• Nenhum resultado encontrado

G S I N I M A B R A S I L

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "G S I N I M A B R A S I L"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)
(2)

EUA

BRASIL

ARÁBIA

SAUDITA

ITÁLIA

POLÔNIA

ESPANHA

PORTUGAL

ARGÉLIA

MARROCOS

TUNÍSIA

LÍBIA

TURQUIA

ÍNDIA

UAE

AUSTRÁLIA

INDONÉSIA

CHINA

BAHREIN

REINO UNIDO

CORÉIA DO SUL

VIETNÃ

CINGAPURA

CANADÁ

Operações GS Inima Environment

Matriz GS E&C

Matriz GS Inima Environment

Operações GS E&C

MÉXICO

CHILE

GS INIMA

(3)

É COM SATISFAÇÃO que apresento a GS Inima Brasil, uma das maiores empresas de saneamento do país. Fruto de uma caminhada, que completa 25 anos em 2020, feita com respeito e cuidado em cada escolha, a GS tem honrado os compromissos assumidos, crescendo de forma íntegra e sustentável.

Quando, em 1995, demos os primeiros passos na construção do grupo GS no Brasil - fundando a GS Inima Ambient – Soluções Ambientais de Ribeirão Preto para cuidar do esgotamento sanitário de uma das maiores cidades do Estado de São Paulo -, não tínhamos ideia do risco, porque até então ninguém havia feito isso. Afinal, foi nesse mesmo ano que o país editou a Lei das Concessões Públicas (1995).

Aprendemos na prática - com o trabalho e com a sociedade brasileira - o que sig-nificava parceria público privada. Entendemos que a universalização dos serviços de água e esgoto neste país só aconteceria se todas as alternativas de prestação dos

P A U L O R O B E R T O D E O L I V E I R A , C E O G S I N I M A B R A S I L

25 ANOS

serviços fossem exploradas. Em nossa jornada, encontramos parceiros que assu-miram conosco o compromisso de trabalhar para superar os déficits de acesso ao saneamento, que ainda hoje são desafiadores.

Estou certo de que a vocação para ousar e buscar o novo é que nos credenciou para contribuir com o desenvolvimento do país. Conseguimos prestar serviços de maneira moderna e sustentável, gerando valor em todos os locais onde atua-mos. É por isso que cada uma de nossas operações apresenta um diferencial, um modelo exclusivo que traz consigo o melhor para cada realidade. Com a recente entrada no segmento de utilidades industriais alargamos nosso horizonte, diver-sificamos nossas habilidades e nos qualificamos ainda mais no cuidado do ciclo integral da água.

Agradeço aos profissionais, parceiros, acionistas e clientes que compartilham conosco a crença no futuro. Futuro esse que trabalhamos para construir todos os dias, certos de que, juntos, podemos fazer um país melhor para os brasileiros.

D E P I O N E I R I S M O

(4)

BRASIL GS Inima Concessões GS Inima AMBIENT GS Inima SAMAR ARAUCÁRIA CAEPA COMASA SANAMA SANEOURO SANEVAP SESAMM GS Inima Industrial AQUAPOLO

GS Inima Industrial JECEABA GS Inima Industrial TRIUNFO GS Inima Serviços

Catanduva Olímpia

COM TRÊS unidades de negócios – Concessões, In-dustrial e Serviços –, a GS Inima Brasil reporta-se à sede mundial na Espanha, GS Inima Environment, que por sua vez é controlada pela GS E&C, braço de engenharia do quinto maior conglomerado empresa-rial da Coréia do Sul, o Gupo GS, que atua no setor de óleo e gás, engenharia, energia elétrica e renovável, varejo, e-commerce, cimento, siderurgia e esportes.

Desde 1995, a GS Inima Brasil vem conquistando contratos de concessão, de parceria público privada, de locação de ativos e de operação e manutenção de tratamento de água e esgoto, graças a seu conheci-mento técnico e investiconheci-mento permanente nas mais avançadas tecnologias.

Entre as inovações no Brasil está o aproveita-mento energético de biogás produzido a partir do lodo do esgoto, captação de energia solar por meio de placas fotovoltaicas para consumo operacional, implantação de usina solar de secagem de lodo resultante do processo de tratamento de esgoto, utilização de tecnologia sustentável em produção de água de reuso a partir de efluentes domésticos, entre outros.

Em 2019, tornou-se uma das líderes nacionais no tratamento de águas industriais e produção de água de reuso ao adquirir o controle de empresas emble-máticas do setor: Aquapolo (SP), GS Inima Industrial Jeceaba (MG) e GS Industrial Triunfo (RS).

ESTRUTURA ACIONÁRIA

CORÉIA DO SUL Plant EPC Business Architecture Infra Power Leisure CORÉIA DO SUL Construction GS E&C GS Sports Energy GS Energy GS Caltex GS E&R GS EPS Retail GS Global GS Retail GS SHOP ESPANHA GS Inima Argélia GS Inima Brasil GS Inima Chile GS Inima USA GS Inima México GS Inima EAU (Oriente Médio)

(5)

CONCESSÕES

Inima

INDUSTRIAL

Inima

SERVIÇOS

Especializada no setor de utilidades industriais, com excelência na produção de água de reuso, tratamento de água e efluentes industriais com plantas no Estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Operação e manutenção de sistemas e plantas de água e de esgotamento sanitário, gerenciamento e execução de obras na área de saneamento.

locação de ativos e PPP.

EXPERTISE CONSTRUÍDA E

CONSOLIDADA PASSO-A-PASSO

A HISTÓRIA da GS Inima Brasil começa em 1955, em

Madri, quando foi criada a Fundação Inima para atuar no setor de água. Em 1995 começa a operar a Ambient, pri-meira empresa do grupo no Brasil, que venceu a licita-ção da primeira concessão dos serviços de esgotamento sanitário da cidade paulista de Ribeirão Preto, à época com 450 mil habitantes e apenas 2% do esgoto domés-tico tratado. Hoje Ribeirão Preto figura no ranking das ci-dades melhor saneadas do país, assim como Araçatuba (SP) também operada pela GS.

Ao longo de sua trajetória, a GS Inima Brasil tem experimentado vários modelos de negócio para se adequar às necessidades das cidades e dos clientes.

É a primeira empresa privada a se tornar sócia da Sabesp em uma concessão de saneamento – na SESAMM – Serviços de Saneamento de Mogi Mirim–, além de construir para a companhia estadual o siste-ma de esgotamento sanitário de Campos de Jordão e uma ETE em São José dos Campos. Presta serviço também para a Casal – Companhia de Saneamento de Alagoas construindo e operando o sistema de esgotamento sanitário para atender a parte alta de Maceió. A linha do tempo, nas próximas páginas, de-talha a jornada da companhia privada brasileira que há 25 anos ajuda o país da diminuir seus déficits no saneamento básico.

(6)

PIONEIRISMO E INOVAÇÃO

são marcos da nossa trajetória

FUNDAÇÃO GS INIMA

Madrid (Espanha)

Dessalinização

em Cabo Verde

AMBIENT,

Ribeirão Preto

(SP)

Uma das primeiras

plantas de

dessalinização

do mundo.

Entrada da empresa

espanhola OHL no

controle acionário

da AMBIENT

Primeira sociedade

da Sabesp com uma

empresa privada

em contrato de

concessão

Fundação da Holding

OHL Inima Brasil

ARAUCÁRIA

Saneamento,

Campos do

Jordão (SP)

Primeira ETE

coberta e com

ultrafiltração

para tratar

esgoto

doméstico

no Brasil

SESAMM,

Mogi Mirim (SP)

1955

1999

2008

2010

1968

1995

Primeira concessão

parcial do setor

saneamento no Brasil

(7)

OHL Inima Brasil

passa a ser

GS Inima Brasil

SANEVAP, São José

dos Campos (SP)

CAEPA,

Paraibuna (SP)

Araçatuba (SP)

Inima do Grupo

OHL, constituindo

a empresa GS

Inima Environment

(Espanha)

PMI em

Fortaleza

(CE)

Biogás na

Ambient

SANAMA,

Maceió (AL)

Ambient é

a primeira

empresa de

saneamento

do Brasil com

aproveitamento

energético de

biogás

SAMAR é a

primeira ETE

com secador

solar de lodo

com tecnologia

inédita no Brasil

para reduzir

o volume de

resíduos

Estudo vencedor

para da primeira

planta de

dessalinização

de grande porte

ppara consumo

humano no Brasil

SESAMM é a primeira

ETE do Brasil com

geração de energia

solar fotovoltaica

para consumo

operacional

SANAMA é a primeira

ETE no Brasil a

usar tecnologia de

biofilme MBBR, CFIC®

2011

2018

2014

2012

2015

2020

2019

2016

Fundação da

GS Inima Serviços

Fundação da GS

Inima Industrial

com aquisição do

AQUAPOLO, GS Inima

Industrial Triunfo e

GS Inima Industrial

Jeceaba

SANEOURO,

Ouro Preto (MG)

Início da

operação

Saneouro

(MG)

(8)

S

S

14 operações no Brasil

S O M O S

N O T R A T A M E N T O D O

C I C L O I N T E G R A L

ÁGUAS E EFLUENTES

INDUSTRIAIS

Produz mais de 1.945 litros

por segundo de água

tratada e cerca de 671 l/ s

de efluentes tratados para a indústria.

ÁGUAS DE REUSO

Como a maior planta de reuso da America Latina, o Aquapolo é capaz de produzir cerca de

650 l/s de água de reuso.

TRATAMENTO DE

ESGOTO DOMÉSTICO

Há 25 anos, especialista no tratamento de esgoto com

13 ETEs em operação e capacidade de tratar

3.867 l/s.

DESSALINIZAÇÃO

Estudo vencedor da primeira PMI do Brasil para projeto, construção e operação de planta de dessalinização de grande porte para consumo humano (Fortaleza em 2018).

TRATAMENTO

DE ÁGUA PARA

CONSUMO

HUMANO

A GS Inima Brasil possui capacidade para tratar 1.705

litrospor segundo

de água para consumo humano em suas 11 ETAs em operação.

E M

D A

Á G U A

E S P E C I A L I S T A S

GS

Inima BRASIL

N

Ú

M

E

R

O

S

R$ 96 milhões de investimento em saneamento básico em 2019 1,5 milhão de pessoas atendidas R$ 752 milhões de Receita Líquida em 2019 * * P rojeç ões P rof or ma (incluindo a tiv os industr iais)

(9)

CONCESSÕES

trabalha pela universalização

do saneamento no Brasil

Uma empr esa privada que

(10)

AMBIENT

ETE Ribeirão Preto

AS PRIMEIRAS concessões à iniciativa privada no país aconteceram no Estado de São Paulo, entre elas, a con-cessão dos serviços de esgotamento sanitário do muni-cípio de Ribeirão Preto em 1995. Com 450 mil habitantes à época, os moradores da cidade paulista tinham seus efluentes domésticos coletados, mas apenas 2% desse volume era tratado, conforme registro do recém-criado SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre Sanea-mento. É esse cenário que a GS Inima AMBIENT - Servi-ços Ambientais de Ribeirão Preto, a primeira empresa do grupo GS Inima Brasil, encontrou ao assumir os serviços de esgotamento sanitário da cidade há 25 anos. De lá para cá o investimento em pesquisa, novas tecnologias e capacitação técnica dos seus profissionais transfor-mou completamente essa realidade.

Hoje os mais de 700 mil habitantes têm 99% de seus efluentes domésticos tratados utilizando tecnologia de ponta. Com capacidade para tratar quase 2 mil litros de esgoto doméstico por se-gundo, a GS Inima AMBIENT foi pioneira no Brasil ao gerar energia elétrica por meio do biogás re-sultante do tratamento de esgoto, uma fonte de energia limpa que supre parte da demanda ne-cessária para operação da própria estação. Essa usina tem capacidade para gerar 15.000 Kw/h por dia, o que garante a eficiência energética da ETE Ribeirão Preto. A GS Inima Ambient foi ainda res-ponsável pela construção de 166 km de coletores e interceptores que compõe o sistema de coleta e afastamento do município.

PRIMEIRA CONCESSÃO

DOS SERVIÇOS DE TRATAMENTO

DE ESGOTO NO BRASIL

(11)

MODELO DE CONTRATO:

Concessão parcial de serviços de esgotamento sanitário

PARCEIRO PÚBLICO:

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto - DAERP

ACIONISTAS: GS INIMA BRASIL ANO DE ASSINATURA: 1995 PRAZO: 38 anos POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO: 703.293 (IBGE, 2019)

ÍNDICE DE TRATAMENTO DE ESGOTO:

99% (SNIS, 2018) CAPACIDADE DE TRATAMENTO DE ESGOTO: 1.760 l/s (2 ETEs) KM DE REDES CONSTRUÍDAS: 166 km

“Primeira ETE do Brasil a gerar energia elétrica para

autoconsumo por meio do biogás proveniente do

processo de tratamento de esgoto.”

Controle operacional na ETE Ribeirão Preto

(12)

SAMAR

Complexo Baguaçu

CONTROLADA pelo grupo GS Inima Brasil desde 2016, a GS Inima SAMAR – Soluções Ambientais de Araçatuba atende 100% dos 197 mil morado-res da cidade com serviços de abastecimento e tratamento de água, coleta, afastamento e trata-mento de esgotos domésticos. Por isso, em 2020, o município ocupou no Ranking ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária) Universaliza-ção do Saneamento no 30º lugar entre as cidades (com mais de 100 mil habitantes) melhor sanea-das do Brasil. Araçatuba também tem se desta-cado no Estado de São Paulo pela excelência dos serviços de saneamento graças ao investimento em tecnologia.

Em 2020, a SAMAR inaugura uma unidade de 6 mil m2 para secar, por meio da energia solar, o lodo resul-tante do processo de tratamento do esgoto, com tec-nologia inédita na América Latina. A usina de secagem reduz o impacto ambiental da operação com a redu-ção do volume do lodo em 80%, diminuindo a neces-sidade de disposição do resíduo em aterros sanitários, de transporte e de consumo de energia elétrica. Para garantir a segurança no abastecimento de água em todo o período do contrato, a empresa está investindo fortemente em redução de perdas, através da setoriza-ção de redes e ações operacionais, e na implantasetoriza-ção de uma nova estação de tratamento de água para reforçar o abastecimento de mais de 50% da população.

ALÉM DA UNIVERSALIZAÇÃO,

UM FUTURO SUSTENTÁVEL

PARA O SANEAMENTO

(13)

Equipe de planejamento técnico

Captação no Rio Tietê

ETE Baguaçu

MODELO DE CONTRATO:

Concessão plena

PARCEIRO PÚBLICO:

Prefeitura Municipal de Araçatuba

ACIONISTAS: GS INIMA BRASIL ANO DE ASSINATURA: 2012 (aquisição GS Inima em 2016) PRAZO: 30 ANOS

POPULAÇÃO TOTAL DO MUNICÍPIO:

197.016 (IBGE, 2019)

ÍNDICE DE TRATAMENTO DE ÁGUA:

100% (SNIS, 2018)

ÍNDICE DE ATENDIMENTO DE ESGOTO:

99% (SNIS, 2018)

CAPACIDADE INSTALADA DE PRODUÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL:

1.198 l/s (3 ETAs)

CAPACIDADE INSTALADA DE TRATAMENTO DE ESGOTO:

633 l/s (1 ETE)

“A GS Inima Samar coloca à disposição da cidade Araçatuba

infraestrutura que permite seu crescimento com segurança,

sustentabilidade e qualidade da gestão dos serviços de

(14)

GS INIMA • MIP • EPC

Eduar

do T

rópia

DESDE janeiro de 2020, a SANEOURO é responsável pela prestação dos serviços de água e esgoto da cida-de histórica mineira cida-de Ouro Preto, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Com 74 mil habitantes distribuídos por 12 distritos além da sede, o principal desafio do contrato é universalizar os serviços de saneamento básico que atende hoje 96% dos moradores com água potável, coleta o esgoto de 68%, e trata apenas 0,7% dos esgotos domésticos ge-rados. Além de aumentar a cobertura, um grande de-safio da SANEOURO é eliminar intermitências e redu-zir o desperdício de água, agravado pela ausência de medição do consumo no município. A concessionária também atuará para reduzir perdas, estimadas hoje em, no mínimo, 50% da água produzida.

MODELO DE CONTRATO: Concessão plena PARCEIRO PÚBLICO: Prefeitura Municipal de Ouro Preto ACIONISTAS:

GS Inima Brasil, MIP, EPC

ANO DE ASSINATURA:

outubro de 2019/ início de operação janeiro de 2020

PRAZO:

35 ANOS

POPULAÇÃO TOTAL DO MUNICÍPIO:

74.281 (IBGE, 2019)

ÍNDICE INICIAL DE ATENDIMENTO DE ÁGUA:

96% (com intermitência) (SNIS, 2018)

ÍNDICE DE TRATAMENTO DE ESGOTO:

0,7% (SNIS, 2018)

ÍNDICE INICIAL DE HIDROMETRAÇÃO:

1% (SNIS, 2018)

DESAFIO PARA CUIDAR

DO PATRIMÔNIO CULTURAL

DA HUMANIDADE

[ O U R O P R E T O / M G ]

(15)

Comasa

GS INIMA • SAID • ENORSUL

A COMPANHIA Águas de Santa Rita opera, desde 2016, os serviços de abastecimento de água e es-gotamento sanitário de Santa Rita do Passa Quatro (SP), com população de cerca de 27 mil habitantes. Controlada pela GS Inima Brasil, a COMASA tem investido na modernização do sistema de abas-tecimento de água, no aumento da cobertura do sistema de esgotamento sanitário e na redução de perdas. Como resultado, antecipou as metas pactuadas no contrato de concessão atingindo, já em 2020, a universalização dos serviços de água e esgoto prevista para 2021. O índice de perdas de água do município de 60%% foi para 26% em quatro anos de operação graças ao investimento e esforço da equipe.

AGILIDADE NO CUMPRIMENTO

DAS METAS E CONQUISTA

DA UNIVERSALIZAÇÃO

MODELO DE CONTRATO:

Concessão plena

PARCEIRO PÚBLICO:

Prefeitura Municipal da Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro

ACIONISTAS:

GS Inima Brasil, Said e Enorsul

ANO DE ASSINATURA: 2016 PRAZO: 30 anos POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO: 27.557 (IBGE, 2019)

ÍNDICE DE TRATAMENTO DE ÁGUA:

100% (SNIS, 2018)

ÍNDICE DE TRATAMENTO DE ESGOTO

100% (COMASA, 2020) CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL: 207 l/s (1 ETA) CAPACIDADE DE TRATAMENTO DE ESGOTO: 53 l/s (3 ETEs)

[ S A N T A R I T A D O P A S S A Q U A T R O / S P ]

(16)

Paraibuna

RESPONSÁVEL pelos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do município de Paraibuna (SP), no Vale do Paraíba, a Compa-nhia de Água e Esgoto de Paraibuna é controlada pela GS Inima Brasil.

Desde que assumiu os serviços de saneamento básico do município paulista de 18 mil habitantes, a CAEPA tem investido na modernização do sistema de abastecimento de água potável da cidade e na implantação do sistema de esgotamento sanitário. Com os investimentos realiza-dos, em quatro anos de operação a CAEPA substituiu a rede de abastecimento de água de mais de 60 anos no Centro de Paraibuna, além de reduzir as perdas de água de 60 para 31%. Em 2020 foi inaugurada a primeira es-tação de tratamento de esgoto em 354 anos de história.

[ P A R A I B U N A - S P ]

ESGOTO TRATADO

PELA PRIMEIRA VEZ EM

354 ANOS DE HISTÓRIA

MODELO DE CONTRATO:

Concessão plena

PARCEIRO PÚBLICO:

Prefeitura Municipal de Paraibuna

ACIONISTAS:

GS Inima Brasil e Enorsul

ANO DE ASSINATURA: 2015 PRAZO: 30 anos POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO: 18.222 (IBGE, 2019)

ÍNDICE DE TRATAMENTO DE ÁGUA:

100% (SNIS, 2018)

ÍNDICE DE ATENDIMENTO DE ESGOTO:

57% (SNIS, 2018)

CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL:

57 l/s (1 ETA)

CAPACIDADE DE TRATAMENTO DE ESGOTO:

27 l/s (1 ETE)

Caepa

(17)

A SESAMM – Serviços de Saneamento de Mogi Mi-rim é o pMi-rimeiro consórcio da Sabesp com empresa privada em contrato de concessão e primeira ETE do Brasil com geração de energia solar para consumo operacional. Criada em 2008, a empresa é responsá-vel pela complementação do sistema de esgotamen-to sanitário e pela operação da estação de tratamenesgotamen-to de esgoto da cidade paulista. A ETE tem capacidade para tratar 150 litros de esgoto por segundo, aten-dendo hoje 88% do volume gerado pela população, conforme dados do SNIS. Pratica o reuso de água em suas instalações e sua usina de captação de energia solar responde por cerca de 30% da energia necessá-ria à operação da ETE.

[ M O G I M I R I M / S P ]

INOVAÇÃO E

SUSTENTABILIDADE NO

TRATAMENTO DE ESGOTO

MODELO DE CONTRATO: Concessão parcial de tratamento de esgoto PARCEIRO PÚBLICO:

Prefeitura Municipal de Mogi Mirim

ACIONISTAS:

GS Inima Brasil e Sabesp

ANO DE ASSINATURA: 2008 PRAZO: 30 ANOS POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO: 93 MIL (IBGE, 2019)

ÍNDICE DE TRATAMENTO DE ESGOTO:

88% (SNIS, 2018)

CAPACIDADE DE

TRATAMENTO DE ESGOTO:

150 L/S (1 ETE)

(18)

ETE Benedito Bentes

COM OPERAÇÃO iniciada em 2016, a SANAMA– Saneamento Alta Maceió é fruto de um contrato de parceria público privada com a Casal–Companhia de Saneamento de Alagoas tem vigência de 30 anos e prevê a implantação e operação do sistema de esgotamento sanitário na região alta da capital de Alagoas, que inclui os bairros de Antares, Benedito Bentes, Cidade Universitária, Clima Bom, João Sam-paio, Santa Lúcia, Santos Dumont e Tabuleiro do Martins. No escopo do contrato está a implanta-ção de redes coletoras, interceptores e elevatórias,

além da construção e operação da Estação de Trata-mento de Esgoto Benedito Bentes, inaugurada em novembro de 2019.

Por meio da moderna tecnologia CFIC® – Continu-os Flow Intermitent Cleaning, pioneira no Brasil, a ETE que exigiu investimento de aproximadamente R$ 40 milhões vai tratar os esgotos domésticos de cerca de 350 mil moradores da parte alta de Maceió e devolvê--los à natureza em forma de água limpa. O contrato com a Casal também engloba serviços de apoio à ges-tão comercial da água na região.

[ A L T A M A C E I Ó / A L ]

PARCERIA PARA

MELHORAR O SANEAMENTO

NA CAPITAL ALAGOANA

Sanama

(19)

“A ETE Benedito Bentes tratará o esgoto de

cerca de 350 mil pessoas da região Alta Maceió

com tecnologia biofilme MBBR, CFIC®.”

PPP Administrativa esgotamento sanitário e apoio à gestão comercial

PARCEIRO PÚBLICO:

Companhia de Saneamento de Alagoas - CASAL

ACIONISTAS:

GS Inima Brasil , STE e Enorsul

ANO DE ASSINATURA: 2014 PRAZO: 30 anos POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO: 1.018.948

(escopo do contrato 350 mil pessoas)

CAPACIDADE DE

TRATAMENTO DE ESGOTO:

(20)

ETE Sanevap ETE Araucária

FORMADO pelo GS Inima Brasil, Cesbe e Construtora Elevação, o consórcio assinou, em 2010, contrato de loca-ção de ativos com a SABESP para construir e implantar o sistema de esgotamento sanitário de Campos do Jordão (SP). Com capacidade para tratar 213 l/s, a ETE da Arau-cária Saneamento foi a primeira a utilizar membranas de ultrafiltração em tratamento de esgotos domésticos e primeira ETE coberta no Brasil. Com seu porte, a ETE atende até 300 mil pessoas na alta temporada (inverno).

ALTA TECNOLOGIA

À SERVIÇO DA

SABESP

[ S Ã O J O S É D O S C A M P O S / S P

[ C A M P O S D O J O R D Ã O / S P ]

Com o sucesso da Araucária Saneamento, o consórcio GS Inima Brasil, Cesbe e Construtora Elevação assinou novo contrato de locação de ativos com a Sabesp para implantar uma estação de tratamento de esgoto na cidade de São José dos Campos (SP), em 2012. A ETE construída pela SANEVAP – Saneamento do Vale do Paraíba tem capacidade para tratar 404 l/s de esgoto e atende cerca de 150 dos 720 mil joseenses.

Araucária

GS INIMA • CESBE • ELEVAÇÃO

Sanevap

GS INIMA • CESBE • ELEVAÇÃO

(21)

INDUSTRIAL

inovadoras e sustentáveis

para indústrias

Soluções customizadas,

(22)

[ S Ã O P A U L O / S P ]

O AQUAPOLO é resultado de parceria entre a GS Inima Industrial e a Sabesp no maior empreendimento para a produção de água de reuso industrial na América do Sul. Primeira a utilizar a tecnologia TMBR em gran-de escala para produção gran-de água industrial no país, a planta fornece 650 litros/segundo de água de reuso para o Polo Petroquímico da região do ABC Paulista. Isso equivale ao abastecimento de uma cidade de cer-ca de 300 mil habitantes.

Projeto moderno e sustentável, a cada litro de água produzida em suas instalações, outro litro de água potável é economizado. É uma solução confiável para atender a demanda da indústria, com índice de

99,9% de fornecimento ininterrupto, mesmo durante crises hídricas. O trabalho do Aquapolo começa ainda nas estações elevatórias da Sabesp, que bombeiam o esgoto até a ETE ABC. Após o processo de tratamento, da vazão de 2.000 l/s que seria destinada ao Córrego dos Meninos, 650 l/s são desviados para a operação do Aquapolo. Os parâmetros e qualidade da água obtidos ao final do processo foram determinados pelos clientes do Polo Petroquímico, que a utiliza em torres de resfria-mento e caldeiras, entre outros usos. Para distribuição da água produzida, uma adutora de 17 km sai de São Paulo, passa por São Caetano do Sul e Santo André, até chegar em Mauá, onde fica o Polo.

A MAIOR PLANTA DE PRODUÇÃO DE

ÁGUA DE

REUSO DA AMÉRICA DO SUL

(23)

“Produção de água de reuso para indústria que soma tecnologia

de ponta, qualidade e sustentabilidade. Um grande exemplo de

adaptação às mudanças climáticas.”

MODELO DE CONTRATO

DBOO (DESGIN, BUILD, OWN AND OPERATE)

ACIONISTA:

GS INIMA INDUSTRIAL E SABESP

ANO DE ASSINATURA

2009 (aquisição GS Inima Brasil em 2019)

PRAZO

41 anos

CLIENTES

Braskem, Oxiteno, Cabot, White Martins, Air Liquide, Paranapanema, Bridgestone Hydro, Vitopel

CAPACIDADE DE TRATAMENTO DE EFLUENTES (REUSO):

650 l/s

(24)

Complexo industrial Vallourec

CONTROLADA pela GS Inima Industrial desde outu-bro de 2019, a empresa instalada na cidade mineira de Jeceaba, na região metropolitana de Belo Horizonte é responsável pela definição de tecnologia, projeto, construção, montagem, operação e manutenção dos sistemas de água, efluentes, gestão de resíduos e distri-buição interna de energia elétrica da usina siderúrgica da Vallourec Soluções Tubulares do Brasil, que produz tubos de aço sem costura para a indústria de óleo & gás. A GS Inima Industrial Jeceaba é a maior operação terceirizada de utilidades industriais no Brasil e permite que seu cliente melhore seus resultados, concentrando recursos humanos e capital em seu core business.

[ J E C E A B A - M G ]

MAIOR OPERAÇÃO

DE TERCEIRIZAÇÃO DE UTILIDADES

INDUSTRIAIS NO BRASIL

MODELO DE CONTRATO:

DBOT (Design, Build, Operate and Transfer)

ACIONISTA:

GS Inima Industrial e Copasa

ANO DE ASSINATURA:

2009 (aquisição GS Inima Brasil em 2019)

PRAZO:

16 anos

CLIENTE:

Vallourec Soluções Tubulares do Brasil

CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DE ÁGUA:

278 l/s

CAPACIDADE DE TRATAMENTO DE EFLUENTES:

21 l/s

CAPACIDADE DOS CIRCUITOS DE RESFRIAMENTO:

6.228 l/s

VOLUME DE RESÍDUOS EXPEDIDOS:

652.507 toneladas/ano

ENERGIA ELÉTRICA DISTRIBUÍDA:

695.376 MWh/ano

Inima

(25)

A GS INIMA INDUSTRIAL TRIUNFO, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, é responsável pelo sistema de captação e tratamento da água que abastece as empresas Arlanxeo, Braskem, Innova, Oxiteno e White Martins, localizadas no Polo Petro-químico do Sul, no município de Triunfo (RS).

Controlada pela GS desde outubro de 2019, a Triunfo fornece água clarificada (utilizada nos proces-sos de troca térmica), produz água desmineralizada (empregada na geração de vapor), além de água po-tável para o abastecimento geral do Polo. A capacida-de total capacida-de produção é capacida-de 1.667 l/s capacida-de água própria para uso industrial. Esse volume equivale ao consumo médio de uma cidade de mais de 800 mil habitantes.

CAPTAÇÃO E TRATAMENTO

DE ÁGUA PARA O POLO

PETROQUÍMICO DO SUL

[ T R I U N F O / R S ]

Inima

INDUSTRIAL • TRIUNFO

MODELO DE CONTRATO

AOO (Acquisition, Operate and Owner)

ACIONISTA:

GS Inima Industrial

ANO DE ASSINATURA:

2013 (aquisição GS Inima Brasil em 2019)

PRAZO:

40 ANOS

CLIENTES:

Arlanxeo, Brasken, Innova, Oxiteno e White Martins

CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DE ÁGUA:

(26)

2 6

ETAP MAJADAHONDA

Madrid (Espanha)

Capacidade: 14.400 m3/h

GS Inima Environment

HÁ 65 ANOS ATUANDO NO CICLO

INTEGRAL DA ÁGUA NO MUNDO

Desde 1955 a Inima esteve presente em diversos países, contando hoje com operações em continentes como África, Europa, América do Norte, América Central e América do Sul. Com expertise em captação e potabilização de água, dessalinização da água do mar, tratamento de esgotos domésticos, produção de água de reuso para a indústria e tratamento de águas e efluentes industriais, a GS Inima Environment se destaca no cenário mundial pela sua ampla capacidade tecnológica para atuar em todo o ciclo da água.

(27)

2 7

ÁGUAS POTÁVEIS

São mais de 20 ETAs no mundo com capacidade de tratamento superior a 50.000 m³/h

DESSALINIZADORAS

É pioneira em dessalinização na Europa, com mais de 30 usinas e capacidade de produção superior a 50.000 m³/h

EDAR FONT DE LA PEDRA

Alcoy, Alicante (Espanha)

Capacidade: 625 m3/h

EDAM MOSTAGANEN

Mostaganem (Argélia)

Capacidade: 8.333 m3/h

com tratamento terciário e capacidade total de produção superior a 8.333 m³/h

(28)

2 8

TRATAMENTO DE ESGOTO

Mais de 80 ETEs com capacidade superior a 83.333 m³/h

EDARI RENAULT PALENCIA

Palencia (Espanha)

(29)

2 9

ÁGUAS E EFLUENTES INDUSTRIAIS

Mais de 20 estações de tratamento de águas e efluentes industriais com capacidade superior a 12.083 m³/h

EDAR LAGARES

Ampliação e modernização Vigo (Espanha)

(30)

MISSÃO

Trabalhar na construção de um futuro global sustentável, cuidando do ciclo

integral da água por meio da prestação de serviços de saneamento e de

utilidades industriais, com excelência, compromisso e inovação, gerando

valor econômico, ambiental e social para clientes, acionistas, colaboradores

e a sociedade brasileira.

VALORES

Responsabilidade social |

sustentabilidade | pioneirismo |

integridade | cuidado | inovação |

respeito aos compromissos | excelência

na prestação de serviços | valorização

de pessoas | segurança | geração de

valor para o cliente.

VISÃO

Ser reconhecida como uma empresa

de excelência e referência na gestão

operacional do setor de saneamento

e de utilidades industriais do Brasil e

como a melhor parceira para garantir o

cumprimento dos contratos jurídicos e

sociais, estando entre as quatro maiores

empresas privadas do setor por meio de

um crescimento sustentável.

(31)

GS Inima Brasil

Rua Joaquim Floriano, 913 - 6° andar

São Paulo, SP | 04534-013

Tel: +55 (11) 2388-5800

www.gsinima.com.br

GS Inima Ambient

Rod. Alexandre Baldo, SP 328 Km 334,6

Ribeirão Preto, SP | 14062-800

Tel: +55 (16) 3962-8100

GS Inima Samar

Avenida Baguaçu, 1.530

Araçatuba, SP | 16018-555

Tel: +55 (18) 3637-4400

Caepa

Nossa Senhora de Lourdes, 40

Paraibuna, SP | 12260-000

Tel: +55 (12) 3974- 0401

Comasa

Av. São Paulo S/N

Santa Rita do Passa Quatro, SP | 13670-000

Tel: +55 (19) 3582-3231

Sanama

Vereador José Raimundo dos Santos, 65 conj. 01

Maceió, AL | 57083-040

Tel: +55 (82) 3436-6646

Saneouro

Av. Jucelino Kubischek, 717

Ouro Preto, MG | 35400-000

Tel: +55 (31) 3350-5152

Sesamm

Rod. Dr. Amador Jorge Siqueira Franco, Km 04

Mogi Mirim, SP | 13800-973

Tel: +55 (19) 3815-3100

Araucária Saneamento

Rua Joaquim Floriano, 913 - 6° andar

São Paulo, SP | 04534-013

Tel: +55 (11) 2388-5800

Sanevap

Rua Joaquim Floriano, 913 - 6° andar

São Paulo, SP | 04534-013

Tel: +55 (11) 2388-5800

GS Inima Industrial

Rua Joaquim Floriano, 1052 - 6º andar, cj. 61

São Paulo, SP | 04534-004

Tel: +55 (11) 2388-5810

Aquapolo

Av. Almirante Delamare, 3000

São Paulo, SP |04230-000

Tel: +55 (11) 2065-4353

GS Inima Industrial Triunfo

Rodovia BR 386, Tabaí Canoas, KM 419

Polo Petroquímico de Triunfo, Via contorno 850

Triunfo, RS |95853-000

TE: +55 (51) 3721-1075

GS Inima Industrial Jeceaba

Distrito Industrial, S/N - Caixa Postal 0001

Jeceaba, MG | 35498-000

Tel: +55 (31) 2141-1200

GS Inima Serviços

Rua Joaquim Floriano, 1052 - 6º andar, cj. 61

São Paulo, SP | 04534-004

(32)

Referências

Documentos relacionados

No caso em estudo, apesar da realização da cirurgia e exérese do tumor sem complicações, o paciente evoluiu com perda visual à esquerda, bem como

Contudo, te- mos uma maior freqüência de infectados pelo HIV e de comorbidades, o que é esperado para uma população hospitalar, em especial em um hospital universitário,

Desde os nossos motores SKYACTIV até ao G-Vectoring, que é o primeiro sistema de controlo no mundo que varia o binário do motor em resposta às alterações da direção, e o

Considera a arte, os artefatos que integram a cultura visual, como forma de pensamento, como um idioma que deva ser interpretado, como uma ciência, ou um

Como possibilidades de ampliação deste estudo e das reflexões aqui apresentadas, entende-se que é relevante buscar avançar no período de campo junto as atividades do

1.7. O Programa de Mestrado em Agroenergia não garante bolsa de pesquisa ao candidato aprovado. As bolsas de pesquisa para custear as atividades acadêmicas dos alunos do

o objetivo deste trabalho épropor uma padronização de ficha clínica para ser utilizada na especialidade de Cirurgia Plástica. O modelo de ficha proposto atenderia a maioria

PROBLEMAS CAUSAS SOLUÇÕES O aparelho não liga • falta de energia • O plugue não está inserido na tomada • o dispositivo de proteção interno interveio • espere o