• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PROPLAN) E PRÓ-REITORIA DE EXTENSAO (PROEX)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PROPLAN) E PRÓ-REITORIA DE EXTENSAO (PROEX)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PROPLAN) E PRÓ-REITORIA DE EXTENSAO (PROEX)

EDITAL DE CONCURSO

“PRÊMIO CAMILO VIANA – UFPA: UMA CIDADE SUSTENTAVEL” A Universidade Federal do Pará - UFPA por meio da Pró–Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional - PROPLAN e Pró-Reitoria de Extensão - PROEX tornam público o Concurso “Prêmio Camilo Viana – UFPA: Uma Cidade Sustentável” – Edição 2012.

I - Das Disposições Preliminares:

1.1. O Concurso para concessão do “Prêmio Camilo Viana – UFPA: Uma Cidade Sustentável” será regulamentado por meio este Edital

1.2. O concurso é uma ação estratégica inserida no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI da UFPA - 2011-2015, coordenado pela PROPLAN e PROEX, alinhado a sua missão: “Produzir, socializar e transformar conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade sustentável.”.

1.3. A Universidade Federal do Pará convive com uma comunidade de mais de 40.000 pessoas, sendo que a metade dessa população circula quase que diariamente em suas instalações, dispõem de lanchonetes, restaurantes, hospitais, laboratórios, serviços gráficos, grande circulação de veículos, obras de construção e manutenção, que geram entulhos, além de outras atividades que também provocam uma série de ações de impacto socioambiental.

1.4. As propostas devem tratar de temas que transformem a UFPA em uma cidade sustentável, que propiciem o estabelecimento de novas práticas cotidianas, para tanto deve abordar um ou mais de um aspecto que levam a sustentabilidade socioambiental, tais como:

o Modelo de gestão de resíduos dos campi, que contemple o manejo adequado de resíduos, intensifique e estimule a prática da coleta Seletiva de lixo;

o Uso racional de papel, água, energia;

o Substituição de copos descartáveis ou produtos poluentes de uso contínuo; o Uso de transportes alternativos e redução de consumo de combustível; o Aproveitamento de sobras de lanchonetes e restaurantes.

(2)

o Recuperação de bosques e áreas verdes por meio de projetos paisagísticos e de ações que potencializem o melhor uso das paisagens naturais que fazem parte do ambiente da Universidade e garantam a preservação da sua biodiversidade. o Cadastramento de suas riquezas naturais.

o Estratégias e mecanismos de compra sustentáveis que contemplem materiais ecologicamente corretos e preservem o meio ambiente e a saúde da comunidade. o Implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P.

o Propostas de modelo de urbanização ambientalmente sustentável, em sintonia com a legislação específica, e que priorize a preservação do ambiente natural que cerca os prédios da UFPA.

o Propostas de projeto de obras de baixo impacto ambiental e adequado as características climáticas da região, com aproveitamento dos recursos naturais disponíveis na região, como luz solar e água da chuva.

o Uso e relação com os rios que cercam ou passam pela UFPA. o Circulação, roteiros de educação ambiental e patrimonial.

o A relação da UFPA e o entorno, considerando aspectos socioeconômicos e ambientais

II. Do Objetivo

2.1. O Concurso tem por objetivo incentivar a comunidade acadêmica da UFPA a contribuir com projetos e programas que permitam transformar a Universidade Federal do Pará em uma cidade ética, solidária e sustentável, identificar, reconhecer e premiar iniciativas que sejam aplicáveis a realidade, que contribuam para a melhoria do ambiente institucional, para a gestão socioambiental, em consonância com a Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P e com o PDI 2011-2015 da Instituição

III - Das Inscrições:

3.1. Poderão se inscrever o candidato discente, docente e servidores técnicos administrativos, devendo acessar o Edital do Concurso no site da UFPA, PROPLAN ou da PROEX.

3.2. Os Participantes deverão preencher a Ficha de Inscrição, disponível nos sites: (www.proplan.ufpa.br) e da PROEX (www.proex.ufpa.br).Os trabalhos inscritos deverão ser apresentados em formato PDF, e seguir orientações disponível no anexo e enviados para o seguinte e.mail: ufpasustentavel@ufpa.br

3.5. As inscrições deverão ser realizadas por meio da página do prêmio a partir do dia. 16 de julho até o dia 10 de setembro.

3.6. As inscrições incompletas ou com relatos incompletos ou no formato inadequado serão desclassificadas.

(3)

4.1. Poderão concorrer ao “Prêmio Camilo Viana – UFPA: Uma Cidade Sustentável” os servidores técnico-administrativos e docentes, em efetivo exercício, ocupando ou não função de gestor, e estudantes regularmente matriculados no curso de graduação e pós-graduação da UFPA.

V – Da conceituação e demais requisitos:

5.1. Entendem-se como projetos ou programas, propostas de mudanças que produzam resultados para a melhoria da gestão socioambiental e sustentabilidade, capaz de preservar o ambiente e garantir maior segurança e qualidade de vida para a comunidade. 5.2. Os trabalhos poderão ser projetos ou programas de autoria individual ou em grupo. 5.3. Os projetos deverão, necessariamente, ter a colaboração direta do candidato e no caso de trabalho em equipe, deverão ser identificados todos os participantes diretamente envolvidos.

5.4. Os projetos ou programas que concorrerão ao prêmio devem ser originais.

VI - Da Premiação:

6.1. O Prêmio consistirá em Certificados e Participação em uma publicação eletrônica com ISSN.

6.2. Serão premiados os vinte melhores, dentre os trabalhos apresentados, que sejam mais adequado e aplicável a realidade da UFPA e capaz de contribuir para transformar a UFPA em uma cidade sustentável.

6.3. A Comissão de Avaliação reserva-se no direito de não conferir prêmio, caso nenhum trabalho atenda aos critérios de avaliação previamente estabelecidos.

VII - Da Avaliação dos Trabalhos: 7.1. Comissão de Avaliação:

a) A avaliação dos trabalhos será realizada por uma Comissão designada pela administração superior da UFPA.

b) É vedado aos integrantes da Comissão de Avaliação concorrer ao prêmio. c) A Comissão de Avaliação poderá, a qualquer tempo, convocar assistente(s)

técnico(s) e ou avaliador (es) especialistas para auxiliar em seus trabalhos.

VIII - São atribuições da Comissão de Avaliação:

8.1- Estabelecer o peso relativo dos critérios a que se refere o item IX e o sistema de pontuação atribuído aos trabalhos;

(4)

8.2 - Analisar e emitir parecer sobre os trabalhos inscritos, considerando a relação com a missão, visão de futuro pressentes no PDI 2011-2015 da UFPA e a Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P;

8.3 - Definir os vencedores de acordo com os critérios estabelecidos neste Edital.

IX - Dos Critérios de Avaliação:

9.1. Serão considerados como critérios gerais de avaliação dos trabalhos: a) Objetividade na descrição do trabalho.

b) Definição clara dos objetivos e perspectiva de efetividade, ou capacidade de comprovação de sua eficácia, quanto aos resultados propostos;

c) Facilidade de implementação.

X – Do Cronograma (a definir)

10.1. Período de Inscrição. 17 de julho a 10 de setembro de 2012 10.2. Análise dos Trabalhos: 15 de setembro a 15 de outubro de 2012 10.3. Divulgação dos classificados: 17 de outubro

10.4. Período de recurso: 18 a 22 de outubro 10.5. Resultado Final: 24 de outubro

10.6. Entrega da Premiação: 29 de outubro

XI – Da Cerimônia de Entrega e Divulgação dos Trabalhos

11.1. A cerimônia de premiação será realizada no Campus da UFPA, em data e horário a ser definido e divulgado no site da UFPA.

11.2. Os trabalhos premiados serão publicados na íntegra em edição eletrônica.

XII – Dos Recursos

12.1. A Comissão Avaliadora é a instância máxima de recursos dos resultados do Prêmio definidos neste Edital.

12.2. O prazo para interposição de recursos será de 3 (três) dias úteis após a divulgação da relação dos trabalhos selecionados, conforme item X.

12.3. Os recursos deverão ser enviados para o e.mail: ufpasustentavel@ufpa.br

XIII - Das Disposições Finais:

13.1. As informações a respeito do concurso serão divulgadas por meio dos sites www.ufpa.br, www.proplan.ufpa.br e www.proex.ufpa.br.

(5)

13.2. Concluídos os trabalhos de avaliação o resultado será proclamado e, após sua homologação pelo Reitor da UFPA, será publicado no site www.ufpa.br.

13.3. Os resultados homologados não são passíveis de recurso.

13.4. Receberão certificado de participação os autores dos trabalhos habilitados.

13.5.. À Coordenação do Concurso e à Comissão de Avaliação, fica facultado o direito de averiguar as informações apresentadas, até a data de publicação dos resultados, podendo solicitar dados complementares e documentação comprobatória aos inscritos e, em caso de não atendimento dessa prerrogativa, a inscrição poderá, a qualquer tempo não ser efetivada.

13.6. A averiguação, a qualquer tempo, de trabalho que não atenda aos dispositivos expressos neste Edital acarretará sua automática exclusão do concurso.

13.7. A UFPA fica com os direitos de utilização dos trabalhos. A publicação dos trabalhos poderá ser realizada em parceria com outras instituições.

13.8. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e expressa aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderão alegar desconhecimento.

13.9. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Avaliação.

Belém, 18 de julho de 2012

Erick Nelo Pedreira

Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

P/ Fernando Arthur de Freitas Neves. Pró-Reitor de Extensão.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, discutir a relação entre história, memória e história oral, tendo como pano de fundo, a relação de Ricardo Rojas, ex-morador e ex-coveiro, com o Quadro Antigo do

Não deve ser classificado como tóxico para órgãos-alvo específicos (exposição única). Afecta os órgãos (pulmão) após exposição prolongada ou repetida (em caso

Este trabalho constitui parte deste esforço para entender as estruturas animais, em especial do gênero Bradypus, ordem Edentata, descrevendo a anatomia macroscópica do encéfalo de

Compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo utilizando composição e decomposição de números naturais.. Resolver situações-problema com

Lopes e Siqueira Junior (2015) relatam considerações clínicas relacionadas com a anatomia do sistema de canais radiculares dos molares inferiores cujo aspecto distal da raiz mesial

Este trabalho traz reflexões iniciais da pesquisa “Tecendo a história do combate ao trote na UESC”, no qual pretendemos traçar a história do processo de

Nos objetivos específicos, identificar os “atratores” do conceito de memória na Ciência da Informação; analisar suas apropriações e reformulações na produção dos

Os riscos acima mencionados poderão afetar o patrimônio do FUNDO, sendo que o ADMINISTRADOR e o GESTOR não poderão, em hipótese alguma, ser responsabilizados por qualquer