• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA GESTÃO DA QUALIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA GESTÃO DA QUALIDADE"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA GESTÃO

DA QUALIDADE

Paulo Henrique Paulista (UNIVÁS)

paulohpeca@yahoo.com.br

Danielle Fernandes Campos (UNIFEI)

dfc.unifei.2008@gmail.com

João Batista Turrioni (UNIFEI)

turrioni@unifei.edu.br

Com os avanços e transformações que aconteceram no mundo, tanto as empresas como pesquisadores passaram a trabalhar e estudar a gestão da qualidade para obter melhorias, mostrando assim uma evolução nos estudos e publicações nessa área. Segguindo essa linha de raciocínio, este artigo tem o objetivo de analisar a área de gestão da qualidade para elaborar uma fundamentação teórica, descobrir os trabalhos mais citados e os principais autores. Para isso, utilizou-se da técnica de bibliometria que usa análise de citação e cocitação para identificar os trabalhos mais citados e os principais autores. Em forma de tabelas e gráficos, essas características são apresentas neste artigo.

Palavras-chaves: Análise Bibliométrica, Fundamentação Teórica, Gestão da Qualidade

(2)

2 1. Introdução

As transformações no cenário econômico, político e social provocaram uma reavaliação e questionamento da postura empresarial adotada, gerando o aumento do interesse mundial relativo à gestão da qualidade como fonte geradora de eficiência e qualidade de processos e produtos (AHIRE, GOLHAR e WALLER, 1996; NAIR, 2006).

A implementação de um sistema de gestão da qualidade torna as empresas competitivas, pois a gestão da qualidade cria alguns benefícios como: planejar os produtos e a produção, controlar os produtos oferecidos, controlar a produção, e reduzir perdas com produtos fora da especificação.

Este artigo consiste na elaboração de uma revisão da literatura utilizando a técnica bibliometria, que consiste em análises matemáticas e estatísticas dos padrões que aparecem na publicação e uso de documentos (DIODATO, 1994).

O objetivo deste artigo é analisar a gestão da qualidade por meio da realização de uma fundamentação teórica com base em artigos de autores que apresentam destaque em pesquisa nas respectivas áreas, de modo a responder as seguintes perguntas:

 Quais os artigos mais citados na área de gestão da qualidade?

 Quem são os principais autores da área de gestão da qualidade? Limitações deste trabalho:

 A busca foi feita somente considerando os artigos publicados no site da ISI;

 Limitou-se a busca para somente artigos que foram publicados entre os anos de 1995 a 2010;

 Ao utilizar o Excel, ficou-se limitado ao número máximo de linhas que o software permite, sendo de 65535 linhas;

2. Gestão da qualidade

De acordo com autores como Das, Paul e Swierczek (2008), a gestão da qualidade tornou-se uma prática quase unânime na indústria moderna, e existe consenso de que a sua implementação acarreta melhoria na eficiência e no desempenho organizacionais.

O conceito de qualidade tem evoluído desde quando foi introduzido. As mudanças que ocorreram, nas últimas décadas, nas áreas de qualidade e produtividade foram extremamente relevantes. As razões dessas mudanças foram a forte concorrência entre as empresas, tanto nacionalmente como internacionalmente, e a queda das barreiras comerciais, quando os grandes blocos comerciais começaram a surgir, devido à consolidação da qualidade dos produtos e serviços, como um fator-chave para a sobrevivência das empresas. Os clientes começaram a exigir mais qualidade nos produtos e serviços por um preço mais baixo e sua opinião tornou-se crucial (PINTO, CARVALHO e HO, 20 08).

Atualmente muitas empresas vêm implementando um sistema de gestão da qualidade para se tornarem competitivas, pois assim podem ter um planejamento e fazer um controle dos produtos ou serviços oferecidos, um controle sobre a produção, e reduzir perdas com produtos fora da especificação.

Para que uma empresa possa ter um produto de qualidade, ela deve adquirir somente insumos de qualidade. Então, os fornecedores também deveriam implementar um sistema de gestão da

(3)

3

qualidade para que possam atender às necessidades de seus clientes.

Sousa e Voss (2002) afirmam que Gestão da Qualidade (GQ) tornou-se uma penetrante filosofia de gestão, encontrando o seu caminho para a maioria dos setores da sociedade empresarial.

Segundo Nora (2003), um sistema da qualidade eficiente é de fundamental importância para uma organização, seja ela voltada à manufatura ou uma prestadora de serviços.

A sobrevivência das empresas num cenário globalizado e altamente competitivo exige um comprometimento com o atendimento às especificações, satisfação das necessidades dos clientes e melhoria contínua de todos os processos constituintes da organização.

Singh e Smith (2006) afirmam que a literatura sobre gestão da qualidade pode ser dividida em três abordagens dominantes:

 Conceitual: promovida por diversos estudiosos e profissionais;

 Por prêmios: que inclui vários prêmios da qualidade e os prêmios de excelência em negócios;

 Baseada em padrões: na qual se destaca a ISO 9001.

De acordo com The ISO Survey (2008), existem 982.832 empresas certificadas no mundo em 176 países; destas, 14.539 empresas – o equivalente a 1,48% do total mundial – estão localizadas no Brasil, o que faz o país ocupar o 12º lugar entre todos os países com certificação ISO 9001. O estudo mostra um aumento no número de certificações no Brasil ao longo dos anos. De 2004 a 2008, o crescimento do número de empresas certificadas foi de 138%, como mostra o gráfico representado na figura 1. Estes dados revelam que a certificação ISO tem sido considerada cada vez mais importante para as organizações.

FIGURA 1 – Número de certificação ISO 9001 de 2004 a 2008. Fonte: Adaptado de The ISO Survey, 2008 Segundo Beer (2003), para a implantação de gestão da qualidade as equipes de gestores precisam:

 Desenvolver o compromisso com a nova direção de TQM e ter comportamento e tomar decisões que sejam compatíveis com ela;

 Desenvolver os mecanismos de funcional, habilidades de liderança, cultura e equipe precisava para a implementação TQM;

(4)

4

 Criar um clima de diálogo aberto sobre o progresso na transformação TQM que irá permitir a aprendizagem e novas mudanças.

De acordo com Dow, Samson e Ford (1999), as práticas de qualidade podem ser categorizadas em nove dimensões: No entanto, nem todos eles contribuem para resultados de qualidade superior. “compromisso do empregado”,”visão compartilhada”; e “foco no cliente”; se combinam para produzir uma correlação positiva com os resultados de qualidade. Em contrapartida, outras “difíceis” práticas de qualidade, tais como “benchmarking”, “equipes de trabalho móvel”, “tecnologias avançadas de fabricação”, e “relações com os fornecedores” não contribuem para resultados de qualidade superior.

Zu, Fredendall e Douglas (2008) afirmam que o Six Sigma é cada vez mais aplicado na indústria, pouco tem sido feito na investigação acadêmica em Six Sigma e sua influência na teoria de gestão da qualidade e aplicação.

Nair (2006) pode concluir que a gestão da qualidade tem sido focada com atenção pelos pesquisadores, tanto que na literatura sobre o tema podem ser encontrados trabalhos que mostram haver relação entre desempenho organizacional superior e adoção de práticas da gestão da qualidade.

3. A Pesquisa

3.1. Revisão bibliográfica

Lakatos e Marconi (1992) definem revisão bibliográfica como sendo aquela que tem por base a pesquisa junto a textos bibliográficos, selecionados mediante rigor técnico.

A revisão bibliográfica é uma visão crítica da pesquisa existente que é significante para o trabalho que se está desenvolvendo. Além de que resumir os trabalhos de outros pesquisadores seja importante, o pesquisador deve analisar este trabalho, mostrar relações entre os diferentes.

O objetivo da revisão bibliográfica é captar o estado da arte de um campo do conhecimento. A partir dessa revisão de trabalhos antigos (clássicos) e recentes, torna-se possível identificar áreas nas quais uma pesquisa mais profunda poderia ser benéfica, além de conceitos e teorias relevantes, controvérsias existentes, métodos de pesquisa utilizados na área (BRYMAN e BELL, 2007).

Uma revisão bibliográfica é uma consideração do que foi publicado em um dado tema por estudiosos e pesquisadores credenciados. Ao se escrever uma revisão de literatura, o propósito é comunicar aos leitores quais conhecimentos e ideias foram estabelecidas acerca desse tema e quais são os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, e utilizá-los como base para suportar o ponto de vista do autor.

3.2. Análise bibliométrica

A análise bibliométrica ou bibliometria refere-se a uma análise quantitativa da comunicação escrita, mais especificamente, no caso desta pesquisa, de artigos.

Há duas técnicas muito utilizadas em bibliometria: citação e cocitação. A análise de citação baseia-se na premissa de que autores citam artigos que consideram importantes no desenvolvimento de suas pesquisas. Portanto, trabalhos frequentemente citados tem, provavelmente, maior influência sobre a área do que aqueles menos citados (CULNAN, 1987; TAHAI e MEYER, 1999).

(5)

5

Já a análise de cocitação de artigos registra o número de artigos que citaram qualquer par de documentos e é entendida como uma similaridade do conteúdo desses dois artigos.

Para realizar a análise bibliométrica utilizaram-se os softwares Sitkis (SCHILDT, 2002) e UCINET.

3.3. Condução da pesquisa

A busca de artigos foi feita na base ISI Web of Science para a área de gestão da qualidade. A busca foi realizada da seguinte maneira: primeiro limitou-se para documentos publicados entre os anos de 1995 a 2010; depois, utilizou-se o termo “quality management” para fazer a busca por tópicos, o que apresentou um total de 69503 documentos; em seguida, refinou-se a essa busca para que somente documentos das seguintes: “Business”; “Economics”; “Education & Educational Research”; “Engineering, Chemical”; “Engineering, Civil”; “Engineering, Electrical & Electronic”; “Engineering, Environmental”; “Engineering, Industrial”; “Engineering, Manufacturing”; “Engineering, Multidisciplinary”; “Management”; “Operations Research & Management Science”; “Planning & Development”; “Public Administration”. Assim passou-se a ter 12061 documentos.

Novamente, refinou-se a busca para tipos de documentos (document type) artigos de periódicos e congressos, o que resultou em 11272 artigos. Depois excluiu alguns periódicos e congressos que não tinham muita relação com a área pesquisada. A última refinação foi quanto a linguagem, onde considerou-se somente trabalhos em espanhol, inglês e português. Depois que todas as refinações foram terminadas, obteve-se um total de 3386 trabalhos. Ainda na base ISI Web of Science, utilizou-se a ferramenta para análise de citações contida na própria base.

O arquivo texto gerado foi importado por meio do software Sitkis (SCHILDT, 2002) para que as análises bibliométricas fossem realizadas com auxílio do software UCINET.

4. Análise bibliométrica

A figura 2 apresenta a quantidade de artigos publicados entre os anos 1990 e 2009 na área de gestão da qualidade, levando em consideração as restrições colocadas na busca realizada.

(6)

6

Já a figura 3 apresenta a quantidade de citações dos artigos publicados da área de gestão da qualidade nos respectivos anos.

FIGURA 3 – Quantidade de artigos citados na área de gestão da qualidade. Fonte: ISI (2010)

Contaram-se as palavras-chaves de cada artigo e obteve-se 23418 palavras-chave. A tabela 1 apresenta as dez palavras mais utilizadas nos artigos pesquisados.

Posição Palavra-chave Ocorrência

1º MANAGEMENT 633

2º PERFORMANCE 528

3º QUALITY 458

4º MODEL 328

5º TOTAL QUALITY MANAGEMENT 301

6º QUALITY MANAGEMENT 242

7º TQM 241

8º IMPACT 193

9º COMPETITIVE ADVANTAGE 171

10º STRATEGY 153

Tabela 1 – As 10 palavras-chave mais utilizadas

Realizou-se a análise para saber quais são as referências mais citadas nos artigos pesquisados, obteve-se 65535 citações. A tabela 2 apresenta os dez autores mais utilizados nos artigos.

Posição Autor Citações

1º COOPER RG 152 2º DALE BG 80 3º DAVENPORT TH 50 4º DEMING WE 63 5º JORESKOG KG 66 6º JURAN JM 129 7º KANJI GK 71 8º KAPLAN RS 71

(7)

7

9º MINTZBERG H 61

10º PARASURAMAN A 52

Tabela 2 – Os 10 autores mais citados

As 65535 citações foram separadas por ano e as citações de trabalhos científicos entre 1995 a 2010 pode ser visto na figura 4.

FIGURA 4 – Quantidade de citações de acordo com as referências dos artigos

Ainda referente às 65535 citações, separou somente os periódicos de acordo com o número de vezes que cada um foi citado. A tabela 3 apresenta os dez periódicos mais citados

Posição Periódico Citações

1º MANAGE SCI 785

2º ACAD MANAGE J 640

3º INT J OPER PROD MAN 586

4º HARVARD BUS REV 560

5º INT J PROD RES 513

6º EUR J OPER RES 508

7º ACAD MANAGE REV 494

8º TOTAL QUAL MANAGE 478

(8)

8

10º STRATEGIC MANAGE J 421

Tabela 3 – Os 10 periódicos mais citados

Para fazer a análise de cocitações foi necessário colocar uma restrição para considerar somente as citações que aparecesse pelo menos 100 vezes. Foi necessário fazer tal restrição para ser possível a verificação. A figura 5 apresenta o resultado da análise de cocitações, com 15 citações. Percebe-se que os autores apresentados na figura 5 são autores clássicos na área de gestão da qualidade.

FIGURA 5 – Análise de cocitações

Procurou-se com a análise identificar os trabalhos serem considerados os clássicos na área e os trabalhos recentes que estão sendo mais citados. A tabela 4 apresenta os dez trabalhos clássicos mais citados. Para verificar os trabalhos recentes, consideraram-se somente os trabalhos publicados do ano de 2005 a 2010, totalizando 5010 trabalhos. A tabela 5 apresenta os dez trabalhos recentes mais citados.

Posição Trabalho Citações

1º JURAN JM - 1988 19

2º COOPER RG - 1988 17

3º JORESKOG KG - 1993 16

4º COOPER RG - 1990 14

(9)

9 6º KAPLAN RS - 1996 13 7º SENGE PM - 1990 13 8º DALE BG - 1997 11 9º HAMMER M - 1993 11 10º KOSTOFF RN - 1997 11

Tabela 4 – Os 10 trabalhos clássicos mais citados

Posição Trabalho Citações

1º CASADESUS M - 2005 6 2º BOYER KK - 2005 5 3º COOPER RG - 2005 5 4º MEIER KJ - 2006 5 5º MEIER KJ - 2007 5 6º AUDIN G - 2007 4 7º HOMBURG C - 2005 4 8º KIM S - 2005 4 9º KOH SCL - 2006 4 10º KUMAR D - 2005 4

Tabela 5 – Os 10 trabalhos recentes mais citados

Considerando os autores dos artigos utilizados na busca, obteve-se 5221 autores diferentes e de diferentes países. A tabela 6 apresenta os dez países que mais publicaram artigos, de acordo com a busca realizada. Nesta lista o Brasil aparece na 25ª colocação com um total de 37 publicações.

Posição País Publicações

1º USA 2237 2º ENGLAND 502 3º TAIWAN 301 4º PEOPLES R CHINA 221 5º AUSTRALIA 183 6º SPAIN 163 7º CANADA 159 8º NETHERLANDS 144 9º INDIA 137 10º SWEDEN 95

Tabela 6 – Os 10 países que mais tiveram publicações

(10)

10 FIGURA 6 – Trabalhos publicados por estado

5. Conclusão

A área de gestão da qualidade está sendo muito explorada tanto pelas empresas como pelos pesquisadores. Por isso, este artigo teve como objetivo analisar a gestão da qualidade por meio da realização de uma fundamentação teórica com base em artigos de autores que apresentam destaque em pesquisa nesta área.

Tal análise foi feita por meio da técnica de bibliometria, que utiliza análise de citações e cocitações. Utilizou-se os softwares Sitkis (SCHIDT, 2002) e UCINET para auxiliar a realização da análise bibliométrica.

Portanto, os artigos que podem ser considerados como clássicos e trabalhos que foram mais citados na área de gestão da qualidade podem ser vistos na tabela 4, que apresenta os dez trabalhos mais citados. Já os autores que podem ser considerados como recentes e que foram mais citados nessa área pode ser visto na tabela 5, que apresenta os dez trabalhos recentes mais citados.

A figura 5 apresenta os pares de cocitações que aparecem pelo menos 100 vezes nos artigos selecionados na busca.

Para trabalhos futuros, é interessante utilizar está técnica para outras áreas de Engenharia de Produção. Outra sugestão seria acrescentar trabalhos de periódicos nacionais que sejam relevantes para a área de Engenharia de Produção e que ainda não fazem parte da base da ISI; mesmo que tenha que ser inseridos de forma manual no banco de dados.

Agradecimentos

Os autores agradecem o apoio da FAPEMIG e da CAPES no desenvolvimento deste artigo

Referências

AHIRE, S. L.; GOLHAR, D. Y. e WALLER, M. A. Development and validation of TQM implementation constructs. Decision Sciences. Vol. 27, Nº. 1, p.23-56, 1996.

BEER, M. Why total quality management programs do not persist: The role of management quality and implications for leading a TQM transformation. Decision Sciences. Vol. 34, Nº. 4, p. 623-642, 2003.

BRYMAN, Alan; BELL, Emma. Business research methods. 2ª ed., New York: Oxford University Press, 2007. CULNAN M. J. Mapping the intellectual structure of MIS, 1980–1985: a co-citation analysis. Management of

(11)

11 DAS, A.; PAUL, H.; e SWIERCZEK, F. W. Developing and validating total quality management (TQM)

constructs in the context of Thailand’s manufacturing industry. Benchmarking: An international Journal, Vol.

15, Nº. 1, p. 52-72, 2008.

DIODATO V. Dictionary of Bibliometrics. Haworth Press: Binghamton, NY, 1994.

DOW, D.; SAMSON, D. e FORD, S. Exploding the myth: Do all quality management practices contribute to superior quality performance? Production and Operations Management. Vol. 8, Nº. 1, p. 1-27, 1999.

ISI. Web of Science. Disponível em http://isiknowledge.com. Acesso em: 28 abr. 2010.

LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Científico. 4ª ed., São Paulo: Atlas, 1992. NAIR, Anand. Meta-analysis of the relationship between quality management practices and firm performance – implications for quality management theory development. Journal of Operations Management. Vol. 24, p.948-975, 2006.

NORA, J. A. F. Análise da transição para um sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2000 na indústria de

material bélico do Brasil. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2003.

PINTO, S. H. B.; CARVALHO, M. M. e HO, L. L. Main quality programs characteristics in large size Brazilian companies. International Journal of Quality & Reliability Management, Vol. 25, Nº. 3, pp. 276-291, 2008.

SCHILDT, H. A. SITKIS: Software for Bibliometric Data Management and Analysis v0.6.1. Helsinki: Institute of Strategy and International Business. [Available at: www.hut.fi/~hschildt/sitkis], 2002.

SINGH, P. J. e SMITH, A. An empirically validated quality management measurement instrument.

Benchmarking: An international Journal, Vol.13, Nº. 4, p. 493-522, 2006.

SOUSA, R. e VOSS, C. A. Quality management re-visited: a reflective review and agenda for future research.

Journal of Operations Management. Vol. 20, Nº. 1), p. 91-109, 2002.

TAHAI A e MEYER M. J. A revealed preference study of management journals’ direct influences. Strategic

Management Journal. VOl. 20 Nº 3, p. 279–296, 1999.

THE ISO SURVEY. The ISO Survey of Certifications. Disponível em http://www.iso.org/iso/survey2008.pdf, 2008. Acesso em: 11 fev. 2010.

ZU, X. X.; FREDENDALL, L. D. e DOUGLAS, T. J. The evolving theory of quality management: The role of Six Sigma. Journal of Operations Management. Vol. 26, Nº. 5, p. 630-650, 2008.

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho se propôs a conhecer a dinâmica da pesca artesanal e a relação dos pescadores com o ambiente, analisando todos os aspectos que permeiam as

EXTRATO DE SOJA PO-P30 (C/ AÇÚCAR)1 KG SABOR VERDE EXTRATO DE SOJA PSA (NATURAL) 1 KG SABOR VERDE EXTRATO DE SOJA PSA (NATURAL) SC 25KG OLVEBRA EXTRATO DE SOJA PSA 0,300 KG SABOR

A organização deve conduzir e documentar o planejamento de energia que incluir o seguinte: requisitos legais e outros requisitos às quais a organização aprova, revisão

Fica estabelecido que no caso de não ser efetuado pela empresa o pagamento dos salários até o quinto dia útil do mês subseqüente ao vencido, bem como do 13º salário e

Na krigagem para a estimativa de A são neces- sários não apenas os valores das distâncias de cada um dos 5 pontos em relação a A, mas também as distâncias entre os pontos. Não

Para contratação, deverá o candidato comparecer ao Serviço de Pessoal da Unidade/Órgão indicado no Edital de Convocação, no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados de

Seminário Internacional sobre a memória Lusófona A saída da Corte para o Brasil Organização do Arquivo Histórico Ultramarino Dia 8, 9 e 10 de Outubro no Arquivo Histórico

Muitos apostaram no desaparecimento da pequena produção, que a presença do capital no campo seria avassaladora como já havia previsto Lenin (1973) e Kautsky (1968), mas