manual do aluno

Matrícula

A matrícula é o mecanismo de ingresso do aluno em um dos cursos da Realiza Pós-Graduação. O vínculo é de natureza contratual bilateral e gera direitos e deveres de ambas as partes, assim como a aceitação, pelo aluno, das disposições contidas contrato, no Regimento Geral e nas normas aprovadas diretoria administrativa e coordenação pedagógica.

A matrícula para os cursos oferecidos pela Realiza Pós-graduação são oferecidas sempre que há uma quantidade significativa de alunos para completar uma turma. Sendo assim, no ato da inscrição, o inscrito deve ficar ciente de que, caso não haja quantidade suficiente de alunos para formar uma turma, o cursos será adiado. Vale informar que a Secretaria da Realiza Pós-graduação fará uma comunicação, através de e-mail ou telefone, acerca do início das turmas para que o futuro aluno realize a sua matrícula.

Há a possibilidade de entrada de alunos a partir da segunda disciplina ministrada nos cursos, ficando o aluno ciente de que terá que realizar a disciplina que não compareceu na próxima turma que oferecer a disciplina. Em caso de choque de horários o aluno deverá priorizar as disciplinas oferecidas em seu curso de origem, ficando ciente de que só será possível a sua conclusão após o cumprimento de todos os créditos.

Alteração de Dados Cadastrais

É importante que o aluno mantenha seus dados cadastrais atualizados. Sempre que ocorrer alteração de endereço, telefone, email ou nome (por casamento ou por sentença judicial), o estudante deve solicitar alteração cadastral via

(2)

requerimento anexando os documentos de comprovação dos dados atuais. A atualização de dados cadastrais é de importância fundamental para que a instituição tenha uma comunicação com o aluno sempre que necessário.

Grade Curricular

Grade curricular é a relação de disciplinas do curso ao qual o aluno está vinculado. A grade possibilita ao aluno o acompanhamento das disciplinas que deverá cursar durante todo o curso.

Calendário

Ao iniciarmos uma turma, o aluno receberá o calendário impresso referente às datas de todas as disciplinas que serão realizadas ao logo do curso. Vale pontuar que tal documento estará sujeito a alterações da instituição, podendo a mesma modificar datas e professores agendados.

Planos de Curso

Plano de curso é o documento que explicita o conteúdo programático de cada disciplina, a bibliografia básica, a metodologia a ser adotada e os critérios de avaliação. É um documento de suma importância, pois, através dele, o aluno toma conhecimento da metodologia de ensino, forma de avaliação e conteúdo programático das disciplinas (bem como sua carga horária), ou seja, é um documento que norteia todo o projeto acadêmico de um curso, com informações muito úteis para acompanhamento do desenrolar das aulas e das atividades atribuídas pelo professor. O plano de cursos é parte integrante do módulo didático que o aluno receberá por cada disciplina ministrada.

(3)

Módulo Didático

O módulo didático se configura em uma coletânea de textos selecionados pelo professor e servirá de material de estudos dos temas abordados pela disciplina ministrada. È importante ressaltar que o módulo didático é um recurso norteador de algumas concepções teóricas e metodológicas das disciplinas. Sendo assim, o aluno deverá recorrer a outras fontes de estudos como: Livros, artigos, trabalhos científicos realizados nas áreas de estudo.

Aproveitamento de Estudos

O aproveitamento de Estudos consiste em um procedimento acadêmico em que o aluno poderá solicitar dispensa de disciplina(s) já cursada(s) e aprovada(s) em outra Instituição de Pós-graduação, se esta(s) apresentar(em) equivalência de, no mínimo, 75% do conteúdo exigido e tiver(em) carga horária igual ou superior à(s) estabelecida(s) para a(s) disciplina(s) no curso da Realiza Pós-graduação. Para solicitar a dispensa, o aluno deve preencher requerimento e anexar os seguintes documentos, expedidos pela instituição de origem: histórico escolar atualizado (original) do curso de Pós-graduação, contendo carga horária e resultado final de avaliação de todas as disciplinas cursadas e planos de curso das disciplinas nas quais o aluno obteve aprovação. Todos os documentos devem ser devidamente carimbados e assinados pela instituição na qual o aluno cursou as disciplinas que pretende dispensar.

Freqüência

A freqüência corresponde ao acompanhamento formal do número de aulas a que o aluno, registrado na lista de presença, assistiu integralmente. A aferição da mesma é feita através de assinatura em lista de presença fornecida nas aulas, procedimento obrigatório de acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), Lei 9.394/96, artigo 47 §3º, segundo a qual não é possível, em hipótese alguma,

(4)

abonar, anular, tornar sem efeito ou eliminar as faltas. Se o número de faltas for superior a 25% das aulas ministradas em cada disciplina, o aluno será reprovado automaticamente, não podendo mais ser avaliado, nem se submeter as avaliações.

O aluno que for reprovado por falta terá que repetir a disciplina em outro momento, aguardando que tal meteria seja oferecida em outra turma. Sendo responsabilidade do mesmo arcar com o quantitativo referente à disciplina que irá repetir.

Poderá ser atribuída falta ao aluno que se ausentar da sala após a assinatura da lista de presença, por qualquer razão que seja, por um período que prejudique sua aprendizagem, assim como por entradas e saídas freqüentes que atrapalhem a aprendizagem dos colegas.

A hipótese de reposição justificada de uma disciplina em outra turma será feita com as devidas observações contratuais.

Segunda Chamada de Provas Regulares

É um dispositivo que permite ao aluno impossibilitado de comparecer no horário da avaliação fazer outra prova, em dia e horário estabelecidos pelo professor e instituição. O aluno que precisar fazer a prova de Segunda Chamada deverá solicitar o requerimento, anexando os documentos que comprovem a necessidade de ausência, bem como efetuar o pagamento da taxa dentro do período estabelecido, que será pela instituição. Caso o aluno não solicite ou efetue o pagamento da taxa este perderá o direito a realizar a prova e o direito a recorrer.

• No dia marcado para realização da Segunda Chamada, no local e hora previamente acordados pelo professor da disciplina e instituição, só haverá prova – portanto, só deverão comparecer aqueles alunos que tiverem feito

(5)

a solicitação via requerimento e o pagamento da taxa referente à Segunda Chamada marcada para aquela data;

• O formato da Segunda Chamada fica a cargo do professor, porém deve estar de acordo com os assuntos estabelecidos pela ementa da disciplina; • O não comparecimento à prova de Segunda Chamada não dá direito a

solicitar nova oportunidade, mantendo-se, assim, a nota zero relativa a essa avaliação;

• O não pagamento da taxa no período estabelecido impedirá o aluno de realizar a prova;

• Independentemente do motivo que levou o aluno a realizar a Segunda Chamada, não será concedida a isenção do pagamento da taxa, salvo em casos orientados pela Instituição.

Vale ressaltar que a segunda chamada só será concedida a alunos que comprovarem, através de documentação original, a sua ausência a avaliação e que, caso a falta ultrapasse a quantidade de carga horária permitida para aprovação, o aluno será reprovado por falta sendo impedido de realizar a segunda chamada e tendo que repetir a disciplina em outro momento em que seja oferecida a disciplina na qual obteve reprovação.

Regime Especial – Decreto Lei 1.044/69

É uma situação em que o aluno, em circunstâncias específicas, pode acompanhar (da sua residência ou do leito médico) os assuntos ministrados nas disciplinas, sem receber faltas pela sua ausência – desde que esteja em condições de cumprir com as tarefas que lhe forem atribuídas.

(6)

a) O período da licença concedida pelo médico seja igual ou superior a 10 (dez) dias;

b) O aluno ou seu representante (indicado por procuração) faça o requerimento e entregue a documentação necessária no prazo de 48 horas a partir do momento em que for detectada a necessidade do afastamento;

c) Sejam protocolados na Secretaria da Realiza Pós-graduação os documentos: atestado, laudo ou relatório médico – com a indicação do CID da doença e do período de afastamento.

Terá direito ao Regime Especial:

a) Aluna gestante – por um período de 90 dias ou conforme prazo do atestado médico, podendo a mesma afastar-se a partir do 8º mês de gestação, conforme Lei nº6.202, de 17 de abril de 1975;

b) Aluno em condições de receber tratamento excepcional – portador de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismo ou outras condições mórbidas, determinados distúrbios agudos ou agudizados.

Informações importantes para o Regime Especial:

a) Para abono de faltas, o professor passará atividades que o aluno deverá devolver na Secretaria da Realiza Pós graduação no prazo máximo de quinze dias corridos, contados a partir do dia do recebimento das atividades pelo aluno ou representante.

b) Cabe ao aluno, através de representante, manter-se em contato com a Secretaria para o cumprimento das tarefas estabelecidas no Regime de Exercícios Domiciliares. O descumprimento dos prazos fixados no programa de exercícios ou

(7)

a baixa qualidade das atividades pode levar à reprovação na(s) respectiva(s) disciplina(s) por falta. O cumprimento das atividades indicadas pelo professor compensará a ausência na sala de aula;

Solicitação de Documentos Acadêmicos

O prazo mínimo para atendimento de solicitação de atestados, declarações ou cartas de apresentação e de documentos financeiros como Declaração de Matrícula Atestado de Adimplência, entre outros, é de 48 horas após o reconhecimento do pagamento da taxa. Por isso é necessário solicitá-los com antecedência, avaliando cada necessidade.

Cancelamento de Matrícula

É a extinção do seu vínculo com a Instituição; por isso, avalie bem a necessidade antes de tomar a decisão. Antes de fazê-lo, converse com seu coordenador.

Para solicitar o cancelamento, deve ser feito um requerimento apresentando as justificativas do referido procedimento (opcional). Veja sobre a questão no contrato.

Transferência Interna

O aluno pode solicitar transferência para outro curso, dentro do período de remanejamento (conforme Calendário Acadêmico). Para isso o aluno deve estar regularmente matriculado no seu curso de origem. O pedido será examinado, após pagamento da taxa, pelos coordenadores envolvidos e poderá ser ou não deferido, conforme existência de vaga no curso solicitado.

(8)

Rematrícula

1. O aluno é rematriculado a cada 6 meses e com isso confirma a sua condição de aluno.

2. Só pode se rematricular, quem colocar as mensalidades em dias, caso haja alguma inadimplência.

3. A instituição informa que a não rematrícula corta seu vínculo. O não rematriculado sairá da lista de frequência, não recebera módulo e boletim.

Conclusão de Curso

A Colação de Grau requer a aprovação em todas as disciplinas, a realização do Estágio Curricular Obrigatório (no caso do curso de Psicopedagogia) e a elaboração e defesa, com aprovação, do Trabalho de Conclusão de Curso ou equivalente (definido pela coordenação, através de regulamento próprio), além de outras atividades de cada curso. Sem a conclusão de todos os itens acima descritos, o aluno fica impedido de receber o certificado de conclusão.

OBS* Existe normas específicas para todos os cursos acerca da elaboração do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Caso não tenha tido acesso, favor solicitar a Secretaria da Realiza Pós-graduação.

Os requisitos para conclusão do curso podem ser modificados ao longo do processo, neste caso, valerá sempre a última edição das normatizações emitidas pelos órgãos competentes. Segundo o Art. 5º da Resolução/MEC Nº. 1, de 8 de junho de 2007 o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deverá ser elaborado e apresentado individualmente, não sendo mais permitida formação de duplas ou equipes.

(9)

ATENÇÃO:

O cumprimento do prazo para qualquer solicitação, e ainda estar sem pendência financeira e/ou documental; é fundamental para o deferimento do pedido. Todas as cópias dos documentos solicitados pela instituição (Diploma, histórico, RG e CPF) deverão ser devidamente autenticadas.

Avaliações

Entendendo as avaliações como uma ação imprescindível para o êxito do processo educativo, a realiza pós-graduação confere o devido valor a esta prática. Por isso, disponibilizamos aqui informações importantes para orientar, da melhor forma possível, nossos alunos.

As avaliações de aprendizagem serão feitas através de provas regulares, trabalhos e testes – havendo, no mínimo, duas, e no máximo, cinco avaliações por disciplina. O professor deverá adotar uma avaliação processual, sendo obrigatória uma avaliação individual para cada disciplina, ou seja, além de realizar avaliações com trabalhos em grupo, seminários, estudos dirigidos e etc. o professor deverá aplicar, obrigatoriamente, uma avaliação individual acerca dos assuntos ensinados nas aulas.

Não é permitido entregar avaliações de qualquer disciplina por meio eletrônico (e-mail). Somente são aceitas avaliações impressas.

A cada avaliação de aprendizagem é atribuída uma nota, expressa em grau numérico de 0 (zero) a 10 (dez).

O aluno que deixar de se submeter à avaliação prevista na data fixada ficará sem nota até a realização da Segunda Chamada (favor observar os critérios para

(10)

concessão da segunda chamada). Para as avaliações em que foram utilizados recursos fraudulentos, ainda que apurado posteriormente, será atribuída a nota 0 (zero).

Atenção

– Cópia de trabalhos, seja de colegas, Internet, ou qualquer outra fonte apurada, caracteriza-se como fraude e será atribuída nota 0 (zero);

– Após o cálculo das médias, as notas com mais de duas casas decimais terão seu valor aproximado. Ex: 6,86 = 6,9 ; 7,52 = 7,5

Critérios de média para aprovação.

Para ser aprovado, o aluno precisará ter média igual ou superior a 7,0 (sete).

Cálculo da média das avaliações (MA)

Podemos ter, pelo menos, 3 (três)tipos de avaliação: prova individual obrigatória, ou outros tipos de avaliações escolhidas pelo professor.

A soma dos pesos de todas as avaliações realizadas não pode ser diferente de 7,0 (sete).

MA = (Avaliação 1 x Peso 1) + (Avaliação 2 x Peso 2) + ... (Avaliação n x Peso n) / 7

Onde: 1 ≤ n ≥ 7

(11)

MA < 7,0 → Aluno reprovado e com obrigatoriedade de repetir a disciplina em outra turma, caso tenha alguma em funcionamento e não choque com as datas da sua turma regular.

De acordo com o regimento da Instituição, os alunos estão sujeitos às seguintes penalidades disciplinares:

1.Advertência, por escrito, velada:

1.1.perturbação da ordem no recinto da pós-graduação;

1.2.desrespeito ao Diretor, aos membros do corpo docente ou técnico-administrativo;

2.3.uso de substâncias entorpecentes, psicotrópicos ou bebidas alcoólicas.

3.Suspensão:

3.1.reincidência nas faltas no item 1.1; 3.2.ofensa ou agressão a outro colega;

3.3.atos desonestos, incompatíveis com a dignidade da Instituição;

3.4.danos causados ao patrimônio moral, científico, cultural ou material da instituição.

4.Desligamento:

4.1.reincidência nas faltas previstas no item 3;

4.2.injúria ou agressão ao Diretor, aos membros do corpo docente, discente e técnico-administrativos;

4.3.práticas de atos definidos por lei como crime ou contravenção punida com pena privativa de liberdade.

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

iv. Desenvolvimento de soluções de big data aplicadas à gestão preditiva dos fluxos de movimentação portuária de mercadorias e passageiros. d) Robótica oceânica: criação

Preliminarmente, alega inépcia da inicial, vez que o requerente deixou de apresentar os requisitos essenciais da ação popular (ilegalidade e dano ao patrimônio público). No

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento